You are on page 1of 55

Grupo: Larissa Cerdeira Troitino Guilherme Capel de Jesus

Artrpodes
Grande sucesso evolutivo Distribuio geogrfica extensa 1/3 de todas as espcies de organismos vivos so insetos Importncia ecolgica: Polinizadores, vetores de doena, pragas de agricultura, parasitismo.

Evoluram em duas Ordens: Isoptera (cupins) e Hymenoptera (que incluem formigas, vespas e abelhas)

Caractersticas principais:
Membros da sociedade cooperam no cuidado dos juvenis H diviso reprodutiva de trabalho H sobreposio de pelo menos duas geraes

Em abelhas:
Rainha (Fmea sexualmente madura) Alguns zanges (Machos sexualmente maduros) Vrias operrias (Fmas reprodutivamente inativas)

Todos os insetos endotrmicos so heterotrmicos

Endotermia: (alto) custo metablico: aquecem em perodos frios, se resfriam quando necessrios

Temperatura prxima ao ambiente


Origem da Termognese: Muscular Atividades: Vo, corrida, canto, aquecimento pr-vo, atividades sociais, incubao da cria

Hiptese: Endotermia evoluiu repetidamente e independentemente em espcies pertencentes a vrias ordens e famlias em Insecta

Contraes Tetnicas

Tremor Muscular

Considervel tenso e muito calor

Funcionamento controlado de ATPases do sistema contrtil muscular

Aquecimento pr-vo e termorregulao

Energia qumica liberada aparece como calor

Gnero Bombus (mamangavas): Termognese por ciclos fteis envolvendo hidrlise de ATP via funcionamento simultneo de fosfofrutoquinase (enzima da gliclise) e de frutose-1,6-bifosfatase (envolvida na gliconeognese)

Estudos com abelhas sem ferro e com Bombus norte-americanas detectaram baixa atividade da frutose-1,6-bifosfatase no ocorrncia de ciclos fteis ou ocorrendo, mas de forma diferente.

Importante para manuteno da homeostasia dentro do ninho Padres trmicos variam nas colnias de diferentes espcies Alguns meliponneos apresentam lamelas de cerume em torno da regio dos discos de cria, denominado invlucro Funo: Conservao de calor nos discos para um melhor desenvolvimento da cria

Melipona quadrifasciata

Mandaaia Abelhas indgenas sem ferro 2 subespcies : Melipona quadrifasciata quadrifasciata e Melipona quadrifasciata anthidioides Comportamento sofre influncia de: temperatura, umidade relativa, nmero de indivduos na colnia, ferormnios e etc) O metabolismo e a termorregulao em insetos sociais so aspectos pouco estudados mas importantes para entender a sua socialidade. Ajudam a melhorar a manuteno de meliponrios e a realizar planejamentos de polinizao agrcola mais eficazes.

Ninhos em troncos ocos de rvores Entrada do ninho apresenta um orifcio que desemboca prximo aos discos de cria, envolvidos por invlucro. Nesses discos a temperatura maior e mais estvel em relao temperatura ambiente. Jovens e larvas, provavelmente ectotrmicas dependem dessa temperatura elevada Temperaturas anormais de incubao podem afetar a aprendizagem e memria de curta durao em futuras operrias Atividade de vo tambm influenciada pela temperatura interna da colnia

Sete colnias de Melipona quadrifasciata anthidioides Mantidas em caixas-ninho tampadas por placas de vidro, cobertas com isopor e tampa de madeira ou tecido escuro. Ninhos mantidos em temperatura ambiente e as abelhas podiam forragear nos jardins do IBUSP Alimentao artificial era periodicamente, exceto durante o perodo dos experimentos de termorregulao

Colnias Abertas Livre acesso ao ambiente externo Estudada a termorregulao colonial por meio de sries temporais de temperatura dentro e fora da colnia As variaes de temperatura foram estudadas na regio dos potes de alimento e na regio dos discos de cria, alm do ambiente externo

As sries temporais de temperatura foram obtidas por meio de carregadores de dados HOBO e StowAway Colocados 2 ou 3 sensores em cada regio do ninho As sries temporais esto representadas como: 1) Ambiente : temperatura ambiente, na regio externa colnia 2) Cria : temperatura na regio dos discos de cria 3) Potes : temperatura na regio dos potes de alimento, escolhida por ser um local intermedirio entre a cria e o ambiente.

Colnias Fechadas Regulao de temperatura obtida de maneira similar ao descrito anteriormente, mas com algumas modificaes: Caixas fechadas com tela metlica na entrada do ninho, para ventilao, e colocadas dentro de cmara climtica ELETROlab 122FC/1, com temperatura controlada e escuro constante As temperaturas testadas foram entre 18C e 25C as quais, segundo experimentos preliminares, possibilitam a visualizao da expresso da ritmicidade da regulao da temperatura relativa na regio dos discos de cria. Controle Caixa de madeira contendo uma colnia de M. quadrifasciata morta

As colnias podiam ser classificadas como fortes ou fracas baseado em alguns critrios tais como:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Nmero de indivduos no ninho, verificado por inspeo visual Dimetro dos discos de cria Quantidade de cria Quantidade de movimentao de abelhas Quantidade e qualidade dos potes de alimento Agressividade (colnias fortes tendem a ser agressivas)

Colnias abertas De forma geral, as temperaturas na regio dos discos de cria eram mantidas mais elevadas do que na regio dos potes de alimento e no ambiente externo, sugerindo controle de temperatura prximo cria.

Colnias fechadas Parece haver diferenas na termorregulao entre colnias fortes e fracas, principalmente com relao amplitude da temperatura na regio dos discos de cria e a complexidade de sries temporais nessa regio. Alm disso, nos controles as periodicidades detectadas na srie temporal equivalem da temperatura na cmara, parecendo no haver influncias da estrutura do ninho por si s, em condies de temperatura constante.

Sries temporais de temperatura em colnia forte, mantida fechada em cmara climtica a 20C. Esto considerados tambm os valores de controle.

H controle de temperatura d dentro de ninhos de Melipona quadrifasciata A regulao de temperatura dentro da colnia apresenta variao diria, relacionada, em colnias mantidas abertas, temperatura ambiente, umidade relativa do ambiente e/ou luminosidade, alm de ritmos endgenos

A regulao da temperatura dentro da colnia, na regio dos discos de cria, parece expressar uma ritmicidade endgena quando em condies de temperatura e escuro constante

Condies Ambientais

temperatura umidade relativa Atividade de vo intensidade luminosa chuva velocidade do vento

Condies Internas da Colnia

tamanho da colnia Atividade de vo disponibilidade de alimento fonte de alimento

temperatura ambiente

temperatura da superfcie corporal da abelha cabea trax abdmen

Locais

Dentro da colmia

http://www.viapalhoca.com.br/userfiles/images/abelhas%20mel%C3%ADferas.jpg

Locais

No alvado (entrada da colmia)

Locais No bebedouro

Locais

Durante o forrageamento

Estratgias

Ajustes posturais no vo Mecanismos comportamentais

Posicionamento no solo

Controle de fluxo de calor dentro de colnias

Estratgias

Controle de perda de calor Fisiolgicas

Produo metablica de calor

Segundo Grodzicki e Caputa (2005) as abelhas sociais exibem uma combinao de caractersticas interessantes como: Elas cooperam para a manuteno da colnia mantendo a temperatura quase constante durante todo o ano Indivduos separados da colnia so endotrmicos durante perodos de atividade motora e ectotrmicos durante inatividade.

A manuteno e controle da temperatura dentro da colnia so importantes para o sucesso do desenvolvimento da cria e tambm para a sobrevivncia de abelhas jovens e larvas, que so provavelmente ectotrmicas e dependem diretamente da temperatura, umidade e quantidade de oxignio no ambiente.

Kleinhenz e colaboradores (2003) perceberam que as abelhas fazem a vibrao dos msculos tambm dentro da colmia, para o aquecimento interno do ninho e individualmente das larvas e pupas em desenvolvimento.

A capacidade de termorregulao colonial atribuda, em parte, as caractersticas estruturais do prprio ninho (que garantem bom isolamento trmico), como tambm a ocorrncia da prpria endotermia do inseto individualmente.

Durante temperatura ambiente alta, as abelhas precisam perder o calor ganho durante o vo, para isso ocorrem os mecanismos de resfriamento corporal: como evaporao, radiao e conveco.

Termorregulao

Insetos alados (abelhas, mariposas, gafanhotos, liblulas, etc)

Gama estrita de temperaturas corporais

Tornar o vo possvel

Quando descansando ou andando devagar : T corporal prxima da T do ar > no sendo sempre adequada ao vo

Elevao de sua temperatura corporal pela rpida gerao de calor metablico dentro da musculatura das asas, no necessariamente envolvidas no seu movimento de vibrao muscular. Isto gera posteriormente o calor suficiente para o vo.

Apis mellifera - vo 40C temperatura do ar 15C

Durante o vo a temperatura da superfcie corprea no distribuda uniformemente entre as trs partes do corpo (cabea, trax e abdmen)
trax cabea

abdmen

Temperatura torcica em abelhas independente da temperatura ambiente 7C 25C

Todavia, estes mecanismos podem vir a ser um problema no vo de insetos devido ao superaquecimento.

cessam o vo e vo para a sombra

Bombeiam o sangue do trax para o abdmen e cabea, distribuindo assim o calor acumulado proveniente da ingesto pelo aumento da rea.

T ambiente

processo de transferncia de calor do trax pra cabea e abdmen

vlvula de escape para o excesso de calor endgeno

http://www.achetudoeregiao.com.br/ANIMAIS/gif_animal/mamiferos/abelha.jpg

A perda de calor por conveco pode variar de acordo com a velocidade do vento sobre as abelhas, ou pela alterao na distribuio de calor vindo da abelha. Se a temperatura do ar estiver abaixo da temperatura corporal, o calor ser perdido por conveco atravs do calor proveniente da superfcie corprea (ROBERTS ; HARRISON, 1998). Ento, abelhas voando mais rapidamente, em altas temperaturas ambientes, seria um mecanismo de aumentar a perda de calor atravs da conveco.

As colmias utilizadas para o estudo tinham aproximadamente a mesma densidade populacional. As coletas eram realizadas no ambiente natural, nos horrio entre 07:00 e 17:00 horas. Essas coletas dependiam das atividades das abelhas e das condies climticas. 237 abelhas foram utilizadas entre o perodo de novembro de 2007 a maro de 2008 e obtiveram-se 709 registros de temperatura de superfcie corprea.

As abelhas eram coletadas em quatro diferentes lugares de atividade: no alvado, dentro da colmia, forrageando e no bebedouro.

Dentre as abelhas que foram coletadas no alvado foram escolhidas as que apresentavam intensa movimentao das asas. J dentro da colmia as abelhas eram contidas quando estavam paradas sobre o quadro de ninho, na regio central da colmia. No perodo das coletas as abelhas apresentaram um grande interesse pelo forrageamento nas flores de um plantio de mamona prximo ao apirio de pesquisa, e elas eram coletadas quando estavam sobre as flores. A temperatura da superfcie corprea foi medida utilizando um micro termopar tipo T (1mm de dimetro e preciso de 0,3 C). A tcnica de conteno das abelhas teve que ser rpida, visando no alterar a temperatura corporal e sem gerar danos fsicos a elas. A conteno utilizada foi a de segurar rapidamente a abelha presa pelas asas com o dedo polegar e indicador do apicultor, e rapidamente era aferida a temperatura da superfcie das trs partes do corpo da abelha: cabea (entre os olhos); trax e abdmen.

Abelha contida para a aferio da temperatura da superfcie corprea

A mdia da temperatura da superfcie corprea da abelha quando estava no alvado (35,64 0,13C) foi superior ao das abelhas dentro da colmia (34,49 0,11C).

Uma possvel explicao para isto que as abelhas no alvado, na maioria das vezes, esto se preparando para o vo por isso elas ativam os msculos com tremores, produzindo energia (calor) e conseqentemente aumentando a temperatura da superfcie corprea.

Existe tambm a comprovao da utilizao da vibrao dos msculos do vo prximo ao ninho para o aquecimento das larvas e pupas. A abelha aproxima o trax e o abdmen sobre o oprculo das clulas e promove o aquecimento por conduo para os alvolos de larvas e pupas (KLEINHENZ et al., 2003).

Quando as abelhas esto no alvado, elas realizam movimento de bater asas repetitivamente, porm sem levantar vo. Kovac e Schmaranze (1996) afirmam que isto acontece para o surgimento de correntes de ar para dentro da colmia ajudando na circulao interna da mesma.

J no lugar do forrageamento as abelhas eram mais expostas aos efeitos do ambiente externo colmia, como a velocidade do vento e a sombra da prpria flor.

Diminuio na temperatura da superfcie corprea

As coletas no bebedouro eram realizadas nos horrios em que as abelhas mais freqentavam o bebedouro, considerado as horas mais quentes do dia, compreendendo o horrio das 11:00 s 14:00 horas.

O que leva a crer que a procura maior por gua neste horrio devido ao comportamento de resfriamento no interior da colmia, no qual as abelhas coletam gua e depois regurgitam no interior da colmia. Desta forma pode-se criar uma atmosfera mida ou esta gua ingerida pelas passada por trofalaxia para as abelhas mais novas (nutrizes) e estas tambm so refrescadas (FARINA ; WAINSENLBOIM, 2001).

O comportamento espordico da abelha de regurgitar o lquido ingerido sobre o seu prprio corpo foi observado quando a temperatura do ambiente se apresentava muito alta. Quando ocorre a diminuio da umidade relativa devido ao aumento da temperatura do ar isto faz com que esses fatores favoream o mecanismo de evaporao, justificando assim a hiptese de que este comportamento pode ser uma forma individual da abelha perder calor corporal por evaporao.

http://www.flickr.com/photos/morphyne/323824212/sizes/m/in/photostream/

Diferena da temperatura entre as regies corpreas da abelha nos diferentes locais.

http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0008967

O presente estudo confirmou que existe diferena de temperatura entre as partes do corpo de abelhas manejadas em uma regio semi-rida. Tambm, que dependendo da atividade desenvolvida pela abelha e do local em que ela esteja, h diferena de temperatura da superfcie corprea. O trax foi a regio do corpo que apresentou a maior temperatura de superfcie, depois a cabea e a parte mais fria foi o abdmen. Ocorreu diferena de temperatura das partes do corpo em interao com os locais de coleta, ou seja, dependendo da atividade desenvolvida pela abelha ela apresenta diferenas, ou no, entre as partes do corpo. A perda de calor por conveco maior quando a abelha est forrageando. E abelhas (manejadas) na regio semi-rida aumentam a perda de calor por conveco, principalmente quando ocorrem elevaes de velocidade do ar.

CHAPMAN, A. J. Fundamentals of heat transfer. New York: McMillan. 1987. CHURCH, N. S. Heat Loss and The body temperatures of flying insects. II. Heat conduction within the body and its loss by radiation and convection. J. Exp. Biol. n. 26, p.86-212. 1959. COOPER, P. D.; SCHAFFER, W. M.; BUCHMANN, S. L. Temperature regulation of honeybees (Apis mellifera) foraging in the Sonoran Desert. J. Exp. Biol. n. 114, p 1-15.1985. CRAILSHEIM, K.; STABENTHEINER, A.; HRASSNIGG, N.; LEONHSRD, B.; Oxygen consumption at different activity levels and ambient temperaturas in isolated honeybees (Hymenoptera: Apidae). Entol. Generalis. n. 24, p 001-012. 1999. FARINA, W. M.; WAINSENLBOIM, A.J. Changes in thoracic temperature of honey bees while receiving nectar from foragers collecting at different reward rates. J. Exp. Biol. N. 2004, p 1653-8. 2001. GRODZIKI, P.; CAPUTA, M. Social versus individual behavior: a comparative approach to thermal behavior of honeybee (Apis mellifera L.) and the American cockroach (Periplaneta Americana L.). J. Insect Physiol. n. 51, p 315-322. 2005.

HARRISON, J. M. Roles of individual honeybee workers and drones in colonial thermogenesis. J. Exp. Biol. n. 129, p 53-61. 1987 HARVERY, W. R. Least-Squares analysis of data with unequal subclass numbers. USDA: Beltaville. n. 20-8. 1960 HEINRICH, B. Keeping a cool head: Honeybee thermoregulation. Science n. 205. p 1269- 1271. 1979a.

HEINRICH, B. Thermoregulation of African and European Honeybees during foraging, attack and hive exits and returns. J. Exp. Biol. n. 80, p 217-229. 1979b.
HEINRICH, B. Mechanisms of body-temperature regulation in honeybees, Apis mellifera. I. Regulation of head temperature. J. Exp. Biol. n. 85, p 61-72. 1980a. HEINRICH, B. Mechanisms of body-temperature regulation in honeybees, Apis mellifera. II. Regulation of thoracic temperature at high air temperatures. J. Exp. Biol. n. 85, p 73-87. 1980b. HEINRICH, B. Insect thermoregulation. New York: John Wiley & Sons. 328p. 1981.

KLEINHENZ, M.; BUJOK, B.; FUCHS, S.; TAUTZ, J. Hot bees in empty broodnest cells: heating from within. J. Exp. Biol. n. 206. p 4217-4231. 2003. KOVAC, H.; SCHMARANZE, S. Thermoregulation of honeybees (Apis mellifera) foraging in spring and summer at different plants. J. Insect Physiol. Vol. 42, n. 1112, p 1071-1076. 1996.

KRONENBERG, F.; HELLER, C. Colonial thermoregulation in honey beee (Apis mellifera). Jornal of Comparative Physiology 148:65-76. 1982.
LACTIN, J. D.; JOHNSON, D. L. Convective heat loss and change in body temperature of grasshopper and locust nymphs: Relative importance of wind speed, insect size and insect orientation. J. therm. Biol. Vol. 23. n. 1. p 5-3. 1998. MONTEITH, J. L.; UNSWORTH, M. H. Principles of environmental physics. 2. ed. London: E. Arnold. 1990.

PACHECO, R. L. F.; KERR, W. E. Temperatura em abelhas da espcie Melipona compressipes fasciculata. SBPC: Cincia e Cultura. n. 41(5). p 490-495. 1989

ROBERTS, S.; HARRISON, J. F. Mechanisms of thermoregulation on flying bees. American Zoologist. n. 38, p 459-502. 1998. ROBERTS, S.; HARRISON, J. F. Mechanisms of the stability during flight in the honeybee Apis mellifera. J. exp. Biol. n. 202, p 1523-1533. 1999. SAS INSTITUTE. Users guide: Statistics. Version 6, 10 ed. SAS Institute Inc. Cry, NC. 1995. SCHMARANZER, S. Termorregulation of water collectiong honey bees (Apis mellifera). J. Insect Physiol. n. 46, p 1187-1194. 2000.

SILVA, R. G. Introduo Bioclimatologia Animal. So Paulo: Nobel. 285p. 2000b.


SOUTHWICH, E. E, Metabolic energy of intact honey bee colonies. Comparative Biochemistry and Physiology. n. 71: 277-281. 1982.

SOUTHWICH E. E. The honey bee cluster as a homeothermic superorganism. Comparative Biochemistry and Physiology. n. 75, p 641-645. 1983.

You might also like