You are on page 1of 10

Converter um udio 2.0 em 5.

1 DTS
Partilhar

AnteriorPrximo Resumo

Veja uma tcnica que converte facilmente [relativamente falando] seus arquivos de udio e/ou vdeo mono, estreo (2.0 e at 2.1), em arquivos de udio/vdeo 35.1 DTS (ou simplesmente Surround, dependendo das opes selecionadas.) Tudo ser compatvel com os leitores de DVD que suportam o DTS.

Opinio: O efeito obtido nunca ser comparvel ao doss verdadeiros filmes em 5.1 DTS. Estes foram registrados em seis canais, enquanto que aqui vamos apenas copiar / inverter / alterar os canais pr-existentes. impossvel converter realmente um ou dois canais em seis anos sem um estdio de gravao especializado. <gras<SOFTWARES REQUERIDOS:</gras>

Adobe Audition - Pago SurCode DVD-DTS Encoder - Pago VSO convertxtodvd - Pago VirtualDub- Gratuito VirtualDubMod - Gratuito AVI-Mux GUI - Gratuito Audio Converter Pro - Gratuito (perodo experimental de 15 dias) Codec DivX - Gratuito (version 8) VLC media player - Gratuito

Neste tutorial, s ser explicado como converter um arquivo de vdeo (AVI) estreo 2.0 em um arquivo de vdeo (AVI), DTS 5.1, e como grav-lo. Voc vai precisar de cerca de 50 GB de espao livre em disco. Isto baseado em um filme com a durao de 2h e meia, que re-codificado a 30fps, com uma velocidade de vdeo de 1500kbps e de udio de 1500kbps. Explicao dos termos:

Mono - Um canal apenas

Estreo 2.0 - Apenas canais frontais, ou seja, esquerdo e direito. Estreo 2.1 - Dois canais frontais (esquerdo e direito) + um canal de graves (Subwoofer, ou LFE). 5.1 Surround - 6 canais de udio (Front Left, Front Right, Center, LFE, Surround Left, Surround Right). comprimido com o codec AC3 (com um arquivo de udio .ac3). 5.1 DTS - Igual ao anterior, exceto que no comprimido (d um arquivo de udio .dts). Muito maior do que o AC3, mas com qualidade bem superior.

Etapa n 1 - Criao dos diretrios: Etapa n 2 - Extrair a faixa de udio do vdeo: Etapa n 3 - Re-codificar o arquivo de udio wave dependendo da qualidade desejada: Etapa n 4 - Eliminar a faixa de udio e recomprima o arquivo de vdeo: o A) Desativar o udio o B) Encontrar a resoluo do vdeo original o C) Aumentar ou diminuir a resoluo do vdeo o D) Alterar o nmero de quadros por segundo (fps) o E) Ajustar a profundidade das cores o F) Configurar o tipo de compresso o G) Gravao de vdeo Etapa n 5 - Converter o arquivo "02_udio_Ideal" em wave PCM : Etapa n 6 - Criao dos canais FL e FR : Etapa n 7 - Criao dos canais SL e SR : Etapa n 8 - Criao do canal central: o A) Criao dos canais centrais L et R o B) Mixagem do canais centrais L e R para obter um C mono Etapa n 9 - Criar o canal LFE (Subwoofer) Etapa n 10 - Mixar os 6 arquivos/canais/faixas em um nico arquivo DTS 5.1: Etapa n 11 - Mixar o arquivo de vdeo com a faixa de udio DTS: o A) Desativar a faixa de udio novamente o B) Mixar o udio e o vdeo Etapa n 12 - Sincronizar a faixa de udio com o vdeo: o A) Configurao do VSO convertxtodvd o B) Mtodo de tentativa e erro o C) Voc est pronto para a gravao

Etapa n 1 - Criao dos diretrios:


Crie uma pasta (aqui "C:\Converso"). No interior, crie 3 sub-pastas ("01_Original", "02_Em_andamento" e "03_Convertido"). No interior de cada uma dessas pastas, crie duas outras subpastas ("udio" e "Vdeo"). Colocar o arquivo de vdeo que voc quer modificar (aqui "Batman_Begins.avi") no "C:\Converso\01_Original\Vdeo".

Etapa n 2 - Extrair a faixa de udio do vdeo:


Abra o VirtualDubMod. Pressione as teclas CTRL+O (abrir) e digite "C:\Converso\01_Original\Vdeo\Batman_Begins.avi". Aperte a tecla Enter. Agora v ao menu Stream>Stream List>Son Wave. Grave-o em "C:\Conversion\01_Original\Audio" sob o nome de "01_udio_Original.wav".

Se o seu computador tiver desempenho suficiente, selecione sempre "Processing Thread Priority: Highest"

Espera a operao terminar.


Agora, voc ter sua pista de udio no formato wave do seu vdeo. Clique em OK e feche o VirtualDubMod.

Etapa n 3 - Re-codificar o arquivo de udio wave dependendo da qualidade desejada:


Abra o Audio Converter Pro. Pressione a tecla F2 e digite "C:\Converso\01_Original\udio\01_udio_Original.wav". Pressione a tecla Enter. No Formato Output, selecione (para a melhor qualidade possvel, se no, passe essa etapa): o Formato - WAV o Samplerate - 48000 o Modo - Estreo o Bits - 16 Aperte em Start (Boto vermelho). Ao terminar a operao, v em "C:\Converso\01_Original\Output", renomeie o arquivo para "01_udio_Ideal" e mova-o para "C:\Converso\02_Em_Andamento\udio". Exclua a pasta "C:\Converso\01_Original\udio\Output". Feche a aplicao.

Essa etapa permitiu alterar o bitrate do arquivo de udio de maneira considervel (cerca de 1500kbps)

Etapa n 4 - Eliminar a faixa de udio e recomprima o arquivo de vdeo:


A) Desativar o udio

Abra o VirtualDubMod. Pressione as teclas CTRL+O (Abrir) e digite "C:\Converso\01_Original\Vdeo\Batman_Begins.avi". No menu Streams, clique em "Stream list", e em "Disable" (no canto inferior direito da janela que acabou de aparecer). Voc acabou de desativar o udio. Pressione o boto "OK".

B) Encontrar a resoluo do vdeo original

No menu Vdeo, marque "Full Processing Mode".

Agora pegue sua calculadora, caneta e papel.


V em "C:\Converso\01_Original\Vdeo\", Clique com o boto direito do mouse>Propriedades (em "Batman_Begins"), "Detalhes". Tome nota da "Largura do quadro"e da "Altura do quadro" (aqui 480 e 212).

Agora voc vai querer que o primeiro nmero (Largura do quadro) seja igual a 720. Para no perder a imagem, o segundo nmero (Altura do quadro) deve ser proporcional. Faa o seguinte clculo: (720*H)/L = x > (720*212)/480 = 318 o X sendo sua nova Altura final, H sua Altura inicial e L seu comprimento original. o X deve ser positivo. Se no for o caso, arredondar para o nmero inteiro mais prximo.

C) Aumentar ou diminuir a resoluo do vdeo


Volte ao VirtualDubMod. Pressione as teclas CTRL+F (Filters), e "Add". Escolha "Resize" e clique em "OK". New width : Entrar 720. New height : Entre o valor que voc obteve (aqui 318). Clique em "Show Preview". Na janela que aparece, arraste a barra (cursor) at obter uma imagem clara (com muita luz). Na janela esquerda ("Filter:resize"), clique na caixa esquerda do "Filter mode". H oito escolhas. Pegue o que torna a sua imagem, na janela da direita, mais bonita / clara / definida (geralmente, trata-se do "Bicubic"). Clique em "OK". Clique outra vez em "OK".

D) Alterar o nmero de quadros por segundo (fps)


Pressione as teclas CTRL+R (Frame Rate). Em "Frame Rate Conversion", marque "Convert to fps" e entre 30, como valor. Clique em "OK".

E) Ajustar a profundidade das cores


No menu Vdeo>Color Depht, em "Descompresso de formato", marque "24-bit" e em "Output format to compressor/display", marque "32-bit". Pressione a tecla Enter.

F) Configurar o tipo de compresso


Pressione as teclas CTRL+P (Compresso). Escolha o "DivX" na lista. Clique em Configurar. Na janela que aparecer em "Perfil de certificao" escolha "Profil Home Theater". Marque "Utilizar as predefinies para configurar o codificador" e entrar o valor 10 na caixa. Em "Modo de controle da taxa" selecione "1-Passe". Clique no cone da calculadora. Entre a durao do vdeo (aqui 02:20:01). Em "Tamanho do arquivo", entre o tamanho desejado em MB (aqui 2560) Em "Velocidade binria de udio", marque a segunda caixa e entre o valor 0. Clique em "Aceitar". Voc ver na caixa, o valor da velocidade do vdeo para as configuraes escolhidas. *Alterar se necessrio. (aqui 2500 kbps). Na guia "Codec", marque "Multithreading" se o seu microprocessador tem mais de um corao Na guia "Vdeo", marque "Dimenses e PAR inalterados". o "Reduo do barulho" = Inativo

"Entrelaamento" = Progressivo

Alterar as outras opes como quiser. Pressionar a tecla "OK". Pressionar a tecla "OK".

G) Gravao de vdeo

Pressione a tecla F7 (Save As). Digite "C:\Converso\02_Em_andamento\Vdeo\Batman_Begins_Sem_udio.avi" Pressionar a tecla Enter. Na janela que aparecer, desmarque "Show input video" e "Show output video". Se o seu computador for poderoso o bastante, escolha em Processing thread priority>Highest. Quando a operao for concluda, feche o VirtualDub.

Etapa n 5 - Converter o arquivo "02_udio_Ideal" em wave PCM :


Abra o "Adobe Audition". Pressione as teclas CTRL+I (Importar) e digite "C:\Converso\02_Em_Andamento\udio\01_udio_ Ideal.wav". Ao terminar a importao, clique, com o boto direito do mouse, no nome do arquivo que acabou de aparecer no lado esquerdo (01_udio_Ideal) e clique em "Editar o arquivo" (Edit File). Voc dever ver duas linhas com, e dentro de cada uma delas, uma onda. Esta representa o volume em dB da sua faixa de udio. Agora v em Edit>Convert Sample Type. Na nova janela, em "Sample Rate" digite 48000 se j no for o caso. No "Channels", marque "Estreo". No "Bit Depth", selecione 32. Clique em OK.

Etapa n 6 - Criao dos canais FL e FR :


Ao termina resta operao v em File>Save As..., digite "C:\Converso\02_Em_Andamento\udio\02_udio_Ideal.wav". Pressione a tecla Enter. Agora, ainda no Adobe Audition, pressione as teclas CTRL + L para selecionar o canal esquerdo. Este dever,*agora, estar sublinhado em cinza, em vez de verde. Clique, com o lado direito do mouse, nesta onda, e selecione "Copy To New". Selecione o arquivo "02_Audio_Ideal (2)*" e salve-o como (Save As) "C:\Converso\03_Final\udio\01_udio_Final_FL.wav". Clique duas vezes em "02_udio_Ideal.wav". Repita a mesma srie de etapas para o canal da direita, desta vez pressionando as teclas CTRL + R e salvando o arquivo obtido da seguinte forma: "C:\Converso\03_Final\udio\02_udio_Final_FR.wav". Estes sero os seus canais, Esquerdo (Left) e Direito (Right), finais.

Etapa n 7 - Criao dos canais SL e SR :


V em File>Close All. Abra (CTRL+0) o arquivo "C:\Converso\02_Em_Andamento\udio\02_udio_Ideal.wav".

No menu, clique em Efeitos>Modulao>Flanger. Na janela que aparecer, clique no "Play". Voc pode ver (ouvir) o resultado desse efeito. Ele inverte os canais esquerdo e direito, alm de modular a intensidade do som. Agora, reduza o "Mix" de cerca de 30. Ajuste, se precisar, para que o som fique o mais natural possvel. No deve nunca estar abaixo de 15 ou acima de 45 (son realmente ruim). Voc decide, cada caso um caso. Voc tambm pode ajustar as outras opes da janela, mas as que so dadas por padro so suficientes. Clique em OK. A maioria dos filmes comerciais convertidos em 5.1 DTS utilizam o efeito Reverb (Efeitos>Reverberao), mas eu acho que o Flanger d um efeito Surround muito mais agradvel a ser ouvido. Voc que decide. Salve como (Save As) o arquivo resultante com o nome de "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\03_udio_Ideal_Flanger.wav". Repita o mesmo processo da etapa 6 para obter os canais FL (CTRL + L) e FR (CTRL + R), mas desta vez, salve os arquivos com o nome

"C:\Converso\03_Final\udio\03_udio_Final_SL.wav" e "C:\Converso\03_Final\udio\04_udio_Final_SR.wav".

Feche todos os arquivo em andamento (File>Close All).

Etapa n 8 - Criao do canal central:


Normalmente, nos filmes, este canal contm principalmente as vozes. Ento, vamos extrair as vozes do arquivo de udio.

A) Criao dos canais centrais L et R


Abra (CTRL+O) "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\02_udio_Ideal.wav" Clique em Efeitos>Imagens Estreo>Extrator de canal central.... Na janela que acaba de aparecer, em "Faixa de frequncia", escolhe o que lhe convier. Voz masculina: Se o vdeo uma msica (clip) e o cantor do sexo masculino. Voz feminina: Se o vdeo uma msica (clip) e a cantora do sexo feminino. Baixos: Se o seu udio s contm as baixas freqncias. Espectro inteiro: no recomendado, reune o espectro das trs escolhas anteriores, no fazendo quase nenhuma diferena em termos de som. Personalizar: Opo que vamos escolher aqui, considerando que o arquivo de udio que queremos transformar um filme e, portanto, contm todas as vozes possveis. Eu recomendo entrar 115 para "Incio" e 20'000 para "Fim". Voc que sabe. * Voc pode ouvir o resultado final, clicando em "Play", no canto inferior esquerdo da janela. Em "Parmetros de discriminao", em "Distribuidor", por em cursor em 0. Clique em OK quando terminar. Salve como (Save As) o arquivo obtido com o nome "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\04_udio_Ideal_C.wav" Como nase tapas anteriores, utilize CTRL+L e CTRL+R para salvar os canais da esquerda e da direita nos arquivos separados, que voc chamar "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\05_udio_Ideal_CL" e "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\06_udio_Ideal_CR".

B) Mixagem do canais centrais L e R para obter um C mono

Feche todos os arquivos em andamento (File>Close All), e abra "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\05_udio_Ideal_CL.wav" e "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\06_Audio_Ideal_CR.wav" Agora clique na barra chamada "Multitrack" (Canto superior esquerdo). Clique, com o boto direito do mouse, no retngulo cinza direita do quadrado "Track 1" e selecione Insert>05_udio_Ideal_CL.wav. Faa a mesma coisa no "Track 2", mas desta vez escolha Insert>06_Audio_Optimal_CR.wav.

ATENO, O MARCADOR AMARELO DEVE FICAR IN?CIO. PARA CERTIFICAR-SE, MOVA-O PARA O MEIO DO RETNGULO CINZA, E PRESSIONE A TECLA "HOME"

Pressione as teclas CTRL+A para selecionar as duas faixas. Clique, com o boto direito do mouse, em uma das duas faixas, e Bounce to New Track>All Audio Clips in Session (Mono). Isso mixar as duas faixas em uma nica faixa mono, que ser chamada, por padro, "mixdown". Clique duas vezes na faixa "Mixdown" na aba, esquerda da tela, e v em Efeitos>Amplitude e compresso>Amplificao... Mova o cursor para que ele fique em torno de -2 1 dB. Pressione o boto "Play" para ouvir o resultado e regular o volume em decibis (nunca colocar em 0 ou superior). Salve Como (Save As), com o nome "C:\Converso\03_Final\04_Audio_Final_C.wav".

Etapa n 9 - Criar o canal LFE (Subwoofer)


Feche todos os arquivos em andamento (File>Close All) e, quando o backup for solicitado, responda no. Abra (CTRL+O) o arquivo "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\02_udio_Ideal.wav". V no menu Efeitos>Filtro e equalizador > Equalizador paramtrico... Na janela que vai se abrir ajuste a opes, da seguinte maneira: No grfico, marque "Segunda ordem". Logo acima, h um cursor, ponha em 43 Hz. Logo abaixo, h um cursor, ponha em 1044 Hz. O cursor esquerda do grfico deve ficar em 0.0. O cursor direita do grfico deve ficar em -48.0. Em "Bandas de frequncias (Hz):"marque 1 (por em 20 Hz) e 2 (por em 100 Hz). Em "Amplitude (dB):" (canto superior direito) ponha a coluna 1 em 1.9 e a 2 em 16.0. Marque "Q constante". Em "Ganho" (canto inferior direito) ponha em 0.0. Clique em OK (ou "Play", se voc quiser escutar e ajudar o som, voc mesmo). Salve como (Save As) com o nome "C:\Converso\02_Em_andamento\udio\07_udio_Ideal_LFE_Estreo.wav". V em "Multitrack" e faa Insert>07_udio_Ideal_LFE_Estreo.wav. Clique, com o boto direito do mouse, no retgulo do "Track 1", e Bounce to New Track>All Audio Clips in Session (Mono) Salve como (Save As), a nova faixa ("Mixdown.wav), com o nome "C:\Converso\03_Final\udio\06_udio_Final_LFE.wav". Feche Adobe Audition . Recuse o backup da sesso.

Etapa n 10 - Mixar os 6 arquivos/canais/faixas em um nico arquivo DTS 5.1:

Abra o Surcode DVD-DTS Encoder.

Clique no boto "Destino", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\00_Audio_Final.dts". Aperte a tecla Enter. o "Sample Rate" deve ser igual 48.0. Clique em "Left Front", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\01_Audio_Final_FL.wav". o Aperte a tecla Enter. Clique em "Right Front", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\02_Audio_Final_FR.wav". o Aperte a tecla Enter. Clique em "Center", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\05_Audio_Final_C.wav". o Aperte a tecla Enter. Clique em "SubBass LFE", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\06_Audio_Final_LFE.wav". o Aperte a tecla Enter. Clique em "Left Surr", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\03_Audio_Final_SL.wav". o Aperte a tecla Enter. Clique em "Right Surr", e digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\04_Audio_Final_RS.wav". o Aperte a tecla Enter.

Voc poder receber a seguinte mensagem: "Warning:Wave files have different data lengths" (Nota: Os arquivos wave tm comprimentos diferentes). No se preocupe, normal. Na realidade, a durao s varia de cerca de dez milsimos de segundos. O ouvido humano incapaz de detectar uma diferena to pequena. Feito isso, clique em "Encode".

Etapa n 11 - Mixar o arquivo de vdeo com a faixa de udio DTS:


Abra o VirtualDubMod. Aperte as teclas CTRL+O (Abrir) e digite "C:\Converso\02_Em_andamento\Vdeo\Batman_Begins_Sem_udio.avi". Aperte a tecla Enter. V no menu Streams>Stream List. Se voc tiver realizado a etapa 4A, a janela dever estar vazia. Se for o caso, pule a parte A.

A) Desativar a faixa de udio novamente


Se este no for o caso, no h necessidade de comear tudo de novo. Basta selecionar a(s) faixa(s) de udio (s), e clicar em "Disable" no canto inferior direito.

V no menu "Vdeo", clique em "Direct stream copy". V em File>Save As e salve uma cpia com o nome de "C:\Converso\02_Em_andamento\Vdeo\00_Batman_Begins_Sem_udio.avi". Aperte a tecla Enter. Terminada a opera, feche o VirtualDub e remova "C:\Converso\02_Em_andamento\Vdeo\00_Batman_Begins_Sem_udio.avi " e renomeie "C:\Converso\02_Em_andamento\Vdeo\00_Batman_Begins_Sem_udio.avi " com este nome. Abra novamente o VirtualDub com o arquivo "Converso\02_Em_andamento\Vdeo\00_Batman_Begins_Sem_udio.avi ". V em Streams>Stream list (que deve estar vazia).

B) Mixar o udio e o vdeo

Clique em "Add".

Digite "C:\Conversion\03_Final\Audio\00_Audio_Final.dts". Clique em "OK". No menu "Vdeo", marque "Direct stream copy". No menu "File", escolha "Save As" e digite o seguinte: "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync.avi". Aperte a tecla Enter. No final da operao, feche o VirtualDubMod.

Etapa n 12 - Sincronizar a faixa de udio com o vdeo:


Voc foi avisado, esta , provavelmente, a etapa mais longa e mais chata de todo o processo, mas a MAIS IMPORTANTE!!! Se voc decidir ignor-la, ou se no a fizer corretamente, tudo que voc fez at agora no servir para nada! Na verdade, esta etapa serve para corrigir a dessincronizao de udio / vdeo, ou seja, combinar as palavras (voz) com as imagens (lbios). Ler um filme em 5.1 DTS quando h uma diferena de 1 / 2 segundo entre os lbios e a voz realmente horrvel, acredite!

A) Configurao do VSO convertxtodvd


Abra o VSO convertxtodvd. Clique em Settings>Language. Escolha "Portuguese" e aperte a tecla Enter. No menu Configuraes>Geral : Pasta de trabalho: "C:\Converso\03_Final\Vdeo". Marque "Se lembrar da pasta". Na aba "Captulos" escolha as opes que te convierem. Na aba "Menu do DVD" escolha as opes que te convierem. Na aba "Formato da TV" escolha as opes que te convierem. aconselhvel para a resoluo de usar o "Full D1". Na aba "Gravao" escolha as opes que te convierem. Na aba "Legendas" escolha as opes que te convierem. Na aba "udio". o "Formato de udio" escolha "Automtico". Desmarque "Converter os arquivos DTS em AC-3". o "Nvel de udio" escolha "Leve". Marque "No verificar e no reparar os buracos no udio". Na aba "Encodage". o "Qualidade e velocidade de codificao" escolha "Alta Qualidade". o "Tamanho desejado, escolha "DVD-9". o "Prioridade da converso" escolha "Tempo real". Na aba "Processamento de vdeo". o "Desentrelaamento" escolha "No desentrelaar". o "Mtodo de redimensionamento do vdeo" escolha "Caixa de correio". Clique em OK.

B) Mtodo de tentativa e erro


Abra a pasta "C:\Converso\03_Final\Vdeo". No convertxtodvd aperte a tecla "Ins" (Inserir). Digite "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync.avi" e pressione a tecla Enter. Clique em Converter. Na janela que acaba de aparecer, clique em "Reduzir".

Agora, v ver na pasta "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync\VIDEO_TS". *Quando o tamanho do arquivo "VTS_01_1.VOB" igual a cerca de 300 MB no convertxtodvd, clique em "Cancelar". Uma janela aparecer solicitando uma confirmao; clique em "Sim". Uma segunda janela aparecer; clique em "No". V na pasta "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync\VIDEO_TS" e abra o arquivo "VTS_01_1.VOB" com o VLC media player. Encontre um trecho onde se possa ver claramente os lbios, e repare se as palavras combinam com o movimento dos lbios. Analise se o som est avanado ou atrasado em relao imagem, feche o VLC e exclua a pasta "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync" Agora, abra o VirtualDub e o arquivo "C:\Conversion\03_Final\Video\01_Batman_Begins_Audio_NoSync.avi" e pressione a tecla Enter. No menu "Vdeo" escolha "Direct stream copy". No menu "Audio" escolha "Direct stream copy". o Pressione as teclas CTRL+I (Interleaving).

No ttulo "Audio skew correction", direita do "Delay audio track by", insira um valor em milissegundos (1 segundo = 1000ms).

Se o udio estiver avanado, ponha x. Se o udio estiver atrasado, ponha -x. Clique em "OK". Pressione a tecla F7 (Save As) e salve com o nome "C:\Conversion\03_Final\Video\02_Batman_Begins_Audio\xms". se o valor for negativo ou positivo, e x o atraso em ms. Pegue este arquivo e converta-o com o converttoxdvd. Se for preciso, repita essa etapa at que o udio corresponda com o vdeo (preciso de uma mdia de 10 ensaios, mas eu sou muito exigente...).

C) Voc est pronto para a gravao


Finalmente, o seu vdeo est sincronizado com o seu udio, depois de vrios esforos, longos e rduos? Parabns! Pegue o vdeo com a boa sincronia, e converta-o completamente com o convertxtodvd. Entretanto, no se esquea de inserir um DVD no seu gravador! (Conselho: verifique o tamanho do seu arquivo; normalmente, ele no dever exceder 4,7 GB, se voc tiver seguido todas essas instrues ao p da letra, e inserir a dimenso adequada do DVD (4,7 GB ou 8,5 GB). Eu tambm aconselho escolher o 6x como velocidade de gravao, isto vai dar uma melhor qualidade de vdeo e de udio. Este tutorial leva cerca de seis horas para ser concludo (com o meu hardware). O resto vai fazer naturalmente! Agora s esperar alguns instantes (cerca de 1ou 2 horas) para desfrutar do seu filme em DVD DTS 5.1! Artigo original publicado por zicktraxx Traduo feita por Lucia Maurity y Nouira

You might also like