You are on page 1of 25

DIREITO PREVIDENCIRIO

OBJETIVOS DA AULA VI
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) O que Justificao Administrativa? Em que situaes a JA poder ser processada? Quais so as pessoas que esto impedidas de serem entrevistadas na JA? Em que situao o incio de prova material pode ser dispensado para o processamento da JA? Qual o prazo para o segurado requerer a reviso de um benefcio? Qual prazo prescricional para pagamento dos benefcios revistos? No mbito do INSS quais as instncias julgadoras de recursos administrativo Quais so os cinco tipos de tributos? Quais so as contribuies sociais previstas no Art. 195 da Constituio Federal? No mbito federal o oramento da Seguridade Social composto por quais receitas? Quais as contribuies que devem ser destinadas exclusivamente para o pagamento de benefcios previdencirios? Qual a alquota de contribuio do empregador domstico? Qual a alquota de contribuio do CI que presta servio para pessoas fsicas? Qual a alquota de contribuio do CI que presta servio para pessoas jurdicas? Qual a alquota de contribuio do segurado especial? Quem o responsvel pelo recolhimento da contribuio social do CI, avulso, domstico, empregado, segurado especial e facultativo? Qual o prazo de vencimento das contribuio social do CI, avulso, domstico, empregado, segurado especial e facultativo

ABONO ANUAL = GRATIFICAO NATALINA


De acordo com o 120 do RPS o abono anual (gratificao natalina) ter por base a renda mensal do ms de dezembro. Art.120. Ser devido abono anual ao segurado e ao dependente que, durante o ano, recebeu auxlio-doena, auxlio-acidente, aposentadoria, salriomaternidade, penso por morte ou auxlio-recluso. 1 O abono anual ser calculado, no que couber, da mesma forma que a gratificao natalina dos trabalhadores, tendo por base o valor da renda mensal do benefcio do ms de dezembro de cada ano.

NO H 13 DO SALRIO-FAMLIA

ACUMULAO DE BENEFCIOS

Salvo no caso de direito adquirido, no permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefcios da Previdncia Social: I - aposentadoria e auxlio-doena; II - duas ou mais aposentadorias; III- salrio-maternidade e auxlio-doena; IV - mais de um auxlio-acidente; V - mais de uma penso deixada por cnjuge ou companheiro, ressalvado o direito de opo pela mais vantajosa. Pargrafo nico. vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefcio de prestao continuada da Previdncia Social, exceto penso por morte ou auxlio-acidente.

RECURSOS ADMINISTRATIVOS

Quatro Cmaras de Julgamento da Previdncia Social. Todas em Braslia-DF. Ministrio da Previdncia Social

Vinte e nove Juntas de Recursos da Previdncia Social. Localizadas em todos estados brasileiros.

Agncia da Previdncia Social.

REVISO DE BENEFCIOS

Prazo de 10 anos para o INSS rever seus atos na hiptese de indeferimento ou na hiptese de concesso errnea. Prazo de 10 anos para o segurado solicitar reviso de benefcio. Art 103, 103A e 104 da lei 8213/91 Pargrafo nico. Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela Previdncia Social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes.

JUSTIFICAO ADMINISTRATIVA

NECESSIDADE DE INCIO DE PROVA MATERIAL


Art. 142 a 151 do RPS. A justificao administrativa constitui recurso utilizado para suprir a falta ou insuficincia de documento ou produzir prova de fato ou circunstncia de interesse dos beneficirios, perante a previdncia social. Para o processamento de justificao administrativa, o interessado dever apresentar requerimento expondo, clara e minuciosamente, os pontos que pretende justificar, indicando testemunhas idneas, em nmero no inferior a trs nem superior a seis, cujos depoimentos possam levar convico da veracidade do que se pretende comprovar. No podem ser testemunhas: I- os loucos de todo o gnero; II- os cegos e surdos, quando a cincia do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos, que lhes faltam; III- os menores de dezesseis anos; e IV-o ascendente, descendente ou colateral, at o terceiro grau, por consanginidade ou afinidade.
7

JUSTIFICAO ADMINISTRATIVA
Art.147. No caber recurso da deciso da autoridade competente do Instituto Nacional do Seguro Social que considerar eficaz ou ineficaz a justificao administrativa Somente ser admitido o processamento de justificao administrativa na hiptese de ficar evidenciada a inexistncia de outro meio capaz de configurar a verdade do fato alegado, e o incio de prova material apresentado levar convico do que se pretende comprovar.

Art.63. No ser admitida prova exclusivamente testemunhal para efeito de comprovao de tempo de servio ou de contribuio, salvo na ocorrncia de motivo de fora maior ou caso fortuito.
Art. 143 2 Caracteriza motivo de fora maior ou caso fortuito a verificao de ocorrncia notria, tais como incndio, inundao ou desmoronamento, que tenha atingido a empresa na qual o segurado alegue ter trabalhado, devendo ser comprovada mediante registro da ocorrncia policial feito em poca prpria ou apresentao de documentos contemporneos dos fatos, e verificada a correlao entre a atividade da empresa e a profisso do segurado.

CADASTRO NACIONAL DE INFORMAES SOCIAIS

CNIS
Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informaes Sociais - CNIS relativos a vnculos, remuneraes e contribuies valem como prova de filiao previdncia social, tempo de contribuio e salrios-de-contribuio. (Includo pelo Decreto n 6.722,de 30/12/2008)

O segurado poder solicitar, a qualquer momento, a incluso, excluso ou retificao das informaes constantes do CNIS, com a apresentao de documentos comprobatrios dos dados divergentes, conforme critrios definidos pelo INSS, independentemente de requerimento de benefcio.
Informaes inseridas extemporaneamente no CNIS, independentemente de serem inditas ou retificadoras de dados anteriormente informados, somente sero aceitas se corroboradas por documentos que comprovem a sua regularidade.

PRAZO PARA PRESTAR INFORMAES DO CNIS

O INSS ter at cento e oitenta dias, contados da data do pedido, para fornecer ao segurado as informaes constantes do CNIS sobre contribuies e remuneraes utilizadas no clculo do salrio-de-benefcio.

180 DIAS
10

ORDEM TRIBUTRIA

TRIBUTOS:
IMPOSTOS TAXAS
CONTRIBUIO DE MELHORIA EMPRSTIMOS COMPULSRIOS CONTRIBUIES ESPECIAIS
CONTRIBUIES SOCIAIS
11

TRIBUTOS NA CONSTITUIO DE 1988

CONSTITUIO DE 1988 Art. 145. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero instituir os seguintes tributos: I 13 impostos: II, IE, IR, IPI, IOF, ITR e Grandes Fortunas. II taxas, em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposio; III contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. IV Art. 148. A Unio, mediante lei complementar, poder instituir emprstimos compulsrios: V Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais. Art. 149 1 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio.

12

TRIBUTO

Cdigo Tributrio Nacional Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Art. 16. Imposto o tributo cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte.

13

ARTIGO 195 DA CF-88

Art. 195. A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais:
I do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre: a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o artigo 201; III Sobre concurso de prognstico IV Do importador de bens e servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.

14

ORAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Art. 11 da Lei 8212/91 No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das seguintes receitas.

UNIO

CONTRIBUIES SOCIAIS

OUTRAS FONTES

CONTRIBUIES SOCIAIS 1 Empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio 2 As dos empregadores domsticos 3 As dos trabalhadores, incidentes sobre o seu SC 4 As das empresas, incidentes sobre o faturamento e lucro 5 As incidentes sobre a receita de concursos de prognsticos; Art. 195 do RPS 6 Das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional, incidentes sobre a receita bruta decorrente dos espetculos desportivos de quem participem em todo territrio nacional em qualquer modalidade desportiva. 7 Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural. 8 As do importador de bens ou servios do exterior, ou a quem a lei a ele equiparar.
15

RECEITAS

1 2

Dos trabalhadores Das empresas

Contribuies sociais previdencirias

Dos empregadores domsticos

4
Outras contribuies sociais

Das empresas, incidentes sobre o faturamento e lucro. Concurso de prognsticos Das associaes desportivas que mantm equipe de futebol profissional Incidentes sobre a receita bruta proveniente da comercializao da produo rural Do importador de bens ou servios do exterior

5 6 7 8

16

RECEITAS DA UNIO

A contribuio da Unio constituda de recursos adicionais do Oramento Fiscal, fixados na LOA. (Lei Oramentria Anual) A unio responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras da Seguridade Social, quando decorrentes do pagamento de BPC.

O Tesouro Nacional repassar mensalmente recursos referentes s contribuies incidentes sobre o faturamento e o lucro das empresas e sobre a receita de concursos de prognsticos, destinados execuo do Oramento da Seguridade Social.
Lei de Responsabilidade Fiscal Lei 101/00

LRF

Programa Plurianual 2008 a 2011

PPA LDO LOA


Lei de Diretrizes Oramentrias Lei Oramentria Anual 17

CONTRIBUIES SOCIAIS DOS SEGURADOS

CF-88 Art. 195, II do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o artigo 201: IMUNIDADE TRIBUTRIA
18

EMPREGADO, DOMSTICO E TRABALHADOR AVULSO

Portaria 407/11

8% 9% 11%

At 1.107,52 De 1.107,53 at 1.845,87 De1.845,88 at 3.691,74

TETO PREVIDENCIRIO
19

CONTRIBUIES SOCIAIS DOS EMPREGADORES DOMSTICOS

12%

Empregador domstico

Empregado domstico

8% 9% 11%

At 1.107,52 De 1.107,53 at 1.845,87 De1.845,88 at 3.691,74

(8%, 9% ou 11%) + 12% pagamento at o dia 15 do ms subseqente. FEITO PELO EMPREGADOR.

Caso dia 15 seja dia no til, o pagamento dever ser feito no primeiro dia til aps o dia 15. Nesse caso, no haver atraso.
20

CONTRIBUIES SOCIAIS DOS EMPREGADORES DOMSTICOS

O empregador domstico no est obrigado a apresentar GFIP (Guia de recolhimento de FGTS e Informaes Previdencirias) Todavia, caso o empregador opte por recolher FGTS para o seu empregado domstico, dever: Efetuar o registro do CEI ( Cadastro especfico do INSS) Preencher e entregar a GFIP. A contribuio patronal paga Previdncia Social pelo empregador domstico poder ser deduzida do seu Imposto de Renda, limitada a um empregado domstico por declarao.

21

CONTRIBUIES SOCIAIS DOS SEGURADOS FACULTATIVOS 20% do valor declarado. VALOR MNIMO SALRIO MNIMO = R$ 540,00 VALOR MXIMO TETO PREVIDENCIRIO = 3689,66

R$ 108,00

R$ 737,93

11% do salrio mnimo, sem direito ao recebimento de aposentadoria por tempo de contribuio .
VALOR SALRIO MNIMO = R$ 540,00

R$ 59,40
Pagamento at o dia 15 do ms subseqente. FEITO PELO SEGURADO. Caso dia 15 seja dia no til, o pagamento dever ser feito no primeiro dia til aps o dia 15. Nesse caso, no haver atraso. 22

CONTRIBUIES SOCIAIS DOS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS Contribuies em trs situaes diferentes: 1 Contribuintes individuais que trabalham por conta prpria. 2 Contribuintes individuais que trabalham por conta prpria e optam pela excluso da aposentadoria por tempo de contribuio. 3 Contribuintes individuais que prestam servios pessoas jurdicas ou a ela equiparada.

23

1 - CONTRIBUIES SOCIAIS DOS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS

20% do salrio de contribuio VALOR MNIMO SALRIO MNIMO = R$ 540,00 VALOR MXIMO TETO PREVIDENCIRIO = 3689,66

R$ 108,00

R$ 737,93

Pagamento at o dia 15 do ms subseqente. FEITO PELO SEGURADO. Caso dia 15 seja dia no til, o pagamento dever ser feito no primeiro dia til aps o dia 15. Nesse caso, no haver atraso.

24

2 - CONTRIBUIES SOCIAIS DOS CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS

11% do salrio mnimo, sem direito ao recebimento de aposentadoria por tempo de contribuio .

VALOR SALRIO MNIMO = R$ 540,00

R$ 59,40
Pagamento at o dia 15 do ms subseqente. FEITO PELO SEGURADO. Caso dia 15 seja dia no til, o pagamento dever ser feito no primeiro dia til aps o dia 15. Nesse caso, no haver atraso.

Lei 8212/91 Art. 21 2 de 11% (onze por cento) sobre o valor correspondente ao limite mnimo mensal do salrio-de-contribuio a alquota de contribuio do segurado contribuinte individual que trabalhe por conta prpria, sem relao de trabalho com empresa ou equiparado, e do segurado facultativo que optarem pela excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio.
25

You might also like