You are on page 1of 14

educao, cincia e tecnologia

255

FACTORES DE RISCO PSICOSSOCIAIS PARA A SADE MENTAL

MARIA DA CONCEIO DE ALMEIDA MARTINS*

Sade mental um estado de boa adaptao, com uma sensao subjectiva de bem-estar, prazer de viver e uma sensao de que o indivduo est a exercer os seus talentos e aptides (Caplin, 1989)

Palavras chave: 1.Sade Mental; 2. Stress;

2.Factores de risco; 4. Stress Laboral

1 - INTRODUO O conceito de sade mental deve envolver o homem no seu todo biopsicossocial, o contexto social em que est inserido assim como a fase de desenvolvimento em que se encontra. Neste sentido, podemos considerar a sade mental como um equilbrio dinmico que resulta da interaco do indivduo com os seus vrios ecossistemas: O seu meio interno e externo; as suas caractersticas orgnicas e os seus antecedentes pessoais e familiares (Fonseca, 1985). Numa abordagem influncia de factores sociais na sade mental, foi referido que a sade mental deixou de ser a ausncia de doena, problemas mentais e psquicos, mas sim a percepo e conscincia dos mesmos, e a possibilidade pessoal e/ou colectiva de os solucionar, de os modificar, de intervir sobre eles (Uribe Vasco et al., 1994). A nvel laboral, vrios estudos tm demonstrado que as condies em que se desempenha um posto de trabalho, a oportunidade de controlo, a adequao entre as exigncias do cargo e as capacidades da pessoa que o desempenha, as relaes interpessoais, a remunerao e a segurana fsica, entre outros, so factores de relevo para o bem estar psicolgico dos trabalhadores e para a sua sade mental.

Professora Adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Viseu.

educao, cincia e tecnologia 2 - FACTORES DE RISCO PSICOSSOCIAIS E SADE MENTAL Ao referirmos os factores psicossociais de risco para a sade mental pretendemos salientar que as variveis psicolgicas se relacionam com o ambiente social. Alguns estudos demonstram que os comportamentos e as respostas do indivduo ao ambiente parecem relacionar-se com o risco da doena, mas esto inseridos num contexto social. De salientar que o termo psicossocial tem sido utilizado para referir uma grande variedade de factores psicolgicos e sociais que se relacionam com a sade e a doena mental (Binik, 1985). Considera o autor que no existe termo mais apropriado para descrever as caractersticas da pessoa, nomeadamente traos de personalidade, mecanismos de defesa, estados emocionais e cognitivos, e os factores scio- ambientais como, por exemplo, as situaes indutoras de stress. Na literatura psicolgica, sobretudo na rea do stress, verifica-se que tm sido realizadas algumas investigaes sobre a influncia dos factores psicossociais na sade e na doena mental e sobre os mecanismos que podem levar essas variveis a contribuir para o desenvolvimento e manuteno de comportamentos inadequados. Alguns autores referem que os factores psicolgicos, conferem riscos para a manuteno da sade mental, atravs do comportamento e da emoo. O stress no trabalho, a vulnerabilidade ao stress, a no satisfao do trabalho, a fadiga crnica, a ansiedade, o neuroticismo e a extroverso, o auto-conceito e o coping pobres, parecem fazer-se acompanhar de um desconforto emocional significativo e podem aumentar a probabilidade do indivduo desenvolver problemas de comportamento. No entanto, apesar de salientarmos a importncia das dimenses psicossociais da pessoa, na sua relao com a sade e com a doena mental, no podemos, contudo, descurar a sua vertente biolgica, dado que a susceptibilidade da pessoa, quer gentica, quer adquirida, considerada de extrema importncia para a sade mental. Isto porque os factores psicossociais podem interagir com a dimenso biolgica e contribuir para o desenvolvimento de comportamentos inadequados.

256

2.1 - O STRESS NO TRABALHO E A SADE MENTAL O trabalho uma actividade humana, individual e colectiva, que requer uma srie de contribuies (esforo, tempo, aptides, habilidades, etc.), que os indivduos desenvolvem esperando em troca compensaes, no s econmicas e materiais, mas tambm psicolgicas e sociais, que contribuam para satisfazer as suas necessidades. As

educao, cincia e tecnologia pessoas no seu trabalho buscam a satisfao de necessidades biolgicas, de segurana, de relao social, de auto-estima e de auto-realizao (Peir, 1993). Porm, a realidade do trabalho muito diversificada. Existem condies de trabalho que no proporcionam ao indivduo oportunidades para desenvolver a sua auto-estima. Outras, no garantem sequer a segurana ou no satisfazem, adequadamente, as necessidades sociais das pessoas. Na sociedade actual, caracterizada como organizao formal, ocorre a maior parte das experincias profissionais das pessoas. As organizaes oferecem maior ou menor qualidade de vida no trabalho e adoptam as mais variadas polticas na gesto dos recursos humanos, influindo de forma importante na satisfao do trabalho. O termo qualidade de vida no trabalho representa o grau em que os membros duma organizao so capazes de satisfazer as necessidades pessoais, atravs das suas experincias no contexto organizacional. Para Chiavenato (1995), a qualidade de vida no trabalho assimila duas posies distintas: por um lado, as aspiraes da pessoa em relao ao seu bem-estar e satisfao do trabalho, e por outro o interesse da organizao quanto aos seus efeitos nos objectivos organizacionais. Nesta perspectiva, a qualidade de vida no trabalho no determinada apenas pelas caractersticas individuais (necessidades, valores, crenas e expectativas) ou situacionais (estrutura organizacional, tecnologia, sistemas de recompensas), mas sim pela interaco sistmica das caractersticas individuais e organizacionais. O autor anteriormente citado, considera que a qualidade de vida interfere com aspectos importantes para o desenvolvimento psicolgico e scio-profissional do indivduo, nomeadamente: motivao para o trabalho; capacidade de adaptao a mudanas no ambiente de trabalho; criatividade e vontade de inovar ou de aceitar qualquer mudana na organizao. Se a qualidade de vida no trabalho for pobre pode originar insatisfao do trabalho e comportamentos desajustados (erros de desempenho, absentismo e outros). Pelo contrrio, uma elevada qualidade de vida no trabalho conduz a um clima de confiana e de respeito mtuo, no qual o indivduo pode activar o seu desenvolvimento psicolgico e a prpria organizao pode reduzir os mecanismos rgidos de controlo social. Tambm as pessoas, em funo da sua maneira de ser, podem influenciar as condies de trabalho. As diferenas individuais so uma componente importante no mundo do trabalho e, por isso, necessrio contemplar esta problemtica atravs de uma perspectiva interaccionista que considere um ajuste dinmico entre a pessoa, o posto de trabalho e a prpria organizao. Quando este ajuste inadequado e a pessoa

257

educao, cincia e tecnologia percebe que no dispe de recursos suficientes para o enfrentar ou neutralizar surgem as experincias de stress (Peir, 1993). Tais experincias, diz-nos o autor, so, com frequncia, negativas e podem ter consequncias graves e por vezes irreparveis, para a sade e o bem-estar fsico, psicolgico e social. O stress no trabalho um dos fenmenos mais difundidos na nossa sociedade porque, na sociedade actual, o trabalho adquiriu uma grande relevncia social e porque o interesse pela produtividade e pela eficincia nem sempre acompanhado de condies de trabalho dignas e adequadas, recursos suficientes para o desenvolver e tarefas e postos de trabalho que tenham em conta as caractersticas das pessoas, as suas necessidades, aptides e interesses. Em sntese, necessrio conseguir que a experincia de trabalho, uma das formas culturais mais importantes para o desenvolvimento pessoal e social, no se converta numa fonte de alienao e despersonalizao, e uma das principais causas de doena mental (Peir, 1993; Chiavenato, 1995).

258

3 - DELIMITAO CONCEPTUAL DO STRESS uma ideia muito divulgada na nossa sociedade, que o trabalho gera stress nos indivduos e que pode produzir graves problemas de sade fsica e mental. Implicitamente, esta viso assume apenas uma concepo do stress como uma experincia nociva. Contudo, nem sempre acontece assim. A vida humana decorre num mundo em que o stress um fenmeno comum e familiar. O stress um fenmeno adaptativo dos seres humanos que contribui, de certo modo, para a sua sobrevivncia, para um adequado rendimento nas suas actividades e para um desempenho eficaz em muitas esferas da vida. O que pode tornar-se nocivo que o stress seja excessivo e difcil de controlar. Alguns autores, para constatar essa dupla valorizao do stress, utilizam dois termos diferentes : eustress e distress (Seley, 1979 ; Edwards, 1988). O primeiro, refere-se a situaes e experincias em que o stress tem resultados e consequncias positivos, porque produz a estimulao e activao adequadas para que as pessoas alcancem resultados satisfatrios nas suas actividades, com um mnimo de custos pessoais. O segundo, reporta-se a situaes e experincias pessoais desagradveis e com provveis consequncias negativas para a sade e o bem-estar psicolgico. por isso que este segundo aspecto tem recebido mais ateno por parte da investigao cientfica, utilizando-se, para ele, o termo genrico de stress.

educao, cincia e tecnologia Abordamos, neste artigo, o conceito de stress, para fazermos referncia s experincias de presso e exigncias excessivas que a pessoa tem de enfrentar sem possuir os recursos necessrios. Pretendemos ocupar-nos deste aspecto, predominantemente negativo, pela sua relevncia social e por entendermos que os conhecimentos e estratgias de interveno existentes podem ser teis e benficos para uma melhor compreenso do trabalho humano e dos problemas que, com frequncia, os indivduos e as organizaes enfrentam. Habitualmente, a avaliao dos resultados e da eficcia organizacional no tem em conta as consequncias que o trabalho tem para as pessoas que o desempenham. Como salientam Katz e Kahn ( 1978), ... Geralmente o bem-estar psicolgico e as doenas dos indivduos no so vistos como resultados organizacionais, nem sequer em parte. No entanto, so muitos os aspectos organizacionais que afectam o bem estar e a sade fsica e mental das pessoas. O tipo de trabalho, as relaes interpessoais, os papeis que se desempenham, os sistemas de promoo e o estilo de liderana so elementos determinantes do bem-estar, da sade, da qualidade de vida e da satisfao do trabalho. Alm disso, tm tambm repercusses sobre a organizao (absentismo, rotao, erros de desempenho, diminuio da qualidade e quantidade de servios, etc.) e sobre a sociedade em geral. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns estudos revelaram ter havido perdas econmicas considerveis, por diminuio da capacidade de trabalho, devido a doenas relacionadas com o stress (Matteson e Ivancevich, 1987). Torna-se, por isso, urgente que as organizaes se preocupem em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus membros, pois uma forma de conseguir, das pessoas, uma maior implicao nas funes e objectivos da prpria instituio (Peir,1993).

259

3.1 - O CONCEITO DE STRESS MCgrath (1970), apontado por Peir (1993) diz-nos que no difcil constatar a impreciso e ambiguidade do termo stress e as diferentes, e s vezes contraditrias, formas de defini-lo. Alguns autores consideram at que a sua definio s til para uma ampla rea de estudos que abordam problemas com ele relacionados. Assim, o stress tem sido definido de vrias formas: Como esforo para manter as funes essenciais ao nvel requerido; Como informao que o sujeito interpreta como ameaa de perigo; Como frustrao e ameaa que no pode reduzir-se ou como

educao, cincia e tecnologia impossibilidade de predizer o futuro (Ruff E Korchin, 1967; Lipowsky, 1975; Bonner, 1967; Groen e Bastians, 1975). No mbito da psicologia, diversos autores tm definido o stress como um conjunto de foras externas que produzem efeitos transitrios ou permanentes sobre a pessoa. Para os autores que consideram o stress como resposta, conceptualizam-no como o conjunto de respostas fisiolgicas e psicolgicas de uma pessoa, quando confrontada com um determinado estmulo ambiental ou stressor, termo que se refere s condies que produzem tenso e outros resultados negativos para a sade/bem-estar (Wallace e al, 1988). Nesta perspectiva , podem incluir-se: a definio clssica de Seley (1979), resposta geral do organismo perante qualquer estmulo stressor ou situao stressante ; ou a de Matteson e Ivancevich (1987), resposta adaptativa mediada por caractersticas individuais, consequncia de uma aco externa, situao ou acontecimento que impe pessoa exigncias fsicas ou psicolgicas especiais . Outros autores, que definem o stress como percepo, defendem que o stress surge de processos perceptivos e cognitivos, que produzem sequelas fsicas e psicolgicas. Assim, Lazarus (1966) interpreta a interaco entre agentes stressores e o ser humano em termos de apreciao e avaliao. Deste ponto de vista, a condio de stress s existe quando o indivduo a percebe como tal. Cabe ainda referir que as definies de stress como transao entre a pessoa e o ambiente supem que o stress s se caracteriza adequadamente, se se tiver em conta o contexto social e a posio em que a pessoa se encontra, nesse mesmo contexto, ao longo do tempo (Peir,1993). Dentro destas, encontram-se as seguintes definies de stress: Falta de disponibilidade de respostas adequadas perante uma situao que produz consequncias importantes e graves; Relao entre a pessoa e o ambiente que percebido pela pessoa como ameaador, com exigncias superiores aos seus recursos e, prejudicar o seu bem estar; Discordncia negativa entre um estado percebido pelo indivduo e o estado desejado, supondo que essa diferena importante para o indivduo ( Sells, 1970; Lazarus e Folkman, 1984; Edwards , 1988). Ainda segundo Edwards (1988), as definies que comparam exigncias e capacidades incluem, implicitamente, uma divergncia entre percepes e desejos.

260

3.2 - MODELOS EXPLICATIVOS DO STRESS Durante as ltimas dcadas, tem sido dada uma grande relevncia ao estudo do impacto das condies de trabalho sobre o bem estar psicolgico e a sade das pessoas.

educao, cincia e tecnologia Esta mudana parece reflectir uma concepo mais ampla da eficcia organizacional, o que significa que esta se v afectada no s pela produtividade mas tambm por factores como o absentismo, a rotao e a falta de motivao dos membros da organizao. Por isso, se comea a verificar uma maior preocupao com a qualidade de vida no trabalho, para a qual tm contribudo diversos estudos realizados sobre as relaes entre o stress e as suas consequncias nos indivduos. Ivancevich e Matteson (1980), apontados por Peir (1993), procederam a uma reviso da literatura sobre vrios modelos explicativos dessas relaes, particularmente do modelo scio-ambiental formulado por French e Kahn (1962), a partir do qual foram desenvolvidos, sob diversas perspectivas, outros modelos para explicar o stress. Segundo Peir (1993), trata-se de um modelo que oferece os componentes bsicos que tm orientado a investigao sobre o stress. Nele se estabelece uma sequncia causal, que vai desde as caractersticas do contexto objectivo do trabalho, passando pela experincia subjectiva do trabalhador e das suas respostas, at aos efeitos a longo prazo que todos estes factores tm sobre a sade fsica e mental. Neste modelo, o contexto objectivo e o contexto psicolgico estabelecem relaes entre o ambiente fsico e social do trabalho e as percepes do mesmo por parte do sujeito. O contexto psicolgico e as respostas do indivduo (fisiolgicas, comportamentais, afectivas), influenciam as percepes do indivduo sobre o ambiente de trabalho e as respostas ao mesmo. Por outro lado, as respostas do sujeito e os efeitos a longo prazo, vo repercutir-se na sade fsica e mental do trabalhador. Alm disso, este modelo incorpora tambm outras variveis que afectam todas as relaes assinaladas. De acordo com Peir (1993), verifica-se uma grande influncia por parte das caractersticas estveis da personalidade sobre o modo de perceber a realidade, a forma de responder perante a realidade percebida e o modo como essas respostas incidem sobre a sade e o bem estar psicolgico. Os autores desta perspectiva formulam uma sequncia explicativa da relao entre o trabalho e a sade dos trabalhadores que consiste: numa cadeia de hipteses que se inicia com algumas caractersticas do contexto objectivo do trabalho e termina com alguns critrios de sade, especificando as variveis intervenientes no contexto psicolgico e nas respostas imediatas do indivduo, estabelecendo o modo como estas relaes causais so modificadas pelas diferenas entre os sujeitos e as suas relaes interpessoais (Peir, 1993). Este autor considera ainda que tal cadeia causal e a combinao das diversas relaes estabelecidas constituiu o marco terico dos estudos sobre a relao entre sade e trabalho.

261

educao, cincia e tecnologia Dos vrios modelos, posteriormente formulados, referiremos aqueles que, em nossa opinio, apresentam maior interesse nesta rea. Assim, passamos a descrever, de acordo com os seus autores, os modelos seguintes: A Teoria transaccional de Lazarus; O Modelo de ajustamento entre o indivduo e o ambiente de trabalho de Harrison e o Modelo de Stress de Vaz Serra.

262

3.2.1 - A TEORIA TRANSACCIONAL DE LAZARUS A Teoria transaccional de stress, proposta por Lazarus e colaboradores (Folkman e Lazarus, 1986; Folkman e Lazarus,1988; Folkman e Lazarus, 1991; Lazarus, 1993), reala a interdependncia entre as cognies, as emoes e os comportamentos. Trata-se duma perspectiva na qual se destacam dois tipos de processos, a avaliao e o coping, os quais se referem relao que se estabelece entre o indivduo e o seu meio ambiente. A avaliao inclui a avaliao primria (mediante a qual a pessoa avalia a importncia do acontecimento para o seu bem-estar) e a avaliao secundria (em que a pessoa avalia a sua capacidade para lidar com a situao). O coping refere-se ao processo de lidar com as exigncias internas e/ou externas que excedem os recursos da pessoa. A avaliao e o coping so processos transaccionais, na medida em consideram no o meio ou a pessoa considerados isoladamente, mas sim a integrao de ambos numa determinada transao. A avaliao (por ex. a avaliao duma situao ameaadora) implica um conjunto de condies do meio que so avaliados pela pessoa que tem caractersticas psicolgicas particulares. O coping, por sua vez, inclui pensamentos e comportamentos que a pessoa utiliza para lidar com as exigncias das transaes indivduo meio que tm relevncia para o seu bem estar. Por outro lado, as avaliaes das relaes indivduo-meio so influenciadas pelas caractersticas pessoais antecedentes como padres de motivao (valores, objectivos), crenas acerca de si prprio e do mundo que o rodeia, e recursos pessoais de coping. A avaliao tambm influenciada por variveis do meio como, por exemplo, a natureza do perigo, a sua eminncia, a durao, a existncia e qualidade dos recursos de apoio social, que facilitam o processo de coping. As variveis cognitivas medeiam a resposta de coping, no sentido em que a pessoa tem tendncia a evitar as situaes avaliadas como ameaadoras, para se confrontar com os desafios e para tentar aceitar as situaes de dano ou de perda. Relativamente relao da avaliao e do coping com a sade e a doena, os supracitados autores salientam que o processo de avaliao deve caracterizar-se por um

educao, cincia e tecnologia grau moderado de estabilidade para poder influenciar o processo de coping e que a investigao acerca da relao entre acontecimentos indutores de stress e os sintomas psicolgicos pressupe que o coping desempenha um importante papel mediador. Em estudos recentes, os autores desta teoria, tm salientado o papel da emoo no processo de stress e coping (Folkman e Lazarus, 1991 ; Lazarus, 1993). Folkman e Lazarus (1991) definem as emoes como sendo ...reaces psicofisiolgicas complexas e organizadas, que consistem em avaliaes cognitivas, impulsos de aco e reaces somticas padronizadas... os trs componentes operam como uma unidade e no como respostas separadas e o padro dos componentes reflecte a qualidade e a intensidade da emoo. Referem estes autores que a emoo e o coping influenciam-se mutuamente numa relao dinmica e recproca em que: a emoo facilita e interfere com o coping (o qual no apenas uma resposta emoo, sendo tambm influenciado pela avaliao) e, numa perspectiva temporal, o coping pode afectar a reaco emocional. A avaliao e o coping so, tambm, entendidos como mediadores da resposta emocional. Assim, o coping influencia a relao pessoa-meio e a resposta emocional, das seguintes formas: A actividade cognitiva modifica o significado subjectivo da situao para o bem-estar do indivduo; As aces transformam as relaes pessoa-meio. Lazarus (1993) refere que apesar do stress permanecer um conceito til e importante, este deve ser alargado para incluir o conceito de emoes. Este autor, na sua Teoria cognitivo-motivacional-relacional das emoes, defende que o stress psicolgico (porque se centra nas emoes negativas) deve ser visto como fazendo parte dum conceito abrangente que inclui as emoes positivas e as negativas, as quais so de grande relevncia na forma como pensamos e agimos.

263

3.2.2 - O MODELO DE AJUSTAMENTO ENTRE O INDIVDUO E O AMBIENTE DE TRABALHO DE HARRISON No modelo de Harrison (1978), o que produz as experincias de stress a falta de adaptao entre as solicitaes do contexto e os recursos da pessoa para as enfrentar. Assim sendo, o stress concebido como a falta de ajustamento entre as habilidades e capacidades disponveis, e as exigncias e solicitaes do trabalho a desempenhar, e tambm entre as necessidades do indivduo e os recursos disponveis para as satisfazer. Com a finalidade de clarificar a importncia das variveis que intervm sobre o grau de adaptao entre o indivduo e o ambiente de trabalho, este modelo faz uma distino entre pessoa e ambiente, e entre aspectos subjectivos e objectivos de ambos, pelo que apresenta como elementos bsicos: O ambiente objectivo; O ambiente

educao, cincia e tecnologia subjectivo (percebido pelo sujeito); A pessoa objectiva (tal como na realidade) e a pessoa tal como se v a si prpria ( Harrison ,1978). A partir destes quatro conceitos o modelo incorpora tambm outros quatro aspectos relevantes: dois deles referem-se ao grau de exactido da percepo subjectiva em relao ao contexto subjectivo. Assim, o grau de contacto com a realidade depende da exactido da percepo do sujeito em relao ao mundo objectivo, e a preciso da auto-avaliao depende da exactido com que o sujeito se percepciona. Os outros aspectos referem-se ao grau de ajustamento entre a pessoa e o seu contexto, tanto a nvel objectivo como subjectivo. Por um lado, torna-se possvel determinar o ajustamento entre pessoa e ambiente e, por outro lado, a adaptao subjectiva entre o ambiente percebido e o eu percebido (Peir,1993). Para este autor, todas estas discrepncias representam medidas pertinentes de sade mental, e as que esto relacionadas com o ajustamento entre o indivduo e o seu contexto podem ser utilizadas para definir o stress no trabalho. Como tal, a falta de ajustamento entre a pessoa e ambiente pode conduzir a vrios tipos de respostas inadequadas. Assim, um inadequado ajustamento, a nvel psicolgico, pode levar a insatisfao do trabalho, ansiedade, insnias, queixas somticas e a comportamentos desajustados como, por exemplo, incrementar ou aumentar o consumo de tabaco e o desejo de comer em excesso. Pelo contrrio, um bom ajustamento conduz, geralmente, a resultados positivos de bem-estar psicolgico e de desenvolvimento pessoal (Peir, 1993). Esta perspectiva considera, ainda, uma srie de mecanismos de retroalimentao, mediante os quais o indivduo tenta compensar os efeitos negativos da falta de adaptao: os mecanismos de confronto e os mecanismos de defesa. Atravs de mecanismos de confronto, o indivduo procura modificar o contexto objectivo ou a sua prpria pessoa, para conseguir um melhor ajustamento objectivo entre ambos. Utilizando os mecanismos de defesa o sujeito distorce a sua percepo do contexto ou da sua prpria maneira de ser, para reduzir a tenso. Enquanto que os mecanismos de confronto, se forem eficazes, melhoram a adaptao objectiva, os de defesa melhoram apenas a percebida. De qualquer modo, o ajustamento subjectivo desempenha um papel importante, dado que determina as respostas do indivduo perante as situaes indutoras de stress (Peir, 1993).

264

educao, cincia e tecnologia 3.2.3 - O MODELO DE STRESS DE VAZ SERRA Vaz Serra (1992) desenvolveu um modelo descritivo de stress, atravs do qual procurou apresentar uma sntese clara e actual do processo de stress e de coping (estratgias de confronto). Este autor elaborou tambm um instrumento de medida do coping (o inventrio de resoluo de problemas, Vaz Serra, 1987) que conduziu a numerosas investigaes. Segundo o referido modelo, o stress s se verifica perante situaes de tenso desencadeadoras de experincias de stress. Tais situaes podem ser acontecimentos subjectivos (pensamentos, imagens ou sensaes internas) ou objectivos (acontecimentos importantes da vida, ou acontecimentos incomodativos do dia-a-dia). Neste modelo, a avaliao dos acontecimentos por parte do indivduo d-lhe a percepo de ter ou no recursos suficientes para lidar com a situao. Se as exigncias colocadas pela situao forem superiores aos recursos disponveis no indivduo, ento este sente que no tem capacidades de controlo e pode entrar em stress. Contudo, a intensidade do stress pode ser atenuada se o indivduo tiver acesso a apoio social, o qual deve estar disponvel e ser considerado suficiente. De acordo com esta perspectiva, o stress desencadeia uma tripla resposta: de natureza biolgica, cognitiva e de comportamento observvel. Por outro lado, o stress faz-se acompanhar de emoes negativas que variam em funo da situao em que a pessoa se encontra. As emoes tm uma componente motivacional que nalguns casos inibem a pessoa e noutros incentivam-na a agir. Por sua vez, as estratgias utilizadas para lidar com o stress, designadas por estratgias de coping (termo utilizado no sentido simblico de enfrentar, seguir em frente), podem ser orientadas para o problema ou para a emoo. As segundas so usadas quando o indivduo sente que nada pode fazer em relao ao problema. Estas estratgias podem ser adequadas ou inadequadas, sendo que, no primeiro caso, a pessoa deixa de estar em stress e, no segundo caso, a condio de stress mantm-se (Vaz Serra,1992).

265

4 - ALGUMAS PERSPECTIVAS INTEGRADORAS Importa ainda assinalar, a importncia dos vrios modelos desenvolvidos, no avano da compreenso do stress no trabalho. As suas principais contribuies podem configurar-se, numa perspectiva integradora com as seguintes variveis: As variveis ambientais (situaes indutoras de stress e recursos), conceptualizadas como discrepncias entre as solicitaes do contexto e os recursos

educao, cincia e tecnologia disponveis (pessoais ou ambientais). A oportunidade para o controlo ou a capacidade de deciso e o apoio social so considerados como recursos de especial relevo; As discrepncias podem resultar do desajustamento entre a situao real e as aspiraes do indivduo, e podem influenciar tanto os resultados e consequncias, como as estratgias utilizadas para lidar com as situaes. Neste aspecto importante considerar o apoio social como moderador e amortizador das experincias de stress (Harrison,1978); As caractersticas da pessoa so uma varivel considerada de grande importncia devido ao papel desempenhado pelas caractersticas individuais e suas diferenas, no processo de stress. O neuroticismo, os estilos cognitivos, a auto-eficcia, o locus de controlo, os valores e outras caractersticas, mais ou menos estveis da personalidade, desempenham um papel, em geral, modelador das diferentes influncias que se do no processo de stress (situao indutora de stress e avaliao, avaliao e confronto, avaliao e resultados, avaliao e estratgias de confronto, etc. (Edwards,1988). A experincia subjectiva tem especial relevo na distino entre avaliao primria e avaliao secundria, de acordo com o modelo transaccional (Lazarus e Folkman, 1984) que requer a considerao da situao e os recursos disponveis. H que realar tambm a importncia que esta avaliao tem na determinao e seleco das estratgias de coping. As respostas do indivduo (estratgias de coping) so consideradas de grande importncia, no sentido de encontrar vias alternativas para enfrentar a situao de stress. Atravs dessas vias o indivduo procura modificar alguns aspectos (a situao, as aspiraes, a relevncia ou a avaliao) que incidem sobre a experincia de stress (Edwards,1988). Os resultados da experincia de stress advm das experincias de stress e das estratgias utilizadas para lidar com as situaes indutoras. Podem manifestar-se atravs de reaces fisiolgicas, psicolgicas e comportamentais (Peir,1993). As consequncias do stress distinguem-se dos resultados da experincia de stress e pretendem realar diversos tipos de efeitos do stress em funo das suas caractersticas de permanncia, proximidade e qualidade. Entre as consequncias incluem-se as alteraes mais ou menos permanentes sobre a sade da pessoa que est submetida a experincias de stress suficientemente intensas e duradouras, sem poder enfrent-las de forma adequada (Matteson e Ivancevich, 1987). Das consideraes expostas, podemos constatar a relevncia dos factores e/ou situaes desencadeadoras de stress e que, a partir duma concepo interaccionista ou

266

educao, cincia e tecnologia transaccional, se torna clara a sua relao com a pessoa, suas caractersticas, suas estratgias de coping e consequncias resultantes do processo de stress. Em sntese, no nos parece possvel separar a anlise das situaes indutoras de stress das experincias de stress, das estratgias de coping e das consequncias das mesmas, pela sua importncia no ambiente de trabalho e sua relao com a sade mental dos indivduos. Isto, porque as circunstncias indutoras de stress devem ser identificadas e analisadas adequadamente, para que seja possvel uma interveno eficaz, no sentido de as modificar ou de minimizar os seus efeitos negativos.

267

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BINIK, Y. (1985). Psychosocial Predictors of Sudden Death: A Review and Critique. Social Science and Medicine (7): pp. 667-680. BONNER, K. (1967). Industrial Implications of Stress. New York: American Elsevier Pub. CHAPLIN, J. P. (1989). Dicionrio de Psicologia. Lisboa: Publicaes D. Quixote. CHIAVENATO, I. (1995). Recursos Humanos. S. Paulo: Editora Atlassa. EDWARDS, J. R. (1988). The Determinant and Consequences of Coping with Stress. Chichester: John Wiley and Sons. EDWARDS, J. R. (1988). The Determinant and Consequences of Coping with Stress. Chichester: John Wiley and Sons. FOLKMAN, Susan; LAZARUS, Richard. (1986). Estrs y Processos Cognitivos. Barcelona: Ediciones Martinez Roca, S. A. FOLKMAN, Susan; LAZARUS, Richard. (1988). Coping as a Mediator of Emocion. Journal of Personality and Social Psychology (54): pp. 466-475. FOLKMAN, Susan; LAZARUS, Richard. (1991). Coping and Emotion, in A. Monat, R. S. Lazarus (Eds.), Stress and Coping, an Antology. New York: Colombia University Press. FONSECA, A.F. (1985). Psiquiatria e Psicopatologia. Lisboa: Fundao Calouste Goulbenkian. FRENCH, J. R. P.; KAHN, R. L. (1962). Aprogrammatic Approach to Studying the Industrial Environment and Mental Health. The Journal of Social Issues (18):pp. 147. GROEN, J.J.; BASTIANS, J. (1975). Psychosocial Stress, Interhuman communication and Psychosomatic Disease. Washington: Hemisphere Pub.

educao, cincia e tecnologia HARRISON, R. V. (1978). Person - environment Fit and Jogb Stress; Stress at Work. Chichester: John Wiley and Sons. KATZ, D.; KAHN, R.L. (1978). The Social Psychology of Organizations. New York: John Wiley and Sons Inc. LAZARUS, R. S. (1993). Why We Should Think of Stress as a Sugset of Emotion, in L. Goldberg and S. Bredmitz (Eds), Handbook of Stress, Theoritical and Clinical Aspects (pp. 21-39). New York: Free Press. LAZARUS, R.S. (1966). Psychological Stress and Coping Process. New York: McGraw Hill. LAZARUS, R.S.; FOLKMAN, S. (1984). Stress, Coping and Adaptation. New York: Springer. LIPOWSKY, Z.J. (1975). Physical Ilness, the Pacient and His Environmet: Psychological Foundations in Medicine. New York: Basic Book. MATTESON, M.T.; YIVANCEVICH, J.M. (1987). Controling Work Stress. Effective Human Resource and Management Strategies. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. PEIR, J.M. (1993). Desencadeantes del Estrs Laboral. Salamanca: Endema. PEIR, J.M.; SALVADOR, A. (1993). Estrs Laboral y su Control. Madrid: Endema. RUFF, G.E.; KORCHIN, S.J. (1967). Adaptative Stress Behaviour, in Psychological Stress. New York: Holt Rinehart y Winston, pp.134-139. SELLS, S. B. (1970). On the Nature of Stress: Social and Pcychological Factors in Stress. New York: Hold Rinehart and Winston. SELYE, H. (1979). The Stress of Life. New York: Van Nostrand Reinhold. URIBE, Vasco A.V.; CASTELL, ALBERDI A. (1994). Incidencia de los Factores Sociales en la Salud y la Enfermedad Mental. Revista de Enfermera ROL, (191,192): pp.65-68. VAZ SERRA, A. (1992). Um Modelo Descritivo de Stress. Trabalho Apresentado em 11 de Maio de 1992, em Praga, durante o Workshop sobre Stress Managent in the Community Settings. VAZ SERRA, A., e FIRIMINO, H. e MATOS, A P. (1987). Auto-conceito e locus de controlo. Psiquiatria Clnica, 8 (3): pp.143-146. WALLACE, M.; LEVENS, M.; SINGER, G. (1988). Blue Collar Stress; Coping and Consequences of Stress Work. Chichester: John Wiley & Sons.

268

You might also like