You are on page 1of 13

CAPACITAO PARA O PROCESSO ELETRNICO

MRCIO NICOLAU DUMAS marcio@dumasadvogados.adv.br

LEI 11.419/2006

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 1 O uso de meio eletrnico na tramitao de processos judiciais, comuni transmisso de peas processuais ser admitido nos termos desta Lei. 1 Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, p como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdio.

2 Para o disposto nesta Lei, considera-se: I - meio eletrnico qualquer forma de armazenamento ou trfego de docume ... III - assinatura eletrnica as seguintes formas de identificao inequvoca d a) assinatura digital baseada em certificado digital emitido por Autoridade C credenciada, na forma de lei especfica; b) mediante cadastro de usurio no Poder Judicirio, conforme disciplinado respectivos.

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 2 O envio de peties, de recursos e a prtica de atos processuais em geral p sero admitidos mediante uso de assinatura eletrnica, na forma do art. 1 obrigatrio o credenciamento prvio no Poder Judicirio, conforme disciplin respectivos.

1 O credenciamento no Poder Judicirio ser realizado mediante proced assegurada a adequada identificao presencial do interessado.

2 Ao credenciado ser atribudo registro e meio de acesso ao sistema, d sigilo, a identificao e a autenticidade de suas comunicaes. ...

Art. 3 Consideram-se realizados os atos processuais por meio eletrnico no dia e sistema do Poder Judicirio, do que dever ser fornecido protocolo eletrnic

Pargrafo nico. Quando a petio eletrnica for enviada para atender praz consideradas tempestivas as transmitidas at as 24 (vinte e quatro) horas d

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL


Art. 4 Os tribunais podero criar Dirio da Justia eletrnico, disponibilizado em s computadores, para publicao de atos judiciais e administrativos prprios subordinados, bem como comunicaes em geral.

1 O stio e o contedo das publicaes de que trata este artigo devero digitalmente com base em certificado emitido por Autoridade Certificadora c lei especfica. 2 A publicao eletrnica na forma deste artigo substitui qualquer o publicao oficial, para quaisquer efeitos legais, exceo dos casos intimao ou vista pessoal. 3 Considera-se como data da publicao o primeiro dia til seguin disponibilizao da informao no Dirio da Justia eletrnico. 4 Os prazos processuais tero incio no primeiro dia til que segui como data da publicao. ...

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 5 As intimaes sero feitas por meio eletrnico em portal prprio aos q forma do art. 2 desta Lei, dispensando-se a publicao no rgo oficial, in

1 Considerar-se- realizada a intimao no dia em que o intimando efet eletrnica ao teor da intimao, certificando-se nos autos a sua realizao.

2 Na hiptese do 1 deste artigo, nos casos em que a consulta se d intimao ser considerada como realizada no primeiro dia til seguinte.

3 A consulta referida nos 1 e 2 deste artigo dever ser feita em a corridos contados da data do envio da intimao, sob pena de considerar automaticamente realizada na data do trmino desse prazo.

4 Em carter informativo, poder ser efetivada remessa de correspon comunicando o envio da intimao e a abertura automtica do prazo proces deste artigo, aos que manifestarem interesse por esse servio. ...

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 5 As intimaes sero feitas por meio eletrnico em portal prprio aos q forma do art. 2 desta Lei, dispensando-se a publicao no rgo oficia ...

5 Nos casos urgentes em que a intimao feita na forma deste artigo po quaisquer das partes ou nos casos em que for evidenciada qualquer tentati o ato processual dever ser realizado por outro meio que atinja a sua finalid determinado pelo juiz.

6 As intimaes feitas na forma deste artigo, inclusive da Fazenda Pbl pessoais para todos os efeitos legais.

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 9 No processo eletrnico, todas as citaes, intimaes e notificaes, inclus sero feitas por meio eletrnico, na forma desta Lei.

1 As citaes, intimaes, notificaes e remessas que viabilizem o ace processo correspondente sero consideradas vista pessoal do interessado legais.

2 Quando, por motivo tcnico, for invivel o uso do meio eletrnico para citao, intimao ou notificao, esses atos processuais podero ser pratic regras ordinrias, digitalizando-se o documento fsico, que dever ser poste

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 10. A distribuio da petio inicial e a juntada da contestao, dos recursos e d todos em formato digital, nos autos de processo eletrnico, podem ser feitas advogados pblicos e privados, sem necessidade da interveno do cartrio situao em que a autuao dever se dar de forma automtica, fornecendo protocolo.

1 Quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo eletrnica, sero considerados tempestivos os efetivados at as 24 (vinte e q dia.

2 No caso do 1 deste artigo, se o Sistema do Poder Judicirio se to motivo tcnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia resoluo do problema.

3 Os rgos do Poder Judicirio devero manter equipamentos de digital rede mundial de computadores disposio dos interessados para distribui processuais.

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos garantia da origem e de seu signatrio, na forma estabelecida nesta Lei originais para todos os efeitos legais.

1 Os extratos digitais e os documentos digitalizados e juntados aos autos Justia e seus auxiliares, pelo Ministrio Pblico e seus auxiliares, pelas proc autoridades policiais, pelas reparties pblicas em geral e por advogados p tm a mesma fora probante dos originais, ressalvada a alegao motiva de adulterao antes ou durante o processo de digitalizao.

2 A argio de falsidade do documento original ser processada eletron lei processual em vigor.

3 Os originais dos documentos digitalizados, mencionados no 2 ser preservados pelo seu detentor at o trnsito em julgado da senten admitida, at o final do prazo para interposio de ao rescisria. ...

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletr origem e de seu signatrio, na forma estabelecida nesta Lei, sero considera todos os efeitos legais. ...

5 Os documentos cuja digitalizao seja tecnicamente invivel devido por motivo de ilegibilidade devero ser apresentados ao cartrio ou secre (dez) dias contados do envio de petio eletrnica comunicando o fato, o devolvidos parte aps o trnsito em julgado.

6 Os documentos digitalizados juntados em processo eletrnico so disponveis para acesso por meio da rede externa para suas respectivas e para o Ministrio Pblico, respeitado o disposto em lei para as situa segredo de justia.

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL

Art. 12. A conservao dos autos do processo poder ser efetuada total ou parcialm eletrnico.

... 2 Os autos de processos eletrnicos que tiverem de ser remetidos a ou superior que no disponham de sistema compatvel devero ser impres autuados na forma dos arts. 166 a 168 da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1 Processo Civil, ainda que de natureza criminal ou trabalhista, ou pertinentes ... 4 Feita a autuao na forma estabelecida no 2 deste artigo, o process legalmente estabelecida para os processos fsicos.

5 A digitalizao de autos em mdia no digital, em tramitao ou j arqu de publicao de editais de intimaes ou da intimao pessoal das partes e para que, no prazo preclusivo de 30 (trinta) dias, se manifestem sobre o dese pessoalmente a guarda de algum dos documentos originais.

LEI 11.419/2006 INFORMATIZAO DO PROCESSO JUDICIAL Art. 18.

Os rgos do Poder Judicirio regulamentaro esta Lei, no que de suas respectivas competncias.

You might also like