You are on page 1of 55

I.

O primeiro dia de Junho

Para a maioria das pessoas nessa cidade, o primeiro dia de Junho um dia diferente, dedicado alegria e diverso. Os pais mais presentes e aqueles que por algum motivo no conseguem passar grande tempo ao lado de seus filhos, fazem desse dia uma ocasio memorvel para passar algum tempo com os mesmos. Neste dia, nessa cidade em concreto, os parques estavam lotados, crianas desfilavam pelas ruas acompanhadas por algum adulto que as segurava numa das mos pois a outra carregava sempre bales, algodo doce, ou brinquedo qualquer. O primeiro dia de Junho era estimado por todas as crianas naquela localidade pois durante o mesmo, era inevitvel o reverendo tratamento que recebiam. A cidade estava agitada, era feriado nacional, os moradores estavam felizes, todos estavam felizes ou pelo menos quase todos.

Dentro do meu escritrio totalmente escuro, eu, calmamente passava o primeiro dia de Junho. Era assim em todos os anos. Todos os anos, no primeiro dia de Junho, acordava cedo, entrava para o escritrio e l passava boa parte do dia, com as luzes apagadas e as portas e janelas fechadas, e por volta das dez horas da noite saa por cerca de uma hora para um mesmo local infalivelmente, e sempre muito bem vestido. Esse ano no foi diferente. Estava a olhar para o lado de fora a partir da janela do escritrio entre as persianas, quando vi alguns dos meus vizinhos com faces ornamentadas de um sorriso radiante, brincando com os seus filhos, alegres, aparentemente sem problemas nenhum na vida. Aquela imagem me trouxe uma recordao de quando tinha cinco anos ** Num dia ensolarado, meu pai, brincava comigo no jardim de um parque pblico localizado prximo uma floresta, e ambos aprecivamos a companhia um do outro. Estvamos a jogar a bola quando ele decidiu se afastar por pouco tempo para comprar algodo doce. Enquanto esperava, com a minha bola vermelha na mo, surge atrs de mim uma criana com idade aproximada minha e me rouba a bola, pondo-se em corrida logo em seguida. Enraivecido, e para no ficar sem a bola, no hesitei e comecei a correr atrs daquele desconhecido pequeno insurrecto. Ao que parece, nem ele sabia para onde estava a fugir, pois corria para frente rindo dos meus gritos e de mim que o perseguia desesperado. Quando demos por ns, exaustos, estvamos dentro da enorme floresta, perdidos. - Devolve a minha bola - S queria brincar contigo. Voc muito srio. Toma. Logo a seguir, enquanto eu recebia a bola, ouvimos um rudo que agoniantemente ia se tornando mais intenso. Assustados, comeamos a gritar com desespero evidente sem saber o que fazer. Era uma cobra de quase um metro e meio com olhar mortfero e com a lngua de fora. Seu corpo brilhante e

com desenhos amarelos rastejava pelo cho em nossa direco que agora estvamos aos prantos imveis. Quando a mesma se encontrava distncia bem prxima, essa ergueu a cabea e soltou um rudo assustador que anunciava o seu prximo golpe. Antes que tivesse tempo de atacar, a mesma viu seu pescoo ser cortado por uma catana que veio voando em sua direco, sabe-se l de onde. Entreolhamo-nos por alguns segundos e a seguir olhamos para a serpente se contorcendo no cho, sem cabea e a catana ao lado, banhada por um lquido gosmento e aparentemente pegajoso. O meu pai apareceu do nada, a perguntar se estava tudo bem connosco. Pai! Pai! Gritei correndo em sua direco com lgrimas nos olhos enquanto o outro rapaz estava boquiaberto, com o corpo a tremer, supostamente sem saber o que fazer Tu atiraste aquela catana para matar a cobra? Tu s o maior! Sim filho! Fui eu. De seguida me abraou forte O que fazes aqui? Esta floresta perigosa. Juro que no tive culpa. A culpa foi dele Apontei para o vazio. O pequeno ladro j tinha desaparecido dali. De repente, confesso que senti uma enorme raiva e jurei para mim mesmo nunca sequer sorrir caso por algum azar na minha vida, voltasse a encontrar aquele rapaz maluco. No tinha duvidas nenhumas que o odiava, e que o odiaria at o meu ltimo segundo de vida. ** De repente voltei ao meu presente quando ouvi algum bater a porta do meu escritrio. Eu tinha a certeza absoluta que no esperava algum. Era assim todos os anos, no primeiro dia de Junho: a minha secretria recebia ordens para desviar todos os telefonemas, ningum era autorizado a entrar em casa, e todos os meus amigos sabiam que nesse dia no atendia ningum. Quem seria ento, se at os guardas tinham ordem para no deixar que quem quer que fosse, me perturbasse? Logo a seguir, ouvi a voz dos guardas, do outro lado da porta a dizer: Senhor, com todo o respeito que temos por si, no nos obrigue a lhe tirar daqui com violncia. S estamos a cumprir ordens. Ordens? Perguntou uma voz que no reconheci primeira. J que gostam tanto de ordens, obedeam essa: Vo se lixar. Eu vou entrar nesse escritrio. Logo em seguida, ouviu-se um rudo estaladio que durou apenas um segundo, sucedido pelo som da queda de um corpo ao cho. Confuso e curioso, sa da janela, caminhei at a porta para saber o que se passava, a destranquei e a abri. Quando o fiz, vi dois dos meus seguranas e um homem corpulento deitado no cho, imvel.

Senhor Disse um dos seguranas Este homem rompeu o sistema de segurana e se ops s nossas ordens de no lhe perturbar. Tivemos de usar a pistola teaser para o neutralizar. S tive tempo de pr as mos cabea quando me apercebi que o homem que havia rompido o sistema de segurana era o meu melhor amigo Ronaldo e agora se encontrava no cho, aps ter levado um choque daquela pistola noletal. Deixem que eu trato disto. Eu conheo esse homem. Podem ir. Tive de o arrastar at ao div no meu escritrio, lhe deitar l, e esperar at que acordasse. Foram necessrios aproximadamente trinta minutos para ele voltar a recuperar os sentidos. Quando despertou, logo que me reconheceu, disse ainda meio que tonto: Nunca fui to bem recebido aqui em tua casa, Carlos. E pusemo-nos a rir. Passados alguns minutos, estvamos os dois dentro do escritrio escuro, sentados quando ele rompeu o silncio e comeou a falar. Sinceramente, Carlos, eu tinha de vir aqui te fazer companhia, mesmo sabendo que tu preferes ficar sozinho. Mesmo? Claro que sim. Para que servem os amigos? Respondeu. Onde est a tua esposa, Ronaldo? Ok, Carlos. Ns discutimos hoje e ela quer ficar sozinha E a ficaste desesperado e vieste ter comigo, no ? Bem, quase isso. Para que servem os amigos? E rimo-nos dele novamente. Posso abrir uma excepo. S no te habitues. Adverti, meio com pena dele. Por acaso antes de tu chegares, estava a pensar em como nos conhecemos, quando roubaste a minha bola, quase fomos mordidos por uma serpente e depois fugiste quando o meu pai corajosamente a matou com aquela catana. J te disse que no fugi, s tinha assuntos a resolver. Disse Ronaldo a tentar se defender.

Sim, como por exemplo limpar as calas que quela altura estavam molhadas, de tanto medo que tinhas. E o resto do dia foi assim, tivemos uma longa conversa sobre o nosso passado. Ronaldo era o menino insurrecto ao qual tinha prometido odiar para o resto da minha vida. Parece que no temos tanto poder sobre o nosso destino s vezes. Chamo-me Carlos Artur, filho de uma humilde famlia que desde novo me ensinou o valor da boa educao e da importncia do amor na vida. Cresci com os meus pais numa comunidade muito pobre e, depois que a minha famlia finalmente comeou a enriquecer, mudamo-nos dessa comunidade para a grande cidade, onde o meu pai montou a sua pequena empresa, que hoje uma das maiores do pas, com filiais em oito pases espalhados pelo mundo. Quarenta e trs, o nmero de velas que provavelmente apagaria nesse ano e enfim, quem sabe possa viver um pouco mais que o meu pai, que infelizmente faleceu com quarenta e quatro, no auge da sua carreira profissional. Depois da sua morte, alm da instruo que recebia dele pois j previa que eu seria o seu sucessor recebi uma instruo bem mais slida numa Universidade conceituada fora do pas, para assumir o controle da empresa. Modstia parte, o meu reinado na empresa trouxe mais dinamismo. A empresa produziu mais, o que implica que lucrou mais. Meu pai nunca engoliu a possibilidade de estender filiais pelo pas afora, pois apesar de os lucros serem grandes, ele no gostava da sensao de ter que controlar um empreendimento distante de si ou de deixar nas mos de estranhos. Eu o fiz.

No sou alto nem baixo, meus olhos so castanhos, numa tonalidade muito escura, minha pele muito bem tratada e evidencia que a velhice no me apanhar to cedo. No fumo, no bebo, no uso drogas. Pele clara, abdmen bem definido era o que me inclua nos interesses do mundo feminino. Normalmente as mulheres com quem saio, elogiam o meu porte fsico, charme, carisma e habilidade com palavras, e eu me orgulho disso pois era exactamente o que era o meu pai enquanto vivia e tinha idade aproximada minha. Sou um homem extremamente rico, popular por causa da empresa e vivo numa manso sozinho. Tenho os melhores carros, posso comprar o que quiser e bem entender sempre, mas com o meu pai aprendi a no deixar o dinheiro me dominar de maneira alguma. Portanto, mantenho-me humilde, religioso e todos os meses fao uma doao de cinquenta mil dlares que se destina diferentes instituies de caridade. Ronaldo o amigo que eu mais confio. Est sempre do meu lado, no me bajula, totalmente diferente de mim e alm disso, se ope mim de qualquer forma quando de alguma forma estou errado. Ele o DirectorGeral da minha empresa. Confiei-lhe tal cargo porque sei que merece.

Nunca cheguei a me casar, mas j h aproximadamente trs anos que venho vivendo um romance intenso com Trina De Albuquerque, uma deslumbrante jovem de 23 anos que apesar de ser bem mais nova que eu, sabe o que quer da vida, no se importa com o que eu possuo e me apoia sempre que possvel. Trina doce, meiga e de uma famlia muito humilde tambm. Loira, cabelos longos e suaves, pele macia, corpo esguio mas sensual. Suas feies so divinas, seus lbios rosados, pequenos e atraentes, olhos azuis e um andar de anjo. Conhecemo-nos em Paris, durante o festival de Cannes, a minha empresa era uma das maiores patrocinadoras e portanto eu l fui para a representar e tambm para encontrar com amigos meus realizadores e actores, que j no via h muito tempo por causa dos filmes que haviam vindo a gravar ultimamente. ** Lembro-me ainda que estava, durante um dos dias do festival, a conversar com Andr Mendes realizador brasileiro quando ele comeou a falar sobre o seu filme que por acaso tinha uma histria muito interessante mas que com maior patrocnio ele conseguiria fazer algo maior e melhor. Confesso que estava a pensar na possibilidade de aceitar, mas quando ele me apresentou Trina como actriz principal, senti-me eufrico e me ofereci a patrocinar o filme. O que mais gostei nela que ela no usava sua beleza para seduzir homens, ela simplesmente era ela mesma. Misteriosa, calma, com um sorriso lindo. princpio nos tratamos muito formalmente e no pude ver nela algum interesse por mim que no fosse profissional. Era a primeira mulher que aparentemente resistiu ao meu charme. Convidei-a para jantar trs vezes. Na primeira ela aceitou e mostrou ser uma mulher de famlia, super-educada e discreta. A segunda vez, rejeitou, justificando que tinha compromissos importantes previamente agendados mas que poderia ficar para outra ocasio. Eu queria desistir mas no conseguia. Convidei uma terceira vez e ela aceitou. Nesse dia, ela no apareceu. Sa frustrado do restaurante depois de ter esperado uma hora por ela e caminho de casa vi algum me fazendo sinal para parar. Era uma mulher, ao lado de um carro. S podia ser obra do destino. Era Trina, desesperada, dizendo que o seu carro avariou caminho do restaurante e o seu mvel ficara sem bateria. Disse-lhe que a minha casa se localizava a alguns quarteires no muito distantes dali e lhe ofereci uma boleia at l. Chegando l, os empregados se encarregaram de preparar um banho para ela, visto que se tinha sujado tentando arranjar o carro. Aps o banho, foi improvisado um jantar em minha residncia mesmo, comemos, conversamos, tentei beijar-lhe e ela no aceitou. Sentiu-se ofendida e queria ir embora. Eu pedi imensas de desculpas e disse que era tarde para ela sair sozinha. Ela insistiu e eu mandei o meu motorista lhe levar para casa, sem outra opo. No dia seguinte mandei flores para a casa dela e ela no deu nenhum sinal. Foi duro ter de suportar aquilo. Eu podia sair com mulheres mais fceis e mais maduras que aquela criana, mas no a conseguia tirar da cabea. Um dia, convidei-lhe para caminhar no parque e ela aceitou. Durante a caminhada, ela me confessou que apreciava coisas mais simples assim, e que com os jantares em restaurantes caros que eu

tentava a proporcionar, s me afastava mais dela pois sentia que o seu meio no era estar encurralada em etiquetas mas sim ar livre e planos bem mais simples. Desde ento, passei a optar por convites mais simples e ela aceitava sempre. Fizemos piqueniques em parques, fomos assistir jogos de futebol sentando-nos nas bancadas do povo quando eu podia arranjar bilhetes at sentado ao lado do treinador de uma das equipas se quisesse visitamos zoolgicos, fizemos passeios de bicicleta e muitas outras coisas simples mas divertidas. Com o passar do tempo, fomos nos tornando mais chegados e eu fazia questo de assistir a todas as filmagens do filme de Andr Mendes no qual ela era a actriz principal. O inesperado aconteceu no dia da quinquagsima stima gravao, em que ela, no seu papel de Elisa, chorava por ter sido abandonada pelo namorado. Parecia real, ela era uma ptima actriz, conseguia passar a emoo pretendida aos espectadores. Esse filme seria um sucesso. Depois da gravao, ela que normalmente ia directamente para o camarim, dessa vez veio em minha direco, me abraou forte e sussurrou no meu ouvido: Leva-me para qualquer lugar. Aquilo espantou-me, mas era o que eu mais esperava. No havia sombra de dvidas, que eu estava realmente apaixonado. At j me tinha conformado. Samos dali e fomos para a praia, sentamo-nos na areia e comeamos a olhar para a lua. Parece que nossas almas instantaneamente se conectaram, ambos olhamos para os olhos um do outro, e nos beijamos. A nossa histria de amor comeou ali. ** Eram nove horas da noite e Ronaldo tinha adormecido no div, a roncar que nem um porco. Sa calmamente do escritrio, vesti o meu sobretudo preto e sa de casa. Do lado de fora, a ventania se fazia sentir sem grande intensidade e o cu estava escuro e limpo. Entrei no BMW 528i dourado e acelerei fundo rumo ao meu destino. Depois de alguns tantos quilmetros percorridos, eis que atinjo o meu destino: O cemitrio. Entrei com uma nica flor na mo e caminhei pelo caminho que bem conhecia, que me levava ao tmulo do meu pai. Chegando l, pousei a flor e fiquei a reflectir sobre o nosso passado durante cerca de uma hora, antes de voltar para a minha residncia. A maior parte das pessoas que me conhece de verdade sabe o motivo para eu detestar tanto o primeiro dia de Junho. Esse foi um dia que j fez muito sentido quando era mais pequeno. Este, que j foi o dia que me fazia sentir criana de verdade, passou a ser o dia que me tirou a infncia, com a morte do meu pai diante dos meus olhos. O meu pai morreu de alguma doena qualquer que nunca cheguei a saber. As notcias dos jornais, na altura da morte, davam como causa da morte, um cancro. Meu pai foi o ltimo dos seus irmos a morrer. Nunca os pude conhecer. Morreram todos muito jovens, por razes pelas quais nunca cheguei a me interessar.

Ronaldo meu amigo desde tenra idade, por isso, assim que assumi o controle da empresa, a primeira coisa que fiz, foi lhe dar poder, pois sempre estive convicto que nele posso confiar cegamente, mais do que qualquer outra pessoa. Sempre foi um profissional excelente, sabendo sempre distinguir a nossa amizade do trabalho, sempre competente e nunca me deu razes de queixa. Desta vez, me tinha dado uma ideia esplndida. Sugeriu que eu pedisse Trina em casamento e que a levasse para Portugal para a apresentar minha me. Estava tudo preparadssimo e ela parecia Eufrica para a conhecer, sua provvel futura sogra. Eu tambm estava excitado com aquela viagem que estava prestes a acontecer. Era sempre um prazer voltar a ver a minha me. Dentro de dois dias, eu e Trina estaramos a viajar para Portugal.

II.
As Frias mais sombrias

O segundo dia de Junho era sempre um tdio, pois tudo o que ficou pendente e acumulado no dia anterior, me invadia inevitavelmente. O dia estava horrvel, com milhares de tarefas para cumprir, e parecia que as horas nunca mais se esgotavam. Ainda assim, durante aquele dia horrvel de trabalho, marquei uma audincia com Ronaldo e lhe pedi que na minha ausncia, tomasse conta de tudo. Falei-lhe do contracto multimilionrio que a nossa empresa estava prestes a assinar com uma empresa Japonesa contracto esse que valeria milhes de dlares s pela assinatura, e um incremento de cerca de 25% nos actuais lucros da empresa, que j no eram poucos e que o incumbia de tamanha responsabilidade, pois s nele podia confiar. A princpio ele ficou apreensivo, mas depois se mostrou lisonjeado pela confiana que depositava nele e at me abraou forte, me chamando de irmo, logo em seguida.

O resto do dia foi calmo, jantei com Trina em minha casa e acabamos deitados na minha enorme cama de casal, abraados e a fazer planos para a viagem que se avizinhava. Naquele instante falamos de muita coisa, inclusive dos nossos medos. Eu amava Trina pois ela era uma mulher diferente e forte, via sempre o lado positivo nas coisas e conseguia sempre recuperar de acontecimentos que a abalavam com uma naturalidade impressionante. Quando mais nova, ela pertenceu a um orfanato, segundo ela, e l foi muitssimo bem tratada, apesar das poucas condies que aquele lugar possua. Quando foi adoptada, aos catorze anos, pela sua humilde actual famlia, ela prometeu que ajudaria o orfanato sempre que pudesse. Da, tornou-se actriz e, sempre que podia, visitava o orfanato e oferecia algum dinheiro para eles. Quando passei a saber dessa histria, numa das vezes em que samos juntos, decidi que alm das instituies de caridade que aleatoriamente escolhia para doar dinheiro, obrigatoriamente mandava sempre muito dinheiro para aquela instituio tambm, e segundo ela, nunca soube o que fazer para me agradecer por tanto. Simplesmente disse que o fiz porque a amava. O dia da viagem no demorou muito a chegar. Horas antes da viagem, Ronaldo foi me buscar em casa, com o seu enorme Escalade preto personalizado com jantes pretas. Ele era bem maior que eu, com um porte fsico mesmo enorme. Sua barriga era bastante saliente, suas pernas, braos e mos eram muito grandes. Lbios grossos, pele escura, calvo, voz grossa, esse era o meu grande Ronaldo. Era por possuir aquele porte fsico que nunca me senti ameaado quando com ele caminhava na rua quando mais novo. Aps termos pousado todas as minhas malas no carro, fomos buscar Trina, que estava deslumbrante. Vestia uma camisa azul com colarinho, aperta com carcela de botes, peitilho arredondado e ligeiramente franzido, com manga comprida com punho e botes, bermudas de cor branca com pequenas rachas laterais na base, usava culos de sol e

calava sandlias azuis que realavam os seus lindos ps pequenos. Beijei assim que a vi, e a ajudei a colocar as malas no carro de Ronaldo, antes de sairmos dali, rumo ao aeroporto. No caminho, Ronaldo disse: J reservei tudo, vocs sero muito bem recebidos. Haver um motorista l vossa disposio 24/24 que vai vos levar para onde quiserem. Desfrutem da viagem ao mximo possvel e no tenham pressa de voltar. Obrigado mano. s mesmo grande. Retruquei enquanto acariciava as mos de Trina. Sim, sim, j sei que sou grande. Trata bem da Trina, e manda um abrao do meu tamanho para a tua me. Diz ela que quando puder, eu vou para l lhe visitar. Fizemos tudo como devia ser, fizemos o check-in e esperamos at hora do voo. A minha empresa tinha um avio particular minha disposio, mas sempre gostei de preservar o meu lado de cidado comum. Os nossos bilhetes de passagem eram para a primeira classe, onde fomos muito bem recebidos e reconhecidos pela posio que ocupvamos na sociedade. A viagem prometia ser longa. Segurei a mo de Trina, ela sorriu para mim, eu retribu o sorriso e a beijei suavemente. O avio descolou. ** H cinco anos, depois de Trina ter participado num filme, em que tinha o papel de uma adolescente meiga e que amava a natureza, muita gente incluindo realizadores e simples amantes de filmes ficou de olhos nela, pois sabia representar perfeitamente o seu papel, tinha uma beleza inquestionvel e um carisma bastante interessante. Uma dessas pessoas que esteve de olhos nela, era um rapaz rico que pagou um bilhete muitssimo caro para sentar ao seu lado durante um festival de cinema que ocorria em Roma. Ele confessou-lhe que o seu desejo era a conhecer e que tinha viajado at Roma para tal, uma vez que leu na internet que ela l estaria. Trina tinha dezoito anos, e portanto, achou aquilo estranho, mas tambm gostou da ideia de ser famosa e reconhecida at aquele ponto. Na mesma noite, aceitou conhecer o rapaz, que era um ou dois anos mais velho que ela, s que depois se aborreceu facilmente com ele, pois falava muito e mais do que devia, enquanto ela s estava a tentar prestar a ateno ao que as pessoas no palco diziam. Ele foi to chato e falador, que ela nem conseguiu ouvir quando a nomearam Actriz Revelao. Teve de ser chamada duas vezes, e s na segunda ouviu. Desde ento, decidiu se afastar daquele rapaz o mximo possvel, mas era irritante pois ele mandava milhares de e-mails que ela no respondia, procurava sempre ir aos mesmos eventos sociais que ela participava e enfim, havia se tornado extremamente obcecado e

chato. Num certo dia, aps uma entrevista dela num programa de televiso, ele fez um escndalo. Aproveitou-se do facto de o seu pai ser dono da cadeia televisiva, entrou inesperadamente no estdio enquanto o programa decorria ao vivo e se declarou para ela, pedindo-lhe em casamento logo em seguida. Trina ficou irritada com aquilo e saiu do programa muito alterada sem nem dizer nada. Do lado de fora, subiu no seu carro enquanto algum pessoal da produo ia atrs de si pedindo calma, desculpas, e prometendo que a situao j estaria resolvida. Ela no deu ouvidos, colocou o sinto de segurana, e saiu daquele lugar numa velocidade impressionante. Para o seu total desconforto, eis que de repente aparece atrs de si, um carro inquestionavelmente mais rpido que o seu, se aproximando a medida que o tempo passava. Era um Ferrari amarelo. Segundo ela, a princpio pensou que fosse mais um desses homens que no pode ver algum a andar em alta velocidade na estrada que j quer algum desafio para ver quem mais rpido. Ela simplesmente ignorou. O Ferrari se aproximava e soava a buzina a medida que o fazia. A buzina era irritante para ela, principalmente naquele estado de esprito em que se encontrava. Encostou o seu carro mais direita da faixa de rodagem e reduziu um bocado a velocidade, para ver se o condutor do Ferrari passava de uma vez por todas e a deixava em paz. Engano seu. Para o seu azar, o condutor do Ferrari era o jovem rico que invadiu o programa de televiso para se declarar. Ela abriu o vidro do seu lado e pediu que lhe deixasse em paz e ele retrucou que no a deixaria pois ela era tudo que ele queria. Infelizmente ele passou de apaixonado para psicopata e logo comeou a encostar o seu carro ao dela, obrigando-lhe a encostar cada vez mais da parede da auto-estrada. Ela aumentou a velocidade mas era intil pois o carro dele era indubitavelmente mais rpido que o seu, e portanto, no se cansava de se aproximar. O pnico comeou quando ele tirou uma arma do carro e num tom autoritrio gritou para ela e ordenou que parasse o carro para explicar o que sentia por ela, soltando uma palavra nada bonita a seguir para lhe descrever. Irritada, ela pisa fundo no travo quando ele estava decidido a lanar o seu carro contra o seu. Foi rpido. Ela travou o carro, o que fez com que o acto homicida do rapaz, fosse s suicida. Apenas ele foi contra a parede com fora e talvez fosse a velocidade que facilitou a capotagem do carro, ali mesmo. Em total estado de choque, ela parou o carro ali mesmo, colocou um tringulo alguns metros de distncia, e ficou sentada com as mos na cabea aos prantos at que algum a fosse socorrer. O rapaz morreu, a polcia a interrogou, ela foi dada como inocente e teve de fazer uma terapia de um ano com um psicanalista para recuperar do trauma. ** Longas horas de voo se passaram e l estvamos ns, no aeroporto de Lisboa, a carregar as nossas bagagens pelo cho liso do aeroporto at termos sido identificados por um homem de fato que prontamente nos fez sinal assim que nos viu. Ele apresentou-se como o motorista que Ronaldo

tinha mandado para nos apanhar. Gostei do homem. No vi nada de suspeito nele, e alm disso era educado. Hospedamo-nos num hotel de cinco estrelas chamado Pestana Palace, muito bem escolhido por Ronaldo, pois tinha um ambiente mesmo agradvel, desde o saguo ao ltimo infinitsimo de poro daquele lugar. A suite era extremamente confortvel, e aps ter ligado para a minha me a avisar que j me encontrava em Lisboa, eu e Trina entrelaamo-nos na enorme cama do hotel, dissipando as saudades que nos dominavam e gozando ao mximo daquelas frias que certamente mudariam o rumo de nossas vidas. No dia seguinte, vestidos maneira, fomos com o motorista at casa da minha me. Pelo caminho pudemos reparar a beleza da cidade, as pessoas bonitas que circulavam pelas ruas, as estradas largas e as paisagens que s vezes se punham a aparecer sem timidez alguma, revelando sua beleza e originalidade. Chegamos finalmente manso onde vivia a minha me, uma residncia enorme com um vasto gramado verde vivo, com flores de diversas cores e rvores de diversos tamanhos. Depois de passar o porto principal, o carro subia devagar pelo caminho asfaltado, que levava at ao topo do lote, onde se encontrava a residncia. Vimos uma dzia de trabalhadores alegres trabalhando, uns regando o jardim, outras jovens devidamente uniformizadas saindo da residncia carregando toalhas brancas na mo, entre outros executando outras diversas tarefas. Na porta de madeira que dava acesso residncia, estava a senhora idosa (mas em forma) de sessenta e nove anos de idade Eullia Artur minha me, com um vestido comprido azul de alas, calava as famosas sabrinas, tinha culos escuros e um enorme chapu na cabea sofisticadamente feito palha, nos esperando com um sorriso radiante no rosto. O carro finalmente parou, eu fui o primeiro a descer para abrir a porta para Trina, que desceu sem cerimnias e com um igual lindo sorriso no rosto. Sem hesitar, peguei na sua mo e a levei at minha me. Apresentei-lhes e pareceram ter tido uma ptima primeira impresso uma da outra, o que tambm j era previsvel, visto que as duas eram mulheres fantsticas, ao meu ver. Dei um forte abrao minha me e confessei que estava com imensas saudades. Fomos convidados a entrar, onde nos esperava uma farta mesa para o almoo. A casa era muito agradvel. Cheirava a incenso, tinha imensas janelas, de maneira que se sentia em proximidade com a natureza l fora, o cho era de madeira castanha e em algumas partes da casa havia carpete sobre o mesmo. Antes da refeio, minha me levou Trina para a cozinha, pois estava empolgada para mostrar tudo e falar sobre coisas de mulheres. Comecei a sentir uma ligeira dor de cabea mas no liguei muito. No devia ser grande coisa.

Durante o almoo, falamos de muita coisa e at experimentamos uma receita tradicional que minha me fez questo que comssemos. Foi

esplndida. Amei. Disse minha me que eu estava com planos de casar com Trina e ela se mostrou muito entusiasmada com a ideia. De repente, o meu telemvel comeou a tocar, era da empresa e eu decidi no atender. Quando tocou pela segunda vez, Trina disse que no se incomodaria se eu atendesse, pois podia ser importante, e a minha me amou aquela atitude dela. Decidi atender. Quando anoiteceu, voltamos para o hotel e prometemos minha me voltar para a sua casa. J na suite, enquanto me preparava para tomar banho, Trina disse que notou que estava estranho e perguntou o que se passava. Lembras do telefonema que recebi hoje da empresa? Era do Rmulo, o chefe administrativo. Ele me disse que foi desviado um milho de dlares da empresa mas eles conseguiram fazer o rastreamento. E descobriram para onde foi? Sim. Para onde menos esperava. Para a conta do Ronaldo. No acredito que ele me possa ter trado assim. Ele nunca precisou me roubar. Calma, Carlos Retrucou ela me acariciando No entres em pnico agora. Se calhar pode ter havido algum erro. Alguma armadilha ou qualquer coisa que prejudique Ronaldo. No deves colocar a vossa amizade em risco desse jeito. Se calhar devias tentar ouvir o que ele tem a dizer sobre isso e s depois julgar. Tens razo. Vou ligar para ele amanh cedo. Afirmei, mais calmo, embora a dor de cabea se tivesse intensificado. A noite demorou a passar e finalmente quando os primeiros raios de sol se fizeram presentes, eu me levantei calmamente da cama pois Trina ainda dormia que nem um anjo, caminhei at pequena varanda e liguei para Ronaldo. Chamou muitas vezes e ningum atendeu. Tentei uma segunda vez e aconteceu a mesma coisa, at deixei uma mensagem de voz pedindo que ele me ligasse assim que pudesse. Impaciente, tentei uma terceira vez e dessa vez era a voz da mulher da companhia telefnica dizendo que aquele nmero estava desligado. No sabia mais o que fazer, queria muito acreditar no Ronaldo, mas as evidncias tendiam a me levar pensar o contrrio. Confuso, me sentei na poltrona da suite e fiquei muito pensativo, dando a possibilidade de inmeros pensamentos passarem pela minha mente numa velocidade incrvel. Sem me aperceber da sua presena, senti a mo de Trina na minha cabea e a sua voz perguntando porqu que tinha acordado to cedo, uma vez que estvamos de frias. Ela estava ali, sensual e coberta apenas pelo roupo amarelo que nem estava apertado.

Tentei ligar para o Ronaldo Fiz uma breve pausa para olhar bem o seu rosto E ele no atendeu.
De novo, amor? Mostrou-se um bocado incomodada mas era a

primeira vez que me tinha chamado de amor Hoje no o dia do contracto com a empresa japonesa? Se calhar ele deve estar a se preparar para a reunio. Tens razo. E de facto tinha. Levanta-te. Vamos sair e conhecer a cidade e depois jantar em casa da tua me. Amei ter-lhe conhecido. Fiquei feliz. Aquele parecia mesmo ser um dia que prometia surpresas muito agradveis. Preparamo-nos, tomamos o pequeno-almoo e logo a seguir desfrutamos o resto do dia em diversas actividades. Visitamos o famoso Colombo, gostamos do que vimos, Trina ficou deslumbrada com o Oceanrio de Lisboa, tiramos muitas fotos no Castelo de So Jorge e no Aqueduto das guas Livres, terminando o nosso passeio pela Torre de Belm, ao pr-do-sol. Depois do longo e exausto dia de passeio, decidimos voltar para o hotel, para trocar de roupa e ir casa da minha me.

Aps o meu banho, estava a tomar caf na suite do hotel enquanto esperava Trina acabar de se preparar quando recebi um telefonema de Rmulo, mais uma vez. Achei estranho. Atendi. Rmulo, d-me boas notcias. Gostaria, senhor. Gostaria imenso mas as coisas no esto no seu melhor por aqui. Retrucou ele com um ar aparentemente preocupadssimo, como se me quisesse dizer algo. O que aconteceu? Perguntei tenso. Esse o problema, no aconteceu nada. Ronaldo no apareceu a tempo e os homens do Japo saram daqui irritadssimos, cancelaram o contracto com a empresa e ainda tive de ouvir uma ofensa dita por um japons, em portugus totalmente deficiente. Ningum merece. O senhor precisa voltar pois as coisas esto a sair do controle. Ronaldo no est bem. Obrigado Rmulo. Quero que sejas os meus olhos e ouvidos naquela empresa. Saberei te recompensar por isso. Logo a seguir, tentei novamente ligar para Ronaldo e ele no atendia. Fiquei irritado e deixei cair a chvena de caf. Trina finalmente apareceu

pronta e me deu um abrao. Ela me pediu que por algum instante tentasse esquecer o trabalho, por ela, e que ns viajamos para nos divertir. Mas Trina. Esse problema urgente. E eu no? Perguntou ela num tom elevado Voc me trouxe aqui para acompanhar o teu stress por causa do servio? Por favor Trina, deixa-te disso. Falei-lhe furioso e num tom mais elevado que o dela No consegues ver o que est a se passar? O meu melhor amigo est a me apunhalar pelas costas, com o meu dinheiro e afundar a minha empresa. Queres que eu fique calmo? A tua me est a nossa espera Esta foi a ltima frase da noite que eu ouvi da boca dela, para alm dos soluos que ela teve para tentar conter o choro. O resto da noite foi estranho. Ela no me dirigia a palavra mas falava lindamente com a minha me. Eu estava naquela mesa pensativo e nada mais parecia fazer sentido. Tinha raiva de tudo. Anunciei s duas que havia uma emergncia para resolver, portanto marquei uma viagem com bastante urgncia para a manh do dia seguinte. Trina detestou a ideia e se viu logo pela expresso facial dela. Minha me disse ter ficado triste porque estava mesmo a gostar da nossa estadia em Lisboa, perto de si, mas eu prometi que voltaramos assim que a situao na empresa estivesse resolvida por completo. De repente, a dor de cabea se intensificou, tentei ignorar mas alguns segundos depois estava desmaiado no cho sem conseguir me mexer, embora estivesse com os olhos abertos. Pude ver minha me entrar em pnico e Trina chorar de desespero a gritar por ajuda. Fui socorrido por um dos empregados da casa e finalmente pude melhorar depois de algum tempo. Fui deitado no sof com algumas almofadas debaixo dos meus ps esticados, enquanto Trina passava sua mo pela minha cabea. Eu estou bem. No, no ests! Retrucou a minha me. J te disse que sim, estou bem. Pra! Pra! Pra! Pra com isso Comeou a gritar histericamente a minha me, e eu e Trina no entendemos. Ela comeou a chorar Filho, o teu pai teve os mesmos sintomas antes de morrer, eu insisti que ele no estava bem, e como se fosse um dejavu, ele respondeu exactamente da mesma forma como respondeste agora. Viste o que aconteceu? Perdi-o

porque ele no procurou se tratar por achar que estava tudo bem. Ele tinha exactamente a tua idade. E o mesmo aconteceu com o irmo dele. Morreu com a mesma idade. Achas que isso pode ser alguma doena hereditria? Interferiu Trina assustadssima. No sei filha, mas aconselho a procurar o mdico de famlia com extrema urgncia assim que vocs voltarem para l para resolver os problemas da empresa. Disse a minha me me passando um carto de visita em seguida. Dr. Jnior Andr. Eu te aconselho a procurar por esse pois ele j estudou alguns casos da famlia e alm disso um outro mdico qualquer poderia deixar vazar a informao e te comprometer. Assenti preocupado e logo que recebi o carto, o coloquei no bolso da minha camisa. Ficamos mais cerca de trinta minutos na companhia da minha me, e depois decidimos ir embora porque viajaramos cedo. Trina de facto uma jovem excepcional, diferente das outras. Ela sincera, transparente, expressa sempre as suas emoes e no tem medo de dizer o que pensa. Era a nica coisa que me motivava a no perder a cabea enquanto tudo aquilo acontecia. Pedi-lhe desculpas por ter sido to rude com ela no quarto do hotel e ela respondeu que entendia aquilo, e que me amava muito. Ao caminho de casa, numa das avenidas da cidade de Lisboa s onze horas da noite, paramos diante de um semforo que tinha a luz vermelha acesa. Ao nosso lado, pararam mais dois carros e deles desceram homens carregando martelos grandes e uns com pequenos revlveres na mo. Vinham em nossa direco. Trina pegou firme na minha mo e comeou a ficar assustada. Um deles deu uma martelada no vido de trs, exactamente do lado de Trina e ela entrou em pnico, soltando gritos. O vidro no partiu. Imediatamente, dei ordens ao motorista para nos tirar daquele lugar e ele obedeceu prontamente acelerando todo gs entrando no primeiro cruzamento nossa frente, para evitar que fssemos atingidos por balas. O chiado dos pneus eram resultado das curvas apertadas que ele fazia entre aquelas ruas quela hora da noite para despistar. O velocmetro atingia os oitenta quilmetros por hora e s vezes reduzia nas curvas. A cidade passava por ns em vultos e os nossos coraes pareciam bombas prestes a explodir. Finalmente chegamos ao hotel. Pedi que ele estacionasse o carro bem longe dali depois de descermos, para no atrair atenes inesperadas. Subimos o elevador do hotel e logo que entramos na suite, Trina comeou a chorar igual a uma criana. O pior que ela tinha razo, a culpa era toda minha. Ela no merecia passar aquilo por minha causa. S consegui lhe garantir que tudo iria ficar bem e que ela j no se precisava preocupar. Ela me fez lembrar do trauma que ganhou ao ser perseguida pelo seu f psicopata. Ela passou toda a noite agarrada mim na cama. No dia seguinte, fomos ao aeroporto, e voltamos de onde viemos.

III. Huntington

A primeira coisa que fiz ao chegar casa foi tirar o carto de visita do mdico que a minha me recomendara. Li-o antes de ligar: Dr. Jlio Andr. Chamou algumas vezes e uma voz slida, porm velha atendeu do outro lado da linha. Dr. Jlio Andr
Boa tarde Doutor. O senhor talvez no me conhea, o meu nome Carlos Artur Conheo-te perfeitamente. Teu pai foi meu paciente e me falava muito de ti nas consultas que fazia comigo. Tossiu duas vezes e prosseguiu Na verdade, estava mesmo a espera que me ligasses, mais cedo ou mais tarde.

Como assim? A minha me falou consigo? Perguntei desconfiado. No. Porque eu tinha a certeza que ela te daria o meu nmero assim que Fez uma breve pausa e mudou o tom de voz, para um mais aterrorizante Voc j comeou a sentir as dores de cabea? Demorei para responder porque nada daquilo fazia sentido. Ele perguntou se ainda estava em linha e eu, assustado respondi que sim. Ele voltou a perguntar se j tinha comeado a sentir as dores de cabea e eu respondi que era melhor falarmos pessoalmente. Ele assentiu e marcou o encontro para as primeiras horas da manh do dia seguinte, pois eu devia estar exausto. Eu concordei e disse que no iria faltar ao encontro. Desliguei o telemvel e comecei a ter ligeiras dores de cabea. Mas o que se estava a passar comigo? Adormeci na minha cama e s voltei a acordar trs horas depois com o toque do meu telemvel que se encontrava na cabeceira. Era Rmulo. Atendi. Soube que o senhor j se encontra aqui novamente. Como correu a viagem? Correu muito bem, Rmulo. Obrigado pela preocupao. Tens alguma novidade? Tenho sim, senhor. Respondeu ele aflito O Sr. Ronaldo viajou com o avio da empresa para Portugal, ontem noite.

Tive de me conter enquanto falava com Rmulo ao telemvel e prometi passar na empresa no dia seguinte. Quando desliguei o telemvel, fiquei irritadssimo e pus-me a gritar e a partir coisas no quarto. Parti perfumes, candeeiros, atirei a estante de livros para o cho. Parecia um louco, no conseguia conter a minha raiva. Queria acordar daquele pesadelo o mais rpido possvel. Terminei uma garrafa de whisky em cerca de dez quinze minutos e acabei atirado ao cho, totalmente desgraado. A manh seguinte chegou fria, e prometia fortes acontecimentos. Quando acordei, estava deitado no cho, com uma garrafa de whisky vazia do meu lado esquerdo, uma imensido de coisas espalhadas no cho, entre elas, os meus livros preferidos. Levantei-me com uma dor de cabea insuportvel, sem me lembrar de quase nada do que havia acontecido no dia anterior, apenas pequenos flashes de memria ainda se faziam sentir. Tentei caminhar at a casa de banho arrastando os meus ps pelo cho, me apoiando no que podia e evitando pisar em algum dos cacos escondidos no cho. Demorei para conseguir alcanar a porta da casa de banho porque ainda no conseguia controlar bem o meu corpo. Quando abri a mesma ca no cho por falta de equilbrio. Deitado no cho, arrastei-me pacientemente at a banheira e fiz um enorme esforo para abrir a gua e deix-la jorrar. Voltei a me deitar no cho, de alvio. Agora s faltava conseguir entrar para a banheira. Eu estava com uma aparncia miservel. Meus olhos estavam inchados, meu cabelo despenteado e a minha cabea s marteladas de tanta dor. Tomei um banho de sacrifcio e me vesti de maneira bem simples. Vesti uma camiseta verde escura de mangas compridas, calas jeans pretas e tnis pretos tambm, e ordenei que o motorista me levasse at ao consultrio do doutor Jlio. Era uma rua estreita, com apenas um sentido. Pouca gente passava por ali. Olhei novamente para o carto e vi o nmero do consultrio. Caminhei at a porta correcta e bati duas vezes. Esperei durante alguns segundos e eis que um senhor idoso abriu a porta. Era um homem de baixa estatura, totalmente magro, com uma cabea grande, pele enrugada, corpo curvado para frente com culos enormes na cara, vestindo calas caqui brancas e uma camisa velha de cor verde j a desgastar. Sua imagem era assustadora. Parecia na casa dos oitenta e cinco. Ele levou a sua mo fria com dedos finos e compridos minha face e disse: s mesmo filho do Artur. Quanta honra. Entre por favor.

Entrei sem cerimnias, e passando pelo corredor estreito, fui dirigido at um quarto com pouca iluminao, cercado de estantes de livros, uma escrivaninha velha com alguns livros por cima, um estetoscpio, um candeeiro, algumas folhas de papel, um copo que continha variadas canetas, uma chvena de caf quente, algumas radiografias de um crnio qualquer e um par de culos de leitura por cima delas. A sala cheirava a medicamento, cheiro que para ele devia ser o paraso e para mim era nauseabundo. O cho de madeira soltava rudos medida que se pisava nele e as paredes cremes pareciam gastas. Haviam ainda espalhadas no cho, algumas caixas empilhadas, como se estivesse a fazer mudanas, ou talvez armazenando livros que no couberam nas estantes de dois metros. Havia um div no meio do quarto e uma pequena poltrona de couro j descascada do lado. Convidou-me a deitar no div e aps hesitar um bocado, o fiz. Ele sentou na poltrona ao lado do div e comeamos a conversar. Ao meio da conversa eu perguntei o que tinha, e ele disse que precisava extrair sangue para um pequeno teste. Deixei-o fazer e trinta minutos depois, impaciente, voltei a perguntar o que eu tinha. Ele sentou-se na poltrona e falou com olhar penetrante e firmeza na voz: As suspeitas se confirmaram. Voc tem a doena de Huntington. Nunca ouvi falar muito normal. Essa doena muito rara e normalmente afecta pessoas na meia-idade. Voc confirmou h pouco tempo que tem tido sintomas como dores de cabea, perda de memria, ataques de agressividade, movimentos involuntrios e coisas assim. E ento? No pode ser outra coisa? O problema est a. Os exames dizem que no podem ser outra coisa. necessrio que saiba que esta uma doena degenerativa e hereditria que causada pela falha de uma substncia chamada huntingtina, que tem uma certa irregularidade na distribuio em pessoas portadoras desta sndrome, e em consequncia acaba por prejudicar o tecido estriado, que se localiza no crtex cerebral, e vai se espalhando pela regio perifrica do crebro, comprometendo muitas funes motoras psquicas. Com todo o respeito, doutor Fale portugus. Disse impaciente e meio que desesperado. Deixa-me ver se esclareo dessa vez. Voc tem uma doena que lhe faz ter os sintomas que tem tido recentemente, conforme me confirmou. Essa doena muito rara e atinge pessoas da sua faixa etria, provocando certos distrbios no seu crebro.

Como apanhei essa doena? Perguntei chateado. muito simples. Voc apanhou por ser filho do seu pai. Ele respirou fundo, levantou-se, caminhou lentamente pelo cho que gemia com rudos medida que um p exercia fora sobre ele, at a sua mesa, e de l trouxe duas folhas com algumas fotografias de homens e o nome ARTUR escrito em ponto grande e letras maisculas. Prosseguiu o seu discurso: Este um quadro com o lado masculino da famlia do teu pai. Este senhor aqui no princpio Apontou para um homem careca Ele foi seu tatarav, morreu com quarenta e trs anos, mas teve um filho. Este daqui de nome Benjamin Artur Apontou para outro com um bigode pontiagudo o filho a que referia, foi seu bisav e morreu com quarenta e trs anos. Aqui mais em baixo, filho de Benjamin, Loureno Artur, seu av, morreu com quarenta e trs anos e teve trs filhos. Estes dois, Apontou para um homem com uma expresso engraada e outro mais srio Lus Artur e Emanuel Artur, seus tios, que morreram ambos com quarenta e trs anos. Quase a terminar, temos o terceiro filho, o mais novo de todos, Romeu Artur, seu pai Apontou para uma foto do meu pai, com um sorriso radiante exibindo a boa disposio que todos os dias o pertencia que infelizmente tambm morreu aos quarenta e trs anos. Fez uma breve pausa para respirar fundo e tomar caf. Seu pai teve um filho, esse filho voc. Voc far quarenta e trs anos esse ano, voc homem da famlia Artur. Sabes o que isso significa? Que esse o meu ltimo ano de vida? Perguntei com lgrimas nos olhos, no me conformando com a ideia. Lamento imenso Disse ele muito seriamente.
Mas, tem de haver alguma soluo. Eu tenho muito dinheiro. Eu posso pagar todos os tratamentos necessrios para melhorar. Que hospital voc me receita para ter um atendimento digno para melhorar a minha situao? Disparava perguntas incansavelmente com lgrimas no rosto.

Infelizmente o nico hospital que lhe posso indicar o mundo. Tenta visit-lo e explor-lo bem. Aproveita esse dinheiro para isso. Como assim? O que ests por a a dizer? Como assim o mundo? Perguntei j com vontade de lhe atingir com um murro na face pela frieza e calma que ele apresentava naquele momento que para mim era to avassalador.

A doena de Huntington Ele parou, franziu a testa, como se estivesse com medo da minha reaco aps as suas prximas e cortantes palavras No tem cura. Naquele mesmo instante, grande parte do meu mundo desabou. No me lembrava de ter chorado tanto desde a morte do meu pai, quando mais novo. De repente comecei a me sentir ansioso e no entendia porqu, comecei a ver o meu corpo tremer e minha respirao se tornar cada vez mais tensa. Despedime do doutor, dei-lhe algum dinheiro e sa dali totalmente fora de mim. Subi no meu carro e ordenei que o motorista me levasse at empresa.

IV.
V de Vingana

Quando entrei pela porta principal da empresa, todos olhavam para mim de forma diferente, eu no entendia exactamente porqu. Subi o elevador at ao dcimo segundo piso, o nico que tinha apenas um escritrio: o meu. Para se chegar at ao dcimo segundo, era necessrio que a pessoa pedisse autorizao prvia, e se fosse concedida, ela podia entrar no nico elevador reservado para o meu piso. Uma vez dentro do elevador, era necessrio que essa pessoa colocasse o olho direito no leitor altamente sofisticado, enquanto era filmado pelas duas cmaras dentro do elevador. Uma que vez esse protocolo de aproximadamente dez segundos estivesse confirmado, o elevador subia, caso a minha secretria autorizasse.

Quando o elevador atingiu o dcimo segundo piso, a porta se abriu e eu sa dali. O ar como sempre era fresco, ao invs de parede, foi instalada uma cobertura de um vidro monoltico de isolamento trmico de grande espessura, cujo tamanho ia do cho ao tecto, o que dava a incrvel e igualmente propositada sensao de se estar a trabalhar no cu ou ainda nas nuvens. De l, era perfeitamente visvel o resto da cidade. Azulejos castanhos e perfeitamente polidos eram o cho que se pisava naquele compartimento, com muito luxo. Haviam ainda algumas esttuas como a do pensador, a escultura com a cabea do grande filsofo Scrates, entre alguns quadros famosssimos completamente originais decorando as paredes. A minha secretria levantou-se da mesa e disse que lamentava, mas no entendi porqu. Entrei para a minha sala e havia l dentro cerca de vinte e cinco homens, sendo alguns deles directores, vice-directores ou assistentes da empresa, entre alguns accionistas da mesma. Parei e encarei-os. Eles olharam para mim, Rmulo estava no meio deles e ao seu lado estava Trina, totalmente vestida de preto. Hesitei, ningum falava nada, at logo em seguida ela no conseguir se conter e vir em minha direco para me abraar, chorando. O que se passa aqui, Trina? Amor, voc precisa ter calma. A notcia vai te deixar chocado. Eu preciso que antes de mais nada voc lembre que eu estou aqui e estou pronta para o que der e vier. Trina tentava escolher as palavras, talvez por no saber como dizer algo mesmo trgico que tivesse acontecido com a empresa. Trina, deixa de me dar voltas. O que se passa afinal? Comecei a perder a pacincia. Ronaldo foi visto visitar a tua me ontem de madrugada. Interrompeu Rmulo. Comeou a se aproximar de mim com calma. Pegou no meu ombro e prosseguiu: Ela foi encontrada morta hoje de manh, e segundo

os guardas, mais ningum a visitou ou foi detectado a entrar na casa depois de Ronaldo. Outra parte do meu mundo desabou mesmo ali naquele instante. O que mais faltava acontecer? O que fiz eu para merecer tanta traio por parte de Ronaldo? Ca ajoelhado no cho, e como uma criana voltei a chorar. Nada em minha vida fazia sentido. No podia aturar mais sofrimento. S me restava Trina, a mulher que nunca me abandonou. Ela pegou na minha me e pediu que nos deixassem a ss naquele escritrio. Quando todos saram, apreensivos, ela ajoelhou-se como eu e me abraou. ** Depois de termos sido salvos pelo meu pai naquela floresta, eu e Ronaldo no nos voltamos a ver to cedo. A minha me, alm de executiva, na altura, tambm fazia trabalhos com instituies de ajuda humanitria. Ela sempre foi muito paciente e sempre amou crianas. Por vezes, alguns dos meninos que encontrava na rua, levava para a nossa casa para almoar ou jantar connosco. Ela os incentivava a se manterem afastados das drogas e os ensinava muita coisa como costura, reciclagem, desenho, pintura, tocar instrumentos, cantar e escrever. Era sempre muito divertido pois eu tambm aprendia, e dali eles ganhavam mais vontade de viver e de praticar o seu lado artstico. Como isso tudo era na altura em que o meu pai comeou a trabalhar na empresa a qual hoje presido, ele j no ficava l com as crianas com tanta frequncia como antes. Num certo dia, ele me levou para pescar. Quando voltamos, ao anoitecer, encontrei minha me preocupadssima. Ela disse que havia encontrado um menino muito doente e que ela no podia fazer nada seno ajudar. A princpio aquilo no tinha nada de estranho, mas quando fui ver o estado da criana que me espantei de verdade. A criana em questo era o mesmo menino gordo de pele escura que outrora me roubara a bola das mos e me conduzira involuntariamente at floresta, de onde fomos salvos de uma serpente pelo meu pai. Era o mesmo rapaz que prometi odiar para sempre, o mesmo rapaz que se tornou meu irmo adoptivo, embora no legalmente , o mesmo rapaz que se tornou meu melhor amigo, e tambm, o mesmo rapaz que me estava agora a apunhalar aos poucos e que matou a mulher que o devolveu a vida. Ronaldo. ** Chorei durante duas horas depois de saber a causa da morte da minha me. Ela foi afogada enquanto tomava banho e, segundo as autoridades, haviam evidncias no seu corpo de que foi pressionada no pescoo por algum muito forte, durante o afogamento. Decidi que ela devia ser enterrada aqui, no pas onde ela nasceu e vivemos boa parte de nossas vidas. Decidi tambm proclamar guerra por vingana contra Ronaldo. Era uma questo de honra. Liguei para um dos responsveis dos avies da empresa e me foi informado que o avio da empresa que Ronaldo havia

usado para ir para Portugal, saiu esta manh de l, e que essa altura j devia estar a chegar. Quero que vocs mandem cinco seguranas at ao aeroporto num carro grande, levem aquele homem bem longe e dem a maior surra que conseguirem dar. S no o matem Ainda Agora soava frio e cruel, ao telefone. Trina, insatisfeita com a minha atitude disse: O que isso agora? Vais te vingar? Isso est correcto? Trina! As coisas j no so como antes. Bati na mesa com muita fora Ele tem de pagar pelo que est a fazer. E dessa forma? Perguntou ela confusa. Sinceramente, j no estou a reconhecer o homem maduro com quem iria me casar. Eu sei que tu s uma mulher muito bondosa ento no vais perceber o que Parei para processar a frase de Trina. Engoli a seco e perguntei Iria casar? Sim, iria. Mas agora j no porque ests a te revelar um belo monstro com essas atitudes. Disse ela irritada Eu sei que no fcil, mas fazendo justia com as prprias mos, no estars a melhorar nem um pouco o teu estado de esprito. Eu cansei. Queria muito casar com o homem bom que eu conheci em ti. Vou-me embora. Os meus psames. Ela pegou na sua pequena carteira preta e comeou a atravessar o meu escritrio at porta principal. Eu gritei: Trina! Ela parou e olhou para mim. Eu continuei: Se calhar melhor assim. A minha voz estava trmula Sabes onde fui hoje de manh? Para o mdico que a minha me indicou. Eu tenho uma doena chamada Huntington. O que significa que logo depois de eu fazer quarenta e nove anos, ou melhor, a minha morte est agendada para o prximo ms. Vi o seu rosto se empalidecer. Ela parecia no saber o que fazer. Seus olhos comearam a deixar escorrer lgrimas. Olhvamos um para o outro e ningum se movia, at que ela resolveu sair da sala em passo acelerado, com a mo na boca para que o seu choro fosse mudo. Parecia que aos poucos estava a aprender a chorar menos e ser mais frio. Sequer me prontifiquei a correr atrs dela. Era melhor assim.

Como venho a saber mais tarde, Ronaldo foi brutalmente espancado e deixado ao relento pelos meus seguranas. quela altura ele devia estar a experimentar fisicamente, o sabor da dor que sinto por dentro. Como j nada fazia sentido, sa da empresa e fui at a minha casa, e durante muitas horas fiquei no escritrio, como no primeiro dia de Junho. Pensei em tudo e nada, tive algumas recordaes, e tive tambm algumas falhas na memria, que s serviram para confirmar o efeito que a doena causava em mim. Antes de definitivamente matar Ronaldo, eu teria de lhe fazer experimentar o sabor de ser torturado, tinha de lhe fazer conhecer os cantos do inferno enquanto ainda vivia pois Deus se encarregaria de lhe mandar para l depois que eu lhe matasse com as minhas prprias mos.

V.
O Comeo do fim

Quando eram onze horas na noite sombria, sa de casa e fui para um lugar onde nunca antes havia estado: Uma discoteca. O ambiente l dentro era muito estranho, haviam luzes por todos os cantos, mal se via as pessoas e o som estava muitssimo alto. Aquele lugar cheirava muita coisa. Cheirava a tabaco, lcool e cheiros que nunca antes tinha sentido. Mulheres danavam com homens, mulheres danavam com mulheres, mulheres beijavam homens, mulheres beijavam mulheres. Mulheres bebiam, homens bebiam. Mulheres e homens danavam em vares num pequeno palco semi-nus e recebiam dinheiro por quem naquela altura apreciava suas danas. Eu estava ali parado a observar tudo aquilo acontecer diante de mim. Um ambiente que certamente no me pertencia, mas ignorei esse pensamento. Antes mesmo que pudesse dar um passo, surgiram do meu lado, um par de moas esbeltas pegando no meu corpo. Uma delas era de baixa estatura, com grandes seios e pernas grossas, cabelo curto e cacheado acastanhado, vestindo um vestido apertadssimo e muito curto que realava perfeitamente a sua fisionomia altamente sedutora. A outra era mais alta e morena. O seu sotaque a denunciava: era brasileira. Tinha olhos verdes e um longo cabelo. O abdmen musculado era visto por causa do tamanho da blusa que ela vestia. Suas ancas eram visveis sem grande esforo e usava um salto muito alto. Elas me convidaram para danar.

Passamos a noite danando, bebi muito. Experimentei os mais variados tipos de bebida e, quando j estava exausto, as levei para a minha manso para nos divertirmos um bocado mais. Chegando l, elas no acreditaram no tamanho da minha casa. Levei-as para o meu quarto e l ficamos os trs at amanhecer. Quando chegou a manh, elas j se tinham vestido e disseram-me que tiveram uma noite animadssima comigo e que certamente devamos repetir. Fiquei com os nmeros delas e lhes dei muito dinheiro. No lembro de quanto era, mas sei que era mais de dois mil dlares. Dentro de um dia, chegaria o corpo da minha me para ser enterrado aqui logo pela manh. Pedi que me arranjassem um mao de cigarro dos melhores que havia, e assim foi. Algumas horas depois, o meu motorista me entregou duas caixas grandes de Cohiba Behike, supostamente o charuto mais caro do mundo. Experimentei a sensao e amei o que senti. Passei o resto do dia a fumar e, quando chegou noite, sa novamente. Desta vez, visitei o casino mais caro da cidade. L s costumavam ir grandes homens, homens conhecidos na sociedade. O casino tinha uma vigilncia muito rgida e compacta. J comeava a ganhar aparncia de miservel. No cortava a barba, meus olhos estavam sempre vermelhos sem contar com as olheiras e os meus dentes amarelados. Sempre tive

jeito para cartas, sempre fui muito sortudo. Mas parece que naquele lugar eu no era o nico. L encontrei grandes homens da sociedade, dentre eles, actores, ministros e executivos bem sucedidos, todos um bando de viciados. Juntei-me eles numa mesa gigante e apostamos. O jogo durou muito tempo e infelizmente no consegui ganhar nada. Enunciando tudo o que perdi apenas naquele dia diria: os meus quinze carros, doze bilhes de dlares e os dois avies da empresa. Fiquei irritado mas eles encorajaram-me a voltar quando quisesse pois nem todos os dias eram dias de sorte, mas que se eu quisesse, podia sempre reaver o que perdi, jogando para ganhar. E esse esprito me motivou a voltar mais e mais vezes.

No dia seguinte, no funeral da minha me, cheguei totalmente bbado, mas assisti toda a cerimnia. Quando acordei, estava deitado em minha cama e Rmulo andava de um lado para o outro histrico. A dor de cabea parecia que me iria matar em algum segundo. A doena estava decidida a me eliminar. Que fazes por a, Rmulo? Virou meu guarda-costas? Graas a Deus acordaste! Exclamou ele aparentemente aliviado Eu vim te prevenir de um escndalo. Que escndalo? Perguntei tentando me recompor. Do que ests por a a falar? A imprensa est toda l fora. Disse ele com os seus caractersticos ataques de histeria exagerada. A polcia tambm. Sa da cama, mas estava sem foras, e antes que eu pudesse cair, Rmulo sempre prestativo foi gil ao me segurar. Pedi que me acompanhasse at janela do meu quarto, e ele assim o fez me carregando no ombro. Olhei para a janela e vi uma multido enorme do lado de fora da minha casa. Algum no meio da multido reparou que eu estava na janela e gritou. Em menos de dois segundos eram mquinas fotogrficas a serem disparadas ao mesmo tempo. Deixei-me cair ao cho para desaparecer da visibilidade deles. Estava cado no cho, levei s mos ao rosto e perguntei o que se passava. Rmulo respondeu: O senhor fez o maior escndalo ontem no funeral de sua me. Fez uma pausa para roer as unhas e prosseguiu O senhor disse palavras horrveis. A imprensa gravou, mas no se preocupe que ns acordamos que eles nunca iriam passar aquelas imagens lugar algum. Tratei de tudo.

Como posso ter feito isso? E no me lembrar de nada? Depois o senhor ficou agressivo. Falava num tom assustado, que era irritante, parecia uma criana O senhor me agrediu aqui E mostrou o seu olho esquerdo ligeiramente roxo E o mais surpreendente, o senhor ganhou uma raiva inimaginvel, que inclusive conseguiu derrubar Ronaldo, que apareceu l todo inchado. No sei de onde vinha. Pelo menos uma coisa boa o meu inconsciente fez. Exclamei com raiva de Ronaldo Rmulo, peo imensas desculpas. No sei o que se passa comigo. Estou a perder o controle dos meus actos. No se preocupe, Carlos. Nunca irei esquecer de tudo aquilo que j fizeste por mim. Disse ele o mnimo que posso fazer por ti. Mas h ainda algo que no te disse. O que foi? Lutei tambm com o Homem-aranha, o Batman e o Joker? Disse eu tentando manter o humor num momento como aquele. Talvez teria sido menos doloroso. Disse ele com uma seriedade assustadora. Foste para um casino e perdeste esta casa. Aquela notcia me atingiu como um banho nas guas do plo norte. Foi fria demais para o meu sistema nervoso. Comecei a ficar desesperado. Aquilo no podia estar a acontecer comigo. Onde que estava Deus quando eu mais precisei? Ele foi capaz de me abandonar, logo ele a quem eu sempre confiei. Ele me pregou uma partida enorme, arruinou a minha vida. Agora j no acredito nele. Para mim nunca existiu. Agora, eu tinha apenas mais cinco meses para sair daquela casa, e menos de um ms para viver. Os dias a seguir passaram numa agonia tremenda e desgosto pela vida. Deixei de ir igreja porque para mim, aquilo j no fazia sentido algum.

VI. Contagem regressiva para Morrer

No primeiro dia de Julho, estava deitado no meu quarto, com a habitual dor de cabea, olhando para as paredes do mesmo, imaginando que teria de deixar aquilo tudo que o meu pai comeou a construir e eu inteligentemente soube continuar a fazer crescer. preciso ter muito azar para num ano s ser trado pelo melhor amigo, perder a me e a mulher que nos fez conhecer o que amar de verdade. isso os humanos chamam destino. Mas o que fiz eu para ser apunhalado dessa forma? Sempre fui bom, sempre fui caridoso, sempre fui igreja e sempre acreditei em Deus, excepto at a altura em que ele simplesmente me abandonou. Agora estava ali, deitado, um dia antes da minha morte. J nem testamento posso escrever porque simplesmente perdi tudo o que algum dia tinha em abundncia, simplesmente por ter escolhido mal o meu melhor amigo. Se eu pudesse fazer diferente Bem, no sei se faria, porque Ronaldo sempre esteve nas ocasies mais importantes da minha vida, por isso nem sei afirmar com certeza se estou com tanta raiva dele. Acho que era capaz de o perdoar, mas s se pudesse entender o que lhe fez me trair. Vida injusta.

Ali estava, h apenas um dia antes do meu aniversrio e morte. Deve ser engraado, perder a vida no mesmo dia em que a ganhamos. Chego a concluso que devia ser assim com todos, assim como eu, todos saberiam as datas de suas mortes, s seria estranho pelo facto de comemorar cada aniversrio com medo de que aquele fosse o ano da morte, mas por outro lado, a festa seria maior quando se descobrisse que no foi daquela vez que a morte bateu a porta. Ser que todos so assim? Ser que todos, antes de morrer, tm esses momentos filosficos? Pensar na morte, formular suposies, dar uma de sbio, ver luzes, falar com anjos, jogar cara e coroa para saber se vai para o cu ou para o inferno, fazer um balano de todas as aces passadas, reflectir sobre se foi uma boa ou m pessoa durante o seu tempo de vida Ser? Ser que o meu pai e aqueles homens todos da minha famlia sabiam dessa doena antes de morrer? Ser que cada um, excepto o meu av, s fez um filho por causa disso? Para no causar sofrimento muita gente, se calhar? Agora se calhar isso faa sentido. S queria poder morrer ao lado da mulher que eu amo. Tudo bem que no desejo que ela me veja morrer porque sei que iria sofrer, e at porqu ela jovem e tem ainda muitos anos pela frente, mas pelo menos se pudesse morrer sabendo que ela me pertencia quando finalmente parti J seria um grande alvio para mim. Talvez teria dodo menos. Tudo o que me resta agora so lembranas, maior parte delas de bons momentos, momentos vividos ao lado de pessoas especiais, momentos de

aprendizagem, momentos de paz, momentos de alegria, momentos de conquista, momentos de glria, momentos de f, momentos de amizade, momentos de coragem, momentos de experincias positivas, momentos de sorrisos, momentos de felicidade, momentos de descobertas, momentos de amor, e acima de tudo, momentos de vida. s vinte e trs horas e cinquenta e dois minutos, sentei-me na poltrona do meu escritrio, com um copo de vinho pousado sobre a mesa, um charuto caro na mo, barba feita, vestindo o melhor terno e gravata que alguma vez havia comprado. Em dez minutos eu tinha a certeza que faria quarenta e nove anos a idade da morte s no sabia com que pontualidade chegaria a mesma. Se for para ser como aconteceu com o resto dos meus familiares, ela no passar do dia do aniversrio, ento, pode chegar a qualquer momento, pode tardar mas no falhar. Dia um de Julho, vinte e trs horas e cinquenta e nove minutos, acompanhava com os olhos a trajectria do ponteiro de segundos do carssimo Rolex que se encontrava no meu pulso esquerdo. Em termos de segundos, bem, faltavam agora Dez Nove Oito Sete Seis Cinco Quatro Trs Dois Um A porta do meu escritrio abriu com uma agressividade enorme quando faltava aquele segundo nico. Para o meu espanto, era Ronaldo, com uma caixa de chocolates na mo dizendo: Feliz aniversrio Meu corpo enrijeceu. Meus msculos se contraram. Era mais provvel eu ter naquele momento, uma raiva incalculvel daquele homem grande, mas simplesmente no consegui. Ele fazia isso em todos os anos. Sempre, sem falha, ele costumava abrir a porta seja l de onde eu estivesse, quando o ponteiro apontasse o primeiro segundo do meu dia de aniversrio. Era impressionante a sua pontualidade, e dessa vez no foi diferente. Queria mat-lo, queria lhe falar coisas que estavam entaladas na minha garganta, queria que ele sofresse Sim, antes queria, mas agora no conseguia querer, s queria

abra-lo e lhe chamar de irmo. Comecei a chorar ainda imvel, a olhar para ele, e a sua cara estava inchada, eu sabia que era por culpa minha, mas sabia que ele merecia Quando eu estava com raiva. Agora no. Sentia pena por ele ter que ter passado por aquilo, por minha causa. Ele comeou a se aproximar de mim, com o olho direito inchado, um corte no lbio e tiras de ligadura envolvendo o enorme brao esquerdo. Ele mancava em minha direco com um sorriso no rosto e a caixa de chocolates na mo, como sempre fazia. Levantei-me, hesitei, era como se eu no me estivesse a controlar. A parte negativa da minha conscincia gritava para que eu no tivesse misericrdia, mas a parte positiva da conscincia que agia, me orientava a me levantar e, pelo menos no meu ltimo dia de vida, fazer o que eu realmente queria: dar um abrao Ronaldo. Venci aquela presso, e sem mais pensar em nada, corri e o abracei, comeando a jorrar lgrimas logo em seguida. A seguir, enquanto o abraava, retirei do meu bolso um revlver, me distanciei alguns centmetros dele num pice, e sem hesitar, apertei o gatilho em direco ao seu peito. No tinha erro, fui gil. O dia dois no estava reservado s para mim. Comeamos juntos, teramos de acabar juntos. Mas ele mais cedo.

VII
A luz no ltimo dia

Estava tudo previsto. Desta vez era certeiro. Dedo no gatilho, som ensurdecedor sair, trajectria da bala Bem Esta foi para cima. Na altura em que eu apertei no gatilho, Ronaldo, meio que j prevendo a minha aco, pegou na minha mo e me fez disparar a bala do revlver para cima da minha cabea, no tecto, acertando o enorme candeeiro que no demorou a cair em minha direco. Aconteceu tudo to rpido que eu j sentia o mesmo cair por cima da minha cabea e me matar de uma vez por todas, mas naquela mesma fraco de segundos em que tudo estava a acontecer ao mesmo tempo, ele se atirou para cima de mim, no evitando que o candeeiro casse sobre as suas costas. Como se j no bastassem os ferimentos que o tinha causado propositadamente, agora estava ali ele, novamente ferido, mas dessa vez por tentar me salvar. Eu estava por baixo daquele homem corpulento que estava imvel, mas respirando. Achei que ele tivesse desmaiado. Ests bem? Perguntou ele. Porqu que ests a fazer isto? Perguntei, fazendo o intil esforo de tentar retirar aquele homem corpulento de cima de mim. No saio de cima de ti at no falar contigo sobre o que se est a passar aqui. Disse ele com tom autoritrio O que foi? Perdeu a cabea de vez? Que histria essa de perder tudo no casino? O que foi agora? Gritei ainda tentando sair debaixo dele J no basta tudo o que voc fez comigo? J no basta ter morto a minha me? De repente ele, se levantou um bocado e me deu uma chapada dolorosa na face. Nunca mais te atrevas a dizer isso Disse ele noutro tom de voz Achas que teria a discrepncia para fazer isso? Depois de tudo o que fizeste comigo, no duvido nem um pouco. Sai de cima! Depois de tudo o que fiz? Perguntou ele surpreso e exercendo mais fora. Tudo o que fiz foi te proteger. Belo discurso Disse eu em tom irnico Me proteger de qu? Da Trina, e de toda a sua gang. Aquelas palavras cortantes me fizeram parar de tentar reagir. No entendia como ele teve coragem de dizer algo como aquilo da nica mulher a quem amei de verdade, depois de minha me. Tentei agarrar o

revlver ainda no cho mas ele apertou-me com mais fora at eu gritar e deu um jeito de o afastar ainda mais de mim. Disse que eu tinha de o ouvir. A Trina Ela sabe de tudo. Disse ele despejando tudo o que tinha na mente com uma respirao bastante tensa. Ela est por trs de tudo o que est a acontecer contigo. Eles so uma mfia. Eu descobri tudo. Que porcaria esta agora? Perguntei irritado. essa a forma que encontraste para limpar o teu cadastro? Voc mesmo me aconselhou a casar com ela. A no ser que sejam os dois da mesma mfia. Cala-te! Disse ele irritado, comeando a elevar o tom de voz em seguida com uma agressividade assustadora A Trina no quem voc pensa que . Eu te aconselhei a casar porque at naquela altura eu tinha a certeza que ela era uma boa pessoa. Ela planejou tudo desde o incio. Ela sabia de tudo, dos teus passos. Foi tudo programado. O qu? Que provas tens? Tudo comeou quando eu reencontrei um velho amigo meu. Falava mais calmo, agora Ele me disse que agora estava a trabalhar numa empresa de servios de inteligncia e durante a conversa eu lhe falei de ti. Disse o quo especial s para mim e a nica foto tua que eu carregava, era a que tu tinhas ao lado de Trina. Assim que ele viu Trina ficou assustado e perguntou quem era aquela mulher. Eu respondi que era a tua futura esposa e ele disse que se eu te amava, teria de impedir que isto acontecesse e lhe ajudar a par-la. No entendi mas ele explicou. Ele explicou que Trina trabalha para uma mfia e que tu podias estar a ser usado para eles terem o poder que desejam. Desde ento, conversamos e eu fui juntando todos os factos que vocs passaram juntos. Tm todos, uma conexo. No achas coincidncia, ela estar parada exactamente na estrada de volta para a tua casa no vosso primeiro jantar quando ela devia estar a ir para o restaurante? Comecei a ficar pensativo, embora no querendo deglutir aquela informao e ele finalmente me soltou. E a tua ida Portugal? Perguntei No uma coincidncia teres ido Portugal depois de sairmos dali, no responder os meus telefonemas e ainda por cima no comparecer uma das reunies mais importantes da empresa? Eu te confiei. Eu fui para Portugal, mas era para te alertar. Eu no fui sozinho. Levei o meu amigo comigo. Alertar de qu?

Trina tinha tudo planejado, homem. Disse ele impacientemente tentando encaixar aquilo na minha cabea Eu descobri que a empresa japonesa era uma farsa. Tu estarias a confirmar a passagem dos teus bens para essa mfia. O advogado da empresa tambm pertence essa mfia, pois ele devia ter lido o contracto. Na verdade leu, mas como sabe que o confias, no irias meter olho clnico num contracto com mais de vinte pginas de clusulas, regalias e coisas assim. Voltou a alterar o tom de voz Eu li, eu vi. Voc estaria a passar todos os seus bens para Trina. Mas Disse eu com as mos na cabea Eu entrei em contacto com eles para regularizar a situao, pedi desculpas e Fiz uma pausa fechando os meus olhos, engoli a seco e prossegui assinei. Ronaldo soltou um grito de raiva por no ter conseguido chegar a tempo. Ainda assim prosseguiu, mas desta vez, mais paciente: A propsito, que histria essa de no atender os teus telefonemas? Nunca recebi nenhum desde que foste para Portugal, e alm disso eu que tentei ligar para ti, mas sempre esteve desligado, embora soubesse que sempre usas roaming. Por isso pensei que ela fez algo de mal contigo e fui atrs de ti. De facto visitei a tua me, falei com ela e ela me contou que voc no passou bem, me falou da doena e me disse que te deu o nmero do doutor Jnior Andr Jlio Jnior Insistiu ele. J disse que Jlio. A minha me me deu o carto dele. Com o rosto suado, afastei-me dele e fui at uma das gavetas da escrivaninha e tirei o carto de visita com o nome Jlio Andr e o mostrei. Logo em seguida, ele retirou um carto que alegou que lhe foi dado tambm pela minha me, para o caso de eu no querer ligar. No carto estava inscrito o nome Jnior Andr. Vamos ligar para ele. Decidi.
Espera. H mais uma coisa que o meu amigo me alertou. Disse ele antes que eu digitasse qualquer nmero. Voc disse que tentou ligar para mim e ningum atendia, quando por outro lado, eu tentava ligar para ti e dava desligado. No achas isso estranho? Deixa-me ver teu telemvel.

Entreguei-lhe o telemvel sem saber mais o que fazer. Tudo de repente passou a tomar uma trajectria diferente. Observei-o apertar nas teclas do mesmo com agilidade, at que se viu no seu rosto a surpresa com

relao a algo que tivesse encontrado no que procurava. Perguntei o que era e ele respondeu: O meu amigo Taylor tinha toda a razo. muito simples esse golpe. Trina andava contigo, o que lhe permitia pegar no teu telemvel quando quisesse. Ela simplesmente alterou o meu nmero no teu telemvel, de maneira que tu passes a ligar para um nmero que certamente os pertence, o qual nunca atendem. Tu s um homem cheio de coisas na cabea, portanto, no tens o meu nmero decorado. Logo, s recorres lista telefnica e digitas o meu nmero. E porqu voc no consegue ligar para o meu? Perguntei tentando entender todas as partes desse quebra-cabeas. Muito simples. Porque voc no tem o teu carto sim a dentro do teu telemvel, mas sim um que eles devem ter trocado. Disse ele convicto do que dizia. Voc recebeu telefonemas enquanto viajava? De quem? Sim, recebi Respondi prontamente O Rmulo ligou para mim, e Parei para pensar, e vi que ele foi a nica pessoa que ligou para mim durante a minha estadia em Portugal S ele O Rmulo faz parte dessa mfia. Ele um espio dentro da empresa. Sentei-me para tentar processar todas aquelas informaes que penetravam o meu crebro. No entendia porqu que aquilo tudo resolveu se desvendar apenas no dia da minha morte. Quando eu comecei a desconfiar disso, realmente desviei o dinheiro para uma conta em meu nome, para te proteger. Tirou do bolso um cheque Dois bilies de dlares. D para sobreviveres. O meu amigo mostrou-me uma investigao que estava a ser feita e viu-se que o suposto f psicopata que voc disse que Trina teve, de facto existiu, mas no com esse papel. Ele nunca assediou Trina como ela te disse. Ela te contou que ele invadiu o canal televisivo, por acaso alguma vez viste imagens ou ouviste falar nesse escndalo? Foi tudo inventado. Escndalos como estes seriam motivo de manchetes de jornal por longos dias. A imprensa no deixaria passar um furo destes, ainda mais num programa ao vivo. Quem era ele? Perguntei sem aco, respirando fundo agora. Algum da mesma agncia em que trabalha o meu amigo, que descobriu a existncia dessa mfia e tinha prometido contar polcia. Ela o matou na autoestrada e como boa actriz que , fez questo de fazer com que tudo parecesse acidente.

Ficamos ali algumas horas a conversar sobre aquilo tudo e, depois de no mais aguentar, eu disse que precisava descansar e que era melhor nos encontramos s onze horas da manh, caso ainda estivesse vivo. Pedi-lhe imensas desculpas pelo que fiz e dolorosamente contei que o tinha mandado agredir. Ele pareceu nem se importar com aquilo. Apenas pediu que me cuidasse. S consegui dormir por uma hora. O tempo parecia no passar. Chegou a manh do meu ltimo dia de vida. Vesti-me de maneira bem simples, e s sete horas da manh, apanhei um txi at minha empresa e subi at ao dcimo segundo piso. Quando l cheguei, a minha secretria estava assustadssima. Disse que fora demitida por Trina e que ela estava minha espera dentro da sala. Furioso e cheio de coragem, caminhei passos acelerados e abri a porta do escritrio que sempre me pertenceu. L dentro, estava Trina e alguns homens ao seu lado direito e esquerdo. Trina! Eu j sei de tudo, desgraada. Tudo mesmo? Perguntou ela Acho que ainda no sabes de tudo, querido, mas eu fao questo de te explicar com toda a calma do mundo. Antes de mais nada, diga ol minha irmandade. Os homens que pertencem Organizao. Reparei bem nos homens e fiquei espantado com aquela mfia. L estava: Rmulo, Dr. Jlio Andr O doutor que visitei , o advogado da empresa, um dos meus empregados da manso, um jovem magro e baixo que eu no conhecia e Andr Mendes O meu amigo realizador de filmes. No podia acreditar naquilo que estava diante de mim. Ela tomou a palavra: Cada um destes homens teve um papel importantssimo nessa histria. Apontou para o primeiro homem e prosseguiu Rmulo, tratou de te ligar para te informar tudo aquilo que queramos que soubesses para incriminar Ronaldo. A seguir apontou para o velho Dr. Jlio Andr, ou melhor Anastcio Raimundo, fez-te um enorme favor a identificar a tua doena. Se calhar devias saber que ele o meu pai biolgico. Apontou para outro Este, voc conhece bem. O seu advogado preferido. Ele tratou que voc fosse enganado com aquele contracto enorme. Continuou apresentando Andr Mendes. Esse voc conhece bem. A nossa agncia para gravar o novo filme nunca existiu. Voc simplesmente fazia depsitos que nunca teriam retornos, e fazamos questo de com o teu dinheiro, pagar os actores que faziam o papel de produo enquanto ias assistir as filmagens do filme. Que excitante. Eu vou morrer hoje. Disse eu com raiva daquilo tudo Quero morrer a saber o que aconteceu comigo, e como vocs fizeram isso.

Vai ser um prazer Disse Trina confiante Todos os nossos encontros foram planeados. Soubemos que irias para Frana no festival de Cannes e ento fomos apresentados propositadamente. Eu me fiz de difcil igualmente propositadamente. O meu carro nunca avariou no dia em que jantamos em tua casa, foi tudo farsa. Nunca existiu o f psicopata e j agora desculpa pela morte da tua me Era necessria. Soubemos que o azarado do teu irmo negro foi agora de manh procurar o verdadeiro doutor. O mais provvel que seja incriminado pela morte que preparamos para o doutor. A instituio de caridade onde supostamente fui criada, nunca existiu. Voc depositava dinheiro para ns. Obrigada desde j. Tem mais O casino de nossa conta, ou seja, tudo o que voc perdeu nas apostas, perdeu para ns, no se preocupe, est em boas mos, assim como esta empresa. Ela minha agora, portanto, aproveite bem o seu ltimo dia de vida. Os guardas faro a gentileza. Logo a seguir, entraram na sala cinco homens robustos e me carregaram agressivamente para fora da empresa. Era uma humilhao autntica. Todos os indivduos que outrora me respeitavam e encaravam como seu lder, me viam agora ser escorraado na empresa que eu ajudei a fazer crescer. Alguns dos funcionrios mais fiis encaravam aquilo com um olhar de tristeza nos olhos, outros tentavam impedir aquela violncia toda pedindo aos seguranas que tivessem piedade. Eles tinham pena de mim. Tudo o que um dia fui como empresrio, se estava a desvairar naquele instante. O respeito e o poder que algum dia conquistara, naquele instante no me podiam salvar. Eles j no faziam parte da minha vida no presente, apenas das lembranas do passado. Eles deviam ter previsto que eu os procuraria porque assim que fui empurrado para fora da empresa, haviam jornalistas espera, com inmeras mquinas fotogrficas e de filmar, jovens com distintivos de variadas cadeias televisivas nacionais e internacionais carregavam microfones na mo para reportar o acontecimento. Sabe-se l quais eram as manchetes do rodap nos canais de televiso. Era inevitvel ser filmado. Todos estavam de olhos postos em mim, enquanto aqueles homens brutalmente me empurravam diante do meu prprio imprio. Fui atirado para o cho, mais propriamente num poa de gua suja que se havia formado prximo empresa. A minha face, e boa parte da minha roupa estavam inundadas de gua suja. Enquanto tentava limpar a minha face e igualmente tentar me levantar, a imensido de jornalistas comeou a vir atrs de mim para reportar de perto aquilo e fazer perguntas sobre o que se estava a passar. Quando me apercebi daquilo, m levantei com enorme esforo e comecei a correr incansavelmente para um destino que nem eu mesmo conhecia. S queria fugir, queria desaparecer. Onde estava a minha morte quando eu mais precisei dela? Estava atrasada. Pus-me a correr dentro de uma estreita passagem, pulei um muro alto, subindo primeiro no contentor de lixo que se encontrava junto parede e

logo a seguir pulei, abandonando-os ali exaustos atrs de mim com os seus materiais e a sua curiosidade pertinente. Parecia um desgraado. Na verdade, estava um verdadeiro desgraado. J no tinha nada. quela altura, conforme Trina havia dito, Ronaldo devia estar a ser incriminado pela morte do doutor Jnior. Que injustia. Tudo por minha causa. Se calhar, no merea mesmo viver, uma vez que todos os que se relacionam comigo estavam a morrer ou a me trair. Nenhum ser humano na face da terra, por mais males que tenha feito durante a sua vida, merece isso tudo. Cansei de viver. J que a morte no chega, eu vou busc-la Vou antecip-la. Caminhei alguns tantos quilmetros com os ps dormentes sobre as diferentes ruas daquela cidade, sendo reconhecido em alguns pontos, uma vez que a notcia j havia sido rapidamente difundida pela televiso. Ignorei os comentrios, os olhares indisfarados, os risos direccionados e a existncia de qualquer ser humano na face da terra. S precisava morrer. Talvez mais ningum pudesse sofrer por minha causa. Dirigi-me at uma auto-estrada e surpreendentemente consegui ficar num dos extremos do sentido para quem estava a sair da cidade. S mais uma pessoa precisava sofrer um bocado: a pessoa que me iria matar. Sentei-me na parede que protegia a auto-estrada observando os carros passar em velocidades incrveis. Precisava ser de uma vez s. A auto-estrada se situava em cima de um enorme rio que se situava imensos ps de distncia. Ele era temido pelas suas violentssimas correntezas. At barcos raramente passavam por aquela parte do rio. Mas no. No era aquela morte que precisava ainda. De olhos postos na estrada, avistei dois carros velozes se aproximando como se estivessem a competir e algo dentro de mim me disse que aquele era o momento cero para morrer. No hesitei, me levantei e corri para o meio da estrada, indo agora contra os carros que vinham em alta velocidade. Algum s precisava me atropelar. Nada mais. Comecei a correr de olhos fechados e ouvia o rudo dos carros cada vez mais se aproximando e as suas buzinas soando histericamente. Corria porque tinha de encontrar a minha morte. Tudo o que tentei fazer, deu em insucesso, encontrei motoristas bastante atentos, todos os que me viam correr na estrada desviavam os seus carros embora estivessem em alta velocidade. Ningum teve o descuido de me atropelar. Aquilo irritou-me. Ajoelhei no meio da estrada e os carros que comearam a vir a seguir comeavam a fazer paragens bruscas por minha causa. Alguns carros bateram noutros por causa das paragens bruscas, mas ningum conseguiu bater em mim. Quando dei por mim, trs agentes da polcia estavam a vir em minha direco para saber o que se passava. Olhei para eles, olhei para o outro lado da ponte. S tinha de escolher para onde queria ir: Para a cadeia ou buscar a minha morte. Preferi o mais fcil. Levantei-me e pus-me a correr feito um louco. A maior parte das pessoas comeou a gritar histericamente j prevendo o

meu prximo passo. Eu estava a correr em direco parede que limitava aquela estrada. Intensifiquei a minha corrida quando ouvi os polcias ordenando que eu parasse seno disparavam e simplesmente me lembro que saltei, trepei a parede em dois segundos e me atirei de l Se a morte no ia at mim Eu fui ela.

VIII
Huntington?!?

Tocavam sinos gigantes. J me estava a habituar com aquela vida. Os sinos gigantes significavam que tnhamos todos de ir ao encontro do Pai. Todos ns, no importava o que estivssemos a fazer, ao som dos sinos tnhamos de ir ter com Pai, que nos aguardava para ser adorado. Eu e os outros, vestamos impecveis roupas brancas ramos anjos de verdade. Fazamos o bem, vivamos a justia, partilhvamos, recebamos ensinamentos do Mestre, vivamos em paz. A paz que todo o homem vivo desejaria. Enquanto caminhava para o encontro do Pai, juntamente com os outros, todos diferentes, uns loiros, outros morenos, brancos, negros, albinos, do oriente, ocidente, altos, baixos, magros, robustos, sem a mnima descriminao pensei no facto de que tudo o que eu conquistei enquanto vivia j no fazia sentido aqui onde me encontrava. O ltimo cheque de dois bilies de dlares que carregava no meu bolso, j no existia, e tambm aqui ningum precisa dele. O respeito, prestgio, poder que l tinha, aqui no existe. Aqui no sou lder, sou discpulo. Aqui no sou superior, mas sim aluno, educando. Aqui s h um Mestre, aqui sempre existiu apenas um Mestre. Fui aceite de braos abertos, mesmo depois de ter blasfemado agressivamente e culpado ao Mestre de me ter abandonado quando mais precisei. Fui fraco na f, Ele no me abandonou, eu o fiz. Ainda assim Ele foi bom comigo, Ele me perdoou e me deu a oportunidade de estar ali. Agora s O agradecia por tudo o que Ele fizera por mim. Ao som dos sinos, todos ns, anjos, caminhvamos para o encontro do Pai, que nos aguardava para ser louvado. ** Depois de me ter lanado para o rio, minha mente apagou. Quando abri os olhos, estava cercado de seres com vestes brancas olhando para mim. Perguntei quem eram eles e eles me responderam que eram anjos e o Pai ordenara que me fossem buscar. Parece que finalmente aquilo era a vida depois da morte. E realmente era, mas no como muitos devem estar a pensar. Eu no morri. Surpreendentemente, fui arrastado pela correnteza algumas vezes e fui parar numa regio muito distante da cidade. Fui levado at uma espcie de aldeia com um grande templo e algumas cabanas ao redor do mesmo. Aquele era um lugar divino. Parecia uma representao do que a bblia falava sobre o jardim do den. L residiam homens bons, que recrutavam homens para os tornar bons, os instruam com a palavra divina, os induziam a evangelizar, os ensinavam a viver em paz, partilha, e acima de tudo comunho com o Pai. Confessei os meus pecados aos pastores idosos que l se encontravam e eles disseram que eu podia recomear. Podia comear uma nova vida. Um ritual no rio simbolizou o meu baptismo, e agora eu era outro homem. Todos os meses, eram seleccionados cinquenta homens e mulheres para ir cidade levar

palavra santa para diversos lugares. Normalmente amos para hospitais, prises, parques e igrejas, num perodo de uma semana. Funcionvamos como missionrios e dormamos na rua. Desprezvamos tudo o que era bem material, vivamos como epicuristas. A beleza exterior de nada nos importava. Certo dia, quando finalmente acharam que estava preparado para tal, fui um dos cinquenta escolhidos para evangelizar em uma unidade presidiria. Por obra do destino, eu calhei numa cela especial. Dentro daquela cela, se encontrava Ronaldo, que foi preso injustamente pela morte de minha me e do Dr. Jnior Andr. O nosso encontro mudou muita coisa. Ele havia conseguido provas suficientes para afirmar a sua inocncia e garantiu-me que em dias seria o seu julgamento. Eu fiquei feliz por ele e contei tudo o que se passou comigo. Ele tambm achou que eu tivesse morrido no rio. Logo a seguir, eu manifestei a minha preocupao com o facto de j se terem passado cinco meses e eu ainda no ter morrido. Contei-lhe tambm que deixara de sentir as dores de cabea da doena e os movimentos involuntrios. Ele disse que tinha algo para me contar. Eu ameacei Trina logo depois de voc ter se atirado para o rio. Estava frustrado com tudo o que ela te fez passar. Estava prestes a mat-la quando ela confessou tudo. Um dos teus empregados tinha a misso de te drogar. A droga que eles colocavam nas tuas refeies dirias, te dava aquelas dores de cabea. A seringa que foi usada pelo pai de Trina para te tirar sangue, serviu para te injectar outra substncia, que te fazia sair do estado sbrio. Voc nunca fez o escndalo no funeral da tua me, voc nunca agrediu Rmulo, a televiso nunca filmou nada porque no houve nada. Voc, inclusive, mesmo drogado, falou as palavras mais sinceras que podias dizer num momento como aquele. Eu vi de longe, porque fui barrado por eles para que no assistisse ao funeral. Ele parou por algum tempo para recuperar o flego, e prosseguiu. O Dr. Jnior Andr deixou uma carta por cima da mesa quando o encontrei morto. Explicava sobre a minha doena? Eu investiguei e ela existe mesmo. Sim, ela existe e eles no mentiram quando disseram que aqueles membros todos da tua famlia tiveram e morreram daquela forma, aos quarenta e nove anos. E porqu ainda no morri? Perguntei preocupado. Bem Ele comeou mas hesitou. Fala, pelo amor de Deus! Alterei um bocado o tom de voz, atraindo a ateno dos guardas e outros presidirios. Carlos Comeou ele hesitando mais uma vez. A dona Eullia, sempre foi uma boa me, mas ela nunca pde gerar filhos. No estou a perceber. Comecei a gritar Fala logo de uma vez!

Voc foi adoptado, tal como eu. Disse ele de uma vez por todas. O Doutor Jnior escreveu aquilo na carta. Portanto, ainda te restam anos de vida. Lembro que aquela notcia mudou o rumo de toda a minha vida. Eu chorei. Fui tratado como um filho biolgico, daquilo nunca poderia esquecer. Continuamos o resto da semana naquela misso evanglica e pude ver Ronaldo muito mais vezes. Podia simplesmente tentar lutar para reaver o que perdi, mas do que adiantaria? Iria estar a lutar pelo material, quando eu tinha o suficiente no espiritual. Tinha a certeza de que Deus faria a sua prpria justia. E fez. Trina e o resto do grupo foi preso porque finalmente Taylor, o amigo de Ronaldo, conseguiu os incriminar e faz-los pagar pelos seus crimes, na priso, provando assim a inocncia de Ronaldo. **

IX.
Para terminar

Ao som dos sinos subamos a enorme escada que dava ao templo sagrado. Aquele era o nosso paraso. Todos ns vestidos de branco, ajoelhamo-nos e adoramos Deus durante quatro horas. Aprendi a viver de novo. Orei por Ronaldo, pois ele agora tinha sido liberto e teria de comear a sua vida novamente, presidindo a empresa. J me tinha habituado com o cu. Independentemente dos factos que algum dia te depares, nunca desistas de viver. A vida pode muitas das vezes parecer dura demais para suportar, mas nunca desistas dela. Deus nunca te d pesos maiores do que podes suportar. Se acreditas Nele, no ache que Ele te abandonou quando algo te corre mal. Lembra-te que alguma vez Ele foi bom para contigo.

A doena de Huntington existe, e muitssimo rara. Ainda assim, no cabe aos homens prever o dia de sua morte, mas de viver a sua vida ao mximo possvel. Eu antecipei a minha morte, mas renasci, noutra dimenso, noutro estado de esprito.

Com muita estima, escrevo esta histria, com desejo que algum dia, algum homem possa encontrar e poder compartilhar com o resto do mundo, traduzindo-a em diferentes lnguas e fazer dela uma lio de vida. Aqui termina a tinta da minha caneta, a histria da minha vida e O meu legado como ser humano.

Carlos Artur FIM

Cludio Fernando Kiala nasceu em Luanda aos 26 de Julho de 1992. Filho de Kiala Pierre e Luzolo Ameriana. Comeou a escrever desde tenra idade mas s aos 18 anos, no dia 03 de Setembro de 2010 teve a honra de publicar pela UNIO DOS ESCRITORES ANGOLANOS a sua primeira obra literria intitulada PERDIDOS NA ESCURIDO, apadrinhada pelo conceituado escritor Manuel Rui Monteiro. Cludio Kiala, sob o pseudnimo CFKAPPA, artista de msica RAP (com uma obra discogrfica publicada), alm de estudante Universitrio a residir nos Estados Unidos de Amrica.

eBook Angola
A livraria virtual de todos os angolanos...

Tel. : 927 00 17 80 e-mail: ebookangola@hotmail.com site: www.ebookangola.com Facebook: www.facebook.com/ebookangola

You might also like