You are on page 1of 23

COMPOSTOS HETEROCCLICOS 1)Nomenclatura e exemplos Compostos heterocclicos so compostos cclicos contendo, no anel, um ou mais tomos diferentes do carbono.

Normalmente, os heterotomos mais comuns so o nitrognio, o oxignio e o enxofre. Na verdade, s consideramos como verdadeiros compostos heterocclicos aqueles que possuem anis estveis. Deste modo, exclumos compostos como, por exemplo, epxidos e anidridos cclicos, pois estes compostos sofrem facilmente a ruptura do anel, dando reaes que mais se assemelham s reaes dos compostos acclicos. No h nenhuma regra rigorosa para a nomenclatura dos heterocclicos. A maioria deles tem nomes particulares. Alguns exemplos importantes:

69

2)A estabilidade dos compostos heterocclicos Os heterocclicos mais interessantes e mais importantes so os que possuem carter aromtico. Os heterocclicos aromticos mais simples so o pirrol, o furano e o tiofeno (veja acima), de anis pentagonais. A estabilidade destes compostos explicada da mesma forma que no anel benznico, atravs das suas estruturas de ressonncia, que conferem grande estabilidade qumica ao composto. Em geral, os heterocclicos aromticos do preferncia a reaes de substituio eletroflica: nitrao, sulfonao, halogenao, adies de Friedel-Crafts etc, que mantm a integridade do anel aromtico. Os calores de combusto destes compostos indicam uma energia de estabilizao de ressonncia de 22-28 kcal/mol, um pouco menor do que a do benzeno (36 kcal/mol), porm, muito maior do que a maioria dos dienos conjugados (3 kcal/mol). A representao dos anis heterocclicos aromticos devem ser representadas, como no benzeno, por um crculo inscrito no anel, indicando a ressonncia. Comparativamente, quanto estabilidade do anel a ao carter aromtico, podemos dizer que: tiofeno >> pirrol >> furano. 3)Principais ocorrncias dos compostos heterocclicos Os anis heterocclicos so importantes, pois aparecem frequentemente em produtos naturais, como acares, hemoglobina, clorofila, vitaminas e alcalides (cafena, cocana, estriquinina etc). Anis heterocclicos existem tambm em medicamentos sintticos, como os antibiticos (penicilina, amicetina, eritromicina etc)

O furano aparece na no alcatro de madeira (pinheiro); o tiofeno e o pirrol existem no alcatro de hulha O anel da pirrolidina aparece na cocana e na atropina O anel do indol o ncleo central do triptofano, um aminocido essencial, e em certos hormnios A estrutura da purina aparece na cafena, no cido rico e na adenosina (uma base nitrogenada existente nos cidos nuclicos) A piridina aparece no alcatro de hulha e na fumaa de cigarro, em decorrncia da decomposio da nicotina A piridina, quando reduzida, origina a piperidina, cujo ncleo encontra-se na cocana e na piperina (alcalide de pimenta branca) O ncleo da pirimidina aparece em bases nitrogenadas existentes nos cidos nuclicos O ncleo do benzopirano aparece em corantes de folhas, flores e frutos A quinolina existe no alcatro de hulha e seu ncleo aparece tambm na quinina.

70

A isoquinolina ocorre no alcatro de hulha e seu ncleo aparece na morfina e na papaverina O ncleo do imidazol aparece na histamina (substncia responsvel por muitas reaes alrgicas) 4- Algumas aplicaes dos compostos heterocclicos

O furano, por hidrogenao, produz o tetrahidrofurano, usado como solvente. A hidrlise do furano produz o furfural (um aldedo), usado na fabricao de plsticos e tambm como solvente para remover impurezas de leos lubrificantes. O pirrol utilizado para fabricao de polmeros de cor vermelha O indol tem odor agradvel e serve fabricao de perfumes, mas sua grande importncia reside no fato de servir como matria-prima para a fabricao do ndigo blue, um corante azul, utilizado no tingimento de tecidos. A piridina tem um baixo carter bsico (devido ao efeito de ressonncia do anel, que deslocaliza o par eletrnico do nitrognio), mais fraco que o das aminas tercirias, e utilizada como catalisador bsico em snteses orgnicas e para desnaturar o lcool etlico (tornar o etanol industrial imprprio para a fabricao de bebidas) A pirimidina usada na fabricao de certos barbituratos (medicamentos usados em sedativos e soporficos) e certas sulfas Alcalides so compostos nitrogenados, em geral, heterocclicos, de carter bsico, que so normalmente produzidos por vegetais e tm ao enrgica sobre os animais - em pequenas quantidades podem servir como medicamentos, e em doses maiores so txicos. Quase todos os alcalides so substncias slidas, de sabor amargo. A classificao mais aceita para os alcalides aquela que os agrupa de acordo com o ncleo da qual derivam. Os principais grupos de alcalides so:

Coniina - Encontrada na cicuta, um dos poucos alcalides que se apresenta sob a forma lquida. um veneno fortssimo. Piperina - Principal alcalide da pimenta negra. A toxidez dessa substncia relativamente baixa em relao dos demais alcalides. Nicotina - Principal alcalide do tabaco, podendo alcanar 4 a 5% da folha seca. O produto puro um lquido incolor. um veneno muito violento. Por oxidao pelo dicromato de potssio, d origem ao cido nicotnico, que uma das vitaminas do complexo B.

71

Alcalides relacionados com a quinolina:

Quinina - um p branco pouco solvel em gua, mas forma sais solveis, sendo utilizada sob esta forma. Cinconina - muito semelhante quinina em sua estrutura qumica. Diferencia-se dela porque, em lugar de um grupamento OCH3, apresenta um tomo de hidrognio. Estricnina - Em pequenas doses, a estricnina utilizada como tnico. Em doses elevadas, porm, pode causar a morte. Alcalides relacionados com a isoquinolina:

Morfina - um sedativo de grande potncia e largamente empregado como tal. Por causar dependncia, seu emprego extremamente controlado. Codena e Herona - So tambm utilizados como narcticos analgsicos.

72

4)Nomenclatura

73

5)Classificao Os compostos heterocclicos podem ser classificados como aromticos e no aromticos. Para os compostos aromticos devemos nos lembrar da Regra de Hckel: a aromaticidade observada em sistemas cclicos conjugados contendo 4n+2 eltrons . A aromaticidade ser discutida a seguir de forma mais detalhada para anis de cinco e seis membros, os mais comuns para os compostos heterocclicos. 6.a- Heterociclos de cinco tomos Os compostos heterocclicos de 5 membros como o pirrol, que parece ter somente 4 eltrons , so problemticos quando se pensa na regra de Hckel.

Comparao com homociclos aromticos

Pela aromaticidade: qumica do benzeno Pela eletronegatividade: qumica do benzeno substitudo por um doador de eltrons (N, O, S) Pela presena do heterotomo: reaes prprias (basicidade, acidez)

Comparao com homociclos aromticos As estruturas de ressonncia:

Devido a maior densidade eletrnica no anel, este tipo de heterocclico chamado de rico em eltrons ou -excessivo. Seu carter aromtico deriva da participao do par de eltrons no

74

compartilhado do heterotomo. O sexteto aromtico fica completo como podemos ver nos orbitais mostrados a seguir. Orbitais, eltrons e posies reativas:

Influncia do tipo de heterotomo no carter aromtico dos heterociclos de 5 membros

Decrscimo da energia de estabilizao aromtica

As posies reativas:

As posies reativas e os respectivos ataques de espcies eletroflicas ou nucleoflicas:

Lembrando que E+ refere-se a um ataque de uma espcie eletroflica e Nu- ao ataque de uma espcie nucleoflica

75

6)Sntese de pirrol, furano e tiofeno

Sntese de Knorr (Pirrol)

Sntese de Paal-Knorr

76

7)Reaes de Pirrol, Furano e Tiofeno Carter bsico e cido Pirrol muito pouco bsico. A protonao ocorre no carbono alfa! Por que a protonao ocorre no carbono alfa?

Polimerizao do pirrol 2- Carter cido

Reaes frente a eletrfilos (Substituio Eletroflica Heteroaromtica) Ataque preferencial na posio 2 ou alfa, conforme pode ser visto no ataque de um eletrfilo nas respectivas posies e .

77

Substituio Eletroflica Heteroaromtica: Posio preferencialmente posio

Ordem de reatividade frente a eletrfilos: Pirrol > furano > tiofeno > Benzeno Exemplos de reaes de SEHetAr. Como o pirrol muito reativo em meio cido, este polimeriza facilmente nas condies mostradas a seguir:

78

Para que o pirrol no polimerize, ele deve sofrer reao com nitrato de acetila. Ocorre a formao de uma mistura de 2-nitropirrol e 3-nitropirrol na proporo de 4:1.

O agente nitrante (nitrato de acetila) preparado a partir de uma mistura de cido ntrico fumegante e anidrido actico: HNO3 + Ac2O AcONO2 + AcOH Quebra do furano em condies fortemente cidas tambm ocorre:

E aqui tambm ocorre a preparao a partir do nitrato de acetila, com temperatura de -5oC e tratamento posterior com piridina:

AcO NO2 o - 5 C AcO

piridi na O NO2 O NO2

Os tiofenos tambm apresentam resultados satisfatrios na reao com nitrato de acetila, numa proporo de 6:1 do derivado substitudo na posio 2 em relao substituio na posio 3. 7.1)Halogenaes Pirrol: Sofre halogenao to facilmente que se no forem usadas condies controladas, somente so isolados Tetra-halo-pirris.
Cl S O2 C l 2 N H Cl Et 2O 0oC N H S O2 C l 2 Et 2O Cl N H Cl Cl

79

Tiofeno: reage fortemente com Cl2 e Br2, sendo difcil a preparao de monossubstitudos
I2, HNO 3 S I S S O2C l 2 Br2, HBr 48% o -25 C o -5 C S Br

+ S 43% Cl

Cl

Cl 10%

Furano: reage fortemente com Cl2 e Br2 temperatura ambiente, dando produtos polihalogenados. Sob condies controladas possvel obter o 2-bromo-furano.
Br2, 0o C O
O O

+ H O Br

+ Br

H Br O

H Br

-HBr O Br

7.2) Reao de Diels-Alder

Carter dieno relacionado com a aromaticidade

80

Furano e a reao de Diels-Alder

Cicloadio 1,4 (trmico)

Pirrol e a reao de Diels-Alder. Exemplo da reao do benzino com o N-metil-pirrol

81

8) Heterociclos de seis membros 8.1) Piridina Derivados da piridina em processos biolgicos

Herbicidas, fungicidas e agentes quimioterpicos.

Um anel piridnico pode ser considerado como tendo dois tipos de grupos funcionais: i) um anel aromtico e ii) uma imina. Como o nitrognio mais eletronegativo do que o carbono, ele retira eltrons do anel tanto por efeito indutivo quanto por ressonncia. A piridina pode ser considerada formalmente como derivada do benzeno pela troca de um CH por N. Diferenas principais:

82

a) No tem mais a geometria hexagonal regular perfeita devido presena do heterotomo. b) Troca de um H no plano do anel por um par de eltrons no comparilhado.

c) Existncia de forte dipolo permanente Podemos escrever para a piridina as seguintes estruturas de ressonncia:

Na piridina os efeitos indutivo e mesomrico atuam no mesmo sentido: h um dipolo permanente no sentido do nitrognio. A piridina e heterociclos semelhantes so chamados pobres em eltrons ou deficientes.
2,2 D N N H 1,2 D

As posies relativas, referentes a ataques de espcies nucleoflicas e eletroflicas:

Carter bsico

83

8.2)Reaes da piridina a) Substituio Eletroflica Hetroaromtica Piridina sofre reaes de substituio eletroflica hetroaromtica somente em condies extremas, tendo um comportamento parecido com um anel benznico contendo grupos retiradores de eltrons. Assim, reaes de acilao de Friedel-Crafts no ocorrem com piridinas. Piridina pobre em eltrons.

Reao de halogenao:

Os N-xidos de piridina so uma alternativa para reaes de Substituio Eletroflica Heteroaromtica em ans piridnicos.

N-xido de piridina e as estruturas de ressonncia:

84

N-xido de piridina: as posies reativas frente eletrfilos (alternativa para reao de SEAr para piridinas)

Remoo do xido com PCl3:

Aplicaes de reaes de N-xido piridina: reaes com eletrfilos

Mais dois exemplos:

Desta forma, possvel introduzir um eletrfilo no anel piridnico nas posies 2 ou 4 atravs de um Nxido piridina e posteriormente remover o oxignio utilizando PCl3

85

b)Reao pelo Nitrognio do anel Piridinas devido ao seu carter bsico reagem com cidos formando sais de piridnio.

Reage tambm com eletrfilos, como no exemplo da alquilao de aminas

Reao com eletrfilos:

Piridina como transportador de eletrfilos:

c) Reaes com Reagentes Nucleoflicos Piridinas sofrem reaes frente nuclefilos (reaes de substituio nucleoflica) mais facilmente que os benzenos derivados, nas posies indicadas a seguir.

86

Um bom exemplo a aminao da piridina com amideto de sdio em amnia que forma o 2-aminopiridina num rendimento de aproximadamente 70% (Reao de Chichibabin), conforme detalhado a seguir.

Mecanismo (Adio/Eliminao):

Sofre tambm reao de alquilao com alquil ou aril ltio:

87

Piridinas sofrem reaes de substituio nucleoflica Heteroaromtica, principalmente as halopiridinas. Halognios como substituintes nas posies 2 e 4 ( e respectivamente) so deslocados de maneira relativamente fcil por vrios nuclefilos via mecanismo de adio-eliminao.

d) Reao com agentes oxidantes Reao de oxidao das alquilpiridinas. Este mesmo processo oxidativo tambm pode ser feito utilizando-se permanganato de potssio, e posterior acidificao do meio.

e) Reao com agentes redutores Reaes com agentes redutores. As piridinas so muito mais facilmente reduzidas do que os benzenos. Como por exemplo, a reduo com catalisadores como platina ou nquel de Raney

Ou com hidretos metlicos:

88

9)Resumo das principais estruturas dos compostos heterocclicos

89

10)Exerccios sobre Compostos Heterocclicos 10.1)Qual o nome dos seguintes compostos?


Me a) Me O b) Br N CO2H c) N CH2CH2CH3

CH 2CH3 CH3 e) N CH2CH3 g) h) N H CO2H O CH3

CONH2 d)

Br f) Br N

N CH3

10.2)Por que a anilina (PhNH2 , Kb = 4,2 x 10-10) menos bsica do que a piridina (Kb = 2,3 x 10-9) ? 10.3)Quais os produtos das seguintes reaes?
a) N + HCl c) N H + CH 3I N + CH 3I

b)

10.4)Mostre o produto principal das reaes abaixo:


CH 3CONO 2 O

a)

b) O

Ac 2O/BF 3

c) N H

+ _ PhN 2 Cl

d) S

Br 2 PhH

90

10.5) Mostre os produtos de mononitrao dos seguintes compostos:


NO2 a) N H b) S OMe c) N H OMe d) CH3 S OMe

10.6) Mostre os produtos das reaes da piridina com os seguintes reagentes: a) b) c) d) Br2/300C 1)KNO3/H2SO4 2)KOH H2SO4 (350C) MeCOCl/AlCl3

10.7) Qual o produto das seguintes reaes?


_ a) N Cl OEt _ b) N NH 2

10.8) Complete a seqncia reacional:

+ N H

PhCH 2Cl

91

You might also like