You are on page 1of 4

Direito Internacional Aula 01.09.11 Direito da Integrao e Cooperao Internacional.

Mercosul e Unasul Processo de integrao econmica: MERCOSUL: significa mercado comum do sul, integrado pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. A Venezuela fez pedido para integrar o MERCOSUL, entretanto necessita de autorizao de todos os entes participantes, sendo que o Brasil, Argentina e Uruguai j votaram a favor, entretanto o Paraguai ainda no votou. Bolvia, Chile, Equador e Peru so pases cooperados, entretanto no fazem parte do MERCOSUL. O MERCOSUL considerado como uma unio aduaneira. O seu fim ltimo de um mercado comum, com livre trnsito de pessoas. Em 1994 foi assinado no Brasil o protocolo de ouro preto, que estabelece os rgos do MERCOSUL no Brasil que so: conselho de mercado que tem por intuito comum velar pelo comprimento do tratado de assuno; exercer a individualidade da personalidade jurdica do MERCOSUL, negociar e estabelecer relaes. O sistema de pagamento de moeda dos membros do MERCOSUL feito pelas moedas dos pases integrantes, qual seja o real, peso; h um acordo tarifrio entre os pases o que permite haver uma reserva de valores. O parlamento do MERCOSUL situa-se em Montevidu, na Argentina, pois houve um tratado assinado neste local pelo MERCOSUL. O Brasil contribui com 70% das doaes para o MERCOSUL e utiliza apenas 30%.

UNASUL: a unio da naes sul americanas, formada por dois pases da Amrica do Sul. uma nao composta por alguns rgos institucionais. O tratado entrou em vigor com assinaturas de 8 pases em 2008. A UNASUL cria institutos para a sade de outros pases, bem como na rea da educao. A UNASUL composta pela IIRSA uma organizao responsvel pela construo de estradas, rodovias, hidrovias que ligam os pases que compem a UNASUL, e pelo CAN. O parlamento da UNASUL situa-se na Bolvia. Solues Alternativas de Controvrsias 1. Bons ofcios: o processo dos bons ofcios consiste na gesto por parte de um ou mais governos, ou de um ou mais cidados eminentes, alheios controvrsia, no sentido de aproximar as partes proporcionando-lhes a possibilidade de encontrarem diretamente uma soluo adequada.

2. Mediao: um instituto que se aproxima bastante dos bens ofcios, j que ela importa o envolvimento de terceiro na lide. Este por sua vez no possui uma atuao meramente instrumental aproximando as partes; ele toma conhecimento da demanda para lhes propor uma soluo. 3. Conciliao: procedimento de interveno de terceiros, a pedido das partes por meio da instituio de comisses geralmente compostas de trs a cinco pessoas. 4. Arbitragem: procedimento de soluo de controvrsia com a participao de partes neutras aceitas pelos litigantes, sua deciso vinculatria. A lei que regulamenta no Brasil a Arbitragem a n 9307/96. Aula 15.09.11 A Guerra no Direito internacional Contemporneo. Direito dos Refugiados de Guerra Conceito de refugiado de guerra definido pela Conveno dos Refugiados de Guerra. Os refugiados climticos esto ligados ao meio ambiente, isto so pessoas que se refugiam de um local para o outro devido as mudanas climticas e eventos que tornam as condies de vida impossveis buscando condies de vida possveis, por exemplo, os desastres podem ser causados pela natureza. Existe uma diferenciao entre os refugiados de guerras que so reconhecido por tratados que demandam do direito internacional, dos refugiados climticos que no possuem tratados que demandem do direito internacional. Pelos refugiados climticos existem varias correntes. Imigrantes climticos so os que migram para outros pases para prosperar profissionalmente, aventura, etc. Refugiados climticos vem conceituado pela Conveno de Genebra. So as pessoas que foram obrigadas a abandonar provisria ou definitivamente, devido ao visvel desnvel do clima de modo que de tal maneira h uma dificuldade de condies de vida.

Aula 27.10.11 Direito do Mar Conveno de Montego Bay 1982 Zona de soberania martima: a rea de soberania martima, historicamente de 12 milhas nuticas, que resulta em aproximadamente em 22 Km de extenso. Zona econmica exclusiva art. 55 conveno das naes unidas do direito do mar define que zona econmica exclusiva uma faixa de gua que comea do limite exterior do mar territorial estrangeiro e termina em at 200 milhas do litoral do mar territorial Plataforma Continental. O estado tem direito de soberania, explorao e jurisdio dentro deste limite. O Brasil possui a Lei 8617/83 define e regula sobre a zona econmica exclusiva.

Aula 03.11.11 D.I.M.A

A matria ambiental nasceu primeiramente, entre o final dos anos de 60 at o incio dos anos 70 no cenrio internacional e posteriormente no cenrio interno. Declarao de Estocolmo desta declarao surgem dois princpios muito importantes: 1. Principio da Responsabilidade: tem um histrico antigo dentro do direito internacional. Em 1940, na regio dos grandes lagos, agricultores norte americanos declaravam que havia uma fundio em territrio canadense que causava perda de colheita nos EUA. Os americanos propuseram ao no juizado de Michigan e o juiz a julgou incompetente pelo ru no estar localizado no territrio americano e no estar sujeito as normas americanas. Ajuizada ao no Canad tambm fora julgada improcedente. Foi resolvido atravs de um abrao diplomtico Trail Smelther Case, a deciso foi: todo pas responsvel pelas atividades de seus particulares que venham prejudicar atividade alm fronteira. No Rio Grande do Sul h um caso parecido. Concluindo, toda vez que houver um conflito entre pases em que atividade de um afeta a atividade de outro usa-se este princpio. 2. Principio da preveno: Se o nexo causal estiver ligado a uma ao o pais no obrigado a pratic-la. Se o nexo causal est ligado a omisso o pais est obrigado a ...

COMISSO BRUNDLANT final dos anos 80 Relatrio Brundlant que significa nosso futuro comum. este relatrio que usa o desenvolvimento sustentvel pela primeira vez. O conceito de desenvolvimento sustentvel tem um trip: social, econmico e ambiental. Rio 92 - Eco 92: foi sem dvida a maior reunio ambiental acontecida no mundo. Novas agendas e perspectiva de desenvolvimento com a queda do muro de Berlim em 1989. 182 chefes de estados se reuniram no Brasil, no Rio de Janeiro para discutir aspectos ambientais. Agenda 21 e Declarao do Rio A agenda 21 um programa de desenvolvimento para o sculo 21 em 40 captulos, elaborado por especialista de todo o mundo. A agenda 21, do seu ponto normativo, um instrumento vinculante? Sim, mas no como norma pesada, mas como softlow, isto direito suave, um direito em construo - Declaraes de rgos das Naes Unidas. Sob o ponto de vista da eficincia da norma este documento plenamente eficiente. Declarao do Rio: os dois princpios visto acima so melhorados e passam a ser responsabilidade comum e melhorada e o principio da preveno ampliado para principio da precauo. O primeiro diz atualmente que existem problemas ambientais globais que no tem origem em um s pas, como a destruio da camada de oznio, todos so responsveis, mas a capacidade e obrigaes para cada pas depender de alguns fatores Princpio da Equidade. O princpio da preveno necessrio o estabelecimento do nexo causal para obrigar um pas a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, j o principio da precauo no necessita do nexo de causalidade, tem validade e inteligncia corporal curta. Conferncia de Johanesburgo em 2002 que no foi um sucesso, pois estar o mundo no auge de uma crise mundial e por isto se prepara para 2012 uma outra conferncia no Brasil denominada Rio mais 20.

Quem encontra-se em risco no a natureza, o planeta, mas a raa humana. H um desequilbrio dentro do cenrio climtico mundial que pode gerar o desaparecimento de alguns pases. Aula 10.11.11 Mudanas Climticas Se no existisse mudanas climticas no planeta no haveria vida. Conveno Quadro Das Naes Unidas Sobre Mudanas Climticas: conveno quadro, que deveria ser denominado conveno moldura, uma forma de se estabelecer tratados, estabelecendo limites de obrigaes, no estabelecendo metas de servios e programas. Os protocolos so as pinturas para este quadro. Aula 24.11.11 Paradiplomacia serve para identificar as novas formas de relao entre o pas e o exterior. Por que o conceito de soberania de estado hoje em dia est sendo repensado? O que tem a ver o aquecimento global com este conceito? Respostas.: Hoje exitem temas que no conseguem ser resolvidos se a administrao territorial estiver concentrado. Os governos subnacionais e os municipios possuem hoje vida internacional, razo pela qual existe a paradiplomacia. Ao externa de governos locais: OLAJE (l-se olage).

You might also like