You are on page 1of 18

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

CORPOS DEFICIENTES, EFICIENTES E DIFERENTES: UMA VISO A PARTIR DA


EDUCAO FSICA

BODIES DISABLED, EDUCATION

EFFICIENT AND DIFFERENT: A VIEW FROM THE

PHYSICAL

Andra RECHINELI1 Eline Tereza Rozante PORTO2 Wagner Wey MOREIRA3

RESUMO: diante das diversas pesquisas sobre as questes das pessoas com deficincias e seus corpos, este ensaio tem como objetivo analisar o ser humano classificado por seu corpo deficiente no passado, eficiente no presente e diferente no futuro. Consultando vrios autores, apresentamos uma retrospectiva histrica do corpo deficiente no passado, uma anlise das principais abordagens da Educao Fsica no trato com o corpo eficiente no presente e uma reflexo sobre o corpo diferente no futuro. No passado, confirma-se a excluso dos corpos deficientes, historicamente renegados, inferiorizados, subestimados, estigmatizados por dcadas. No presente, evidencia-se a eficincia desses corpos a partir do momento em que lhes so dadas oportunidades de participao. No futuro, presumi-se corpos diferentes, respeitados em sua complexidade, compreendidos como seres humanos que, em sua totalidade pensam, sentem, aprendem, deslocam-se atravs do movimento no tempo e no espao com uma inteno, vivem a prpria histria em busca da superao, transcendendo a cada oportunidade vivida. PALAVRAS-CHAVE: corpo; pessoas com deficincias; educao fsica, educao especial.

ABSTRACT: given the various research on issues of people with disability and their bodies, this essay aimed to analyze the human being whose body was classified as deficient in the past, efficient at present and different in the future. Consulting various authors, we present a historical retrospective of the disabled body in the past, an analysis of the main Physical Education approaches in dealing with the efficient is body and a reflection on the body seen as different in the future. In the past, the literature confirms the exclusion of disabled bodies, historically marginalized as inferior bodies, underestimated, stigmatized for decades. As soon as they are given opportunities to participate, this view changes to efficient bodies. In the future, the assumption is of different bodies, respected in their complexity, understood as human beings, in their full capacity to think, feel, learn, transferring through movement in time and space with clear intention, whereby they will be able to live their own story as they seek to overcome limitations, transcending every opportunity they experience. KEYWORDS: body; people with disabilities; physical education; special education.

1 Professora de Educao Fsica, mestranda em Pedagogia do Movimento pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialista em Educao Fsica Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Professora do Departamento de Pedagogia do Movimento Humano e Aprofundamento Esportivo das FII (Faculdades Integradas de Itapetininga SP). Membro do Ncleo de Corporeidade e Pedagogia do Movimento NUCORPO UNIMEP - andrearechineli@hotmail.com 2 Professora de Educao Fsica, doutora em Educao Fsica pela UNICAMP. Professora do curso de Graduao em Educao Fsica da UNMEP/Piracicaba, colaboradora do Programa de Mestrado em Educao Fsica UNIMEP/Piracicaba. Membro do Ncleo de Corporeidade e Pedagogia do Movimento NUCORPO UNIMEP - eliporto@unimep.br 3 Professor de Educao Fsica, doutor em Educao pela UNICAMP e Livre Docente pela UNICAMP. Professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba. Coordenador do Ncleo de Corporeidade e Pedagogia do Movimento NUCORPO UNIMEP. Professor Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP-MEC) - wmoreira@unimep.br

Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

293

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

1 I NTRODUO Abordar o assunto deficincia enseja um debate sobre a denominao utilizada ao nos referirmos s pessoas com deficincias (PD), termo utilizado neste artigo por acreditarmos que, diante de uma variedade de conceitos impregnados de estigmas e discriminaes utilizados ao longo da histria, atende aos propsitos de uma educao que contemple a todos, independentemente de suas diferenas. Segundo Amaral (1994), refletir sobre a aceitao do diferente pea fundamental para que tudo possa ser estabelecido e/ou construdo. preciso resignificar a diferena/deficincia, e para tanto, h que se des-adjetivar o substantivo diferena: ser diferente no ser melhor ou pior; a diferena/deficincia simplesmente . Este ensaio tem por objetivo analisar o ser humano simbolizado por seu corpo deficiente no passado, eficiente no presente e diferente no futuro, sob o olhar da Educao Fsica, com base na teoria da Motricidade Humana. Num primeiro momento procuramos embasar as concepes destinadas ao corpo, analisando como as PD e seus corpos foram tratados ao longo da histria. Para refletir sobre o corpo eficiente e sua relao com o presente, buscamos compreender, no segundo momento, a evoluo do desenvolvimento das atividades fsicas para as PD, resgatando a histria da prpria Educao Fsica que comprova os processos excludentes, pelos quais passaram as PD at a sua efetiva participao. Os corpos diferentes foram observados numa projeo para um futuro prximo, com a proposta de uma Educao Fsica aberta diversidade, ou seja, uma Educao Fsica Inclusiva o apresentado no terceiro momento deste ensaio. 2 CORPOS DEFICIENTES: UM OLHAR NO PASSADO Desde o incio da histria da humanidade, os tipos de comportamento em relao s pessoas com deficincias eram de eliminao, destruio e menosprezo, caracterizados pelos corpos e suas marcas. Na viso de Carmo (1991), fosse por necessidade de sobrevivncia e superstio, algumas tribos ignoravam, assassinavam ou abandonavam as crianas, adultos e velhos com deficincias e doenas. A vida nmade lhes obrigava essa atitude. Outras tribos acreditavam em feitiaria, maus e bons espritos e por respeito e/ou medo no atentavam contra seus diferentes. Na Antigidade, dois ncleos despontam no referencial histrico do corpo das pessoas com deficincias: Grcia e Roma. Da Grcia Antiga, aparecem imagens de corpos fortes para o combate em proteo ao Estado. Ponto de referncia para o estudo da Educao Fsica e origem dos Jogos Olmpicos Antigos, havia uma preocupao com o corpo saudvel,
294
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

forte e perfeito, em que os esportes eram tidos como elementos que mobilizavam a sociedade e instrumentos da classe que mantinha o poder. Somente amputaes originadas da guerra eram consideradas honras de heri. Aos diferentes, morte, desprezo e abandono. De acordo com Gaio (2006, p. 66), O segundo ncleo da civilizao antiga, Roma, d continuidade aos pensamentos gregos, na tarefa de construir uma sociedade modelo para poca. Surge neste perodo o pensamento dicotomizado de Plato, inaugurando a diviso do ser humano em corpo e mente. Isto promove a excluso das pessoas com deficincias pelo fato delas serem consideradas incapazes mental e ou corporalmente. Observa-se que, os menosprezados eram os que cumpriam tarefas corporais, aqueles que possuam qualquer deformidade eram exterminados, julgados no merecedores do direito vida. Amaral (1995, p. 43) nos relata que:
Quanto ao universo greco-romano, sabe-se que as pessoas desviantes/diferentes/ deficientes tinham, conforme o momento histrico e os valores vigentes, seu destino selado de forma inexorvel: ora eram mortas, assim que percebidas como deficientes, ora eram simplesmente abandonadas sua sorte, numa prtica ento eufemisticamente chamada de exposio.

Na Idade Mdia, com o advento do Cristianismo, a igreja catlica detinha o monoplio do conhecimento. Segundo Zoboli e Barreto (2006, p. 72), Santo Agostinho, So Toms de Aquino e So Paulo cristianizaram a viso de ciso corpo/mente pregadas pelos filsofos da Antiguidade: Plato e Aristteles. Essa cristianizao relacionou a alma a Deus e o corpo esfera do demnio. Corpos marcados pela deficincia eram vistos como manchados pelo demnio, vindos vida por conta de carmas e culpas de seus pais ou familiares. No decorrer da Idade Mdia, as PD deixaram de ser exterminadas passando a ser excludas do convvio social; prtica decorrente da ascenso do Cristianismo em que as pessoas eram guardadas em casas, vales, pores, perodo marcado pela segregao. Percebe-se aqui a tentativa de salvar em detrimento da eliminao atravs da morte. Em relao a este perodo Bianchetti (1995, p. 9) nos lembra que [...] A dicotomia deixa de ser corpo/mente e passa a ser corpo/alma. A pessoa com deficincia deixa de ser morta ao nascer, porm passa a ser estigmatizada, pois, para o moralismo cristo, catlico, deficincia passa a ser sinnimo de pecado. Surge ento o Renascimento como movimento fundamental para a reviso do cenrio scio-poltico-educacional, perodo importante para a renovao de conceitos. Muitas idias e atitudes que antecipavam o mundo moderno foram apresentadas pela renascena, dentre elas, a preocupao com os interesses terrenos,
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

295

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

o naturalismo, o individualismo e, o mais fundamental, o humanismo que resgatou o papel e a importncia do ser humano em oposio ao poder e a dominncia do ser divino (GAIO, 2006). O fato de aumentar o interesse pelo ser humano e pela natureza proporcionou que, no Renascimento aparecessem os primeiros indcios de pesquisas sobre o tema deficincia, que segundo Zoboli e Barreto (2006, p. 72-73), se deu no advento das cincias biomdicas que se organizaram a partir de Ren Descartes:
[...] essa cincia fundada na fragmentao humana, que pautou no somente a medicina, mas vrias outras reas do conhecimento, tambm apresentam erros evidentes oriundos do cartesianismo, pois esquece a matriz de um conceito holstico e complexo do ser humano.

Apesar de um suposto avano, mesmo sob a influncia de estudos cientficos, principalmente na medicina, pessoas com deficincia fsica foram perseguidas e pessoas com doena mental foram torturadas. A transio do feudalismo para o capitalismo gerou uma mudana radical no comportamento das pessoas. Esse processo ocorreu de forma lenta e complexa cercada de conflitos entre as classes que dominavam o antigo regime e o ascendente. Na Idade Mdia, a deficincia foi associada ao pecado; agora, est relacionada disfuncionalidade, pois o corpo deficiente est associado a uma mquina com disfuno de uma ou mais peas (BIANCHETTI, 1995). Nota-se que o corpo, principal referncia do ser humano, passa ento a ser vivido na sociedade de mercado na condio de valor. Zoboli e Barreto (2006, p. 75) analisam que [...] a pessoa com deficincia sai com grandes desvantagens por no se ajustar aos critrios de rendimento e eficcia. Percebe-se no perodo Contemporneo, caracterizado por formas mais elaboradas do sistema capitalista, uma corrida desenfreada pelo avano rumo a um mundo novo, no qual as pessoas com deficincias sofriam margem dos acontecimentos. Os estudos cientficos multiplicam-se nos sculos XVIII e XIX, atingindo seu auge no sculo XX, marcado por um perodo de reformas sociais e guerras, incio dos interesses governamentais em assuntos referentes s PD, especialmente no campo da educao, psicologia e medicina.
O sculo XX traz um incrvel avano tecnolgico que modifica fundamentalmente a estrutura organizacional da sociedade. O avano das comunicaes (telgrafo, telefone, rdio, televiso e satlites) torna o mundo um espao sob controle das grandes potncias mundiais. A guerra fria, a produo cientfica, o posterior desenvolvimento da informtica, [...] (GAIO, 2006, p. 83). 296
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

Nesse perodo localizam-se algumas iniciativas marcantes de um novo tempo para a realidade dos corpos deficientes. Aps a II Grande Guerra Mundial aconteceram algumas atitudes positivas em relao s PD. Iniciam-se em hospitais, primeiramente, programas de reabilitao dirigidos aos lesionados das Guerras como possibilidade para reintegr-los ao mundo. Para Gaio (2006, p. 84), so vrios os exemplos de que o sculo XX resgata, um deles destaca a discusso sobre a deficincia enquanto espao de reorganizao da dignidade da vida: [...] com a volta dos mutilados de guerra, em 1945, somados aos deficientes traumticos e congnitos j existentes, verificase o despertar da Educao Fsica, em especial dos esportes, que pudessem atender essa clientela. Com o advento do Ano Internacional do Deficiente, decretado pela Organizao das Naes Unidas em 1981, inicia-se um processo de maior incentivo, por parte dos governantes, numa tentativa de provocar na sociedade discusses acerca da problemtica que envolve essa populao, principalmente a questo das possibilidades desses corpos com deficincias em contraposio a suas limitaes. Percebe-se que as PD foram, ao longo da histria, perseguidas, execradas, separadas do convvio social, por apresentarem diferenas em seus corpos e em suas atitudes e, por considerar os seres humanos como corpos [...] no podemos negar a presena de corpos que, em sua estrutura biolgica, se apresentam incompletos, aqueles que desde o incio da histria da humanidade at os dias atuais so denominados de deficientes (GAIO; PORTO, 2006, p.12). Segundo as autoras, a preocupao com os corpos deficientes, por parte da sociedade, sendo a educao uma das reas mais envolvidas nesse processo, marca significativamente o fim do sculo XX e incio do XXI.
Mudar a concepo desses corpos a marca deste perodo histrico. Olhar para eles sem piedade, mas com reconhecimento, acreditando em suas capacidades para alm das limitaes que apresentam o que se prope a humanidade, estimulada pelos prprios corpos deficientes e por todos os outros corpos que acreditam que todo ser humano pode superar quando tem oportunidades para tal (GAIO; PORTO, 2006, p.12).

Com base nos acontecimentos histricos fica evidente a evoluo de um perodo em que a vida humana no era de grande valor, para outro em que o prprio avano tecnolgico mostra a preocupao do ser humano em transformar a realidade para auxiliar aqueles que necessitam. Concordamos com Gaio (2006) ao apontar a urgncia de uma nova viso de vida, que valorize o potencial humano presente em todos os seres humanos. Portanto, necessrio conhecermos os fatos histricos para conseguirmos romper velhos paradigmas, como tambm entendermos as PD para alm do corpo
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

297

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

deficiente, propiciando a elas espao e tempo para poderem ser integrados, valorizados e aptos a viverem em sociedade. 3 CORPOS EFICIENTES: VIVENCIANDO O PRESENTE Observa-se que, tendo iniciado no sculo XX, o esporte para PD utilizado como auxlio recuperao foi um dos cones ao apresentar sociedade que essas pessoas revelavam suas capacidades e a superao de desafios, ultrapassando seus prprios limites. Para refletir sobre o corpo eficiente e sua relao com o presente, buscamos compreender a evoluo do desenvolvimento de atividades fsicas para as PD, evidenciando que este corpo se torna eficiente a partir do momento em que lhe dada a oportunidade de participao. Ao traarmos uma linha no tempo a partir de 1920, dcada que marcou a implantao efetiva da Educao Fsica no ambiente escolar brasileiro, procuramos mostrar algumas transformaes ocorridas na rea. Baseada nas concepes Militar e Higienista, a Educao Fsica foi implantada nas Escolas do Sistema Nacional de Educao, com o intuito de tornar a juventude mais sadia para que pudesse atuar na defesa e no desenvolvimento do pas, atravs de um corpo perfeito (CASTELANI FILHO, 1988, p. 34). Portanto, nessa fase fica clara a excluso das PD, pois ficavam proibidos de freqentar as aulas de Educao Fsica todos aqueles que no se encaixassem nos padres de normalidade, como os diversos tipos de dificuldades fsicas e portadores de molstias cujos estados patolgicos os impedissem de participar, permanentemente, das aulas. Como herana mantm-se Educao Fsica a filosofia positivista, utilizando-se de uma viso fragmentada e reducionista do ser humano, destacandose uma educao do fsico, cuja preocupao era a busca da eugenia do povo brasileiro. Nas dcadas de 50, 60, 70, e incio de 80, sob a concepo Tecnicista aliada ao militarismo, foi introduzido no Brasil o mtodo Desportivo Generalizado, incorporando o contedo esportivo aos mtodos da Educao Fsica (BETTI, 1991). Segundo Darido (2004, p.7):
nesta fase da histria que fatores tais como o rendimento, a seleo dos mais habilidosos, o fim justificando os meios esto mais presentes no contexto da Educao Fsica na escola. Os procedimentos empregados so extremamente diretivos, o papel do professor bastante centralizador e a prtica, uma repetio mecnica dos movimentos esportivos.

Percebe-se que diante dessa proposta, tanto as PD como as pessoas menos habilidosas, tambm no tinham a menor possibilidade de participao devido os aspectos excludentes da mesma.
298
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

No final da dcada de 70 a Educao Fsica passa a discutir a necessidade de mudanas, com o intuito de romper a valorizao excessiva do desempenho como nico objetivo da Educao Fsica. Surgem movimentos renovadores e dentre eles destacam-se as abordagens pedaggicas conhecidas como Desenvolvimentista, Construtivista, Crtico-superadora, Sistmica, Sade Renovada e a baseada nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) (DARIDO, 2004). Em 1988, Tani et al. (1988) apresentaram a abordagem Desenvolvimentista, preconizando que todo processo educacional deve procurar atender adequadamente s necessidades biolgicas, psicolgicas e sociais da populao a que se destina. Dirigida, especificamente, a crianas de quatro a quatorze anos, fundamenta seu trabalho nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos movimentos, bem como a interao entre eles. Tani et al (1988) defendem a idia de que por meio do movimento, da habilidade motora, da resoluo de problemas motores que o ser humano se adapta ao ambiente, aos problemas do cotidiano se desenvolvendo com relao ao domnio motor e outros domnios do ser humano. Nota-se nessa abordagem uma preocupao em proporcionar condies adequadas para que o aluno desenvolva suas capacidades e habilidades motoras de acordo com o seu nvel de crescimento, desenvolvimento fsico, cognitivo e afetivo-social, dessa forma, estaria se assegurando a especificidade da Educao Fsica. Nesse sentido, as PD podem se beneficiar com as propostas dessa abordagem, por analisar as condies em que se encontram para, posteriormente ofertar atividades de acordo com suas possibilidades motoras, cognitivas e afetivosociais. No entanto, observamos que as PD no so referenciadas no decorrer dos textos apresentados, o que nos causa dvidas ao afirmar se essas pessoas foram ou no consideradas na elaborao da proposta. A abordagem Construtivista estruturou-se no discurso de Freire (1989), em que o autor assume a preocupao com o excesso de racionalismo da educao e da Educao Fsica e enfoca o respeito cultura e individualidade da criana, o estmulo criatividade, como tambm liberdade individual. Segundo Darido (2004, p. 12):
A proposta, denominada interacionista/construtivista apresentada como uma opo metodolgica, em oposio s linhas anteriores da Educao Fsica na escola, especificamente proposta mecanicista, caracterizada pela busca do desempenho mximo, de padres de comportamento considerados de excelncia, sem levar em conta as experincias vividas pelos alunos, com o objetivo de selecionar os mais habilidosos para competies e esporte de alto nvel.

Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

299

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

No Construtivismo, a inteno a construo do conhecimento a partir da interao do sujeito com o mundo, extrapolando o simples exerccio de ensinar e aprender, propondo como objetivo da Educao Fsica respeitar o universo cultural do aluno, explorando o mximo de possibilidades educativas numa perspectiva ldica. As propostas devem variar do simples ao mais complexo, dependendo de cada criana no contexto ao qual est inserida. Elas devem ter caractersticas desafiadoras para que os alunos se envolvam na participao da construo do conhecimento, a partir do desejo, vontade e expectativa surgidos em cada momento trabalhado. De maneira geral, essa abordagem aponta a necessidade e a importncia da Educao Fsica na escola considerar e resgatar a cultura infantil, valorizando e explorando conhecimentos que a criana j possui. Os jogos e brincadeiras tm posio de destaque nesse processo exercendo, simultaneamente, papel de contedo e estratgia considerando-se que, enquanto joga e brinca, a criana incorpora novos valores e atitudes aprendendo inmeras coisas ao mesmo tempo. A abordagem construtivista pode ser ofertada s PD, pois respeita o ser humano e o que ele traz consigo das experincias vividas considerando a interao dele com o ambiente, fundamental no processo de aprendizagem. Proporciona dessa forma a participao de todos durante a construo do conhecimento, todos adquirem papel significativo nas situaes oportunizadas. Esta proposta possvel s PD por acreditar que a aquisio do conhecimento um processo contnuo, a partir da ao e reao do ser humano com o mundo. Betti (1991) apresenta uma abordagem denominada de Sistmica, a qual procura entender a Educao Fsica como um sistema aberto que dialoga com o meio, ou seja, que sofre influncias e influencia o ambiente em que est inserida. Nas idias do autor, a funo da Educao Fsica na escola no pode se restringir unicamente ao ensino de habilidades motoras, embora este deva ser um dos objetivos a serem alcanados. A especificidade da rea se d atravs da finalidade da Educao Fsica na escola que, para Betti (2004, p. 24) :
Introduzir e integrar o aluno no mbito da cultura corporal de movimento, visando formar o cidado que possa usufruir, compartilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais do exerccio da motricidade humana, tais como jogos, esportes, ginsticas e prticas de aptido fsica, dana e atividades rtmicas/expressivas, lutas/artes marciais e prticas alternativas.

A necessidade e a importncia da criana experimentar vrias formas de movimentos, ligados ou no ao esporte, observando ainda os possveis conhecimentos e experincias afetivas advindas da prtica desses movimentos, se destacam nessa abordagem. Segundo Betti (1991), enfocar a diversidade tem como finalidade garantir o acesso de todos os alunos s atividades da Educao Fsica, propondo
300
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

atividades diferenciadas, tirando o foco de contedos exclusivamente esportivos ou que privilegiem apenas um tipo de esporte. Dessa forma todos os alunos alcanaro o sucesso em uma ou outra atividade proposta. Portanto, a abordagem Sistmica aparece como a primeira a discutir as questes relativas a no excluso ao abordar os princpios de incluso, diversidade e alteridade. Enfatiza a oportunidade participao de todos os alunos, independentemente de suas diferenas, pois, devem ser respeitados como seres humanos que possuem potencial para a participao na prtica das atividades, desde que as mesmas sejam ofertadas de formas diferenciadas. Sob a influncia de Libneo e Saviani, Soares et al (1992, p. 50) denominam de abordagem Crtico-Superadora ou Histrico-Crtica, a qual entende a Educao Fsica como [...] uma prtica pedaggica que, no mbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como: jogo, esporte, dana, ginstica, formas estas que configuram uma rea de conhecimento denominada de cultura corporal. Refletir, histrica e pedagogicamente, sobre as implicaes dessa cultura corporal, no desenvolvimento do ser humano na sociedade, mostra ser uma preocupao importante, na viso dos autores. Eles revelam que em determinada poca histrica, as atividades corporais surgem como respostas a estmulos, desafios ou necessidades humanas. Esta abordagem surge tambm em oposio ao modelo mecanicista e utiliza o discurso da justia social como ponto de apoio, levantando questes de poder, interesse, esforo e contestao, enfatizando a importncia de valores como solidariedade, cooperao, liberdade de expresso dos movimentos que devem ser traados e transmitidos para os alunos na escola. Na viso de Darido (2004, p. 14), tal tendncia pressupe que:
[...] qualquer considerao sobre a pedagogia mais apropriada deve versar no somente sobre questes de como ensinar, mas tambm sobre como adquirimos conhecimentos, valorizando a questo da contextualizao dos fatos e do resgate histrico.

Nesse sentido, essa observao se torna fundamental na medida em que possibilitar a compreenso, por parte do aluno, de que a produo da humanidade expressa as fases e acontecimentos sociais, culturais, entre outros, mostrando que mudanas ocorreram ao longo do tempo. O fato da abordagem considerar a relevncia social do contedo a ser trabalhado, de acordo com o meio e sua adequao e, que os mesmos devam ser aprofundados ao longo das sries, de acordo com as caractersticas scio-cognitivas dos alunos o que pode possibilitar a participao das PD. Somando-se a isso, o fato dos alunos refletirem sobre as aes do ser humano, inclusive com relao s
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

301

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

questes sobre a diversidade, facilita a criao de oportunidades para reflexes e aes positivas em relao s PD. Percebe-se a preocupao quanto a uma Educao Fsica voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, mediada pelas questes scio-culturais, sugerindo a visualizao do ser humano em sua totalidade. Darido (2004, p. 15) apresenta tambm a tendncia Sade Renovada [...] por incorporar princpios e cuidados j consagrados em outras abordagens com enfoque mais scio cultural, sugere que o objetivo da Educao Fsica na escola seja o de ensinar os conceitos bsicos da relao entre atividade fsica, aptido fsica e sade. Guedes e Guedes (1996) e Nahas (1996) passaram a discursar em prol de uma Educao Fsica escolar dentro da matriz biolgica, que compreenderia temticas relacionadas sade e qualidade de vida. Segundo os autores, as prticas de atividades fsicas vivenciadas na infncia e na adolescncia favorecem a adoo de atitudes e hbitos voltados para um estilo de vida ativa fisicamente, na idade adulta. A abordagem Sade Renovada procura atender a todos os alunos, principalmente, os que mais necessitam, dentre eles esto os sedentrios, os de baixa aptido fsica, os obesos e as PD, confirmando assim a sua utilidade nas aulas de Educao Fsica. Na continuidade cronolgica dos fatos, o Ministrio da Educao e do Desporto, por meio da Secretaria de Ensino Fundamental, seguindo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei nmero 9394/96 (Brasil, 1996), baseados no modelo educacional espanhol, elaboraram os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), incluindo documento especfico destinado rea da Educao Fsica (BRASIL, 1998). Sua principal finalidade mostrar alternativas s propostas curriculares dos estados e municpios bem como fornecer subsdios e possibilidades para a atuao e a prtica docente, ou seja, os PCN devem auxiliar os professores a refletirem e organizarem seu prprio trabalho pedaggico. Darido (2004) aponta trs aspectos relevantes na proposta dos PCN rea Educao Fsica: o princpio da incluso, as dimenses atitudinais, conceituais e procedimentais dos contedos e os temas transversais. No princpio da incluso, a proposta destaca uma Educao Fsica dirigida a todos os alunos, sem discriminao, portanto:
Desenvolver um ensino inclusivo pode ajudar a superar o j referido histrico da disciplina que, em muitos momentos, pautou-se em distinguir indivduos aptos e inaptos. Deve-se levar em conta tambm que, mesmo alertados para a excluso de grande parte dos alunos, muitos professores apresentam dificuldades em refletir e modificar procedimentos e atividades excludentes, devido ao enraizamento de prticas como essa. Quando o professor desenvolve 302
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

efetivamente uma atividade inclusiva? Quando apia, estimula, incentiva, valoriza, promove e acolhe o estudante. (DARIDO, 2004, p. 17).

Dessa forma, os PCN aparecem como primeiro documento oficial que prope, de forma efetiva, o desenvolvimento de prticas pedaggicas voltadas diversidade propondo o princpio da incluso atravs de uma Educao Fsica aberta a todos os alunos, independente de suas diferenas, sejam elas sociais, culturais ou fsicas, mudando o ponto de referncia que outrora era pautado pela valorizao excessiva dos mais aptos. Segundo Darido (2004, p. 20), [...] a introduo destas abordagens no espao do debate da Educao Fsica proporcionou uma ampliao da viso da rea, tanto no que diz respeito sua natureza, quanto no que se refere aos seus pressupostos pedaggicos de ensino e aprendizagem. As dimenses psicolgicas, sociais, cognitivas, afetivas e polticas foram reavaliadas e enfatizadas vislumbrando o aluno como ser humano integral, propondo objetivos educacionais mais amplos e pressupostos pedaggicos mais humanos. As abordagens analisadas anteriormente, mesmo possuindo reas de base, autores, finalidades e temticas diferentes uma das outras, tiveram como base a Educao Fsica que j existia no Brasil, ou seja, uma rea de conhecimento, com uma nova roupagem que seus proponentes sugeriram na tentativa de ir alm aos modelos anteriores. Essas abordagens ocorreram quase que ao mesmo tempo, podendo ser verificadas atravs da cronologia apresentada, com exceo dos PCN que, como documento oficial, se utiliza de inmeras idias e valores das mesmas propostas. No mesmo perodo, final da dcada de 1980 e incio da dcada de 1990, paralelamente aos fatos ocorridos, Srgio (1992) chega ao Brasil e apresenta como proposta a Motricidade Humana, que surge da necessidade de uma mudana epistemolgica da Educao Fsica tradicional desenvolvida no Brasil. De acordo com Srgio (1994, p. 53-54), a Motricidade Humana pressupe um [...] paradigma emergente, antidualista e holstico, expresso na passagem do fsico ao motor, em que a Educao Fsica a pr-cincia da cincia da Motricidade Humana ou como ramo pedaggico desta cincia. Considerada por Srgio (1992), a Motricidade Humana ampla e abrangente, e se utiliza de diferentes reas, tais como biologia, antropologia, sociologia e filosofia, para compreender o ser humano que se movimenta intencionalmente em busca de sua auto-superao. De Marco (1995, p. 27) comenta sobre o movimento e o sentimento no sentido de compreend-los juntos:
303

Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

Eu sinto com minha mente, movimento-me com meu corpo, e movimento-me com minha mente e sinto com meu corpo, assim no possvel separar essas estruturas e esses processos. No posso falar do meu corpo para o meu corpo, sem ser o meu corpo. Essas reflexes me tornam claro que eu tenho que ter conscincia do meu corpo, e eu s consigo isso vivenciando-o nas mais diferentes situaes e inter-relaes.

Constatou-se que a Educao Fsica no seria capaz de compreender todas as mudanas e transformaes necessrias do modo como tratava e se referia ao ser humano em movimento surgindo ento a Motricidade Humana, respeitando e considerando toda a complexidade do ser humano em movimento. Na Motricidade Humana se evidencia o corpo, entendido no apenas em seu aspecto fsico, mas tambm como construo social, cultural e poltica que se inter-relaciona consigo, com o outro e com o mundo. Segundo Moreira (2002, p. 130):
A cincia da motricidade humana a est para o estudo da originalidade da dinmica existencial do corpo, da intencionalidade dos gestos que o corpo apresenta. Ela procura desvendar as intencionalidades desse ser humano que se movimenta na direo de sua auto-superao.

Nesse sentido, compreende-se que analisar o ser humano em movimento se torna mais complexo do que a viso reducionista do estudo do movimento humano, pois, a Motricidade Humana se preocupa em estudar esse ser humano total, que pode ser o corpo sujeito, histrico, cultural, biolgico, psicolgico, espiritual, entre outros, respeitado em sua complexidade, impossvel de ser compreendido e vivido parte por parte.
Portanto, a Educao Fsica, com base na cincia da Motricidade Humana, passa a ter como objeto de estudo o ser humano em movimento, sendo ele sujeito de sua histria, nas diversas relaes s quais faz parte, nas situaes de jogos, esportes, danas, ginsticas, lutas e recreao. Dessa forma o ser humano ao se movimentar intencionalmente perseguindo sua superao e alcanando seu desenvolvimento. (MOREIRA, 2006).

Visualizamos nas idias desta Educao Fsica a possibilidade real voltada s PD que, anteriormente condio de deficincia, so seres humanos que, independentemente da forma, se movimentam intencionalmente na necessidade de se auto-superar. Acreditamos que as PD possam se beneficiar desta proposta a partir da considerao demonstrada pela complexidade do ser humano e sua diversidade. Embora no aponte claramente propostas inclusivas na maioria das abordagens analisadas, nota-se referncia a uma Educao Fsica dirigida a todos,
304
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

evidenciando a no excluso, conforme reveladas no Quadro 1, exposto na pgina seguinte para melhor visualizao:

ABORDAGENS

FINALIDADE

TEMTICA PRINCIPAL

ESTRATGIAS E METODOLOGOGIA Totalmente prtica, fortalecimento do fsico, hbitos de higiene e sade Rendimento, seleo dos mais habilidosos, aptido fsica, procedimentos pedaggicos diretivos

PROPOSTAS INCLUSIVAS No possui

Militar e Higienista

Selecionar indivduos fisicamente perfeitos

Tecnicista

Tornar a nao formadora de atletas olmpicos servindo como exemplo e incentivo populao

Desenvolvimentista

Fundamentar o trabalho nos processos de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem e a interao entre eles Construir o conhecimento Enfatizar a importncia da experimentao dos movimentos em situao prtica Transformar a sociedade Melhorar a sade da cultura corporal

Construtivista

Obedincia e a disciplina, aspecto eugenista Descoberta de talentos esportivos que pudessem representar o pas em competies internacionais Habilidade motora, aprendizagem do movimento, aprendizagem por meio do movimento Cultura popular; jogo; ldico Educao fsica como sistema hierrquico e aberto que sofre influncias e influencia Cultura corporal; viso histrica Diversidade; pluralidade; histria cultural da ginstica, lutas, danas, jogos e esportes Estilo de vida ativo; conhecimentos; exerccios fsicos Respeita o ser humano total, em sua complexidade

No possui

Privilegia a aprendizagem do movimento atravs da interao entre o aumento da diversificao e complexidade das tarefas Resgatar o conhecimento do aluno; solucionar problemas Princpio da no excluso e diversidade prope vivncias nas atividades esportivas, rtmicas e expressivas Tematizao a partir dos contedos da Educao Fsica Valorizao das diversas formas de expresso da cultura do movimento

Possui

Possui

Sistmica

Possui

Crtico-Superadora

Possui

Sade renovada

Possui

PCN

Introduzir o aluno na esfera da cultura corporal de movimento Perceber, conhecer e viver o corpo integralmente considerando o contexto do mundovida

Movimentao e incentivo para a adeso de um estilo de vida ativo

Possui

Motricidade Humana

Possui

Quadro 1 - abordagens e propostas inclusivas.


Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

305

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

Portanto, com base nesses aspectos, nota-se uma evoluo na Educao Fsica, pelo fato de abarcar possibilidades variadas a serem desenvolvidas, levandose em considerao questes como regionalidade, diversidade, particularidades e necessidades. Atualmente, frente ao discurso da diversidade, torna-se necessrio pensar em mltiplas formas de trabalhar a Educao Fsica, preciso atentar para as diferenas no sentido de identific-las, reconhec-las e, principalmente atend-las. 4 CORPOS DIFERENTES: REFLETINDO O FUTURO Optar por analisarmos os corpos diferentes neste momento, se deu por entender que ao longo da histria da PD ocorreu uma evoluo nos valores atribudos ao corpo. Excludo no passado por ser deficiente e improdutivo, observado no presente como eficiente e capaz e, finalmente, descoberto como diferente, como todos os seres humanos o so, projetamos para o futuro, a proposta de uma Educao Fsica aberta diversidade. Que corpo diferente este? Diferente em qu? Gaio e Porto (2006 p. 14) relatam que:
[...] ser, sendo diferente na perspectiva da diversidade humana, em todos os diversos e possveis espaos de vivncia e convivncia social. As diferenas, hoje, devem ser encaradas como positivas e de fundamental importncia na construo da identidade social dos seres humanos, pois fator muito significativo para uma vida de respeito, aceitao, acolhimento, companheirismo, solidariedade e reconhecimento.

As diferenas entre os corpos devem ser consideradas como possibilidades de troca de experincias e de aprendizagem, pois o fato deve residir na PD ser um corpo e no ter um corpo (grifo nosso). Nesse sentido, Porto (2005, p. 38-39) observa que ser corpo deficiente no significa ser corpo ausente: ser corpo deficiente ser corpo como outro qualquer... antes de ser corpo deficiente, ele corpo e est presente no mundo. Por ser e estar presente no mundo, o corpo diferente se mostra aberto s possibilidades que a vida pode lhe oferecer, ou seja, o ser humano um corpo que merece oportunidades, mesmo se apresentando fragilizado. Porto e Moreira (2006a, p. 27) ao refletirem sobre a corporeidade das PD afirmam: os corpos, ao se permitirem viver os sonhos, as ousadias, os riscos e as incertezas, esto se expondo para viver a sua existencialidade, nas relaes consigo, com o outro e com o mundo, aceitando a complexidade dessas relaes. As relaes vividas pelos corpos podem levar compreenso e ao respeito s diferenas e, o convvio entre os corpos, seja em qual ambiente for, pode despertar outros sentimentos como solidariedade, valorizao e igualdade.
306
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

De acordo com Gaio (2006, p. 87) [...] no podemos pensar o deficiente apenas do ponto de vista de um corpo fora dos padres impostos historicamente pela sociedade. Urge uma nova viso de vida, que evoque dimenses utpicas de esperana, que possa valorizar o potencial humano presente em todos os seres humanos. Superar a tradio de explicar o ser humano como mutilado, reduzido, unidimensional e tcnico , segundo Moreira (1998), o que a corporeidade prope, ou seja, um conceito pluridimensional, pois ele o mesmo que produz poesia e arte. Possibilitar a vivncia individual e coletiva que conduz os seres humanos ao ser e estar presentes no mundo junto com os outros, respeitando-se as diferenas existentes entre todos, poder ocorrer medida que o envolvimento com o assunto se multiplicar e fortalecer, na perspectiva de promover a incluso, ou seja, a conjuno de todos aceitando e respeitando as diferenas (PORTO, 2001). Compreendermos sobre a corporeidade , para Porto e Moreira (2006b, p. 112) [...] acreditarmos que somos seres humanos nicos, integralizados e no repartidos, ou seja, os nossos sistemas biolgico, social, cultural e psicolgico no se separam, eles funcionam todos ao mesmo tempo em todos os lugares que nos encontramos e em todas as relaes que vivemos. Gaio (2006, p. 161) observa que s vezes somos deficientes, na construo biolgica, porm capazes na corporeidade [...] conscientes da existncia social e cultural do ser humano e, eficientes em diversas tarefas para as quais a vida social organizada nos fornece espao para participar, como o trabalho, a escola, o lazer e outros. Portanto, no h mais espao para rotinas e programas mecanicistas e, com base nesta afirmao reportamo-nos a Rgis de Moraes (1993) por ele apontar alternativas para os profissionais da corporeidade: ou continuam lidando com o corpo como coisa burra ou despertam para o fato de sermos um corpo como forma de estar no mundo sensvel e inteligentemente. Porto e Moreira (2006b) acreditam que a corporeidade visualiza e respeita o ser humano de um modo ampliado, total, nico e coletivo, com isso comeam a aceitar com tranqilidade que a diversidade humana seja o marco dos valores a serem adotados nas nossas aes pessoais e profissionais. Para tanto, devero iniciar um longo dilogo de aprendizagem com o seu corpo e o do outro, assumindo a corporeidade, a motricidade, a sensibilidade e a percepo como elementos de uma nova maneira de conviver com o corpo, na esperana de que, no sculo XXI possam lidar com corpos sensveis e enriquecidos por significaes vitais. Como? Atravs de uma Educao Fsica que busque critrios nos princpios da diversidade, possibilidades de acesso ao conhecimento produzido
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

307

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

pela humanidade com base nos estudos da corporeidade e, que atenda, no s de direito, mas de fato, a todos que dela participam, abandonando efetivamente a idia do corpo objeto, mecanizado. 5 CONCLUSO Afinal, que Educao Fsica essa? Uma Educao Fsica em que o professor deve trabalhar as diferenas dos alunos no sentido de re-signific-las/ respeit-las, propondo tarefas em que os alunos com maiores dificuldades tenham oportunidade de expor suas angstias e medos, para que juntos, professor, aluno e colegas, possam superar limites. Nesse sentido, a Educao Fsica Inclusiva com base epistemolgica na Motricidade Humana, no pode desconsiderar o humano do homem ao ensinar seus contedos especficos, no devendo mais possibilitar uma aprendizagem apenas nos movimentos mecnicos para a realizao dos exerccios fsicos. Dessa forma, acreditamos na possibilidade de promover a Educao Fsica para as PD com base nos princpios da Motricidade Humana que, ao estudar o ser humano que se movimenta intencionalmente na direo de sua autosuperao, no classifica esse ser humano em deficiente ou eficiente, pois o corpo pode ser classificado de deficiente, mas a corporeidade no. A corporeidade expressa no conjunto das manifestaes corpreas como danar, jogar, lutar, entre outras, sendo que as mesmas constituem-se de fsico, afetivo, social e cognitivo. Viver a corporeidade viver todas as dimenses humanas em todas as situaes vividas e, as PD podem e devem usufruir dessas manifestaes, visto que seus corpos, independentemente das limitaes, esto repletos de potencial, basta que lhes sejam oportunizadas as possibilidades de demonstr-lo atravs das aulas de Educao Fsica Inclusiva. No com a inteno de concluir, ao contrrio, de instigar, retomamos as colocaes iniciais, ocasio em que nos propusemos a analisar os corpos das PD em trs momentos distintos: deficiente no passado, eficiente no presente e diferente no futuro. No passado, confirmando a excluso dos corpos deficientes, historicamente renegados, inferiorizados, subestimados, estigmatizados por dcadas. No presente, evidenciando a eficincia desses corpos a partir do momento em que lhes so dadas oportunidades de participao. No futuro, que esperamos ser prximo, refletindo sobre os corpos diferentes, analisados a partir da Motricidade Humana, respeitados em sua complexidade, compreendidos como seres humanos que, em sua totalidade pensam, sentem, aprendem, deslocam-se atravs do movimento no tempo e no
308
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

Deficincia e educao fsica

Relato de Pesquisa

espao com uma inteno, vivem a prpria histria em busca da superao, transcendendo a cada oportunidade vivida. REFERNCIAS
AMARAL, L. A. Pensar a diferena/deficincia. Braslia, Coordenadoria Nacional para Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, 1994. ______. Conhecendo a deficincia em companhia de Hrcules. So Paulo: Robe Editorial, 1995. BETTI, M. Educao fsica e sociedade. So Paulo: Movimento, 1991. ______. Fundamentos e princpios pedaggicos da Educao Fsica: uma perspectiva sociocultural. In: DARIDO, S.C.; MAITINO, E. M. (Org.). Pedagogia cidad: Cadernos de formao: Educao Fsica. So Paulo: UNESP. Pr-reitoria de Graduao, 2004. BIANCHETTI, L. Aspectos histricos da educao especial. In: Revista Brasileira de Educao Especial, v.2.n.3, 1995. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n. 9.394/96, Braslia, 1996. BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Educao Fsica. Braslia, MEC/SEF, 1998. CARMO, A. A. Deficincia fsica: a sociedade brasileira cria, recupera e discrimina. 2. ed. Braslia: MEC/Secretaria dos Desportos, 1991. CASTELANI FILHO, L. Educao Fsica no Brasil: a histria que no se conta. So Paulo: Papirus, 1988. DARIDO, S.C. Ensinar/aprender educao fsica na escola: influncias, tendncias e possibilidades. In: DARIDO, S.C.; MAITINO, E. M. (Org.). Pedagogia cidad: Cadernos de formao: Educao Fsica. So Paulo: UNESP, 2004. DE MARCO, A. Educao fsica ou educao motora? In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a educao motora. Campinas: Papirus, 1995. FREIRE, J. B. Educao de corpo inteiro: teoria e prtica da educao fsica. So Paulo: Scipione, 1989. GAIO, R. Para alm do corpo deficiente: histrias de vida. Jundia: Fontoura, 2006. GAIO, R.; PORTO, E. Educao Fsica e pedagogia do movimento: possibilidades do corpo em dilogo com as diferenas. In: DE MARCO, A. (Org.). Educao Fsica: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, 2006. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Associao entre variveis do aspecto morfolgico e desempenho motor em crianas e adolescentes. Revista Paulista de Educao Fsica, n. 10, v. 2, p. 99-112, 1996. MOREIRA, W. W. Corporeidade e a busca de novas palavras para o saber: uma das tarefas da educao motora. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE EDUCAO MOTORA E II CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAO MOTORA, 1, Foz do Iguau, 1998. Anais... Foz do Iguau, 1998.
Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

309

RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W.

MOREIRA, W. W. Projeto Desporto de Base: o corpo da criana na educao atravs do esporte. In: MOREIRA, W. W.; SIMES, R. (Org.). Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba: Unimep, 2002. ______. Bases epistemolgicas da motricidade humana. corporeidade e pedagogia do movimento. Apostila da disciplina Bases Epistemolgicas da Motricidade Humana. Mestrado em Educao Fsica. UNIMEP, Piracicaba: 2006. NAHAS, M. V. Educao Fsica no ensino mdio: educao para um estilo de vida no terceiro milnio. In: SEMINRIO DE EDUCAO FSICA ESCOLAR/ESCOLA DE EDUCAO FSICA E ESPORTE, 4, 1996, So Paulo. Anais... So Paulo, 1996. PORTO, E. Educao de qualidade para vidas especiais: um caminho a conquistar. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Qualidade de vida: complexidade e educao. Campinas: Papirus, 2001. ______. Corporeidade do cego: novos olhares. Piracicaba/So Paulo: UNIMEP/Memnon, 2005. PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W. Diversidade humana: a corporeidade em movimento na dana. In: TOLOCKA, R. E.; VERLENGIA, R. (Org.) Dana e diversidade humana. Campinas: Papirus. 2006a. ______. A corporeidade na educao inclusiva. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE ARTE E EDUCAO FSICA SABERES DO CORPO: POSSIBILIDADES PARA O CONHECIMENTO PEDAGGICO DA ARTE E DA EDUCAO FSICA NA ESCOLA, 3, Natal, 2006. Anais... Natal, 2006b. REGIS DE MORAIS, J. F. Conscincia corporal e dimensionamento do futuro. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educao Fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI. Campinas: Papirus, 1993. SRGIO, M. Motricidade humana: um paradigma emergente. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educao fsica e esportes: perspectivas para o sculo XXI. Campinas: Papirus, 1992. ______. Motricidade Humana: contribuies para um paradigma emergente. Lisboa: Instituto Piaget, 1994. SOARES, C.L. et al. Metodologia do ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. TANI, G. et al. Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. So Paulo: EPU, 1988. ZOBOLI, F.; BARRETO, S. J. A Corporeidade como fator de incluso de alunos com necessidades especiais nas aulas de Educao fsica. In: RODRIGUES, D. Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. So Paulo: Artes Mdicas, 2006.

Recebido em 21/12/2007 Reformulado em 14/06/2008 Aprovado em 16/08/2008 310


Rev. Bras. Ed. Esp., Marlia, Mai.-Ago. 2008, v.14, n.2, p.293-310

You might also like