You are on page 1of 48

Universidade Estadual de Londrina

ADRIANA APARECIDA CASSIANO

O PRAZER DE LER: O INCENTIVO DA LEITURA NA EDUCAO INFANTIL.

LONDRINA 2009

ADRIANA APARECIDA CASSIANO

O PRAZER DE LER: O INCENTIVO DA LEITURA NA EDUCAO INFANTIL.

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Orientadora: Prof Ms. Beatriz Carmo Lima de Aguiar.

LONDRINA 2009

ADRIANA APARECIDA CASSIANO

O PRAZER DE LER: o incentivo da leitura na Educao Infantil

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina.

COMISSO EXAMINADORA

____________________________________ Prof Ms. Beatriz Carmo Lima de Aguiar Universidade Estadual de Londrina

____________________________________ Prof. Ms. Joarez Gomes Universidade Estadual de Londrina

____________________________________ Prof Ms. Marta Regina Furlan de Oliviera Universidade Estadual de Londrina

Londrina, 12 de novembro de 2009.

DEDICATRIA Dedico ao meu filho, que em seu nascimento, proporcionou-me coragem para seguir com o trabalho, e meu marido pela sua infinita compreenso e pacincia.

AGRADECIMENTOS

Agradeo Deus em primeiro lugar, por me dar sabedoria e pacincia para atingir os meus objetivos. A minha orientadora professora Beatriz Carmo Lima de Aguiar, pela dedicao e pacincia dispensados minha pessoa. A minha querida sogra Vera Lucia de Faria, por cuidar de meu filho para realizao desta pesquisa. A todos meus amigos de graduao, que de alguma forma ajudaram na construo deste trabalho. A toda minha famlia, que tanta pacincia e tolerncia tiveram comigo no decorrer do curso de graduao, e concluso deste trabalho.

CASSIANO, Adriana Aparecida. O prazer de ler: o incentivo da leitura na Educao Infantil. 2009. 48.fls. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Pedagogia) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. RESUMO Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o incentivo da leitura na educao infantil. A pesquisa foi desenvolvida atravs da literatura bibliogrfica com intuito de buscar subsdios tericos ao professor, para que ele possa contribuir com o processo de incentivo a leitura prazerosa, sem perder seu carter ldico. Cabe tambm ao professor o papel de estimular a criana a apreciar uma boa leitura. Este dever intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem que seja significativa para criana. Desta forma, a pesquisa faz um resgate histrico sobre o ldico e a infncia, para conhecer o universo infantil, assim como, as vrias concepes de infncia ao longo do processo histrico, reconhecendo a criana enquanto sujeito histrico e cidad. No segundo captulo tem-se a condio reconhecer o processo de letramento a qual a criana se encontra para melhor trabalhar o conceito de leitura e escrita com esta. Nessa contextualizao, pode-se oportunizar melhores recursos e formas para incentivar o aluno ao prazer de ler, utilizando a literatura infantil com um importante recurso que ir contribuir para esse processo. Palavras-chave: Leitura. Prazer de ler. Literatura. Educao infantil.

SUMRIO

INTRODUO ..................................................................................................... 7

CAPTULO 1 - A INFNCIA E O LDICO ........................................................... 12

CAPITULO 2 - A IMPORTNCIA DO LETRAMENTO PARA AQUISIO DA LEITURA ..................................................................................................... 22

CAPITULO 3 - LITERATURA INFANTIL: UM IMPORTANTE RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRAZER DE LER ....................................... 33

CONSIDERAES FINAIS .................................................................................. 44

REFERNCIAS ..................................................................................................... 46

INTRODUO

Trabalhar com a criana enriquecer nossa experincia de vida, devido aos desafios encontrados nesse trajeto. Nesse contexto, a leitura iniciada na educao infantil com as crianas abre espao para a busca do prazer de ler. Acreditamos que o ato do professor contar histrias para as crianas pode desenvolver diversas formas de linguagem, ampliando seu vocabulrio. E tambm a leitura proporciona a ela viver seu imaginrio de forma ldica e prazerosa. Mas como os professores podem contribuir para o processo da leitura iniciada na educao infantil sem perder seu carter ldico e prazeroso? Assim, o trabalho tem como objetivo, buscar na literatura bibliogrfica, subsdios tericos que contribuam para o estudo sobre o incentivo do prazer de ler, iniciado na educao infantil, verificando quais recursos podem ser utilizado pelos professores para esse processo, sem perder seu carter ldico. O interesse por esse tema partiu da experincia que tive com a pedagoga de uma instituio de educao infantil. Esta apresentou em uma de suas reunies a proposta de trabalhar o momento da leitura. A referida proposta a princpio pareceu-me que resultaria num interesse passageiro por parte das crianas, mas surpreendeu-me medida que fui percebendo como as crianas cada vez mais se interessaram pela leitura. Com essa experincia em sala de aula, surgiu o interesse pela pesquisa sobre a anlise da leitura como instrumento de prazer, iniciada desde a educao infantil. A partir dessa experincia tambm passei a refletir o quanto ns professores tambm no lemos o suficiente, e no estimulamos os nossos alunos a ter hbitos de leitura, se no gostamos de ler, como podemos incentivar os outros a lerem? A prpria histria da leitura, nos mostra que este um problema antigo, pois, inicialmente a leitura era para elite somente. Com o passar dos anos outros poucos favorecidos, ou seja, a massa comeou a ter este acesso. Segundo Perroti (1990, p. 13)

8 At ento, era quase natural conceber a leitura como comportamento restrito a pequenas parcelas da populao pertencentes s elites. Enquanto comportamento geral, das massas, o fenmeno novo no Brasil, estando talvez ainda no que poderamos chamar de fase herica. Em outras palavras, lutamos com nveis prvios, como alfabetizao da imensa massa de brasileiros que no conseguiram e no consegue ir escola, lutamos com uma infra-estrutura educacional e cultural extremamente precria, lutamos com hbitos e atitudes arraigadas na cultura e que no so vencidos com facilidade.

A leitura ao longo de seu processo histrico na escola tem um carter alfabetizador, muitas vezes, torna-se um ato de aprender a ler decifrando o cdigo da escrita. Portanto necessrio um estmulo em torno da leitura, ou seja, mudar essa viso de leitura para conhecer a escrita, desenvolvendo metodologias que despertam o gosto por esta. Conforme Manguel (1997, p. 89)
Em todas sociedades letradas, aprender a ler tem algo de iniciao de passagem ritualizada para fora de um estado de dependncia e comunicao rudimentar. A criana, aprendendo a ler, admitida na memria comunal por meio de livros, familiarizando-se com um passado comum que ela renova, em maior ou menor grau, a cada leitura.

O estmulo leitura deve ser iniciado com o hbito de ler em famlia, fazendo da leitura algo cotidiano, pois esse um processo que a torna algo simples e natural. Mas a realidade outra, muitas vezes, a famlia no participa da educao para a leitura. Entendemos que o ato de ler deveria ser praticado de forma a se tornar um prazer, em busca do conhecimento intelectual, moral e social. Por isso, esta pesquisa busca ajudar a reconhecer as dimenses da leitura, melhorando a prtica educativa, e por outro lado, a prpria reflexo do professor em torno do ato de ler. Destacando o pensamento de Paulo Freire no que se refere importncia do ato de ler, essa pesquisa pretende assim, refletir sobre a prtica pedaggica no que se refere o ato de ler de forma prazerosa. preciso pensar como podemos formar bons leitores, de forma a incentivar o uso da imaginao, criatividade, aguar todos os sentidos, buscando o conhecimento e tambm a leitura do mundo. Conforme diz Freire (2001, p. 11)

9 Me parece indispensvel, ao procurar falar de tal importncia , dizer algo do processo em que me inseri enquanto ia escrevendo este texto que agora leio, processo que envolvia uma compreenso crtica do ato de ler, que no se esgota na decodificao pura da palavra escrita ou da linguagem, mas que se antecipa e se alonga na inteligncia do mundo.

Vemos que nossa realidade social ainda marcada pelo alto ndice de adultos que no lem, tornando-se alienados diante do contexto social em que vivem (PERROTI, 1990, p. 13). Acreditamos assim, em uma prtica educativa onde a leitura deve ser incentivada desde a educao infantil, pelos professores, pois deste modo, eles estaro oferecendo estmulos para as crianas a ter prazer em ler. Assim, ao ingressarem no primeiro ano do Ensino Fundamental j tero estmulos para o desenvolvimento de bons leitores, tornando um fator determinante para o sucesso da leitura pela vida adulta. Assim, afirma Terzi (1995, p. 14), alguns pesquisadores como Durkim, Beck, Mckee, Brzeinski e Harrison investigaram os efeitos da aprendizagem da leitura precoce no desempenho escolar.
Segundo eles, o domnio da leitura antes de a criana iniciar a primeira srie um fator determinante de seu bom desenvolvimento como leitora. Ou seja, o fato de a criana estar inserida numa cultura letrada tem uma influencia positiva significativa em seu progresso em leituras nas primeiras sries escolares.

O professor de educao infantil deve estar preparado para uma prtica diria sobre a leitura, oferecendo condies de desenvolvimento do letramento das crianas, tornando sua prtica educativa, mais que uma arte de contar histria somente. necessrio considerar a leitura como um todo, atribuindo uma prtica de aprendizagem que considere tambm todo o contexto em que este aluno est inserido. Para Soares (apud BRITO 1998, p. 12) para ser letrado no basta apenas saber ler e escrever preciso tambm saber fazer uso do ler e escrever, saber responder s exigncias de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente.

10

Conforme Brito (2005, p. 16)


O grande desafio da educao infantil est exatamente em, em vez de se preocupar em ensinar as letras, numa perspectiva redutora de alfabetizao (ou de letramento), construir as bases para que as crianas possam participar criticamente da cultura escrita, conviver com essa organizao do discurso escrito e experimentar de diferentes formas os modos de pensar escrito.

Assim como a escrita, a leitura requer um contnuo exerccio. Somos produtos de vivncias e interaes com o meio no qual estamos inseridos neste contexto social. Partindo deste pressuposto, a leitura um processo a ser praticado desde a tenra infncia, e essa prtica deve estar presente no incio da vida escolar, o primeiro contato estruturado por uma metodologia prazerosa, ligada com seu desenvolvimento natural. No que tange essa pesquisa, o primeiro captulo faz um breve resgate histrico sobre as concepes de infncia e o ldico, permitindo assim, conhecer melhor o universo infantil, e reconhecendo a criana como um sujeito histrico e participante ativo nas transformaes ocorridas na sociedade. Partindo deste pressuposto, cabe ao professor estabelecer uma reflexo sobre a prtica educativa que respeite a criana com sua bagagem cultural. E essa prtica planejada e desenvolvida em torno da ludicidade, pode tornar a escola de educao infantil um espao mais humano e feliz. Desta forma, a pesquisa aponta a leitura como um importante recurso, enriquecedor de experincias que podem ser vivenciadas de forma ldica, utilizando o mundo da fantasia e do faz de conta, entre outros elementos. O segundo captulo fala da importncia do letramento para o trabalho com a leitura, para tanto necessrio o professor valorizar as possibilidades de letramento oferecida pela famlia, utilizando isso a seu favor, pois, toda criana traz consigo uma experincia de vida que diferencia de criana para criana. Assim acreditamos que impossvel falar de leitura, sem se remeter as possibilidades de letramento de cada criana, e isto implica na organizao do trabalho no que se refere a faixa etria e escolha adequada do livro. J no terceiro captulo, apontamos a literatura como importante recurso para o incentivo leitura prazerosa, devido ao seu carter de fico, e rico

11

em livros, onde est presente um mundo de fantasia, que suscita a imaginao e desperta a criana para o mundo do faz-de-conta. Ao lado destas caractersticas, temos o trabalho do professor, como mediador deste incentivo. A literatura alm de proporcionar a diverso e entretenimento, tambm pode ampliar o conhecimento de mundo da criana, que por sua vez, vivencia a leitura como parte de sua realidade.

12

CAPTULO 1 A INFNCIA E O LDICO

A infncia deveria ser o melhor momento de nossas vidas, onde pudssemos brincar livremente pulando corda, jogando amarelinha, escondeesconde, peteca, bola de gude, entre outras brincadeiras, mas quando pensamos na infncia, logo nos vem mente um momento de nossas vidas que foi e no volta mais, deixando para muitos, saudades. Segundo Fernandes (apud BATISTA, 2009, p. 42):
possvel dizer que os adultos que tiveram uma infncia marcada pela vivncia em grupos de brincadeiras e forte sentimento de coletividade, e que a qualificam como positiva, tendem a tentar reproduzir no presente aquilo que entendem como positivo para oferecer s geraes mais novas com as quais convivem, mediante sua prtica como educadores, pais e mes, e no oferecimento de condies de experincias semelhantes (na medida do possvel), orientados pela imagem que fazem da criana e da infncia.

Por outro lado, analisamos a infncia como uma etapa do desenvolvimento humano pela qual se constri parte do conhecimento do mundo que nos cerca. Como relata Silva (2008, p. 41) quando nos referimos a infncia, somos levados a pens-la em sua relao cronolgica, como uma etapa do desenvolvimento do ser humano, ou ainda, como uma viagem ao interior de ns mesmos, onde encontramos lembranas de um tempo que se foi e no volta mais. Assim, desde o nascimento e atravs das experincias com o outro e o meio, a criana vai construindo seu conhecimento. Essa construo marca as etapas de sua vida, que se configura como o tempo de sua infncia, que por sua vez, ser diferente dos outros, como tambm a prpria concepo de infncia de sua poca. Assim como afirma Martins Filho (2005, p. 01) podemos inferir que a variedade de vivncias e contextos socioculturais das crianas permitem-nos falar no numa infncia, mas em infncias, que so mltiplas e plurais nas suas mais diversas formas de manifestaes e produes culturais. Por outro lado, participar ativamente desse processo de desenvolvimento enquanto adulto, educador, deveria ser de primordial importncia,

13

como tambm se entusiasmar e se encantar, pois de certa forma estamos inserindo a criana no mundo de nossa cultura. Essa insero se d a princpio quando so apenas bebs e s conseguimos nos comunicar de uma forma intuitiva, com compreenso e carinho. Finalmente a criana comea a andar, falar, tocar tudo a sua volta, assim construindo todo um conhecimento das experincias vividas. Podemos dizer partindo dessa premissa, que a criana vai se tornando a alegria de nossa vida, e muitas vezes depositamos nelas as esperanas de um futuro melhor. Mas no podemos esquecer que so crianas e cabe aos pais, adultos e professores a tarefa de permitir que elas vivam intensamente conquistando assim, o direito de ser criana e ser feliz. Enfim, o interessante seria apontar toda infncia como sendo linda e maravilhosa, momento nico e marcante em nossas vidas. Mas nem todas as infncias so assim, e quando nos perguntado qual a concepo que temos de infncia, logo nos vem a mente um ser humano pequeno, frgil, inocente, natural, sem maldade e tambm sem as preocupaes de um adulto. Talvez esta seja uma maneira pela qual tentamos defini-la e acabamos por esquecer de analisar que nem todas as infncias so assim, devemos sempre considerar que em nossa atualidade existe vrias concepes de crianas e infncias. Todavia devemos sempre considerar o meio social e cultural ao qual esta criana est inserida, ou seja, a criana um sujeito histrico. A idia de infncia forjada nos diferentes contextos sociais, econmicos, polticos, culturais, que por sua vez, mudam atravs dos tempos e dos lugares (DIDONET, [2002], p. 92). Assim, diante de uma pesquisa que visa valorizar o prazer de ler desde a educao infantil, acreditamos ser necessrio conhecer melhor esse universo infantil. Mas como definir a criana em uma sociedade que est em constantes transformaes scio-culturais-econmicas-polticas? Pois, conforme Fortuna (2005, p. 10) corre-se um grande risco ao tentar definir o que uma criana de forma conclusiva, uma vez que, enquanto o fazemos, a infncia j mudou! Assim entendemos que no se pode admitir na sociedade atual um modelo de criana fechado e acabado. E sim, refletir sobre essa criana na atualidade para que desta forma, se torne possvel trazer para a prtica educativa, subsdios tericos que auxiliem na forma de como os professores iro trabalhar com o seu sujeito presente, real em sala de aula.

14

Ao considerar e compreender os vrios contextos ao qual a criana est inserida podemos obter informaes sobre as vrias concepes de infncia, e a diversidade cultural destas. Como relata Batista (2009, p. 20):
A necessidade de compreender as crianas exige caracteriz-la concreta e historicamente. Para isso, preciso desvendar as relaes entre os condicionamentos sociais, polticos, econmicos e culturais, das quais emerge o conceito de criana. A idia de que existe uma criana nica, abstrata, desvinculada da realidade e da dinmica da sociedade no pode ser sustentada.

Podemos dizer que quando compreendemos que existem vrias concepes de infncias e crianas, estamos refletindo sobre as possibilidades de melhorar a prtica educativa com leituras oferecidas a crianas de realidades diferentes. Promovendo assim, uma melhoria na qualidade de ensino, pois conhecer melhor esse aluno implica na escolha de livros que auxiliem no incentivo da leitura por prazer. Alm disso, a escolha de livros resulta em novos conhecimentos sobre as crianas de hoje, facilitando a interao do professor com seu aluno, pois atravs da interao com o meio fsico e social que a criana vai se desenvolver de forma nica e integrada. Portanto, ao considerarmos a criana enquanto sujeito histrico, que traz com ela toda uma bagagem cultural, a prtica educativa deve ter como intuito envolver uma viso diferenciada da criana idealizada por ns como sendo um ser ingnuo sem conhecimento, como se fosse uma folha em branco, uma tabua rasa que aos poucos vai se escrevendo sua histria (BATISTA, 2009, p. 27). Precisamos enquanto professores de educao infantil, reconhecer a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as concepes de infncia, para que desta forma possamos ter melhor compreenso do desenvolvimento infantil. Deixando de lado as concepes equivocadas e generalistas que temos de criana. Assim como relata Didonet ([2002], p. 92) devemos deixar de lado idias de neutralidade, objetividade e ingenuidade diante dos temas da criana e da sua educao. Deste modo, cabe a ns educadores considerar que a criana parte integrante da histria da humanidade e suas mudanas e os acontecimentos sociais, culturais e polticos influenciam a sociedade, sendo assim, a criana parte integrante desta realidade em constante mudana. E enquanto professores de

15

educao infantil, devemos abrir espao para essa criana, sem preconceitos e idias ultrapassadas sobre a infncia, pois os professores e adultos em geral tm grande influncia na vida desta e tambm atravs desta influncia que se constri sua identidade. Sabemos que a famlia a primeira influncia na vida da criana e os vnculos afetivos surgem e muitas vezes so determinantes no desenvolvimento da sua socializao e formao da sua personalidade. Depois da famlia, vem escola com sua contribuio no desenvolvimento da criana. Assim, quando analisamos a criana como sujeito ativo do seu processo histrico, percebemos a influncia que a famlia, o adulto e a instituio de educao infantil tm sobre ela. Essas experincias advindas desta interao tm contribuio muito significativa para o desenvolvimento da criana As mediaes do adulto devem permitir a criana construir sua identidade assim como afirma Didonet ([2002], p. 96):
O importante que ao mesmo objetivo central seja buscado por todas as polticas e por todas as propostas pedaggicas - o desenvolvimento integral integrado da criana, na perspectiva do direito educao desde o nascimento. Integral por envolver os aspectos fsico, social, emocional e cognitivo. Integrado como parte do contexto de interaes sociais e ambientais da criana, por intermdio da mediao dos adultos, entre eles o educador, e das outras crianas, constri sua identidade, seus conhecimentos, seu comportamento, sua integrao social.

essa interao que nos remete pensar a criana enquanto sujeito social e parte integrante de um contexto onde se d sua educao. Assim a educao infantil importante para a vida da criana, mas acreditamos ser necessria uma articulao entre famlia e escola com intuito de exercer o bem-estar da criana, e dar condies para se desenvolver facilitando o processo educativo. Assim afirma Didonet ([2002], p. 92).
Como sujeito social, a criana parte intrnseca de uma famlia, membro da comunidade, inserida, numa sociedade. Seu desenvolvimento, bem como sua educao, acontecem na famlia, no seu ambiente socioeconmico, cultural e poltico e no centro prescolar e no assepticamente em um deles, segundo objetivos individualistas e idealistas. Famlia e centro pr-escolar, portanto devem estar bem articulados, tentando uma educao coerente. Objetivos comuns e estratgias complementares facilitam o processo educativo e no traumatizam a criana.

16

Essa unio entre escola e famlia, pode ser um meio pelo qual os professores podem se unir aos pais no processo de valorizao de estmulo as leituras, iniciadas em casa. Deste modo, cabe aos professores dar continuidade a leitura na escola, pois esta ao pode vir a ser um recurso utilizado para alcanar a autonomia e a cidadania da criana. Portanto, acreditar em um futuro melhor para nossas crianas valorizar cada uma delas, o meio em que vivem assim como, a cultura na qual esto inseridas. Sendo assim, a educao precisa voltar-se tambm para a utilizao dos conhecimentos prvios do aluno, como uma primeira leitura da sua realidade. A partir desse conhecimento, acreditamos que ser desenvolvido todo um trabalho sistematizado, utilizando tambm as teorias de desenvolvimento da criana, para melhor compreende l em sua atualidade, assim como relata Friedmann (2005, p. 11):
importante contextualizar a criana qual estou referindo-me, pois este dado diferencial e fundamental para o meu trabalho. Junto s contribuies das teorias sobre desenvolvimento infantil, que partem de uma criana idealizada, para realizar suas afirmaes, podemos ter um panorama mais prximo da criana real com a qual ns convivemos.

A tomada de conscincia dessa realidade possibilita ao professor apropriar-se de um caminho percorrido pela histria da infncia, para estar refletindo sobre a criana de hoje, no tomando toda teoria como conhecimento fechado e nico, e sim, partir de uma educao em que professor e aluno crescem juntos em sua aprendizagem, tornando-a significativa e respeitando a individualidade de cada criana. Pois segundo Didonet ([2002], p. 94).
Cada criana tem seu momento e seu ritmo prprio. Embora o desenvolvimento psicolgico siga as mesmas fases ou etapas, o tempo de cada uma pode variar de criana para criana. Em conseqncia, as motivaes tambm. Da a flexibilidade inerente forma de conduzir as atividades no grupo de crianas.

Desta forma, procurar compreender o universo infantil, tambm considerar a sua bagagem cultural, as informaes, os conhecimentos e as vivncias que cada criana traz com ela. Precisamos compreender os aspectos do

17

desenvolvimento e aprendizagem da criana, percebendo qual o real papel da educao infantil na vida do nosso aluno e qual a contribuio de prticas educativas ldicas no seu desenvolvimento intelectual, social, moral e cognitivo. Tais prticas devem ser planejadas e desenvolvidas de modo que as crianas possam interagir em um espao mais humano e feliz. Neste contexto, fundamental promover aes que valorizem de forma significativa a criana enquanto cidad, considerando sempre sua condio de sujeito ativo no processo da sua aprendizagem e valorizar sua cidadania, ou seja, ter um novo olhar para a criana como proposto pela ECA em 1990 e apresentado por Leite Filho (2001, p. 31-32).
O ECA, ao regulamentar o art. 227 da Constituio Federal, insere as crianas no mundo dos direitos, mais especificamente no mundo dos Direitos humanos, reconhecendo-as como pessoas em condies peculiares de desenvolvimento, no as considerando como adultos e garantindo-lhes os seus direitos, assegurados em lei especial. Essa lei contribui com a construo de uma nova forma de olhar a criana a viso de criana como cidad. Pelo ECA, a criana considerada como sujeito de direito. Direito ao afeto, direito de brincar, direito de querer, direito de no querer, direito de conhecer, direito de sonhar e de opinar.

Nesta

relao

com

criana

preciso

considerar

uma

aprendizagem significativa que envolva o respeito sua cidadania.

E neste

caminhar, a construo do conhecimento pela criana, predispe de uma aprendizagem ldica, realizada pela mediao do professor, que com o ldico conseguir atingir mais facilmente o universo infantil. Sendo assim, a criana poder aprender brincando, divertindo-se atravs de jogos brincadeiras, leituras de histrias infantis, entre outros recursos que cabe ao educador criar. Mas o desafio maior est em fazer da educao infantil um espao para aquisio de conceitos bsicos para sua vivncia em sociedade e desenvolvimento social, afetivo, fsico, cognitivo. E para tanto as atividades ldicas devem ser valorizadas no ambiente da sala de aula como um recurso que ir possibilitar a criana uma condio motivadora, agradvel para se aprender, atravs das brincadeiras propostas. Brincando a criana pode reproduzir e recriar, ordenar o mundo sua volta, alm de lhe proporcionar as mais diferentes descobertas. E essas experincias podem ser vivenciadas tambm atravs de leituras que iro lev-la para o mundo da fantasia, da criao, do faz-de-conta, no

18

qual ela consegue expressar-se de forma natural e criativa, criando vnculos afetivos com a histria. Por isso, muitas vezes as crianas gostam de ouvir as histrias preferidas vrias vezes como relata Batista (2007, p. 115-116) elas pedem para ouvir, repetidas vezes, aquelas histrias nas quais encontram um maior vnculo como o momento afetivo pelo qual esto passando. A criana tem suas prprias idias, devemos enquanto professores saber ouvir, respeitar as opinies para que a aprendizagem inicial seja um alicerce para desenvolvimento de sua personalidade, por isso a escola que trabalha com a infncia deve.
[...] garantir os alicerces essenciais para o desenvolvimento de uma aprendizagem inicial consistente. Para isto, fundamental a prtica de atividades que levem a criana a relacionar-se, ser e tornar-se, pensar, imaginar, compreender, movimentar-se e expressar-se, participando e contribuindo na construo do conhecimento. As crianas aprofundam a sua compreenso jogando, conversando, planejando, perguntando, experimentando,testando, repetindo e refletindo (MENDONA, 2007, p. 67).

Sendo assim, o trabalho a ser realizado na educao infantil precisa ser voltado a ludicidade atravs de um processo dinmico e contnuo em que o papel do professor perceber as necessidades de cada aluno, oportunizando sempre recursos variados para contribuir de forma significativa para a aprendizagem deste, pois as brincadeiras exercem um papel importante na construo de identidade da criana. Sendo assim, enquanto brinca ela tm um espao com ela mesma e com o meio, onde recria e interpreta o mundo em que vive. E ainda ao brincar, ainda, a criana est afirmando valores e sentimentos morais e ticos, percebendo o que certo e o que errado. Em outras palavras, est criando as bases de sua personalidade (PASCHOAL; MELLO, 2007, p. 46). Deste ponto de vista, acreditamos que a leitura praticada como uma brincadeira, ou seja, com intuito ldico, deve favorecer o interesse do aluno e ao mesmo tempo ser prazeroso para ele. E a narrativa uma das formas ldicas de envolver a criana e tambm pode contribuir para um crescimento intelectual como afirma Batista (2007, p. 107):

19 O aspecto ldico da narrativa assegura, no s a gratificao do receptor, mas tambm, faz-lhe um elogio intelectual, na medida em que suas previses aproximam de solues do como. Fica, assim, evidenciado que o prazer advindo do jogo ficcional ultrapassa as fronteiras da simples gratificao competitiva, ao mostrar que as estruturas organizadas em narrativa so construtoras de sentido.

Quando contamos histrias para nossos alunos, mesmo que inconsciente eles manifestam o que vivenciam das leituras. E essas experincias muitas vezes so presenciadas em suas brincadeiras, formando conceitos que sero utilizados na sua vida adulta, pois atravs das brincadeiras e leituras que as crianas extravasam seus desejos e sentimentos, aprendem a respeitar o outro se socializando e resgatando sua cultura. Neste contexto, ao narrar uma bela histria para a criana, conseguimos emocion-la, a ponto dela se envolver tanto na histria, que usa sua imaginao para projetar-se na mesma. Desta forma a narrativa:
Pelo processo de viver temporariamente os conflitos, as angstias e alegrias dos personagens de uma histria, o receptor pode multiplicar as suas prprias alternativas de experincia do mundo. O personagem pode, ento, emprestar ao receptor sua grandeza e seus limites, vislumbrando outras formas de viver e ver o mundo (BATISTA, 2007, p. 107).

A narrativa proporciona diverso atravs de dinmicas que seduzem, utilizam voz envolvendo a criana na histria do princpio ao fim da mesma. Assim a aprendizagem com leitura deve ser enriquecedora, em que as crianas possam se desenvolver como sujeitos ativos e criativos da sua aprendizagem, tornando-se o principal agente desta construo. Portanto, fundamental na educao infantil a responsabilidade de todos os envolvidos proporcionarem condies para uma prtica educativa comprometida com a ludicidade. De acordo com Didonet ([2002], p. 94).
A ludicidade uma caracterstica essencial da criana. Tudo para ela um jogo. O brinquedo sua forma prpria de relacionar-se com o mundo. Pelo brinquedo ela mergulha no significado dos objetos e das situaes, apreende-os, incorpora-os ao seu conhecimento e a seu mundo. Brincar a coisa mais sria, mais absorvente de uma criana. brincando que ela se desenvolve fsica e psiquicamente. Todas as atividades educativas em instituies devem ter um carter ldico.

20

Assim, trabalhar na educao infantil e entrar para esse universo fantstico onde o ldico prevalece, participar do imaginrio da criana, atribuindo significados para essa imaginao. Pois o ldico no algo inato, e sim uma interao com o outro e desta forma, aproxima professor e aluno, que por sua vez, faz do brincar um aprendizado para a vida. E ainda diz Paschoal (2007, p.95).
Na organizao do conhecimento emprico da criana, devemos considerar as situaes de aprendizagem que so geradas na sala de aula, nas brincadeiras, nas conversas, na hora do conto, entre outros. , nestes momentos, que ela comea a entender melhor o seu viver e expe sua maneira infantil de ler/ver o mundo.

necessrio proporcionar espao em sala de aula para as brincadeiras, onde as crianas aprendem a resolver os conflitos que surgem. Acreditamos que
Na medida em que nos convencemos de que o brincar a atividade da qual a criana mais conhece o mundo fsico e mais levada a organizar e a reorganizar seus processos de pensamento, ao mesmo tempo em que conquista as mudanas qualitativas mais significativas de sua personalidade, passamos a buscar as condies para garantir que este espao privilegiado em nossa atividade docente na escola da infncia (PASCHOAL; MELLO, 2007, p. 49).

Neste contexto, o brincar alegra, anima despertam nossos melhores sentimentos, e por outro lado, contribui de maneira significativa para que as crianas possam formar bons conceitos do mundo que as cerca. Um mundo em que as brincadeiras desenvolvam a autonomia, a criatividade, valorizando a sala de aula como um espao para essas aes ldicas, onde o professor vai perceber cada criana traz consigo, reconhecendo-a como um sujeito de direitos, desenvolvendo suas capacidades e habilidades. Alm disso, o educador pode levar o aluno a refletir sobre sua realidade social e cultural atravs das brincadeiras e dessa forma, oportunizar a este a interao com o outro estabelecendo uma troca de experincia para sua socializao, e aprender a respeitar s diferenas. A prtica pedaggica por sua vez, ter um melhor direcionamento, prtica essa que respeita sempre o direito da criana educao de qualidade, em que o adulto venha ser o mediador dessa aprendizagem, pois:

21 A criana no um futuro homem, uma futura mulher ou um futuro cidado. Ela uma pessoa titular de direitos, com uma maneira prpria de pensar e de ver o mundo. A escola deve propor, desde a educao infantil, as experincias sobre as quais ser possvel fundamentar seus saberes, seus conhecimentos e suas habilidades (TONUCCI, 2005, p.15).

As brincadeiras precisam ser reconhecidas como algo srio, por isso, acreditamos que papel da escola garantir espaos para atividades ldicas, e professores que faam das suas prticas educativas aes, onde as brincadeiras transformem as aulas. Assim afirmam Paschoal e Mello (2007, p.51):
O desafio est em deixarmos as crianas livres para brincar num espao provocador de experincias ricas e diversificadas e aprender a enxergar, nessa atividade, todos aqueles objetivos que temos anunciado para nossas prticas. Se aprendermos a ver no brincar todas as suas possibilidades, nosso trabalho ser mais agradvel para ns mesmos, educadores, e profundamente mais importante para nossas crianas, em seu presente e futuro.

Por meio de uma proposta educativa voltada para a ludicidade, temos que fazer do ato de ler algo divertido, ou seja, o livro sendo utilizado como um recurso que possa envolver essa ludicidade. Neste contexto, o livro se torna um meio pelo qual, a criana possa brincar e enriquecer sua imaginao, usar a criatividade, desenvolvendo diversas formas de interao e comunicao, ou seja, podemos enriquecer o cotidiano infantil nas instituies de ensino da educao infantil. Entendemos que leitura deve ter como intuito principal o prazer de ler, mas tambm acreditamos que uma oportunidade para essas crianas construrem sua identidade social e cultural e valorizar sua cidadania enxergando com criticidade sua realidade social. E os professores por sua vez, devem fazer do simples ato de ler para a criana uma iniciativa de promover em nossa sociedade atual, a construo de leitores que valorizem o hbito de ler. Essas aes iniciadas desde a educao infantil, podem despertar desde cedo o interesse da criana para a forma como ir agir e estar no mundo, compreendendo e interpretando a si prprio e a sua realidade.

22

CAPTULO 2 A IMPORTNCIA DO LETRAMENTO PARA AQUISIO DA LEITURA

Acreditamos que durante a infncia a valorizao das atividades ldicas no ambiente escolar e fora do mesmo so essenciais para o desenvolvimento e conhecimento da criana. Entendemos que a leitura iniciada nesta fase pode ser primordial para aquisio do prazer de ler, pois segundo Coelho (1986, p. 17) as crianas passam pela fase mgica em que sua imaginao torna-se criadora. O professor neste processo pode ser o mediador dessa construo tornando a aprendizagem da leitura de fato prazerosa e significativa para criana. na interao com o meio que se estabelece o incio do desenvolvimento infantil. Desta forma, notamos que a criana desde muito pequena aprende a comunicar-se atravs do choro, anunciando quando est com fome, molhada, com dor, entre outros, esses so os primeiros mecanismos utilizados para se comunicar e interagir com a sua me. Como aponta o Referencial Curricular Nacional Educao Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998, p. 125, v.3):
Muito cedo, os bebs emitem sons articulados que lhes do prazer e que revelam seu esforo para comunicar-se com os outros. Os adultos ou crianas mais velhas interpretam essa linguagem peculiar, dando sentido comunicao dos bebs. A construo da linguagem oral implica, portanto, na verbalizao e na negociao de sentidos estabelecidos entre pessoas que buscam comunicar-se.

Essa a leitura que a criana faz do mundo em seus primeiros dias de vida, aos poucos ela aprende a conhecer o mundo sua volta expressando sentimentos e idias nas diversas situaes que seu cotidiano exige. Assim, entendemos que aprender a falar exige uma comunicao da criana com as pessoas que esto sua volta, de maneira informal, essa necessidade introduz a criana no mundo da comunicao, e vai se tornando sua leitura de mundo. Essa leitura de mundo no formal como as estabelecidas na instituio escolar, so leituras do seu contexto social e cultural, construdas na sua

23

interao com o mundo que a cerca, e conforme a criana vai se desenvolvendo, ela busca outras formas para comunicar-se, atravs da linguagem, gestos, expresses. Como relata Freire (2001, p.12):
A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sto, seu terrao o stio das avencas de minha me -, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi o meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbucie, me pus de p, andei, falei. Na verdade, aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras.

Assim como Paulo Freire (2001) relata em seu livro a importncia do ato de ler, sua vivncia, tambm construmos as nossas experincias atravs das interaes com o mundo, nossos alicerces so construdos pela relao estabelecida na interao social, assim conhecemos o espao que estamos vivendo. Acreditamos que essa a leitura informal que a criana faz do mundo e ela se d na interao principalmente com a famlia, ou at mesmo por meio de histrias inventadas, ou seja, mitos vivenciados. Desta forma relata Abramovich (1997, p. 16).
O primeiro contato da criana com um texto feito oralmente, atravs da voz da me, do pai, ou dos avs, contando contos de fada, trechos da bblia, histrias inventadas (tendo a criana ou os pais como personagens), livros atuais e curtinhos, poemas sonoros e outros mais... contados durante o dia- numa tarde de chuva, ou domingo- ou num momento de aconchego, noite, antes de dormir, a criana se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz.

No somente a famlia quem vai ser responsvel pelo conhecimento da leitura, mas todo seu contato social ir influenciar. Entretanto, a famlia quem estabelece uma relao muito forte na vivncia de todo ser humano, com influncias boas ou ruins. Neste contexto, a partir deste contato com a famlia, a criana pode descobrir toda uma leitura de imagens a sua volta. Tudo que a cerca oferece subsdios para sua informao, ou seja, a criana comea a perceber o mundo atravs de informaes escritas em propagandas, outdoor, rtulos, tornando parte de seu conhecimento do mundo letrado. Conforme RCNEI (BRASIL, 1998, p. 121, v.3):

24

Pesquisas na rea da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento est associado tanto construo do discurso oral como discurso escrito. Principalmente nos meios urbanos, a grande parte das crianas, desde pequenas, esto em contato com a linguagem escrita por meio de seus diferentes portadores de texto, como livros, jornais, embalagens, cartazes, placas de nibus etc., iniciando-se no conhecimento desses materiais grficos antes mesmo de ingressarem na instituio educativa, no esperando a permisso dos adultos para comearem a pensar sobre a escrita e seus usos.

Ao falar de leitura percebemos que no contexto de educao infantil ela est intimamente ligada construo do conceito da escrita, assim como aponta o RCNEI (BRASIL, 1998, p.122, v.3). Assim para aprender a ler e a escrever, a criana precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender no s o que a escrita representa, mas tambm de que forma ela representa graficamente a linguagem. Sendo assim, o conhecimento sobre o mundo da leitura cresce gradativamente, em prticas cotidianas sem a inteno de introduzir a criana no mundo da leitura, mas torna-se uma forma de apresentar a criana ao mundo da escrita. Deste modo, as concepes de leitura que a criana vai adquirindo, dar significados para essa escrita e criar formas para utilizar esse aprendizado na sua comunicao com o meio social em que vive. Assim, toda criana ao chegar escola j traz consigo um conhecimento que diferencia de criana para criana, conforme as possibilidades de letramento oferecidas pelas famlias, comunidades e o meio social em que vivem. Esse conhecimento pode ser utilizado pelo professor, pois ele quem vai sistematiz-lo, atribuindo significado a essa leitura de mundo de forma crtica e prazerosa, desta forma ele poder estar contribuindo para a formao de um bom leitor. E a educao infantil tem um papel importante e fundamental para essa formao. Conforme destaca Kato (apud BRITO, 2005, p. 07).

25 A funo da escola introduzir a criana no mundo da escrita, tornando-a um cidado funcionalmente letrado, isto , um sujeito capaz de fazer uso da linguagem escrita para sua necessidade individual de crescer cognitivamente e para atender as vrias, demandas de uma sociedade que prestigia esse tipo de linguagem como instrumentos de comunicao.

Portanto, ao chegar s instituies de educao infantil a leitura deve fazer parte da aprendizagem do aluno, com intuito de estimular principalmente a criticidade e autonomia do aluno. Os professores por sua vez, precisam utilizar vrios recursos e metodologias para atribuir leitura significado, contribuindo assim para construo de bons leitores. Vale ressaltar que se a leitura for estimulada na educao infantil, poder contribuir para melhorar o processo de letramento da criana, desde que o professor esteja apto para essa tarefa. Assim destaca o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 135, v. 3):
O ato da leitura um ato cultural e social. Quando o professor faz uma seleo prvia da histria que ir contar para as crianas, independente da idade delas, dando ateno para a inteligibilidade e riqueza do texto, para a nitidez e beleza das ilustraes, ele permite s crianas construrem um sentimento de curiosidade pelo livro (ou revista, gibi, etc.) e pela escrita. A importncia dos livros e demais portadores de textos incorporada pelas crianas, tambm, quando o professor organiza o ambiente de tal forma que haja um local especial para livros, gibis, revistas etc. que seja aconchegante e no qual as crianas possam manipul-los e l-los seja em momentos organizados ou espontaneamente.

Observamos assim, que a leitura tem o poder de atingir todas as crianas em todas as faixas etrias, portanto estimul-la, a nosso ver, um dos caminhos para alcanar o prazer de ler. Sabemos que as histrias infantis ajudam a desenvolver na criana uma srie de fatores fundamentais ao seu crescimento enquanto sujeito social. Atravs da construo de sua autonomia enquanto sujeito consciente da importncia da leitura, ele poder analisar a sociedade de forma a participar ativamente dela, com uma viso crtica da realidade a qual est inserido, contribuindo para compreenso de si prprio e do mundo.

26

Mas o que acontece com as pessoas que no tem acesso leitura ou, melhor, que no aprenderam a ler? Alm do aumento de analfabetos, o que se percebe que esses adultos so alienados perante os problemas sociais. Assim, na sociedade capitalista como afirma Pinto (2000, p. 91) o analfabetismo uma realidade sociolgica, e muitos desses adultos so responsveis por decises importantes na sociedade. Desta forma, acreditamos que a leitura iniciada na educao infantil importante para aquisio de sujeitos crticos, com autonomia, que sabem se utilizarem desta para compreender os problemas sociais. Muitas vezes, quando oportunizamos as crianas o contato com o livro, tambm estamos estimulando a capacidade de tornar-se crtico diante de sua realidade social, enxergando um mundo poltico a sua volta mesmo que de forma indireta, levando-o futuramente a continuar se auto-educando diante dos problemas sociais. Mas a leitura deve ser algo prazeroso e que desperte o interesse do indivduo pela alegria de estar lendo e participando da leitura. De acordo com Abramovich (1997, p. 17):
tambm suscitar o imaginrio, ter curiosidade respondida em

relao a tantas perguntas, encontrar outras idias para solucionar questes (como as personagens fizeram...) uma possibilidade de descobrir um mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das solues que todos vivemos e atravessamos - dum?Jeito ou de outro - atravs de problemas que vo sendo defrontados, enfrentados (ou no) pela personagens de cada histria (cada um a seu modo)... a cada vez ir se identificando com outra personagem (cada qual no momento que corresponde quele que est sendo vivido pela criana)... e, assim, esclarecer melhor as prprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resoluo delas [...].

Entendemos que trabalhar com leitura um ato que exige uma preparao prvia do texto a ser lido. criar, reinventar tcnicas para atingir o seu pice, tornar o momento da leitura o mais esperado do dia, fazer a hora da leitura atingir a todos de forma alegre. Para tanto, necessrio aguar a imaginao, preparar seu ouvinte. demonstrar que a leitura nos leva a conhecer um mundo onde tambm possvel sonhar. Segundo Abramovich (1997, p. 18):

27 Para contar uma histria - seja qual for - bom saber como se faz. Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com msica e com a sonoridade das frases, dos nomes... Se capta o ritmo, a cadncia do conto, fluindo como uma cano... Ou se brinca com a melodia dos versos, com o acerto das rimas, com o jogo das palavras... Contar histrias uma arte... e to linda!!! ela que equilibra o que ouvido com o que sentido, e por isso no nem remotamente declamao ou teatro... Ela o uso simples harmnico da voz.

Neste contexto, devemos demonstrar o domnio e o conhecimento da histria, criando um clima envolvendo o leitor antes, durante e ao final da histria, fornecer condies e espao para a leitura. Deste modo, o professor precisa gostar da histria, jamais improvisar, pois somente desta forma vai dar mais naturalidade e mostrar intimidade com a histria, renovando a cada momento as expectativas da criana com a prxima cena. Sendo assim, preparar o ambiente de leitura fundamental para o sucesso com estmulo leitura. Acreditamos que os cantos da leitura contribuem muito para estabelecer esse tipo de adequao a uma boa leitura. Com base em minhas experincias enquanto professora de educao infantil e no estgio realizado no ensino fundamental, o que se percebe que em muitas escolas seus professores no esto preparados para essa tarefa; pois alguns professores no gostam de ler, tornam a leitura algo sem entretenimento e com carter obrigatrio. E alguns deles no incentivam os alunos, ao contrrio, tornam o momento da leitura um pesadelo para qualquer criana. Possivelmente as conseqncias futuras para essas crianas, so a falta de entusiasmo com a leitura, dificuldades no aprendizado, disperses em sala de aula, tornando-se crianas com dificuldades na interpretao e compreenso do que esto lendo. Essas conseqncias podem iniciar na educao infantil e permanecer nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Segundo Coelho (1986, p.16):
Para os pr-escolares, as histrias devem ter enredos simples, vivo e atraente, contendo situaes que se aproximem o mais possvel da vida da criana, de sua vivncia afetiva e domstica, de seu meio social, de brinquedos e animais que a rodeiam, humanizados. Assim, ela pode integrar-se com os personagens, consegue viver os enredos e sentir-se no lugar em que os episdios narrados ocorrem.

28

Essa afirmao de Coelho vai de encontro a um fato observado em sala de aula. Um aluno, com pouca vivncia no meio pouco letrado, filho de pais analfabetos, chegou at escola com extrema dificuldade de comunicao e no conseguia expressar-se, tornando-se muitas vezes indisciplinado, sem limites. Atravs de uma anlise do seu grau de letramento e com vrias observaes, descobrimos um meio para atingir essa criana com leituras adequadas sua realidade e idade, despertando o seu interesse. Ao escolher livros relacionados com o seu meio social, os resultados foram surpreendentes. Portanto, necessrio tambm que o professor esteja preparado para compreender a situao de letramento das crianas, a fim de oferecer condies para estimular de maneiras diversas a construo da leitura, iniciada na educao infantil. Conforme Terzi (1995, p. 24):
A confiana mtua pressupe o respeito mtuo: respeito do professor para com o aluno como ser humano, o conhecimento que traz consigo, sua maneira de aprender, seu ritmo de aprendizagem; respeito do aluno para com o professor como aquele que sabe mais e que, como tal, est em condies de orientar o processo de ensinoaprendizagem.

Partindo do pressuposto de que na educao infantil a criana no sabe ler formalmente, ela no far a leitura propriamente conhecida nos meios letrados, ou seja, no vai ler a escrita em si, portanto, percebemos a importncia da leitura que a criana faz das imagens, ou seja, do letramento oferecido pelo seu ambiente social. O professor conhecendo seu aluno pode fazer a sistematizao, aproveitando os conhecimentos prvios trazidos pelas crianas. A leitura um dos mecanismos a ser utilizado pelo professor para atingir seu aluno. Lendo para seus alunos os professores iro despertar vrios sentimentos, curiosidades, e levar a criana a descobrir outros mundos, o de contos de fadas, por exemplo, levantando hipteses, resolvendo situaes-problemas, temas importantes para seu desenvolvimento nesta fase de sua vida. Desse modo, o contato com o livro pode ser utilizado em sua metodologia, como um recurso que no faa o aluno sentir-se entediado com o assunto, ou seja, o prazer de ler juntamente com o aprendizado da criana sem que a mesma perceba.

29

Segundo Abramovich (1997, p. 17).


atravs duma histria que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra tica, outra tica... ficar sabendo Histria, Geografia, Filosofia, Poltica, sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula... Porque, se tiver, deixa de ser literatura, deixa de ser prazer e passa a ser Didtica, que outro departamento (no to preocupado em abrir as portas da compreenso do mundo).

A escolha de um bom livro possibilita ao educador agradar seu aluno, para tanto, interessante que o professor conhea seu aluno em vrios aspectos, destacando o letramento que ir contribuir muito para elaborao de seu plano de aula. Selecionando leituras que estimulem a criana a vivenci-la como algo essencial ao seu conhecimento, iniciando, portanto a criana no mundo letrado de forma prazerosa. O professor essencial neste primeiro contato da criana com o livro, ele quem vai deixar a leitura interessante, aguando a imaginao do seu ouvinte. Conforme o RCNEI (BRASIL, 1998, p.135):
A leitura pelo professor de textos escritos, em voz alta, em situaes que permitem a ateno e a escuta das crianas, seja na sala, no parque debaixo de uma rvore, antes de dormir, numa atividade especfica para tal fim etc., fornece s crianas um repertrio rico em oralidade e em sua relao com a escrita.

Cabe aos professores da educao infantil, a tarefa de apresentar uma diversidade de livros que promovam o interesse da criana e ampliem suas capacidades comunicativas. Ela poder expor suas idias, aprendendo a valorizar a leitura de um bom livro. Mas como os professores podem contribuir para esse estmulo a leitura? O Referencial Curricular Nacional da Educao Infantil (BRASIL, 1998, p. 141, v. 3) aponta a seguinte forma, a criana que ainda no sabe ler convencionalmente pode faz-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que no possa decifrar todas e cada uma das palavras. Ouvir um texto uma forma de leitura e permite a criana se colocar no papel de leitora, mediada pela professora.

30

Assim como destaca Brito (2005, p. 19):


Ao ler com os ouvidos, a criana no apenas se experimenta na interao, na interlocuo, no discurso escrito organizado, com suas modulaes prosdicas prprias, como tambm aprende a voz escrita, aprende a sintaxe escrita e aprende as palavras escritas. Somente assim podemos considerar que a alfabetizao (ou letramento) uma condio fundamental da educao infantil.

O estmulo leitura est na base, ou seja, a educao infantil o alicerce para construo de bons leitores, quando o professor contribui com seu papel nessa perspectiva, facilita o desenvolvimento de um trabalho totalmente voltado a uma leitura prazerosa, visando autonomia da criana. A construo da leitura envolve todo um processo de compreenso da aprendizagem da criana e dos fatores determinantes para o seu sucesso ou fracasso. nesse contexto de compreenso da construo de leitores que as experincias de letramento das crianas, influenciam seu desenvolvimento posterior de leitura nos anos iniciais, partindo deste pressuposto em que a educao infantil tem seu papel na contribuio e na introduo da criana ao mundo da leitura. Conforme Faria (2004, p. 22):
O aprendizado da leitura no dispensa, desde o incio da alfabetizao, os livros para crianas. O trabalho de automatizao da decodificao deve ser concomitante com o da leitura de textos variados. Da, na iniciao literria desde a pr-escola, a importncia dos livros de imagem, com ou sem texto escrito, no trabalho com narrativas. Eles podem ser uma grande alavanca na aquisio da leitura, para alm da simples decodificao.

No entanto, primordial que o professor faa seu papel na educao infantil, comeando pelo simples ato de ler histrias para seus alunos, levando-os para o mundo da escrita, alimentando a imaginao e o despertar pela leitura prazerosa, apreciando cada momento em que a histria lida. A criana atravs do professor construir sua iniciao a leitura, valorizando esta como um meio de comunicao, pois com o estmulo a leitura que a criana comea a compreender o processo da escrita como um meio de comunicar-se com o mundo. Conforme o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 141 v.3):

31 de grande importncia o acesso, por meio da leitura pelo professor, a diversos tipos de materiais escritos, uma vez que isso possibilita s crianas o contato com prticas culturais mediadas pela escrita. Comunicar prticas de leitura permite colocar as crianas no papel de leitoras, que podem relacionar a linguagem com os textos, os gneros e os portadores sobre os quais eles se apresentam: livros, gibis, revistas, cartas, jornais etc.

Deste modo, a partir de leituras bem selecionadas e trabalhadas, o professor estimula o interesse de seu aluno pela escrita e tem como pressuposto a escrita de forma a compreender a sua aquisio, ou seja, o significado que a escrita tem em sua vida cotidiana para ir alm da simples decifrao do cdigo. Segundo RCNEI (BRASIL, 1998, p. 145, v.3):
Na instituio de educao infantil, as crianas podem aprender a escrever produzindo oralmente textos com destino escrito. Nessas situaes o professor o escriba. A criana aprende a escrever, fazendo-o da forma como sabe, escrevendo de prprio punho. Em ambos os casos, necessrio ter acesso diversidade de textos escritos, testemunhar a utilizao que se faz da escrita em diferentes circunstncia, considerando as condies nas quais produzida: para que, para quem, onde como.

Nos anos iniciais, a escrita muitas vezes confundida com o simples ato de decodificao do cdigo. As crianas so alfabetizadas com cpias das letras sem a compreenso do que esto escrevendo. Entendemos que a escrita, na educao infantil, no deve ter esse carter to mecnico, necessrio que as crianas construam com autonomia as suas prprias possibilidades de escrita, elaborando suas hipteses sobre o assunto, sendo assim a construo da leitura deve ser iniciada na educao infantil mediadas pelo professor. Desse modo, o despertar para a escrita contribui para a autonomia da criana diante do seu meio social, possibilitando a esta valorizar o contato com diversos tipos de textos. Assim relata Abramovich (1997, p. 16):
Ah, como importante para a formao de qualquer criana ouvir muitas, muitas histrias... Escut-las o incio da aprendizagem para ser um leitor, e ser um leitor ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreenso do mundo [...].

32

O desafio do prazer de ler iniciado na educao infantil, est em buscar todo um envolvimento com o mundo da leitura, entre a escola e a famlia. Assim, com uma ao conjunta da escola e da famlia, a leitura pode surgir na vida das crianas de forma simples e natural. Acreditamos que essa ao coletiva, compartilhada, possa mudar a realidade brasileira onde h um alto ndice de pessoas que no gostam de ler, tornando o prazer de ler uma realidade, ou seja, o gostar de ler seja um privilgio de todos e que o professor assuma para si a responsabilidade da construo de bons leitores. Dessa forma, o professor deve ampliar as suas habilidades com a leitura na educao infantil, voltando o seu olhar para sua prpria atuao enquanto professor desencadeador de posturas reflexivas perante a sua realidade, ou seja, ser diferencial em uma sociedade capitalista em que as desigualdades sociais vm crescendo a cada dia.

33

CAPTULO 3 LITERATURA INFANTIL: UM IMPORTANTE RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PRAZER DE LER

Acreditamos que o brincar para a criana possibilita a diverso o entretenimento, assim como tambm se torna uma forma de entender o mundo. neste contexto de construo de conhecimento que a fantasia, o faz-de-conta proporciona a criana vivenciar um mundo mgico, em que se pode brincar, imitar, inventar, expressar sentimentos, interagir com o outro. A leitura por sua vez, tambm tem esse carter, pois quando se criana as histrias infantis encantam, suscitam a imaginao, despertam para o mundo do faz de conta, onde tudo que existe nos livros possvel, os seres inanimados as fadas, as bruxas, os monstros, entre outros elementos presentes nas histrias infantis. Aspecto esse totalmente importante para o desenvolvimento cognitivo, e ao mesmo tempo um processo que tm implicaes importantes tambm no desenvolvimento enquanto sujeito histrico, particularmente naquilo que se refere construo de significados sobre o mundo que a cerca. Neste momento da infncia, acreditamos que esses elementos presentes na literatura apontada como arte, muito importantes, pois conforme Coelho (2000, p. 27) a literatura infantil , antes de tudo, literatura; ou melhor, arte: fenmeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, atravs da palavra. Funde os sonhos e a vida prtica, o imaginrio e o real, os ideais e sua possvel/ impossvel realizao [...]. Alm da diverso, a leitura proporciona a criana o observar, refletir, ouvir, sensaes que provocam medo, alegria, construindo gradativamente o prazer de uma boa leitura e entendemos que a literatura tem estmulos para essa construo. Notamos que o livro tem esse poder de encantamento, quando utilizado como instrumento de diverso e brincadeira, em que a leitura pode se tornar espao para a aprendizagem da imaginao e de reinveno da realidade. Assim, ao ouvir uma histria a criana pode vivenciar um mundo imaginrio viajando atravs das histrias, participando ativamente em cada cena como se fosse um dos personagens do livro. Deste modo, a literatura devido ao seu

34

carter de ludicidade e fico, rico em textos que constituiu um mundo de fantasia tm esse poder. Visando principalmente o despertar para o gosto de ler por prazer e conhecimento, uma leitura que vai alm de uma funo somente pedaggica, uma leitura de encantamento que tem como intuito o envolvimento entre o livro e a criana. Fazendo com que essa interao torne-se significativa e possa ampliar o seu conhecimento dos diversos aspectos da produo de uma obra de arte literria. Como afirma Zilberman (1987, p. 24):
Supondo este processo um intercmbio cognitivo entre e o texto e o leitor, verifica-se que est implicado a o fenmeno da leitura enquanto tal. Esta no representa a absoro de uma certa mensagem, mas antes uma convivncia particular com o mundo criado atravs do imaginrio. A obra de arte literria no se reduz a um determinado contedo reificado, mas depende da assimilao individual da realidade que recria.

Desta forma, acreditamos que a infncia o melhor momento para iniciar o processo de estmulo a leitura, motivando as crianas desde cedo a criar hbitos de ler por prazer, utilizando como caminho as histrias infantis e principalmente os textos literrios devido a sua riqueza de detalhes, que promovem o entretenimento garantindo o interesse contnuo pela leitura. Sendo assim, o contato com o livro quanto mais cedo melhor, pois esse fator pode contribuir para o domnio da leitura na fase da aprendizagem da escrita. Desse modo criana vai interagindo com o livro, formando seus conceitos sobre o mundo com a contribuio da literatura. Assim como relata Cunha (1991, p. 105) se o homem se constitui a proporo de conceitos, a infncia se caracteriza por ser o momento basilar e primordial dessa constituio e a literatura infantil um instrumento relevante dele. Mas segundo Faria (2004) em seu livro Como usar a literatura infantil em sala, existem poucas iniciativas de trabalho com a literatura infantil e tambm a falta de pesquisa de carter didtico para utilizao da literatura infantil em sala de aula, que muitas vezes utilizada como uma mera abordagem pedaggica, quando poderia ser um valioso recurso para o estmulo leitura prazerosa. E os poucos professores que se prope a trabalhar com a literatura infantil so desvalorizados. Essa falta de preocupao com o trabalho voltado a

35

literatura infantil est presente at mesmo nos cursos de formao de professores, raramente se encontra uma matria que desenvolva recursos didticos para utilizao da literatura em sala de aula. Por outro lado, essa ausncia tem origens histricas que foi se constituindo ao longo da histria e o professor precisa fazer um resgate literatura infantil. Desse modo, poder ter outra postura diante do trabalho com a literatura, que no seja essa apontada por Faria (2004, p. 11):
Esta postura, que considera a atividade menor o trabalho com a literatura para crianas e jovens em geral (pesquisa, anlise, avaliao, usos na escola), tanto no que diz respeito literariedade desses livros como (des) importncia de sua leitura na escola, tem origem em diferentes causas histricas.

Neste contexto, o livro para criana passou a existir somente no final do sculo 17, pois antes no existia a chamada infncia, adultos e crianas eram vistos como iguais (ZILBERMAN, 1987, p. 13). Desta forma no se escrevia para criana, segundo Zilberman (1987, p. 13) em seu livro A literatura Infantil na escola, somente com a nova concepo de famlia, centrada no mais em amplas relaes de parentesco, mas num ncleo unicelular, preocupado em manter a privacidade, a criana e seu mundo passam a ser percebido enquanto diferente dos adultos, e consequentemente passa a existir uma literatura voltada para o pblico infantil, e a escola por sua vez, se une literatura para trabalhar com essa faixa etria. A partir da, o aspecto do desenvolvimento intelectual da criana passa a ser uma preocupao dos adultos, assim como a manipulao de suas emoes, conforme relata Zilberman (1987, p. 13).
A valorizao da infncia gerou maior unio familiar, mas igualmente os meios de controle do desenvolvimento intelectual da criana e a manipulao de suas emoes. Literatura infantil e escola, inventadas a primeira e reformada a segunda, so convocadas para cumprir essa misso.

Essa tarefa atribuda escola, a qual trouxe algumas divergncias que distorcem e desvalorizam o trabalho com a literatura, como destaca Zilberman (1987, p. 13) a aproximao entre a instituio e o gnero literrio no fortuita. Sintoma disto que os primeiros textos para crianas so escritos por pedagogos e professores, com marcante intuito educativo. Neste contexto, a literatura foi utilizada para educar as crianas com intuito de dominao, uma educao que transmitia os

36

ideais burgueses sem a promoo da reflexo em torno do contexto histrico a qual estavam inseridos; pois o adulto diante do contexto histrico e ideolgico da sociedade elaborou uma concepo de infncia em que a criana era um ser frgil, imaturo, que precisava ser educado de acordo com os ideais e conceitos da poca. Torna-se evidente assim que, a literatura era utilizada para veiculao de conceitos comportamentais da poca. Esse objetivo didtico estava comprometido com a dominao da criana, no sendo a literatura reconhecida como arte, tornando-se um fato negativo entre a literatura e a educao. Esquecendo-se que a sala de aula um espao para a construo de bons leitores, que valorizam a leitura pelo simples prazer de viajar pela histria, e a literatura por sua vez, um importante recurso para essa formao. Assim como relata Zilberman (1987, p. 14).
De um lado, o vnculo de ordem prtica prejudica a recepo das obras: o jovem no quer ser ensinado por meio da arte literria; e a crtica desprestigia globalmente a produo destinada aos pequenos, antecipando a inteno pedaggica, sem avaliar os casos especficos. De outro, a sala de aula um espao privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um importante setor de intercmbio da cultura literria, no podendo ser ignorada, muito menos desmedida sua utilidade.

Desta forma, muitas vezes, a literatura foi utilizada pelos pedagogos e professores, com intuito de transmitir para criana o mundo de normas e valores da classe dominante, sem analisar que esta uma arte para ser utilizada como um importante recurso envolvendo o estmulo leitura prazerosa, destacando sempre o seu lado de fico, possibilitando a criana fazer suas prprias interpretaes do texto escrito de forma divertida, com ludicidade. Atravs de uma boa histria a criana tem a possibilidade de compreender mundo a sua volta, assim como afirma Bettelheim (1980, p. 13)
Para que uma histria realmente prenda a ateno da criana deve entret-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginao: ajud-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoes; estar harmonizada com suas ansiedades e aspiraes; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir solues para problemas que a perturbam.

37

Entretanto, para que a literatura torne-se um recurso para estimular o aluno a encontrar na leitura o prazer, o livro deve ter como primordial intuito estimular a imaginao da criana. Portanto as histrias devem ser ricas em imagens visuais que despertem sua ateno. Essa literatura envolve e incita no aluno a fantasia, ela faz com que a criana seja transportada para outros mundos imaginrios proporcionando assim, uma experincia inesquecvel em torno da leitura, criando toda uma expectativa em torno deste hbito. Desta forma, cabe ao professor analisar a extrema importncia e valorizao de livros que utilize a literatura reconhecida como arte praticada de forma ldica e prazerosa para criana, ou seja, uma literatura que promova o gosto pela leitura de forma a trazer uma compreenso do mundo pela criana, que por outro lado tambm venha suscitar no aluno a reflexo e compreenso da leitura escrita de forma crtica, pois segundo Zilberman (1987, p.27) isto significa por parte do professor, o reconhecimento de que a leitura uma atividade decisiva na vida dos alunos, na medida em que, como se viu, permite a eles um discernimento do mundo e um posicionamento perante a realidade. Neste contexto, destaca Zilberman (1987, p. 23):
Todavia, necessrio que o valor por excelncia a guiar esta seleo se relacione qualidade esttica. Porque a literatura infantil atinge seu estatuto de arte literria e se distancia de sua origem comprometida com a pedagogia, quando apresenta textos de valor artstico a seus pequenos leitores. E no porque estes ainda no alcanaram o status de adultos que merecem uma produo literria menor.

Assim trabalhar com a literatura procede de uma atuao em que o professor utilize textos com qualidade literria que deve ter como finalidade o conhecimento do mundo. Comprometendo-se com uma literatura em que a arte literria promova o gosto pela leitura e ajude o aluno na compreenso da sua realidade. Segundo Faria (2004, p. 19) sabemos que o texto literrio oferece ao leitor a possibilidade de experimentar uma vivncia simblica por meio da imaginao suscitada pelo texto escrito e/ou pelas imagens. Deste modo, atravs da vivncia simblica a criana pode avaliar o mundo e situar-se nele, obtendo um conhecimento entre a fico e a realidade e aos poucos aumenta e amplia o domnio da leitura mediada pelo professor.

38

Desta forma, ao escrever uma pesquisa que vise o carter do prazer de ler, propondo um estudo sobre o incentivo a leitura na educao infantil, logo se tem a Literatura Infantil como importante recurso para esse processo devido ao seu carter ldico, onde as crianas comeam a aprender uma diversidade de conhecimento sobre o universo da leitura atravs da sua imaginao. Vemos que a criana elabora suas prprias hipteses sobre um texto escrito, argumentando com suas idias e ponto de vista, aumentando seu vocabulrio, mas tambm com a histria, ela consegue expressar seus sentimentos, atravs de representaes em que a criana possa se identificar com algum personagem da histria. Como se refere Bettelheim (1980, p.16) devido esta identificao a criana imagina que sofre com o heri suas provas e tribulaes, e triunfa com ele quando sai vitoriosa. A criana faz tais identificaes por conta prpria, e as lutas interiores e exteriores do heri imprimem moralidade sobre ela. Assim, acreditamos que a criana traz para sua realidade uma forma mais alegre de vivenciar a vida. A literatura devido ao seu carter de fico, onde a fantasia est presente, prende a ateno da criana que por sua vez, aprende sempre algo sobre a histria. Conforme Coelho (2000, p. 164) note-se, porm, que literatura infantil ocupa um lugar especfico no mbito do gnero fico, visto que ela se destina a um leitor em especial, a seres em formao, a seres que esto passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida. Entendemos que a criana pode trazer o contedo da fantasia de uma histria para a construo de uma relao de prazer com o livro, num processo permanente que no se limite a sala de aula. Sendo que esta relao com a leitura seja representativa no sentido de ampliar o conhecimento da criana com uma relao criada atravs do imaginrio num processo cognitivo entre o texto lido e o leitor, pois como relata Zilbermam (1987, p. 24):
[...] ao professor cabe detonar das mltiplas vises que cada criao literria sugere, enfatizando as variadas interpretaes pessoais, porque estas decorrem da compreenso que o leitor alcanou do objeto artstico, em razo de sua percepo singular do universo representado.

39

Desta forma, compreendemos que a literatura infantil tem uma forma alegre de apresentar o mundo da leitura para as crianas. Ela pode oferecer subsdios tericos que contribuem para o incentivo leitura na educao infantil, para tanto, os professores tem que elaborar todo um trabalho, que ir oportunizar ao seu aluno uma leitura prazerosa, respeitando a individualidade de cada um. Ressaltamos que o educador deve reconhecer a importncia de adequar o livro a idade da criana, considerando assim as fases pertencentes literatura. Partindo deste pressuposto, preciso conhecer as fases apontadas pela literatura, pois esse um elemento que pode contribuir para o desenvolvimento de um trabalho em que se respeite o limite de cada criana, experincias e ligaes com o livro a ser utilizado, assim a historia far mais sentido para a criana e ser agradvel para se ouvir. De acordo com Cunha (1991, p. 99):
Para literatura Infantil, tm sido consideradas trs fases: a do mito, a do conhecimento da realidade e a do pensamento racional. Parecenos fundamental alertar para relatividade dessas informaes. Os limites apresentados so tericos. Na realidade, cada criana tem seu prprio limite, num desenvolvimento peculiar definido por muitos e diferentes fatores. Mais do que conhecer as fases do desenvolvimento infantil, importa conhecer a criana, sua histria, suas experincias e ligaes com o livro.

Como foi dito acima, preciso atentar aos pequenos detalhes que envolvem o trabalho com a literatura infantil e a fase um deles, considerada como um ponto de referncia como aponta Cunha (1991, p. 100) em seu livro A narrativa para crianas. Mas acreditamos ser um aspecto pertinente pesquisa para melhor compreenso do trabalho com a literatura infantil, pois atravs de se conhecer pequenos detalhes e que vamos atingir o fim pretendido que o incentivo a leitura prazerosa. Enfim, destacamos a fase do mito devido ao seu carter de fantasia, onde se encontram os mitos, as lendas, fbulas, adequadas s idades das crianas de trs a quatro anos, aspecto esse que acreditamos ser importante para o trabalho na educao infantil como relata Cunha (1991, p. 100):

40 Na fase do mito se encontram as crianas 3/4 a 7/8 anos. Predomina nelas a fantasia, o animismo: tanto quanto as pessoas, os objetos tm para a criana, alma reaes. No existe para ela diferena entre realidade e fantasia, e a leitura a ser feita para criana desta poca a que tambm no faz distino: a literatura de maravilhas. Os contos de fadas, as lendas, os mitos e as fbulas so especialmente adequados a essa idade.

Compreendemos que esta fase interessa especialmente a pesquisa, pois visa uma leitura voltada ao pblico infantil de trs a quatro anos, como tambm est ligada ao mundo da fantasia. A ludicidade est presente de forma alegre, concisa, divertida. Assim, os livros que tem a fantasia como foco principal iro envolver a criana renovando a cada leitura seu prazer de ler, experincias essas necessrias para desenvolver o contato com o mundo da escrita, e sua capacidade de comunicao. E tambm por outro lado, os contos de fada presente na literatura que destacam a fantasia, enriquecem o mundo da criana, e permitem a ela aprender a resolver problemas interiores e lidar com eles, mesmo que esses contos foram inventados antes deles nascerem como afirma Bettelheim (1980, p. 13):
Na verdade, em um nvel manifesto, os contos de fadas ensinam pouco sobre as condies especficas da vida na moderna sociedade de massa; estes contos foram inventados muito antes que ela existisse. Mas atravs deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos, e sobre as solues corretas para seus predicamentos em qualquer sociedade, do que com qualquer outro tipo de estria dentro da compreenso infantil.

Portanto de extrema importncia os professores saberem como utilizar a literatura em sala de aula com intuito de promover segundo Maria Alice Faria (2004, p. 08-09) em seu livro Como usar a Literatura em sala de aula um universo ldico, com criatividade. A autora em seu livro no tenciona reduzir a literatura infantil apenas em uma abordagem pedaggica e sim capacitar os educadores para perceber toda riqueza de detalhes tpica dos livros para criana. Apontando elementos bsicos e trabalhos prticos para o dia-dia, utilizando da leitura de narrativas como ferramentas literrias, por outro lado ilustrao, como elemento constituinte do livro em suas diferentes funes e articulao com o texto escrito.

41

Desta forma, Faria (2004, p. 12) destaca a importncia dos professores lerem para as crianas numa linguagem didtica e afetiva, utilizando preferencialmente o texto literrio, pois o mesmo considerado polissmico, apresentando um mundo de conhecimento para seu aluno, estabelecendo uma aprendizagem significativa. Quando a leitura torna-se uma maneira divertida de conduzir uma aula, a brincadeira est presente e quando a criana brinca, relaxa se solta, mistura o real ao imaginrio. Aspecto esses que so de extrema importncia para valorizao de uma leitura prazerosa.
J o texto literrio polissmico, pois sua leitura provoca no leitor reaes diversas, que vo alm do prazer emocional ao intelectual. Alm de simplesmente fornecer informaes sobre diferentes temashistricos, sociais, existenciais e ticos, por exemplo -, eles tambm oferecem vrios outros tipos de satisfao ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situaes existenciais, entrar em contato com novas idias etc.

Entretanto, para trabalhar a literatura infantil em sala de aula, necessrio saber narrar uma bela histria com dramatismo, em que a todo o momento apaream fatos novos e interessantes, cheios de peripcias e situaes imprevistas, movimentando o esprito infantil (CUNHA, 1991, p. 97). Para que desta forma envolva a criana em momento mgico, em que a leitura proporcione momentos de prazer, deixando a criana com vontade, desejo de ouvir a histria novamente. Assim para envolver a criana com a histria segundo Abramovich (1997, p. 21-22) preciso estar atento ao aproveitamento do texto, criando todo um clima de envolvimento, e encantamento, respeitando pausas e intervalos para que a criana consiga construir e visualizar o seu cenrio imaginrio. Evitar descries cansativas e cheias de detalhes, saber trabalhar a tonalidade da voz, sussurrando, levantado a voz, valorizando a onomatopias, para que o ouvinte vivencie e tome sua posio; comeando a histria sempre com senhas mgicas como era uma vez, mantendo o ritmo sem ter pressa de acabar e terminar a histria de maneira especial, mostrando para a criana que tudo que ouviu est impresso num livro e ela poder ler quantas vezes quiser. Cabe ao professor despertar emoes, estimulando a curiosidade a cada passo da histria. Portanto como afirma Faria (2004, p. 14):

42 O professor, para elaborar seu trabalho com a leitura de livros para as crianas, precisa ler primeiro essas obras como leitor comum, deixando-se levar espontaneamente pelo texto, sem pensar ainda na sua utilizao em sala de aula. Em seguida, vir leitura analtica, reflexiva, avaliativa.

Neste contexto, fundamental escolher um livro bem acabado, bem feito que aguce os olhos das crianas, com ilustraes interessantes. O educador aos poucos deve articular o texto escrito com o visual, fazendo do momento da leitura a hora mais agradvel possvel, onde as crianas se sintam hipnotizadas, provocadas a sentir emoes de forma intensa pela histria. Como afirma Abramovich (1997, p. 24):
Ouvir histrias viver um momento de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores... encantamento, maravilhamento, seduo... O livro da criana que ainda no l a histria contada. E ela (ou pode ser) ampliadora de referenciais, poetura colocada, inquietude provocada, emoo deflagrada, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudades sentidas, lembranas ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso gargalhado, belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa histria provoca... (desde que seja boa).

Pois quando escolhemos com critrios uma boa literatura infantil, temos a oportunidade de brincar atravs da leitura, tornando o contato com o livro um momento de diverso escolhendo uma boa trama deixando bem claro como a histria acontece, com seu comeo, meio e fim, respeitando a seqncias das cenas. Os professores precisam contar a histria com conhecimento, sem improvisaes, pois o sucesso da histria est em narr-la com simplicidade e autenticidade estimulante para o seu leitor mirim. Assim como afirma Coelho (1986, p. 13):
Constada a importncia da histria como fonte de prazer para criana e a contribuio que oferece ao seu desenvolvimento, no se pode correr o risco de improvisar. O sucesso da narrativa depende de vrios fatores que se interligam, sendo fundamental a elaborao de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador, garantindo-lhe segurana e assegurando-lhe naturalidade. O roteiro possibilita transformar o improviso em tcnica, fundir a teoria prtica. O primeiro passo consiste em escolher o que contar.

43

Para tanto, necessrio utilizar da literatura de uma forma artstica, permitindo que a criana divirta-se enquanto vivencia a histria, e que de alguma forma essa histria quando bem selecionada oferea recursos para o ouvinte refletir sobre si mesmo, trazendo de alguma forma experincia para sua vida que seja duradoura e importante, pois segundo Coelho (2000, p.164) Aquilo que no divertir, emocionar ou interessar ao pequeno leitor, no poder tambm transmitir-lhe nenhuma experincia duradoura ou fecunda. Assim, sua relao com a leitura deve ser sempre prazerosa, promovendo momentos de intensa experincia, enriquecendo sua aprendizagem de maneira significativa, porque a prtica de leitura em sala de aula no pode estar ausente, principalmente os contos de fada, pois conforme Bettelhim (1980, p. 20):
Enquanto diverte a criana, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significados em tantos nveis diferentes, e enriquece a existncia da criana de tantos modos que nenhum livro pode fazer justia multido e diversidade de contribuies que esses contos do vida da criana.

Devemos refletir sempre sobre a prtica educativa, procurando enxergar as particularidades de cada criana, sua relao com o mundo, pensando em uma proposta que vai alm dos modelos estabelecidos pela sociedade como prontos e acabados, e estruturar as aes em algo que aguce o aluno a ir alm do que lhe proposto, isto , com autonomia, criatividade, sabedoria, e construir sua aprendizagem de forma significativa estabelecendo novos conceitos. Sendo assim, nossas intervenes, interaes, mediaes com a leitura podero ajudar na construo do conhecimento e desenvolvimento da criana, oferecendo uma diversidade de possibilidades com a leitura dedicada ao mundo infantil utilizando a literatura infantil, que alm de promover a diverso, expresso de emoes, entretenimento, permite tambm com a sua utilizao adequada construo de bons leitores. Acreditamos que os professores devem valorizar o trabalho com a literatura infantil como uma atividade enriquecedora da criatividade, e autonomia de seus alunos, construdas atravs de leituras prazerosas onde o professor se comprometa com prticas educativas que envolvam a leitura de forma ldica centrando seu trabalho na criana.

44

CONSIDERAES FINAIS

Em primeiro lugar, gostaria de relatar o prazer que senti ao realizar este trabalho e tambm a satisfao ao falar de algo que esteve presente em minha realidade na infncia, ou seja, o quanto a leitura foi importante em minha vivncia de mundo e como influenciou na minha formao intelectual, social e afetiva. Parte do que sou hoje, devo a esse estmulo que considero relevante para a pesquisa. Desta maneira, no possvel falar da leitura sem apreciar o que realmente ela desperta na criana: a emoo do ouvir, do sentir, refletir, do olhar para o mundo com mais alegria de viver. Qual criana que ao ouvir uma histria no se contagia? Vivenciando um momento de puro encantamento. A leitura por sua vez, provoca as mais variadas sensaes, e principalmente o prazer em ouvir uma bela histria, que nos faz por alguns momentos viajar no mundo imaginrio, mgico, irreal, onde tudo pode ser possvel. Assim, acredito que a leitura jamais pode ser vista meramente como um comportamento mecnico, utilizada somente com o intuito de aprender a ler decifrando o cdigo da escrita, sem nenhuma iniciativa que leve o sujeito a refletir sobre seu prprio ato de ler, fazendo uso da leitura para sua vida cotidiana. E esta reflexo pode trazer subsdios tericos para transformar seu prprio conhecimento intelectual, moral e social. Sendo assim, possvel afirmar que ao longo da pesquisa, a leitura revelou-se um importante recurso para ampliar tambm linguagem, a aquisio de conceitos, alm de melhorar a condio de letramento, portanto fundamental que os professores de educao infantil assumam para si o papel de estimulador do hbito de ler. preciso que em sala de aula o professor desenvolva diferentes estratgias de leitura, principalmente envolvendo a literatura, pois a mesma se configura como uma forma ldica de envolver a criana, principalmente a narrativa, que traz em si uma essncia ldica, que transforma tudo em uma deliciosa brincadeira, respeitando assim, o direito da criana de brincar, assim como tambm aprender e refletir sobre os processos da leitura.

45

Acreditamos

que

desta

forma

criana

ter

um

melhor

desenvolvimento, ou seja, o brincar torna a aprendizagem mais significativa para a criana. E como j foi mencionado, cabe ao professor o papel de incentivar a criana a apreciar uma bela histria, assim como tambm ser o provocador de experincias que faam estas pensarem e criarem com as possibilidades da leitura. Neste contexto, os resultados obtidos com a pesquisa tornam-se o incio de um trabalho que no pode parar aqui, preciso ir a campo verificar na ntegra a proposta da pesquisa. Complemento aqui esta proposta de trabalhar a leitura na educao infantil com amor e dedicao, pois o professor mediador do desenvolvimento do gosto pela leitura, oportunizando a criana ver os livros como grandes fontes de informaes e conhecimentos, que ser importante para sua vida futura. Entendo que a leitura hoje, tem carter de emancipao poltica, intelectual, social, afetiva. Enfim, com desenvolvimento deste trabalho tive ainda mais a certeza do quanto leitura importante na vida acadmica e profissional, ou seja, para a vida. A leitura um hbito que deve ser estimulado na famlia e a sua continuidade se d na educao infantil, pois na infncia que se constroem os alicerces para a vida adulta. Ento por que no incentivar a leitura nesta etapa da vida? Mas este deve ser um incentivo que aproveite todo o entusiasmo, curiosidades da criana. Desse modo, acredito que a criana possa ter autonomia nas suas diferentes manifestaes enquanto sujeito de direitos e cidad. Portanto a pesquisa oportunizou-me refletir sobre a minha prtica educativa e ser uma melhor profissional e mais consciente em torno do ato de ler. A leitura pode apresentar todo um conhecimento de mundo, assim como tambm uma forma de estar se auto-educando, descobrindo os mistrios do mundo.

46

REFERNCIAS

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. So Paulo: Scipione, 1997. ( Srie Pensamento e Ao no Magistrio). BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Entre fraldas, mamadeiras, risos e choros: por uma prtica educativa com bbe. Londrina: Maxiprint: 2009. ______. Hora do conto: um espao para brincar com as palavras. In: PASCHOAL, Jaqueline Delagado (Org.).Trabalho pedaggico na educao infantil. Londrina: Humanidades, 2007. p. 105-133. BETTELHEIM, Bruno. A psicanlise dos contos de fada: literatura e teoria. Rio de Janeiro: Paz Terra, 1980. v. 24: BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para educao infantil. Braslia: MEC/SEF,1998. v.3, p.115-160. BRITTO, Luiz Percival Leme. Letramento e alfabetizao: implicaes para a educao infantil. In: GOULART, Ana Lucia de Faria; MELLO, Suely Amaral (Org.) O mundo da escrita no universo da pequena infncia. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 5-20. COELHO, Beth. Contar histrias: uma arte sem idade. So Paulo: tica,1986. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, anlise, diddica. So Paulo: Moderna, 2000. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. A narrativa para crianas. In: ______. Literatura infantil: teoria e prtica. 12. ed. So Paulo: tica. 1991. DIDONET,Vital. Educao infantil. Humanidades, Braslia, [2002]. FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. So Paulo: contexto: 2004. (Srie Coleo como usar na sala de aula). FORTUNA, Tnia Ramos. A reiveno da infncia. Revista Ptio Educao Infantil, Porto Alegre, v. 2, n. 6, p. 18-21, 2005. FREIRE, Paulo. Importncia do ato de ler: em trs artigos que se completem. 41. ed. So Paulo: Cortez, 2001. FRIEDMANN, Adriana. Panorama e perpectivas da infncia no sculo XXl. In: ______. O universo simblico da criana. Petrpolis: Vozes, 2005. p. 1-6 LEITE FILHO, Aristeo. Proposies para uma educao infantil cidad. In: GARCIA, R. l; LEITE FILHO, A. (Org.). Proposio para uma educao infantil cidad. em defesa da educao infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 29-58.

47

MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. MARTINS FILHO, Altino Jos. Culturas da infncia: traos e retratos que as diferenciam. In: MARTINS FILHO, Altino Jos (Org.). Criana pede respeito: temas em educao infantil. Porto Alegre: Mediao, 2005. p. 1-7 MENDONA, Cristina Nogueira. Abordagens de projetos na escola da infancia. In: PASCHOAL, Jaqueline Delagado (Org.).Trabalho pedaggico na educao infantil. Londrina: Humanidades, 2007. p. 65-75. PASCHOAL, Jaqueline Delagado (Org.).Trabalho pedaggico na educao infantil. Londrina: Humanidades, 2007. PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MELLO, Suely Amaral. A importncia dos jogos e das brincadeiras na infncia. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado (Org.).Trabalho pedaggico na educao infantil. Londrina: Humanidades, 2007 PERROTI, Edmir. Confinamento cultural, infncia e leitura: So Paulo: Summus, 1990. (Srie Novas Buscas em Educao, v.38). PINTO, Alvaro Vieira. O Problema da alfabetizao. In: ______. Sete lies sobre educao de adultos. So Paulo: Cortez, 2000. p. 91-105 SILVA, Anilde Tombolato Tavares. Infncia e rememorao: reflexes possveis sobre a experincia do brincar. In: PASCHOAL, Jaqueline Delgado; BATISTA, Cleide Vitor Mussolin; MORENO, Gilmara Lupion (Org.). As crianas e suas infncias: o brincar em diferentes contextos.Londrina: Humanidades, 2008. p. 41-52. TERZI, Silvia Bueno. A construo da leitura: uma experincia com crianas de meios iletrados. So Paulo: Pontes, 1995. TONUCCI, Francesco. A verdadeira democracia comea aos trs anos. Revista Ptio Educao Infantil, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 16-20, set./out. 2005. ZILBERMAN, Regina. A literatura na escola. 8. ed. So Paulo: Global, 1987.

You might also like