You are on page 1of 9

Paulo Junio de Oliveira B03154-9

Resumo do livro de Cincia Poltica. Cap 5 :

A NAO
Paulo Bonavides

Trabalho apresentado da para avaliao da disciplina Cincia Poltica ministrada pelo Prof. Wagno Oliveira de Souza, com o valor mximo de:_______ pontos.

Universidade Paulista 21/11/2011


0

SUMRIO

Introduo____________________________________________________________2 A Nao: um coceito equvoco? __________________________________________3 O erro de tomar insuladamente alguns elementos formadores do conceito de nao;raa.religio e lngua_______________________________________________3 O conceito voluntarstico de nao_________________________________________4 O conceito naturalstico de nao__________________________________________4 Passos notveis da obra de Renart fixando o conceito de nao___________________5 A nao organizada como Estado: o princpio das nacionalidades e a soberania nacional _____________________________________________________________________6 Concluso___________________________________________________________ _7 Referncias Bibliogrficas________________________________________________8

INTRODUO
Nao, um conjunto de pessoas, geralmente do mesmo grupo tnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, e se mantm unidos pelos hbitos, tradies, religio, lngua e conscincia nacional. Sabendo que os elementos territrio, lngua, religio, costumes e tradio, por si ss, no formam o carter da nao. So requisitos secundrios, que se integram na sua formao.

A Nao: um coceito equvoco?


Nao apontada como um conceito da Cincia Poltica possuidor de mais de uma interpretao ou significado. Uma noo bem esclarecedora cujo o significado da palavra pertence a um francs de nome Hauriou, a representa da seguinte forma um grupo humano no qual os indivduos se sentem mutualmente unidos, por laos tanto materiais como espirituais, bem como consientes daquilo que os distingue dos indivduos componentes de outros grupos nacionais. J Aldo Bozzi acentua como conceito de nao: derivado da comunho de tradio, de histria, de lngua, religio de literatura e de arte, que so todos fatores agregativos prejurdicos. Demonstra com clareza que o princpio humano pode existir com bases nacionais, antes de alcanar uma figura organizacional como de um estado. Como conceito de nao, sem dvida o mais importante seria o de Renan, dado por Mancini na proclamao de fatores naturais, histricos e psicolgicos que serviram de fundamento a nao. Esse um conceito de nao mais moderno, que menciona nao da seguinte forma : uma sociedade natural de homens, com unidade de territrio costumes e lngua, estruturados numa comunho de vida e conscincia social.

O erro de tomar insuladamente alguns elementos formadores do conceito de nao;raa.religio e lngua


So empregados diversos elementos como resposta a pergunta: que a nao? Um desses elementos leva em conta a etnia. Antes da segunda guerra mundial Hitler tinha a inteno de determinar a nao a partir de bases tnicas, apresentando uma raa nobre, sendo ela a ariana. A tese da raa poder ser elemento definidor da nao totalmente racista, e refutada violentamente por cientistas.Pois com o passar de sculos a populao atravs de guerras , migraes, revolues entre outros movimentos,fizeram com que os povos tenham se misturado,assim diversificando cada vez mais a raa humana. Conclui-se que, a tese de que de fato no existe a tal pureza racial. Como conseqncia, a raa no elemento definidor e caracterstico do que seja uma nao. E a religio, um elemento que defino o conceito de Nao? Novamente a resposta negativa. Logicamente pode haver diversas religies residindo em determinado estado, assim como pode haver apenas uma religio abrangendo diversos.

Sendo assim, sem dvida tambm no seria a religio aquele que nos proporcionaria o conceito de Nao. E a lngua o agente determinante da nacionalidade? No. Por razo bem simples: Vivemos em um situao, onde se falam diversos idiomas. H pases, por exemplo, que, fala-se o trs idiomas. E quem recusar a esse estado a sua condio nacional? Quem dir que esse povo no possui atributos que os distinguem dos mais povos formando uma Nao? Em verdade, exprime a Nao conceito, sobretudo de ordem moral, cultural e psicolgica, em que se somam aqueles fatores antecedentemente enunciados, podendo cada um deles entrar ou deixar de entrar em seu teor constitutivo. Entre os elementos: lngua, religio e raa, se mostram de maior importncia a lngua. Porque a lngua instrumento de comunicao de que o homem utiliza melhor para transmitir idias, sentimentos e formas de pensar.

O conceito voluntarstico de nao


O conceito voluntarstico de nao resulta da interveno convergente dos fatores morais, culturais e psicolgicos. A presena de tais fatores constitui o tecido de que se forma a chamada conscincia nacional. A nao aparece em uma concepo como ato de vontade coletiva, inspirado em sentimentos histricos. Provoca tambm a comunicao de interesses econmicos e avivam os laos de parentesco espiritual, formando a plataforma de unio e solidariedade onde a conscincia do povo toma um trao irrevogvel de permanncia e destinao comum. Nao , portanto, um conceito tido como voluntarstico : se por um lado o grupo tnico tem como referncia as suas tradies e o passado, por outro lado o sentimento de nacionalidade tem um contedo ligado vontade e conscincia de viver em comum, e a um projeto histrico e poltico voltado para o futuro, para o anseio pela consolidao de um novo poder unificado.

O conceito naturalstico de nao

Influenciado por concepes racistas, formou-se na Alemanha um conceito de nao que teve para aquele pas as mais terrveis conseqncias. Havia uma teoria onde a raa humana seguia uma hierarquia, onde na extremidade mais alta colocou os povos germnicos, portadores de traos tnicos privilegiados em pureza de sangue e superioridade biolgica, que lhes assegurava a supremacia na classificao das raas. O que veio a provocar mais tarde a Segunda Grande Guerra Mundial. Uma ideologia funda em bases nazistas, exclusivamente nos elementos tnicos. O conceito naturalstico em verdade consistiu atravs de uma deformidade patolgica da concepo de nao como grupo fechado, produzindo a modalidade mais insana de nacionalismo,o da raa, em moldes polticos.

Passos notveis da obra de Renart fixando o conceito de nao


A nao no se compe apenas da populao viva e militante, dos quadros humanos que fazem a histria em curso. Deita a nao suas razes espirituais na tradio vivem as glrias que ilustraram o passado, professa o culto e chamamento dos mortos, reverencia a memria dos heris e descobre com a viso do passado as foras morais de permanncia histrica, que ho de gui-la nos dias de glria e luz como nas noites de infortnio e amargas vicissitudes. Definindo a essncia espiritual da nao, escreve Renan em termos de grande clareza: Uma nao uma alma, um princpio espiritual. Duas coisas que, em verdade, constituem uma s, fazem esta alma, este princpio espiritual. Uma est no passado, outra no presente. Uma a posse em comum de um rico legado de recordaes, a outra o consentimento atual, o desejo de viver juntos, a vontade de continuar fazendo valer a herana que se recebeu indivisa. O homem, senhores, no se improvisa. A nao, como o indivduo, o esturio de um largo passado de esforos, de sacrifcios e de abnegaes. O culto dos antepassados o mais legtimo de todos; os antepassados nos fizeram o que somos. Um passado herico, grandes homens, glria entenda-se a verdadeira glria eis aqui o capital social sobre que assenta uma idia nacional. Ter glrias comuns no passado, uma vontade comum no presente; haver feito grandes coisas juntas, querer ainda faz-las; eis a as condies essenciais para ser um povo. Ama-se a casa que se construiu e se transmite.

A nao organizada como Estado: o princpio das nacionalidades e a soberania nacional


Aspectos histricos, tnicos, psicolgicos e sociolgicos dominam o conceito de nao. O patriota da unificao italiana entendia que as naes so obra de Deus e os Estados, entidades arbitrrias e artificiais, criadas freqentemente pela violncia e pela fraude. Mancini foi o principal criador do chamado princpio das nacionalidades. O princpio significa que toda nao tem o direito de tornar-se um Estado ou toda nao deve corresponder a um Estado. Em um ponto de vista formado na Itlia durante o sculo passado, a nao o valor maior, e o Estado forma puramente poltica s se justifica quando representa o termo poltico e lgico do desdobramento nacional, o ponto de chegada necessrio de toda nao que completa sua evoluo ao organizar-se como Estado. A doutrina poltica das nacionalidades experimentou seu apogeu com a chamada escola italiana do direito internacional, inspirando juridicamente os movimentos de unificao nacional na Itlia e Alemanha. Esposava-se nessa doutrina o princpio de autodeterminao dos povos, to em voga no sistema de relaes internacionais, desde o sculo passado. Ao lado da repercusso externa do princpio nacional, de assinalar o aspecto poltico interno da mesma tese que fez da nao o primeiro valor moral da sociedade politicamente organizada. O valor da nao na ordem interna antecedeu a proclamao de sua importncia no domnio internacional. Serviu, alis, de base doutrinria a todo o constitucionalismo liberal desde a Revoluo Francesa. Constituiu-se de maneira revolucionria durante aquela poca, ficando consubstanciado na doutrina da soberania nacional, que postulava a origem de todo o poder em a nao, nica fonte capaz de legitimar o exerccio da autoridade poltica.

Concluso
Este trabalho acadmico teve como objetivo o embasamento preliminar na disciplina Cincia Poltica, abordando o tema A Nao. Foi utilizado o livro de Paulo Bonavides para se realizar esse breve resumo.

Referncias Bibliogrficas
BONAVIDES, Paulo. Cincia poltica.Rio de Janeiro:Ed. Mallheiros, 16 Edio, 2009.

You might also like