You are on page 1of 41

CURSO DE DIREITO

PAULO ROBERTO CRUZ

CRIMINOLOGIA

TELEMACO BORBA
2011

PAULO ROBERTO CRUZ

CRIMINOLOGIA
Trabalho apresentado ao curso de Direito da Faculdade de Telmaco Borba, como requisito parcial obteno de avaliao na disciplina de Criminologia.

TELMACO BORBA 2011

PAULO ROBERTO CRUZ

CRIMINOLOGIA

Trabalho apresentado ao Colegiado de Direito da FATEB Faculdade de Telmaco Borba - Curso de Direito, como requisito parcial para obteno de avaliao na Disciplina de Criminologia.

Qualquer um pode julgar um crime to bem quanto eu, mas o que eu quero corrigir os motivos que levaram esse crime a ser cometido. (Confcio).

RESUMO

O objetivo do trabalho o de apresentar o tema Criminologia, aplicando a pesquisa bibliogrfica como metodologia. Considerando as concepes de autores sobre o tema, observa-se no Brasil um elevado ndice de criminalidade. E essa criminalidade que o foco da Criminologia visto que ela estuda o perfil biopsicossocial do criminoso no sentido de compreender a razo pela qual, o criminoso praticou o crime e como esse crime vai repercutir perante a sociedade. Para tanto, se estudou o objeto da Criminologia, formado pelo delito, delinquente, vtima e controle social do delito. A criminalidade procede da poca do Brasil colnia, e embora se busque solues para ameniz-la, a verdade que cresce a cada dia, visto que os sistemas policiais e jurdicos se encontram impotentes para atuar contra a marginalidade. Esses sistemas necessitam de dinamismo especialmente na execuo efetiva da lei no sentido de controlar a violncia e no real cumprimento das penas. Concluiu-se, portanto, a necessidade de no criar novas leis, mas reestruturar as leis penais, contribuindo com a Criminologia nos sentido de prevenir o crime e promover a ressocializao do delinquente, atravs de tratamento e readequao ao seu meio. Palavras-chave: Ressocializao. Criminologia. Criminalidade. Reestruturao das Leis.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to present the theme of "Criminology", applying the research literature as a methodology. Considering the views of authors on the subject, in Brazil there is a high crime rate. And this crime is the focus of criminology as it studies the biopsychosocial profile of the criminal in order to understand why the criminal committed the crime and how this will impact crime in society. To this end, we studied the subject of Criminology, formed by the offense, offender, victim of crime and social control. The crime comes from the time of colonial Brazil, and although they seek solutions to ameliorate it, the truth is growing every day, as the police and legal systems are powerless to act against marginalization. These systems require dynamic especially in the effective enforcement of the law in order to control the violence and the actual enforcement of penalties. We conclude, therefore, need not create new laws but to restructure the criminal laws, contributing to the Criminology in order to prevent crime and promote the rehabilitation of the offender, through treatment and adjustment to their environment.I I Kew-words: Keywords: Criminology. Crime. Restructuring of Laws. Resocialization.

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................................10 1 CRIMINOLOGIA .................................................................................................12 1.1. Conceitos........................................................................................................12 1.2 Histria.............................................................................................................13 2 CRIMINOLOGIA E CRIMINALIDADE.................................................................18 2.1 Consideraes................................................................................................18 2.2 Objeto da Criminologia..................................................................................27 3 REESTRUTARAO DAS LEIS PENAIS COMO FATOR DE CONTRIBUIO COM A CRIMINOLOGIA E A REDUO DA CRIMINALIDADE ................................................................................................................................ 32 CONSIDERAES FINAIS...................................................................................40 REFERNCIAS......................................................................................................42

10

INTRODUO

Em presena da elevada percentagem de crimes, a preocupao do Governo em descobrir solues viveis no combate violncia, vem sendo discutida de maneira slida, de forma que mesmo sendo impossvel em pouco tempo solucionar o problema, pelo menos deve-se tentar atenu-lo. Como a criminalidade atingiu um ponto extremo, o melhor que se pode realizar mobilizar a sociedade no auxlio aos rgos policiais na busca de solues que possam melhorar a segurana do cidado brasileiro. A Organizao Mundial de Sade (OMS) registra que entre 60 pases, o Brasil ocupa o segundo lugar em taxa de criminalidade, ultrapassado somente pela Colmbia. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo foi o de apresentar um estudo sobre a Criminologia e os seus principais aspectos em relao criminalidade. Portanto, o conhecimento do tema relevante, pois justamente atravs dessas informaes, que se consegue promover um melhor trabalho para a Segurana Pblica, no sentido de contribuir para um maior domnio da criminalidade no pas. importante tambm a participao de toda a sociedade, visto que em seu benefcio que as solues precisam ser encontradas. Para um melhor enfoque do tema, a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliogrfica, conceituada por Eduardo de Oliveira Leite.
A pesquisa bibliogrfica uma etapa fundamental em todo trabalho cientfico que influenciar todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento terico em que se basear o trabalho. Consistem no levantamento, seleo, fichamento e arquivamento de informaes relacionadas pesquisa1.

Assim, esse trabalho apresentou os seguintes captulos: O primeiro captulo referiu-se Criminologia, descrevendo conceitos e histria. O segundo captulo enfatizou a Criminologia e a Criminalidade, considerando os elementos que formam o objeto da Criminologia.
1

LEITE, Eduardo de Oliveira. Monografia jurdica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. p. 13.

11

O terceiro captulo destacou a Reestruturao das Leis Penais como Fator de Contribuio com Criminologia e a Reduo da Criminalidade, no sentido de minimizar a violncia nos municpios brasileiros.

12

1 CRIMINOLOGIA
1.1. Conceitos Uma cincia estuda o crime: a Criminologia, que Lola Aniyar de Castro conceitua no seguinte:
Criminologia atividade intelectual que estuda os processos de criao das normas penais e das normas sociais que esto relacionadas com o comportamento desviante; os processos de infrao e de desvio destas normas; e a reao social, formalizada ou no, que aquelas infraes ou desvios tenham provocado: o seu processo de criao, a sua forma e contedo e os seus efeitos2.

Os textos de iniciao ao direito penal oferecem geralmente conceito bem diferente da criminologia, conforme explica Nilo Batista:
Nesses textos, a criminologia apresentada como um conjunto de conhecimentos, ao qual se atribui ou no carter cientfico, cujo objetivo seria o exame causal-explicativo do crime e dos criminosos, de utilidade questionada Para a criminologia positivista, o alcance se limitaria metade do segundo aspecto (etiologia do comportamento delitivo). No essa, contudo, a diferena importante. A racionalidade ou a justia da ordem legal e das instituies que integram o sistema penal, bem como as funes por elas desempenhadas numa sociedade dividida em classes, no so absolutamente inquiridas pelo criminlogo positivista3.

Observa-se nessa questo, a comparao entre a Criminologia Tradicional e a Criminologia Crtica realizada por Robert Quinney:
Ao contrrio da Criminologia Tradicional, a Criminologia Crtica no aceita, qual a priori inquestionvel, o cdigo penal, mas investiga como, por que e para quem (em ambas as direes: contra quem e em favor de quem) se elaborou este cdigo e no outro. A Criminologia Crtica, portanto, no se autodelimita pelas definies legais de crime (comportamentos delituosos), interessando-se igualmente por comportamentos que implicam forte desaprovao social (desviantes)4.

Na viso de Heleno Fragoso, a criminologia a cincia que estuda o crime como fato social, o delinqente e a delinqncia, bem como, em geral, o surgimento das normas de comportamento social e a conduta que as viola ou delas
2
3

CASTRO, Lola Anylar de. Criminologia da libertao. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2005.p. 27. BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. p. 27. 4 QUINNEY, Richard. O controle do crime na sociedade capitalista: uma filosofia crtica da ordem legal. In: Taylor I.; Walton P.; Young J. Criminologia crtica. So Paulo: Graal, 1980. p. 221.

13

se desvia e o processo de reao social5. Nesse sentido, Robert Quinney admite que compreender que o sistema legal no serve sociedade como um todo, mas serve os interesses da classe dominante, o comeo e uma compreenso crtica do direito criminal, na sociedade capitalista 6. Assim, a criminologia analisa as doutrinas, as teorias e hipteses sobre os motivos do crime, permitindo compreender o aumento da criminalidade. 1.2 Histria Para muitos autores, a origem humana na terra propiciou espao para os crimes e para as leis, visto que seria difcil a coexistncia entre as sociedades antigas, se no houvesse normas que equilibrassem essa convivncia. Para Cezar Roberto Bitencourt7, com a origem do crime, estabeleceu-se o direito de punir, e junto a ele, as normas de condutas. O direito de punir foi o precursor do Direito Penal na histria da humanidade e, como nessa poca em razo do sacrifcio de vidas humanas, dizimavam-se tribos, surgem vrias legislaes e cdigos. Gisele Leite considera que a histria da criminologia pode ser dividida em quatro perodos: O primeiro perodo o da Antigidade aos precursores da Antropologia Criminal; segundo perodo de Antropologia Criminal; o terceiro perodo de Sociologia Criminal e o quarto refere-se Poltica Criminal8. O Cdigo de Hamurabi na Babilnia j possua dispositivo punindo o delito de corrupo praticado por altos funcionrios pblicos. Rubim Santos Leo Aquino registra que, os povos da Mesopotmia foram as primeiras sociedades que adotaram um cdigo de justia: O Cdigo de Hamurabi, rei da Babilnia, sculo XXIII, a.C., sendo esse o mais antigo da humanidade 9.

5 6

FRAGOSO, Heleno. Lies de direito penal: Parte geral. 16.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 29.

QUINNEY, Richard. O controle do crime na sociedade capitalista: uma filosofia crtica da ordem legal. In: Taylor I.; Walton P.; Young J. Criminologia crtica. So Paulo: Graal, 1980. p. 221. 7 BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal. Parte Geral. V. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p. 31. 8 LEITE, Gisele. Breve relato sobre a histria da criminologia. Disponvel em: <http://jusvi.com>. Acesso em: 15 de novembro de 2011. p. 1 9 AQUINO, Rubim Santos Leo. Histria das sociedades: das sociedades modernas s sociedades atuais. 32. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1998. p.38.

14

Segundo Gisele Leite, muitos filsofos demonstravam entendimento sobre a criminologia:


Mesmo antes, Confcio j demonstrava conhecer o gravame da pena o que, certamente viria ser uma das maiores preocupaes da Criminologia. Hipcrates creditava que todo o crime assim como o vcio fruto da loucura, lanando assim as bases sobre a imputabilidade ou o princpio da irresponsabilidade penal do homem insano. Scrates, disse atravs de seu discpulo Plato, in verbis: que se devia ensinar aos indivduos que se tornavam criminosos como no reincidirem no crime, dando a eles a instruo e a formao de carter de que precisavam. J Plato afirmou em sua obra A Repblica que os fatores econmicos e sociais so desencadeadores de crimes10.

Na concepo de Nilton Fernandes, a origem da Criminologia remonta ao sculo XVIII, com o surgimento da Escola Clssica.
Com o aparecimento da Escola Clssica da criminologia, atravs da obra de Cesare Beccaria (Dei Delitti e delle Pene) e de outros filsofos, inspirados pela doutrina de Rousseau, principalmente, afirmava-se que a origem do crime est na sociedade e em seus valores e desvios.11

Na Escola Clssica, Cesare Beccaria defendia que o juiz deveria se ater aplicao da pena prevista na lei. Mais tarde surgiria na rea da criminologia a segunda linha de pensamento desta cincia, conhecida como Escola Positivista, segundo esclarece Eveline Pisier:
Na Escola Positivista destacou-se a corrente italiana, em grande parte devida aos estudos do italiano Cesare Lombroso, fundador da Escola Italiana de Criminologia Positivista. Na raiz de seu pensamento repousam conceitos tomados da psiquiatria (ento novidade na poca), do Darwinismo Social e Eugenia, que tratava-se de eliminar o gene criminoso, e ento, livrar-se-ia a sociedade do crime, numa simples ligao entre causa e efeito: eliminando-se a causa (a espcie propensa ao crime), eliminar-se-ia o fenmeno (o crime). O marco da criminologia positivista Luomo Deliquente, de 1876, de Lombroso, destacando a figura do delinquente nato, ressaltando a condio gentica do criminoso, que imediatamente identificado por defeitos ou inadequaes fsicas12.

Nesse perodo, dada nfase maior preveno do crime, ao invs da nfase punio, como era at ento, conforme descreve Ramagem Badar:
Cesar Beccaria defendia o princpio de justia, ressaltando a liberdade e
10

LEITE, Gisele. Breve relato sobre a histria da criminologia. Disponvel em: <http://jusvi.com>. Acesso em: 15 de novembro de 2011. p. 1. 11 FERNANDES, Nilton. Criminologia integrada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p.28. 12 PISIER, Evelyne. Histria da idias polticas. So Paulo: Manole, 2004. p.27.

15 igualdade de sentena, uma vez que todos os homens carregam os mesmos direitos fundamentais, concentrando, entretanto as perdas, as batalhas, a perseverana e o valor perante o perigo, condies sacrificadas, mas dedicadas ao bem comum13.

A Escola Sociolgica apresenta uma concepo distinta em relao Escola Clssica e Escola Positivista da criminologia.
A ascenso da Escola Sociolgica na rea criminolgica, no final do sculo XIX dava-se nfase s condies sociais do criminoso, cruciais para sua formao. Fatores como a vida em guetos, verdadeiros geradores de subculturas alheias aos valores da sociedade formal, ou ento, o baixo nvel educacional, ou ainda as condies econmicas precrias, e mesmo o alto consumo de lcool eram o estopim ideal na modelagem do criminoso14.

Segundo Nilo Batista, a poltica criminal tambm est historicamente subordinada criminologia. Ambas surgem como um eixo especfico de racionalizao, um saber/poder a servio da acumulao de capital. A histria da criminologia est, assim, intimamente ligada histria do desenvolvimento do capitalismo15. A sociedade capitalista era compreendida por mile Durkheim como um organismo, onde os indivduos eram vistos como rgos, devendo viver na totalidade e em harmonia.

Na sociedade capitalista as atividades so divididas, especializadas. Em razo desta especializao acontecer a unio das pessoas, uma vez que dependero umas das outras para realizar atividades sociais. Esse processo denimina-se solidariedade orgnica, na qual existem classes que levariam a uma ordem hierrquica e orgnica, caracterizada pela paz social e pela estabilidade16.

No sculo XX as guerras vo incrementar as crises cclicas com as prticas de destruio do outro, segundo observa Vera Malaguti Batista.
Enquanto o nazifascismo vai ocupando a Europa ocidental de corpo e alma, os Estados Unidos produzem, junto com a crtica ao laissez-faire, uma nova ruptura na criminologia. A luta contra a depresso econmica, a aliana de Roosevelt com os comunistas e a construo do Welfare
13

BADAR, Ramagem. Introduo ao estudo das trs escolas penais. 2. ed. So Paulo: Juriscredi, 1983. p. 13. 14 LEITE, Gisele. Breve relato sobre a histria da criminologia. Disponvel em: <http://jusvi.com>. Acesso em: 15 de novembro de 2011. p. 1. 15 BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. p. 33. 16 DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 2.ed. Martins Fontes, 2000. p. 27.

16 System vai repolitizar a questo criminal. A criminologia americana vai se apoderar do conceito de anomia de Durkheim17.

Na Amrica Latina, precisamente no Brasil, Raul Eugnio Zaffaroni destaca a criminologia no seguinte:
A criminologia tradicional apresentada como um saber colonial e racista constitutivo, do nosso apartheid criminolgico. Se est empiricamente verificado que nenhum crime de Estado cometido sem ensaiar ou apoiarse em um discurso justificante, o crime em curso no Brasil neoliberal se sustenta em uma criminologia funcionalista e acrtica, que pretende reordenar, eficientizar o controle social letal legitimando a expanso da barbrie, que se traduz no emparedamento em vida e no aniquilamento de milhares de jovens brasileiros. Este processo, analisado como filicdio, apresenta um nmero cada vez maior de crianas e adolescentes presentes nos dois lados das estatsticas criminais no Brasil, como autores e como vtimas18.

Criminologia,

no

sculo

XXI

questiona

os

fundamentos

epistemolgicos e ideolgicos da Criminologia tradicional, segundo esclarece Carlos Henrique Aguiar Serra:
A problematizao do saber criminolgico tem maior transcendncia que uma mera sublinhao da historicidade ou circunstancialidade das definies de delito, necessariamente transitrias. Significa uma reconsiderao da questo criminal, desmistificadora, realista, que pe em dvida os dogmas da Criminologia clssica luz dos conhecimentos cientficos interdisciplinares do nosso tempo19.

Para mile Durkein o crime um fato normal.


Normal simplesmente ocorrer uma criminalidade, contanto que esta atinja e no ultrapasse, para cada tipo social, certo nvel que talvez no seja impossvel fixar de acordo com as regras precedentes. O crime normal porque uma sociedade que dele estivesse isenta seria inteiramente impossvel. O crime , portanto, necessrio e est ligado s condies fundamentais de toda a vida social; por essa razo til; as condies de que ele solidrio so elas mesmas indispensveis evoluo normal da moral e do direito.20

Aps o processo de conquista da autonomia, a criminologia em sua condio cientfica, procurou identificar objeto e mtodo pelo processo de
17

BATISTA Vera Malaguti. Criminologia e poltica criminal. Passagens. Revista Internacional de Histria Poltica e Cultura Jurdica, Rio de Janeiro: v. 1. n. 2, julho/dezembro 2009, p. 20-39. 18 ZAFFARONI, Eugenio Ral. O inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.p. 188.
19 20

SERRA, Carlos Henrique Aguiar. A criminologia e o direito penal. So Paulo: Lmen Jris, 2008. p. 220. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 2.ed. Martins Fontes, 2000. p. 31.

17

conceituao e sistematizao de temas, problemas e finalidades. Nesse sentido, Nilton Fernandes observa que, o primeiro consenso acerca do saber criminolgico, ocorreu em carter emprico da investigao21.
So atendidas a gnese e a etiologia do crime (teorias da criminalidade), bem como o exame dos processos de criminalizao. Ou seja, diferentemente de outras definies convencionais, a definio proposta corresponde a uma imagem moderna da criminologia, em sintonia com os conhecimentos e tendncias atuais do saber emprico, mas pretende respeitar, ao mesmo tempo, as origens desta disciplina e a experincia acumulada por ela depois de um sculo22.

E nesse mbito que a criminologia contempornea vem se desenvolvendo, tratando essencialmente da anlise dos sistemas penais vigentes. Dessa forma, o importante passo dado na criminologia revelou o abandono investigao das causas da criminalidade para se ater s condies da criminalizao.

21
22

FERNANDES, Nilton. Criminologia integrada. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 58. Idem.

18

2 CRIMINOLOGIA E CRIMINALIDADE 2.1 Consideraes A criminologia analisa as doutrinas, as teorias e hipteses sobre os motivos do crime, e compreender o aumento da criminalidade. No Brasil, a situao da criminalidade no indita. O fato que dela no se tinham notcias devido falta dos meios de comunicao hoje existentes, que ostentam a violncia como um fato comum, ou quase uma necessidade de informar a selvageria do dia. Antonio Garcia Pablos de Molina considera que a criminalidade no Brasil procedente j da poca da escravido.
A criminalidade brasileira tem razes antigas, histricas, numa sociedade que se diz pacfica, mas que sempre praticou a violncia fsica e simblica como forma de organizao e de estruturao. J se perdeu, na curva da memria, o problema da escravido, que acabou h um pouco mais de cem anos, origem da nossa forma de compreender a questo dos direitos humanos23.

Entretanto, a criminalidade anterior ao perodo colonial. Desde 1603 estiveram em vigor no Brasil, as Ordenaes Filipinas, que refletiam o direito penal dos tempos medievais. A violncia e a criminalidade esto enraizadas em sua histria, marcada por genocdios indgenas, escravido, revolues populares, golpes militares, banditismo e, mais recentemente, crimes urbanos. Fatos como estes moldaram uma estrutura de excluso e de desvalorizao da cidadania brasileira. Munir Cury lembra que:
O negro foi libertado da escravido, mas ficou sem terras, sem meios de subsistncia, condenado a uma dupla marginalidade, por ser negro e por ser pobre. A propsito, a maior parte das aes penais contra pessoas pobres. Para o pobre, o processo mais demorado e at o habeas corpus mais difcil de ser impetrado24.

O crime era confundido com o pecado e com a ofensa moral,


23

MOLINA, Antonio, Garcia Pablos de. Criminologia. 4. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. p. 21. 24 CURY, Munir. possvel diminuir a violncia. Revista Opinio. Maio, 2002. p.32.

19

punindo-se severamente os hereges, apstatas, feiticeiras e benzedores. Nilton Fernandes esclarece que eram considerados crimes: a blasfmia, a bno de ces, a relao sexual de cristo com infiel e outros.
As penas impostas eram severas e cruis (aoites, degredo, mutilao, queimaduras), visando infundir o temor pelo castigo. Alm da ampla cominao da pena de morte, executada pela fora, pela tortura e pelo fogo, ainda era comum, as penas infamantes, o confisco e as gals25.

Como se percebe j nessa poca, a criminalidade dominava o pas, resultando em modelo de violncia que a cada dia atinge dimenses assustadoras. Dos fatores que conduzem ao crime, os mais comuns dizem respeito misria, desestrutura familiar, leis no cumpridas, drogas e lcool, entre outros, mas sempre, por poder e dinheiro, conforme observa Ib Teixeira.
Em menos de meio sculo, o brasileiro saiu da vida rural e se tornou urbanizado. Este fenmeno, denominado xodo rural, contribuiu para o aumento das favelas e, por conseguinte, facilitou a formao de guetos. A mudana social foi muito rpida e no houve tempo para que as cidades absorvessem tanta gente. O governo, preso moral religiosa, no se preocupou com o controle de natalidade nas regies de maior aglomerao. Estes cidados recm-urbanizados sequer sabiam o que era um planejamento familiar. Os filhos foram nascendo, sem comida e educao suficientes. Os pais precisavam trabalhar e no tinham como cuidar de todos. Logo, foram crescendo nas ruas, sem comida, sem estudo, sem emprego, sem ateno, situao que perdura at hoje.26

Supe-se que delitos envolvendo morte, estupro, seqestro, tentativa de homicdios e agresses em famlia ocorrem em razo da populao no se conscientizar em denunciar. S que diante de uma denncia, o cidado corre o risco de vingana e ser exterminado de forma cruel.
O problema principal do controle da criminalidade no Brasil que faltam elos estruturais e funcionais entre polcias, Ministrio Pblico, Sistema Penitencirio e o prprio Judicirio. Cada rgo interpreta de uma forma diferente as mesmas informaes a respeito da criminalidade27.

Dessa forma, a burocracia e as formalidades dos procedimentos


25

FERNANDES, Newton. Criminologia integrada. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. p.25. 26 TEIXEIRA, Ib. A criminalidade no Brasil. Disponvel em <www.terravista.pt/> Acesso: 7 de agosto de 2011.
27

PATU JNIOR, Ruy Trezena. Sistema de defesa social integrado: por um controle da criminalidade mais articulado e prximo da comunidade. Disponvel em: <http://www.esmape.com.br.> Acesso: 11 de agosto de 2011. p.1.

20

processuais acabam se tornando obstculos no combate ao crime. Como j descrito, na doutrina de mile Durkheim, o crime um fato normal, pois parte da ideia de que a normalidade caracterizada pela generalidade e definida pela causa. Como as causas devem ser buscadas no meio social, o crime participa destas causas, tornando-se um fenmeno normal28. O crime, nesta concepo, necessrio e est ligado s condies fundamentais de toda a vida social, conduzindo evoluo normal da moral e do direito. Heleno Claudio Fragoso define o crime:
Crime a ao (ou omisso) tpica, antijurdica e culpvel. Isso significa dizer que no h crime sem que o fato constitua ao ou omisso: sem que tal ao ou omisso correspondam descrio legal (tipo) e sejam contrrias ao direito, por no ocorrer causas de justificao ou excluso de antijuridicidade. E, finalmente, sem que a ao ou omisso tpica e antijurdica constitua comportamento juridicamente reprovvel (culpvel)29.

Nesse sentido, pode-se citar Cesare Beccaria, defendendo que as foras externamente em defesa da nao deveriam estar intimamente ligadas s que mantm as leis no interior30. No entender de Wagner Ginotti Pires, como parte da sociedade, a criminalidade dentro de certos parmetros considerada um processo habitual, mas quando se desvia dos padres do comportamento da maioria dos homens, mesmo comum na sociedade at determinados limites, o crime significa uma anormalidade quando comparado com os demais comportamentos humano31. As circunstncias que levam ao primeiro passo para a criminalidade so estabelecidas como diversas e complexas, conforme a concepo de Michel Focault.

Mesmo que alguns indivduos sejam absorvidos por uma sub-cultura criminosa, em razo de maneira particular de obter satisfao, outros so
28 29

DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 13.

FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de direito penal: Parte geral. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 172. 30 BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Traduzido por Torrieri Guimares. So Paulo: Martin Claret, 2002. p.26. 31 PIRES, Wagner Ginotti. O sistema penal. Panorama da justia. a.5, n.20. So Paulo: Escala Ltda., 2002. p.57.

21 impelidos pela resposta da sociedade a determinado ato, sendo da, excludos das suas atividades habituais, tornando-se limitado, sendo arrastado cada vez mais para o crime32.

A criminalidade de pessoas que pertencem a grupos diversos resulta de uma opo pessoal e racional promovida pelo prprio indivduo, que avalia primeiramente as vantagens ou desvantagens de um ato criminoso, e a partir da toma a deciso de pratic-lo ou no. A caracterstica que aponta o grau da criminalidade precisamente a acepo legtima do que se constitui crime, conforme ensina Gevan Almeida.

O crime um fenmeno causado por um amplo nmero de fatores de ndole muito diversa, pontos que parecem esquecer aqueles que tentam questionar a importncia de algum desses fatores afirmando que h pessoas expostas aos mesmos condicionantes e que no desenvolvem condutas criminosas. A prtica de crimes alcanar uma dimenso maior, surgindo distines como o crime violento e o no violento. Violento o crime contra a propriedade por motivo econmico, e o crime contra a pessoa. Pessoas que cometem crimes violentos esto expostas a sofrer leses ou morte, de sorte que, desenvolvem uma atividade de alto risco e, em geral, de retorno limitado. J os criminosos de classe mdia alta dedicam-se preferencialmente a delitos cometidos sem violncia, com lucro muito maior (fraude, etc.)33.

Alrio Villasanti Romeiro concorda com os especialistas da criminologia quando destacam que os maiores geradores da criminalidade so de ordem estrutural e no diretamente ligados Justia criminal. Na verdade, os rgos que se propem a punir ou reabilitar um transgressor, freqentemente produzem resultados desastrosos34. Em 2000, o Brasil enviou ONU o primeiro relatrio contra a tortura e outros tratamentos ou penas cruis, desumanos ou degradantes no pas. Michel Misse justifica que o documento relata que so assassinatos cometidos por policiais e prticas como espancamento, asfixia, choque eltrico e outros. A maioria das vtimas: jovens negros e pobres, com 200 inquritos policiais e 100 processos por crimes de torturas que no receberam nenhuma punio35 Tanto condenados inocentes como os acusados de crimes mais
32 33

FOULCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da priso. 24. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. p.7.

ALMEIDA, Gevan. Modernos movimentos de poltica criminal e seus reflexos na legislao brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2003. 34 ROMEIRO, Alrio Villasanti. Segurana pblica e qualidade de vida. Campo Grande: Life Editora, 2009. p. 39. 35 MISSE, Michel. Crime e violncia no Brasil contemporneo: estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006. p. 12.

22

leves, sujeitam-se convivncia com marginais j antigos e perigosos que os instruem comportamentos e conhecimentos criminosos que empregaro quando forem libertados, conforme deduz Jorge Henrique Schaefer Martins:
Alguns menos avisados pensam que se resolvem os problemas, pois os indesejveis so levados ao crcere, onde recebem tratamento que lhes devido: desumanidade, violncia, precariedade de condies, etc. Olvidamse que defendem essa soluo de que os presos um dia cumprem as suas penas, ou quando no, abreviam o cumprimento, provocando rebelies e fugas delas decorrentes36.

O crime a transgresso de uma norma jurdica, a qual corresponde uma punio essencialmente grave. Na viso de Sergio Salomo Shecaira, a prpria sociedade, atravs da sua organizao jurdica defende com maior rigor determinados valores, conferindo uma importncia efetiva para a sua segurana e sobrevivncia.
Esses valores so defendidos pelas normas penais, iguais s demais leis; o que as diferenciam a pena aplicada, cuja natureza mais rigorosa para aquele que a desrespeita, e na maior parte das vezes se traduz na priso do autor do crime. Logo, a criminalidade torna-se um conjunto de situaes, que atravs das aes ou omisses ofende a organizao tico-jurdica merecendo dessa forma, uma pena37.

justamente nesse mbito que a criminologia se destaca quando busca soluo para criminalidade: a impunidade. O preso, cujo tempo de clausura abreviado agir novamente e com maior aptido, concretizando crimes mais graves do que j cometeu anteriormente. O Terceiro Milnio chegou sem que as autoridades demonstrassem empenho para definir o problema de criminalidade: na verdade no existe um sistema preventivo nem investigativo para pelo menos se reduzir a criminalidade38. Quando ocorrem massacres de presos, ou casos comprovados de torturas, o problema muitas vezes ignorado. A lei probe tais prticas, mas elas so usuais e tm o apoio de grandes contingentes sociais que as consideram como naturais. Dos mais ricos aos mais pobres, bastante forte a idia de que a criminalidade deve ser reprimida com maior violncia. Ingo Wolgang Sarlet descreve que a mais incisiva revolta contra a
36 37
38

MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p. 46. SHECAIRA, Srgio Salomo. Criminologia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. p. 24. TEIXEIRA, Ib. A criminalidade no Brasil. Disponvel em: www.terravista.pt/> Acesso: 7 de agosto de 2011.

23

tortura no Brasil aconteceu com jovens de classe mdia que se armaram ou tentaram organizar-se contra o regime militar ocorrido de 1964 a 198439. Findo este perodo, a tortura fsica e psicolgica passou a ser forma de punio, obteno de informaes e confisses dos presos ainda nos dias atuais. Este mtodo ilcito praticado s ocultas, mas no deixa de existir.

A Conveno Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes adotada pela Resoluo 39/46 da Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1984 e ratificada pelo Brasil em 28 de setembro de 1989, em seu artigo 1 determina: Para fins da presente Conveno, o termo tortura designa qualquer ato pelo qual dores ou sofrimentos agudos, fsicos ou mentais so infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informaes ou confisses40.

A pena de morte foi abolida no Brasil no final do Segundo Reinado, no entanto, condenaes e execues dentro das prises e mesmo fora delas atingem os centros urbanos e mesmo o interior. Angelina Peralva comenta sobre a criminalidade dentro dos presdios.
Um dos vetores da criminalidade est na prpria forma que se acredita que deva tomar o seu combate. Esta crena legitima-a. O pensamento de que somente merecedor de punio o crime cometido pelas classes mais pobres e que se deve resolv-lo com outros crimes, incentiva ainda mais a criminalidade41.

A aplicao e o cumprimento da lei dependem muito do trabalho conjunto dos cidados e da polcia, para que a mesma seja executada com eficcia. Wagner Ginotti Pires considera suficientes as leis que regem o Cdigo Penal no combate criminalidade, contudo, no podem funcionar adequadamente se no respeitar sua aplicabilidade.

O que existe de incorreto, hoje em dia, tanto nas prticas dirias da Justia Penal como nas leis, permitir aos criminosos a liberdade antes de se cumprir uma pena a que foi condenado. esta combinao que provoca o fracasso do sistema judicirio brasileiro, que no possui estrutura para punir efetivamente os criminosos e defender a sociedade contra o crime42.
39

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na constituio de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. p. 61. 40 SARLET, Ingo Wolfgang. Idem. 41 PERALVA, Angelina. Violncia e democracia: o paradoxo brasileiro. So Paulo: Paz e Terra. 2000. p. 17.

24

sistema

judicirio

perde

com

os

erros

de

impunidade,

principalmente a oportunidade de mostrar sociedade aquilo que ela espera das autoridades responsveis, designadas para proteg-la contra a criminalidade, bem como equipar a justia, aplicando punies corretas contra os criminosos. A esperana de que o Estado solidifique essa forma de aplicao, no deixando a impunidade de lado, determinando uma diferenciao de quem deve ou no ser punido. No entender de Jorge Henrique Schaefer Martins, existem casos que no se deve permitir a priso como soluo, mas optar por solues menos graves ao infrator, permitindo que este repare o mal cometido sem afast-lo do convvio social e familiar, continuando a exercer as suas funes, para o sustento prprio e o da famlia43. praticamente difcil integrar sociedade um homem que se encontrava preso. Nilo Batista considera que quando se vive em uma comunidade, os valores so totalmente distintos daqueles que, em liberdade, dever obedecer. Isso sem falar nas deficincias intrnsecas ou eventuais do encarceramento, como a superpopulao, os atentados sexuais, a falta de ensino e de profissionalizao e a carncia de funcionrios especializados44. Se no panorama da educao e da recuperao, a pena de priso apresenta tais aspectos negativos, no se pode, entretanto, questionar que continua ela a ser nico recurso aplicvel para os delinqentes de alta periculosidade.
Embora, a punio seja necessria, deve-se utiliz-la apenas para o indivduo prejudicial sociedade. Um criminoso perigoso que se encontra livre impulsionado a violar as leis penais, colocando a populao em risco. O que se deve compreender que a lei foi feita para todos os cidados, no se privilegiando alguns, em prejuzo dos demais45.

O Cdigo Penal de 1940 listava entre as penas: a recluso, a deteno e a multa. Segundo Michel Foucault, ao se reformar o Cdigo, recluso e deteno formaram uma s: penas restritivas de liberdade, incluindo as penas
42

PIRES, Wagner Ginotti. O sistema penal. Panorama da justia. a.5, n.20. So Paulo: Escala Ltda., 2002. p. 58. 43 MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p.9.
44
45

BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. p. 33. MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p.9.

25

restritivas de direitos, o que constituiu a inovao do dispositivo46. Guilherme de Souza Nucci conceitua o seguinte:
A recluso uma pena privativa de liberdade prevista para os crimes de maior gravidade e a deteno para os menos graves. A recluso deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. A deteno pode ser cumprida em regime semi-aberto ou aberto, salvo se necessrio transferncia para regime fechado, por necessidade, como trata o Artigo 33, 2, do Cdigo Penal47.

De acordo com o Cdigo Penal (Artigo 34, 1, 2 e 3), o regime fechado se trata da execuo de pena em estabelecimento de segurana mxima ou mdia. Assim, compreende-se que o condenado dever ser submetido a exame criminolgico de classificao, segundo ensina Antonio Garcia Pablos de Molina.
O exame criminolgico procura conhecer os aspectos individuais do preso para determinar a sua insero no grupo com o qual conviver durante a execuo da pena, sujeitando-se ao trabalho obrigatrio, cuja jornada no poder ser inferior a 6 horas nem superior a 8 horas em perodo diurno, suspensa aos domingos e feriados, dentro ou fora do estabelecimento onde se encontra em recluso e isolamento, durante o repouso noturno48.

Para Guilherme de Souza Nucci, o regime semi-aberto consiste na execuo da pena em colnia agrcola, industrial ou estabelecimento similar, sendo facultativo a realizao do exame criminal de classificao49. Nesse regime, o condenado trabalha comumente durante o perodo diurno, no prprio estabelecimento prisional ou fora dele, sem nenhuma restrio de servio ou local, admitindo-se a freqncia em cursos supletivos, profissionalizantes, de instruo de segundo grau ou superior (Artigo 35, 1 e 2). J no regime aberto, a pena executada em casa de albergado ou estabelecimento adequado, podendo ser aplicado tanto no incio da execuo da pena, como em meio a seu decurso50. Partindo desse pensamento, Jorge Henrique Schaefer Martins destaca:
46 47

FOULCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da priso. 24. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. p. 21. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 2.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. p. 71. 48 MOLINA, Antonio, Garcia Pablos de. Criminologia. 4. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. p. 27. 49 NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 2.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. p. 71. 50 NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 2.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. p. 71.

26 A aplicao da pena em regime aberto e seu decurso envolvem a transferncia do condenado do regime semi-aberto, no sendo possvel o salto do regime fechado para o aberto, devendo, o presidirio cumprir, quando menos, um sexto da pena em regime semi-aberto 51.

O regime semi-aberto fundamentado na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, o que lhe permite trabalhar, freqentar cursos ou exercer atividade autorizada fora do estabelecimento de recluso e sem vigilncia, devendo, no entanto, recolher-se durante o perodo noturno e nos dias de folga. Considerando esse fundamento, Heleno Claudio Fragoso, destaca:
A progresso est prevista em lei e consiste na transferncia do condenado de um regime mais rigoroso, para outro menos rigoroso, baseado no merecimento do condenado, exigindo, entretanto, o cumprimento de um sexto da pena em regime inicial ou anterior. A regresso a transferncia de regime com menos rigor para um mais rigoroso. Ocorre quando o condenado pratica ato determinado como doloso ou falta grave, sofrendo condenao, por crime anterior, cuja pena, somada ao restante da pena em execuo, torne incabvel o regime atual, podendo ou no pagar, multa cumulativamente imposta52.

Jorge Henrique Schaefer Martins ainda observa que as penas restritivas de direito consistem em interdio temporria desses direitos, prestao de servios comunidade e limitao de final de semana. So aplicadas aos crimes dolosos, com pena inferior a um ano, e aos delitos culposos de modo geral, desde que o ru no seja reincidente, conservando-se o arbtrio do juiz53. Uma das vantagens da pena de multa o fato da no contaminao moral do delinqente que deveria ser recolhido priso, evitando o recolhimento ao crcere. Alm disso, atinge o condenado em seu patrimnio, com maior eficcia em relao s pequenas punies. adotado pela legislao o critrio do dia-multa, cujo valor, a ser fixado pelo juiz, no poder ser inferior a um trigsimo do salrio mnimo em vigor, nem superior a cinco vezes esse salrio54. Com o atual sistema penitencirio, com presos que vivem em condies subumanas e com todas as penas que o criminoso est sujeito, a proporo da criminalidade cresce cada vez mais como esclarece Jos Roberto Guzzo.

51

MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p.11. FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de direito penal: Parte geral. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 177. 53 MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. p.11. 54 NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 2.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. p. 71.
52

27 O Governo emprega verbas fabulosas para manter os presos, no entanto, quando so soltos, muitos tornam a cometer os mesmos delitos e crimes, porque o prprio governo que tem como funo propiciar o bem social para que os indivduos alcancem o bem individual, no o faz, deixando o cidado frgil ante a violncia. A verdade, no fundo bem simples e bem triste: a sociedade brasileira est indefesa diante do magistrado55.

Dificilmente a priso transforma o ser humano em algum honesto que j fora antes de conhecer o mundo do crime. Nancy Crdia reconhece mesmo que o cidado tente se recuperar e no retorne ao crime, o estigma de criminoso ele sempre carregar diante da sociedade56. O que se pode afirmar que a soluo vivel para o controle da criminalidade educar as criaturas de forma que se desviem sempre do crime ou ainda fortalecer o policiamento nos municpios. Desta forma, o Judicirio poderia atuar com mais rapidez e eficincia no combate aos crimes mais graves57. nesse aspecto que a criminologia moderna fundamenta o seu objeto no estudo de quatro pontos fundamentais: o delito, o delinquente, a vtima e o controle social do delito. 2.2 Objeto da Criminologia O estudo do objeto da Criminologia relevante, uma vez que apresenta o delito, o delinquente, a vtima e o controle social do delito, elementos indispensveis no sentido de se conhecer os detalhes de um crime. Segundo Cezar Roberto Bitencourt na doutrina penal brasileira, adotou-se um conceito formal do delito, no qual o crime seria toda a conduta humana que infringisse a lei penal58. Neste conceito, verifica-se o fato de o indivduo transgredir a lei penal apenas, sem que qualquer outro fator fosse analisado. Em relao ao delinquente, Michel Foulcault observa que se juridicamente a delinquncia , numa perspectiva moral, um conceito varivel que influenciado por noes religiosas e sociais. Na perspectiva sociolgica relaciona-se
55

GUZZO, Jos Roberto. Todos os erros possveis. Revista Exame. a.36, n.16, 7 de agosto de 2002. So Paulo: Abril, 2002. p. 44-46. p. 45. 56 CARDIA, Nancy. O medo da polcia e as graves violaes dos direitos humanos. Tempo Social. Rev. Sociol. USP. S. Paulo, 9(1): 249-265, maio de 1997. p. 261. 57 PERALVA, Angelina. Violncia e democracia: o paradoxo brasileiro. So Paulo: Paz e Terra. 2000. p. 17.
58

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal. Parte Geral. v. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p.30.

28

com as normas sociais que permitem um determinado equilbrio que necessrio manter no quadro da sociedade59. No tarefa fcil para a Criminologia lidar com a delinquncia, conforme explica Leonardo Rabelo de Matos Silva:
A delinquencia, constantemente sofisticada, assim como a violncia, hoje se banalizou. A criminologia, no trata unicamente da pessoa humana, porque o homem o agente do ato anti-social, mas sobre este agente existem vrias causas e muitas ainda desconhecidas, que modificaro o carter essencialmente humano ou antropolgico do fenmeno. A criminologia e deve ser considerada de acordo com a maioria dos estudiosos do assunto, uma cincia pr-jurdica, sua matria de estudos o homem, o seu viver social, suas aes, toda sua evoluo, como espcie e como indivduo60.

Podem

ser

considerados

delinquentes,

os

indivduos

que

transgridem regras e tabus, hbitos e costumes aceites, normalmente, sem contestao, pela maioria das pessoas e que variam segundo as sociedades e a evoluo que lhes inerente, conforme a antiga Lei de Talio, descrita por Maximiliano Roberto Ernesto Fuhrer.
A Lei de Talio (tallis = tal) conhecida como retaliao, foi uma pena antiga do chamado direito vindicativo, que consistia em infligir ao delinqente um dano ou mal inteiramente idntico ao que ele causara sua vtima; castigo semelhante ofensa que se punia (decepar a mo de quem a cortara de outrem). Provinha da legislao mosaica, onde no xodo (cap. XXI, 22-25), expressa pela cominao - olho por olho, dente por dente61.

Jos Roberto Guzzo destaca que a criminalidade desencadeia-se num compasso desvairado e muitas vezes de maneira irracional, dominado especialmente pelo crescimento da delinqncia e pela incapacidade total do Estado de servir como agente controlador da violncia na sociedade62. medida que os criminosos no encontram obstculos ou barreiras, certamente haver maior espao para que atos brutais ocorram, fazendo da segurana da comunidade apenas uma parede frgil contra marginais. Assim, as pessoas passam a se desconhecer pelo alto contingente de habitantes que ocupa a cidade, dando margem proliferao de bandidos e um aumento maior de vtimas.
59 60

FOULCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da priso. 24. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. p. 21. SILVA, Leonardo Rabelo de Matos. A criminologia e a criminalidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 66, 1 jun. 2003. Disponvel em: <http://jus.com.br>. Acesso em: 18 nov. 2011. p.1. 61 FUHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. Histria do direito penal: crime natural e crime de plstico. So Paulo: Malheiros, 2005. p.25. 62 GUZZO, Jos Roberto. Todos os erros possveis. Revista Exame. a.36, n.16, 7 de agosto de 2002. So Paulo: Abril, 2002. p. 44-46. p. 46.

29

Em relao vtima, Antonio Garca-Pablos de Molina e Luiz Flvio Gomes conceituam como um indivduo, famlia ou amigo que sofre ou foi agredida de alguma forma por uma infrao criminal praticada por um agente63. Na viso de Cezar Roberto Bitencourt, a vtima qualquer pessoa que sofra infaustos resultados, seja de seus prprios atos, seja dos atos de outrem, seja de influxos nocivos ou deletrios, seja de fatores crimingenos, ou seja, do acaso64. Na Criminologia, o estudo da vtima ocupa uma rea denominada Vitimologia, segundo a compreenso de Antonio Garca-Pablos de Molina e Luiz Flvio Gomes:
Vitimologia o estudo da vtima no que se refere sua personalidade, quer do ponto de vista biolgico, psicolgico e social, quer o de sua proteo social e jurdica, bem como dos meios de vitimizao, sua inter-relao com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos. o estudo cientfico das vtimas a busca pela inteno das vtimas. a aparte da Criminologia que estuda a contribuio da vtima no fato delituoso. Mas importante salientar que no se liga somente ao campo penal, mas tambm Sociologia, a Antropologia e a Psicologia. Assim sendo, procura-se o estudo, a interveno no processo de vitimizao a criao de medidas preventivas e integral ateno nos mbitos psico-socio-jurdicos65.

Antigamente no se estudava a vtima para conhecer at que ponto iria o seu envolvimento com o crime. O que se considerava na Criminologia, era o ofensor e no a vtima, pois a vtima sempre foi vista como ofendido. Diante disso surgiu a Vitimologia cujo estudo prope mostrar qual a contribuio da vtima no crime, tendo assim, maior cuidado ao atribuir a culpa do autor. Alfonso Serrano Mallo descreve a origem da Vitimologia:
A Escola Clssica e a Escola Positivista relevavam o delito como entidade jurdica e silenciavam qualquer fato que falasse sobre o comportamento da vtima, dando importncia aos fatos criminosos, afirmando que o crime um fenmeno produzido por causas biolgicas, fsicas e sociais. Assim, a Vitimologia surgiu em 1947, e teve como fundador Benjamin Mendelsohn, advogado em Jerusalm que antes mesmo desse ano pronunciara, em
63

MOLINA, Antonio Garca-Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia: introduo aos seus fundamentos tericos. 5. ed. rev., atual. ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 468 64 BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal. Parte Geral. V. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p.33. 65 MOLINA, Antonio Garca-Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia: introduo aos seus fundamentos tericos. 5. ed. rev., atual. ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 468.

30 Conferncia em Bucareste, sob o tema Um Horizonte Novo na Cincia Biopsicosocial: A Vitimologia. Mas foi em 1947 que publicou seu primeiro trabalho e em 1956 publicou na revista tudes Internationales de Psychossociologie Criminell, com o ttulo de The Victimology e na revista Droit Penal com o ttulo de La Victimologie Science Actuell.66

Na Criminologia, o papel da vtima cada vez mais importante, mas chama a ateno, pelo desamparo quanto ao Estado e a sociedade civil quando da ocorrncia de um crime. Conforme explicam Antonio Garca-Pablos de Molina e Luiz Flvio Gomes, no modelo clssico da Criminologia, a vtima foi neutralizada, sendo o seu marco de expectativas muito pobre, bem como a reparao dos danos no prioridade, seno a imposio da punio67. Assim, embora sendo objeto da Criminologia, com o objetivo de reunir dados e conhecimentos, o conceito de vtima complexo, pois existe a necessidade de analisar rigorosamente o seu papel, sendo esse o fator decisivo na origem de um crime. O controle social como objeto da Criminologia diz respeito aos fatores sociais e as causas que levam criminalidade. Causas e fatores no querem dizer a mesma coisa. Os fatores devem distinguir-se das causas, no verdadeiro sentido das palavras, segundo a distino realizada por Leonardo Rabelo de Matos Silva que vale tanto para as cincias naturais, como para as cincias sociais:

Como fatores podem ser considerados: a fome e desnutrio, cultura, civilizao, educao, favelas, escola, analfabetismo, casa, rua, desemprego, idade, sexo, meios de comunicao, fatores condicionadores de doenas mentais, fatores relacionados ao preconceito, drogas, armas, jogos de azar, o molde do regime carcerrio atual, fatores genticos, fanatismo religioso, paixo, fatores relacionados aos regimes polticos autoritrios, sistemas econmicos e demais. Quanto s causas da criminalidade no tm valor integral, estando em funo de circunstncias e variveis, sendo que tudo relativo, pelo princpio do absoluto. Como exemplo, a misria ou a extrema pobreza no induzem, necessariamente aos desvios de conduta; se assim ocorresse, seria um tormento viver em sociedade. H sim, fatores que acometem criminalidade, tais como a fome, o desemprego, a favelizao, a violncia, entre outros68.
66
67

MALLO, Alfonso Serrano. Introduo criminologia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. p. 58. MOLINA, Antonio Garca-Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia: introduo aos seus fundamentos tericos. 5. ed. rev., atual. ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 468.
68

SILVA, Leonardo Rabelo de Matos. A criminologia e a criminalidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 66, 1 jun. 2003. Disponvel em: <http://jus.com.br>. Acesso em: 18 nov. 2011. p.1.

31

Assim sendo, torna-se importante enfatizar que o delito, o delinquente, a vtima e o controle social so os principais elementos que formam o objeto da Criminologia e que devem ser analisados com eficincia no sentido de contribuir com a investigao de um crime.

32

3 A REESTRUTARAO DAS LEIS PENAIS COMO FATOR DE CONTRIBUIO COM A CRIMINOLOGIA E A REDUO DA CRIMINALIDADE

Na histria do Brasil, a criminalidade est enraizada. As penas eram cruis, alcanando ferozmente s vezes fatos insignificantes, pela desigualdade de tratamento entre vrios agentes do delito. Dentre as penas, a de morte era a principal, com execues na forca ou na fogueira. Em alguns casos, alm da morte, ainda essa era precedida de suplcios ao culpado. Exemplos dessa crueldade excessiva foi o caso de Tiradentes, acusado do crime de lesa-majestade69. Rubim Santos Leo de Aquino relata esse episdio histrico:
Enforcado e esquartejado, Tiradentes teve seus membros distribudos por diversos locais, fincados em postes70, com inscries no intuito de advertir o povo a respeito da gravidade do seu crime. As inscries diziam que ningum poderia trair a rainha, porque as prprias aves do cu se encarregariam de lhe transmitir o pensamento do traidor71.

Aps a independncia, houve a necessidade de uma reforma penal, no apenas pela autonomia do Brasil, em relao a Portugal, mas, tambm, pelo nascimento das idias liberais. De acordo com a descrio de Cezar Roberto Bitencourt, o Cdigo Imperial, que se diz ter influenciado o Cdigo espanhol de 1848 e diversos Cdigos da Amrica Latina sofreu vrias alteraes, principalmente aps a libertao dos escravos, em maio de 198872.

69

O crime de Lesa-majestade queria dizer traio cometida contra a pessoa do Rei ou seu Estado Real, e ainda, de acordo com as regras das ordenaes, era transmitida a culpa para todos os descendentes, e pessoas prximas do ru, conforme explica Jorge Henrique Schaefer Martins (Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000). p.23. 70 Com seu sangue se lavrou a certido de que estava cumprida a sentena, tendo sido declarados infames a sua memria e os seus descendentes. Sua cabea foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribudos ao longo do Caminho Novo: Santana de Cebolas (atual Inconfidncia, distrito de Paraba do Sul), Varginha do Loureno, Barbacena e Queluz (antiga Carijs, atual Conselheiro Lafaiete), lugares onde fizera seus discursos revolucionrios. 71 AQUINO, Rubim Santos Leo de. Histria das sociedades: das sociedades modernas s sociedades atuais. 32. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1998 p. 158. 72 BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal. Parte Geral. V. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. p. 32.

33

O primeiro estatuto republicano foi elaborado com defeitos, como seu precedente. Em vista disto, trs anos aps o incio de sua vigncia, foi apresentado um projeto de reforma. Maura Roberti destaca principalmente a fase do Estado Novo:
At o golpe de Estado de 1937, com o advento do Estado Novo, esta reforma no foi efetuada. poca de Getlio Vargas, Alcntara Machado foi incumbido da redao de um anteprojeto, apresentado em 1938. Uma comisso revisora modificou o primeiro projeto que foi reapresentado em 1940 que, apesar da poca ditatorial, refletiu boa dose de liberalismo, boa tcnica, redao clara e concisa e estrutura harmnica73.

Quanto ao Cdigo Penal de 1940, Wagner Ginotti Pires74 descreve que esse teve a vigncia de 45 anos e como diploma contemporneo e complementar deve ser apontada a Lei das Contravenes Penais, valendo-se das mais modernas idias doutrinrias elevando as penas, em relao ao diploma anterior, e manteve-as suaves no delito culposo. Jorge Henrique Schaefer Martins relata que em 1961, foi elaborado um anteprojeto de Cdigo Penal e promulgado em 1969, com o intuito de entrar em vigor em 1970.
Aps dez anos de prorrogao, foi revogado por Lei de 1978. Em 1984 surgiu uma nova estrutura legal atingindo a Parte Geral do Cdigo Penal. Foi instituda uma comisso para a elaborao de um anteprojeto de lei de reforma da Parte Geral do Cdigo Penal de 1940, surgindo, ento, inovaes como o arrependimento posterior, o fim da periculosidade presumida, entre outros artigos75.

Jlio Fabrini Mirabete, considerando a nova lei, argumenta que a mesma resultado de um influxo liberal e de uma mentalidade humanista em que se procurou criar novas medidas penais para os crimes de pequena relevncia, evitando-se o encarceramento dos seus autores por curto lapso de tempo76. Essa lei respeita a dignidade do homem como ser livre e responsvel, sendo a culpabilidade indispensvel responsabilidade penal. Com as modificaes e inovaes introduzidas com a Lei n 7.209, de 11 de julho de 1984, na Parte Geral do Cdigo Penal surgiu a primeira Lei de Execuo Penal.
73

ROBERTI, Maura. A interveno mnima como princpio no direito penal brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2001. p. 36. 74 PIRES, Wagner Ginotti. O sistema penal. Panorama da justia. a.5, n.20. So Paulo: Escala Ltda., 2002. p. 43. 75 MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. .p.22.
76

MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de direito penal Parte geral. So Paulo: Atlas, 2003. p.20.

34

Segundo Peter Fry, a partir do ms de janeiro de 1985 comeou a vigorar no Pas uma nova parte geral do Cdigo Penal, bem como uma extensa codificao que, pela primeira vez na histria da Repblica, estabelece legalmente os direitos dos sentenciados e a forma pela qual as penas devero ser cumpridas.
Atravs da Lei de Execuo Penal, o Poder Judicirio estende agora sua autoridade a lugares cuja marca distintiva parecia ser justamente a sua ausncia, ou seja, s prises e penitencirias nacionais. A importncia dessas medidas esteve ao que parece em proporo inversa ateno que lhes tm sido dispensada pelos cientistas sociais interessados na questo. Uma rpida anlise desse novo Cdigo revela que, embora dispensada a figura jurdica da medida de segurana, a pena-priso sofre mudanas significativas, justamente porque no elimina o principio de periculosidade subjacente a ela. Este princpio , de fato, a premissa lgica que fundamenta este novo Cdigo, cuja imputada liberalidade deve, portanto ser relativizada77.

Com a Lei n 8.072/90, que dispe sobre os crimes hediondos, a omisso foi sanada em parte, nos termos do artigo 5, XLIII, da Constituio Federal. Estabeleceu tambm, a impossibilidade de anistia, graa e indulto, fiana e liberdade provisria e a proibio de livramento condicional ou o aumento no prazo de cumprimento da pena nos crimes, especialmente quando esses so praticados com violncia ou graves ameaas. Jlio Fabrini Mirabete ainda assinala:
a) O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8069, de 13 de julho de 1990), alm e manter a inimputabilidade penal para os menores de dezoito anos, criou dez figuras tpicas criminais, tendo o menor como sujeito passivo (arts. 228 a 244) e estabeleceu, para alguns casos, o agravamento da pena, quando cometido o delito contra menor (art. 263), neste ltimo caso referente aos artigos: 121, 129, 136, 213 e 214 do Cdigo penal; b) A Lei n 8666, de 21 de junho de 1993, revogou os arts. 335 e seu pargrafo nico do Cdigo Penal e apresentou dez novas figuras tpicas protegendo o procedimento das licitaes: Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas de licitaes e contratos da Administrao Pblica e d outras providncias; c) A Lei n 8930, de 6 de setembro de 1994, d nova redao ao art. 1 da Lei n 8072 (25/07/90), lei relativa aos crimes hediondos, tambm inclui como tal o homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que praticado por um s agente, bem como o homicdio qualificado (art. 121, 2, I, II, III, IV e V). Da mesma forma, exclui o delito de envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia, com resultado morte, formas previstas no art. 270 c/c o art. 285, ambos do Cdigo Penal78.
77

FRY, Peter. Direito positivo versus direito clssico: a psicologizao do crime no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. p.10. 78 MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de direito penal Parte geral. So Paulo: Atlas, 2003. p.25.

35

Deve-se aqui destacar, a mais recente alterao realizada na Lei n 8.072/90 pela Lei 11.464, de 28 de maro de 2007, estabelecendo o tratamento penal mais severo no que se refere ao cumprimento de pena pela prtica dos crimes hediondos79. Na concepo de Paulo Junior Pereira Vaz:
A nova legislao no significou mudanas somente pertinentes progresso de regime, mas tambm, suprimiu a vedao incua e tambm inconstitucional da concesso de liberdade provisria aos acusados pela prtica de crimes hediondos ou a eles equiparados. Doravante, caso no estejam presentes nenhum dos elementos que autorizem a priso preventiva, poder e dever o acusado por esses crimes responder o processo em liberdade80.

Considerando essa viso, quando uma pessoa presa em flagrante por um desses delitos, se antes, no podia ser colocada em liberdade durante o andamento do processo, agora permitido (quando o juiz entender que for o caso). Paulo Junior Pereira Vaz ainda observa que esse novo diploma legal gera dvidas e discusses no que concerne supresso dos pargrafos do art. 2 dessa Lei.
Ao extinguir a expresso de que a pena por crime previsto neste artigo ser cumprida integralmente em regime fechado e estabelecer um novo quantum de cumprimento de pena para se obter a progresso de regime, o condenado por crime hediondo ou a ele equiparado, cumpridos dois quintos da respectiva pena (em caso de ser primrio) ou trs quintos (caso reincidente), ter o direito de progredir de regime. No entanto, o ru iniciar o cumprimento da pena sempre em regime fechado81.

Assim, o legislador, ao estabelecer novos parmetros objetivos para


79

As mudanas propostas pelo projeto Lei n. 8.072/1990, que dispe sobre os crimes hediondos, so: 1) o cumprimento da pena pelo cometimento de crimes hediondos em estabelecimentos penais de segurana mxima; 2) a proibio de que o ru, ainda que primrio e de bons antecedentes, apele da sentena condenatria sem se recolher priso; 3) a qualificao, como hediondos, dos crimes previstos no Cdigo Penal Militar que sejam equivalentes aos previstos no art. 1 da Lei n. 8.072/90; 4) a incluso, na relao de crimes hediondos do art. 2 da Lei n. 8.072/90, dos delitos de seqestro em meio de transporte coletivo, extorso mediante seqestro em meios de transporte coletivo e extorso mediante privao da liberdade; 5) a imposio da decretao da priso preventiva, quando houver indcios suficientes de autoria e prova da materialidade, nos crimes de seqestro em meio de transporte coletivo, extorso mediante seqestro em meios de transporte coletivo e extorso mediante privao da liberdade. (BRASIL. Alteraes Lei n 8.072/90. Disponvel em: www.stf.gov.br/portal/constituicao/. Acesso em 19 de agosto de 2011). 80 VAZ, Paulo Junior Pereira. Lei dos crimes hediondos e suas recentes alteraes. Aspectos polmicos. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1585, 3 nov. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. Acesso em: 19 de agosto de 2011. p.1. 81 VAZ, Paulo Junior Pereira. Idem.

36

se concretizar o direito subjetivo progresso de regime do condenado, modificou de forma substancial o seu tempo de priso, ou seja, o tempo de cumprimento de pena. Desta feita, por via reflexa, a Lei 11.464/07 ao permitir a progresso de regime aps o cumprimento de dois quintos ou trs quintos da pena alterou o direito. Contudo, o Direito Penal no Brasil comeou a reivindicar uma criminologia moderna, centralizando delito fato interpessoal e histrico, com repercusso direta para todos os envolvidos no conflito. Maura Roberti admite que:
O primeiro passo se deu com a edio da Lei de Juizados Especiais Criminais (Lei n. 9.099/95), que regulamentou institutos despenalizadores. Recentemente, a chamada Lei das Penas Alternativas (Lei n. 9.714/98) aumentou o mbito de incidncia das penas restritivas de direitos, em detrimento das privativas de liberdade. Partindo do princpio de que a lei penal deve se destinar a proteger os bens fundamentais, sancionar condutas que atinjam os de menor valor caracterizaria uma afronta dignidade e a funo pacificadora do Direito Penal82.

Atualmente, o aumento da violncia e da criminalidade tem servido de argumento para a justificao da poltica de endurecimento penal, visto que em um cenrio de extrema violncia como o vivido nos dias atuais, costuma-se dizer que as leis penais do Brasil so muito brandas. Bernardo Carvalho, nesse contexto considera o seguinte:
Com a Lei Maria da Penha e as reivindicaes da sociedade para que a maioridade penal seja reduzida para os 16 anos, defende-se que as leis brasileiras seriam muito brandas e que, por isso, o direito penal no conseguiria cumprir sua funo preventiva. Este argumento falso, pois a legislao penal brasileira tem penas altssimas, afora que h tipificao penal para todas as espcies de conduta que se possa imaginar. Isso porque, principalmente aps 1988, a produo legislativa incorporou os anseios de uma maior severidade punitiva e de combate ao crime e violncia, tendo, como contra partida, muitas vezes, o enfraquecimento garantias individuais83.

Assim, destacando o Direito Penal em sua evoluo histrica, este deve ser suporte para o legislador buscar cada vez mais o aprimoramento das Leis, das garantias e direitos fundamentais assegurados a todos os cidados. Devido ao volume de processos a serem julgados, a Justia passa por morosidade no julgamento de processos. Alm disso, ainda h o despreparo do
82

ROBERTI, Maura. A interveno mnima como princpio no direito penal brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2001. p. 37. 83 CARVALHO, Bernardo. O direito penal e a violncia. Disponvel em: http://www.diarioaponte.com.> Acesso em: 19 de agosto de 2011. p.1.

37

Legislativo para formular leis com falhas na efetivao da Lei de Execuo Penal. O ideal seria uma ampla reestruturao penal e processual para enfrentar a crescente criminalidade no pas e contribuindo com a Criminologia na investigao eficaz dos crimes, pois o sistema de justia criminal envolve um extenso trabalho de alteraes, visto que Cdigo Penal antigo, no se ajustando mais s condies atuais. Denise Frossard84 argumenta que o Cdigo dever ser reescrito, pois, por ser de 1941, no est adequado s novas situaes que surgiam. Logo, desde o incio de uma ao at a proclamao de uma sentena, podem ser aplicados inmeros recursos, resultando na lentido da justia e em penas nem sempre passveis de conciliar com crimes graves. Na viso de Antonio Garca-Pablos de Molina e Luiz Flvio Gomes, a moderna criminologia aceita a possibilidade de diminuir a criminologia atravs de diversas outras formas que no exclusivamente o delinquente, destacando as formas de preveno primria, secundria e terciria85.
Como preveno primria, a educao, a habitao, o trabalho, a insero do homem no meio social, a qualidade de vida, so elementos fundamentais de poltica econmica, social e cultural para a preveno do crime, dotando o cidado de capacidade social para superar eventuais conflitos de forma produtiva. A preveno secundria atua no sentido de orientar seletivamente a grupos ou subgrupos que ostentam maiores riscos de padecer ou protagonizar o problema criminal. A preveno terciria tem um destinatrio perfeitamente identificvel, o recluso, o condenado, e um objetivo certo, qual seja o de evitar a reincidncia atravs de sua ressocializao86.

A ressocializao refere-se a uma reestruturao da personalidade e das atitudes que pode ser benfica ou malfica aos indivduos, pois, a personalidade, os valores e a aparncia das pessoas no so fixos, e sim, variam de acordo com as relaes e s experincias vividas ao longo da vida. Em relao ressocializao Michel Foucault descreve o seguinte:

O conceito de ressocializao surgiu por volta dos sculos XVII e XVIII, juntamente com a idia da resposta ao crime oferecida atravs das penas privativas de liberdade. No contexto da poca, e ainda atualmente, ressocializar seria sinnimo de disciplina, trabalho e obedincia hierarquia das relaes de poder; tendo como fim a utilizao econmica dos
84

Denise Frossard juza e diretora da ONG Transparncia Brasil. Caso de polcia. Ponto de vista. O Estado de So Paulo, 2002. p. 4. 85 MOLINA, Antonio Garca-Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia: introduo aos seus fundamentos tericos. 5. ed. rev., atual. ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 480. 86 Idem.

38 criminosos. Assim, no haveria que se falar em ressocializao, mas em uma adequao dos indivduos ao modelo de sociedade vigente, sendo a priso um instrumento garantidor da reproduo desse modelo. Entre o crime e a volta ao direito e virtude, a priso constituir um espao entre dois mundos, um lugar para as transformaes individuais que devolvero ao Estado os indivduos que este perdera87.

Em muitos casos, um condenado libertado, antes mesmo de cumprir a pena, causando a impresso de impunidade para a sociedade, visto que ele pode recorrer a novo julgamento se a sua pena for superior a 20 anos. O que se pode realizar na prtica, para que a Justia brasileira possa punir com maior rigor a criminalidade reestruturar as leis, de maneira que se impea aos juzes a possibilidade legal de conferir aos condenados, benevolncias excepcionais como concedem atualmente. Esta responsabilidade compete ao Congresso e s lideranas polticas do Brasil a realizar em curto prazo, conforme considera Jorge Henrique Schaefer Martins: O Direito Penal existe para prevenir os conflitos, para assegurar a ordem e permitir a convivncia pacfica dos cidados de uma mesma nao88. No entanto, esse mesmo Direito no consegue atingir o seu real objetivo que o de garantir segurana sociedade contra a criminalidade. O que se assiste a que a fatia carente da sociedade brasileira paga mais caro pelas falhas da justia. Embora a vida de qualquer cidado seja afetada, a criminalidade sobrevm de forma mais aguda sobre aqueles que se encontram abaixo da linha de pobreza e em circunstncia de maior vulnerabilidade: crianas, mulheres e negros, prevalecendo a violncia e no a lei.
So realmente os pobres, os ignorantes, os sem-famlia, enfim, aqueles indivduos que por no terem tido condies de vivenciar uma situao equilibrada no mbito das relaes domsticas, no puderam freqentar escolas, no tiveram acesso ao mnimo de formao profissional, os que no cometem delitos e, o fazem de forma a deixar vestgios que permitem na maioria das vezes, venham a ser incriminados, denunciados e, por fim, condenados sempre com a ira da imprensa e da populao89.

Somente a partir da modernizao do Sistema Penal que as injustias sero reavaliadas, fornecendo condies para a segurana pblica, na qual o cidado brasileiro poder usufruir o direito de ir e vir sem receio de sofrer
87

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir Histria da violncia nas prises Traduo de Raquel Ramalhete. 36. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. p. 119. 88 MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. .p.22. 89 Idem. p.25.

39

qualquer espcie de agresso. Conforme explica Wagner Ginotti Pires, preciso uma reformulao eficiente na legislao processual penal, que produza uma investigao eficaz, que estruture o Ministrio Pblico, estimulando seus membros a participarem da investigao criminal com a polcia judiciria90. Dessa forma, no basta somente a reestruturao do Sistema Penal, mas, uma reviso das instituies policiais, cujas condies so precrias no combate criminalidade, conforme explica Srgio Salomo Shecaira.
Fornecer condies de trabalho e equipamentos modernos, enfim aparelhar adequadamente os rgos policiais so fatores que auxiliaro os seus membros a desempenhar suas funes adequadamente91.

Assim, somente a partir de resolues srias com a aplicao rigorosa da lei que se poder minimizar o problema da criminalidade. Jorge Henrique Schaefer Martins considera que a poltica criminal que instalou no Brasil, os denominados crimes hediondos, criminalidade organizada e crimes de especial gravidade, simboliza uma necessidade premente do Estado dentro de uma viso estruturada, funcional, combater o crime j sob o aspecto exclusivo da dialtica punitiva92. Diante disso, torna-se fundamental para a reduo da criminalidade, tambm melhorar a estrutura da Criminologia, pois essa uma das principais reformulaes que permite fortificar o sistema penal brasileiro, adaptando-o tambm s novas necessidades, como o combate criminalidade.

90

PIRES, Wagner Ginotti. O sistema penal. Panorama da justia. a.5, n.20. So Paulo: Escala Ltda., 2002. p. 42. 91 SHECAIRA, Srgio Salomo. Criminologia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. p.29. 92 MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas. 16. ed. So Paulo: Atlas, 2000 .p.42.

40

CONSIDERAES FINAIS
Apesar das diversas polticas de segurana e proteo em favor da populao, lanadas pelo Governo, a reestruturao da Legislao Penal ainda uma das solues mais indicadas que podem auxiliar a Criminologia a solucionar e minorar a criminalidade no Brasil. No se deve, entretanto, desmerecer solues importantssimas como: a educao, a fome, a sade, a habitao, entre outras necessidades das classes carentes, entre as quais, normalmente est o maior foco de criminalidade. Crime e violncia so problemas sociais complexos que no podem ser resolvidos em pouco tempo. fundamental, primeiro, encontrar as origens da criminalidade, para depois combat-la diretamente no seu cerne, abandonando-se o pensamento de que a criminalidade tem somente uma causa; h todo um conjunto de causas que levam ao crime. Esse o trabalho da Criminologia. preciso compreender que nem todo delinqente uma vtima da sociedade; que nem todo criminoso um degenerado; que nem todo preso irrecupervel, que nem toda culpa da justia e que nem toda lei fraca. O direito repressivo s deve ser usado no caso das medidas preventivas falharem, pois legislaes rigorosas e penas capitais so inteis na intimidao de criminosos potenciais. Modificar as leis, impondo mais severidade, e limitar garantias individuais, aps o crime j ter sido consumado, no so intervenes efetivas na reduo da criminalidade. Contudo, h a necessidade da reestrutura da legislao penal, no sentido de beneficiar Criminologia, no sentido de observar, investigar e conhecer na prtica, o delito, o delinqente, a vtima e do controle social do delito. Em vista disso, para se fazer respeitar a lei, a participao da comunidade indispensvel. Essa participao tambm depende da credibilidade que as pessoas dispensam justia, de forma que a mesma seja motivada a realizar seu trabalho com o pensamento de assegurar tranqilidade populao. Concluiu-se que diante disso, que possvel criminologia atingir o problema da criminalidade na raiz, acreditando-se que a soluo do problema da criminalidade no pas no criando mais normas penais e sim reformul-las de forma a prevenir o crime e tambm ressocializar o delinquente, atravs de tratamento e
readequao ao seu meio social.

41

REFERNCIAS
ALMEIDA, Gevan. Modernos movimentos de poltica criminal e seus reflexos na legislao brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2003. AQUINO, Rubim Santos Leo de. Histria das sociedades: das sociedades modernas s sociedades atuais. 32. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1998. BADAR, Ramagem. Introduo ao estudo das trs escolas penais. 2. ed. So Paulo: Juriscredi, 1983. BATISTA, Nilo. Introduo crtica ao direito penal brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002. BATISTA Vera Malaguti. Criminologia e poltica criminal. Passagens. Revista Internacional de Histria Poltica e Cultura Jurdica, Rio de Janeiro: v. 1. n. 2, julho/dezembro 2009, p. 20-39. BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Traduzido por Torrieri Guimares. So Paulo: Martin Claret, 2002. BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal. Parte Geral. V. 17. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. CARVALHO, Bernardo. O direito penal e a violncia. http://www.diarioaponte.com.> Acesso em: 19 de agosto de 2011. Disponvel em:

CARDIA, Nancy. O medo da polcia e as graves violaes dos direitos humanos. Tempo Social. Rev. Sociol. USP. S. Paulo, 9(1): 249-265, maio de 1997. CASTRO, Lola Anylar de. Criminologia da libertao. Rio de Janeiro: Revan: ICC, 2005. CURY, Munir. possvel diminuir a violncia. Revista Opinio. Maio, 2002. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 2.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2000. FERNANDES, Newton. Criminologia integrada. 2. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. FOULCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da priso. 24. ed. Petrpolis: Vozes, 2009. FRAGOSO, Heleno Cludio. Lies de direito penal: Parte geral. 16 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. FRY, Peter. Direito positivo versus direito clssico: a psicologizao do crime no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

42

FROSSARD Denise. Caso de polcia. Ponto de Vista. Jornal O Estado de So Paulo, 2002. FUHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. Histria do direito penal: crime natural e crime de plstico. So Paulo: Malheiros, 2005. GUZZO, Jos Roberto. Todos os erros possveis. Revista Exame. a.36, n.16, 7 de agosto de 2002. So Paulo. LEITE, Eduardo de Oliveira. Monografia jurdica. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. LEITE, Gisele. Breve relato sobre a histria da criminologia. Disponvel em: <http://jusvi.com>. Acesso em: 15 de novembro de 2011 MALLO, Alfonso Serrano. Introduo criminologia. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007. MARTINS, Jorge Henrique Schaefer. Penas alternativas.16. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MISSE, Michel. Crime e violncia no Brasil contemporneo: estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006. MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de direito penal Parte geral. So Paulo: Atlas, 2003. MOLINA, Antonio, Garcia Pablos de. Criminologia. 4. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. MOLINA, Antonio Garca-Pablos de; GOMES, Luiz Flvio. Criminologia: introduo aos seus fundamentos tericos. 5. ed. rev., atual. ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal. 2.ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006. PATU JNIOR, Ruy Trezena. Sistema de defesa social integrado: por um controle da criminalidade mais articulado e prximo da comunidade. Disponvel em: <http://www.esmape.com.br.> Acesso: 11 de agosto de 2011. PERALVA, Angelina. Violncia e democracia: o paradoxo brasileiro. So Paulo: Paz e Terra. 2000. PIRES, Wagner Ginotti. O sistema penal. Panorama da justia. a.5, n.20. So Paulo: Escala Ltda., 2002. PISIER, Evelyne. Histria da idias polticas. So Paulo: Manole, 2004. QUINNEY, Richard. O controle do crime na sociedade capitalista: uma filosofia

43

crtica da ordem legal. In: Taylor I.; Walton P.; Young J. Criminologia crtica. So Paulo: Graal, 1980. ROBERTI, Maura. A interveno mnima como princpio no direito penal brasileiro. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2001. ROMEIRO, Alrio Villasanti. Segurana pblica e qualidade de vida. Campo Grande: Life Editora, 2009. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na constituio de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001. SERRA, Carlos Henrique Aguiar. A criminologia e o direito penal. So Paulo: Lmen Jris, 2008. SHECAIRA, Srgio Salomo. Criminologia. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004. SILVA, Leonardo Rabelo de Matos. A criminologia e a criminalidade. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 66, 1 jun. 2003. Disponvel em: <http://jus.com.br>. Acesso em: 18 nov. 2011 TEIXEIRA, Ib. A criminalidade no Brasil. Disponvel em <www.terravista.pt>. Acesso Internet em 7 de agosto de 2011. VAZ, Paulo Junior Pereira. Lei dos crimes hediondos e suas recentes alteraes. Aspectos polmicos. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1585, 3 nov. 2007. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto. Acesso em: 19 de agosto de 2011. ZAFFARONI, Eugenio Ral. O inimigo no Direito Penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

You might also like