You are on page 1of 10

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SADE DE LISBOA

CURSO SUPERIOR DE FISIOTERAPIA


2 Ano 2011/2012

UNIDADE CURRICULAR EDUCAO CLNICA I

DOCENTES RESPONSVEIS: Prof. Manuel Jia Prof. Nanci de S

NDICE
1. 2. 3. OBJECTIVOS ESPECFICOS DA EDUCAO CLNICA I: .............................. 3 ESTRUTURA DA EDUCAO CLNICA I ......................................................... 4 REGRAS DA EDUCAO CLNICA I ................................................................. 5 1. CRONOGRAMA E HORRIO ............................................................................ 5 2. METODOLOGIA: ................................................................................................ 5 3. AVALIAO: ...................................................................................................... 5 4. NOTA FINAL DA EDUCAO CLNICA I: ..................................................... 6 4. 5. ESTRUTURA DO RELATRIO DA U. C. - Instituio ........................................ 7 ESTRUTURA DO RELATRIO DA U. C. - Escola .............................................. 9

1. OBJECTIVOS ESPECFICOS DA EDUCAO CLNICA I:

1. Integrar o aluno no funcionamento do servio, evidenciando o papel da Fisioterapia e do Fisioterapeuta. 2. Demonstrar comportamentos dentro das regras ticas e deontolgicas da profisso. 3. Adquirir capacidade de adaptao s diversas situaes clnicas presentes na leccionao. 4. Desenvolver capacidades e estratgias para controlar as reaces emocionais, aceitando a crtica construtiva. 5. Desenvolver a capacidade do aluno para observar a interveno do fisioterapeuta no contexto das necessidades globais do doente do ponto de vista da sistematizao da prtica em fisioterapia. 6. Adquirir e desenvolver capacidades e estratgias que lhe permitam estabelecer dilogo com o doente e com a equipa de trabalho. 7. Desenvolver capacidade de pesquisa cientfica relacionada com as respectivas situaes e aprendizagem. 8. Adquirir a capacidade de sistematizar a entrevista com o doente. 9. Tomar conhecimento e aplicar os procedimentos e instrumentos de avaliao eficazes e vlidos a cada caso clnico 10. Registar de forma adequada as avaliaes realizadas. 11. Saber utilizar a auto-avaliao no contexto do processo ensino-aprendizagem.

2. ESTRUTURA DA EDUCAO CLNICA I


Carga Horria Total: 3 horas de trabalho de campo + 1 hora de orientao tutria = 1 dia por semana x 14 semanas

Docentes das instituies: Ft. Alexandra Miranda Ft. Ana Brando Ft. Ana Oliveira Ft. Ana Rita Saramago Ft. ngela Brito Ft. Arminda Martins Ft. Cristina Gomes Ft. Hlder Estevo Ft. Joo Pedro Fonseca Ft. Kamany Esprito Santo Ft. Manuel Jia Ft. Manuela Fernandes Ft. Maria Jos Ferreira Ft. Marina Campos Ft. Nanci S Ft. Nuno Dias IPO 217200419 (8.30 -15.30) 96 278 838 96 651 80 00 919798900 96 665 67 60 96 578 95 87 --------------------------------96 280 04 98 ------------------------------------------------------------------------------------------------96 562 75 30 --------------------------------IPO 217200419 (7.30 -14.30) 96 748 91 49 96 411 15 18 ftalexandra@gmail.com tp.cristina.brandao@gmail.com ana.oliveira@estesl.ipl.pt ritasaramago@netcabo.pt ana.rita.saramago@estesl.ipl.pt angelabrito.mail@iol.pt a.almeidamartins@hotmail.com gomcristina@gmail.com heleste@hotmail.com joao.fonseca@cmra.scml.pt --------------------------------clinicaespacod@hotmail.pt a.almeidamartins@hotmail.com maria.ferreira@estesl.ipl.pt marina.campos@estesl.ipl.pt; marinapcampos@msn.com ft.nanci.de.sa@gmail.com nuno.dias@estesl.ipl.pt casal.moinho@sapo.pt

3.

REGRAS DA EDUCAO CLNICA I

1. CRONOGRAMA E HORRIO

1.1. A Educao Clnica I tem incio a 3 de Outubro de 2011, e termina a 20 de Janeiro de 2012. 3.2. A unidade curricular de Educao Clnica I tem uma carga horria de 4h semanais, em 2 mdulos de interveno em Fisioterapia. Durante o perodo da E. C. I, os alunos devero respeitar 3 horas dirias + 1 hora de orientao tutria, 1 dia por semana no horrio entre as 9h e s 13h, com pequenos ajustes pontuais, s Segundas e Quartas na respectiva Instituio. Os ajustes pontuais ao horrio 9h/13h no podero ter implicaes na pontualidade e assiduidade dos alunos.

3.3 O Cronograma da Educao Clnica I obedece a um esquema de rotatividade (ver anexo I).

2. METODOLOGIA:

Mtodo expositivo e demonstrativo.

3. AVALIAO:

A avaliao da unidade curricular ser realizada atravs de: Informao do docente de cada instituio que ser baseada num relatrio descritivo do processo de aprendizagem na respectiva instituio por onde passaram (mximo de 13 pginas) a entregar at 5 dias teis aps o trminos do respectivo mdulo de Educao I Clnica ao respectivo docente, e no desempenho do aluno no decorrer do processo ensino-aprendizagem.

1 relatrio escrito de um caso clnico (mximo de 15 pginas), a entregar no prazo previsto na ESTeSLisboa, (at 3 dias teis aps o trminos da unidade curricular) e que ser sujeito a apresentao e discusso.

A no entrega dos relatrios aos docentes e/ou na escola no prazo estipulado implicar a reprovao no respectivo mdulo e/ou respectiva unidade curricular. Regime de Assiduidade: o nmero de faltas dadas no pode exceder 20% da carga horria de contacto prevista. A avaliao da aprendizagem desta unidade curricular segue os trmites que constam do regulamento pedaggico, nomeadamente quanto s pocas e calendrio de exames.

4. NOTA FINAL DA EDUCAO CLNICA I:

N.F.P.C.II = 40% N.R. + 60% N.E.C. (30% para cada mdulo de E.C.I) N.R. nota do relatrio de avaliao subjectiva e respectiva discusso/apresentao N.E.C. nota Educao Clnica

O aluno ser reprovado caso tenha classificao inferior a 9,5 valores num dos mdulos avaliado ou na apresentao do estudo de caso em avaliao.

A atribuio de classificao na Unidade Curricular s ser concretizada mediante a informao dos docentes das instituies de sade, a entrega do relatrio e a sua apresentao e discusso.

4. ESTRUTURA DO RELATRIO DA U. C. - Instituio (a entregar ao docente da instituio)


A formatao do relatrio dever ser de acordo com as normas da ESTeSL (incluindo as referncias bibliogrficas)

CAPA Nome da Escola Curso, ano, unidade curricular Ttulo do trabalho Nome e nmero do Aluno Docente responsvel Local e data

CONTRA-CAPA OU FOLHA DE ROSTO (facultativo)

AGRADECIMENTOS (facultativo)

NDICE O ndice deve incluir ttulos, subttulos e anexos.

INTRODUO (mximo 1 pg.) Obrigatria em qualquer trabalho, a introduo dever indicar, de forma sucinta, a ideia geral do que se pretende com o trabalho e do que se realizou, ajudando a enquadra os captulos seguintes.

CORPO DO TRABALHO (mximo 10 pg.) Breve caracterizao actualizada da Instituio (misso, objectivos) Breve caracterizao da Unidade de Fisioterapia do ponto de vista funcional e organizacional Cronograma/planeamento semanal da unidade curricular (mximo 1 pgina por instituio) Registos dos doentes/utentes Dever incluir a avaliao subjectiva de um utente representativo da instituio (max. 3 pag) e o respectivo desenvolvimento 7

terico baseado na investigao efectuada sobre o caso apresentado (Max. 5 pag.)

7.

CONCLUSO (Mximo 1 pgina) Dever reflectir de forma sucinta, as instituies onde realizou a sua E. C. I, num contexto mais global o papel do fisioterapeuta nestas instituies.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

As referncias bibliogrficas devem conter os elementos suficientes para identificar uma publicao ou parte dela, de forma a poderem vir a ser consultadas, se necessrio. As referncias devem apresentar-se sempre por ordem alfabtica.

ANEXOS Mximo 10 pginas Cada anexo deve ter um ttulo, deve ser referido no texto e includo no ndice Apenas devero ser aqui colocados os documentos utilizados para a construo do estudo de caso e/ou representativos da instituio onde acabou de efectuar a sua Educao Clnica II.

5. ESTRUTURA DO RELATRIO DA U. C. - Escola


(a entregar na ESTeSL dirigido coordenadora da unidade curricular) O relatrio deve ser simples, conciso e preciso, com um limite mximo de 15 pginas.

A formatao do relatrio dever ser de acordo com as normas da ESTeSL (incluindo as referncias bibliogrficas)

1. CAPA Nome da Escola Curso, ano, unidade curricular Ttulo do trabalho Nome e nmero do Aluno Coordenador da Unidade Curricular Local e data

NDICE O ndice deve incluir ttulos, subttulos e anexos.

3. INTRODUO (mximo 2 pg.) Obrigatria em qualquer trabalho, a introduo dever indicar, de forma sucinta, a ideia geral dos objectivos do estudo de caso e do que se realizou, ajudando a enquadrar os captulos seguintes.

4. CORPO DO TRABALHO (mximo 8 paginas) - Caracterizao das instituies - Avaliao subjectiva de um doente da ltima instituio onde realizou a E.C. I

5. CONCLUSO (Mximo 2 pginas) Reflexo sobre os resultados obtidos

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

As referncias bibliogrficas devem conter os elementos suficientes para identificar uma publicao ou parte dela, de forma a poderem vir a ser consultadas, se necessrio.

7. ANEXOS Cada anexo deve ter um ttulo, deve ser referido no texto e includo no ndice Apenas devero ser aqui colocados os documentos utilizados para a construo do estudo de caso e/ou representativos da instituio onde acabou de efectuar a sua Educao Clnica II.

8. RECOMENDAES:

1. Respeite a estrutura do relatrio da Prtica Clnica. 2. Seja simples, claro e conciso na sua linguagem; evite repeties, frases longas e floreados. 3. Utilize linguagem tcnica. 4. No abuse das abreviaturas (deve explicar e utilizar em primeiro lugar o extenso, seguida da abreviatura entre parnteses, podendo de seguida passar a utilizar a abreviatura correspondente) 5. Use uma sequncia lgica. 6. Separe convenientemente os assuntos torne a leitura convidativa. 7. No se esquea da paginao do trabalho. 8. Reveja o trabalho antes de o entregar, de modo a evitar erros ortogrficos, omisses, trocas ou repeties. 9. Utilize desenhos, fotografias e grficos, desde que: Estejam citados no texto, numerados e colocados em sequncia lgica Complementem ou ajudem a clarificar o texto e estejam de acordo com este Os detalhes pertinentes estejam em destaque Sejam devidamente legendados, de forma a serem compreendidos, sem que para isso seja necessrio ler o texto.

10

You might also like