You are on page 1of 111

METODOLOGIA CIENTFICA

Prof. Carmen Ballao Watanabe

CITAES
NBR 10520

DEFINIO

TIPOS DE CITAO
CITAO DIRETA a transcrio literal de um texto ou parte dele. CITAO INDIRETA a reproduo das idias de um outro autor, sem que haja transcrio literal dos termos.

CITAO DIRETA a transcrio literal de um texto ou parte dele. Na citao direta obrigatria a apresentao pgina consultada.
5

AT TRS LINHAS

A citao direta deve ser inserida no pargrafo entre aspas duplas, com o mesmo tamanho da fonte.
6

Exemplo:
O acesso literatura da rea e algumas sees se superviso em anlise institucional serviram de base a esse propsito. (HADDAD, 1993, p. 96).

MAIS DE TRS LINHAS A citao direta deve ser destacada com recuo de 4cm da margem esquerda, com fonte tamanho 10, espaamento entre linhas simples, e, sem aspas.
8

Exemplo:
Dentro deste contexto, Robbins (2003, p. 39) afirma que:
Alguns gerentes esto encontrando dificuldades em abrir mo do controle da informao. Sentem-se ameaados por terem de dividir o poder. A maioria, porm est descobrindo que o desempenho pelo compartilhamento da informao. E quando, de fato, sua unidade melhora, so tidos como gerentes mais eficazes.

CITAO INDIRETA

10

Na sentena:
Segundo Weaver (1973), muito tempo antes de o Brasil realizar suas primeiras pesquisas de viabilidade econmica da explorao e processamento do folhelho pirobetuminoso os franceses e os escoceses j comercializavam o leo extrado dessa rocha sedimentar.
11

No final da sentena:
Apesar dos avanos, ainda no se observou o empenho das autoridades competentes na busca pelas solues dos problemas sociais, como a ineficincia da educao, a m distribuio de renda, a insegurana e as desigualdades sociais e culturais, entre outros problemas que interferem na qualidade de vida da populao no Brasil. (JORDO, 2008).
12

CITAO DE CITAO

Neste caso, deve ser usada a expresso latina apud, que significa citado por.
13

Na sentena:
Para Gonalves (2000, apud FERREIRA, 2009) os pases desenvolvidos podem comprar crditos de carbono, com o objetivo de reduzir a emisso de gases.

14

No final da sentena:
Os pases desenvolvidos podem comprar crditos de carbono, com o objetivo de reduzir a emisso de gases. (GONALVES 2000 apud FERREIRA, 2009).

15

SUPRESSES, ACRSCIMOS e NFASE

16

Supresso:
indicada pelo sinal [...] e utilizada nos casos em que se quer omitir parte do texto.

Exemplo:
Conforme Alfonsin (2004), apesar dos programas de regularizao fundiria terem se disseminado nas cidades brasileiras nos ltimos anos, flagrante a inexpressividade dos resultados [...], especialmente nas capitais.

18

Acrscimo ou Comentrio:
So indicados entre colchetes e utilizados quando h necessidade de explicar o texto.

19

Exemplo:
A variao dos significados pretendidos pelo autor, e atribudos pelos diferentes leitores [polissemia]. (XAVIER, 2008, p. 18).

20

nfase ou destaque:
Deve ser destacado com negrito utilizada nos casos em que se quer enfatizar trecho da citao. Deve ser utilizada a expresso grifo nosso entre parnteses, aps a chamada da citao.

21

Exemplo:
[...] no basta ir s aulas e chegar antes do seu incio. preciso levar consigo, material adequado ao trabalho do dia. (RODRIGUES, 2008, p. 43, grifo nosso).

22

TRADUO DE CITAO
No caso de citao com texto traduzido pelo autor, deve ser indicada a expresso traduo nossa, entre parnteses, aps a chamada da citao.

23

Exemplo:
um software de armazenamento e recuperao da informao textual e estruturada, com foco em fontes de informao bibliogrfica e servios associados [...]. (BRITO, 2009, p. 18, traduo nossa).

24

Quando houver coincidncia de autores com mesmo sobrenome indicam-se as iniciais de seus prenomes. Se mesmo assim existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplo:
Para Oliveira, I. (2003, p. 184) a referncia mais usual da soberania do indivduo ainda a da propriedade, chegando a se confundir com ela. Na anlise da Internet como meio de comunicao e veculo publicitrio Oliveira, A. (2003, p. 92) destaca que grandes conglomerados da comunicao aumentaram sua fora entrando na Internet.

Quando houver diversos documentos de um mesmo autor, com a mesma data de publicao, acrescentam-se letras minsculas aps a data, sem espaos.

Exemplo:
Para Drucker (1998a, p. 57) a produtividade dos grupos que hoje dominam a fora de trabalho ser o maior e mais difcil desafio a ser enfrentado pelos gerentes [...]. A grande e bsica diferena entre uma entidade prestadora de servios e uma empresa o modo como a primeira recebe sua remunerao. (DRUCKER, 1998b, p. 161).

Trabalho de dois autores deve ser citado pelos respectivos sobrenomes, ligados por e quando includo na sentena e por ponto e vrgula quando estiver dentro dos parnteses, seguidos do ano.

Exemplo:
A definio apresentada por Albrecht e Bradford (1992) sustenta que a qualidade em servios a capacidade que uma experincia ou qualquer outro fator tenha para satisfazer uma necessidade, resolver um problema ou fornecer benefcios a algum.

Trabalho de trs autores deve ser citado pelos trs respectivos sobrenomes, ligados por e quando includo na sentena e por ponto e vrgula quando estiver dentro dos parnteses, seguidos do ano.

Exemplo:
De acordo com Fonseca, Martins e Toledo (1995, p. 208), o ndice Geral de Preos considerado como medida-padro (ou oficial) do pas. Trata-se de um ndice hbrido [...].

Trabalho de mais de trs autores deve ser citado pelo sobrenome do primeiro, seguido pela expresso et al. mais o ano.

Exemplos:
A escola tem por responsabilidade proporcionar aos seus alunos condies para que eles tenham acesso ao conhecimento (BARTALO et al., 1996). Di Chiara et al. (1998) procuram avaliar os atributos de qualidade dos servios segundo a viso dos usurios/clientes alunos de graduao, psgraduao e docentes utilizando o julgamento direto desses usurios.

Vrios documentos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, devem ter suas datas separadas por vrgula.

Exemplo:
Oliveira (1985, 1990, 1997) afirma que um dos propsitos do marketing alcanar os objetivos organizacionais.

Vrios autores com a mesma idia, mencionados simultaneamente, devem ser separados por vrgula quando estiverem no contexto da frase e por ponto e vrgula quando estiverem dentro dos parnteses. Nas duas situaes os sobrenomes so colocados em ordem alfabtica.

Exemplo:
Essa revoluo comentada por Oashi (1992), Paula (1991) e Pontes (1990), os quais apresentam argumentaes e explicaes para a realidade atual com colocaes semelhantes, lembrando que a nova realidade vem proporcionando a interao da sociedade, indivduo, informao e conhecimento.

Autor entidade: menciona-se o nome at o primeiro sinal de pontuao, seguido(s) da data de publicao do documento e da(s) pgina(s) da citao, no caso de citao direta.

Exemplo:
Como diferentes programas podem adotar enfoques diversos, as decises a serem tomadas so especficas de cada um. (BRASIL, 1976, p. 12).

Se o ttulo iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monosslabo, este deve ser includo na indicao da fonte.

Exemplo:
Porque se obstinar a tratar as plantas com inseticidas ineficazes contra os pulges, quando uma s joaninha engole mais de cem por dia?. (A JOANINHA..., 1995, p. 7).

CITAO DE DADOS OBTIDOS POR INFORMAO VERBAL (palestras, debates, conferncias, e outros): indicar entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis em nota de rodap.

Exemplo:
Qual o problema? O arquiteto prestador de servios deixa de ser o criador da forma pertinente como sntese dos aspectos especficos e fundamentais do problema arquitetnico programa, lugar e construo para transformar-se em um gestor mais ou menos comercial de imagens de origem no mnimo duvidosa, seu trabalho convertido em mero packaging. Alm da irrelevncia do que faz, incorre em charlatanismo ao invadir o campo de trabalho do publicitrio e do artista grfico. No rodap da pgina:
_____________

Helio Pion, entrevista no publicada, 8/12/2000.

CITAO DE TRABALHO EM FASE DE ELABORAO: o fato mencionado e indicam-se os dados disponveis em nota de rodap.

Exemplo:
A hiptese surge a partir de um problema previamente observado ou de uma pergunta ainda no respondida, podendo apresentar uma possvel soluo para o mesmo.(em fase de elaborao).

No rodap da pgina:

_____________
Normalizao de trabalhos academicos do IFPR.

CITAO DE INFORMAO EXTRADA DA INTERNET: As entradas seguem as mesmas regras para documentos impressos.

Exemplo:
A gesto de pessoas, para Pestana et al. (2003, p. 78) [...], faz parte da organizao que visa cada vez mais satisfao de seus funcionrios para que, motivados, executem suas tarefas com eficincia e eficcia.

REFERNCIAS
NBR 6023

O que referncia?
um conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos nos diversos tipos de formato.

Os elementos da referncia so:


Autor, titulo, edio, local, editora e data de publicao.

ISBN, srie, numero de paginas e outras.

Onde pode localizam-se?


No final do texto (Sistema Autor-data)

Elementos Essenciais
Autor Titulo Edio Local Editora Data de publicao

Exemplo:
ALVES, A. P. Construindo o futuro do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2007. 123p.

54

PRIMEIRO ELEMENTO: AUTOR


55

O primeiro elemento de uma referncia o sobrenome do autor em maisculo, seguido do(s) prnome(s) descrito com as letras abreviadas ou no. Exemplo: SILVA, J.

Autor individual
Indica-se o autor fsico com a entrada pelo ltimo sobrenome, seguido do prenome. Separe o sobrenome do pr-nome com vrgula ( , ). Exemplo: SILVEIRA, H. L. Como ficaria a indicao de seu nome?

Sobrenomes em espanhol
Por tradio cultural, os espanhis indicam primeiro o sobrenome paterno e depois o sobrenome materno. Assim, em se tratando de nome espanhol a indicao feita pelo penltimo sobrenome.
Exemplo: APARICIO SNCHES, C. A. (Cesar Antnio

Aparcio Snches)
Memorize:Marcelino Menndez Pelayo

MENNDEZ PELAYO, M.

Sobrenomes com complemento


Em autores cujo sobrenome so acompanhados por JUNIOR, FILHO, NETO e SOBRINHO, a indicao deve ser feita pelo sobrenome seguido dos distintivos. Ex.: FREITAS FILHO, A. (Armando Freitas Filho)
Obs.: No caso da denominao NETO convencionou-se que o NETTO (com a grafia com dois T) considerado sobrenome. Memorize: Osmar Antunes Jnior

ANTUNES JNIOR, O

Sobrenomes unidos por hfen


Nos sobrenomes unidos por hfen, a indicao feita considerando um nico sobrenome.
Exemplo: ARTEAGA-FERNANDEZ, E. Memorize: Carlos Octavio Ocke-Reis

OCKE-REIS, C. O.

Sobrenomes estrangeiros com prefixo


So indicados pelo prefixo se este for identificado como parte do nome. Exemplo: VAN DER MOLEN, Y. F. Obs.: Considera-se o prefixo como parte do nome se for escrito em maisculo. Exemplos Del, El, La. Caso estejam em minsculo no se considera como parte do sobrenome. Exemplo: da Silva Memorize: Alexander Von Humboldt

VON HUMBOLDT, A.

Indique a entrada correta para os nomes abaixo:


a) Marcia Datz Adadi b) Ernann Tenorio de Albuquerque Filho c) Heitor Villa-Lobos d) Pablo Pdua Fernandez f) Camilo Castelo Branco g) Jorge Amado i) Jlio de Mello e Souza k) Aldemir So Paulo
66

Indique a entrada correta para os nomes abaixo:


a) Marcia Datz Adadi b) Ernann Tenorio de Albuquerque Filho c) Heitor Villa-Lobos d) Pablo Pdua Fernandez e) Magali Rosa de SantAnna f) Camilo Castelo Branco g) Jorge Amado i) Jlio de Mello e Souza k) Aldemir So Paulo

Respostas:
a) b) c) d) e) f) g) h) i) ADADI, M. D. ALBUQUERQUE FILHO, E. T. VILLA-LOBOS, H. PDUA FERNANDEZ, P. SANTANNA, M. R. CASTELO BRANCO, C. AMADO, A. MELLO E SOUZA, J. SO PAULO, A.

Dois autores
A indicao feita segundo a ordem em que aparecem na publicao, separando-os pelo sinal de ponto e vrgula ( ; ).
Exemplo:MONTEIRO, C. BRANDO, A.
Como ficaria o seu sobrenome e o do seu colega ao lado?

Mais de trs autores


E quando tivermos mais de trs autores? O que fazer? Mencionam-se o primeiro, seguidos da expresso latina et al. (et alli = e outros). Exemplo: ZAEYEN, A. et. al.

Documento com vrios autores


Obras constitudas de vrios trabalhos ou contribuies de vrios autores so indicadas pelo responsvel intelectual (organizador ou coordenador), seguido da abreviatura da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade entre parnteses. Exemplo: BASTOS, A. M. (coord.)

Autores coletivos
Indica-se a entidade responsvel pela autoria, obedecendo a hierarquia desta.
Exemplo: BRASIL. Ministrio da Previdncia Social. Secretaria da Sade.

Como ficaria uma publicao da Secretaria Municipal de Educao de Curitiba?

CURITIBA. Secretaria Municipal de Educao.

Quando for possvel identificar a instituio, mesmo estando vinculada a um rgo maior, indica-se seu nome em maiscula com as siglas consagradas.
Exemplo: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

E ESTATSTICA. IBGE.
Como ficaria um artigo publicado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social

Instituto Nacional de Seguridade Social do Ministrio da Previdncia Social. INSS.

Como ficariam as indicaes para os seguintes casos:


a) Documento com autoria de Ademar Heemann, Alosio Leoni Schmid, Cristina Arajo Lima e Claude Raynaut. b) Documento com autoria de Myrian Regina Del Vechio e Naina Pierri Estades.

c) Documento com autoria de Joo Antonio Ferraz Junior e Beatriz L. Carvalho d) Documento organizado por Ana Clara Mendes, Paulo Peres, Humberto Dias. e) Documento publicado pela Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade (Secad) do Ministrio da Educao.

77

a) b) c) d) e)

HEEMANN, A. et al. DEL VECHIO, M. R.; ESTADES, N. P. FERRAZ JUNIOR, J. A.; CARVALHO, B. L. MENDES, A. C. et al. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade.SECAD.

SEGUNDO ELEMENTO: TTULO


79

O segundo elemento de uma referncia o: TTULO O ttulo reproduzido tal como aparece na obra, devendo aparecer em negrito, itlico ou grifado.
Obs.: O subttulo no destacado. Exemplo: O ensino de primeiro grau: uma anlise de desempenho.

Tradutor
Quando houver, indicase logo aps o titulo a meno da responsabilidade da traduo. Ex. Traduo Carlos Pereira.

TERCEIRO ELEMENTO: EDIO


82

O terceiro elemento de uma referncia a: EDIO A edio indicada pelo nmero da mesma seguida da abreviao ed. Exemplo: 5. ed. Obs.: A primeira edio no indicada.

QUARTO ELEMENTO: IMPRENTA


84

O quarto elemento de uma referncia a: IMPRENTA


IMPRENTA compreende as notas tipogrficas da publicao, ou seja, local (cidade, nome da editora e ano de publicao). Indica-se o local: (dois pontos) Editora, (vrgula) ano de publicao. (ponto) Exemplo: So Paulo: Atlas, 1998.

O local de publicao indicado da forma que aparece na publicao.


Quando houver mais de um local de publicao, deve ser indicado o primeiro ou o que estiver em destaque. Para nomes homnimos deve-se acrescentar o nome do pas, estado ou cidade. Exemplos: San Juan, Chile San Juan, Porto Rico

Quando o local no aparece na publicao, mas pode ser identificado, este deve ser inserido entre os sinais de colchetes. Exemplo: [Curitiba] Quando for impossvel determinar o local, indicar [S.l.] = (expresso latina abreviada sine loco = sem local) entre colchetes.

Indique o local de publicao a ser identificado na referncia nos seguintes casos: a) Aparecem na publicao as cidades do Rio de Janeiro e So Paulo. b) A publicao no indica local de publicao, porm sabe-se que a editora da cidade de Campinas. c) A publicao apresenta trs nomes de cidades com uma em destaque: So Paulo Rio Claro RIO DE JANEIRO. d) A publicao indica a cidade de So Carlos em Santa Catarina. e) A publicao no indica local de publicao.

Respostas p.333
a) b) c) d) e)

Rio de Janeiro: [Campinas]: Rio de Janeiro: So Carlos, SC: [S.l.]

No nome da editora
Omite-se a palavra Editora e as denominaes de natureza jurdica (S/A, Ltda). Exemplo: Bertrand do Brasil (e no Editora Bertrand do Brasil)

Consideraes gerais:
Quando h mais de um editor, indica-se o mais destacado. Quando o editor no aparecer na publicao, mas pode ser identificado, indic-lo entre colchetes. Exemplo: [Papirus] Sendo impossvel determinar o editor, indica-se entre colchetes [s.n.] (expresso latina sine nomine = sem nome).

Consideraes gerais:
Quando o local e o editor no aparecerem na publicao, indica-se entre colchetes [S.l.:s.n.] Indique a denominao Ed. para os nomes de editoras que possam ser confundidas com local. Exemplo: Ed. Santos

Indique como deve ser identificada a editora na referencia:

a) Editora Atlas S/A: b)Editora do Brasil: c) Editora Vozes Ltda: d)Sem editora: e) Sem local e sem editora:

Respostas p. 334 a) Editora Atlas S/A: Atlas b)Editora do Brasil: Ed. Brasil c) Editora Vozes Ltda: Vozes d)Sem editora: [s.n] e) Sem local e sem editora: [S.l.:s.n]

Para indicar a data deve ser colocado o ano de publicao.


Exemplo: 1999
Obs.: Se nenhuma data puder ser encontrada na publicao, registre uma data aproximada entre colchetes: Exemplos: [1981?] para data provvel [ca. 1960] para data aproximada [197-] para dcada certa [19--] para sculo certo [19-?] para sculo provvel

Para finalizar descreve-se o nmero de

pginas. Quando se tratar de uma referncia da obra no todo, opcional a indicao do nmero de pginas. Em referncia de captulos ou partes, obrigatria a incluso da pgina inicial e da final, que so transcritas por completo, separadas por hfen. Exemplo: 260p. (obra completa) p. 7-14 (capitulo)

PONTUAO UTILIZADA
Autor. Ttulo. Edio. Imprenta. Paginao. Para autor - SOBRENOME, Nome. Para ttulo - Ttulo principal: subttulo. Para imprenta - Local: Editora, ano.

Referncia completa
SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano de publicao. Nmero de pginas. O ttulo vem destacado (negrito)

Exemplo
LOPES, I. V. Gesto ambiental no Brasil: experincia e sucesso. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1996. 377p.

Faa a referncia completa a partir das informaes a seguir: Autor: Ermnia Maricato Ttulo: Metrpole na periferia do capitalismo: ilegalidade, desigualdade e violncia. Edio do livro: 1. Local de publicao: So Paulo Editora: Editora Hucitec Ano de publicao: 1996 Nmero de pginas: 124

MARICATO, E. Metropole na periferia do capitalismo: igualdade, desigualdade e violencia. So Paulo: Hucitec,1996. 124p.

Partes de monografias sem autoria especial


SOBRENOME, Prenome. Ttulo do captulo. In: ______. Ttulo do livro. Edio. Local: editora, ano de publicao. Pgina inicial-pgina final. JUCHEM, P. A. Balano ambiental para empresas. In: _______. Introduo gesto, auditoria. 3. ed. Curitiba: FAE/CDE, 1995. p. 75 -87.

Faa a referncia completa a partir das informaes a seguir: Autor: Cndido Malta Campos Filho Ttulo: Cidades brasileiras: seu controle ou o caos Local de publicao: So Paulo Editora: Nobel Ano de publicao: a provvel data de publicao o ano 1989. Captulo do livro utilizado: Captulo 3 Ttulo do captulo: As vises conflitantes do que o planejamento urbano Pginas do captulo: 19-30

CAMPOS FILHO, C. M. As vises conflitantes do que o planejamento urbano. In: _____. Cidades brasileiras: seu controle ou o caos. So Paulo:Nobel, [1989?]. cap.3, p. 19-30.

Partes de monografias com autoria prpria


SOBRENOME, Prenome (autor da parte referenciada). Ttulo da parte referenciada. In: SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano de publicao. Localizao da parte referenciada. Nmero de pginas.

Artigos de Eventos
NICOLETTO, U. A evoluo dos modelos de gesto de resduos slidos e seus instrumentos. In: CONFERNCIA SOBRE MERCOSUL, MEIO AMBIENTE E ASPECTOS TRANSFRONTEIRIOS, 2., 1997, Campo Grande. Anais... Campo Grande: SEMADES, 1997. p. 89-105.

Artigos de revistas
A pontuao utilizada e as informaes destacadas so diferentes. Observe com ateno: SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Titulo da revista, local da publicao, nmero do volume, fascculo, pginas inicial e final do artigo, ms e ano da publicao.

Exemplo
BENJAMIN, A. H. V. Responsabilidade Civil pelo Dano Ambiental. Revista de Direito Ambiental, So Paulo, v.2, n.9, p. 43-57, jan./jul.1998. Obs.: O volume indicado por v. O nmero indicado por n. As pginas so indicadas por p. inicial-final. Os meses so indicados abreviados, excetuando-se o ms de maio.

Artigos em jornais
SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local de publicao, dia, ms e ano. Pginas do artigo. Ex.: MORAIN, C. Gerenciamento ambiental em pequenas e mdias empresas de minerao. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 out. 1993. p. 1-5.

Dissertaes, teses e outros


SOBRENOME, Prenome. Ttulo. Nmero de folhas. Palavra Tese ou Dissertao (tipo de curso) Setor, nome da Instituio onde foi apresentada. Local da instituio, ano da defesa.
Exemplo: WATANABE, C. B. Antecipando a Agenda 21 Local: uma viso geogrfica do meio ambiente de So Mateus do Sul, Paran. 119f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Setor de Cincias da Terra, Universidade Federal do Paran. Curitiba, 2002

DOCUMENTOS CONSULTADOS ON LINE


SOBRENOME, Nome. Ttulo. Disponvel na Internet. Endereo. Data de acesso.
ROLNIK, R. Estatuto da Cidade: instrumentos para as cidades que sonham crescer com justia e beleza. Instituo Polis. Disponvel em:<http://www.polis.org.br> Acesso em: 23 mar. 2008.

You might also like