You are on page 1of 24

PROCESSO DE INGRESSO NA UPE

Sistema Seriado de Avaliao


DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir: Prdio Nome N de Identidade N de Inscrio rgo Expedidor UF

Sala

ATENO! Abra este Caderno quando o Aplicador de Provas autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo contendo 46 (quarenta e seis) questes de mltipla escolha das seguintes disciplinas: Biologia com 10 questes, Qumica com 10 questes, Histria com 10 questes, Geografia com 10 questes e Sociologia com 06 questes. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Aplicador de Provas. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o Nome do seu prdio e o Nmero da sua sala, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, o rgo Expedidor, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes da prova, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Voc dispe de 4 horas para responder prova, j incluso o tempo destinado ao preenchimento do Carto-Resposta. O tempo de Prova est dosado de modo a permitir-lhe faz-la com tranquilidade. permitido a voc, aps 3 horas do incio da prova, retirar-se do prdio conduzindo o seu Caderno de Prova, devendo, no entanto, entregar ao Aplicador de Provas o Carto-Resposta preenchido. Caso voc no opte por levar o Caderno de Prova consigo, entregue-o ao Aplicador de Provas, no podendo, sob nenhuma alegao, deixar o Caderno em outro lugar dentro do recinto onde so aplicadas as provas. BOA PROVA!

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA BIOLOGIA 01. No clssico Moby Dick, de Herman Melville, a baleia considerada um tipo de peixe, refletindo o pensamento de uma poca. Atualmente, sabe-se que, apesar de o peixe e de a baleia serem animais vertebrados, esta no um peixe, e o formato de seu corpo se deve locomoo aqutica, situao conhecida como convergncia evolutiva. Assinale a alternativa abaixo que contempla a categoria hierrquica da nomenclatura Zoolgica, qual a baleia pertence. A) Subfilo Urochordata. B) Classe Mammalia. C) Ordem Primates. D) Famlia Felidae. E) Gnero Canis. 02. As infeces por superbactrias, que so resistentes a quase todos os antibiticos, e por vrus, como os da dengue, representam um grande impacto na sade pblica. Sobre essas infeces e seus respectivos agentes etiolgicos, analise as afirmativas abaixo: I. As bactrias se reproduzem assexuadamente, por diviso binria, formando clones. Entretanto, pode ocorrer mistura de genes entre indivduos diferentes, por meio dos mecanismos de recombinao gentica, contribuindo para o aumento da resistncia antimicrobiana. II. Alguns vrus so transmitidos ao homem por meio de vetores animais, principalmente insetos, sendo conhecidos genericamente como arbovrus, como o vrus da dengue. III. Os vrus so acelulares, parasitas intracelulares obrigatrios, logo dependem de clulas vivas para completar seu ciclo reprodutivo. durante a invaso de uma clula por vrus que ocorrem vrias doenas virais, como a dengue, a raiva, o sarampo, a clera e o ttano. IV. A higiene a principal medida preventiva contra muitas doenas. Lavar as mos uma medida simples, barata e eficaz na preveno de muitas doenas bacterianas e virais, inclusive a dengue. V. Os antibiticos, que atuam bloqueando a sntese de cidos nucleicos, atuam, com eficcia, contra as bactrias e so grandes aliados tambm no combate aos vrus. Esto CORRETAS A) I e II. B) I e III. C) I, II e IV. D) II, III e V. E) III, IV e V.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 03. A Malria uma doena infecciosa, febril, aguda, cujos agentes etiolgicos so protozorios transmitidos por vetores. Reveste-se de importncia epidemiolgica, atualmente, pela sua elevada incidncia na regio amaznica e potencial gravidade clnica.
Fonte:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1526

Observe o ciclo a seguir:

Fonte: http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/malaria/restrito/pop_agt_ciclo.htm

Em relao ao ciclo da Malria, assinale a alternativa CORRETA. A) Uma pessoa adquire Malria ao ser picada por fmeas infectadas do mosquito Culex, que so hematfagas. B) Na picada, as fmeas do mosquito injetam uma secreo anticoagulante, que pode conter as formas infestantes do plasmdio, chamadas merozotas. C) As merozotas crescem e se transformam em formas sexuadas chamadas esporozotas masculinos e femininos. D) Os picos de febre alta, entre 39C e 40C, coincidem com a ruptura das hemcias infectadas e a consequente liberao das merozotas no plasma. E) Parte das esporozotas penetram nas clulas hepticas onde se multiplicam de modo sexuado.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 04. Observe o cladograma do Reino Plantae e relacione as descries a seguir com as classificaes correspondentes.

I. II.

As sementes so produzidas em cones ou estrbilos, que podem ser masculinos ou femininos. So as plantas dominantes no planeta, leguminosas e gramneas, que constituem duas famlias desse grupo, com grande importncia econmica, alimentar e ecolgica. III. Quando apresenta caule, este subterrneo do tipo rizoma, e as folhas, quando presentes, so formadas por fololos. IV. O transporte de gua e de matrias feito por difuso, clula a clula, de forma lenta. Essa caracterstica limita o tamanho dessas plantas, que so pequenas e delicadas e vivem geralmente em ambiente mido e sombreado.

As associaes entre o cladograma e as descries esto CORRETAS na alternativa A) I - Angiospermas; B) I - Brifitas; C) I - Brifitas; D) I - Gimnospermas; E) I - Gimnospermas; II - Brifitas ; II - Pteridfitas; II - Angiospermas; II - Angiospermas; II - Angiospermas; III - Gimnospermas; III - Gimnospermas; III - Pteridfitas; III - Brifitas; III - Pteridfitas; IV - Pteridfitas. IV - Angiospermas. IV - Gimnospermas. IV - Pteridfitas. IV - Brifitas.

05. Para algumas angiospermas, lanar o plen ao vento suficiente para garantir a disseminao de sementes, mas a grande maioria das plantas com flores depende de animais para espalhar seu plen. Orqudeas, por exemplo, so flores altamente complexas. De acordo com Darwin, a evoluo esticou, torceu e transformou as partes de flores comuns para criar os arcos e outros engenhos que estas usam para espalhar o seu plen, valendo-se da coevoluo com insetos. Em relao evoluo da reproduo das angiospermas, analise as afirmativas abaixo: I. II. III. IV. As flores das angiospermas substituem os estrbilos masculino e feminino das gimnospermas. As fanergamas produzem sementes envolvidas por frutos, e os gametas independem do meio lquido para se encontrarem, sendo transportados pelo processo chamado de polinizao. Os frutos formam-se a partir do desenvolvimento da gema apical da flor e possuem papel fundamental na proteo e disseminao das sementes. As diferentes estratgias de disseminao das sementes das angiospermas auxiliam na colonizao de novos locais e aumentam as chances de sobrevivncia das plantas-filhas, que no iro competir com a planta-me.

Est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) I, II e III. C) I e IV. D) II, III e IV. E) III e IV. 4

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 06. As colunas abaixo se referem a problemas de sade que atingem a populao e que so causados por invertebrados. A 1a coluna traz o nome do animal; a 2a coluna refere-se a caractersticas encontradas na histria dessas doenas, e a 3a contm o nome das doenas que so causadas por esses invertebrados. Coluna 1 A. Ancylostoma duodenale B. Taenia solium C. Schistosoma mansoni D. Wuchereria bancrofti E. Ascaris lumbricoides 1. 2. 3. 4. 5. Coluna 2 Nematdeo monxeno, transmitido pela ingesto de alimentos e de gua contaminados por ovos. Nematdeo transmitido por penetrao ativa da pele humana. Platelminto trematdeo, que tem como hospedeiro intermedirio o gnero Biomphalaria. Platelminto hermafrodita, transmitido pela ingesto de ovos encontrados na carne de porco. Nematdeo transmitido pelo mosquito do gnero Culex. Coluna 3 I. Amarelo II. Filariose III. Tenase IV. Esquistossomose V. Ascaridase

Assinale a alternativa que contm a correlao CORRETA entre as trs colunas. A) A 1 I; B) A 2 I; C) A 2 I; D) A 3 III; E) A 3 III; B 4 III; B 4 III; B 4 III; B 4 I; B 4 I; C 3 IV; C 5 IV; C 3 IV; C 2 IV; C 1 IV; D 5 II; D 3 II; D 5 II; D 5 V; D 5 V; E 2 V. E 1 V. E 1 V. E 1 II. E 2 II.

07. Ana foi, com alguns amigos, a um restaurante especializado em pescados. Ao chegarem ao recinto, o garom sugeriu que lessem o cardpio antes de fazerem o pedido. Ana disse que no comeria animais da famlia das baratas, mas no fazia objeo em comer animais de corpo mole. Seu amigo Jorge afirmou que preferia comer animais cordados, pois era alrgico a crustceos. Outro amigo, Pedro, pediu um cefalpode.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA Diante do cardpio apresentado, analise as afirmaes a seguir: I. Ana poderia comer qualquer um dos pratos, uma vez que no h nenhum animal que pertena mesma famlia da barata. II. Jorge poderia comer ostras, embora preferisse peixe. III. Pedro optou por comer ostras. IV. Se apenas fosse pedido o prato de Polvo Gratinado, s Ana e Pedro poderiam com-lo. V. O prato de lagosta poderia causar problemas de sade a Jorge. Esto CORRETAS A) I, II e V. B) I, II e IV. C) I, II e III. D) II, III e V. E) II, III e IV.

08. O mdico canadense Frederick Banting (1891-1941) juntamente com o fisiologista escocs John James Macleod (1876-1935) e com o norte-americano Charles Best (1899-1978), ento estudante de medicina, realizaram uma srie de experimentos que mudaram a histria da luta da humanidade contra uma doena que at hoje alvo de grandes preocupaes. Basicamente, esses pesquisadores fecharam cirurgicamente o duto pancretico e observaram que, aps algumas semanas, as clulas pancreticas haviam desaparecido, restando, apenas, nesse rgo, as ilhotas de Langerhans. O extrato dessas clulas foi, ento, administrado a ces submetidos remoo do pncreas, o que resultou em uma sobrevida maior para esses animais. Sobre o experimento desses pesquisadores, analise as afirmativas a seguir: I. O extrato produzido pelos pesquisadores apresenta-se rico em Glucagon hormnio regulador do metabolismo do acar e, por isso, foi capaz de diminuir o nvel de glicose no sangue dos animais que tiveram o pncreas retirado. II. A retirada do pncreas nos ces aumentou o nvel de glicose nos msculos e no fgado dos animais, o qual s pode ser regularizado por meio do uso do extrato. III. A remoo do pncreas inviabiliza a vida do animal, uma vez que retira dele a capacidade de produzir insulina, o que s pde ser sanado por meio do extrato. IV. A ausncia do pncreas fez esses animais adquirirem um quadro caracterstico de Diabetes, que foi tratado com o uso da insulina presente nas ilhotas. Esto CORRETAS A) I e II. B) I e III. C) I e IV. D) II e IV. E) III e IV. 09. Com relao ao sistema nervoso, assinale a afirmativa CORRETA. A) Fazem parte do Sistema Nervoso Perifrico os nervos e gnglios que compem a regio da medula. B) Na raiz dorsal dos nervos raquidianos, encontram-se, apenas, os nervos sensitivos. C) Os nervos cranianos fazem parte do Sistema Nervoso Perifrico Autnomo Simptico. D) No Sistema Nervoso Perifrico Voluntrio Parassimptico, encontram-se os gnglios nervosos prximos medula ou em seu interior. E) O neurnio associativo, encontrado no interior do rgo, responde pela conexo da resposta entre um nervo sensitivo e um nervo motor, onde est acontecendo o ato reflexo.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 10. Sobre as palavras destacadas em negrito nas estrofes do cordel a seguir, analise as afirmativas referentes aos temas doenas sexualmente transmissveis, gravidez, mtodos de preveno e uso de drogas. CORDEL DO AMOR VIDA por Mary Cristianny
http://www.idbrasil.org.br/drupal/?q=node/13570

Trechos do cordel VII Gonorreia, sfilis, cancro mole Que horror Doena de nome engraado Que nos traz pavor E pra evit-la te dou uma soluo Use camisinha pra no contrair um problema VIII Mas pra evitar essas doenas E a gravidez fora de hora S tem a camisinha, a plula no Nem a tabelinha funciona ... XI Drogas no a soluo esconder-se da vida Dificultando a situao A maconha, a cocana faz o crebro atrofiar E a pessoa esquece At de se cuidar I. As doenas sexualmente transmissveis, relacionadas na estrofe VII, so causadas por vrus, enquanto a AIDS, o condiloma acuminado e a hepatite C so causadas por bactrias. II. Para haver gravidez, necessrio que ocorram cpula e fecundao. Assim, o zigoto ir se deslocando pela tuba uterina, sofrendo clivagens, e o embrio poder se implantar no tero. III. Os mtodos de contracepo destacados na estrofe VIII so classificados como no hormonais, temporrios e de barreira. IV. As drogas citadas na estrofe XI so ditas ilegais, mas o lcool, droga legalizada, pode causar diversos danos sociais, alm de prejuzo sade fsica e psquica da pessoa.

Esto CORRETAS A) I, II e III. B) I e III. C) II, III e IV. D) II e IV. E) III e IV.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA QUMICA 11. Durante uma aula de qumica, a professora cortou um pedao de fita de magnsio e, com o auxlio de uma lixa, retirou um slido branco que recobria a sua superfcie. Essa substncia havia sido formada em decorrncia da lenta reao entre o metal e o oxignio. Aps esse procedimento, ela transferiu o pedao da fita para dentro de um bquer e queimou a sua extremidade superior. Imediatamente, observou-se a emisso de uma luz branca muito intensa e brilhante. Verificou-se, tambm, o aquecimento do bquer e a formao de uma substncia slida e de cor branca, presente na cinza residual. Abaixo, so feitas algumas consideraes em relao a essa atividade experimental. I. II. III. O composto formado aps a combusto do magnsio um sal. O procedimento realizado na sala envolve uma reao exotrmica. O processo permite observar a influncia da temperatura na velocidade de uma reao.

Est(o) em conformidade com os procedimentos utilizados e os resultados obtidos nessa atividade experimental apenas o(s) item(ns) A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III. 12. A figura a seguir traz um esquema simplificado para a captura, o tratamento e a distribuio de gua em uma Estao de Tratamento de gua (ETA).

Imagem adaptada de http://www.agua.bio.br/botao_d_L.htm Acesso em: 25/06/2011.

Analise a sequncia anterior e substitua os numerais pela palavra equivalente no texto seguinte: A sequncia que traz uma substncia usada na etapa 2, os tipos de processos de separao constantes das etapas 3, 4 e 5 e uma substncia usada na etapa 6 desse tipo de ETA para a obteno de uma gua adequada para o consumo humano corresponde, de forma CORRETA, opo A) 2 - sulfato de chumbo; B) 2 - sulfato de chumbo; C) 2 - sulfato de alumnio; D) 2 - sulfato de chumbo; E) 2 - sulfato de alumnio; 3 - aerao; 3 - floculao; 3 - floculao; 3 - aerao; 3 - aerao; 4 - decantao; 4 - decantao; 4 - decantao; 4 - filtrao; 4 - decantao; 5 filtrao; 5 filtrao; 5 filtrao; 5 decantao; 5 filtrao; 6 flor. 6 cloro. 6 cloro. 6 cido sulfrico. 6 cido sulfrico. 8

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 13. Analise as informaes contidas no seguinte grfico:

Energia de ativao Ea Ea (direta) Reao 1 Ea (direta) Reao 2 Reagentes Ea (inversa) Reao 1 Ea (inversa) Reao 2 Produtos Caminho da reao Assinale a alternativa que expressa o processo evidenciado nesse grfico. A) Modificaes nos rendimentos de uma reao. B) Variaes endotrmicas de um mesmo tipo de reao. C) Influncia da presena de um catalisador no andamento de uma reao. D) Efeitos das concentraes dos reagentes sobre a velocidade de uma reao. E) Dependncia da concentrao de reagentes sobre o rendimento de uma reao. 14. O grfico mostrado abaixo traz alguns aspectos da qumica de espcies nitrogenadas de interesse natural, inclusive o da glicina, o mais simples aminocido. A energia livre de formao da espcie qumica, Gfo, dada presso de 1 atmosfera (atm) e temperatura T = 298,15 K.

Adaptado de: CHAGAS, Acio Pereira. A sntese da amnia: alguns aspectos histricos. Qumica Nova, 30, 1, 240-247, 2007.

A seguir, so feitas algumas consideraes sobre os parmetros informados nesse grfico: I. II. III. IV. V. Os nions nitrato e nitrito so mais estveis que um dos seus elementos formadores. O N2(g) apresenta facilidade em reagir e formar novas substncias dentro das CNTP. O on amnio possui baixa estabilidade termodinmica, quando comparado com o N2O3(g). A formao da amnia, a partir dos elementos, uma reao termodinamicamente favorecida. Os xidos de nitrognio so termodinamicamente mais estveis que seus elementos formadores, N2(g) e O2(g).

Esto CORRETAS A) I e IV. B) II e III. C) III e IV. D) I, IV e V. E) I, II, III e V. 9

Gf0/kJ.mol-1

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 15. Em laboratrio, possvel se determinar a concentrao do cido sulfrico por meio de uma titulao, utilizando-se a fenolftalena como indicador do trmino da reao representada pela seguinte equao: H2SO4(aq) + 2NaOH(aq) Na2SO4(aq) + 2H2O(l) Dado: massa molar, H2SO4 = 98 g/mol. Considerando que uma alquota de 20mL de uma soluo de cido sulfrico foi titulada com 10mL de uma soluo de hidrxido de sdio a 1,0 mol/L, a concentrao em gramas por litro, g/L, do cido A) 24,5. B) 32,5. C) 49,0. D) 55,0. E) 98,0.

16. HCl a 5%, v/v, uma das solues utilizadas no processo de remoo de ferrugem, tinta e incrustaes de uma superfcie metlica. Para que uma soluo de HCl tenha essa caracterstica, ela deve ter A) 5 g do cido em 100 mL da soluo. B) 5 g do cido em 100 mL do solvente. C) 5 mg do cido em 100 mL do solvente. D) 5 mL do cido em 100 mL da soluo. E) 5 mL do cido em 100 mL do solvente. 17. A tabela a seguir mostra os dados referentes realizao de experimentos na determinao das temperaturas de ebulio de trs sistemas qumicos presso atmosfrica (1atm). Experimento 1 2 3 Sistema 100 mL de gua destilada 100 mL de gua destilada + 25 g de acar (sacarose) 100 mL de gua destilada +25 g de sal de cozinha (NaCl) Temperatura de ebulio (oC) 100 104 110

A partir dos dados apresentados na tabela anterior, analise as seguintes consideraes: O tempo de evaporao da gua destilada se modifica quando se varia a quantidade de gua destilada. II. A entropia da soluo formada (experimentos 2 e 3) maior que a do solvente puro (experimento 1). III. Dobrando-se a quantidade de gua destilada, a temperatura de ebulio tambm duplica. IV. As temperaturas de ebulio das solues nos experimentos 1 e 2 explicam o fato de que, quando se adiciona acar gua fervente no preparo do caf, h uma interrupo na ebulio. V. A presena do acar (sacarose) e do sal (NaCl) nos experimentos 2 e 3, respectivamente, diminui a presso de vapor da gua, havendo, por isso, um aumento na temperatura de ebulio. Apenas esto CORRETAS A) I e IV. B) II e III. C) III e V. D) I, II e III. E) I, II, IV e V. I.

10

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 18. As figuras abaixo mostram as etapas de uma atividade experimental. Inicialmente, colocou-se um balo de festa cheio de ar e vedado dentro de uma caixa de isopor. Em seguida, derramou-se N2 lquido a uma temperatura 77K sobre esse balo (Figura 1). Aps certo tempo, retirou-se o balo do interior da caixa de isopor e observou-se que ele havia murchado (Figura 2).

Figura 1. Balo de festa cheio de ar na presena de N2 lquido a 77K.

Figura 2. Balo de festa aps o contato com lquido a 77K. Fonte: http:// www.pontociencia.org.br (Acesso em 05/07/2011)

Com relao a essa atividade experimental, CORRETO afirmar que houve A) reduo do tamanho das molculas de ar no interior do balo. B) acrscimo nas colises entre as molculas do ar, provocando uma expanso do tamanho dessas molculas. C) elevao da presso exercida pelo ar no interior do balo, por causa do aumento das colises entre as molculas. D) diminuio da energia cintica mdia das molculas de ar, reduzindo os espaos entre as molculas e, consequentemente, o volume ocupado no balo. E) reduo da temperatura por causa da presena de N2 lquido, impedindo o balo de ficar novamente cheio temperatura ambiente. 19. A charge a seguir traz uma stira a um processo de adulterao industrial do leite.

Disponvel em: http://www.google.com.br/imgres? Acesso em 17/06/2011.

O leite considerado uma emulso de glbulos de gordura e uma suspenso de micelas, contendo a protena casena em fase aquosa e outras espcies qumicas solubilizadas. Os glbulos de gordura do leite de vaca variam de tamanho entre 10 a 300 nm e tm uma densidade de 1,11 g/mL. Esse tipo de leite tem seu pH normal entre 6,6 e 6,9 a 25 oC, densidade entre 1,023 g/mL e 1,040 g/mL e ponto de congelamento (crioscpico) de -0,531 oC.
Adaptado de GONZLEZ, Flix. H.D. Uso do leite para monitorar a nutrio e o metabolismo de vacas leiteiras. UFRS. 2006.

O processo de adulterao do leite, enfocado no contexto da charge, se relaciona mais fortemente A) alterao da constituio desse coloide por causa do acrscimo de cido sulfrico. B) correo da acidez do sistema coloidal por causa da adio de uma base. C) diminuio da densidade dessa soluo coloidal por causa da sua diluio com soluo cida. D) produo de uma emulso de maior valor nutricional por causa da diluio com soda custica. E) reduo do ponto de congelamento dessa suspenso coloidal por causa da mistura com refrigerante. 11

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 20. Algumas informaes referentes ao rtulo de uma gua mineral frequentemente comercializada em Pernambuco so apresentadas no quadro abaixo: Composio qumica (mg/L) nions Cloreto , 6,61 Nitrato, 2,40 Ctions Sdio, 5,00 Clcio, 0,80 Potssio, 0,60 Caractersticas fsico-qumicas pH a 25oC = 4,4 Temperatura da gua na fonte, 27oC Resduo da evaporao a 180oC, 19 mg/L

Com base nos dados apresentados no quadro, analise as afirmaes a seguir: I. II. III. IV. V. A gua mineral apresenta-se bsica a 25oC. A composio qumica a mesma das demais guas minerais. Num garrafo de 20 litros a 180oC, h 380 mg de resduo da evaporao. As espcies qumicas presentes na gua mineral se apresentam sob a forma de ons. As concentraes dos ctions e nions dessa gua mineral poderiam ser expressas em outro sistema de unidades.

So CORRETAS A) I e II. B) I e V. C) II e V. D) II, III e IV. E) III, IV e V.

HISTRIA 21. No processo da evoluo histrica do mercantilismo, da industrializao, do capitalismo e das experincias socialistas do Estado-produtor e de seus pensamentos, os recursos da Terra at agora no foram cuidados com a conscincia ecolgica necessria preservao e sustentao do ecossistema. De acordo com o enunciado, analise as proposies a seguir: A degradao do sistema de vida est na lgica do crescimento econmico sem a necessria relao com a biosfera. II. O conhecimento sobre o processo de equilbrio e desequilbrio dos ecossistemas com suas leis e princpios vitais surgiu com o mercantilismo. III. Se a luta do homem contra o homem foi regulada pelo contrato social, a relao homem x natureza regulada pelo poder do Estado. IV. Essa acentuada depreciao do capital natural planetrio est induzindo ao aumento do capital financeiro que resultar em investimentos no processo de sustentao do ecossistema. V. A soberania do Estado nacional passou a ser a universalizao do domnio do homem sobre todas as outras formas de vida. Esto CORRETAS A) I, II e V. B) II, III e V. C) I e IV. D) I, IV e V. E) I e V. I.

12

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 22. O Pensamento iluminista foi uma das crticas mais intensas, que recaram sobre o chamado Antigo Regime europeu. Com forte apoio da burguesia, o Iluminismo, por meio de seus principais pensadores, lanou as bases tericas do mundo contemporneo. Sobre essas contribuies, analise as afirmaes abaixo: I. A Enciclopdia de Diderot e DAlambert foi editada em vrios pases da Europa, difundindo o liberalismo poltico; II. O conceito de Contrato Social apresentado por Rousseau possibilitou a materializao da noo de representao poltica; III. As crticas de Voltaire e de Diderot Igreja Catlica defendiam uma sociedade laica; IV. A condenao da propriedade privada por Rousseau foi adotada nos pases capitalistas do sculo XX; V. A tripartio do poder, defendida por Montesquieu, foi adotada pelos pases democrticos do Ocidente. Esto CORRETAS A) I, III e V. B) II, IV e V. C) II, III e V. D) III, IV e V. E) II, III e IV.

23. Sobre a poltica mercantilista desenvolvida no perodo colonial pelas monarquias nacionais europeias, assinale a alternativa CORRETA. A) A colonizao das monarquias europeias concentrava-se, apenas, nas trocas e no lucro comercial, estimulando o livre comrcio entre suas colnias. B) O colbertismo francs baseava-se no incentivo navegao martima, na produo agrcola de subsistncia e no incentivo s importaes de produtos manufaturados. C) O bulionismo definiu-se como um sistema tributrio, adotado na Inglaterra, por meio de reformas monetrias. D) Para evitar a sada e favorecer a entrada de metais preciosos, o pas deveria exportar mais e importar o menos possvel. Esse princpio diz respeito prtica mercantilista na defesa de uma balana comercial favorvel. E) As Naes colonialistas europeias, por intermdio do Sistema Colonial, visavam no interveno do Estado na economia e ao incentivo s atividades naturais. 24. O movimento cultural do Romantismo marcou a Europa do final do sculo XVIII e dos primrdios do sculo XIX. Presente nas artes plsticas, na literatura, na filosofia e na msica, o Romantismo influenciou, tambm, a produo cultural fora da Europa. Sobre a arte romntica, assinale a alternativa CORRETA. A) A literatura de Goethe influenciou vrios artistas e leitores com obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther de 1774. B) O Romantismo no se fez presente no Brasil, em razo do alcance da arte neoclssica. C) As obras de Chopin e de Tchaikovsky lanaram as bases da msica clssica modernista. D) A pintura romntica no se desenvolveu, tendo em vista ter sido o Romantismo um movimento essencialmente literrio. E) Victor Hugo foi o grande representante do Romantismo em Portugal. 25. A vida, nos centros urbanos europeus do sculo XIX, foi bastante afetada pelo desenvolvimento industrial e suas consequncias. Junto com o aumento populacional, vrios problemas foram se acumulando. Grandes cidades, como Londres e Paris, comearam a sofrer com essas mudanas. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA. A) Nem todos os moradores eram absorvidos pelo mercado de trabalho, gerando uma mo de obra excedente e misria. B) Os governos desenvolveram polticas pblicas que amenizaram a vida dos miserveis urbanos. C) O trabalho nas fbricas possibilitava a melhoria na qualidade de vida dos operrios, tendo em vista a boa remunerao e os benefcios trabalhistas. D) Apesar da situao de penria dos moradores das grandes cidades, motins urbanos no ocorreram na Europa oitocentista. E) A participao poltica dos moradores pobres parisienses foi oficializada com a vitria da Comuna de Paris, em 1871. 13

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 26. Entre maro e maio de 1817, o governo de D. Joo VI enfrentou, no Nordeste, uma insurreio, encabeada em Pernambuco e com focos em Alagoas, Paraba, Rio Grande do Norte e Cear, batizada pelos participantes de revoluo, que props e concretizou, pelo perodo de 74 dias, o trmino do estado de colnia e o fim do domnio real naquelas regies. Em Pernambuco, o poder foi tomado do governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, e, no Recife, foi organizado um governo provisrio, baseado no modelo republicano do diretrio da Revoluo Francesa.
(CABRAL, Flvio Jos Gomes. A Revoluo Pernambucana de 1817. In: Revista Nossa Histria. n. 26 / ano 3, dez. 2005. p. 46. Adaptado.)

O texto acima mostra um pouco do painel poltico do Brasil durante o seu processo de independncia poltica de Portugal, ressaltando a Revoluo Pernambucana de 1817. Sobre o contexto da crise do Antigo Regime no Brasil, analise as afirmativas a seguir: I. No Nordeste, Pernambuco no foi o nico foco de revoltas e motins; na Bahia, por exemplo, ocorreu a Sabinada. II. A Inconfidncia Mineira tambm contestou o domnio lusitano sobre o Brasil, apenas em fins do sculo XVIII. III. Elementos das camadas populares participaram da Conjurao Baiana em 1798, lutando pela emancipao poltica. IV. No Maranho setecentista, a Revolta de Beckman acentuou as tenses entre Portugal e sua colnia na Amrica. V. Assim como Pernambuco em 1817, Minas Gerais tambm passou um perodo independente de Portugal durante a Inconfidncia de 1789. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e V. E) II, III e V.

27. No incio do perodo regencial, organizaram-se correntes polticas, que apresentaram tendncias divergentes entre as elites. No que se refere s tendncias polticas desse perodo, CORRETO afirmar que A) aps os conflitos entre as correntes polticas divergentes, no havia preocupao com os interesses das massas populares. B) no plano poltico, assiste-se alternncia dos dois partidos: o democrata e o conservador. C) na primeira fase regencial (1831-1836), possvel perceber um arranjo poltico entre as elites, por meio do partido democrata. D) D. Pedro II apresentado como um soberano sbio, tolerante e conciliador que no fez uso do poder moderador. E) a inadequao do trabalho escravo, ante s crescentes necessidades de ampliao do mercado interno, deu origem a um novo partido, o liberal. 28. Sobre o conturbado processo de desestruturao do regime monrquico brasileiro, analise as afirmaes a seguir: I. A participao do exrcito brasileiro na Guerra do Paraguai favoreceu a imagem pblica dos militares, fortalecendo-os politicamente. II. A crise poltica, provocada pela abolio da escravatura sem indenizao para os proprietrios de escravos, acabou por provocar a retirada do apoio poltico da aristocracia escravocrata ao imperador. III. As reformas realizadas por D. Pedro II possibilitaram o fortalecimento da aristocracia cafeeira e o apoio poltico desse grupo ao imprio. IV. A questo da sucesso do trono brasileiro gerou crticas ao monarca e a seus descendentes. V. A crise com a Igreja Catlica, em razo da maonaria, no afetou a imagem pblica do imperador, garantindo sua estabilidade poltica. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, II e IV. E) II, IV e V. 14

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 29. No dia 15 de abril de 1920, quatro homens fizeram um assalto e assassinaram um guarda e um pagador. Em 22 de agosto de 1927, trs homens foram executados na cadeira eltrica em represlia ao assassinato: Celestino Medeiros (motorista do assalto), Nicolas Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Estes dois ltimos negaram ter participado do crime, o que foi confirmado por Celestino Medeiros e por inmeras provas irrefutveis. No entanto, Sacco e Vanzetti foram imerecidamente condenados. O grande crime desses dois trabalhadores (respectivamente, sapateiro e peixeiro) era o de lutar contra as disparidades econmicas e sociais. Foram condenados como um aviso aos demais revolucionrios. Sacco e Vanzetti foram executados. Porm a classe operria, seja nos EUA, no Brasil e em qualquer outro pas, jamais esquecer que eles no foram abatidos em represlia a um crime de que eram acusados e que, de fato, no cometeram , mas, por serem representantes da revoluo proletria.
(CARVALHO, Fernando. A Tragdia de Sacco e Vanzetti. Fonte: http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1285--a-tragedia-desacco-e-vanzetti. Adaptado.)

O caso Sacco e Vanzetti descrito no texto acima considerado como um episdio da perseguio aos anarquistas no Novo Mundo. Influenciados por pensadores franceses e russos, muitos imigrantes italianos trouxeram para a Amrica o iderio anarquista. Sobre esse aspecto da histria do movimento operrio, analise as afirmaes seguintes: I. O anarquismo tenta conciliar a liberdade individual com a liberdade coletiva, negando o autoritarismo e a hierarquia em qualquer forma de apresentao. II. Dentre os principais tericos anarquistas, podemos citar os nomes de Proundhon, Bakunin e Kropotkin. III. A execuo de Sacco e Vanzetti foi um episdio que destoava do teor receptivo que as ideias anarquistas tiveram nos Estados Unidos. IV. No Brasil, a perseguio aos anarquistas culminou com a lei Adolpho Gordo, de 1907, que possibilitava a expulso de estrangeiros ligados a movimentos sociais de tendncia anarquista ou socialista. V. O anarquismo foi a base filosfica de governos de esquerda na Amrica Latina dos anos iniciais do sculo XXI. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) III, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e V. E) I, II e IV.

30. A migrao nasce nos primeiros estgios da cultura humana, mas, de fato, foi controlada pela configurao fsica da Terra, que, por sua vez, oferecia rotas por terra e mar, exercendo influncia decisiva sobre os caminhos do ser humano, a diversidade e a distribuio da populao no mundo. A humanidade cresceu e tornou-se mais sedentria, iniciando sua fixao no solo. Laos profundos so criados entre o povo e sua terra: indivisveis, um no pode viver e ser entendido sem o outro.
(BRIGAGO, C. e RODRIGUES, G. Globalizao a olho nu: o mundo conectado. So Paulo: Moderna, 1998. Adaptado.)

No que se refere s prticas de migraes, analise as afirmativas a seguir: Presses demogrficas, aumento da pobreza, desenvolvimento e escassez de recursos naturais refletem nova onda de migrao. II. As crises peridicas que o capitalismo conheceu, desde a segunda metade do sculo XIX, inibiram o processo migratrio. III. No Brasil, o fenmeno migratrio redimensionou o espao fsico das grandes cidades; IV. medida que a inovao tecnolgica reestrutura a fora de trabalho, aumentam-se as possibilidades de emprego e se reduz o estmulo migrao. V. A constituio de reas capitalistas, altamente desenvolvidas, localizadas, em especial, na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japo, significou polos de atrao migratria. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) I, III e V. C) II, III e IV. D) III, IV e V. E) II, IV e V. 15 I.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA GEOGRAFIA 31. No mapa a seguir, delimita-se, aproximadamente, a rea ocupada por um importante domnio morfoclimtico, indicado por uma seta. Nesse domnio, h um tipo de relevo que se destaca e predomina.

Assinale-o dentre as figuras esquemticas a seguir: A) D)

B)

E)

C)

16

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 32. Um dos fenmenos climticos que merece especial ateno, quando se realiza um estudo geoambiental, a evapotranspirao. Sobre esse assunto, em relao ao Brasil, CORRETO afirmar que A) a evapotranspirao no causa dficit hdrico em reas de savanas, como no Centro-Oeste. B) a evapotranspirao proporciona um supervit hdrico anual em reas deprimidas do interior da Paraba e de Pernambuco. C) a evapotranspirao anual excede a precipitao pluvial no ambiente de caatingas hiperxerfilas, dificultando as atividades agrcolas. D) o aquecimento global tem provocado um considervel decrscimo da evapotranspirao, sobretudo nas regies costeiras do Litoral Sul do Brasil. E) a diminuio das florestas de araucrias vem contribuindo para um expressivo acrscimo da evapotranspirao em reas de campos limpos, ocasionando desequilbrio ambiental. 33. Leia, com ateno, o texto a seguir: Os desmatamentos da Amaznia para abertura de estradas, explorao agropecuria, grilagem de terras e minerao tm provocado o desaparecimento de grandes extenses de floresta. Como consequncia dessa degradao das matas, h perda de parte da biodiversidade, principalmente em relao fauna.
(Adaptado da revista Scientific American, Brasil, Amaznia, vol. 2, S/D.)

Sobre os assuntos referidos no texto, analise as afirmativas abaixo: I. II. III. IV. V. A minerao na Amaznia tem ocorrido de forma predatria e espoliativa, alm de provocar desterritorializao de populaes tradicionais. A Amaznia brasileira uma provncia geolgica de grande potencial mineral, tanto pela variedade quanto pela densidade de recursos minerais. Os impactos ambientais do desmatamento na Amaznia brasileira incluem a reduo do assoreamento dos grandes rios e da ciclagem de gua na regio. Existe uma relao direta entre o desmatamento e as mudanas climticas, com alteraes, inclusive, no regime pluviomtrico da Amaznia brasileira. Embora a Floresta Amaznica seja desmatada por inmeros motivos, a pecuria ainda a causa predominante. As fazendas de mdio e grande porte so responsveis pela maior parte do desmatamento na regio. Esto CORRETAS A) apenas I e II. B) apenas I e V. C) apenas II, III e IV. D) apenas I, II, IV e V. E) I, II, III, IV e V.

34. Observe o mapa a seguir e correlacione a coluna da direita com a da esquerda.

17

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA (1) Faixa 1 (2) Faixa 2 (3) Faixa 3 (4) Faixa 4 (5) Faixa 5 ( ( ( ( ( ) Clima semirido com chuvas predominantemente de vero; vegetao de caatingas. ) Clima quente e mido com chuvas de outono-inverno; vegetao de florestas latifoliadas. ) Clima local quente e mido de rea serrana; vegetao de florestas latifoliadas. ) Clima semirido com chuvas de outono-inverno; vegetao de caatinga hipoxerfila. ) Clima semirido com chuvas de vero retardadas para outono; vegetao de caatinga hiperxerfila.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) 4 1 5 2 3. B) 2 1 5 4 3. C) 4 1 2 5 3. D) 1 4 2 3 5. E) 4 2 5 3 1.

35. Existe, no mapa a seguir, uma rea pontilhada. O que pode CORRETAMENTE ser dito sobre essa rea?

I.

Trata-se de uma das maiores regies alagveis do mundo, de grande importncia para as atividades tursticas, para os pesquisadores e, ainda, para a pecuria bovina. II. Possui um clima subtropical que favoreceu, consideravelmente, a instalao de complexas atividades agropecurias, absorvedoras da maior parte da mo de obra local. III. Alguns dos principais problemas ambientais da regio so: a caa indiscriminada, a ocupao das margens dos rios e o fluxo de turismo nem sempre organizado. IV. O ciclo das guas na regio transforma consideravelmente a rea, pois, no perodo de seca, brota a pastagem natural, e, com a chegada das chuvas, formam-se imensas lagoas, com srias repercusses para as atividades do setor primrio. V. Essa regio natural restringe-se ao territrio brasileiro, mas constantemente alvo de disputa entre populaes de pases vizinhos que buscam oportunidades de emprego. Esto CORRETAS A) I e II. B) II, III e V. C) I, III e IV. D) II, IV e V. E) I, II, III e IV. 18

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 36. Os moradores das grandes cidades do mundo principalmente as que se expandem aceleradamente, em pases emergentes enfrentam desafios, como a degradao dos centros, o ar poludo, as enchentes e a falta de lugar para dispor o lixo... Nos prximos 14 anos, 136 novas metrpoles entraro na lista dos gigantes. Dessas novatas, 100 estaro na China, 13 na ndia e oito na Amrica Latina. Nenhuma das novas do Brasil. Mas as cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, que hoje esto na lista das maiores, devero permanecer nela, com populaes maiores. Em 2025 tero, respectivamente, 21 milhes e 12 milhes de habitantes. Essas megacidades muitas vezes parecem inviveis. As altas taxas de urbanizao trazem pobreza, desemprego, transporte inadequado, proliferao de assentamentos precrios e favelas.
Fonte: Revista poca, junho de 2011. Adaptado.

O texto lido acima revela condies sociais urbanas que se agravam aceleradamente, no mundo todo, principalmente no Brasil. Uma dessas condies a expanso das cidades dos pases denominados emergentes. Sobre estes, CORRETO afirmar que A) possuem uma situao poltica instvel e adotam, como modelo econmico, o centralismo estatal e o planejamento estratgico. B) apresentam nveis de produo e exportao em crescimento e acatam investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia. C) revelam considervel aumento das desigualdades sociais, associado diminuio do Produto Interno Bruto (PIB). D) investem, cada vez menos, nos mercados de capitais e em setores de infraestrutura, como rodovias, portos, hidreltricas. E) renem poucas reservas de recursos minerais e possuem mo de obra em pequena quantidade e pouco qualificada. 37. O atual percentual da populao urbana e rural em Pernambuco, representado no grfico a seguir, demonstra uma considervel mudana na condio geogrfica desse Estado.

A anlise do grfico permite afirmar que essa mudana ocorreu com I. II. III. IV. V. uma estrutura agrria concentradora, associada expulso da populao rural, que migra para as cidades em funo da ausncia de oportunidades no campo. a modernizao agrcola, que reduziu o tempo de emprego nesse setor e substituiu o trabalho permanente pelo trabalho temporrio. formas de explorao e uso dos solos que demandam pequenas propriedades e absorvem grande mo de obra durante todo o ano produtivo. uma produo agrcola tradicional, independentemente das condies naturais, caractersticas da Mesorregio do serto pernambucano. a agricultura canavieira, na Mata pernambucana, que fixou o trabalhador rural no campo, desenvolvendo mecanismos de produtividade no perodo posterior moagem e colheita.

Est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) II e V. C) I e IV. D) I, III e V. E) I, II e III. 19

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 38. Observe atentamente o diagrama a seguir: INDUSTRIALIZAO BRASILEIRA

Acerca do processo apresentado no diagrama, CORRETO afirmar que A) houve, como consequncia, uma urbanizao acelerada e desordenada, associada a uma estrutura social desigual em funo da ausncia de polticas sociais e econmicas, voltadas justa distribuio de renda. B) o Estado brasileiro investiu menos em indstrias de minerao e siderurgia e mais em transportes e demais setores infraestruturais, considerando a poltica territorial voltada para a descentralizao regional. C) a burguesia industrial, estimulada pelo desenvolvimento de complexos siderrgicos nos pases desenvolvidos, concentrou suas fontes de lucro no setor financeiro para diminuir os prejuzos ocorridos no setor tercirio de base latifundiria. D) a reforma agrria acompanhou o processo de industrializao, porm permaneceu concentrada nas regies Sul e Sudeste do Brasil, em razo de parte da aristocracia latifundiria investir em indstrias siderrgicas. E) o modelo de industrializao no Brasil, aps a Segunda Guerra Mundial, priorizou o setor de exportao para permitir a entrada de capitais estrangeiros por meio de diversas multinacionais ligadas ao setor automobilstico. 39. Leia o texto a seguir: A feminizao do mercado de trabalho Desde o incio da dcada de 1990, possvel verificar um aumento significativo na participao das mulheres no mercado de trabalho. Enquanto, em 1995, 54,3% das mulheres de 16 anos ou mais eram economicamente ativas estavam empregadas ou procura de emprego -, esse valor alcanou 59,1% da populao feminina em 2005, um importante acrscimo, ainda mais quando se pensa que a taxa de atividade masculina apresentou tendncia de queda no mesmo perodo... A ainda persistente diviso sexual do trabalho leva mulheres a ter uma sobrecarga com as obrigaes relativas ao trabalho domstico, de cuidado com a casa e com os filhos. Os dados do IBGE apontam que, enquanto 92% das mulheres ocupadas se dedicam aos afazeres domsticos, uma parcela bastante inferior dos homens (51,6%) encontra-se na mesma situao, o que aponta para uma inegvel dupla jornada para a populao feminina.
Fonte: IPEA, 2007.

O texto aponta uma transformao sociodemogrfica no Brasil, associada, dentre outros, aos seguintes fatores: I. II. III. IV. V. Reduo significativa da fecundidade Menor expectativa de vida das mulheres em relao aos homens Reduo do tamanho das famlias Baixa taxa de envelhecimento da populao Aumento da escolaridade feminina

Est CORRETO o que se afirma em A) I e II. B) II e V. C) II e IV. D) IV e V. E) I, III e V. 20

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 40. Leia a manchete transcrita a seguir:

Governo e MST discutem pauta de reivindicaes pela reforma agrria


Jornal Folha Online, 12/08/2009.

Qual dos textos a seguir corresponde especificamente manchete exibida acima? A) O Brasil tem 846 milhes de hectares. A agricultura usa 61 milhes. Outros 196 milhes so pastagens, com 205 milhes de cabeas de gado, o segundo maior rebanho do mundo, atrs apenas da ndia. Temos centenas de milhes de hectares disponveis para expandir a fronteira agrcola. B) A estrutura produtiva do setor agropecurio muito heterognea, contando, por um lado, com forte participao da agricultura familiar e, por outro, com a presena de grandes conglomerados nacionais e estrangeiros que se posicionam entre os maiores do mundo. C) Para a realizao da reforma agrria, na prtica, os assentamentos tm ocorrido em ritmo lento. A maioria dos proprietrios contestava na justia a desapropriao de suas terras, argumentando que estas no eram improdutivas ou que o preo da indenizao no correspondia ao valor de mercado. D) Segundo o censo agropecurio, em 2006, somente 10% dos estabelecimentos agrcolas brasileiros utilizavam trator na preparao dos solos, cultivo ou colheita. As mquinas estavam fortemente concentradas no Centro-Sul, regio com a agropecuria mais moderna do pas. E) No Brasil, o potencial de crescimento econmico, decorrente do fortalecimento do agronegcio e da agricultura familiar, muito grande. Alm disso, relatrios de vrios organismos internacionais apontam que deve haver uma forte demanda mundial por alimentos nos prximos anos e colocam o Brasil como importante fornecedor de gros.

SOCIOLOGIA 41. Leia a tirinha de Mafalda abaixo:

Disponvel em: <http://tflaidiomas.blogspot.com/2010/02/chico-bento.html> Acessado em: 21/07/2011.

Nela, observa-se, a exaltao de Mafalda Ptria, chamando a ateno para am-la todos os dias. A reflexo de Mafalda faz referncia a um conceito sociolgico importante para compreender a participao dos membros de uma sociedade na vida pblica: a cidadania. Acerca desse assunto, assinale a alternativa CORRETA. A) A cidadania um conjunto de leis e de normas construdas pelo Estado para organizar a estrutura social, em que os indivduos contribuem com a obedincia a elas. B) Viver a cidadania diariamente ser capaz de usufruir dos benefcios legais garantidos pelo Estado aos seus membros. C) A cidadania plena a capacidade que o indivduo possui de tomar decises, sendo representado por um advogado diante das autoridades pblicas. D) Os direitos civis, na cidadania, se referem liberdade vivida coletivamente. E) No Brasil, a cidadania conquistada pelos movimentos sociais, e a Constituio brasileira de 1988 funciona como um apaziguador de conflitos. 21

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 42. A Estrutura Social pode ser compreendida como um conjunto de instituies e grupos que compem a sociedade. Essa estrutura funciona como um elemento integrador dos indivduos, objetivando organizar as relaes sociais. Com base nesse assunto, todas as alternativas abaixo apresentam uma caracterstica importante para o funcionamento da estrutura social, EXCETO: A) Um sistema de produo, de circulao e de distribuio de bens e servios. B) Um conjunto de processos ritualsticos o qual possui o objetivo de manter coeso o grupo e dar sentido aos fenmenos pessoais. C) Um sistema particular de cada sociedade de distribuio de poder e de escolha de uma autoridade poltica. D) Um sistema de educao que funciona como processo socializador das novas geraes. E) Um sistema de normas reguladoras especficas para cada subgrupo social, garantindo, com isso, a formao de funes sociais igualitrias. 43. Leia a poesia a seguir: Cidadania Cidadania, fazer democracia... ato de repdio: demagogia, tirania, oligarquia. luta solidria, Pela incluso da soberania... Cidadania, dever solidrio de um povo, De ter clareza de conscincia, Em saber dar o poder de povo, A quem merece poder de povo. Cidadania, cantarmos a mesma cano, caminharmos no mesmo cho, termos o mesmo sonho da nao, construirmos a mesma obrigao, Para termos uma grande nao...
Everaldo Cerqueira Disponvel em: <http://www.pucrs.br/mj/ poema-patria-20.php>. Acessado em: 22/07/2011.

Esse texto faz referncia convivncia entre os membros de uma sociedade, numa ordem democrtica organizada. Tomando por base o assunto do texto e da teoria sociolgica, analise os itens a seguir: I. Os direitos sociais so importantes para a construo da cidadania; no Brasil, eles foram implantados antes dos direitos civis e polticos. II. A democracia representativa uma forma de organizar a distribuio de poder na sociedade em cujo regime o povo escolhe o(s) seu(s) representante(s). III. A igualdade democrtica deve considerar os direitos fundamentais do ser humano, sem deixar de lado a igualdade de oportunidades. IV. A cidadania deve ser construda nos momentos de escolha dos representantes polticos, e nesse momento que surge a solidariedade. Apenas esto CORRETOS A) I e II. B) III e IV. C) I, II e III. D) II, III e IV. E) I, III e IV. 22

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 2 FASE / 2 DIA 44. A Revoluo Industrial marcou fortemente o surgimento do capitalismo como modo de produo dominante nas sociedades modernas. Todavia, para que vigorasse como predominante, foram institudas algumas caractersticas. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que indica um desses aspectos do capitalismo industrial. A) A propriedade privada dos meios de produo. B) Inexistncia de classes. C) O objetivo da economia como bem coletivo. D) Controle dos preos mantidos estveis pelo governo por vrios anos. E) Planificao e centralizao da economia. 45. Karl Marx (1818-1883) analisou o trabalho na sociedade capitalista, procurando demonstrar a existncia de conflitos entre trabalhadores e capitalistas (burgueses detentores dos meios de produo). Essa abordagem terica demonstrou como ocorre a acumulao do capital nesse tipo de relao social. Mais-valia uma expresso marxista, cujo conceito explica como se constituem as relaes entre trabalhadores e patres. Sobre o conceito de mais-valia, CORRETO afirmar que A) a distribuio igualitria dos lucros produzidos pela fora de trabalho. B) o ganho real do trabalhador, baseado na acumulao de capital, por parte do capitalista. C) o valor-trabalho produzido pelos operrios para ganhar o salrio adequado a suas atividades. D) toda hora de trabalho a mais que o capitalista aliena do trabalhador para obter mais lucros. E) a substituio do trabalho manual pelo trabalho assalariado como diviso igualitria dos lucros obtidos pelo processo produtivo. 46. Na sociedade atual, observamos que o trabalho possui uma organizao prpria. O aumento da robotizao e da automao do processo de produo do sistema capitalista vem gerando um fenmeno bastante comum nas grandes cidades. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE esse fenmeno sociolgico. A) Emprego formal. B) Desemprego estrutural. C) Salrios justos. D) Contratos estatutrios. E) Diviso igualitria dos bens produzidos.

23

You might also like