You are on page 1of 31

CLUSTERS OU SISTEMAS LOCAIS DE PRODUO E INOVAO: IDENTIFICAO, CARACTERIZAO E MEDIDAS DE APOIO

Introduo ...................................................................................................................................2 O Conceito de Cluster ou Sistema Local de Produo/Inovao...............................................2 Metodologia para Identificao e Delimitao de Clusters ou SLPs .........................................4 As Bases de Dados RAIS e PIA ..............................................................................................4 Aplicao Ilustrativa da Metodologia.........................................................................................9 Roteiro para Estudos de Casos de Clusters ou SLPs................................................................12 Evidncias a Partir de Estudos de Casos Realizados................................................................14 Sugestes de Polticas...............................................................................................................24 Bibliografia...............................................................................................................................29

MAIO DE 2002

CLUSTERS OU SISTEMAS LOCAIS DE PRODUO E INOVAO: IDENTIFICAO, CARACTERIZAO E MEDIDAS DE APOIO


Clusters ou sistemas locais de produo/inovao o tema do presente estudo que o IEDI solicitou a trs renomados professores e especialistas no tema: Wilson Suzigan (Coordenador), do IE/UNICAMP, Renato Garcia, da EPUSP e Joo Furtado, da FCLAR/UNESP. O foco em clusters se justifica pela importncia que tais aglomeraes de empresas vm assumindo, nacional e internacionalmente, na gerao de emprego, crescimento econmico regional, desenvolvimento tecnolgico e exportaes. proposta uma metodologia de identificao e delimitao geogrfica e estrutural de clusters, so apontados problemas e apresentadas sugestes de medidas de apoio. Em particular, so abordados problemas e so apresentadas sugestes de poltica a respeito de: Localizao e problemas de logstica e infra-estrutura; Instituies de apoio pouco ativas ou inexistentes; Fraco papel dos governos locais; Fraco esprito de cooperao e problemas de coordenao; Poucos gastos em inovao e desenvolvimento de produtos; Dificuldades de acesso a informaes sobre produtos e tendncias de mercado; Problemas quanto qualidade; Carncia de servios tcnicos e profissionais especializados; Insuficincia de financiamento em condies e prazos adequados.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

CLUSTERS OU SISTEMAS LOCAIS DE PRODUO E INOVAO: IDENTIFICAO, CARACTERIZAO E MEDIDAS DE APOIO

Introduo Este trabalho prope uma metodologia de identificao e delimitao geogrfica e estrutural de clusters ou sistemas locais de produo/inovao, resume os resultados de um conjunto de estudos de casos realizados ou em andamento, e apresenta as diretrizes gerais e sugestes de medidas concretas de apoio a clusters1. O foco em clusters se justifica pela importncia que tais aglomeraes de empresas vm assumindo, nacional e internacionalmente, na gerao de emprego, crescimento econmico, desenvolvimento tecnolgico e exportaes. Essa importncia tem motivado uma grande quantidade de estudos por parte de rgos pblicos e instituies privadas, frequentemente sem critrios metodolgicos adequados, levando muitas vezes a duplicaes de esforos e desperdcios de recursos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para evitar esses problemas.

O Conceito de Cluster ou Sistema Local de Produo/Inovao As aglomeraes de empresas e instituies em clusters ou sistemas locais de produo/inovao (SLPs) tm merecido ateno na literatura econmica desde os trabalhos pioneiros de Alfred Marshall sobre os distritos industriais ingleses, no final do sculo XIX. Com base nas idias seminais de Marshall, muitos outros autores estudaram as razes do sucesso competitivo dessa forma de organizao industrial. Este relatrio no comporta uma discusso detalhada de tais estudos. O que se quer aqui , a partir do conhecimento acumulado nesses estudos, simplesmente fixar os aspectos essenciais ao entendimento dessa forma de organizao das atividades de produo e inovao2. H trs aspectos mais relevantes: (1) a importncia das economias externas locais, cerne de toda a discusso sobre clusters ou SLPs; (2) a necessria caracterizao como aglomerao geogrfica de empresas que atuam em atividades similares ou relacionadas, e sua respectiva forma de organizao e de coordenao, e (3) os condicionantes histricos, institucionais, sociais e culturais que podem influir decisivamente na formao e evoluo do cluster ou SLP. Os pargrafos seguintes apresentam comentrios sucintos sobre esses trs aspectos.

Economias externas locais As economias externas locais esto no cerne da discusso sobre clusters porque so elas que determinam a prpria existncia da aglomerao ao proporcionarem custos reduzidos

1 2

Usa-se alternativamente no texto as expresses cluster ou sistema local de produo/inovao (SLPs).

O leitor interessado numa discusso mais detalhada deve consultar especialmente os trabalhos de Krugman, Porter, Schmitz, Schmitz & Nadvi, Scott, Enright, Audretsch & Feldman, Belussi & Gotardi, bem como os textos dos autores deste relatrio, todos includos na Bilbliografia em anexo.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

para as empresas aglomeradas. So tambm chamadas de economias externas Marshallianas, e incluem vantagens decorrentes (1) da existncia de um denso mercado local de mo de obra especializada; (2) das facilidades de acesso a fornecedores de matrias primas, componentes, insumos e servios especializados e, muitas vezes, tambm de mquinas e equipamentos, e (3) da maior disseminao local de conhecimentos especializados que permitem rpidos processos de aprendizado, criatividade e inovao. Schmitz & Nadvi (1999) atribuem a essas economias externas marshallianas a caracterstica de incidentais, uma vez que caem no colo das empresas, e por isso mesmo so consideradas passivas. A elas podem somar-se economias externas de natureza ativa, resultantes de aes conjuntas deliberadas das empresas e instituies locais, como por exemplo para compra de matrias primas, promoo de cursos de capacitao gerencial e formao profissional, criao de consrcios de exportao, contratao de servios especializados, instituio de centros tecnolgicos coletivos, cooperativas de crdito. Dessa soma resultaria a eficincia coletiva que, em princpio, determina a vantagem competitiva das empresas locais comparativamente a empresas similares no aglomeradas geograficamente.

Aglomerao de empresas em atividades similares ou relacionadas O cluster ou SLP deve necessariamente caracterizar-se como uma aglomerao geogrfica de grande nmero de empresas de portes variados, com presena significativa de pequenas empresas no integradas verticalmente, fabricantes de um mesmo tipo de produto (ou produtos similares) e seus fornecedores e prestadores de servios. Essa caracterstica estrutural determinante da diviso de trabalho entre as empresas locais, o que permite a realizao de economias de escala e de escopo independentemente do tamanho da empresa e, por consequncia, da estrutura de governana do cluster. H vrias configuraes possveis: empresas lderes operando redes de pequenas empresas terceirizadas, redes autnomas de pequenas empresas, estruturas dominadas por grandes empresas externas de comercializao, predominncia de alguma forma de governana pblica ou privada (associaes de classe) local. De todo modo, alguma forma de coordenao relaes de mercado, estrutura de governana, liderana local est presente. E a proximidade geogrfica entre os agentes (empresas, instituies, centros de pesquisa) essencial para a coordenao, bem como para o aproveitamento das economias externas locais e a disseminao de novos conhecimentos.

Condicionantes histricos, institucionais, sociais e culturais O sucesso de um cluster, medido pela capacidade de competio de suas empresas e, por extenso, por sua trajetria evolutiva em termos de crescimento da produo, gerao de emprego, desenvolvimento tecnolgico e insero nos mercados interno e internacional, fortemente condicionado por suas razes histricas, pelo processo de construo institucional, pelo tecido social, e pelos traos culturais locais. Esses fatores condicionam a especializao produtiva local, a possibilidade de surgimento de liderana local, a existncia de confiana entre agentes locais como base para aes conjuntas de cooperao e diviso de trabalho, a criao de instituies de apoio s empresas, e a estrutura de governana prevalecente. Permitem tambm que os clusters combinem, em propores muito variveis caso a caso, elementos de cooperao e competio. Isto implica dizer que, de um modo geral, os clusters ou SLPs tm caractersticas prprias e especificidades que os tornam inigualveis. No h, portanto, um modelo a ser seguido, e no h tampouco uma receita pronta sobre como apoiClusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

los; cada caso, em princpio, requer aes sob medida, embora estas aes representem variaes em torno de um conjunto consagrado de instrumentos de apoio.

Metodologia para Identificao e Delimitao de Clusters ou SLPs Dadas as caractersticas especficas de cada cluster, o apoio a tais aglomeraes de empresas deve necessariamente ser orientado por estudos de casos. E para nortear tais estudos de casos, um passo prvio essencial aplicar uma metodologia que permita identificar e delimitar (geograficamente e estruturalmente) as aglomeraes relevantes. Somente assim possvel selecionar com critrios metodolgicos adequados os casos que sero objeto de estudo e tambm, para cada caso, avaliar a extenso da cadeia produtiva presente no cluster. Ademais, tal metodologia, ao orientar as aes de rgos pblicos e instituies privadas, evitaria as duplicaes de esforos de mapeamento dos clusters e o desperdcio de recursos pblicos e privados que j podem ser observados nos estudos e nos programas de apoio a clusters em andamento. A metodologia que propomos foi desenvolvida no mbito do nosso projeto de pesquisa Sistemas Produtivos Locais na Indstria Caladista Brasileira: avaliao e sugestes de polticas3. Consiste na elaborao, a partir das bases de dados da RAIS/MTE e da PIA/IBGE, de dois ndices: um de concentrao, o ndice de Gini Locacional (GL), e um de especializao, o Quociente Locacional (QL). O primeiro, aplicado a dados de emprego ou estabelecimentos industriais a quatro dgitos, permite identificar as classes de indstrias que so geograficamente mais concentradas, no pas ou em alguma regio. O segundo, aplicado aos mesmos dados distribudos por microrregies, e em conjugao com algumas variveis de controle (nmero absoluto de empregos e de estabelecimentos, participao no emprego total da classe no pas ou regio), permite identificar e delimitar aglomeraes de empresas e, alm disso, apontar algumas das caractersticas principais da estrutura industrial local. Vale reiterar que a utilizao dessa metodologia um passo prvio e no substitui antes orienta a realizao de estudos de casos, j que diversas das especificidades da organizao produtiva local, bem como suas caractersticas histricas, institucionais, sociais e culturais somente podero ser identificadas com a realizao de pesquisa de campo. As Bases de Dados RAIS e PIA As duas bases de dados e informaes que possibilitam a elaborao dos dois indicadores, de concentrao geogrfica da atividade econmica e de especializao local, tm virtudes e problemas, que so comentados a seguir. A RAIS Relao Anual de Informaes Sociais, cuja coleta e tabulao realizada anualmente pelo Ministrio do Trabalho e do Emprego, constitui uma base de dados bastante detalhados sobre, entre outros, volume de emprego e nmero de estabelecimentos por atividades econmicas e por municpios. Por isso, tem sido amplamente utilizada em estudos regionais que visam a identificao de movimentos e tendncias de deslocamento regional da atividade econmica e tambm a identificao e anlise de aglomeraes de empresas.
3

Com apoio financeiro do CNPq Processo no. 466034/2000-8.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

Tendo em vista a metodologia aqui proposta, a principal vantagem da RAIS justamente a elevada desagregao setorial e geogrfica dos dados. Isto torna possvel, sem necessidade de recurso a tabulaes especiais, obter e processar diretamente os dados desagregados, em termos espaciais, at o nvel de municpios e, em termos setoriais, at o nvel de classes de indstrias a 4 dgitos da CNAE Classificao Nacional da Atividade Econmica. Alm disso, a RAIS apresenta um grau relativamente elevado de uniformidade que permite comparar a distribuio dos setores da atividade econmica ao longo do tempo. Essas vantagens da RAIS so contrabalanadas por algumas deficincias, que j foram apontadas por vrios autores, inclusive os autores deste trabalho (Suzigan et al., 2001). Entretanto, conveniente mencion-las aqui. A primeira deficincia da RAIS sua cobertura, j que o Cadastro, apesar de cobertura nacional, inclui apenas relaes contratuais formalizadas por meio da carteira assinada. Segundo, a RAIS utiliza o mtodo da autoclassificao na coleta das informaes primrias, sem qualquer verificao de consistncia, o que pode distorcer os resultados e colocar diversos problemas em relao s possibilidades da anlise. Adicionalmente, a empresa declarante pode optar por respostas nicas em nvel de empresa, distanciando o resultado da realidade em dois aspectos. Em primeiro lugar, classificando o conjunto das unidades produtivas de uma empresa diversificada coexistentes num mesmo endereo num nico setor CNAE Classificao Nacional da Atividade Econmica4. Em segundo lugar, que pode somar-se ao anterior, a empresa pode reunir todas as unidades produtivas dispersas numa mesma declarao. Isto tem efeitos importantes, especialmente quando as empresas so multi-planta (que podem declarar todo o volume de emprego na mesma unidade produtiva, geralmente na matriz) e firmas multi-produto (que muitas vezes enquadram-se apenas na atividade correspondente ao seu produto principal). A terceira deficincia da RAIS a de que, como essa base de dados utiliza o emprego como a varivel-base, ela deixa de captar diferenas inter-regionais de tecnologia e produtividade, o que vai se refletir em, por exemplo, diferentes regies com volume de emprego semelhantes, que possuem na verdade produo fsica ou em valor distintas. Quarto e ltimo, o fato de ser declaratria pode provocar distores na anlise de pequenas empresas ou de regies menos desenvolvidas, em virtude da mais elevada ocorrncia de empresas nodeclarantes. A outra fonte de informaes a PIA Pesquisa Industrial Anual do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, que apresenta informaes como nmero de estabelecimentos, receita lquida de vendas, pessoal ocupado e valor da transformao industrial. Essas informaes tambm podem ser organizadas regionalmente, contanto que seja respeitado o sigilo das informaes individuais (garantido aos declarantes pela legislao)5. A coleta e o levantamento de dados da PIA envolve duas amostras: o estrato certo, que faz o levantamento junto a todas as empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas, e uma amostra global, que extrapola os dados do estrato certo para toda a populao de empresas a partir de um levantamento amostral junto s empresas com menos de 30 pessoas ocupadas. Recorde-se que o IBGE adota, nas suas coletas, os conceitos de unidade local e

4 5

a classificao da atividade econmica utilizada pelo IBGE e por diversos outros institutos de pesquisa.

De acordo com regras estabelecidas pelo IBGE (amparado pela legislao, vale ressaltar), no so divulgadas as informaes quando o nmero de declarantes de um determinado setor em uma dada regio for menor que trs.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

estabelecimento, evitando com isso alguns dos problemas apontados em relao base RAIS. Assim, uma empresa que mantenha produo diversificada num nico endereo dever ter sempre que possvel alocadas suas informaes a cada um dos setores em que atua. O mesmo ocorre quando a empresa utiliza diversas plantas produtivas sob uma mesma razo social. Ademais, o IBGE coleta as suas informaes independentemente de formalizao econmica e trabalhista, captando assim as empresas e os empregados informais. Ainda no tocante base da coleta, se a RAIS deixa de captar os informais, a PIA inclui apenas amostralmente os estabelecimentos com menos de 30 pessoas ocupadas. Apesar das deficincias apontadas, as duas bases de dados tm virtudes suficientes para possibilitar a construo dos dois indicadores da metodologia proposta para identificar, delimitar e caracterizar clusters ou sistemas locais de produo/inovao. Os mtodos utilizados na elaborao dos indicadores so resumidos a seguir. Indicadores de especializao e de concentrao A elaborao de indicadores ou medidas de concentrao e de especializao regional de atividades econmicas tem sido um importante objeto de estudo desde os trabalhos pioneiros de economia regional. Esses indicadores permitem verificar a distribuio geogrfica da produo, identificar especializaes regionais e mapear movimentos de deslocamento regional das atividades econmicas, sejam decorrentes de processos de concentrao ou de descentralizao econmica. Nesse sentido, esses indicadores tornaram-se bastante difundidos nos estudos e anlises de economia regional. Os mais conhecidos so o quociente locacional (QL) e a curva de localizao, ou curva de Lorenz (Haddad, 1989). No perodo recente, com o interesse despertado pelo debate sobre a aglomerao de empresas e a formao de sistemas locais de produo e de inovao, uma variante da curva de localizao os coeficientes de Gini locacionais tambm passou a ser utilizada com o objetivo especfico de identificao e delimitao desses sistemas. Duas importantes contribuies nesse sentido so os trabalhos de Krugman (1991) e de Audretsch & Feldman (1996), que calcularam coeficientes de Gini locacionais para a produo industrial e para atividades inovativas nos EUA. semelhana do que fizeram Krugman e Audretsch & Feldman para os EUA, e da mesma forma que procedemos em nosso projeto de pesquisa sobre a indstria de calados, propomos a elaborao de coeficientes de Gini locacionais que permitam identificar classes de indstrias com elevado grau de concentrao geogrfica da produo, como um primeiro passo, e a utilizao dos quocientes locacionais (ndices de especializao) como um passo adicional para, nas classes de indstrias geograficamente concentradas, identificar sistemas locais de produo, delimitando-os territorialmente e caracterizando sua estrutura produtiva. A partir das bases de dados da RAIS e da PIA possvel elaborar esses indicadores de concentrao geogrfica (Gini locacional) para todas as classes de indstrias (e para outras atividades econmicas) e de especializao (quociente locacional) por municpios ou microrregies, possibilitando assim identificar, delimitar geograficamente e caracterizar estruturalmente sistemas locais de produo e orientar metodologicamente a realizao de estudos de casos.
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

O ndice de especializao, tradicionalmente referido na literatura como quociente locacional (QL), tem sido amplamente utilizado em estudos de economia e desenvolvimento regional desde a contribuio original de Isard (1960). Foi didaticamente discutido por Haddad (1989:232-233) e apresentado como:

Ei j QLi j = E j

Ei E

= Quociente Locacional do setor i na regio j

Ei j = emprego no setor i da regio j; E j = Ei j = emprego em todos os setores da regio j;


i

Ei = Ei j = emprego no setor i de todas as regies;


j

E =
i

E
j

ij

= emprego em todos os setores de todas as regies.

O QL indica a concentrao relativa de uma determinada indstria numa regio ou municpio comparativamente participao dessa mesma indstria no espao definido como base, por exemplo o estado de So Paulo. Assim, a verificao de um QL elevado em determinada indstria numa regio (ou municpio) indica a especializao da estrutura de produo local naquela indstria. Todavia, o ndice de especializao deve ser utilizado com cautela. No se presta, por exemplo, a comparaes estritas entre regies ou municpios. Uma regio pouco desenvolvida industrialmente poder apresentar um elevado ndice de especializao simplesmente pela presena de uma unidade produtiva, mesmo que de dimenses modestas. Este problema seria ainda mais grave se, num indicador construdo com base na RAIS, essa unidade apresentasse um elevado grau de diversificao no captada pelo Cadastro. Outra deficincia do ndice a dificuldade para identificar algum tipo de especializao em regies (ou municpios) que apresentem estruturas industriais bastante diversificadas, como ocorre em municpios muito desenvolvidos, com estrutura industrial diversificada e emprego total elevado. O coeficiente de Gini locacional (GL), tal como proposto por Krugman (1991:55-59) e Audretsch & Feldman (1996), por sua vez, um indicador do grau de concentrao geogrfica de uma determinada indstria em uma regio ou estado ou no pas. O coeficiente varia de zero a um e, quanto mais concentrada for a indstria na regio, mais prximo da unidade estar o ndice; e se a indstria for uniformemente distribuda na regio, o ndice ser igual a zero. O procedimento para o clculo do coeficiente de Gini locacional idntico ao do coeficiente de Gini tradicional e bastante simples. Primeiro, preciso ordenar as regies (ou municpios) de forma decrescente de ndice de especializao (QL), a partir da definio de uma varivel-base (emprego, produo, valor agregado). A partir da possvel construir a
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

curva de localizao (ou curva de Lorenz) para cada um dos setores da indstria de transformao, definindo cada um dos eixos da seguinte forma: No eixo vertical, as porcentagens acumuladas da varivel-base (emprego, por exemplo) em uma determinada classe de indstria por regies (ou municpios); No eixo horizontal, as porcentagens acumuladas da mesma varivel para o total das classes de indstria por regies (ou municpios).

O grfico abaixo mostra uma ilustrao da Curva de Localizao usando, como exemplo, o emprego como varivel-base e calculando o coeficiente de Gini locacional para um determinado setor no estado de So Paulo.

Curva de Localizao e rea de Concentrao Utilizada para o Clculo do Gini Locacional

As inclinaes dos segmentos de linha reta das curvas de localizao equivalem aos ndices de especializao das diversas regies (ou municpios) nos respectivos setores. Por definio, o coeficiente de Gini locacional (GL) a relao entre a rea de concentrao indicada por , e a rea do tringulo formado pela reta de perfeita igualdade com os eixos das abscissas e das ordenadas.

= 2 ; uma vez que est compreendido entre 0 0,5, 0,5 tem-se 0 GL 1. Dessa forma, quanto mais prximo de 1 (um), mais concentrado territorialmente (neste caso, em termos de microrregies ou municpios) o setor, e viceversa.
Isto significa que GL =
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

Aplicao Ilustrativa da Metodologia

Para ilustrar o uso da metodologia proposta, apresenta-se a seguir uma aplicao para a indstria de couro/calados no estado de So Paulo com base nos dados de emprego da RAIS. Vale ressaltar que essa metodologia pode ser aplicada a todas as indstrias e mesmo a outros setores de atividade econmica, para qualquer estado, regio, ou o pas como um todo. Foram calculados coeficientes de Gini locaionais para as classes de atividade econmica que correspondem ao curtimento de couros, fabricao de calados e produo de outros artefatos de couro. A tabela a seguir mostra o coeficiente de Gini locacional (GL) para cada uma das classes envolvidas na produo de calados.

Coeficientes de Gini Locacionais para a Indstria de Couro/Calados no Estado de So Paulo, Com Base nos Dados de Emprego da RAIS/2000
Cdigo - CNAE 19100 19216 19291 19313 19321 19330 19399 Classe da Atividade Econmica Curtimento e outras preparaes de couro Fabricao de malas, bolsas, valises e outros artefatos para viagem, de qualquer material Fabricao de outros artefatos de couro Fabricao de calados de couro Fabricao de tnis de qualquer material Fabricao de calados de plstico Fabricao de calados de outros materiais Coeficiente de Gini Locacional 0,9080 0,5050 0,5999 0,9203 0,9448 0,9396 0,8944

Fonte: Elaborado a partir de dados de emprego da RAIS/MTE.

Pela tabela, percebe-se que algumas classes que compem a indstria de couro/calados, como a fabricao de malas e de outros artefatos de couro, apresentam coeficientes GL relativamente baixos, o que indica que essas atividades so geograficamente dispersas no estado de So Paulo. pouco provvel, portanto, que existam aglomeraes relevantes de empresas nessas duas classes da indstria. Outras classes da indstria, no entanto, apresentam coeficientes GL bastante elevados, como as de fabricao de calados de couro, de plstico e de tnis. Isso significa que h uma forte concentrao espacial dessas atividades produtivas no estado de So Paulo e indica que h grandes possibilidades de que sejam encontradas aglomeraes de empresas nessas classes da indstria de couro/calados. importante lembrar, porm, que o coeficiente GL no identifica aglomeraes de empresas, apenas indica que determinada classe de indstria geograficamente concentrada. Para identificar a existncia de aglomeraes de empresas em classes de indstrias geograficamente concentradas preciso utilizar complementarmente o ndice de especializao ou quociente locacional (QL), como mostra a tabela abaixo.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

ndices de Especializao (QLs) Mais Elevados em Atividades da Indstria de Couro/Calados no Estado de So Paulo 2000
Cdigo - CNAE 19313 Classes de Atividade Econmica Fabricao de calados de couro Micro Regio Geogrfica Franca Ja Birigui Birigui Mogi Mirim Franca Birigui Araatuba Ja Birigui Jau Avare QL 43,55 12,28 6,45 55,24 6,19 2,84 63,87 1,75 1,24 42,78 6,41 5,16

19321

Fabricao de tnis de qualquer material

19330

Fabricao de calados de plstico

19399

Fabricao de calados de outros materiais

Fonte: Elaborado a partir de dados de emprego da RAIS/MTE.

Como se pode notar, trs microrregies se destacam com elevados quocientes locacionais: Franca, Birigui e Ja. Quanto maior o QL, maior o peso do setor na estrutura produtiva local comparativamente ao peso do mesmo setor no estado de So Paulo (ou qualquer outra regio em estudo), indicando a especializao produtiva, que uma das caractersticas dos clusters ou sistemas locais de produo. Portanto, a partir da anlise do QL possvel identificar a existncia de especializao produtiva na microrregio. isso o que ocorre nos casos das trs microrregies citadas, em que o elevado coeficiente de Gini locacional acompanhado por igualmente elevados ndices de especializao nas atividades de fabricao de calados. Desse modo, so bastante fortes os indcios da existncia de aglomeraes de produtores de calados nessas trs regies. Por fim, para confirmar se a especializao local permite configurar a microrregio como um cluster ou sistema local de produo preciso lanar mo de algumas variveis de controle tais como, para as respectivas microrregies e classes de indstrias, participao no total do emprego no estado, volume de empregos e nmero de estabelecimentos. A utilizao dessas variveis de controle justifica-se por dois motivos principais. Primeiro porque, em alguns casos, o elevado ndice de especializao uma decorrncia da baixa densidade da estrutura industrial local, o que pode levar a uma superestimao da importncia do sistema local. Segundo, essas variveis de controle permitem verificar se o elevado QL de uma determinada regio no mera decorrncia da presena local de uma grande empresa, o que no caracterizaria um SLP6. Para o caso de Franca, essas variveis podem ser vistas na tabela a seguir, que d uma idia da densidade do tecido industrial voltado produo de calados naquela microrregio.

Esse o caso do elevado QL na atividade de fabricao de tnis da microrregio geogrfica de Mogi Mirim, cuja especializao decorre da presena de um nico estabelecimento (que emprega mais de 400 trabalhadores).

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

10

QL e Outros Indicadores da Indstria de Couro/Calados da Microrregio de Franca, 2000


ParticipaNmero de Volume de o no EstabeleEmprego Estado cimentos 43,55 38,57 16.546 1.064 35,73 16,75 15,15 7,77 6,33 5,93 3,49 2,84 25,96 5,70 4,67 1,23 0,81 0,72 0,25 0,16 269 1.409 822 243 2.262 457 177 207 26 32 81 4 49 10 13 8

Cdigo - CNAE 19313 29645 19100 19291 24910 25194 18210 19216 19321

Classe da Atividade Econmica Fabricao de calados de couro Fabricao de mquinas e equipamentos para as indstrias do vesturio e de couro e calados Curtimento e outras preparaes de couro Fabricao de outros artefatos de couro Fabricao de adesivos e selantes Fabricao de artefatos diversos de borracha Fabricao de acessrios do vesturio Fabricao de malas, bolsas, valises e outros artefatos para viagem, de qualquer material Fabricao de tnis de qualquer material

QL

Fonte: Elaborado a partir de dados de emprego da RAIS/MTE.

Portanto, a partir dos elevados coeficientes de Gini locacionais, que indicam forte concentrao regional das atividades de fabricao de calados, complementados por elevados QLs que indicam a especializao produtiva local e por dados que mostram (tabela acima) um expressivo volume de emprego, um grande nmero de estabelecimentos e uma elevada participao no total da indstria de calados do estado de So Paulo, possvel afirmar com segurana que Franca caracteriza-se como um cluster ou sistema local de produo de calados. possvel, tambm, caracterizar a estrutura produtiva local como uma cadeia produtiva praticamente completa. Alm da prpria fabricao de calados, esto presentes no local vrias outras atividades relacionadas com a produo de calados, como curtimento e preparao de couro, fabricao de mquinas e equipamentos para a indstria de couro/calados, e produo de adesivos e selantes, artefatos de borracha e acessrios do vesturio. A tabela a seguir mostra as mesmas informaes para a microrregio de Birigui.

QL e Outros Indicadores da Indstria de Couro/Calados da Microrregio de Birigui, 2000


Participao no Estado 86,94 75,19 58,23 8,78 8,1 5,69 5,43 Nmero de Estabelecimentos 45 17 108 52 4 11 6

Cdigo - CNAE 19330 19321 19399 19313 19100 21318 19216

Classe da Atividade Econmica Fabricao de calados de plstico Fabricao de tnis de qualquer material Fabricao de calados de outros materiais Fabricao de calados de couro Curtimento e outras preparaes de couro Fabricao de embalagens de papel Fabricao de malas, bolsas, valises e outros artefatos para viagem, de qualquer material

QL 63,87 55,24 42,78 6,45 5,95 4,18 3,99

Volume de emprego 5.171 3.848 5.185 2.339 478 446 193

Fonte: Elaborado a partir de dados de emprego da RAIS/MTE.

Neste caso, da mesma forma que no caso de Franca, os altos coeficientes de Gini locacionais so complementados por elevados quocientes locacionais nas atividades de fabricao de calados de materiais sintticos, o que indica forte especializao local nesse tipo de atividade, com altssimas participaes no total do emprego das respectivas classes de indstria no estado. O volume de empregos formais e o nmero de estabelecimentos garantem que se trata de um sistema local de produo bastante significativo. Porm, diferena de
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

11

Franca, em Birigui a cadeia produtiva muito menos completa, o que se deve ao menor porte do sistema local e, principalmente, especializao local em calados fabricados com materiais sintticos no produzidos localmente, entre outras razes por falta de escala. Por fim, a tabela abaixo mostra o ndice de especializao e as variveis de controle para a microrregio de Ja.

QL e Outros Indicadores da Indstria de Couro/Calados da Microrregio de Ja, 2000


Participao no Estado 14,70 9,99 7,67 5,73 5,46 Nmero de Volume de estabeleciemprego mentos 3.916 380 683 338 713 177 64 30 58 7

Cdigo - CNAE 19313 19291 19399 19100 21326

Classe da Atividade Econmica Fabricao de calados de couro Fabricao de outros artefatos de couro Fabricao de calados de outros materiais Curtimento e outras preparaes de couro Fabricao de embalagens de papelo - inclusive a fabricao de papelo corrugado

QL 12,28 8,34 6,41 4,79 4,56

Fonte: Elaborado a partir de dados de emprego da RAIS/MTE.

Verifica-se que, no caso de Ja, os QLs so menos elevados que nos outros casos, mas ainda assim suficientemente altos para confirmar a especializao produtiva local na fabricao de calados de couro e de outros materiais. Essa especializao corroborada por expressiva participao no total do emprego das respectivas classes de indstria no estado. O volume de empregos formais e o nmero de estabelecimentos indicam tratar-se de cluster de menor porte, composto sobretudo por mdias e pequenas empresas. Neste caso tambm so pouco expressivos os encadeamentos produtivos, com presena significativa apenas das atividades correlatas de curtimento e preparao de couros e de fabricao de embalagens de papelo. Portanto, a utilizao da metodologia exposta acima permite, como visto, identificar e delimitar, geogrfica e estruturalmente, clusters ou sistemas locais de produo. Adicionalmente, pode-se agregar anlise as microrregies circunvizinhas do cluster, de modo a mapear a extenso territorial do cluster quando as suas atividades extravasam a microrregio central. Alm disso, a metodologia permite caracterizar a estrutura produtiva local, especialmente no que se refere densidade do tecido industrial local e presena de atividades correlatas.

Roteiro para Estudos de Casos de Clusters ou SLPs

A metodologia apresentada acima bastante poderosa na tarefa de identificao de aglomeraes geogrficas de empresas e na delimitao de sistemas locais de produo, possibilitando inclusive caracterizar em linhas gerais a estrutura produtiva local. Entretanto, como foi mencionado antes, a aplicao dessa metodologia apenas um passo prvio, embora essencial, para selecionar as aglomeraes mais relevantes que podem ser objeto de estudos de casos. Estes so imprescindveis para orientar aes de apoio e medidas de polticas
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

12

pblicas. Somente com a pesquisa de campo possvel captar as especificidades de cada uma das aglomeraes de empresas, sua histria, evoluo, forma de organizao industrial, instituies de apoio, estrutura de governana e outras caractersticas relevantes. Nesse sentido, os estudos de casos de sistemas locais de produo devem trabalhar em dois planos de anlise: primeiro, no nvel agregado, do sistema como um todo, e segundo, no nvel das empresas que o compem. Em cada um desses planos a coleta de dados e informaes por meio de entrevistas e visitas a empresas e instituies locais deve cobrir um conjunto de pontos de investigao, detalhados a seguir7.

Empresas Caracterizao da empresa (fundao, localizao, tamanho, propriedade do capital) Principais produtos, volume de produo, mercados (interno, externo) Canais de comercializao Fatores que diferenciam o produto da empresa (preo, qualidade, marca, design, servios ps-venda, prazos de entrega) Desenvolvimento interno de produtos (departamento de P&D, percentual de gastos em relao ao faturamento, nmero e qualificao das pessoas envolvidas, diferenciao mercado interno/mercado externo no desenvolvimento de produtos) Fontes de informao para desenvolvimento de produtos/design Desenvolvimento de produtos por terceiros (local, regional, nacional, internacional) Relaes cooperativas/associativas com outras empresas do mesmo ramo e com instituies de apoio Localizao dos principais fornecedores Interao com fornecedores de matrias primas, componentes, mquinas Poltica da qualidade dos produtos (programas, certificaes, testes) Fontes de financiamento para expanso de capacidade, capital de giro, desenvolvimento de produtos.

Esses pontos resultam da aplicao, por parte da equipe de pesquisa do projeto CNPq j mencionado, de questionrios que serviram de roteiro para entrevistas e visitas a empresas e instituies. Os pontos foram sendo aperfeioados medida que os estudos de casos eram aplicados. At o presente (maro de 2003) foram realizados nove estudos de casos com aproximadamente 150 visitas/entrevistas.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

13

Sistema local de produo como um todo Extenso territorial (cidade/regio), localizao, logstica em relao a mercados de produtos e de insumos, populao, emprego Histria e condies iniciais Evoluo Organizao institucional (instituies de apoio, associaes de classe, servios especializados) Estrutura de produo e abrangncia da cadeia produtiva: especializao, diviso de trabalho, distribuio por tamanho das empresas, interrelaes produtivas das empresas, insero nos mercados interno e internacional, estruturas de governana presentes no sistema (coordenao das relaes de poder entre as empresas) Formas de aprendizado/disseminao de conhecimentos especializados locais Contextos sociais, culturais e polticos

A partir de estudos de casos selecionados pela metodologia quantitativa aqui proposta e que sigam o roteiro de pontos acima sugerido, possvel caracterizar o sistema local e as empresas que o compem de forma a indicar, com bastante segurana, quais seriam as aes de apoio e as medidas de polticas mais promissoras para resolver problemas especficos e estimular o crescimento da produo, o aumento do emprego, as exportaes, o desenvolvimento tecnolgico e outros objetivos relevantes em cada caso.

Evidncias a Partir de Estudos de Casos Realizados

Com base nos casos j estudados possvel destacar algumas das caractersticas de clusters ou SLPs que, de modo geral, se configuram como especificidades ou deficincias e problemas que podem ser objeto de polticas. Simultaneamente procura-se, sempre que possvel, destacar solues ou iniciativas locais, com ou sem apoio de instituies pblicas ou privadas, adotadas em casos especficos. Primeiramente vale resumir os casos estudados. Foram ao todo nove casos, incluindo seis da indstria de calados, um da indstria de mveis, um de fabricao de bijuterias e folheados, e um da indstria de equipamentos eletrnicos. Na indstria de calados, quatro casos (Franca, Birigui e Ja no estado de So Paulo, e Nova Serrana no estado de Minas Gerais) so tipicamente clusters com especializao produtiva bem definida, localizados em cidades de porte pequeno/mdio, compostos por empresas de portes variados e com cadeias produtivas que apresentam variados graus de integrao. Os outros dois (Vale dos Sinos, RS, e a regio de Fortaleza, CE) so, respectivamente, um supercluster que abrange vrias cidades da regio, com produo variada mas especializao mais acentuada em calados femininos de couro e estrutura produtiva
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

14

praticamente integrada, e o outro uma aglomerao de empresas que no configuram cluster ou SLP por terem sido atradas regio em funo de incentivos fiscais. Na indstria de mveis foi estudado o cluster de Votuporanga, situado no estado de So Paulo. Situado em cidade de porte mdio, tem grande regio de influncia composta por pequenas cidades vizinhas. composto por empresas de porte variado e com baixa integrao da cadeia produtiva. Os outros dois casos localizam-se tambm no estado de So Paulo. Limeira uma cidade de porte mdio e tem uma indstria diversificada, mas desenvolveu recentemente um cluster de empresas fabricantes de bijuterias e jias folheadas. Compe-se de grande nmero de pequenas empresas, mas com algumas grandes empresas dominantes e cadeia produtiva no totalmente integrada no cluster. Campinas uma regio metropolitana com forte indstria diversificada, na qual a indstria de equipamentos para telecomunicaes e informtica tem se destacado como um importante cluster composto por grandes empresas, em sua maioria de capital estrangeiro, que importam a maior parte dos componentes. As especificidades ou problemas gerais mais relevantes so destacados a seguir. Procura-se primeiro abordar aqueles que se aplicam ao sistema local como um todo e depois os que so mais tipicamente problemas ou caractersticas das empresas locais.

Razes histricas e evoluo A maioria dos clusters tem origem num passado remoto, a partir de um evento ou acidente histrico que determinou a localizao daquela atividade produtiva naquela regio. Nos casos das indstrias de calados e de mveis, praticamente todas as aglomeraes surgiram desse modo. Entretanto, h casos em que a formao do cluster se d em torno a uma fonte de externalidades criadas, por exemplo, por instituies de ensino e pesquisa ou por polticas pblicas. Este o caso da aglomerao de empresas fabricantes de equipamentos de telecomunicaes e informtica de Campinas8, em que o estabelecimento de centros de pesquisa nas reas de telecomunicaes (CPqD-Telebrs) e informtica (CTI, atual ITI) foi fundamental para o fomento de capacitaes locais nessas reas. Deve-se destacar, nesse sentido, a presena do CPqD que, alm dos esforos empreendidos na rea de P&D para telecomunicaes, foi um importante fornecedor de mo-de-obra especializada para as empresas da regio9. Porm, a evoluo de um cluster pode ser fortemente redirecionada por um evento que gera uma bifurcao na sua trajetria. Esse evento pode ser uma mudana tecnolgica ou uma nova forma de organizao industrial. O caso de Nova Serrana emblemtico nesse sentido: a partir de meados dos anos oitenta, com a introduo da fabricao de tnis que imitam marcas famosas, o cluster que antes produzia calados rsticos de couro passou a crescer rapidamente

Da mesma forma no caso, no estudado, da fabricao de aeronaves e material blico na regio de So Jos dos Campos, SP. Deve-se apontar, no entanto, que a presena dessas capacitaes do sistema local teve papel secundrio na atrao dos investimentos das empresas transnacionais que se instalaram na regio ao final dos anos 90. O principal fator que atraiu esses investimentos foi a existncia na regio de uma extensa infra-estrutura de logstica e transportes.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

15

e mudou sua forma de organizao industrial. Em Votuporanga, a contratao de um profissional de mercado para implantar um projeto de modernizao no incio dos anos noventa deu dinamismo ao cluster. Isto tudo significa que criar clusters no tarefa trivial. Polticas devem antes de tudo buscar identificar os que j existem, avaliar suas virtudes e problemas, e direcionar instrumentos e medidas de polticas para aprimor-los.

Especializao produtiva: aspectos positivos e negativos As origens histricas influem tambm na determinao da especializao do cluster em algum tipo especfico de produto. Na maioria dos casos estudados observou-se uma clara especializao produtiva. Os estudos de casos da indstria de calados so bastante ilustrativos, j que cada um dos SLPs dessa indstria especializado num segmento do mercado. No estado de So Paulo, os produtores de Franca so especializados na produo de calados masculinos, os de Birigui em calados infantis e os de Ja em femininos; em Nova Serrana, Minas Gerais, a especializao na fabricao de tnis, e no Vale dos Sinos, dada sua extenso e importncia na indstria brasileira de calados, todos os tipos de calados so fabricados, mas a elevada produo de calados femininos tanto para o mercado interno quanto para exportao pode ser considerada como a especializao dos produtores locais. Essa especializao produtiva decorre tambm dos poderosos transbordamentos (spillovers) de conhecimento que ocorrem nas estruturas produtivas localizadas, de modo que o processo de aprendizado se d quase que naturalmente entre os produtores. Nos casos da indstria brasileira de calados, da mesma forma que na indstria moveleira de Votuporanga e na de folheados de Limeira, parte importante dos empresrios que atuam na regio teve sua origem a partir do trabalho nas prprias empresas locais10. Se por um lado esse processo capaz de gerar dinamismo dentro do sistema local, dado que o nmero de empresas que atuam no setor cresce rapidamente, por outro pode produzir algumas inflexibilidades importantes para as empresas que compem o sistema local, gerando os chamados efeitos de trancamento (lock-in) entre os produtores. Muitas vezes essa forte especializao produtiva inibe processos de diversificao por parte das empresas locais, j que as capacitaes esto muito fortemente baseadas naquela determinada base tcnicaprodutiva. Os fabricantes de Ja, por exemplo, produzem quase que exclusivamente calados femininos porque foram formadas ao longo do tempo capacitaes mais importantes na fabricao desse tipo de produto a partir do fabricante pioneiro. Alm disso, as informaes tcnicas e de mercado que circulam (esto no ar) em Ja esto sempre relacionadas com a produo e o mercado de calados femininos. No caso do Vale dos Sinos, os produtores locais conseguiram em grande parte romper com esses efeitos de trancamento, j que muitas empresas produzem outros tipos de calados, voltados a outros mercados. Isso ocorreu por causa das estratgias deliberadas de algumas das grandes empresas locais que decidiram modificar seus respectivos mixes de produtos e

10

No caso de Campinas, em virtude da diferente base tcnica setorial das empresas locais, essa origem raramente verificada. Alm disso, as empresas que compem o sistema local so em sua grande maioria grandes empresas internacionais que atuam no setor.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

16

investiram na concepo e na produo de outros tipos de calados. Mas isso s foi possvel, vale ressaltar, em virtude do crescimento de algumas empresas locais, que adotaram estratgias de diversificao produtiva, buscando ingressar em outros segmentos do mercado de calados.

Localizao e problemas de logstica e infra-estrutura O carter fortuito da origem do cluster s vezes coloca um problema de deficincia de infra-estrutura (transportes, comunicaes, acesso a mercados) que, pelos custos que impe s empresas, limita sua capacidade de competio e pode tolher seu processo de crescimento e desenvolvimento. H vrios exemplos entre os casos estudados. Os produtores de mveis de Votuporanga se queixam da distncia e dos custos de transporte at a capital do estado para entregas no comrcio local, para colocar as mercadorias no porto de Santos e para resolver questes burocrticas. Em Nova Serrana, a infra-estrutura urbana bastante precria e as rodovias de ligao da regio com a capital do estado e com outros mercados relevantes (So Paulo, por exemplo) tambm so muito precrias. claro que atuar nesse tipo de deficincia est fora do alcance direto de uma poltica para clusters, mas a poltica pode chamar a ateno de rgos pblicos para tais problemas, induzindo aes do governo federal (por meio, por exemplo, do PPA) ou de governos estaduais.

Cadeia produtiva: graus variados de integrao local A abrangncia da estrutura produtiva, que em certa medida pode ser verificada por meio dos dados quantitativos que indicam as classes de indstrias presentes no local, varia conforme o tipo de produto e o tamanho do cluster. Estes dois aspectos limitam, em alguns casos, a possibilidade de implementar polticas que visem o adensamento das cadeias produtivas locais. No caso da indstria de calados, os clusters do Vale do Sinos e de Franca tm uma cadeia produtiva praticamente completa. Empresas de todos os segmentos so atradas ao SLP em razo da existncia de foras exclusivamente de mercado, j que l elas encontram uma demanda expressiva para os seus produtos. O Vale do Sinos, por exemplo, chamado de supercluster no s por sua abrangncia geogrfica, mas tambm porque desenvolveram-se na regio inmeros produtores ligados a todos os elos da cadeia de produo de calados. Podem ser encontrados, alm de fabricantes de calados, tambm fornecedores de vrios tipos de insumos como couro, material sinttico, adesivos e selantes, solados de diversos materiais, frmas para calados, entre outros; produtores de mquinas e equipamentos para a fabricao de calados; prestadores de servios nas reas de informaes, tcnicas e de mercado, de design e de comercializao. Alm do mais, o desenvolvimento desses negcios fez com que alguns segmentos da indstria local tivessem participao importante no mercado domstico e, algumas vezes, nas vendas externas desses produtos. Isso fica bastante claro no caso dos produtores de mquinas para calados, que chegam a exportar algo em torno de 30% de sua produo. O caso de Limeira intermedirio. A indstria local de bijuterias e folheados atraiu um grande nmero de fornecedores de componentes e matrias primas, mas alguns insumos essenciais, de origem qumica, bem como alguns equipamentos mais sofisticados, so fornecidos por fabricantes de fora do cluster ou importados.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

17

Em outros casos, como nos das indstrias de calados de Birigui, Ja e Nova Serrana ou na de mveis de Votuporanga, a cadeia produtiva muito menos completa. No caso de Ja, a escala de produo da indstria local limita a atrao de fornecedores especializados. Isto tambm afeta os clusters de Birigui e Nova Serrana que, alm disso, por trabalharem com solados de materiais sintticos de origem petroqumica, no tm qualquer possibilidade de atrair a produo desses insumos.

Instituies de apoio pouco ativas ou inexistentes O papel das instituies de apoio e prestao de servios aos produtores ainda pouco expressivo nos clusters estudados. Na experincia internacional, notadamente dos distritos industriais italianos, essas instituies tm papel fundamental para o incremento da capacidade competitiva dos produtores, inclusive quanto proviso de servios voltados s reas tecnolgica e de desenvolvimento de produtos. Essa uma rea em que h muito espao para polticas pblicas que estimulem a criao e o funcionamento de tais instituies. Em alguns dos casos estudados h uma presena e uma atuao significativas de instituies de apoio e de servios. Dois exemplos so mais eloquentes: Votuporanga e Nova Serrana. Em Votuporanga foi criado o CEMAD Centro Tecnolgico de Formao Profissional da Madeira e do Mobilirio, cujas instalaes foram inauguradas em junho de 2001. Trata-se de um centro de excelncia, concebido pelo SENAI/So Paulo e inspirado no moderno congnere de Bento Gonalves (RS), o CETEMO Centro de Tecnologia do Mobilirio. Alm da formao de mo de obra especializada, o CEMAD tem importante papel na capacitao tecnolgica das empresas, inclusive em design, rea chave de conhecimento para a competitividade das empresas na indstria de mveis. Para sua criao as empresas locais, coordenadas por um profissional contratado, obtiveram apoio financeiro de vrios rgos pblicos federais, estaduais e municipais, e de instituies privadas, alm dos recursos prprios das empresas. No caso de Nova Serrana as empresas, por meio do sindicato patronal, criaram o Centro de Desenvolvimento Empresarial, que realiza cursos de capacitao gerencial e de formao profissional, palestras e seminrios, firma convnios de cooperao com instituies tcnicas, organiza a participao coletiva em feiras de moda, mantm um showroom permanente de calados produzidos por fabricantes locais, presta servios de laboratrio para testes e de modelagem em sistema CAD/CAM, e organizou uma cooperativa de crdito que conta com quase mil empresas participantes. Estes so casos cuja emulao teria efeitos altamente positivos em outros clusters institucionalmente menos organizados.

Fraco papel dos governos locais Na experincia internacional, os governos locais tiveram uma atuao importante no desenvolvimento dos produtores locais, inclusive por meio da criao de instituies voltadas ao suporte e prestao de servios s empresas. No caso brasileiro, no entanto, no se verificam experincias expressivas de aes relevantes dos governos locais no apoio aos produtores e na gerao de externalidades positivas aos agentes. Uma exceo importante o papel das prefeituras locais das cidades que compes o supercluster do Vale dos Sinos. Em coordenao com a secretaria estadual de meio ambiente, as prefeituras organizaram um servio de reciclagem de lixo e a construo de aterros de resduos industriais perigosos.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

18

Um papel ativo dos governos locais na atrao de empresas, porm, no parece ser um bom caminho. Um exemplo bastante claro disso foram os esforos de alguns governos estaduais, notadamente do Cear e da Bahia, que atuaram no sentido de conceder diversos benefcios s empresas que instalassem unidades nos seus respectivos estados. O resultado disso que diversas empresas, por exemplo da indstria de calados, efetivamente estabeleceram unidades produtivas nesses estados. Porm, o grau de envolvimento desses empreendimentos com o tecido industrial local quase nulo, formando uma espcie de enclave, que apresenta resultados pouco expressivos no que se refere ao adensamento da cadeia produtiva. O governo local, muitas vezes apoiado por agncias no-locais de fomento, deve pautar sua atuao na criao e na gerao de externalidades positivas aos produtores locais. Nesse sentido, deve atuar na infra-estrutura urbana e na criao de sistemas ou de instituies de apoio ou de prestao de servios ao sistema local, dando melhores condies aos produtores para que alcancem nveis superiores de competitividade.

Fraco esprito de cooperao e problemas de coordenao Na maioria dos casos estudados no h formas relevantes de cooperao entre empresas. O nico tipo de cooperao comumente encontrado o da troca ou emprstimo de matrias primas e, esporadicamente, emprstimo de mquina ou equipamentos. Prevalece um clima de desconfiana e competio, sobretudo quando se tratam de atividades ou de conhecimentos estratgicos tais como desenvolvimento de produtos, design, novos materiais. Mesmo em aes mais corriqueiras como compra conjunta de matrias primas, so poucos os exemplos de aes cooperativas. Isto limita as possibilidades de criar externalidades positivas aos produtores a partir de aes conjuntas, que poderiam contribuir para o incremento da competitividade de todo o sistema local. Isto pode ser consequncia de traos culturais, no s locais como de toda a sociedade brasileira, mas pode ser tambm resultado de estruturas de governana baseadas em poder de mercado das empresas. A evidncia mais forte vem do caso de Franca, onde no h qualquer forma de cooperao entre as empresas, e quando um grupo de pequenas empresas tentou organizar uma central de compras de matrias-primas e componentes para calados, numa tentativa de elevar o poder de barganha do grupo na negociao com seus fornecedores, foi rapidamente desestruturado pelas grandes empresas fornecedoras que, exercendo seu poder de mercado, ofereceram descontos s empresas do grupo que comprassem individualmente. Entretanto, h exemplos positivos de aes conjuntas das empresas, como nos casos do Vale dos Sinos e de Votuporanga. Este ltimo demonstra que, havendo um agente coordenador, que pode ser um profissional contratado (como foi o caso em Votuporanga) ou uma liderana local, torna-se mais vivel a organizao de centrais de compra de matrias primas11 ou a criao de centros tecnolgicos e de formao profissional como o CEMAD. No caso do Vale dos Sinos as grandes empresas produtoras de calados adotaram uma estratgia

11

Um grupo de pequenas empresas, sob a liderana da associao empresarial local, organizou uma central de compras de espuma de latex para a produo de sofs, obtendo melhores preos e condies de pagamento.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

19

conjunta no que se refere padronizao da etiquetagem dos seus produtos, principalmente nas relaes com os grandes atacadistas e varejistas. Isso permitiu s empresas a eliminao de alguns procedimentos e a reduo de custos logsticos relacionados com essas atividades. Em alguns outros casos, como por exemplo os de Nova Serrana e Limeira, o associativismo das empresas favorece a coordenao de atividades conjuntas pelos sindicatos e associaes de classe. Em Nova Serrana, a adeso das empresas ao Sindinova Sindicato da Indstria do calado de Nova Serrana bastante expressiva e tem servido para organizar central de compras de matrias primas, consrcio de exportao, participao de grupos de empresas em feiras de calados. Em Limeira a ALJ Associao Limeirense de Jias organiza eventos, cursos de design, participao em feiras e outras atividades conjuntas. Isto significa que as relaes cooperativas das empresas aglomeradas so condicionadas pela estrutura de governana do sistema local. A existncia de grandes empresas lderes locais um dos fatores que pode impedir o estabelecimento de aes conjuntas entre os agentes. Por outro lado, aes coletivas comandadas por essas grandes empresas podem ter seus efeitos amplificados junto aos produtores locais. Por isso, uma poltica para clusters deve considerar tambm a necessidade de estimular formas de coordenao extra-mercado, seja por meio de profissionais contratados ou de associaes ou redes de empresas.

Deficincias na capacitao gerencial e administrativa Em muitos casos, notadamente naqueles em que h maior nmero de pequenas empresas, predominam empresas familiares, nas quais a administrao de custos e os mtodos gerenciais de modo geral so bastante precrios. comum a aplicao de regras de bolso do tipo: preo igual ao custo multiplicado por trs. Nas estruturas produtivas em que as pequenas empresas so terceirizadas de grandes empresas locais, estas deficincias as colocam em constante risco de excluso da rede sempre que no conseguirem cumprir requisitos tcnicos ou de custos. Portanto, h necessidade de estimular a realizao de cursos de capacitao gerencial, contbil e administrativa, sempre que possvel acompanhados de profissionalizao da administrao da empresa. H nos casos estudados vrias iniciativas nesse sentido. Por exemplo, em Nova Serrana o Centro de Desenvolvimento Empresarial est colaborando na criao de um curso superior, promove cursos de atualizao e prtica de negcios em parceria com a Fundao Getlio Vargas, e celebrou convnio com o SEBRAE/MG para criao de uma escola tcnica de formao gerencial. Iniciativas como essas devem ser estimuladas nos clusters de modo geral.

Sistemas de comercializao: vantagens e limites Os casos estudados permitiram perceber que h vrios tipos de sistemas de comercializao nos clusters, abrangendo desde rgidos esquemas de exportao comandados por grandes empresas internacionais de comercializao e distribuio at vendas diretas na fbrica, passando por esquemas intermediados por representantes, canais prprios com redes de lojas, exportaes por canais prprios ou com participao em consrcios. Em geral esses
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

20

sistemas apresentam vantagens e desvantagens, como por exemplo assegurar a insero em determinados mercados, mas ao mesmo tempo ter que aceitar imposies tcnicas e comerciais dos compradores; fechar contratos que garantem grande volume de produo, mas tendo que utilizar marcas da rede de lojas. O ideal estabelecer canais prprios de comercializao, tanto no mercado interno quanto na exportao. Isto impe custos mais elevados, mas permite mais criatividade no desenvolvimento de produtos e o domnio dos ativos comerciais relacionados posse de marcas prprias e distribuio do produto, que tm papel fundamental para a competitividade dos produtores locais. A importncia desses ativos torna-se visvel na anlise dos dois principais sistemas locais da indstria caladista brasileira, o Vale do Sinos e Franca. Em ambos os casos, o ingresso no mercado internacional de calados a partir de fins dos anos 60 e incio de 70, se deu por meio da insero dos produtores locais em esquemas internacionais de comercializao e distribuio dos produtos, comandados pelos grandes compradores globais. Isso proporcionou um forte dinamismo s empresas locais, que apresentaram avanos tcnicoprodutivos bastante significativos, porm restritos esfera produtiva. At hoje, as empresas tm que se submeter aos esquemas internacionais de comercializao e distribuio, e atender as exigncias dos grandes compradores globais para ter acesso aos grandes mercados consumidores mundiais. Tem-se observado, por outro lado, algumas experincias, como em Birigui e em Ja, de formao de consrcios de exportao, com o intuito de facilitar o acesso das empresas locais ao mercado internacional, com apoio do programa APEX. Nesse sentido, esses consrcios podem ser uma forma interessante de estabelecer estruturas prprias de comercializao com os custos compartilhados entre os diversos produtores participantes do processo. Todavia, as experincias j em curso a partir do estabelecimento desses consrcios, que contam inclusive com recursos do programa APEX, ainda no apresentaram resultados suficientes para uma avaliao criteriosa.

Poucos gastos em inovao e desenvolvimento de produtos De modo geral h poucos gastos, relativamente ao faturamento das empresas, em desenvolvimento interno de produtos e em inovao tecnolgica, com as excees de praxe. O que predomina o desenvolvimento de produtos por terceiros (profissionais contratados), em geral adaptando produtos, modelos, designs, ou simplesmente copiando. As excees so as de empresas de maior porte, que gastam entre 2% e 4% do faturamento no desenvolvimento interno de produtos. Na indstria de calados, por exemplo, h empresas inovadoras voltadas para o mercado interno (e tambm para exportao, por canais prprios) em Franca, em Birigui, em Ja, e sobretudo no Vale dos Sinos. Esse caso tambm das grandes empresas estrangeiras da indstria de equipamentos de telecomunicaes e informtica de Campinas. Essas empresas tm departamentos internos de pesquisa e desenvolvimento, equipados com sistemas CAD/CAM e com profissionais especializados.. Mas so antes a exceo que a regra. H, portanto que estimular as atividades inovativas das empresas nos clusters, constituindo departamentos prprios de P&D e contratando profissionais especializados nessas atividades.
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

21

Dificuldades de acesso a informaes sobre produtos e tendncias de mercado Em vrios dos clusters estudados o acesso a informaes sobre novos produtos e tendncias de mercado (moda, design, cores, materiais) um ativo estratgico. As maiores empresas investem na aquisio desses conhecimentos, mas as empresas de mdio/pequeno porte tm maiores dificuldades de acesso a tais conhecimentos. Num dos clusters estudados, o de calados infantis de Birigui, o prprio sistema local encontrou uma soluo engenhosa para esse problema. Um empresrio local, que havia sido proprietrio de uma fbrica de tnis, conhecedor portanto das carncias das empresas locais quanto a informaes sobre tendncias de moda e produtos, fundou uma empresa especializada na prestao de servios a Pesquisa & Produto que se tornou fonte importantssima de conhecimentos para as empresas sobre tendncias de moda, engenharia e desenvolvimento de produtos, processos, software e servios especializados. Nesse sentido, gera substanciais economias externas para as empresas locais. O modo de operao da P & P consiste na realizao, pelo proprietrio da empresa, de duas viagens por ano Europa, uma em maro e outra em setembro, durante as quais visita as feiras internacionais e percorre as vitrines de calados nos principais centros (Espanha, Itlia, Alemanha, Frana, Blgica, Holanda e Inglaterra). As feiras servem de base pesquisa sobre tendncias e as vitrines indicam quais foram os produtos lanados. De volta ao Brasil, produz um CD-ROM com aproximadamente 10.000 imagens de modelos da calados. Alm disso, traz consigo cerca de 30 revistas especializadas em tendncias de moda e lanamentos, e um grande nmero de modelos de calados. As viagens so financiadas pelas 33 empresas locais que fazem parte da operao, a um custo semestral de R$ 1.400,00 por empresa12. Em contrapartida, recebem o CD e podem enviar seus modelistas e estilistas P & P para consultar o acervo de revistas e examinar, manusear, fotografar, desenhar ou escanear os modelos de calados. Esse custo representa menos de 10% do custo que cada empresa teria se buscasse individualmente adquirir esses novos conhecimentos, isto na hiptese de j conhecerem as fontes na Europa13. Alm desse acervo de conhecimentos, a P & P tambm fornece vrios servios reais s empresas, entre os quais: softwares especficos (de CAD, por exemplo), sistemas de automao comercial e industrial, cdigos de barras e etiquetagem, computao grfica, cursos e treinamentos. Um dos cursos oferece, por R$ 800,00, treinamento em sistema CAD que permite substituir o equipamento CAD por computador comum e projetar o produto sem precisar fazer o prottipo. A economia de custos que isso representa para as empresas locais pode ser avaliada pelo fato de que uma estao CAD completa, como a que foi instalada pela maior empresa local, custa em torno de US$ 200 mil e softwares de CAD italianos custam entre R$ 40.000,00 e 50.000,00. O software de CAD desenvolvido pela P&P custa R$ 3.000,00 para as empresas (valores referentes a janeiro/2002).

12

Valor referente a meados de 2001. O proprietrio da empresa informou que depois da desvalorizao do Real (janeiro/1999) esse valor tornou-se insuficiente para cobrir os custos de cada viagem. Por isso, passou a incluir em suas pesquisas um trabalho sobre bolsas que resulta tambm num CD, vendido em todo o pas por R$ 140,00. Com isso cobre parte das despesas com as pesquisas sobre calados. Segundo o proprietrio da P & P, o montante mnimo que uma empresa agindo individualmente despenderia em cada viagem seria de R$ 18.500,00 (janeiro/2002).

13

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

22

Qualidade Em todos os casos h preocupao quanto a qualidade, com mais nfase no produto final e especialmente quando destinado a exportao. Mas h deficincias nas empresas quanto a instalaes para testes laboratoriais e, sobretudo, controles de qualidade ao longo da cadeia produtiva. No caso da indstria de calados, o caso da m qualidade do couro amplamente conhecido. A indstria praticamente no tem certificaes ISO, e a explicao justamente a dificuldade de garantir qualidade em toda a cadeia produtiva. A instalao de maior nmero de laboratrios de testes de uso coletivo, com ocorre em Nova Serrana, pode ser um bom caminho. O caso da indstria de mveis de Votuporanga, por outro lado, ilustra como a ao coletiva das empresas, com coordenao institucionalizada, pode melhorar a qualidade de produtos e processos e conquistar a certificao ISO. Como parte do j mencionado projeto de modernizao do plo moveleiro iniciado nos anos noventa, as empresas locais, em colaborao com a Fundao Educacional de Votuporanga, criaram um curso superior de tecnologia em produo moveleira tendo em vista formar e reciclar mo de obra especializada. Simultaneamente foi contratado um profissional especializado para gerenciar um programa de qualidade em movelaria, que contratou 25 estudantes em final de curso superior de administrao para funcionar como multiplicadores de conhecimento. Os resultados foram extraordinrios. Em 2000 j haviam seis empresas certificadas, e o selo de qualidade foi essencial para que as empresas aumentassem as exportaes.

Carncia de servios tcnicos e profissionais especializados Em muitos clusters h necessidade de profissionais especializados em, por exemplo, design, modelagem de produtos, engenharia e sistemas de produo, marketing, pesquisa de produtos e mercados, etc. Essa deficincia tem sido suprida por iniciativas coletivas em alguns casos. Em Limeira, por exemplo, alm da criao de cursos de design as empresas locais se uniram para trazer um designer italiano para ensinar e prestar servios por determinado tempo. Em Birigui h o exemplo j mencionado da empresa que foi criada para prestar tais servios especializados e que conta com 33 empresas clientes. Em Votuporanga vrias empresas manifestaram a inteno de formar um pool para contratar um designer, j que a nica empresa local especializada nesse servio no d conta da demanda. Este outro campo frtil para polticas.

Insuficincia de financiamento em condies e prazos adequados Este o problema mais universalmente declarado pelas empresas em todos os casos estudados. H um repdio explcito a crditos bancrios que no sejam simplesmente para desconto de ttulos, e mesmo os agentes financeiros pblicos mais conhecidos so ou evitados ou simplesmente ignorados. Isto se aplica a todas as modalidades, mas os problemas so mais acentuados no crdito de longo prazo para investimento, na exportao e nas atividades tecnolgicas. So as amplamente conhecidas dificuldades quanto a taxas de juros muito altas, spreads muito elevados, exigncias exageradas de garantias, prazos de carncia e de
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

23

amortizao inadequados (especialmente para pequenas empresas), dificuldades de acesso a linhas especficas de crdito (por exemplo, para exportao), e at falta de informaes. Esta talvez seja a rea mais necessitada de ateno por parte de polticas eventualmente dirigidas a clusters.

Sugestes de Polticas

As polticas de desenvolvimento para os clusters podem ser (tentativamente) classificadas pela combinao de dois critrios: 1. produtoras de externalidades ou propiciadoras de vantagens exclusivas; 2. que reforam ou aceleram o caminho que naturalmente seria trilhado pelo cluster ou que introduzem saltos (descontinuidades) relevantes na trajetria de evoluo do cluster. Vejamos cada um destes elementos de mais perto. Em diversas oportunidades, aes de fomento para empresas individuais instaladas em clusters j foram defendidas com o critrio de que so polticas para o cluster. Justifica-se uma poltica (uma ao favorecida) com base no argumento de que estimula o desenvolvimento local, regional, do cluster. Ora, nem sempre uma ao voltada a uma empresa do cluster gera este resultado. Num dos clusters estudados na pesquisa, nenhum produtor possua dimenses suficientemente grandes para comprar um equipamento de determinado tipo, que permitia fabricar um item de gerao superior. Isso ajudava a criar elementos de cooperao entre diversas empresas, interessadas na compra para uso compartilhado da mquina. Esta forma de cooperao ajuda a criar eficincia coletiva (uso integral da capacidade produtiva do equipamento), refora os vnculos entre as empresas, estimula novos projetos coletivos. Quais seriam os efeitos de um eventual apoio financeiro compra da mquina por uma das empresas? Por certo esta empresa passaria a contar com uma vantagem importante, eventualmente decisiva. Os seus produtos subiriam um degrau em qualidade, ela conquistaria outros mercados, podendo adicion-los aos do cluster em seu conjunto, ou deslocando outros ofertantes. Possivelmente, ela seria levada a utilizar uma frao da sua capacidade de fabricao diferenciada para atender pedidos de outras empresas locais. O estabelecimento desta relao assimtrica pode ter efeitos positivos, reforando os mais fortes ou aptos, ou efeitos nocivos, provocando uma ruptura da lgica que combina (em doses variveis) cooperao e competio e alcana com isso resultados coletivamente favorveis. A primeira pergunta que a poltica de desenvolvimento voltada para um cluster tem, pois, que responder sobre os mecanismos que deseja colocar em marcha, sobre as trajetrias que pretende impulsionar. Um eventual acomodamento dos atores pode ser quebrado pela introduo de elementos competitivos que perturbem o quadro (esttico, paralisado) e promovam mudanas. Inversamente, uma situao de dinamismo baseado mais em simetrias nos processos competitivos e cooperao promotora de crescente eficincia coletiva deve ser reforada pelo estmulo a aes que permitam que todos ascendam, mesmo que apenas alguns sejam, de fato, capazes de faz-lo. Neste caso, o aproveitamento das oportunidades ter decorrido muito mais das diferenas existentes entre indivduos e empresas do que do mero exerccio de uma vantagem inatingvel pelos demais.
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

24

No caso em que a poltica de desenvolvimento dos clusters pretenda apoiar principalmente a criao ou o reforo de capacidades coletivas, para impulsionar a trajetria de pelo menos uma parte dos produtores, o conhecimento das iniciativas locais j concretizadas e das tentativas ainda no implementadas afigura-se fundamental. Uma das lies dos clusters a de tomar o destino nas prprias mos. Nada pior para esse movimento de constituio de cidadania e de empreendimento do que as ddivas cadas do cu, sem compromisso, sem construo prvia. Uma poltica de desenvolvimento coletivo para clusters deveria oferecer projetos e vantagens em bases isonmicas com julgamento competitivo. A pergunta que perpassa o julgamento de mrito deve ser: como o projeto capaz de criar novas condies para o desenvolvimento da economia local?. S na aparncia esta pergunta bvia, pois ela permite, na realidade, evitar igualar os desiguais, comparando projetos distintos de clusters distintos, ignorando suas diferentes caractersticas estruturais e seus diferentes estgios de desenvolvimento. Em princpio, uma poltica de desenvolvimento para clusters deveria apoiar toda e qualquer ao criadora de novas capacidades coletivamente aproveitveis. Novas capacidades tm claramente uma dimenso qualitativa, muito mais do que quantitativa. Criar uma escola de formao profissional prioritrio, mas feito isto, entre aumentar o nmero de vagas e promover uma especializao em novas tcnicas, esta segunda que deve ser favorecida. A razo simples: a primeira ao tem frmula conhecida e pode ser reproduzida e multiplicada com riscos reduzidos (ou nulos), enquanto a segunda ao necessariamente envolve desconhecimentos, obstculos e riscos; pode, portanto, demandar aes que os reduzam. Ademais, o impulso da poltica de fomento deve estar sempre voltado para o aprimoramento qualitativo, (quase) nunca para a mera expanso quantitativa. Este princpio pode ser excepcionalizado quando o cluster tem dimenses to modestas que o seu desenvolvimento quantitativo possa provocar uma mudana qualitativa, permitindo o surgimento de atores diferenciados, de mecanismos de coordenao novos, de atrao de clientes e fornecedores. Com base nestes princpios brevemente enunciados, pode-se propor um certo nmero de iniciativas que cabem num projeto de polticas de desenvolvimento voltadas para clusters. Todas as aes criadoras de externalidades devem ser apoiadas. Dois cuidados precisam ser levados em conta desde o incio. O primeiro consiste em evitar que a criao, com recursos pblicos, de economias privadamente aproveitveis penalize aqueles produtores que utilizaram recursos privados para construir as suas prprias economias, internamente empresa. A poltica pblica de desenvolvimento de clusters deve evitar criar assimetrias, mas deve tambm evitar anular aquelas que tenham sido criadas em processos competitivos regulares. Se a vantagem de um produtor est no acesso privilegiado (e exclusivo) a uma fonte de matria-prima, a poltica de desenvolvimento voltada para o cluster pode e deve ajudar os demais produtores a criar uma fonte de aprovisionamento alternativa. Todos se beneficiaro disso e, no longo prazo, at mesmo o detentor da vantagem (que era) exclusiva e que deixar de s-lo por graa da poltica de fomento, pois ele prprio ter que criar novas capacidades que lhe propiciem novas vantagens em substituio perdida (anulada). Muito diferente seria se a vantagem do produtor em posio mais favorvel tivesse sido construda por acmulo regular de capacidades, fruto de esforos sistemticos. A constituio, por exemplo, de uma equipe de design, dotada de equipamentos e expertise, diferenciando a produo e permitindo posicionamento mercadolgico diferenciado no deveria ser anulada por meio de subsdios pblicos constituio de vantagens anlogas pelos
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

25

demais produtores. Afinal, estes j possuem at mesmo o exemplo do pioneiro. Seria mesmo possvel argumentar que a poltica pblica de apoio deveria, sobretudo, dedicar-se a reforar a vantagem legitimamente constituda pelo pioneiro, propiciando, com isso, o reforo da sua posio e tornando o movimento de adeso dos demais trajetria mais do que uma possibilidade, uma necessidade. Alm de premiar o pioneirismo, esta poltica pode ser considerada a mais eficiente em termos de resultados contrastados aos seus custos: com menos recursos, dirigidos ao pioneiro, a poltica alcana adeso dos demais. Os instrumentos para implementar tais polticas de apoio incluem: formao profissional, em etapas, em diversos nveis, at alcanar os nveis diferenciados da qualificao tecnolgica e da capacidade inovadora; uma modalidade de apoio pode revelar-se a mais promissora entre todas, nos clusters incipientes: a contratao de profissional externo, verdadeiro estrangeiro, capaz de introduzir no tecido local o elemento diferenciado, seja pelo aporte de experincia de outros locais, seja simplesmente pelo olhar diferente, e que seja capaz tambm de, por seu papel, exercer coordenao efetiva de aes conjuntas das empresas; disponibilizao ampla e facilitada (eventualmente subsidiada) de equipamento de uso coletivo para normatizao, padronizao, certificao, testes de qualidade de produtos e de materiais, e outros servios tecnolgicos; disponibilizao de pessoal qualificado para o estabelecimento de padres e normas tcnicas, obteno de certificaes, registro de patentes; subveno (decrescente ao longo do tempo: durante seis meses, a poltica paga 75%, depois cai a 50%, depois a 25%, at finalmente acabar a subveno) contratao de pessoal tcnico, sobretudo no quadro de aes coletivas, com as seguintes funes: especialista em custos, contratado em regime coletivo, capaz de implantar sistema de custos em muitas empresas; - funes tpicas de engenharia de processo: alm do problema com a funo custo, tal esquema pode ser utilizado em outros procedimentos gerenciais e tcnico-produtivos, como planejamento e controle da produo, qualidade, logstica, tecnologia da informao, entre outros; - designer: em diversas das experincias estudadas, nota-se a ausncia de maiores esforos na rea do desenvolvimento de produto e design; prope-se ento a criao de esquemas coletivos, por exemplo, por meio da contratao de designers, ou de um centro de design, que atuariam como prestadores de servios s empresas. crdito do cluster deveria ser diferenciado: - o gerente da agncia local do banco pblico deveria ser nativo; - as garantias deveriam ser oferecidas por um sistema de garantia compartilhado, com a penalidade de excluso do sistema dos eventuais inadimplentes; - o financiamento a atividades no corriqueiras (ampliao de capacidade produtiva corriqueiro, montagem de uma estratgia de exportao no o ) deveria ser apoiado com mecanismos diferenciados.

A segunda dimenso das polticas envolve o binmio reforo/acelerao das trajetrias ou, ao contrrio, introduo de descontinuidades e explorao deliberada de patamares no naturais nem automticos. Os produtores de um cluster podem fazer muitas atividades conjuntamente, podem mesmo caminhar no sentido de constiturem dimenses coletivas com marco institucional e legal prprios, mas difcil imaginar que possam romper com alguns
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

26

parmetros bsicos do funcionamento de cada empresa. Dito de outra forma, o horizonte das aes coletivas est fortemente condicionado pelo horizonte das perspectivas empresariais consideradas individualmente. O mais provvel que as aes coletivas sejam dirigidas a resolver os problemas que cada empresrio, individualmente, identifica e , nessa sua condio, incapaz de resolver. A poltica de desenvolvimento para os clusters pode ajustar-se a essa trajetria, mas pode tambm ousar construir posies alm da trajetria natural. A primeira alternativa envolve o atendimento das necessidades, procurando eventualmente agregar-lhes qualificaes e conferir-lhes maior eficincia. Assim, natural que todos os clusters de um determinado setor industrial (calados, por exemplo, ou mveis) aspirem a possuir equipamentos e laboratrios coletivos de ensaios e testes, tal como perfeitamente aceitvel que todos disponham de escolas tcnicas e profissionais para a formao de trabalhadores, empresrios ou administradores, engenheiros e gerentes. O fomento trajetria natural consiste em dispor de um leque amplo de alternativas para estas finalidades, aprimorando-as gradualmente, introduzindo uma espcie de benchmark mvel que incite todos ao padro superior. perfeitamente normal esperar que o currculo escolar de uma escola profissional de um cluster incipiente no inclua desde o incio uma qualificao especfica sobre digamos histria da arte e o design de objetos domsticos, mas parece normal esperar que ela possua no rol de disciplinas algumas horas dedicadas identificao das qualidades e defeitos das principais matrias primas j utilizadas naquela atividade. A criao de condies para a atividade inovativa e empreendedora exige, no entanto, que ao longo do tempo sejam includos na formao bsica novos elementos que parecem, no horizonte imediato de cada empresrio e dos trabalhadores, divagaes ou, na melhor hiptese, informaes interessantes mas sem esprito prtico e inaplicveis. A indstria do design assenta sobre sculos de arte e de estudo sistemtico de sua histria. A identificao de oportunidades de interveno pblica em parceria com aes coletivas exige das prprias polticas pblicas uma capacidade prospectiva. Esta, por sua vez, requer a combinao de dois insumos. O primeiro um indivduo ou uma instituio local que possam estar mergulhados no ambiente sem no entanto ter a viso ofuscada pelas atividades de produo, diretamente. O segundo uma instituio externa capaz de acompanhar o desenvolvimento de cada um dos clusters, mas mantendo sempre uma perspectiva comparativa na experincia da Itlia as agncias regionais de desenvolvimento foram fundamentais, inclusive no papel de mobilizao de agentes locais e no acesso a recursos no-locais. Em alguns casos, essa perspectiva ajuda a manter a cronologia das aes possveis, o encadeamento mais natural; em outros, pode dar-se que o monitoramento permita evitar, precisamente, a repetio de equvocos, ou ajude mesmo a pular etapas. Para aquele primeiro indivduo ou instituio, a poltica consiste em fornecer ao cluster uma bolsa de tipo RHAE (Recursos Humanos em reas Estratgicas) para qualificao de um profissional que retorna, em seguida, e se mantm equidistante das empresas, mas mergulhado no ambiente local. Para o segundo elemento, o frum adequado uma Secretaria do Ministrio do Desenvolvimento Indstria e Comrcio Exterior, eventualmente apoiada por estudos feitos, por exemplo, pelo IPEA, ligado ao Ministrio do Planejamento. Nos Estados, o trabalho poderia caber a um setor especfico da Secretaria de Indstria, de Agricultura (em alguns casos), ou de Cincia e Tecnologia. O segundo termo do binmio proposto possui mais ousadia e requer mais muito mais coordenao. Schumpeter, o fundador da economia da inovao, dizia que todas as
Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

27

carruagens juntas nunca faro uma estrada de ferro. A passagem de um outra demanda mais do que um ingrediente novo, exige uma ruptura com o modelo antigo. Uma possibilidade consiste na constituio de uma entidade empresarial coletiva, que pode ser uma sociedade annima, mas tambm uma sociedade de propsito especfico voltada para as atividades avanadas que esto (muito) alm do horizonte dos agentes diretamente envolvidos. As modalidades desta organizao escapam ao alcance deste estudo, mas registrese apenas a idia de que ela deveria ser concebida para resolver trs tarefas relevantes: a promoo do patamar competitivo local, o alargamento do horizonte de clculo empresarial e a captao de recursos de mais longo prazo que possam combinar-se aos recursos locais e servir de alavanca para eles.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

28

Bibliografia

AUDRESCHT, D.; FELDMAN, M. (1996). R&D spillovers and the geography of innovation and production. The American Economic Review, v. 86, n. 3, jun. BELUSSI, F. (1999). Policies for development of knowledge-intensive local production system. Cambridge Journal of Economics, v. 23, p. 729-747. BELUSSI, F.; GOTARDI, F. (2000) Evolutionary Patterns of Local Industrial Systems towards a cognitive approach to the industrial district. Aldershot, England: Ashgate Publishing Ltd. HADDAD, P. R. (1989). Medidas de Localizao e de Especializao. In: HADDAD, P. R. et al. (Organizadores) Economia Regional: Teorias e Mtodos de Anlise. Fortaleza, BNBETENE. ISARD, W. (1960). Methods of Regional Analisys. Cambridge, Massachusets: The MIT Press. KRUGMAN, P. (1991). Geography and trade. Cambridge: MIT Press. KRUGMAN, P. (1998). Whats new about the New Economic Geography ? Oxford review of economic policy, v. 14, n. 2. PORTER, M. (1998). Clusters and the economics and competition. Harvard Business Review, nov-dec. SCHMITZ, H. (1997). Collective efficiency and increasing returns. IDS Working Paper, Brighton, IDS, n. 50, march. SCHMITZ, H.; NADVI, K. (1999). Clustering and industrialization: introduction. World Development, v. 27, n. 9, Sep. SCOTT, A. (1994). Variations on the theme of agglomeration and growth: the gem and jewelery industry in Los Angeles and Bangkok. Geoforum, v. 25, n. 3, p. 249-263. SCOTT, A. (1998). The geographic foundations of industrial performance. In: CHANDLER, A.; HAGSTRON, P.; SOLVELL,O., orgs. The dynamic firm: the role of technology, strategy, organization, and regions. Oxford University Press. SUZIGAN, W. (2001a). Aglomeraes industriais como focos de polticas. Revista de Economia Poltica, 21 (3) jul-set, pgs.27-39. SUZIGAN, W. (2001b). Aglomeraes industriais: avaliao e sugestes de polticas. Captulo da coletnea Futuro de Indstria: Oportunidades e Desafios a Reflexo da Universidade. Braslia: Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior e Instituto Euvaldo Lodi, pgs. 49-67. SUZIGAN, W.; FURTADO, J.; GARCIA, R.; SAMPAIO, S. (2001a). Sistemas produtivos locais no estado de So Paulo: o caso da indstria de calados de Franca. In: TIRONI, L.F. (Coord.). Industrializao Descentralizada: sistemas industriais locais. Braslia: IPEA.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

29

SUZIGAN, W.; FURTADO, J.; GARCIA, R.; SAMPAIO, S. (2001b). Aglomeraes industriais no estado de So Paulo. In: Economia Aplicada, 5 (4), out-dez., p. 695-717. SUZIGAN, W.; FURTADO, J.; GARCIA, R.; ROSELINO, J. (2001c). Inovao e difuso tecnolgica em sistemas produtivos locais: evidncias e sugestes de polticas. So Paulo, Fundap. Relatrio final de pesquisa. SUZIGAN, W.; FURTADO, J.; GARCIA, R.; SAMPAIO, S. (2002a) Coeficientes de Gini locacionais (GL): aplicao indstria de calados do estado de So Paulo. Anais do XXX Encontro Nacional de Economia, Nova Friburgo, ANPEC, dez. SUZIGAN, W.; GARCIA, R.; FURTADO, J. (2002b). Governana em sistemas de MPMEs em clusters industriais. Rio de Janeiro, UFRJ (Relatrio de pesquisa). Disponvel em http://www.fclar.unesp.br/pesq/grupos/geein/02atividades/ 7pesquisacluster/geein027.htm.

Clusters ou Sistemas Locais de Produo e Inovao: Identificao, Caracterizao e Medidas de Apoio

30

You might also like