You are on page 1of 54

CAPTULO

2
Lidnei Ventura

Do Mito Inveno da Razo: Contribuies da Filosofia Clssica e Medieval para o Pensamento Educacional

Neste captulo, ser estudada a origem da racionalidade ocidental e suas implicaes para o pensamento educacional. Nele se discute a ideia de racionalidade que preside o mito e identifica que alm de suas funes de narrativa, explicao e revelao, tambm tem uma funo pedaggica, que era de transmitir aos descendentes as verdades convencionadas por determinados grupos sociais. Conhea todo o contedo fazendo leitura e estudos atentos, bem como anotando os pontos principais.

CAPTULO

2
physis Aristteles as bases da racionalidade ocidental e suas implicaes pedaggicas universalizao da racionalidade ocidental

Do Mito Inveno da Razo: Contribuies da Filosofia Clssica e Medieval para o Pensamento Educacional
Objetivos gerais de aprendizagem
Compreender e contextualizar a importncia da narrativa mtica, da filosofia clssica e medieval para a construo da racionalidade ocidental. Conhecer as influncias da narrativa mtica da filosofia clssica e medieval nas concepes pedaggicas at os dias atuais.

Sees de estudo
Seo 1 A racionalidade do mito Seo 2 Os filsofos pr-socrticos e o princpio da Seo 3 A inveno da razo: Scrates, Plato e

Seo 4 O Helenismo e o pensamento medieval:

Seo 5 A razo transformada em f: Santo Agostinho,

So Toms de Aquino e o pensamento medieval.

Iniciando o estudo do captulo


Neste captulo, ser estudada a origem da racionalidade ocidental e suas implicaes para o pensamento educacional. O captulo discute a ideia de racionalidade que preside o mito e identifica que alm de suas funes de narrativa, explicao e revelao, tambm tem uma funo pedaggica, que era de transmitir aos descendentes as verdades convencionadas por determinados grupos sociais. Em seguida, parte-se para o estudo dos filsofos pr-socrticos e com eles a inveno da filosofia enquanto uma viso separada do mito para explicao da physis, isto , da natureza e seus elementos. J os filsofos clssicos da Grcia, Scrates, Plato e Aristteles, centraram suas preocupaes no na natureza, mas no homem, focando sua anlise nas relaes ticas estabelecidas na cidadeestado, na plis. Da emergiram as duas correntes filosficas que influenciariam a filosofia e a educao at os nossos dias: o platonismo e o aristotelismo, com a queda de Atenas como centro cultural da Antiguidade, espalhou-se por toda Europa e sia a partir das conquistas de Alexandre, o Grande, iniciando o perodo filosfico e cultural chamado Helenismo. Com a queda do Imprio Romano, tem-se o fim do Perodo Helenista e incio do Perodo Medieval, com predomnio da Igreja e do cristianismo, que em boa medida foi fundamentado por Santo Agostinho a partir das ideias de Plato. J a influncia de Aristteles, nesse perodo, deveu-se a sua converso ao cristianismo por So Toms de Aquino, que representa uma reao da Europa crist hegemonia rabe no que se refere traduo e resgate dos gregos clssicos. Como instituio hegemnica em todo Perodo Medieval, a Igreja prescreveu os princpio educativos que vigoraram durante muito tempo e ainda influenciam a educao atual. Vamos ao estudo?

48

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Seo 1 - A racionalidade do mito


Objetivos de aprendizagem
Compreender a racionalidade presente no pensamento mtico. Analisar as funes de narrativa, explicao e revelao postas no mito. A partir do Iluminismo, ainda nas origens da Modernidade, o pensamento mtico passou por um crivo rigoroso, sendo da em diante considerado um saber inferior, antagnico racionalidade, inclusive sendo constantemente relacionado falta de conscincia e at mesmo s trevas. Hoje, entretanto, antes de julgar o mito, procura-se apreender seu princpio explicativo, sua razo de ser, pois como diz Chtelet, a passagem do mito razo significa precisamente que j havia, de um lado, uma lgica do mito e que, de outro lado, na realidade filosfica ainda est includo o poder do lendrio. (1973, p. 21).

Iluminismo O Iluminismo, Ilustrao ou Esclarecimento foi um movimento filosfico e poltico europeu do sculo XVIII. Alm de inspirar movimentos revolucionrios importantes como a revoluo inglesa, francesa e americana, props uma nova concepo de mundo que se opunha ao Perodo Medieval, que consideravam perodo de trevas. Da o sculo XVIII ser conhecido como o Sculo das Luzes, marcado pela compilao e publicao da enciclopdia e estabelecimento do primado da razo na explicao dos fenmenos fsicos e sociais. Voltaire, Rousseau e Diderot eram iluministas franceses; John Locke e David Hume eram ingleses e Immanuel Kant representa o iluminismo alemo

Como voc estudou anteriormente, todo pensamento humano uma forma de racionalidade; o fato de essa racionalidade ser mais ou menos radical, rigorosa e universal vai depender das condies histricas postas em determinada organizao scio-cultural e

49

das necessidades com que os homens se deparam, em condies objetivas de vida, para continuar existindo. Deste ngulo, o pensamento mtico no menos verdadeiro do que o conhecimento cientfico; ambos, mais as filosofias de vida, filosofia profissional e outros saberes sempre conviveram. O fato de um deles ser hegemnico e, portanto, tido como verdade, vai depender da correlao de foras travadas entre os homens pela sua existncia e dos poderes dominantes no quadro social. Se, por exemplo, a Teologia (palavra formada pelo prefixo grego TEO, que significa deus ou deuses e LOGOS, que estudo), foi a expresso da verdade por mais de dez sculos, isso no nos autoriza a dizer que os homens que viveram todo esse tempo eram mais infelizes ou eram inferiores a ns, que conhecemos a cincia moderna. Cabe dizer que toda religio tem sua teologia e atravs dela organiza suas prticas, rituais e modos de vida de seus adeptos. O progresso da tcnica no sinnimo de humanizao; parece at mesmo que - pelo mal que estamos fazendo ao planeta e seus habitantes , inclusive, o seu oposto. Sendo assim, para compreender a razo do mito, preciso buscar as formas de relaes entre os homens e destes com natureza em tempos longnquos. Reflita sobre a questo! O que voc sabe sobre a origem e o significado do mito na filosofia? Registre o que sabe, sem consultar livros ou sites. Em seguida siga a leitura e perceba se estava no caminho certo.

Se atm ao estudo da existncia, natureza e das relaes entre os deuses e os homens. A teodiceia se preocupa em fundamentar racionalmente a teologia, estruturando sua narrativa. Em todo Perodo Medieval, no Ocidente, vigorou a teologia crist, que tem a Bblia como seu livro base, do qual deriva seus princpios e dogmas.

50

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

O historiador da cincia John Bernal, no seu livro Cincia na Histria (1965), Volume I, defende que a origem do mito deve ser buscada nas condies de domnio tcnico dos agrupamentos antigos e nas suas relaes como mundo natural. Nessa interpretao, a criao da magia, do mito, tem muito de artifcio para apaziguar as intempries da natureza. Segundo o autor:
[...] pensou que podia persuadir e ludibriar a natureza por meio de mtodos que pareciam eficazes como os membros de sua tribo e com os animais que caava. A magia nasceu da necessidade de preencher a lacuna criada pelas limitaes da tcnica. Ao fazer de cada animal ou planta til o totem de uma tribo particular, ou de uma seco da tribo, e usando imagens, smbolos e danas imitativas, o membro da tribo primitiva acreditava-se capaz de influenciar esse animal ou planta, encorajando-o a crescer e a multiplicar-se. (BERNAL, 1969, p.74).

Todavia, alm de apaziguar os tits (fenmenos da natureza), ao mito era reservada ainda outras funes, dentre elas a pedaggica. Atravs dele, transmitia-se alm dos valores e crenas da tribo, as regras da estrutura social e tambm a viso de mundo daquele grupo ou sua cosmoviso. Como diz o historiador Pierre Brunel (2000, p.XVI), o mito uma narrativa, sendo assim, ele conta simbolicamente a origens do cosmo, do homem e suas relaes. Alm disso, o mito explica, ou seja, um conjunto articulado de fatos e acontecimentos at chegar situao atual. Ainda segundo Brunel, o mito tem uma terceira funo, talvez a mais enftica, que de revelao. O mito revela o ser, os homens, os deuses e, portanto, uma narrativa do sagrado, do supra-humano. De modo que podemos sintetiz-lo assim:
O mito uma narrativa que pretende explicar, atravs de foras ou seres considerados superiores aos humanos, a origem, seja de uma realidade completa como o cosmos, seja de partes desta realidade; pretende tambm explicar efeitos provocados pela interferncia desses seres ou foras. Tal narrativa no questionada, ela objeto de crena, de f; nessa medida se refere religio, ao mstico. (...) canaliza as emoes coletivas, tranqilizando o homem num mundo que o ameaa. indispensvel na vida social, na medida em que fixa modelos da realidade e das atividades humanas. (ANDERY et. al., 1988, p.22).
51

CAPTULO 2

Voc deve ter percebido que falamos do mito no mbito das sociedades antigas; ento pode estar pensando que as mitologias se limitaram a elas. Mas, como voc estudou na primeira seo, ningum fica racionalizando o tempo todo, ningum filosofa em tempo integral, por isso vivemos muito do senso comum. No mbito dos mitos, acontece o mesmo, j que est nos domnios da crena, da f. A sociedade moderna e contempornea, arrogantes de sua cincia e tecnologia, no af de exorcizar e abolir de vez o pensamento mtico, criou uma infinidade de novas deidades, convertendo-se no seu contrrio. Os mitos do progresso, da razo infalvel, da verdade absoluta, da tecnocracia, da objetividade, da neutralidade cientfica e tantos outros, inscrevem-se na nova mitologia cientificista e tecnolgica da sociedade totalmente administrada. (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p.15). Para o cientificista o conhecimento s pode ser verdadeiro se for objetivo, metdico, quantificado e descoberto a partir de repetidas experincias em laboratrio. O fato que o mito evoca no apenas a razo, mas a inveno, a imaginao, a transcendncia. Mas, como lembra o filsofo Georges Gusdorf:
o mito prope todos os valores, puros e impuros. No da sua atribuio autorizar tudo o que sugere. (...) O mito prope, mas cabe conscincia dispor. E foi talvez porque um racionalismo estreito demais fazia profisso de desprezar os mitos, que estes, deixados sem controle, tornaram-se loucos. (apud ARANHA, 1993, p.59).

a crena na cincia como nico conhecimento verdadeiro e definitivo. Em boa medida, a herana cientificista da Modernidade se deve ao Positivismo de Auguste Comte.

No mbito de tantos mitos e rituais que propem prticas, seguindo a orientao acima de Gusdorf, preciso que a conscincia disponha, crivando crtica e racionalmente aqueles que so contrrios ao processo de libertao e que atentam contra a dignidade das pessoas que convivem nesse rico territrio de interaes.

52

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Seo 2 - Os filsofos pr-socrticos e o princpio da physis


Objetivos de aprendizagem
Conhecer as ideias dos filsofos pr-socrticos e as condies histrico-sociais para o surgimento da filosofia. Compreender o pensamento pr-socrtico como forma de explicao do mundo natural separada do mito. Antes de passar s principais ideias dos filsofos chamados prsocrticos (que viveram antes de Scrates (sculo IV a.C.)), preciso explicar o contexto histrico em que um gnero cultural novo, chamado filosofia, teve sua origem. Voc ir perceber que esse inventrio histrico se faz necessrio, pois o chamado uso da razo, enquanto tentativa de explicao da realidade, s existiu por conta do aumento da complexidade da organizao social, principalmente pela criao da polis grega, ainda no perodo arcaico.
Perodos gregos
Tempos Homricos - (sculos XII a VIII a. C.) perodo de formao da civilizao grega, narrado de forma pica nos poemas de Homero. Perodo Arcaico (sculos VIII a VI a. C.) advento das cidades-estados (plis) e movimento de expanso territorial grega (colonizao das ilhas do mar Egeu, territrios da sia Menor e sul da Pennsula Itlica). Perodo Clssico (sculos V e IV a. C.) apogeu e domnio da civilizao grega. Predominncia de Atenas sobre as outras polis e nascimento da filosofia clssica (Scrates, Plato e Aristteles). Perodo Helenstico (sculos III e II a. C.) decadncia do domnio poltico e militar da Grcia, domnio macednico e depois romano. Este perodo marcado pela influncia das civilizaes orientais e disseminao do pensamento Grego no Imprio Romano.

53

CAPTULO 2

Abrimos aqui um parntese para reafirmar a ideia de que o mito no uma pr-razo. Ele uma explicao para uma dada realidade. Quanto mais simples forem as relaes sociais estabelecidas, mais o mito suficiente, pois se trata de uma narrativa histrica, um relembrar das tradies e dos feitos hericos de um povo. Mas na medida em que as relaes entre os homens e destes com natureza foram se tornando mais complexas - sobretudo pela criao da cidade-estado, uso intenso da escrita, da circulao de moedas e desenvolvimento de novas tcnicas agrcolas e comerciais - o mito tornou-se insuficiente, abrindo campo para um gnero novo de discurso e explicao da realidade chamado filosofia. Precisamente no sentido de a explicao para a existncia dos homens e da natureza no ser tributria dos deuses, o discurso filosfico apresentou-se como uma ruptura com o mito, condio essa que inaugurou uma nova verso do logos (razo) humano. A inveno da filosofia contempornea da inveno da polis grega, que eram unidades autnomas, na forma de Estados independentes, com autonomia econmica, poltica e cultural, cuja formao se deu entre os sculos VII e VI a.C, na regio da Jnia, na sia Menor (ver mapa abaixo).

GRCIA
ATENAS
PELOPONESO

MAR EGEU

Figura 2.1 - Mapa da Grcia clssica

54

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Como toda regio da Jnia servia como entreposto comercial da Grcia com o Oriente, onde havia intenso trnsito de produtos e ideias, estavam dadas as condies para o surgimento de uma forma-pensamento desapegada das tradies e dos costumes, de modo que a autonomia da cidade passava a significar tambm autonomia do destino dos homens. Em uma dessas cidades, Mileto, viveu Tales, um dos primeiros pensadores a elaborar um discurso estruturado a partir da observao da natureza (physis) e do uso sistemtico de argumentos, que foram sintetizados numa cosmoviso, num sistema explicativo do universo. Reza a lenda que se deve a ele a inveno do termo filosofia, filos (amigo) mais sofia (sabedoria). O filsofo, ento, era aquele que cultivava, procurava o conhecimento, o saber. Assim como ele, ficaram famosos outros filsofos da chamada Escola Jnica, que tinham em comum a procura pela arkh, o princpio primordial natural explicativo de todas as coisas, a substncia essencial. Pela primeira vez na histria humana a explicao da natureza era buscada nela mesma. Para Tales de Mileto, a substncia essencial que compunha todas as coisas era a gua; para Anaximandro, discpulo de Tales, era o aperon, o ilimitado; para Anaxmenes, discpulo de Anaximandro, a origem de todas as coisas era o ar; j para Herclito, da cidade de feso, o princpio de tudo era o fogo. Com a invaso da Jnia pelos persas, a continuidade da investigao passou do norte da Grcia ao sul da Itlia, onde surgiram outros filsofos famosos, como Pitgoras, Parmnides e Demcrito, entre outros. A preocupao era a mesma da filosofia Jnica, ou seja, a busca do elemento essencial da physis. Para Pitgoras, a arch era o nmero; para Parmnides, o ser; para Leucipo e Demcrito, o tomo. Apesar de ter chegado a ns apenas fragmentos dos pensadores pr-socrticos, eles lanaram as bases do que seria a razo ocidental,

Alm de estabelecerem princpios explicativos para a origem da physis, alguns filsofos pr-socrticos se preocuparam com a vida na cidade, criando leis e desenvolvendo conhecimentos na rea da matemtica, astronomia e geometria.

55

CAPTULO 2

enquanto fundamentos e enquanto mtodo de investigao e comunicao dos resultados de suas reflexes. Mesmo sem entrar nos detalhes de seus princpios, seria oportuno falar sobre dois filsofos que influenciaram sobremaneira o pensamento ocidental, ainda que em lados completamente opostos: Parmnides e Herclito de feso.

Figura 2.2 - Parmnides e Herclito

Para Parmnides o ser imvel e, portanto, a realidade tambm. Segundo o fundador da escola eletica (de Elia), o Ser , o noSer no , com isso afirmando que s h a possibilidade de identidade no ser e no na contradio. uma resposta lgica ao paradigma da transformao, resultando na concepo de imutabilidade do mundo. E para resolver o impasse, Parmnides atribui a iluso dos sentidos ideia de movimento. no frum da razo, do intelecto, do logos, que este problema resolvido e no na opinio vulgar ou na experimentao sensualista. Esse pensamento influenciou toda tradio do pensamento ocidental, inaugurando o racionalismo, a crena definitiva na razo enquanto possibilidade de tudo conhecer. Para Herclito tudo flui, tudo est em contradio perptua, em movimento. Ele estabelece uma unidade de contrrios, quente-frio, dia-noite, amor-dio, que est presente em todas as transformaes a que o Ser se destina, o devir. Por isso, Herclito considerado o pai da dialtica enquanto discurso filosfico, defendendo a transformao perptua da natureza e do prprio homem. Sobre
56
Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

este, tem-se o famoso aforismo de Herclito: um homem no toma banho no mesmo rio, pois da segunda vez j no o mesmo homem nem a mesma gua. Para Parmnides o Ser , para Herclito, o ser ele mesmo e o seu contrrio, o no-Ser ou aquilo que um dia ser. Se para os eleticos o mundo esttico; para o jnico, Herclito de feso, ele est em constante mutao. Pouco se tem de escritos dos filsofos pr-socrticos e parte do que se sabe se deve aos comentrios dos pensadores que fundaram a racionalidade ocidental, principalmente Plato e Aristteles, que foram fortemente influenciados por eles. Enquanto os pr-socrticos estavam preocupados em explicar a ordem geral do universo, a gerao socrtica voltou-se aos problemas da plis e das relaes sociais. E como a educao um processo que tem como ponto de partida e chegada a sociedade, os chamados filsofos gregos clssicos socrticos desenvolveram o seu pensamento apontando para o processo educativo e para a formao tica dos cidados, ou seja, dos homens da cidade. esse pensamento, com forte influncia na pedagogia at nossos dias, que veremos na prxima seo.

Seo 3 - A inveno da razo: Scrates, Plato e Aristteles - as bases da racionalidade ocidental e suas implicaes pedaggicas
Objetivos de aprendizagem
Identificar a inveno da razo nos filsofos clssicos gregos. Conhecer as principais ideias de Scrates, Plato e Aristteles e suas implicaes para a educao.
57

Estabelecidas as bases da cidade-estado por toda Grcia, foi em Atenas que a democracia emergiu da correlao de foras entre a classe social representada por mercadores, artesos e comerciantes e a oligarquia agrria, que dominou por todo perodo arcaico. Ainda que fosse uma democracia restrita a poucos, j que a participao era reservada ao homem de nascimento ateniense, ficando de fora as mulheres, os escravos e os estrangeiros (metecos). O sculo de Pricles, que marcou o apogeu da hegemonia ateniense na Grcia, tem como marca principal o incentivo ao comrcio, s artes e marca o surgimento do cidado. Neste contexto, a palavra adquire na democracia uma funo especial, tanto no que se refere s funes pblicas, quanto na condio de mola-mestra da educao. pela palavra que o cidado defende seus argumentos na gora (praa pblica); que convence seus compatriotas; que prega sua filosofia. Enfim, saber falar, argumentar e contra-argumentar se torna fundamental, j que o processo democrtico de participao direta. Vem da o sucesso das escolas fundadas pelos chamados sofistas. Eram professores de retrica e poltica e ensinavam a argumentar e a usar bem a palavra nas assembleias de modo a convencer. Scrates e Plato criticavam os sofistas chamando-os de embusteiros e mercenrios. Na poca de Scrates, eram professores particulares que cobravam por seu ensino. Muitos deles se tornaram famosos como Protgoras e Iscrates. A imagem dos sofistas e sua filosofia comearam a ser resgatas somente no sculo XIX, devido ao preconceito histrico ao qual seus nomes estavam associados. Mas como diz Chtelet (1999), ao seu modo, Scrates (469-399 a.C. aprox.) tambm um sofista, pois faz da palavra sua arma de interveno social. E pela palavra que o filsofo Scrates tenta convencer seus concidados que a Virtude (com V maisculo) o melhor caminho para a existncia humana. Para ele, a Virtude o Bem supremo, a felicidade eterna, que essencial ao homem, nasce com ele, prprio de sua natureza. O mtodo socrtico consiste em aflorar no homem aquilo que lhe essencial. Para tanto, sai pela cidade afora questionando o conhecimento que as pessoas acham que tem de si, das suas virtudes ou de sua profisso.

58

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Vamos conhecer o mtodo filosfico de Scrates?

Esse mtodo, chamado ironia, essencialmente dialgico, e tem dois momentos distintos: refutao e maiutica. No primeiro momento do dilogo, ele questiona o que o seu interlocutor sabe, crivando-o de tantas perguntas a ponto de se chegar ao consenso de que ele efetivamente no sabe do que est falando. Chegado esse momento, era preciso extrair seu conhecimento interior por meio da maiutica, que significa parir, fazer nascer, aquilo que imanente ao homem, a sua virtude. Portanto, para Scrates, o conhecimento verdadeiro e o autoconhecimento ou como ele dizia: conhece-te a ti mesmo parte inicialmente de uma conscincia da prpria ignorncia, s sei que nada sei, para chegar a um conhecimento de si mesmo.

Neste contexto qual a principal preocupao de Scrates?

A preocupao do filsofo era melhorar o homem para que a sociedade melhorasse. Encontrando a virtude em cada um, o conjunto social seria virtuoso tambm. Neste sentido, a filosofia socrtica tem um carter eminentemente tico e moral. O Bem o universal a ser perseguido e a vida virtuosa deve ser buscada a qualquer preo. Tanto que Scrates condenado morte pelo tribunal ateniense, acusado de perverter a juventude, sem renunciar as suas crenas. Poderia ter pagado uma modesta multa ou ter aceitado o plano de fuga dos amigos, dentre eles Plato; mas como isso trairia suas
59

CAPTULO 2

convices e o que considerava a misso que o deus Apolo havia lhe confiado, conforme lhe havia dito o orculo de Delfos, recusou e se tornou o primeiro mrtir da filosofia. Em um dos dilogos de Plato (Teeteto) o prprio Scrates explica o seu mtodo de obteno do conhecimento. Vejamos o fragmento abaixo:
Ora bem, toda minha arte de obstetra semelhante a essa, mas difere enquanto se aplica aos homens e no s mulheres, e relacionando-se com as suas almas parturientes e no com os corpos. Sobretudo, na nossa arte h a seguinte particularidade: que se pode averiguar por todo o meio se o pensamento do jovem vai dar luz a algo de fantstico e de falso, ou de genuno e verdadeiro. Pois acontece tambm a mim como s parteiras: sou estril de sabedoria; e o que muitos tm reprovado em mim, que interrogo os outros, e depois no respondo nada a respeito de nada por falta de sabedoria, na verdade pode me ser censurado. E esta a causa: que Deus obriga-me a agir como obstetra, porm veda-me de dar luz. E eu, pois, no sou sbio nem posso mostrar nenhuma descoberta minha, gerada por minha alma. (PLATO, TEETETO. apud ANDERY et. al., 1988, p.70).

Como voc pode ver, ao seu modo, Scrates acima de tudo um educador, um condutor da iluminao interior do homem. Incentivando o autoconhecimento, favorece ao que hoje se denomina de metaconhecimento, ou seja, o conhecimento acerca daquilo que se conhece, fundamental nos processos educacionais, sobretudo, na educao a distncia. Nesse sentido, conhecer ao mesmo tempo um questionamento, uma reflexo sobre o que se sabe e sobre o que importa saber. E mais: uma reflexo sobre o que se conhece melhora o sujeito ou de alguma forma colabora com o seu processo educativo. De certa forma, educar tambm parir, fazendo emergir do processo um sujeito autodescoberto, conhecedor dos seus limites e potencialidades. Todavia, numa viso socrtica, precisa emergir da educao um sujeito engajado eticamente para melhorar a vida em sociedade, isso porque, para ele, a existncia do mal produto da ignorncia do Bem que habita no prprio homem.

60

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Scrates nada escreveu, o que se sabe dele atravs dos seus discpulos Xenofonte e Plato, que o imortalizaram em seus dilogos. E mesmo vivendo h mais de dois mil anos, seu legado providencialmente contemporneo na medida em que evoca o dilogo como metodologia de descoberta, de conhecimento. Toda educao s pode ser autntica se for pautada no dilogo, na paridade argumentativa entre o educador e o aluno. E como toda relao dialgica atribuidora de sentido para os interlocutores, a maiutica, a parturincia do conhecimento se d nas vrias dimenses do sujeito, no podem ser unilaterais. Neste aspecto, Scrates o primeiro pensador clssico que evoca a reflexo sobre o homem no mbito da filosofia, que antes dele estava preocupada com a origem da physis. A partir, dele h uma inflexo nos interesses filosficos, indo da natureza em geral para a natureza humana.

Figura 2.3 - Louis David, 1787. leo sobre tela, 130 x 196 cm, Metropolitan Museum of Art, New York.

As filosofias de Plato e Aristteles


A condenao e morte de Scrates pela democracia ateniense despertaram a indignao e a repulsa do seu mais dedicado e famoso discpulo, Plato (427-347 a.C.), um jovem aristocrata seduzido pela mensagem socrtica. Aps a morte do mestre, Plato
61

CAPTULO 2

se imps a misso de continuar o seu legado e propagar as suas ideias. Na verdade, Plato fez mais do que isso: legou posteridade a misso socrtica nos seus dilogos escritos, com uma riqueza literria de incomparvel valor histrico e filosfico. como se ele tivesse se tornado o portador da mensagem socrtica e perpetuador do mtodo dialtico para o porvir. Ao mesmo tempo, serviu-se dos dilogos para criticar a debilidade do sistema democrtico, a iluso dos sofistas e ridicularizar os poderosos do seu tempo. Ao contrrio de Scrates, que afirmava nada saber, alm de prescrever normas de conduta tica e moral aos seus contemporneos, Plato tambm props formas de organizao poltica e social que esto consubstanciadas no seu mais famoso livro, A Repblica. O filsofo Franois Chtelet (1994) diz que a filosofia s pode existir com relao a Plato. No que toda filosofia seja platnica, mas de alguma forma remetida a ele, pr ou contra. E isso verdade, pois sempre que nos voltamos histria da filosofia, de certo modo Plato est presente, seja na Patrstica de Santo Agostinho (Perodo Medieval), no racionalismo de Descartes ou no Idealismo Hegeliano (modernidade). Inclusive, o parmetro que d origem ps-modernidade, j que a preocupao de Friedrich Nietzsche provocar a reverso do platonismo (VIEIRA, 2008) ou aqueles a quem chamava de alucinados do aqummundo. (CHTELET, 1994, p.38). De modo que Plato acabou se tornando um pensador atemporal. Plato fundou sua Academia em 387 a.C. e certamente no uma escola barata e nem para todos. Mesmo porque, na sua mente aristocrtica, somente alguns poderiam chegar ao conhecimento da Verdade, aqueles cuja alma fosse propensa cincia.

62

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Segundo alguns historiadores, havia um ensino mstico e secreto na escola platnica que somente alguns iniciados tinham acesso (CHTELET, op. cit.). E para chegar at ele, o plano de estudos era extremamente longo e extenuante, de tal sorte que somente com 30 ou 35 anos que se passaria ao estudo dos mistrios das Ideias ou daquilo que em grego se chamava de therein (viso, teoria). claro que seria difcil algum terminar os estudos numa escola como essa.

Alm de iniciar nos estudos esotricos, o projeto da Academia certamente prover a cidade de bons governantes para que fosse justa e perfeita, sendo corrigidos os males provocados pelo sistema democrtico; neste aspecto, a Academia representa um projeto poltico.

Ento, Plato deu continuidade ao mtodo socrtico?

Sim, alm de adaptar o dilogo socrtico s novas pretenses, conservou-o como forma discursiva de sua filosofia, usando a dialtica como mtodo para se chegar essncia das coisas por aproximaes e induzindo o interlocutor s concordncias necessrias. Seu mtodo se destinava sempre determinao do conceito, j que estava preocupado em chegar s formas essenciais, suprahumanas, das coisas investigadas. Era um saber contemplativo porque estava destinado racionalidade e no a sua aplicao material ou tcnica. Como todo aristocrata grego, desprezava a aplicao do conhecimento produo, pois os ofcios eram considerados arte de segunda categoria.
63

CAPTULO 2

Segundo Plato, o conhecimento nasce da razo inerente aos sujeitos e sua via de acesso principal a matemtica, justamente pelas suas regularidades e simetrias perfeitas. Inclusive, havia uma advertncia na entrada da Academia: Que no entre quem no saiba geometria. Isso se aplica bem a sua teoria das ideias, j que podemos, por pensamento, admitir a existncia de formas matemtica perfeitas. Como isso ocorre na matemtica, tambm haveria de existir a Justia, a Sabedoria, o Bem e outros arqutipos suprarreais.

Para compreender a teoria das ideias de Plato, pense nas formas geomtricas, um quadrado por exemplo. Quando voc pensa nele, no vem mente a imagem de um quadriltero com quatro lados e ngulos iguais? Pois bem, para o nosso filsofo, esse objeto tem existncia real nas ideias, assim como demais objetos e conceitos. Por isso sua filosofia tambm chamada de realismo da ideias

E a funo da filosofia, gradativamente, seria atingir esse mundo ideal para longe dos equvocos e imperfeies dos sentidos humanos, o que s poderia ocorrer vendose com os olhos da alma. Afinal, quando nascemos, segundo Plato, nossa alma traz consigo as lembranas do mundo perfeito, onde habita a Ideia de tudo o que h no Figura 2.4 - Conhece-te a ti mesmo mundo real s que decado, defeituoso, meras aparncias, cabendo filosofia extrair da alma as suas vocaes, lembranas e tudo o que remetesse ao mundo ideal, feito

64

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

de essncias, era essa a teoria da reminiscncia. Nesse sentido, educar o homem relembr-lo do que j sabe em potencial, neste caso, lembra o aforismo socrtico: Conhece-te a ti mesmo. Foi assim que Plato definiu o conhecimento filosfico, que seria a investigao do mundo das essncias (teoria das ideias), separando a opinio comum do conhecimento cientfico.

Decorre da teoria das Ideias a classificao do conhecimento em dois tipos: a doxa se refere ao conhecimento do senso comum, da opinio; j a episteme o conhecimento cientfico, o saber verdadeiro, a contemplao da verdadeira essncia das coisas. Isso fica muito claro nos dilogos do filsofo grego, quando pergunta a um interlocutor o que a Justia, e este responde que fulano justo, logo ele volta ao questionamento inicial, dizendo que no est interessado na justia dos homens, na sua aparncia (aquilo que parece ser), mas em saber qual a essncia da Justia; somente ao final se poder julgar se fulano justo ou no, mas nunca a partir da opinio inicial, mas da investigao.

Assim, Plato inaugura a ideia de que o conhecimento da realidade nunca imediato, mas depende sempre da mediao metodolgica. E a investigao, no seu caso, depende do recurso matemtica e lgica (dialtica), pois com ela possvel passar do mundo sensvel ao inteligvel ou conceitual. importante remeter o estudo clebre Alegoria da Caverna, uma bela metfora descrita por Plato no livro stimo da sua obra mais completa: A Repblica, onde ele exemplifica sua teoria da ideias a partir de um dilogo entre Scrates e Glauco. Vamos ver como ele apresenta suas ideias acerca do mundo visvel e inteligvel no fragmento a seguir

65

CAPTULO 2

SCRATES Figura-te agora o estado da natureza humana, em relao cincia e ignorncia, sob a forma alegrica que passo a fazer. Imagina os homens encerrados em morada subterrnea e cavernosa que d entrada livre luz em toda extenso. A, desde a infncia, tem os homens o pescoo e as pernas presos de modo que permanecem imveis e s vem os objetos que lhes esto diante. Presos pelas cadeias, no podem voltar o rosto. Atrs deles, a certa distncia e altura, um fogo cuja luz os alumia; entre o fogo e os cativos imagina um caminho escarpado, ao longo do qual um pequeno muro parecido com os tabiques que os pelotiqueiros pem entre si e os espectadores para ocultar-lhes as molas dos bonecos maravilhosos que lhes exibem. GLAUCO - Imagino tudo isso. SCRATES Supe ainda homens que passam ao longo deste muro, com figuras e objetos que se elevam acima dele, figuras de homens e animais de toda a espcie, talhados em pedra ou madeira. Entre os que carregam tais objetos, uns se entretem em conversa, outros guardam silncio. GLAUCO - Singular quadro e no menos singulares cativos! SCRATES Pois so nossa imagem perfeita. Mas, dize-me: assim colocados podero ver de si mesmos e de seus companheiros algo mais que as sombras projetadas, claridade do fogo, na parede que lhes fica fronteira? (...) SCRATES Vejamos agora o que aconteceria, se se livrassem a um tempo das cadeias e do erro em que laboravam. Imaginemos um destes cativos desatado, obrigado a levantar-se de repetente, a volver a cabea, a andar, a olhar firmemente para a luz. No poderia fazer tudo isso sem grande pena; a luz, sobre ser-lhe dolorosa, o deslumbraria, impedindo-lhe de discernir os objetos suja sombras antes via. (...) SCRATES Pois agora, meu caro Glauco, s aplicarem com toda a exatido esta imagem da caverna a tudo o que antes havamos dito. O antro subterrneo o mundo visvel. O fogo que o ilumina a luz do sol. O cativo que sobe regio superior e a contempla a alma que se eleva ao mundo inteligvel. Ou, antes, j que o queres saber, este, pelo menos, meu modo de pensar, que s Deus sabe se verdadeiro. Quanto a mim, a coisa como passo a dizer-te. Nos extremos limites do mundo inteligvel est a idia do bem, a qual s com muito esforo se pode conhecer, mas que, conhecida, se nos impe razo como a causa universal de tudo o que belo e bom, criadora da luz e do sol no mundo visvel, autora da inteligncia e da verdade no mundo invisvel, e sobre a qual, por isso mesmo, cumpre ter os olhos fixos para agir com sabedoria nos negcios particulares e pblicos. (1956, p. 288-291).

66

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Perceba que para Plato, a atribuio principal do filsofo era sair da caverna, contemplar a Ideia perfeita, e governar com Sabedoria e Justia a cidade, a polis. E por lhe condoer ver o comando da cidade nas mos de artesos e polticos inescrupulosos, escreveu em sua obra mais completa e expressiva A Repblica, que a cidade deve ser harmonicamente organizada de acordo com as aptides naturais da alma de cada pessoa.

Quem eram os filsofos-reis?

Os filsofos-reis seriam os homens essencialmente destinados ao governo da Repblica. Mas isso s seria possvel se fossem dedicados a anos de estudos e pudessem contemplar a Verdade (episteme), pois conhecendo sua essncia ideal, poderiam aplic-la para o Bem geral, mas no se pense que a vida do filsofo-rei seria fcil, pois teria que, depois de ter contemplado a Verdade, voltar ao mundo das aparncias ( caverna) e aplicar seus conhecimentos. Na verdade, isso era para ele um castigo, mas tinha esse compromisso com a disseminao da Justia de acordo com suas aptides e estudos. Por discordar de sua filosofia, principalmente no que se refere ao mundo das ideias, Plato seria severamente criticado por Aristteles, que diria: Sou amigo de Plato, mas mais amigo da verdade.

Ento, os dois maiores filsofos que a humanidade j viu se desentenderam?

Para o bem da filosofia, sim!

67

CAPTULO 2

Em diversas passagens os dois grandes tits da filosofia discordaram, mas talvez a principal distino esteja centrada na relao entre essncia/aparncia. Enquanto que para Plato o mundo que vemos mera aparncia do mundo essencial, para Aristteles - que tambm busca a essncia das coisas ela deve ser buscada no mundo material, no emprico, naquilo que vemos e concebemos todos os dias. No belssimo quadro abaixo, o pintor renascentista Rafael Sanzio (1483-1520) parece ter captado bem a contenda entre os dois filsofos gregos na obra chamada Escola de Atenas (por volta de 1510). Vamos analisar o quadro?

Figura 2.5 - Escola de Atenas

Ao centro, temos talvez o maior debate travado no campo da filosofia at hoje: Plato aponta para o cu, ou seja, para o mundo das Ideias, pois, como vimos, a Verdade est situada num plano superior; j Aristteles aponta para o mundo material, para as coisas do jeito que nos aparecem, para a experincia diria do homem que precisa viver em sociedade, da a sua definio do homem como zoon politikon (animal poltico).

68

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Agora, aproxime bem seus olhos do centro do quadro e fixe os olhos nas obras que os dois filsofos principais carregam:

Figura 2.6 Plato e o Timeu

Observe que Plato leva em mos o seu Timeu, o dilogo em que explica sua cosmogonia, ou seja, a origem do mundo e da alma e afirma a existncia do grande demiurgo (Deus) como criador de todas as coisas. Por sua vez, Aristteles, traz consigo sua inseparvel tica a Nicmaco, na qual determina os critrios para uma vida virtuosa e feliz neste mundo mesmo, que s tem sentido se for uma vida em comunidade, na plis, por isso sua tica essencialmente poltica e emprica (prtica).

69

CAPTULO 2

TIMEU O dilogo platnico Timeu (), escrito por volta de 360 a.C., a forma mais acabada do pensamento de Plato sobre sua cosmologia, ou seja, sua viso acerca da origem do universo e do homem, principalmente de sua alma. No texto, por meio da fala de Scrates e seu discpulo Timeu, Plato primeiramente distingue o conhecimento cientfico (episteme) da mera opinio (doxa), para em seguida detalhar sua Teoria das Ideias e explicar as relaes entre o mundo sensvel (matria) e inteligvel (alma). Como se trata de um livro escrito em plena maturidade, no Timeu tem-se uma verdadeira sntese do pensamento de Plato, talvez por isso, o pintor Rafael tenha optado por inclu-lo na sua belssima pintura. TICA Em algumas de suas obras Aristteles trata da tica enquanto campo de atuao voluntria e moral do indivduo, mas sua tica a Nicmaco, dedicada a seu filho, o produto mais acabado das suas discusses. Ao longo de dez livros (melhor seria dizer captulos), Aristteles d as orientaes fundamentais para uma vida virtuosa e feliz, a fim de se chegar finalidade da vida humana: o bem. Cada livro desse texto magnfico se destina a uma explicao das virtudes humanas, tais como a prpria virtude moral, generosidade, justia, amor, amizade e, no ltimo livro, a felicidade e o prazer. Sendo a tica a principal marca da filosofia aristotlica, certamente por isso Rafael tenha se remetido a ela no seu afresco, sobretudo por se tratar de um texto de carter prtico, destinado ao agir no mundo.

O fato de apontar para o mundo material como critrio de busca do conhecimento um marco em Aristteles. Enquanto que os pr-socrticos procuravam uma essncia para o cosmos e Plato uma essncia eterna para a realidade (Ideias); para Aristteles, a busca daessncia das coisas no tinha outra causa que no elas mesmas. Como disse Julin Marias, Aristteles de certo modo um naturalista. um homem atento s coisas concretas. (...) E naturalmente vai dizer que as ideias esto nas coisas, justamente, e o que chamar eidos. (1999/2000).

Mas, ser que tem alguma influncia de Plato em Aristteles?.

70

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Sim, principalmente porque Aristteles adota um pensamento platnico fundamental, que o de elaborar um discurso com bases em afirmaes universais que possa servir de esteio e ao mesmo tempo guia para obteno da aletheia, da verdade universal, ou como diz Chtelet (1994, p.46), um discurso capaz de julgar todos os outros discursos e todas as condutas. E, como Plato, ele tambm pretendeu guiar pedagogicamente seus contemporneos com a boa inteno de que fossem felizes, vindo da sua importncia na definio de uma tica que pudesse ser ao mesmo tempo racional e praticvel para salvar a plis das guerras e outros males. E tem mais influncia, pois Aristteles, tanto quanto Plato, desprezava a democracia, pois considerava que era uma corrupo da verdadeira natureza de um estado bem governado, pois advogando uma destinao natural para as coisas e para os homens, a democracia colocava no poder qualquer um e no o mais dotado para o cargo. Tal como seu mestre, seu pensamento poltico resguardava sua ascenso de casta, j que descendia de um cl mdico macednico chamado Asclepades (BERNAL, 1975, p.208), sendo seu pai mdico do rei Amintas II, pai de Felipe da Macednia, que subjugaria Grcia. Portanto, seu pensamento elitista como convinha a um cidado grego ser naqueles tempos. Sobre isso, dizia que os brbaros (homens no-gregos) s tm em comum com os homens os ps.

Para fazer essa afirmao sobre os brbaros, Aristteles evoca sua teoria do ser. Como seu mestre, a primeira pergunta que Aristteles vai fazer : O que o ser?

Entretanto, diferente de Plato para quem o ser a Ideia, Aristteles vai dizer que a palavra ser usa-se em muitos sentidos... pois, de uma parte, significa a essncia e a existncia individual; de outra, a qualidade, a quantidade e cada um dos atributos da espcie semelhante e mais adiante afirma que a substncia ser o primeiro
71

CAPTULO 2

ser (Metafsica, VII, 1, apud ANDERY et. al. 1988, p. 85-86). Logo, a essncia das coisas deveria se procurada nelas mesmas e o propsito da filosofia era identificar a essncia material das coisas e dos fenmenos. Eis o seu programa de estudos: E por isto, antes, agora e sempre, a investigao e o problema: que o ser, equivale a isto: que a substncia (op.cit. p. 86). Como ele mesmo disse, seu projeto era trazer as ideias do cu para a terra. Para definir, ento, a essncia do fenmeno em Aristteles, podemos dizer que aquilo que no muda, mesmo mudando sua aparncia ou forma. Veja uma explicao:

H uma essncia que garante a humanidade, um homem ideal, que independentemente de sua raa, cor, carter (que so caractersticas acidentais), continua sendo garantia de humanidade. Mesmo tendo um brao apenas, ou nenhum, continua sendo homem, pois para ele o homem um ser que fala, um ser social, um ser racional (algumas das essncias humanas para Aristteles). Dando sequncia, importante dizer que decorre da mesma condio de naturalidade que o escravo um ser inferior e que justifica sua escravido, o que no final das contas justificava as conquistas e a prpria escravido. Lembramos que a viso de mundo aristotlica prescinde de um lugar natural para cada coisa, ou seja, tudo na natureza se destina a cumprir uma funo. Parece que esse pensamento marcou profundamente o seu aluno Alexandre, j que pretendeu tornar todo o mundo um mundo helnico.

dessa forma ento que Aristteles define o que substancial do que essencial?

72

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Isso mesmo! Deste modo, o Estagirita (por Aristteles ter nascido em Estagira, na Trcia), separa a substncia do acidente, mas a essncia o que podemos chamar, na sua filosofia, de universais. E para que o discurso filosfico possa subtrair todos os demais discursos, no preciso apelar para o aqum-mundo, basta enunciar princpios universais. Entramos, assim, no mtodo, que Aristteles chama de rganon (guia), que uma ferramenta magnfica de expresso lgica ou, como ele dizia, um instrumento. Como tanto se tem dito, no se pode falar de lgica sem se remeter ao silogismo aristotlico. No seu livro Analticos primeiros, Aristteles define sua lgica:
O silogismo um discurso em que, estabelecidas algumas coisas (premissas) se deriva necessariamente algo diferente das premissas estabelecidas (concluso), pelo fato mesmo de que elas so. Digo pelo fato que elas so, no sentido de que delas se deriva a concluso: e digo que delas se deriva, no sentido de que no necessrio nenhum termo estranho para que se tenha necessidade (da concluso). (apud ANDERY et. al. op. cit. p. 97).

A clssica lgica formal, at hoje ensinada, era garantia de expresso correta do processo de argumentao. Aristteles disps do binmio induo-deduo para garantir a efetividade e convencimento por meio do discurso. Vejamos o clssico exemplo de Scrates:

Todos os homens so mortais; Scrates um homem; Logo, Scrates mortal.

Perceba que a induo leva necessariamente a uma deduo que, como ele mesmo explicou, a concluso deriva das premissas.

73

CAPTULO 2

No h como escapar. uma verdadeira armadilha da linguagem. (CHTELET, 1994, p.48). Estabelecido o mtodo de obteno e de exposio (Organun), faltava ainda um elo essencial para formulao do seu grande edifcio terico: as premissas primeiras ou os universais, aquelas verdade obtidas seja por meio dos sentidos, de estudos de outros pensadores, de experincias etc. E quanto a isso, h uma longa histria que procuraremos resumir. Aristteles se achava o mais credenciado para suceder Plato na administrao da Academia. Mas eis que ela foi confiada a Espeusipo, ao que se sabe primo ou sobrinho de Plato. Sob essa contrariedade, Aristteles saiu de Atenas e foi ser preceptor de Alexandre, filho de Felipe da Macednia; no seu retorno, fundou sua prpria escola, o Liceu. Diferentemente da Academia, que valorizava somente o saber contemplativo e as discusses dos dilogos, no Liceu, as investigaes se multiplicaram. Certamente financiado pelo ento rei da Macednia, Alexandre Magno (356 a. C. - 323 a. C.), acorriam para o Liceu os maiores e melhores exemplares de espcimes exticos da fauna e flora dos confins do mundo, pedras raras, pergaminhos, livros, mapas e tudo o mais que fosse objeto portador de conhecimento, uma verdadeira enciclopdia. Da suas pesquisas nas mais variadas reas do conhecimento: fsica, biologia, lgica, poltica, astronomia e outras. Dizem os historiadores que seu acervo tinha compilado 158 constituies e catalogado cerca de 540 espcies de animais.

Por ter tanto acesso ao que havia se produzido at ele, Aristteles realizou grandes snteses e isso ficou marcado na sua obra. Sempre que discutia um assunto, remetia aos pensadores que vieram antes dele, tanto para demonstrar que sabia do que estava falando, quanto apontando seus pontos fracos e, evidentemente, destacando a sua superao.

J no seu tempo, acredita-se que havia feito uma monumental obra de classificao, codificando as coisas segundo suas semelhanas
74
Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

e diferenas. A verdade, para ele, estava nas coisas e suas propriedades e um dos seus aforismos mais conhecidos conceitua o juzo que tinha da verdade: No porque pensamos de modo verdadeiro que tu s branco, mas porque tu s branco que, ao dizer que tu o s, dizemos a verdade. (apud CHTELET, op. cit. p. 47). Tudo o que foi dito at agora sequer chega perto da grande contribuio de Aristteles para a histria do pensamento humano. Ficaram de fora conceitos fundamentais como ato-potncia, matria-forma, teoria das quatro causas, e uma infinidade de ideiasconceitos que ainda marcam a tradio filosfica do ocidente. Desses conceitos brotaram articuladamente sua cosmoviso, aplicadas a diversos ramos do conhecimento, tais como a fsica, metafsica, retrica, fisiologia, biologia, meteorologia, cosmologia, astronomia, cincia poltica, tica etc., com tamanho vigor que seu pensamento tornou-se hegemnico por mais de um milnio e meio, sendo questionado e combatido to somente a partir da modernidade com a fsica de Galileu e Newton e da astronomia de Coprnico e Kepler. Como prprio de uma sociedade escravista como a grega, a tcnica aplicada produo no era vista com bons olhos e paixo pela contemplao no permitiu a sua indstria o desenvolvimento de instrumentos e a Aristteles botar a mo na massa e desenvolver experincias empricas. Ainda assim, sem telescpio ou microscpio desenvolveu uma cosmologia e uma biologia milenares. Da seus renomados equvocos no campo da fsica, biologia e outras reas que os modernos ridicularizaram. No seu tempo, parece que o Liceu era uma escola muito popular e certamente acorriam a ele os promissores filhos das famlias mais influentes. Devido o grande nmero de alunos Aristteles antecipou a soluo democrtica de Ansio Teixeira em mais de dois mil anos, ou seja, instituiu a metodologia peripattica (peripato, do grego: caminhar), discutir em movimento, em caminhada, e entregou a eles o controle da administrao escolar, conforme no relato do historiador Will Durant:
Quando, com a idade de cinqenta e trs anos, Aristteles criou o Liceu, tantos estudantes afluram, que se fez mister

75

CAPTULO 2

organizar regras complicadas para manter a ordem. Os prprios estudantes estabeleciam essas regras, elegendo, de dez em dez dias, um dos seus colegas para dirigir a escola. No se pense, porm, que l reinasse disciplina rgida; ao contrrio as cenas cujas descries chegavam at ns, so de estudantes a tomar em comum as refeies com o mestre e a aprender com ele enquanto passeavam ao longo do campo atltico, do qual o Liceu tomou o nome. (DURANT, 1940, p. 105).

Como se v nessa passagem, h uma aura intensamente democrtica na gesto da escola aristotlica, ainda que ele desprezasse o governo democrtico. O fato dos alunos estabelecerem regras para o funcionamento escolar de fato ocorreu s excepcionalmente na histria da humanidade.

Como Aristteles concebia a participao do cidado no governo?

Para alm do seu vis aristocrtico, acreditava que todo cidado deveria participar do governo (com exceo das mulheres, estrangeiros e dos escravos, que no eram considerados cidados) e pregava a alternncia do poder, sendo funo da educao preparar as geraes para dar continuidade ao processo civilizatrio. Por isso, via na juventude o vigor necessrio, a potncia, que colocaria em ato uma sociedade melhor. Em tudo estavam presentes os fundamentos de sua filosofia. Dizia ele que se um jovem comete uma falta sempre por excesso ou exagero, originando uma psicologia do ser jovem, sua forma de ser, sua natureza, o que poderamos chamar hoje de subjetividade, marcada pela resposta emocional que d ao meio.
Esse um pensamento muito avanado para o seu tempo, pois a educao s se tornou pblica no sculo XVIII, muito distante de sua poca.

A importncia que Aristteles d a educao tamanha que na sua viso ela deveria ser pblica e caberia ao legislador pensar um modelo de educao que levassem em conta a felicidade da plis, formando o homem virtuoso.

76

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

A escola aristotlica nos remete reflexo sobre a imobilidade que graa nas nossas escolas e o quanto lhe falta de peripattica, de caminhada, de movimento, de liberdade para o corpo. Lembrando Aristteles, o ser jovem tem uma essncia que puro movimento, fogo-ftuo, energia. Mas nas nossas escolas, e historicamente se deu desta forma, o que impera o imobilismo, a inatividade, como se o sujeito dispusesse de uma mente sem corpo ou que fosse raciocnio puro. Mas, voc h de notar que o grande legado dos clssicos gregos foi sem dvida a importncia atribuda ao dilogo, considerao do outro no debate, seja para convenc-lo, gui-lo ou refut-lo; isso pouco importa, o fato que que parmetro da discusso filosfica passa da natureza, da physis, ao interlocutor, como a dizer que s somos essencialmente humanos por conta do outro humano que nos serve de referncia. Infelizmente, assim como com o tempo a escola abandonou o movimento, a filosofia aristotlica tambm perdeu seu vigor quando se converteu em dogmatismo e cnone oficial da Igreja no Perodo Medieval. Mas, antes disso, alguns pensadores se destacaram em meio instabilidade do mundo grego aps a morte de Alexandre, originando o perodo chamado Helenismo, que veremos na seo seguinte.

Seo 4 - O Helenismo e o pensamento medieval: universalizao da racionalidade ocidental


Objetivos de aprendizagem
Conhecer as principais correntes do pensamento helenista: estoicismo, epicurismo e ceticismo.

77

CAPTULO 2

Compreender o helenismo como herana filosfica do pensamento clssico. Para iniciar esta seo, destacamos que o perodo que se seguiu ao fim da hegemonia ateniense desencadeou uma luta fraticida entre as cidades gregas e abriu as portas para as aspiraes imperiais de Felipe II, rei da Macednia. Vencida a batalha de Queroneia, pelo pai de Alexandre, foi decretado o fim da Cidade-Estado e a velha Hlade se transformou em um grande imprio. Coube ao jovem Alexandre, a faanha de unificar o imprio e abrir fronteiras para disseminao do pensamento grego, seu modelo de racionalidade, e o novo gnero literrio que rapidamente se popularizou, a filosofia. As conquistas de Alexandre, o Grande, foram muito alm do que qualquer grego poderia imaginar naquele momento. A cultura grega espalhou-se vigorosamente e conquistou os quatro cantos do mundo. Todavia, na nsia de colonizar o mundo inteiro, os conquistadores acabaram seduzidos pela milenar cultura asitica, incorporando no seu prprio modo de vida costumes, crenas e valores daqueles a quem chamavam de brbaros.

Uma novidade importada por Alexandre foi crucial para a definio poltica desses novos tempos: a divindade do monarca (ANDERY et. al., 1988, p.103; DURANT, 1940, p.115). Esse fundamento enterrou de uma s vez o modelo de autonomia das cidades-estado, a democracia e o revezamento do poder, que passou a ser centralizado em um nico soberano. Deste modo, as decises que antes eram tomadas publicamente na gora, passaram ao reduto domstico ou minimizadas em um conselho real. Iniciava-se o fim de uma era, j que Atenas deixava de ser o centro cultural e poltico da Antiguidade, cedendo lugar a Alexandria, Samos e outras mais ao Oriente.

Como acontece em pocas de graves transies e inseguranas, o pensamento procura se adaptar s intempries e se refugiar em um lugar seguro. Os clssicos tinham como parmetro a plis e toda sua
78
Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

filosofia pendia para ela, seja na Repblica ideal platnica ou a tica nicomaqueia de Aristteles; ou ainda, nos discursos retricos dos sofistas. No havendo mais para onde se voltar, a filosofia e os filsofos acabaram focando suas preocupaes no indivduo, postulando modelos de salvao biporalizado no hedonismo (do grego hedon prazer) ou no recolhimento e abnegao do tipo estico (aphatheia - apatia), originando o movimento que ficou conhecido como helenismo, marcado pela mundializao da cultura grega. Sob esse nome genrico, entretanto, renem-se correntes to distintas quanto o epicurismo, estoicismo e ceticismo, dentre as mais influentes. O fato que estava quebrada a unidade do saber filosfico, mas ao mesmo tempo iniciava-se uma era de mais de seiscentos anos de uma grande produo cientfica no Museu de Alexandria. Da saiu nomes altamente relevantes como Euclides, cuja geometria vicejou at o sculo XVII. Vamos conhec-los, assim aprendemos um pouco mais!

Aristarco de Samos, quem pela primeira vez elaborou a teoria heliocntrica, que serviria de base para Galileu e Coprnico; Ptolomeu, fonte de toda cosmologia medieval, que durou mais de mil anos; Arquimedes, de quem Galileu e Newton herdaram elementos de matemtica e fsica; Galeno, importante mdico, e diversos outros renomados pensadores e cientistas. Alm do que, junto ao Museu, funcionava a memorvel biblioteca de Alexandria, a partir da qual foram conservados os clssicos que serviriam de base para a teologia medieval de So Tomaz e as pesquisas renascentistas e modernas.

Em meio s crises sociais constantes e a alta instabilidade econmica e poltica que se estabeleceu desde a perda de hegemonia da
79

CAPTULO 2

civilizao grega, estavam dadas as condies histricas para o surgimento de pensadores preocupados em sistematizar uma tica do indivduo e em postular frmulas de felicidade e bem viver, retraindo-se das preocupaes de cunho coletivo para tranquilizar o esprito colocando a razo a servio da subjetividade humana e da investigao da natureza, o que levou o historiador da cincia, John Bernal a dizer que tal postura refletia em grau muito elevado o isolamento do cidado grego. (BERNAL, 1975, p.225). Por sua influncia na histria da filosofia e na posteridade, vamos destacar, nesta seo, as contribuies de trs correntes importantes: estoicismo, epicurismo e ceticismo, cuja misso autoimposta salvar a humanidade em meio s turbulncias de sua poca, como diz Will Durant: a aptica aceitao da derrota e o esforo para olvid-la nos braos do prazer eram teorias para poder-se ainda ser feliz apesar da sujeio ou escravido. (1940, p. 115).

O Estoicismo e o princpio da apathia


Diante de uma sociedade decadente, prprio que o esprito humano tenha uma tendncia no refgio de si mesmo e, principalmente, em cultivar a resignao ou uma espcie de apatia filosfica.

Voc j deve ter ouvido falar que fulano aguentou sua dor estoicamente ou que sicrano suportou estoicamente s adversidades. O que isso significa e que relao tem com a corrente estoicismo?

Est ligada ao estoicismo a ideia de resignao diante do destino ou da vontade de Deus. Vem da o sucesso dessa corrente na ascenso do cristianismo, j que suas ticas esto muito prximas,

80

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

pois em ambos o sofrimento revela-se como provao necessria ao fortalecimento do carter ou da salvao aps a morte. O momento histrico de surgimento do estoicismo justamente o do ocaso do imprio alexandrino.

Quando Zeno de Ccio (322-264 a.C. aprox.), um mercador fencio, introduziu o estoicismo em Atenas, esta j tinha perdido sua importncia poltica e cultural e com a morte do jovem imperador o mundo helnico viu-se envolvido em caos e instabilidade, restando apenas a resignao, a aphatia (indiferena filosfica) e certo obscurantismo, como aconteceria tambm com a queda do imprio romano. Mas o fato que diante da instabilidade social e poltica, prosperam as doutrinas que pregam a vida futura, a salvao e a felicidade individual diante de uma vida moralmente correta. Para os esticos, o universo tem uma lgica imanente e essa racionalidade orienta o seu funcionamento e fluxo. Diferente do mundo esttico aristotlico, os esticos admitiram um movimento perptuo no universo, mas no em movimento uniforme, e sim livre e de acordo com uma racionalidade natural pr-existente. Sendo o homem um ser natural, parte do universo, estava tambm em constante interao e sujeito as suas leis. De modo que poderia o homem compreender o seu destino, mas nunca alter-lo, decorrendo da o princpio da resignao. Uma caracterstica da tradio estica foi a juno das trs partes da filosofia: fsica, lgica e moral, campos separados na tradio clssica. Essa unidade representava a prpria unidade do universo, cabendo razo humana, por esforo prprio, descobrir a verdade e express-la sistematicamente por meio da linguagem. As preocupaes com o funcionamento do universo e da natureza levaram os esticos a considerarem tambm as investidas empricas

81

CAPTULO 2

e os dados provenientes dos sentidos de modo a capturarem os fenmenos e o seu destino.

Na continuidade do estoicismo grego, surge por volta do sculo I d.C., o estoicismo romano. Vamos conhecer as seguir suas caractersticas e principais representantes?

Nessa era romana, os principais representantes do estoicismo foram Sneca, o imperador Marco Aurlio e o escravo Epicteto. De suas obras se destacaram as prdicas morais e o sentimento de conformismo com o destino, assim como era de se esperar em um momento poltico instvel. Sneca foi preceptor de Nero e, no incio, sua influncia foi positiva; mas, a vida em uma corte to dissoluta e corrupta no permitiria ao jovem imperador ouvir por muito tempo a rgida moral estica e, por ser considerado suspeito e perigoso, o filsofo foi condenado morte: uma morte estica, por certo. Por outro lado, a influncia das Meditaes de Marco Aurlio e Enquirdio e Prticas de Epicteto serviram de base para a f crist primitiva e quase imperceptivelmente o Imprio se transformou em Papado. (DURANT, 1940, p.121).

O Epicurismo e o princpio do prazer


Ao contrrio dos esticos que se refugiavam na apathia, na indiferena com as coisas transitrias do mundo, Epicuro (341-270 a.C. aprox.) defendia o princpio da ataraxia, que a tranquilidade, a paz de esprito, que s pode ser encontrada quando se cultiva o prazer, que o motor da vida. Dizia ele que Chamamos ao prazer princpio da vida feliz (apud ARANHA & MARTINS, 1993, p. 289);

82

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

todavia, o prazer epicurista no sensual ou mundano, sim o prazer do viver bem, fazendo-se o que faz bem. Diante de um mundo instvel, Epicuro volta-se para a vida ntima e prope a felicidade individual libertando o homem do medo do destino, da ira divina, do cu e do inferno, advogando a efemeridade da vida e retomando a teoria atmica e materialista dos filsofos pr-socrticos Leucipo e Demcrito. Sua filosofia tem como funo libertar o homem do medo e da infelicidade pelo conhecimento do funcionamento do universo e seus fenmenos; essa compreenso lhe permitiria viver em plena ataraxia, em plena tranquilidade. O foco no indivduo, na sua intimidade, uma condio imposta pela dissoluo da cidade-estado e o perigo de se meter nas coisas pblicas diante do poder centralizado no monarca e na corte. Se a felicidade coletiva na plis era impossvel, melhor ento procur-la na recluso da vida privada. Por isso, Epicuro dizia que O essencial para nossa felicidade a nossa condio ntima: e desta somos ns os amos. Contradizendo os esticos, Epicuro no admitia nenhum destino prefixado ao homem ou qualquer divindade a estabelecer o curso do universo; ao contrrio, este era obra do acaso e do movimento incessante dos tomos que originavam todas as coisas, da matria mais pesada aos tnues fluidos. No admitia a existncia de nenhum lugar sagrado para o homem aps a morte afirmando que tambm a alma humana era composta de tomos que se desintegravam aps a morte corporal. Com isso, at o medo da morte se submetia a paz de esprito epicurista. O mesmo princpio atmico regia a possibilidade do conhecimento, que nada mais era do que sensaes produzidas no sujeito pelos fluidos que emanavam dos objetos e eram reconhecidos pelos sentidos. Como os tomos e seus fluidos eram alterados pelo tempo e pelo espao, cada sentido captava o objeto de modo diferente. Epicuro viveu conforme pregava sua filosofia, em paz e tranquilidade num jardim que ele mesmo cultivava enquanto ensinava seus discpulos, chamado posteriormente de Jardim de Epicuro. Era o mais estico dos epicuristas.

83

Com os esplios de guerra que os romanos levaram da Grcia por volta de 146 a.C., estava tambm a doutrina epicurista, defendida pelo escritor Lucrcio, cujo texto-poema Sobre a natureza das coisas propunha uma ordem universal baseada na prpria evoluo da natureza e num evolucionismo mecanicista apropriado ao esprito prtico e belicoso dos romanos. Antecipando em muito as teorias de Darwin, entre outros princpios, dizia que nada existe alm das leis naturais, da evoluo e dissoluo dos tomos e do movimento. Assim o poeta latino explica a ordem do universo:

No perdura coisa alguma; tudo passa. Partculas juntam-se a partculas; crescem as coisas assim, at as conhecermos e darmo-lhes nomes. E gradualmente se dissolvem e no so mais as coisas que conhecemos. Feitos de tomos a cair lentos ou rpidos, no vcuo, vejo os sis e as constelaes erguer-se no firmamento; e essas constelaes e seus sis declinaro vagarosos em seu eterno curso.Tu tambm, Terra com teus imprios, terras e mares e estrelas e via - lcteas, formada do mesmo modo, tambm passars assim. Hora em hora j ests a passar, como aqueles. (apud DURANT, 1940, p. 119-120). Na luta por adeptos, o estoicismo saiu provisoriamente vencedor na medida em que era mais adequado aos princpios do cristianismo nascente, j no declnio do Imprio Romano. Mas a doutrina epicurista seria revalorizada no chamado Sculo das Luzes, quase dois mil anos depois, provocando uma verdadeira revoluo no pensamento, nas crenas e nos modos de vida modernos.

84

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

O ceticismo e abstinncia do saber


Como j foi dito, com o fim da polis como referncia para articulao do pensamento, diversas correntes voltaram-se para o aspecto individual, para a subjetividade como critrio para elaborao de seus enunciados. O ceticismo foi mais uma corrente individualista afirmando justamente a impossibilidade do conhecimento. A palavra ctico vem do grego, skepptomai, que significa observao ou exame, significando certa abstinncia quanto emisso de opinio acerca das coisas. Deve-se a Pirrn (365-275 a.C.), que havia viajado na expedio de Alexandre conquista da sia, a origem desta corrente filosfica que se tornou popular na sua cidade, em Eleia. Certamente o contato com o misticismo oriental, principalmente com os gimnosofistas (sbios do corpo), em contradio com o racionalismo grego produziu no ex-pintor uma posio de absteno diante de tantas tendncias filosficas, polticas e religiosas, optando somente por observar e no emitir juzo sobre coisa alguma. Pirrn nada escreveu e tudo que se sabe foi atravs de seu discpulo Tmon e, ao longo da histria da filosofia, o ceticismo ganhou adeptos importantes como o filsofo francs Montaigne, que nos seus Ensaios advogava a questo do ponto de vista quanto diversidade de opinies existes sobre os mais diversos assuntos. Dizia ele:
O mesmo contraste aparece na natureza; os pintores admitem que os movimentos e pregas do rosto de quem chora se assemelham aos de quem ri. E, com efeito, contemplai um quadro antes que o pintor tenha acabado de dizer sequer que seu personagem chore ou ria: no sabereis ao certo o que vai exprimir: o riso confina com a lgrima. (Apud ANDERY et.al., p.110).

Grupo de ascetas que, na ndia antiga, praticavam a meditao nus ou usando somente uma tanga, ficando conhecidos por sbios nus, faquires ou yogues. Os gregos fizeram contato com eles na campanha de Alexandre ndia por volta de 325 a.C.

Essa tambm a viso de Pirrn, pois as coisas sendo iguais a si mesmas, cada uma teria uma impresso sobre ela, da as diferentes
85

CAPTULO 2

concepes; portanto, o mais certo era abster-se de emitir juzos acerca do mundo e das coisas, mantendo-se em silncio, pois a apreenso da realidade era subjetiva. Nota-se novamente um pessimismo filosfico prprio de tempos de crise social, pois, em ltima anlise, o ceticismo tende a cultivar a mesma resignao dos esticos, sujeitando-se aos dissabores do destino e cultivando uma paz ilusria na pura observao sem ao. Mesmo no tempo de Scrates e Plato, o sofista Grgias j advogava que diante de tantas concepes, o melhor seria sustentar uma posio skeptiks, ou seja, que observa. Atribui-se a ele a seguinte afirmao:

Nada existe. Mesmo se existisse alguma coisa, no poderamos conhec-la; concedido que algo exista e que o podemos conhecer, no o podemos comunicar aos outros. (Apud ARANHA & MARTINS, 1993, p. 25).

Levando-se essa concepo ao extremo, possvel dizer que ela impossvel de se afirmar, j que se tornaria, lembrando Karl Jaspers, uma antifilosofia, pois o conhecimento do mundo seria impossvel. Mas lembrando ainda o filsofo alemo, a antifilosofia tambm uma filosofia, ou seja, negar a possibilidade do conhecimento tambm uma tendncia filosfica; ento, na tentativa de no afirmar nada, j est o ctico afirmando, ainda que seja a negao de conhecer. O ceticismo, todavia, ganhou flego nos sculos afora, seja em relao ao sujeito cognoscente ou com relao ao objeto ou aos fenmenos a serem conhecidos. Mas o certo que nele paira uma dvida eterna sobre o fato da possibilidade do conhecimento. Em resumo, todas as correntes filosficas do helenismo tiveram grandes expoentes e sua preocupao com a educao era tema recorrente, inclusive pelo fato de muitos deles serem mestres e suas reflexes chegarem at ns por meio de seus discpulos e continuadores.
86
Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Apesar das diferenas j apontadas entre eles, os filsofos do Perodo Helenista tinham em comum a opinio, na maioria das vezes no expressa, do poder da educao e da sua funo civilizadora. Alguns deles, mesmo defendendo uma postura individualista, estavam preocupados mesmo era com os caminhos da sociedade. Caso contrrio no tinham se misturado vida poltica do seu tempo, tais como o estadista Sneca ou mesmo o imperador Marco Aurlio.

Seo 5 - A razo transformada em f: Santo Agostinho, So Toms de Aquino e o pensamento medieval


Objetivos de aprendizagem
Identificar as principais ideias de Santo Agostinho e So Toms de Aquino e sua influncia no mundo e na educao durante o Perodo Medieval. Compreender as converses do pensamento grego clssico para o cristianismo: Plato por Santo Agostinho e Aristteles por So Toms de Aquino. Vamos ao estudo. Quando Aurlio Agostinho (354-430) - posteriormente conhecido como Santo Agostinho - converteu-se ao cristianismo em 386, tornou-se um dos pensadores mais importantes da Igreja. Neste momento, o mundo j presenciava o final da Antiguidade Clssica, quando uma nova razo j se instalava, sendo ele prprio um dos porta-vozes mais importantes dessa nova era: o Perodo Medieval. O antes poderoso Imprio Romano j estava em decadncia e, junto com ele, tambm definhavam as correntes filosficas do helenismo. Algumas banidas pelo novo credo, o cristianismo, e outras absorvidas ou servindo de base filosfica para ele, como ocorreu
87

com o estoicismo e sua ideia de abstinncia e conformao com o destino. De modo que a razo autnoma dos gregos ( - logos) e romanos (ratio) aos poucos foi cedendo lugar f e a nova razo passou a se chamar Deus. Ainda nesse momento fazia muito sucesso a escola Neoplatnica de Alexandria, j sob domnio dos cticos, contra quem Santo Agostinho escreveu o livro chamado Contra os Acadmicos, defendendo possibilidade de o homem encontrar a verdade. A esse respeito, conclui contra os cticos da academia: creio que os homens devem ser conduzidos esperana de encontrar a verdade.

Tributrio da filosofia platnica, para Santo Agostinho, a verdade sinnimo de iluminao divina. muito mais uma revelao do que produto da razo humana, ainda que esta seja tambm necessria enquanto ferramenta para se chegar ao conhecimento verdadeiro.

Santo Agostinho foi um dos responsveis pela consolidao da filosofia Patrstica (dos padres da Igreja) e enquanto doctor ecclesiae (doutor da Igreja) realizou uma sntese poderosa entre o pensamento de Plato e o cristianismo, contribuindo para a formao do pensamento filosfico medieval, que s viria a ser renovado no sculo XIII, com So Tomaz de Aquino, s que neste a base era Aristteles. Retomando os problemas centrais dos primeiros telogos apologistas cristos (So Justino, Clemente de Alexandria, Orgenes e outros) a respeito da relao entre f e razo, sintetizou sua viso na seguinte sentena: Intellige ut credas, crede ut intelligas (Compreende para crer, cr para compreender). Ou seja, tudo o que a razo descobrir no pode contrariar a f nem os livros sagrados; sendo assim, o filosofar fica subordinado ao dogmatismo de verdades pr-concebidas. Alis, no pensamento medieval, a filosofia se torna ancilla theologiae, isto , serva da teologia,

88

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

deixando de ser mtodo na busca do conhecimento para se tornar uma ferramenta de justificao da revelao divina. Esse modo de conciliar f e razo, Santo Agostinho vai buscar nas teorias de Plato acerca da distino entre o sensvel e inteligvel, entre o mundo real e das ideias, sendo o primeiro uma cpia imperfeita do segundo. Tal transformao foi possvel apenas convertendo o Bem platnico no Deus cristo. Como vimos em Plato, na clebre Alegoria da Caverna, ele havia mostrado que o Bem age como um sol que ilumina o homem para que este saia da ignorncia, passando das trevas luz; ento, todo conhecimento verdadeiro seria uma revelao da divindade para o esprito humano, uma iluminao. Tal como Plato, Santo Agostinho mantm a dualidade mentecorpo, e vai mais alm, admitindo a coexistncia de uma Cidade de Deus (obra escrita por volta de 413) e outra dos homens, devendo a primeira ter precedncia sobre a segunda, assim como a alma se sobrepe ao corpo. Neste caso, a obteno do conhecimento verdadeiro, como em Plato, uma contemplao da ideia verdadeira, da luz divina. E foi a partir dessa dualidade que Agostinho resolveu o problema do ceticismo dos acadmicos dizendo que as sensaes so fonte de conhecimento, mas no permanentes e esto sujeitas impreciso e instabilidade; j o conhecimento verdadeiro seria a descoberta de leis imutveis ou formas universais que derivam diretamente de Deus. Quando a Igreja foi acusada de ser responsvel pelo caos que assolava e anunciava o fim do Imprio Romano, Agostinho contemporizou dizendo que os imprios pertencem cidade dos homens e os desastres eram a mo de Deus atuando para o triunfo do cristianismo; em outro momento, percebendo que a polmica a respeito da relao entre a graa divina e o livre-arbtrio poderia levar a um cisma na Igreja, tentou conciliar as duas ideias dizendo que o homem responsvel por escolher o bem ou o mal, mas s pode escolher o bem por concurso da graa divina, j sem a ajuda de Deus escolheria inevitavelemente o mal, consituindo assim sua teoria da predestinao por conta do pecado original. H, em Santo Agostinho, tambm um vis poltico que exerceria forte influncia sobre a tradio medieval. Sua distino dos dois
89

O esprito conciliador levou Santo Agostinho a snteses muito interessantes tentando com isso manter a unidade da Igreja inicial e fundamentar filosoficamente sua teologia e seus dogmas.

CAPTULO 2

mundos coexistentes e at certo ponto antitticos, o mundo dos homens e o espiritual, sendo o mundo divino hierarquicamente superior ao terreno, levou ao recrudescimento de uma ideia que j vinha sendo gestada desde o primeiros sculos: a supremacia do poder da Igreja sobre o poder secular, mundano.

Em seu livro A cidade de Deus, defende a ideia de que o reino de Deus coexiste com o reino terrestre e todos os males existentes no mundo so produtos do livre-arbtrio humano, que por sua natureza pecadora escolhe o mal. Cabe Cidade de Deus, precisamente ao cristianismo e Igreja, restaurar e conduzir o homem salvao de sua alma.

Como a alma superior ao corpo, tambm o governo de Deus naturalmente superior ao governo terrestre, logo, o poder celeste deveria prevalecer. Essas teses levadas ao extremo transformaram a Igreja em um poder paralelo e em muitos casos superior ao dos imperadores. J no incio da Idade Mdia, com a formao dos feudos, os imperadores eram coroados pelos papas, demonstrando que seu governo s teria legitimidade se fosse avalizado pela Igreja. Aqueles que desafiavam o poder papal eram destitudos ou excomungados; outros tinham que pagar penitncias para que fossem perdoados, como no caso do rei Henrique IV, da Germnia, que aps indisposio com o papa Gregrio VII, teve que pedir perdo humildemente descalo por trs dias s portas do castelo papal. Tambm demonstra o poder da Igreja, no Perodo Medieval, a pomposa investidura do imperador Carlos Magno, no ano 800, que consolidou de vez a aliana entre a Cidade de Deus e a cidade dos homens, sendo o segundo investido de divindade pela Igreja. Sendo divinizado, no poderia mais ser contestado o poder secular e essa tradio durou mais de mil anos. Mas necessario dizer que sempre foi grande a tenso entre as duas cidades e uma linha muito tnue era constantemente rompida

90

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

por um dos lados do poder, dando origem s constantes crises do Perodo Medieval.

Perodos Medievais
importante lembrar que a Idade Mdia um evento tipicamente europeu, no havendo consenso quanto s periodizaes. A classificao abaixo meramente didtica. Alta Idade Mdia Vai da queda do Imprio Romano (476) at por volta do ano de 1300 e caracterizada, dentre outros fenmenos, pela ruralizao da sociedade, economia quase totalmente autossustentada (feudalismo), consolidao e expanso do poder da igreja crist, domnio cultural do clero e expanso das conquistas islmicas. Baixa Idade Mdia do ano de 1300 a 1453 (queda do Imprio Romano do Oriente). surgimento da burguesia e do capitalismo comercial e decadncia do feudalismo; neste perodo surgem as universidades e o incio da Renascena.

Se na alta Idade Mdia o pensamento dominante foi dos Padres da Igreja, principalmente Santo Agostinho, j na baixa Idade Mdia o pensamento dominante foi de So tomaz de Aquino, que legou posteridade da Igreja uma teologia baseada em Aristteles muito bem fundamentada. Enquanto a europa romana entrava cada vez mais em crise e o misticismo tomava conta do pensamento pelo domnio quase exclusivo da cultura letrada por parte da Igreja, o imprio islmico vivia um renascimento cultural expressivo. Ao contrrio dos reis e imperadores europeus, que por ordem da Igreja e em nome da f perseguiam intolerantemente as heresias e/ou crenas diferentes do cristianismo, os califas rabes tinham no incio, por hbito, a tolerncia quanto aos credos dos povos conquistados e, principalmente, a proteo e patrocnio (mecenato) de artistas, filsofos e cientistas. De modo que no incio das conquistas rabes os clssicos gregos foram retomados e traduzidos, principalmente Plato e Aristteles. Postura bem contrria a dos europeus, que apesar da converso de Plato por Santo Agostinho, ainda consideravam perigoso o paganismo grego. Contudo, a tomada da Pennsula Ibrica provocou

91

CAPTULO 2

uma verdadeira redescoberta dos clssicos gregos, sobretudo da filosofia aristotlica. O nome mais importante deste perodo o juiz, mdico e filsofos Averres (1126-1198). Ficaram famosos seus comentrios de Aristteles, o que lhe garantiu o ttulo de o grande comentador.

No sculo XIII, a cristandade se assustou como a desvantagem intelectual em relao aos rabes e seu conhecimento dos clssicos gregos. Restava, todavia, ainda uma mente brilhante e poderosa, a de So Toms de Aquino, que realizou a grande sntese e converteu Aristteles ao credo cristo.

Retomando a polmica original do cristianismo sobre a relao entre f e razo, So Toms prope a importncia de ambas para a explicao do mundo e do devir espiritual do homem, evidentemente com prioridade para a crena nos livros sagrados ou para a revelao divina. No seu livro Smula contra os gentios, So Toms se utiliza do mtodos silogstico de Aristteles para afirmar a prioridade da f sobre a razo. Perceba como ele elabora seus argumentos de acordo com a lgica do filsofo grego:
Se verdade que a verdade da f crist ultrapassa as capacidade da razo humana, nem por isso os princpios inatos naturalmente razo podem estar em contradio com esta verdade sobrenatural. (...) Tampouco permitido considerar falso aquilo que cremos pela f, e que Deus confirmou de maneira to evidente. J que s o falso constitui o contrrio do verdadeiro, como se conclui claramente da definio dos dois conceitos, impossvel que a verdade da f seja contrria aos princpios que a razo humana conhece em virtude de suas foras naturais. (SANTO TOMS DE AQUINO apud ARANHA & MARTINS, 1993, p. 103).

92

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

E mantendo-se fiel tradio escolstica, evoca o princpio de autoridade do maior expoente da filosofia patrstica, dizendo: Tambm a autoridade de Santo Agostinho o confirma. (...) o Santo afirma o seguinte: Aquilo que a verdade descobrir no pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Com So Toms, a teologia medieval ganha novo flego e as categorias aristotlicas sero nela incorporadas. Em um primeiro momento, parecem revigorar o pensamento ocidental e inibir a ascenso cultural rabe, mas com o tempo sero transformadas em novos dogmas e o melhor de Aristteles, sua sanha investigativa, sequer seria considerada. Por outro lado, o pensamento aristotlico cairia como uma luva no esttico mundo feudal, onde cada coisa parece ter sido criada para um fim especfico: o senhor no seu castelo, o servo para a gleba e a Igreja para a salvao, o que a rigor viria ao encontro da origem nobre de Aquino. Diria o Santo: evidente, portanto, que Deus criou as coisas em vista de um fim. Dessa forma adota a teoria da finalidade de Aristteles ao afirmar que as coisas so como so porque existe nelas a possibilidade de ser, ou seja, uma causa final.

Figura: 2.7 Regime feudal

Esse pensamento vem ao encontro da ordem feudal e So Toms refora a hierarquia existente divinizando o poder da realeza e jamais permitindo a rebelio. Dizia ele que na presena de uma
93

CAPTULO 2

injustia era preciso procurar o caminho das leis e se ainda assim a contenda no fosse resolvida, dever-se-ia colocar a questo nas mos de Deus. As influncias do clero durante todo Perodo Medieval restringiram educao ao mbito da Igreja. Tanto as escolas paroquiais quanto monsticas eram controladas pela Igreja e reforavam conformao aos dogmas catlicos. Mesmo nas escolas palatinas, criadas pelo imperador Carlos Magno, dominava a teologia. Reza a lenda que o prprio imperador no sabia ler, condio da grande maioria das pessoas durante todo Perodo Medieval. Preocupada com as reformas protestantes que solapavam fiis Igreja, uma instituio tornou-se vanguarda no movimento de Contrarreforma Catlica, ao lado da Inquisio, a Companhia de Jesus (fundada em 1534, por Incio de Loyola). O objetivo dessa ordem religiosa era levar para os quatro cantos da terra o cristianismo catlico, exercendo forte impacto na educao mundial. A caracterstica principal dos chamados soldados de Jesus era unidade em torno de um mtodo comum de ensino em todas as suas escolas: o Ratio studiorom (publicado em 1599), um conjunto de 467 regras que orientam jurdica e didaticamente o mtodo jesutico. O filsofo Dermeval Saviani diz que o Ratio est na base da escola tradicional moderna. Segundo ele
As ideias pedaggicas expressas no Ratio corresponde ao que passou a ser conhecido na modernidade como pedagogia tradicional. Essa concepo pedaggica caracteriza-se por uma viso essencialista do homem, isto , o homem concebido como constitudo por uma essncia universal e imutvel.(...) A expresso mais acabada dessa vertente dada pela corrente do tomismo, que consiste numa articulao entre a filosofia de Aristteles e a tradio crist; tal trabalho de sistematizao foi levado a cabo pelo filsofo e telogo medieval Toms de Aquino, de cujo nome deriva a designao da referida corrente. (SAVIANI, 2008, p.58)

Durante muito tempo o ensino religioso, quase absolutamente catlico, foi obrigatrio na educao, sobretudo no Brasil, ainda que
94
Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

a escola moderna tenha como caracterstica principal a laicidade. Inclusive, a atual Lei de Diretrizes e Base da Educao Nacional (N 9394/96) continua prevendo o oferecimento do ensino religioso nas escolas (Art. 33), mesmo com matrcula facultativa. Como na histria humana tudo flui e nada permanente, no sculo XIII vo se constituindo novas cidades e as estradas rasgadas pelos cruzados inundaram a Europa de especiarias vindas do Oriente e com elas um novo modo de vida pautado no na f, mas no experimento. Essa atitude com o tempo daria luz inveno de uma nova razo, que pode ser chamada de experincia ou empiria, que marcaria o fim do Perodo Medieval e inauguraria a modernidade.

Sntese do captulo
Neste captulo foi estudado a origem da racionalidade ocidental, ou como chamou Franois Chtelet, a inveno da razo. O captulo discutiu a funo do mito como uma cosmoviso original e levantou as principais contribuies dos filsofos pr-socrticos, de Scrates, Plato e Aristteles e, sobretudo, suas influncias para construo da racionalidade ocidental, principalmente no que se refere tica e educao. O captulo conclui com anlise das influncias dos filsofos clssicos no pensamento medieval, cujos principais expoentes so Santo Agostinho e So Toms de Aquino.

95

CAPTULO 2

Atividades de aprendizagem
1. Como longo este captulo, sobretudo por consubstanciar as principais correntes filosficas e pensadores que esto nas bases da racionalidade ocidental, e principalmente para sistematizar melhor suas contribuies, sugerimos a elaborao de um quadro conceitual contendo a tendncia filosfica estudada, o perodo histrico e as ideias principais. Abaixo postamos um quadro referencial:
PERODO HISTRICO CORRENTE/PENSADOR IDEIAS PRINCIPAIS

96

Universidade do Estado de Santa Catarina

Filosofia da Educao

CAPTULO 2

Aprenda mais... Para aprofundar conhecimentos acerca da Grcia Antiga, sobretudo a respeito de sua mitologia, vamos sugerir alguns filmes: Ulisses (Classic Line, 1954), mais antigo, mas considerado um clssico fiel histria original A Odissia), de Homero. Tria (Warner Bros, 2004), traz uma narrativa agradvel da guerra de Tria, baseada na obra de mesmo nome de Homero. Os dilogos trazem em muitos momentos a importncia que os gregos atribuam aos deuses e suas relaes com os homens. Alexandre (Warner, 2004), conta as aventuras de Alexandre, o Grande, que conquistou 90% do mundo conhecido na antiguidade e consolidou a cultura helnica, levando-a aos confins do mundo, deixando pelo caminho a construo de cidades importantes como Alexandria. A respeito da influncia da lgica aristotlica na Idade Mdia e o controle cultural exercido pela Igreja, indicamos o clssico O nome da rosa (1980), adaptado do livro de Humberto Eco. Mas, se preferir, leia o livro que muito mais rico em dilogos e disputas filosficas e teolgicas realizada num Mosteiro Beneditino Italiano por volta de 1327. Como o captulo longo e complexo, vamos indicar um livro que faz uma sntese, ainda que bsica, dos pensadores clssicos e seus principais conceitos. O livro completo da filosofia (Editora Madras), de James Mannion, aborda as ideias centrais dos filsofos desde os prsocrticos at os principais pensadores do sculo XX.

97

You might also like