You are on page 1of 7

Manual do Usurio

Sisjur Web

1. Apresentao
A Consultoria Jurdica do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto MP tem como responsabilidade controlar pareceres e notas deste rgo por meio do sistema Sisjur, que est estruturado em uma arquitetura cliente-servidor. Tendo em vista que tais documentos no tm visibilidade externa, e que o acesso aos mesmos de interesse pblico, tornou-se necessrio disponibiliz-los nos ambientes Intranet e Internet. No momento em que o documento gerado, o mesmo receber uma permisso de acessibilidade, que o tornar, ou no, acessvel por meio da Internet ou Intranet. nesse contexto que se insere o Sisjur Web, que tem por objetivo disponibilizar os pareceres e notas gerados pela Consultoria Jurdica do MP conforme sua permisso de visibilidade externa, informada durante sua criao. Para melhor atender aos usurios, o Sisjur Web contar com opes de filtros, a fim de limitar o conjunto de dados pesquisados e, com isso, propiciar maior eficcia na busca do documento desejado. Os procedimentos de operao do SisJur Web e suas funcionalidade sero descritas nas sesses subsequentes deste manual.

2. Acesso ao Sistema
Para acessar o Sisjur Web, o usurio dever abrir uma janela a partir de qualquer navegador - Internet Explorer, Mozilla Firefox ou Netscape, por exemplo, posicionar o cursor no campo endereo e digitar http://sisjur.planejamento.gov.br.

Figura 1 - Acesso ao Sisjur Web

Ao acessar o Sisjur Web, o usurio ser redirecionado para a tela inicial do sistema, conforme ilustrado na figura 2.

Manual do Usurio

Sisjur Web

Figura 2 Tela inicial do Sisjur Web

O Sisjur Web apresenta alguns campos para filtros, a fim de limitar o conjunto de dados a serem pesquisado, propiciando ao usurio maior objetividade na apurao de sua pesquisa.

2.1. Tipo do Documento


O primeiro campo lista os tipos de documentos a serem pesquisados. O usurio pode selecionar as opes Todos, Notas ou Parecer. Caso o item Todos seja selecionado, o resultado da pesquisa compreender tanto Notas quanto Pareceres.

2.2. Nmero do Documento


O campo Nmero do Documento permite a digitao do nmero do Parecer ou Nota, conforme tipo do documento selecionado. Esse campo tem seu preenchimento limitado a quatro caracteres, que devem ser numricos. 2

Manual do Usurio

Sisjur Web

2.3. Nmero do Processo


O campo Nmero do Processo permite a digitao do nmero do processo ao qual o Parecer ou Nota est relacionado. Esse campo possui limitao quanto sua formatao, que deve ser 00000.000000/0000-00, e somente ser permitida a entrada de caracteres numricos. Essa formatao ser preenchida automaticamente medida que o usurio digitar o nmero do processo. Por exemplo, se o usurio inserir o nmero 123456 e mudar para o prximo campo, o sistema automaticamente aplicar o formato.

2.4. Sigla do Advogado


O campo Sigla do Advogado permite a digitao da sigla do advogado responsvel pelo Parecer ou Nota. Para esse campo, o usurio estar limitado a inserir at quatro caracteres alfanumricos.

2.5. Ano
O campo Ano de preenchimento obrigatrio, ou seja, no ser possvel efetuar a pesquisa caso esse campo no esteja preenchido. O valor inicial preenchido ser o ano corrente.

2.6. Assunto
O campo Assunto depende exclusivamente do campo anterior, Ano, para exibir os valores correspondentes. No momento em que o Parecer ou Nota foi gerado, foi atribudo um assunto especfico, que consta no campo Assunto.

Manual do Usurio

Sisjur Web

2.7. Palavras Chaves


Por fim, o ltimo campo de filtro consiste em uma lista de palavras-chave, que foram relacionadas a cada documento, Pareceres ou Notas. A pesquisa considerar apenas as palavras-chave contidas no campo intitulado Selecionadas. No campo Disponveis esto todas as palavras que podem ser utilizadas como palavra-chave de busca. Para utilizao desse campo, o usurio deve selecionar um item ou mais na lista Disponveis e, em seguida, clicar no boto Adicionar, . Nesse momento, o sistema adicionar a(s) palavra(s) selecionada(s) na lista Selecionadas e a(s) remover da lista Disponveis. Caso o usurio deseje remover as palavras selecionadas, ele deve selecionar uma ou mais palavras na lista Selecionadas e, em seguida, clicar no boto Remover, . Nesse momento, o sistema remover a(s) palavra(s) selecionada(s) da lista Selecionadas e adicionar na lista Disponveis. Para selecionar mais de uma palavra-chave, o usurio deve manter a tecla Ctrl do teclado pressionada enquanto estiver selecionando as palavras desejadas.

2.8. Captcha
O ltimo campo a ser preenchido tecnicamente conhecido como captcha. Ele tem por objetivo determinar se o usurio um ser humano e no um computador (aplicativos que executam tarefas prprogramadas), evitando assim a utilizao abusiva do sistema e sobrecarga dos servidores. A verificao do captcha mais comum a que solicita ao usurio a repetio de uma srie de letras e/ou nmeros que aparecem em um quadro. Geralmente estes caracteres so exibidos um pouco distorcidos ou ofuscados para evitar o reconhecimento por mquinas.

Manual do Usurio

Sisjur Web

Feitas as escolhas dos filtros e digitados os caracteres da imagem, o usurio poder, ento, acionar o comando Buscar. Esse procedimento obrigatrio e garante segurana ao processo. Finalmente, o sistema efetuar a pesquisa no banco de dados e retornar o resultado conforme ilustrado abaixo:

A tabela de resultados informa dados do documento: Nmero do Documento, Tipo do Documento, Sigla do Advogado, Assunto, Ano, Nmero do Processo. Alm disso, vo constar duas outras colunas que merecem ateno especial. A primeira coluna a ser destacada, indica, atravs da imagem ,se o arquivo referente ao Parecer ou Nota pode ser visualizado. Para visualiz-lo, basta clicar na imagem.

Manual do Usurio

Sisjur Web

A ltima coluna, quando apresentado o link Detalhes, indica que um determinado Parecer ou Nota possui, alm do processo principal, processos adicionais. Ao clicar no link Detalhes, uma janela ser aberta com as informaes desses processos adicionais.

Manual do Usurio

Sisjur Web

You might also like