You are on page 1of 3

Filosofia 3 sries Prof.

Ricardo
as

Sigmund Freud (1.856-1.939) 1. 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Teoria psicanaltica A percepo da realidade est condicionada pelos impulsos, instintos e censuras emocionais do sujeito; O inconsciente to, ou mais, determinante da vida humana quanto o consciente; A liberdade restrita e se amplia na medida que o homem toma conscincia das determinaes do seu comportamento, exercidas pelo inconsciente; Crtica da moral como subproduto cristalizado do superego e, portanto, como neurose criada pela vida em sociedade; Iconoclastismo: destruio de smbolos e instituies sagradas, considerados como manifestaes inadequadas de desejos e impulsos. Aparelho psquico: modelo freudiano Aspecto topogrfico (reas da mente): inconsciente (memrias cognitivas e emocionais, impulsos sexuais e agressivos, etc.), pr-consciente (registros livres, registros proibidos, etc.), censores (filtros de informao, cdigos de deveres, etc.) e consciente (noes de realidade, de identidade, de controle, etc.)
Memria 1 Memria 2 Memria 3 Memria 4 Percepo Censor Censor

2. 2.1

Estm ulo

Respos ta

Inconsciente Consciente

Pr-consciente

O modelo da mente de Freud, adaptado de A interpretao dos sonhos, passa por vrios subsistemas de memria, depois finalmente vai do inconsciente, atravs do pr-consciente, passando pelos censores e chega ao consciente. Pode haver uma resposta.

2.2

2.3

Aspecto estrutural (2 verso de modelo): ID, princpio do prazer (impulsos sexuais e agressivos), EGO, princpio da realidade (confrontao entre impulsos, deveres e consequncias dos ator) e SUPEREGO, princpio do dever (ideais e obrigaes). Mecanismos de defesa do ego: os opioides da alma Resistncias do ego (consciente), por orientao prpria ou do superego (censor), contra manifestaes do id (inconsciente) geradoras de ansiedade objetiva (temor do mundo exterior) e subjetiva (temor do conflito dos impulsos e afetos com os deveres decorrentes da manuteno da autoimagem/autoestima e com deveres sociais introjectados na conscincia).

Racionalizao: inventando, para si mesmo uma histria falsa Consiste na negao dos motivos indesejveis que geraram um fato (sem, contudo, neg-lo), indicando outros impulsos (falsos), aceitveis pelos outros e pelo superego, como causa. Exemplos: leitura de uma revista pornogrfica por causa do seu contedo literrio; certas surras que so dadas criana, visando ao bem dela, etc. Sublimao: substituir o ameaador pelo seguro Consiste na manifestao de um impulso inaceitvel, atravs de uma forma aprovada pelos outros e pelo superego. No h, portanto, negao do impulso enquanto tal, mas ele se manifesta no consciente de uma maneira aceitvel, a qual no o revela plenamente. Exemplos: impulso para roubar manifestado atravs da carreira de banqueiro; grito que se mascara de cano; o desejo de violentar que veste o disfarce de namoro, etc. Compensao: do pior para o melhor Consiste na negao, direta ou indireta, de uma deficincia, pela afirmao de uma capacidade. A ansiedade gerada pela percepo da limitao objetiva anulada pelo desempenho brilhante em outro ou no mesmo setor da vida. Exemplos: o inseguro quanto a sua masculinidade, que compensa agindo como macho; certos baixinhos valentes; o aluno pouco dotado que consegue ser o primeiro da classe, etc. Deslocamento: descarregando no inocente Consiste na substituio de uma pessoa, ideia ou atividade para a manifestao de um impulso que no deve ou no pode ser expresso atravs de seu objeto prprio. Exemplos: o marido que briga com a esposa ao invs de enfrentar o seu chefe; o dono que adora o seu co, por no poder amar sua ex-namorada, etc. Regresso: voltando atrs, para o mais seguro! Consiste na negao da responsabilidade por fatos ou sentimentos, atravs de comportamentos infantis ou dependentes. Significa uma incapacidade do ego enfrentar e controlar o conflito com o superego ou ...[?] 2.4 Mecanismos de defesa do ego: tipos Represso ou recalque: esquecer e esquecer que esqueceu Consiste na rejeio e esquecimento, pelo ego, de desejos, emoes e afetos oriundos do id e considerados inaceitveis pelo superego e pelo mundo exterior. Exemplos: impulso de matar o filho; desejo de fazer sexo com o pai, etc. Negao: rejeitar os fatos parcialmente, com parcialidade

Consiste na recusa de aceitar as coisas como so. uma represso parcial dos aspectos da realidade que entram em choque com as expectativas do ego e do superego. Exemplos: no aceitar o fato de estar contaminado com uma doena fatal; negar que sinta dio pela esposa, etc. Reverso ou formao da reao: o fato o oposto Consiste na transformao de um impulso indesejvel, em seu oposto. uma negao levada ao extremo. Exemplos: o excesso de limpeza como uma reao ao impulso de ser sujo; o dio transformado em amor, etc. Projeo: o que de dentro, como sendo o que do outro Consiste na atribuio de sentimentos prprios inaceitveis outra pessoa. a negao da pertena de certos impulsos atravs da fictcia atribuio deles aos outros. Exemplos: a pessoa falsa que desconfia da falsidade alheia; o preconceituoso que atribui aos outros condutas suas, etc. Isolamento: fatos sem sentimentos Consiste na negao dos sentimentos dolorosos que acompanham um evento desagradvel, sem, no entanto, a negao deste. Exemplos: certas atitudes surpreentemente frias e objetivas frente a uma situao desesperadora como a morte de uma pessoa querida, o fim de um casamento, etc.

You might also like