You are on page 1of 4

Dilogo o incio do educar: Paulo Freire

No podemos negar a contribuio que esse educador deu para a construo de uma educao crtica e consciente das aes realizadas no presente, tendo em vista um futuro melhor. S conseguimos desenvolver e melhorar a nossa educao quando primeiramente tivermos um plano, com objetivos delimitados e metas a serem alcanadas; porm no s o projeto que desenvolve a educao, e sim a realizao desse projeto, que parece ser o que falta no Brasil, parece que falta tambm pacincia para se observar o desenrolar desses projetos. Diante disso, fundamental que ns pensemos que os problemas educacionais no so resolvidos de uma hora para outra, preciso haver um controle que no interrompa a execuo de projetos de mdio e longo prazo. O problema brasileiro no a construo de projetos para a melhoria da educao; observamos o quanto grandioso o acervo de projetos que nos apresentado nas escolas, nos estados, nas regies. O que importa no a quantidade de projetos, e sim a execuo integral desses projetos que no presenciamos no pas, quer dizer h uma interrupo na execuo desses planos, por motivos polticos e individuais. muito proveitoso pensar que em nosso pas, como at mesmo em nossos municpios, h sempre interesses particulares que acabam com metas educacionais, com objetivos e principalmente com os resultados que se tm em vista. Isso desvia a educao do caminho certo, pois os interesses coletivos devem se sobrepor aos interesses particulares, principalmente na educao. Para alcanarmos resultados na educao fundamental que planejamentos construdos pelos educadores brasileiros sejam executados de forma integral, mesmo sabendo que um processo lento em que h uma contnua construo. Porque assim podemos saber em que progrediu o ensino nesse tempo, podemos tambm saber o que no deu certo nesse plano para que assim depois haja uma coao, deixando para trs as idias que no foram proveitosas e estudando, dialogando novas formas para a melhoria do sistema educacional. preciso fazer isso, que se trace um paralelo e haja uma mobilizao na construo de uma boa educao para todos. Porm isso no parece acontecer muitas vezes em nosso pas. Pois na maioria das vezes nos centros e principalmente nos recantos brasileiros h uma individualizao da educao onde poucos decidem o

futuro de muitos sem haver um dilogo crtico envolvendo toda a sociedade. Grupos agindo de forma autnoma, ou seja, fazendo suas prprias leis. S que essa autonomia que podemos denomin-la de autonomia exclusivista, ou seja, que exclui a participao de grande parte dos envolvidos na prtica das aes concernentes a educao; essa atitude tomada de forma livre por parte de poucos, muitas vezes atrapalha projetos que esto em andamento para o benefcio da populao. Isso se torna mais simples quando vemos que planos de instituies educacionais so simplesmente engolidos por outros planos que chegam em decorrncia de uma nova gesto. Quer dizer, h uma construo durante certo tempo para que se avalie e melhore a educao, h o interrompimento desse trabalho pela simples mudana de administrao. a educao no pode ser tratada dessa forma, tem que se ir alm desse pensamento de que em uma gesto se pode resolver os problemas apresentados; preciso que se construa polticas que priorizem a realizao de forma integral de projetos, independentemente de mudanas administrativas em qualquer instituio educacional. A educao tem que ser pensada no como um problema que temos que resolver, mas como uma construo a qual ns, obrigatoriamente devemos estar empenhados em sempre torn-la melhor. Como ser que conseguimos isso? Paulo Freire olhou atentamente para nossa educao para justamente tentar resolver essa pergunta. A conscientizao pode ser considerada uma das respostas para essa pergunta, pois quando um povo se conscientiza dos seus problemas pode muito bem buscar formas de resolv-los; a conscientizao o passo fundamental, porm s o conscientizar em si no resolve, pois preciso que todos se empenhem em transformar aquilo de que a sua conscincia consciente. preciso que a prxis, no sentido marxista, seja a grande guia nessa transformao social, fazendo com que ele reflita e em seguida lute para transformar os reflexos antes lhe apresentados. Quando pensamos em educao temos que ter em vista que no se consegue transformar o ensino em apenas um ou dois anos. Esse processo pode levar dcadas para se realizar, isso se houver, claro, um planejamento especfico e direcionado para os problemas apresentados. Interesses polticos fazem disso um desafio a ser superado. Ainda vemos muito pessoas, gestes, oligarquias que ao assumirem uma determinada instituio pensam logo em fazer um novo plano ou j tem um plano novo; sem parar para refletir que j h um projeto sendo realizado. O problema que essas interrupes na maioria das vezes no contribuem, pois acabam tirando a chance de se obter resultados para a futura construo de um plano melhor.

No somente na elaborao de projetos referentes a escola como um todo que h essa falta de dilogo, muitas vezes h um desrespeito com o prprio educando que o principal atingido com essa transio equivocada. Isso visto por Paulo Freire como uma falta de respeito ao educando, na medida em que no h um dilogo do educador com o educando. Isso no contribui para uma sintonia governamental. Pois o professor no sabe a realidade do aluno, passa contedos sem haver uma preocupao com a pessoa, a humanidade do aluno. Tratando dessa falta de dilogo, Paulo Freire coloca muito bem, no livro Pedagogia da Autonomia que essa construo, esse processo, essa edificao de uma educao crtica exige um respeito ao educando. interessante, que muitos educadores no ouvem seus alunos; e na obra Freiriana j citada (Freire,p.30, 1996) h um questionamento sobre essa no participao do educando na construo de uma boa educao, o questionamento aparece da seguinte forma: Por que no discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo contedo se ensina, a realidade agressiva em que a violncia a constante e a convivncia das pessoas muito maior com a morte do que com a vida? [...] por que no discutir as implicaes polticas e ideolgicas de um tal descaso dos dominantes pelas reas pobres da cidade? Com essas palavras, faz se referncia a criticidade que precisamos na educao, em que haja uma construo, a partir de perguntas e no a imposio educacional por parte dos gestores. importante que cada gestor saiba utilizar sua autonomia de forma inclusivista, ou seja, que inclua as idias que lhe so oferecidas at mesmo por parte dos alunos, para que assim as normas e o prprio ensino seja autnomo por parte de todos. Para que assim se estabelea uma grande e fundamental parceria entre os dois maiores beneficiados: o educador e o educando para que assim construam uma boa educao, guiada e direcionada para a melhoria de toda a sociedade. A educao precisa ser feita por todos, pois ouvindo as diversas partes que a compem que se detectam os problemas e assim se propem novas idias para resolv-los; tendo como principais protagonistas todos aqueles que vem um pas melhor emergindo no horizonte de esperanas que se mostra vivo no corao e na mente dos brasileiros.

Quando falamos de educao de qualidade no podemos esquecer que para t-la como realidade fundamental que se exercite o dilogo, como incio de um processo sempre aberto, um dilogo crtico que mostre realmente o melhor para todos. isso que podemos captar de uma parte do pensamento de Paulo Freire, destacando o dilogo como espinha dorsal para o desenvolvimento da educao e para o permanecimento da mesma, como espao sempre aberto para discutir e aperfeioar o intelecto desenvolvendo a vida humana. Aluno de Filosofia. Caic - Rio Grande do Norte/RN. COMENTRIOS:

Annimo disse... E quando trata de filosofia que a coisa pega; as pessoas no sei se tem receio de abrir mentes ou vivem um mundo do faz de conta para agradar a outros. Descobri que muitas pessoas trabalho filosofia como religio ou simplesmente para preencher o horrio. Como fico estarrecida diante de alunos com olhar de brilho,intenso na hora de uma reflexo parece anestesiado para saborear conhecimento e mesmo assim so toldos a este conhecimento para satisfazer um a minoria. As pessoas j perdero rumo de si para agradar o outro . Paulo Feire um conquistador que no recebe retorno de uma obra riqussima de projetos que vivem engavetados para mostrar que tem mas no do valor ou feito de qualquer maneira.

You might also like