You are on page 1of 18

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PS GRADUAO EM GESTO, LICENCIAMENTO E AUDITORIA AMBIENTAL ANDR CLIVATI ASTAFIEFF

UTILIZAO DE GUAS SUBTERRNEAS COMO FONTE ALTERNATIVA DE PARA CONDOMNIOS RESIDENCIAIS EM LONDRINA/PARAN E O USO RACIONAL.

Londrina 2011

ANDR CLIVATI ASTAFIEFF

UTILIZAO DE GUAS SUBTERRNEAS COMO FONTE ALTERNATIVA DE PARA CONDOMNIOS RESIDENCIAIS EM LONDRINA/PARAN E O USO RACIONAL.

Projeto de pesquisa do curso de ps graduao em Gesto Licenciamento e Auditoria Ambiental apresentado Universidade Norte do Paran UNOPAR.

Londrina ASTAFIEFF, Andr Clivati. Utilizao de guas subterrneas como fonte 2011

alternativa de para condomnios residenciais em londrina/paran e o uso racional. 2011. 14 p. Projeto de Monografia apresentado ao Curso de PsGraduao de Gesto, Licenciamento e Auditoria Ambiental UNOPAR VIRTUAL, Londrina, 2011.

RESUMO

A tendencia reduo de custos nos condomininios residnciais tem apresentado uma situao hoje comum em grandes cidades, a perfurao de poos para atender as necessidades destes moradores, mas ser que essa atitude de se obter um dado bem a um menor custo gera desperdicio? Alm da possibilidade de desperdicio, quais as implicaes em quando um grupo isolado apropria-se de um bem universal visando economia financeira? Ou seja, tona a gua um bem de consumo. E quando essa apropriao ocorre em um sistema frgil de fcil contaminao como os aquiferos? O presente estudo busca uma contextualizao entre a utilizao de poos como fonte alternativa de abastecimento e o volume utilizado atravs de comparaes com padres de consumo ou familias clientes da consessionria de abastecimento pblico partinto do pretexto que a prpria natureza humana nos leva ao uso irracional quando algo vem a um custo financeiro menor. preciso que se discuta o assunto para que no faamos com a gua subterrnea o que temos feito com a superficial.

Palavras-chave: Uso racional da gua, aquiferos, fontes de abastecimento, meio ambiente, populao. SUMRIO

1. INTRODUO.................................................................................................1 2. JUSTIFICATIVA..............................................................................................3 3. OBJETIVOS....................................................................................................4 3.1 GERAL.....................................................................................................4 3.2 ESPECFICOS.........................................................................................4 4. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5 5. MATERIAL E MTODOS................................................................................7 6. RESULTADOS ESPERADOS........................................................................9 7. CRONOGRAMA............................................................................................10 REFERNCIAS.................................................................................................13

1 INTRODUO No processo de suprir suas necessidades, o homem se apropria dos recursos naturais com o objetivo de produo de bens materiais. Hoje a questo ambiental, se mostra em um lugar privilegiado no mbito das discusses por se tratar de um tema em que a responsabilidade deve caber a toda a sociedade. Um dos aspectos mais importantes na questo de estudos ambientais ultimamente se foca no uso ordenado da gua, buscando-se melhores opes para sua utilizao. A Declarao Universal dos Direitos da gua (Paris, 1992) j discute a importncia na preservao deste patrimnio natural, focando a obrigao de uma responsabilidade no somente do estado, mas da sociedade em geral, utilizando mecanismos legais quando diz: (...) 3. Os recursos naturais de transformao da gua em gua potvel so lentos, frgeis e muito limitados. Assim sendo, a gua dever ser manipulada com racionalidade, precauo e parcimnia. 8. A utilizao implica o respeito lei. Sua proteo constitui uma obrigao jurdica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questo no deve ser ignorada pelo homem nem pelo estado. (...) O volume total de gua disponvel na terra de aproximadamente 1,5 bilho de km, onde quase toda essa gua salgada e est nos mares e oceanos (aproximadamente 97%), do restante, 2% se encontra congelada nas geleiras e calotas polares e apenas 1% gua doce. Esse pequeno volume de gua doce se encontra assim distribudo: metade nos lenis profundos (a mais de 800 metros de profundidade), outros 47% esto distribudos entre os lenis subterrneos denominados de aqferos, 0,8% na umidade do solo, 0,7% na umidade do ar e o percentual restante (1,5) entre rios e lagos (Alonso, 1999). Na regio de Londrina encontramos a gua subterrnea em abundancia atravs dos aqferos Guarani, com elevado grau de porosidade gerado atravs das formaes Rio do Rastro, Pirambia e Formao Botucatu em sua extenso e Serra Geral de formao basltica sobre fissuras. Justamente por essa abundancia, tem se observado uma grande tendncia utilizao de guas subterrneas por condomnios residncias na cidade com a finalidade de reduzir os custos com a utilizao deste bem. 5

A natureza humana nos mostra que quando existe a abundancia de determinado bem a um menor custo financeiro temos o desperdcio, o uso irracional deste bem. O presente estudo tem como finalidade analisar se em Londrina/Paran, os condomnios residenciais que utilizam uma fonte alternativai de abastecimento de gua esto ou no efetuando tal uso de maneira racional.

2. JUSTIFICATIVA A elaborao da presente pesquisa justifica-se, pela falta de estudos relacionados ao uso racional dos recursos hdricos subterrneos, principalmente no meio urbano, onde cresce rapidamente o nmero de poos artesianos ou do tipo tubular profundo, abertos por condomnios residenciais e comerciais, industrias e empresas com o objetivo de reduzir custos com o abastecimento de gua para consumo, hoje em Londrina/PR, promovido pela Companhia de Saneamento do Paran Sanepar, empresa Paranaense de economia mista, detentora da concesso dos servios de distribuio de gua e coleta e tratamento de esgotos sanitrios na cidade. Sendo a gua considerada um bem comum, dotado de valor econmico, de grande importncia social e estratgica para o desenvolvimento regional, a sua gesto deve ser tratada pelos governos, sociedade e classe cientifica, com a mais alta prioridade. O uso mltiplo e integrado das guas, bem como a minimizao dos impactos ambientais, um objetivo que deve ser constantemente perseguido, tambm quando falamos em guas subterrneas, quantitativamente as mais abundantes no globo. A disponibilidade e a consistncia da informao relevante um prrequisito para a boa administrao da gua subterrnea. O conhecimento hidrogeolgico adequado precisa ser um processo contnuo, em que a tecnologia e a educao aprimorem a participao das partes interessadas e o uso mais eficiente desse recurso.

3. OBJETIVO GERAL Avaliar atravs de comparaes se existe uso racional da gua em condomnios residenciais de Londrina/PR que utilizam poos como fonte alternativa ou complemento de abastecimento de gua.

3.1 OBJETIVOS ESPECFICOS Avaliar se com a utilizao de uma fonte alternativa de abastecimento existe tendncia ou no ao desperdcio de gua, se com maior disponibilidade a menor custo o consumo de pode variar de forma desordenada. Efetuar uma anlise sobre o que viria a ser um consumo ideal de gua em condomnios horizontais, um tipo de habitao que se encontra em rpida expanso nos centros urbanos, utilizando a bibliografia disponvel. Demonstrar a necessidade de se criar instituies (e aes) adequadas para administrar os aqferos, de modo que todos os que se beneficiem com eles tenham conscincia de que se houver um bombeamento excessivo e permanente, superior reposio da gua subterrnea, podem surgir srios problemas para os usurios de um modo geral.

4. DESENVOLVIMENTO O termo gua refere-se, regra geral, ao elemento natural per si, desvinculado de qualquer uso ou utilizao. Por sua vez, o termo recurso hdrico a considerao da gua como um bem econmico, passvel de utilizao com tal fim (WALDMAN apud REBOUAS, 1999).
Existem particularidades que fazem da gua um item verdadeiramente indispensvel para a vida humana. A gua ocupa nove dcimos do volume total do corpo humano e cerca de dois teros de seu peso mdio. Sem ela, no seria possvel compreender o surgimento da vida, humana ou no-humana, e tampouco, das grandes civilizaes do passado, cujas realizaes estiveram intimamente envolvidas com a gesto dos recursos hdricos (...) (WALDMAN, 2002).

Como a quantidade e a qualidade da gua esto sendo afetadas pela inadequada ao do ser humano, deve-se estabelecer proteo da vegetao e solos, que possibilitam o fluxo de gua, sua forma natural de movimentao e de filtrao. Deve-se tambm definir as finalidades, as prioridades e os limites de uso, envolvendo tanto a quantidade como a qualidade de gua disponvel no planeta, criando as condies de convivncia entre usurios e suficincia para os ecossistemas. Segundo o Censo IBGE (2000), h ainda no Brasil, 42 milhes de pessoas sem acesso s redes de abastecimento de gua potvel. Esse contingente representa 24% da populao que no tem acesso garantido gua, em quantidade e qualidade. Reduzir pela metade, at o ano de 2015, a proporo da populao sem acesso permanente e sustentvel gua potvel e esgotamento sanitrio uma das metas estipuladas pelo Relatrio de acompanhamento do ODM 9

Objetivo de Desenvolvimento do Milnio (2004). Alguns fatores, tais como a distribuio assimtrica dos recursos hdricos entre as diferentes regies do Pas, os padres de qualidade e potabilidade da gua inadequados, alm do seu uso irracional, dificultam o acesso apropriado gua para consumo humano, podendo vir a causar problemas sade de quem a consome.

10

5. MATERIAL E MTODOS A pesquisa baseia-se em dados fornecidos pela Companhia de Saneamento do Paran SANEPAR, pertinentes ao consumo das ligaes de gua de Londrina entre o perodo de Janeiro a Dezembro de 2010, que ser realizada atravs de analise bibliogrfica e comparaes dos consumos com modelos matemticos. A SANEPAR, alm dos dados pertinentes ao consumo de guaii, possui em seus arquivos, especificaes tcnicas pertinentes seus chamados grandes consumidores, como os condomnios residenciais, como metragem construda por unidade, nmero de pisos, garagens, etc. Tais dados tambm sero utilizados em modelos matemticos para anlise de consumo de gua. A tabulao de informaes coletadas junto aos bancos de dados da SANEPAR dados como matricula do consumidor, endereo, categoria do clienteiii, volume consumido de gua, existncia de fonte alternativa de consumoiv, volume medido pela fonte alternativa e nmero de economias v por ligao de gua de extrema importncia na realizao da pesquisa, onde os dados analisados concentram-se em um perodo de 12 mesesvi. Para analisar se existe ou no uso irracional da gua em tais condomnios, preciso que se estabelea um indicador de comparao, este um dos pontos de discusso da pesquisa, a escolha de um mtodo de anlise para comparao, acreditamos no ser vivel a comparao de consumo entre condomnios e demais residncias da cidade, pois estes se apresentam fisicamente diferenciados quando levamos em considerao a existncia de alguns fatores como reas de lazer, quadra de esportes e diversas outras particularidades. A totalidade dos modelos utilizados como indicadores de consumo ideal mensal utilizado so pertinentes ao consumo de cada apartamento, ou seja, pertinente a cada ligao de gua. Tal valor de consumo vai ser retirado da base de dados da SANEPAR atravs de mdia simples, onde o volume total consumido pelo condomnio dividido pelo nmero de economias de gua cadastradasvii. Interessante citar que este calculo, utilizado pela SANEPAR em suas estatsticas, pois mesmo um condomnio tento mais de 20 apartamentos, este 11

abastecido por somente uma ligao de gua.

12

6. RESULTADOS ESPERADOS
Gerar uma discusso sobre a apropriao da gua disposta em aquiferos para a utilizao de grupos isolados que parte em contraponto ao seu conceito de bem comum por uma questo meramente econmica e se essa utilizao mais economica ocorre tambm de forma racional.

13

7. CRONOGRAMA
Segue na prxima pgina.

14

PERODO ABRIL A DEZEMBRO/2007 DESCRIO DAS ATIVIDADES Jan Tarefas a serem executadas. Acesso a base de dados Sanepar com coleta de informaes Identificao dos condomnios a serem anlisados Tabulao dos dados Reviso dos resultados junto ao prof. orientador Levantamento bibliogrfico a cerca do objeto de pesquisa Reviso dos resultados junto ao prof. orientador Elaborao do relatrio final de pesquisa. Reviso dos resultados junto ao prof. Orientador Entrega do relatrio final do TCC Fev Mar Abr Mai Meses Jun Jul Ago Set Out Nov X X X X X X X X X X X Dez

15

REFERNCIAS

ALONSO, Urbano Rodrigues. Rebaixamento Temporrio de aqferos. So Paulo. Tecnogeo: Geofix, 1999. ANA Agencia Nacional de gua. Informaes hidrolgicas. Acessado pela internet em 25/09/2011, disponvel em http://www.ana.gov.br/gestaoRecHidricos/InfoHidrologicas/projetos_aguasSubt err2.asp. BRASIL. Decreto n. 99.274, de 06/06/90. Dispe sobre as reservas Ecolgicas e reas de relevante Interesse Ecolgico. BRASIL. Decreto n. 89.336, de 31/01/84. Regulamenta a Lei n.6.938, sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente. BRASIL. Lei n. 5.357, de 07/12/67. Estabelece penalidades para embarcaes e territoriais Martimas ou fluviais que lanaram detritos ou leo em guas brasileiras. BRASIL. Lei n. 4.771, de 15/09/65. Cdigo Florestal. BRASIL. Lei n. 6.938, de 31/08/81. Dispe a Poltica Nacional do Meio Ambiente. BRASIL. Lei n. 7.661, de 16/05/88. Institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. BRASIL. Lei n. 9.433, de 08/ 01/97. Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos. ONU. Declarao Universal dos Direitos da gua. Sua ,1992 PINTO, Nelson L. de Souza; HOLTZ, Antonio C. Tatit; MARTINS, Jos Augusto; GOMIDE, Francisco L. Sibut. Hidrologia Bsica. Rio de Janeiro. Ed. Edgard Blcher, 1976. SUDERHSA Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental. Acessado pela internet em 04/10/2011, disponvel em http://www.pr.gov.br/meioambiente/suderhsa/. SANEPAR Cia. de Saneamento do Paran. Manual de Procedimentos: Projeto e instalao de sistemas prediais hidrulico-sanitrios. Sanepar, 2005. SANEPAR Cia. de Saneamento do Paran. Acervo de normas tcnicas ABNT TSUTIYA, Milton Tomoyuki. Abastecimento de gua. So Paulo. 16

Departamento de Engenharia Hidrulica e Sanitria da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo, 2004.

17

Fonte alternativa = utilizao de meios alternativos (parciais ou totais) para suprir a necessidade de gua de determinado estabelecimento. ii Tambm da fonte alternativa. iii A categoria uma varivel de distingue as vrias classes de consumidores. iv No caso a fonte alternativa a utilizao de poos. v O nmero de economias de gua por ligao se refere a quantidade de apartamentos de um condomnio por exemplo. vi Caso haja necessidade, dados histricos mais antigos podero ser consultados. vii Estas podem no necessariamente representar um apartamento, existem casos onde condminos tem ligaes separadas para limpeza de reas comuns como ptio, guarita e rea de lazer.

You might also like