You are on page 1of 6

DOS FANTSTICOS AO FANTSTICO: UM PERCURSO POR TEORIAS DO GNERO* Flavio Garca (UERJ) Anglica Maria Santana Batista (UERJ)

http://www.filologia.org.br/soletras/10/11.htm O termo fantstico, no domnio comum, pode significar: 1. aquilo que s existe na imaginao, na fantasia; 2. carter caprichoso, extravagante; 3. o fora do comum; extraordinrio, prodigioso; 4. o que no tem nenhuma veracidade; falso, inventado (HOUAISS, Dicionrio eletrnico da lngua portuguesa, 2001). No domnio dos Estudos Literrios, o Fantstico mantm, em sentido lato, essas mesmas acepes, e delas advm traos marcantes ou definidores desse gnero movedio por natureza, dependendo da premissa de que parte cada estudioso. Contudo, elas representam o senso comum, e ainda que no devam ser elementos totalmente descartveis para uma anlise terica, no podem ser tomadas como definidoras do gnero literrio, carecendo de maior apreo cientfico-metodolgico. Para circunscrever aqui o universo do Fantstico nos limites dos Estudos Literrios, vale apresentar um passeio pela experincia de tericos que desse gnero se ocuparam, ora deixando-se seduzir pelos conceitos advindos da significao que o termo tem no senso comum, ora buscando o rigor do mtodo cientfico que o limita Cincia da Literatura, mas que, ao fim e ao cabo, independentemente do caminho ou do desvio que tomaram, contriburam sobremaneira para a configurao do Fantstico enquanto gnero. Selma Calasans Rodrigues, em O Fantstico (1988), oferece uma ampla viso da incidncia do gnero e das abordagens tericas que dele se fez ao longo da tradio, conceituando-o, inicialmente, como o que se refere ao que criado pela imaginao, o que no existe na realidade, o imaginrio, o fabuloso (RODRIGUES, 1998: 9). Essa primeira tentativa de definio dada pela autora pode ser aplicada a toda a literatura em geral, uma vez que o universo ficcional gerido pela imaginao e composto por uma realidade virtual. Ela recorre casualidade mgica e hesitao presentes no discurso narrativo para classific-lo como Fantstico (cf. RODRIGUES, 1988: 9-11). A casualidade mgica a pea fundamental de unio entre as sentenas de uma narrativa, cuja caracterstica a relativizao da realidade atravs da ocorrncia de algo inslito. J a hesitao inerente ao Fantstico corresponde ao dilogo inconcluso entre o racional e o no-racional, ao desequilbrio entre a realidade e o sobrenatural, ao verossmil inacreditvel causado pela ocorrncia do sobrenatural e seu conseqente questionamento. Essa hesitao

mostra o homem circunscrito sua prpria racionalidade, admitindo o mistrio, entretanto, e com ele se debatendo. Essa hesitao que est no discurso narrativo contamina o leitor, que permanecer, entretanto, com a sensao do fantstico predominante sobre explicaes objetivas. A literatura, nesse caso, se nutre desse frgil equilbrio que balana em favor do inverossmil e acentua-lhe a ambigidade (RODRIGUES, 1998: 11).
Para Selma Calasans Rodrigues, o Fantstico uma resposta racionalizao defendida pelos pensadores do Sculo das Luzes. As verdades metafsica e racional so postas em xeque. No h seres divinizados ou uma apologia razo nos textos fantsticos. da negao da metafsica e da fragmentao da realidade material, por meio do sobrenatural, que se nutre o Fantstico. Para a obteno desta ambigidade, h a recorrncia de temas predeterminados. Como o Fantstico estruturado pela causalidade mgica e a magia um vnculo entre coisas distantes (RODRIGUES, 1988: 15), h um enfoque no mecanismo que d forma ao Fantstico, ou seja, na ocorrncia de acontecimentos que no se aplicam realidade palpvel. O duplo, a viagem no tempo, a indefinio entre realidade e sonho e o inanimado animado so procedimentos utilizados para expressar o gnero.

Esses procedimentos no se explicam seno pela aceitao de uma pesquisa das dimenses da realidade que homloga e (no-igual) na sua estrutura, ao funcionamento da magia simptica. A causalidade mgica no seno um nome para um tipo de conveno literria que se ope s convenes realistas (RODRIGUES, 1988: 16).
Sendo assim, o nico diferencial entre o Fantstico e as outras formas narrativas seria sua hesitao inerente, pois toda obra no-realista referencialmente poderia ser fantstica, visto que no apresentada uma delimitao clara do gnero. Haveria, ento, a ocorrncia de vrios Fantsticos e Neo-Fantsticos, dependendo da poca e do grau de ambigidade da histria, oriundos de uma liberdade narrativa. O estudo de Selma Calasans Rodrigues apresenta, portanto, uma metodologia e um embasamento terico difusos, pois alm de no haver uma delimitao precisa do gnero, com bases em elementos narrativos intratextuais, apresenta-o de forma ampla, em contraste com outros gneros que a autora tambm no explora metodologicamente. O Fantstico transformar-se-ia, desse modo, em um emaranhado de incompletudes. Tzetan Todorov, em Introduo literatura fantstica (1992), define o Fantstico como sendo a hesitao experimentada por um ser que s conhece as leis naturais, face a um acontecimento aparentemente sobrenatural (TODOROV, 1992: 31). Esta hesitao estaria presente na narrativa, seria expressa pela voz das personagens, principalmente pela da personagem-narrador, sempre auto ou homodiegtico, e contaminaria o leitor. A hesitao do leitor apontada por Todorov como sendo a marca principal do Fantstico. Enfim, o autor assinala trs condies obrigatrias para a classificao de uma narrativa fantstica:

Primeiro, preciso que o texto obrigue ao leitor a considerar o mundo das personagens como um mundo de criaturas vivas e hesitar entre uma explicao natural e uma explicao sobrenatural dos acontecimentos evocados. A seguir, esta hesitao pode ser igualmente experimentada por uma personagem; desta forma o papel do leitor , por assim dizer, confiado a uma personagem e ao mesmo tempo a hesitao encontra-se representada, torna-se um dos temas da obra; no caso de uma leitura ingnua, o leitor real se identifica com a personagem. Enfim, importante que o leitor adote uma certa atitude para com o texto: ele recusar tanto a interpretao alegrica quanto a interpretao potica. Estas trs condies no tm valor igual. A primeira e a terceira constituem verdadeiramente o gnero; a segunda pode no ser satisfeita (TODOROV, 1992: 39).
Todorov afirma que o Fantstico um gnero evanescente, dura apenas o tempo de uma hesitao (TODOROV, 1992: 47), e, assim, delimita-o a partir da comparao deste com seus gneros vizinhos: o Maravilhoso e o Estranho. A caracterstica principal do Maravilhoso a naturalizao do inslito, ou seja, a ocorrncia de situaes ou seres sobrenaturais no provoca qualquer reao nas personagens ou no narrador, que no deve ser necessariamente auto ou homodiegtico, e, conseqentemente, nem no leitor, pois os elementos inslitos estariam inseridos em um universo em que tudo possvel. J a caracterstica principal do Estranho a explicao do sobrenatural por meio da razo, pois a apario do inslito pode, aps instituir um certo desequilbrio entre a realidade e o sobrenatural, ser equacionada pelas leis da realidade material. O efeito fantstico estaria situado entre os limites do Maravilhoso e do Estranho, e seria classificado de acordo com subgneros transitrios entre eles. Alm de definir a natureza do Fantstico como incerta e fronteiria, Todorov aponta propriedades imprescindveis para a unidade estrutural do gnero: o emprego do discurso, comprometido com o

enunciado; o narrador representado de preferncia em primeira pessoa, comprometido com a enunciao; e o efeito nico da narrativa, que pode ocorrer com ou sem a gradao da tenso, relacionado ao aspecto sinttico. Ao admitir que o Fantstico se define como uma percepo particular de acontecimentos estranhos (TODOROV, 1992: 100), o estudioso examina as ocorrncias do inslito de acordo com uma ordem semntica, pois o Fantstico no consiste, certamente, nestes acontecimentos, mas estes so para ele uma condio necessria (Idem, ibidem). Ele os organiza em grupos de tema a partir de suas compatibilidades e incompatibilidades, em dois tempos de anlise: descrio e explicao (cf. TODOROV, 1992: 113-114). Todorov apresenta um rigor terico-metodolgico que parece faltar Selma Calasans Rodrigues, que no soluciona a delimitao do gnero por meio de pressupostos epistemolgicos, mas sim por uma rpida descrio de elementos sobrenaturais que poderiam aparecer incorporados em qualquer gnero de esttica no assumida e pretensamente realista. No entanto, para sustentar suas idias, Todorov apia-se na interpretao que faz dos textos apresentados no decorrer de seu estudo, o que resultou na abrangncia do conceito do gnero Fantstico, mas, como conseqncia, em uma dependncia da conceituao desse em relao recepo dos textos. Felipe Furtado, em A construo do fantstico na narrativa (1980), partindo de Todorov, completa, de certa forma, os vazios deixados pelo seu antecessor, visto que define o Fantstico a partir dos elementos internos constitutivos do gnero. Seu estudo difere dos demais por apresentar uma marcante preocupao em descrever os elementos internos constituintes do gnero e sua conseqente realizao textual, e no em apenas catalogar as ocorrncias do inslito e do sobrenatural, como de costume, ou defini-las em classes delimitadas por pressupostos puramente semnticos. Logo de incio, Furtado prope que se determine o gnero a partir de

Uma organizao dinmica de elementos que, mutuamente combinados ao longo da obra, conduzem a uma verdadeira construo de equilbrio difcil (...) da rigorosa manuteno desse equilbrio, tanto no plano da histria como no do discurso, que depende a existncia do fantstico na narrativa (FURTADO, 1980: 15).
Percebe-se que Furtado, nitidamente influenciado pelas teorias da narrativa, no se deixa levar por uma anlise impressionista, mas sustenta sua definio do gnero em elementos j propostos pela narratologia. Para ele, a narrativa fantstica, ao lado da narrativa maravilhosa e estranha, faz parte da literatura do sobrenatural, devido a nela se tornarem dominantes os temas que traduzem uma fenomenologia meta-emprica (FURTADO, 1980: 20), aquilo que est alm do conhecido pela experincia, pelos sentidos. A essncia do Fantstico a temtica sobrenatural expressa pela dialtica entre o extranatural e o mundo emprico, sem que o texto explicite a aceitao ou excluso de uma dessas entidades.

S o fantstico confere sempre uma extrema duplicidade ocorrncia metaemprica. Mantendo-a em constante antinomia com o enquadramento pretensamente real em que a faz surgir, mas nunca deixando que um dos mundos assim confrontados anule o outro, o gnero tenta suscitar e manter por todas as formas o debate sobre esses dois elementos cuja coexistncia parece, a princpio, impossvel. A ambigidade resultante de elementos reciprocamente exclusivos nunca pode ser desfeita at ao termo da intriga, pois, se tal vem a acontecer, o discurso fugir ao gnero mesmo que a narrao use de todos os artifcios para nele a conservar (FURTADO, 1980: 35-36).
A ambigidade expressa no Fantstico no uma caracterstica preexistente, mas uma construo que o singulariza enquanto gnero distinto dos demais. O discurso fantstico , ento, composto por recursos de construo narrativa que expressam essa ambigidade. essa construo que define o gnero,

e no um sentimento das personagens, do narrador ou do leitor. A hesitao, enquanto caracterstica definidora do Fantstico, defendida por Selma Calasans Rodrigues e Todorov, , desse modo, algo limitador, pois:

Um texto s se inclui no fantstico quando, para alm de fazer surgir a ambigidade, a mantm ao longo da intriga, comunicando-a s suas estruturas e levando-a a refletir-se em todos os planos do discurso. (...) Longe se ser o trao distintivo do fantstico, a hesitao do destinatrio intratextual da narrativa no passa de um mero reflexo dele, constituindo apenas mais uma das formas de comunicar o leitor a irresoluo face aos acontecimentos e figuras evocados
(FURTADO, 1980: 40-41).

Conforme Furtado, no Fantstico, o verossmil dever ainda atuar como elemento de dissimulao, tornando-se, afinal, uma espcie de mscara dos processos que utiliza (FURTADO, 1980: 47). O gnero se vale de convenes bastante rgidas, pois uma pretensa liberdade narratolgica poderia ser perigosa:

Longe de resultarem da completa e desenfreada liberdade de imaginao que quase sempre procuram aparentar, a histria e o discurso fantstico so, pelo contrrio, objeto de calculada conteno e de forte censura interna. (...) Como toda obra intensamente invadida pelo verossmil, ela entrega-se a cada passo a um sem-nmero de normas, de esquemas, de cdigos previamente definidos pela mentalidade dominante da poca em que foi produzida e pelos seus reflexos literrios cristalizados no gnero em que se inclui (FURTADO, 1980: 51-52).
Ao camuflar essa rigidez narrativa, o Fantstico recorre a artifcios para expressar a verossimilhana do texto e, assim, confundir o leitor diante do fato sobrenatural, do acontecimento inslito: so os recursos autoridade, isto , processos que buscam adequar os dados inslitos realidade objetiva. O testemunho de personagens que gozem de prestgio referencialmente realidade exterior, o recurso a documentos ou a referncias factuais advindas de vrias reas do conhecimento, o testemunho do narrador-personagem (em especial em primeira pessoa) so alguns dos processos que contribuem para contaminar e cooptar o leitor (cf. FURTADO, 1980: 54-57).

Essa verossimilhana disfarada ocorre por meio de uma racionalizao de tudo que de alucinante acontece na narrativa (FURTADO, 1992: 64). Mesmo sendo o Fantstico um gnero que questiona a razo, esta utilizada a fim de localizar o leitor em uma rea flutuante, onde o sobrenatural e o inslito so potencializados no pela sua manifestao, mas pela tentativa de enquadr-los em esferas racionais, pois

Embora a racionalizao convincente represente um perigo supremo para o Fantstico, isso no impede que o texto explicado evidencie muitas vezes, na parte que a antecede, o conjunto das caractersticas do gnero, podendo, at, constituir um modelo aprecivel de vrios aspectos da sua construo (FURTADO, 1980: 65).
O recurso autoridade uma das formas pela qual se d a comprovao racional dos fatos inslitos inseridos na narrativa e, desta forma, a ambigidade assegurada. Assim, a racionalizao parcial da narrativa fantstica contribui para a construo e manuteno do gnero, visto que suscita no destinatrio do enunciado uma iluso de confiana na imparcialidade do narrador, tornando-se assim um importante fator de verossimilhana (FURTADO, 1980: 67). A racionalizao plena significaria a morte do Fantstico, podendo implicar leituras alegricas ou poticas ou, ainda, anular a ambigidade fantstica, transformando as ocorrncias do sobrenatural ou do inslito em objeto de riso, simplesmente. A fim de causar a perplexidade no leitor, provocando-lhe a hesitao necessria, objetivo maior da narrativa fantstica, so necessrios elementos predeterminados e, muitas vezes, reiterantes e redundantes ao logo da narrao. A leitura que Felipe Furtado faz do narratrio, das personagens em geral, do

narrador-ator e do espao hbrido imprescindvel para a demonstrao do Fantstico no como um gnero puramente temtico, mas enquanto arquitetura textual que deve desenvolver e fazer ecoar por todas as formas a incerteza sobre aquilo que encerra (...) atravs dos vrios processos empregados na tessitura do discurso (FURTADO, 1980: 131-132). exatamente da combinao desses elementos narratolgicos que a ambigidade emprico/meta-emprico, inerente ao Fantstico, origina-se. Desta forma, a narrativa fantstica dever:

1. Explicitar a presena de um narratrio (preferencialmente intradiegtico), ao qual cabe, em principio, uma dupla funo: por um lado, sentir e refletir a leitura incerta da manifestao meta-emprica, construindo e condensando a necessria hesitao; por outro, transmitir ao receptor real do enunciado idntica perplexidade perante o contedo da intriga, ou seja, contaminar o leitor com sua hesitao; 2. Apresentar personagens que assumam para si a identificao acima referida e que a suscitem por parte do leitor, representando, simultaneamente, atravs de si, a percepo ambgua das ocorrncias com as quais so confrontadas e a conseqente indefinio perante o sobrenatural, o inslito; 3. Organizar as funes das personagens de acordo com uma estrutura actancial que reflita e confirme as caractersticas essenciais ao gnero j apresentadas; 4. Utilizar narradores intradiegticos auto ou homo , cujo duplo estatuto face intriga resulte em uma maior autoridade perante o receptor real da enunciao, o leitor, e na capacidade de o compelir a uma mais estreita aquiescncia em relao aquilo que narrado, independentemente de seu aporte natural, estranho, inslito ou no; 5. Evocar um espao hbrido, indefinido, que, aparentando sobretudo representar o mundo real, referencial e exterior narrativa, o universo do leitor, contenha indcios da prpria subverso deste e a deixe insinuar-se aos poucos (Cf. FURTADO, 1980: 133).
A teorizao de um gnero literrio depende, em parte, do sistema scio-cultural em que se inscreve, do imaginrio que lhe d forma, neste caso, as tendncias cientificistas do racionalismo, mas no pode, sob pena de incorrer nas imprecises impressionistas, abdicar da sistematizao das estruturas constitutivas internas, que so, em sntese, a prpria forma do gnero. Pode-se falar de fantsticos, em sentido lato, sem rigores crticos, mas para se falar do Fantstico, gnero literrio circunscrito cronologicamente ao perodo que vai do final do Seiscentos at o final do Oitocentos ou, no mximo, at princpio do Novecentos, imprescindvel que se estudem as estratgias de construo narrativa desse gnero, como fizeram, inicialmente e em parte, Todorov e, exemplarmente, Felipe Furtado.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FURTADO, Filipe. A construo do fantstico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980. RODRIGUES, Selma Calasans. O fantstico. So Paulo: tica, 1988. TODOROV, Tzvetan. Introduo literatura fantstica. So Paulo: Perspectiva, 1992.

You might also like