You are on page 1of 3

Relevo o conjunto de formas presentes na superfcie slida do planeta.

. Resulta da estrutura geolgica (fatores internos) e dos processos geomrficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.

1) Plancie reas extensas planas em que h mais sedimentao que eroso. reas chatas e mais baixas, geralmente, no nvel do mar. Porm, podem ficar em terras altas, como as vrzeas de um rio num planalto. 2) Montanha terrenos bastante elevados, acima de 300 metros. Podem ser classificadas quanto origem ou idade. 3) Depresso reas situadas abaixo do nvel do mar ou das outras superfcies planas. 4) Planalto terras mais altas que o nvel do mar, razoavelmente planas delimitadas por escarpas ngrimes. H mais eroso que sedimentao. Agentes endgenos do relevo Os agentes endgenos, ou internos, do relevo so processos estruturais que atuam de dentro para fora. s vezes, vm com muita fora e rapidez, modificando o relevo. Eles acontecem por causa do movimento das placas tectnicas e dos fenmenos magmticos. So exemplos de agentes internos: o tectonismo, o vulcanismo, os terremotos e abalos ssmicos. Agentes exgenos do relevo Agentes exgenos, ou externos, so aqueles que esculpem o relevo terrestre atravs de um processo erosivo, o intemperismo, que pode ser qumico (alterao da constituio da rocha), fsico (desintegrao) ou biolgico (ao dos seres vivos). H trs partes do procedimento: a eroso (desgaste das rochas superficiais causado por rios, chuvas, geleiras, vento, etc.), o transporte dos sedimentos resultantes da eroso, e a sedimentao ou acumulao dos detritos que formam novas camadas rochosas.

Relevo submarino No relevo abaixo do mar h: Plataforma continental: Fica abaixo do nvel do mar onde aparecem as ilhas continentais ou costeiras, de origem vulcnica, tectnica ou biolgica. Apresenta uma profundidade razovel, que possibilita a entrada de luz solar e, logo, o desenvolvimento de vegetao marinha. Com o passar do tempo, as depresses do terreno da plataforma continental tornam-se bacias sedimentares de grande importncia para a explorao de petrleo no oceano. Talude: o fim do continente, onde ocorre o encontro da crosta continental com a crosta ocenica. Tem profundidade de at 3 mil metros. As fossas marinhas so depresses abissais que aparecem abaixo do talude, em zonas de encontro de placas tectnicas. Regio pelgica: o relevo submarino onde encontramos depresses, montanhas tectnicas e vulcanismo. Na regio pelgica, aparecem as ilhas ocenicas que chegam a 6 mil metros abaixo do mar.

Relevo brasileiro O relevo brasileiro constitudo de diversas formas, dentre elas, serras, planaltos, chapadas, depresses, plancies, etc., ocasionadas, principalmente, por processos externos, como a chuva e o vento. No continente, os agentes internos no participaram da formao do relevo, mas algumas ilhas foram formadas por atividades vulcnicas no passado. A estrutura geolgica , predominantemente, antiga, as mais recentes so da era cenozica. O relevo classifica-se em diversas regies. Vrios autores classificam-no de formas diferentes: A classificao de Aroldo de Azevedo: Foi feita em 1949, por isso est um pouco desatualizada, mesmo assim continua em uso, por trs fatores: a preocupao com um tratamento coerente s unidades do relevo, dando mais valor a terminologia geomorfolgica; a identificao de reas individualizadas; e a simplicidade e originalidade. Aroldo dividiu o pas em:

Planalto das Guianas (regio Norte: Amap, Amazonas, Roraima e Par) Planalto Central (ao centro) Planalto Atlntico (regio leste) Planalto Meridional (regio Sul Paran e Santa Catarina e So Paulo) Plancie Amaznica (Amaznia) Plancie Costeira (litoral) Plancie do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

A classificao de Aziz N. AbSber: Em 1962, Aziz dividiu o relevo brasileiro, utilizando, s vezes, fotografias areas. Basicamente, ele manteve a classificao de Aroldo de Azevedo, fazendo algumas modificaes com base no tipo de alterao (sedimentao ou eroso) predominante. As mudanas feitas em relao classificao foram:

Planalto Nordestino (parte nordeste do Planalto Atlntico, de Aroldo) Planalto Leste e Sudeste (parte leste e sudeste do Planalto Atlntico) Planalto do Maranho-Piau (nos estados do Maranho e Piau) Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense (no Rio Grande do Sul)

A classificao de Jurandyr L. S. Ross: Divulgada em 1995, usa uma tecnologia avanada que identifica as verdadeiras dimenses das unidades de relevo. A Plancie Amaznica, por exemplo, reduziu-se a 5% do que era nas outras classificaes e virou Plancie do Rio Amazonas. O resto virou depresses e planaltos. J o Planalto Central foi dividido e o Meridional e das Guianas sumiram. Ele classificou em trs nveis o relevo: o 1 dizia se o tipo da estrutura (planalto, plancie ou depresso); o 2 considerava a estruturao dos planaltos (ex.: sedimentar, cristalino...); e o 3 dava nome aos planaltos, plancies e depresses.Agora, havia 28 unidades geomorfolgicas. Dentre elas, havia a dos 11 planaltos com morros, serras, chapadas e cuestas -, com destaque para: o Planalto da Amaznia Ocidental, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran, Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaba, e Planaltos e Serras do Atlntico Leste-Sudeste. Tambm existia a unidade das 11 depresses podendo ser perifricas, marginais ou interplanticas e a das 6 plancies, composta pelas plancies do Rio Araguaia, do Rio Guapor, da Lagoa dos Patos e Mirim, do Pantanal Mato-Grossense, do Rio Amazonas.

You might also like