You are on page 1of 3

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2003.

Por Salustino Alex Ferreira do Amaral

1. APRESENTAO DO AUTOR DA OBRA

Moacir Gadotti licenciado em Pedagogia (1967) e em Filosofia (1971). Fez Mestrado em Filosofia da Educao na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP, 1973), Doutorado em Cincias da Educao na Universidade de Genebra (Sua, 1977) e Livre Docncia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1986). Em 1991 prestou concurso para Professor Titular na Universidade de So Paulo. Foi professor de Histria e Filosofia da Educao em cursos de graduao e ps-graduao em Educao e Filosofia de diversas instituies, entre elas a Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. Desde 1988 professor na Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo. Foi assessor tcnico da Secretaria Estadual de Educao de So Paulo (1983-1984) e Chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educao da Prefeitura de So Paulo (1989-1990), na gesto de Paulo Freire. Atualmente Professor Titular da Universidade de So Paulo e diretor do Instituto Paulo Freire. Possui um grande nmero de publicaes em que desenvolve uma proposta educacional cujos eixos so a formao crtica do educador e a construo da Escola Cidad, numa perspectiva dialtica integradora da educao e orientada pelo paradigma da planetariedade. Entre os livros publicados destacam-se: A educao contra a educao (1981), Pensamento pedaggico brasileiro (1987), Convite leitura de Paulo Freire (1988), Escola cidad (1992), Histria das idias pedaggicas (1993), Pedagogia da Prxis (1995), Paulo Freire: uma bibliografia (1996), Perspectivas Atuais da Educao (2000) e Pedagogia da Terra (2000). Um legado de esperana (2001). ______________________________ Graduando do terceiro semestre do curso de letras pela UEPB Universidade Estadual da Paraba.

2. BREVE SNTESE DA OBRA Boniteza de um sonho trata-se do ensinar e aprender com sentido, do papel do professor na escola formal e na escola regular, dirigido a todos os educadores. O autor mostra tambm que sonho e sentido possuem o mesmo significado pois, se o sentido um caminho ainda no conhecido, mas que se deseja conhecer, ele um sonho, um projeto. O autor conclui que a educao nacional precisa ter a cara do Pas que queremos.

3. PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA

Em formao continuada do professor, a formao deve ser concebida como reflexo, pesquisa, ao, descoberta, organizao, fundamentao, reviso e construo terica. A nova formao permanente, segundo essa concepo, inicia-se pela reflexo crtica sobre a prtica. Essa reflexo crtica no se limita ao cotidiano na sala de aula pois, atravessa as paredes da instituio para analisar topo tipo de interesses subjacentes educao, realidade social, com o objetivo concreto de obter a emancipao das pessoas. Nesse sentido, deve-se realar a importncia entre pares, atravs de relatos de experincia, oficinas, grupos de trabalho, outro eixo importante o da discusso do projeto poltico-pedaggico na escola. Muito sofrimento da professora, do professor, poderia ser evitado se a sua formao inicial e continuada fosse outra, se aprendesse menos tcnicos e mais atitudes, hbitos, valores. Antes de perguntar o que deve saber para ensinar, a professora deve se perguntar porque ensinar e como deve ser para ensinar. Para evitar o martrio e a desistncia que os sistemas escolares e as escolas necessitam de uma ajuda externa, de uma essessoria pedaggica. O assessor, como guia e mediador entre iguais, amigo crtico, deveria intervir a partir das demandas dos professores ou instituies educacionais com objetivo de auxiliar no processo de resolver os problemas ou situaes problemticas profissionais que lhe so prprios. A professora, o professor, podem ter um papel mais decisivo na construo de um novo paradigma civilizatrio se entenderem de outra forma o seu papel na sociedade do conhecimento e educarem para a humanidade.

A nova pedagogia para a educao da humanidade no apenas uma pedagogia da resistncia, mas, sobretudo, uma pedagogia da esperana e da possibilidade.

4. REFLEXO CRTICA SOBRE OBRA E IMPLICAES O terceiro captulo do livro de Gadotti, Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido, nos mostra como deve ser a formao continuada do professor, apontando dois eixos importantes, primeiro a troca de experincia entre professor e segundo discusso do projeto poltico pedaggico. Para o professor ser um profissional qualificado, na realidade, preciso antes de mais nada, um aperfeioamento contnuo do seu conhecimento e a sua competncia educativa. A troca de experincia entre professores de grande importncia para esse processo de qualificao. O professor precisa tambm ter uma reflexo crtica para poder avaliar como a sua prtica esta sendo desenvolvida, apontando os erros e acertos para o crescimento tanto do professor como da escola. O autor fala tambm do projeto poltico-pedaggico, pois de extrema importncia para o professor, pois acompanhando o projeto em conjunto que se toma parte dos problemas e necessidades da escola. O texto nos deixa perguntas sobre a prtica do professor, porque ensinar? E como deve ser para ensinar? Essas so perguntas devero ser respondidas antes de por prtica a atividade de professor, pois com a reflexo dessas perguntas que poderemos fazer um trabalho de qualidade dentro de sala de aula. Diante da assessoria pedaggica, o autor coloca que o coordenador o guia e mediador entre iguais, amigo crtico, diante dessa afirmao podemos notar que a funo do coordenador orientar, acompanhar, assessorar, criar, elaborar, discutir, junto com o professor o melhor e aprimorar o desenvolvimento da educao escolar.

You might also like