You are on page 1of 5

Engenharia Qumica

Preparao de cido Clordrico e Obteno dos Halognios


Daiane Menezes Fabiano Rodrigues

Henrique Silva Pinto


Ingrid Magno Julio Cesar Calsavaro Vinicius Felipe Ferreira
So Bernardo do Campo 2010
Objetivo: Preparar cido clordrico atravs das reaes entre sais clorados. Obter Halognios
atravs da reao entre sais halogenados e agua de cloro.

Introduo:
Halognios Os tomos do Grupo VII esto a apenas um eltron da configurao dos gases nobres. Seus elementos formam prontamente o nion X- ou uma ligao simples covalente. A qumica completamente no-metlica, em geral, as propriedades dos elementos e de seus compostos mudam progressivamente com aumento do tamanho. Como em outros grupos h uma grande diferena, devida grande relao carga/raio, entre o primeiro elemento, flor, e o segundo, cloro,
Pgina 1 de Anotaes No Arquivadas

diferena, devida grande relao carga/raio, entre o primeiro elemento, flor, e o segundo, cloro, do que entre outros pares. Porm com exceo dos metais alcalinos h semelhanas muito prximas entre os elementos deste grupo do que em qualquer outro.

Algumas propriedades dos Halognios:


Elemento Configurao Eletrnica F Cl Br I At 1s22s22p5 [Ne]3s23p5 [Ar]3d104s24p5 [Kr]4d105s25p5 [Xe]4f145d106s2 6p5 Potencial de Ionizao (ev) 17,42 12,96 11,81 10,45 Afinidade Eletrnica (kJ g-atom-1) (298o) 339 355 331 302 Energia de Dissociao (kJ mol-1) 153 242 193 150 P.F. (oC) -220 -101 -7 114 300 P.E. (oC) -188 -34 59 185 350

Entre as propriedades fsicas mais notveis dos halognios esto suas cores. No vapor elas variam de quase incolor do F2, passando pelo amarelo-esverdeado do Cl2, e vermelho-amarronzado do Br2, ao prpura do I2. Os halognios formam compostos entre si. Estes inter-halognios tm frmulas XX, XX3, XX5 e XX7, em que o mais pesado (e o maior) dos dois halognios. S algumas das combinaes so possveis e foram preparadas at hoje. Os inter-halognios so todas preparadas pelas reaes diretas dos dois halognios. O produto formado determinado pelas propores dos reagentes usados. Os inter-halognios tm propriedades fsicas intermedirias entre as dos halognios que os formam. Os halogenetos de hidrognio, HX, podem ser preparados pela reao direta dos elementos, os halogenetos de hidrognio so gases pungentes e incolores, e se dissolvem na gua para dar solues cidas.
Acido clordrico O cido clordrico (HC) uma soluo aquosa, fortemente cida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precaues. Ele normalmente utilizado como reagente qumico, e um dos cidos fortes que se ioniza completamente em soluo aquosa. Uma soluo aquosa de HC na concentrao de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HC um gs, conhecido como cloreto de hidrognio. Em sua forma de baixa pureza e com concentrao no informada, conhecido como cido muritico (muritico significa pertencente a salmoura ou a sal), sendo vendido sob essa designao para a remoo de manchas resultantes da umidade em pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros. Uma soluo de cloreto de hidrognio (cido clordrico), em sua forma mais pura, com a denominao de "P.A." (Pureza Analtica), um reagente comum em laboratrios e encontrado em uma soluo de 37 a 38% em massa .

Sntese direta
A produo em grande escala do cido clordrico quase sempre integrada com outra produo qumica de escala industrial. No processo industrial de cloro-lcali, uma soluo de sal sofre eletrlise, produzindo gs cloro, gs hidrognio e hidrxido de sdio. Por combusto do hidrognio em ambiente clorado ocorre a formao do cloreto de hidrognio, da seguinte forma: Como a reao exotrmica, o reator qumico neste processo se chama forno de cido clordrico. O cloreto de hidrognio resultante absorvido em gua desmineralizada e forma-se assim cido clordrico quimicamente puro.

Sntese orgnica
Atualmente, boa parte do cido clordrico industrial produzida juntamente com a formao de compostos orgnicos clorados e fluoretados, como por exemplo Teflon, Freon e outros CFCs, cido cloroactico e PVC. Geralmente, o cido clordrico produzido desta forma aproveitado na prpria planta qumica que o produziu. A formao do cido clordrico ocorre pela substituio de tomos de hidrognio nos compostos orgnicos por tomos de cloro, da seguinte forma: O cloreto de hidrognio resultante pode ser absorvido em gua, com a formao de cido clordrico tcnico.
Pgina 2 de Anotaes No Arquivadas

tcnico. O cido clordrico produzido em solues com at 38% HC (cido clordrico concentrado). possvel concentr-lo at acima de 40%, mas a taxa de evaporao seria to alta que a armazenagem e o manuseio demandariam atenes especiais, como necessidade de baixas temperaturas. O cido clordrico tcnico gira em torno de 30-34% HC, de acordo com o meio de transporte e a minimizao de perdas por evaporao. As solues de cido muritico para uso domstico tm no mximo 10-12% HC e recomenda-se dilu-las antes do uso.

Procedimento:
Preparao do cido clordrico: Pesou-se 15 g de cloreto de sdio e transferiu-se para o kitassato (A). Colocou-se 40 ml de cido sulfrico concentrado no funil de separao (B) e 100 ml de gua destilada na proveta de 100 ml (C). Gotejou-se o cido sulfrico sobre o cloreto de sdio controlando o fluxo de gs pelo borbulhamento do mesmo na gua contida na proveta (C). Quando a velocidade de borbulhamento diminuiu, aqueceu-se brandamente com auxilio do bico de Bunsen por 2 minutos, desligou-se o aquecimento e retirou-se a mangueira da proveta. Com auxilio de um densmetro, mediu-se a densidade da soluo contida na proveta. Fez-se teste de pH com papel indicador Universal. Colocou-se 1 ml da soluo obtida num tubo de ensaio e acrescentou-se algumas gotas de soluo de nitrato de prata 0,1 M.

Obteno dos halognio: Colocou-se no kitassato (A), 2 pontas de esptula de MnO2 e no funil de separao (B) 15 ml de acido clordrico concentrado. Colocou-se na proveta (C) 2/3 do se volume de agua destilada. Gotejou-se o acido clordrico sobre o MnO2, haver reao imediata, com a liberao do cloro que saiu pelo tubo lateral e borbulhou-se na agua do tubo (C) formando agua de cloro. Utilizou-se a agua de cloro para obteno de bromo e iodo. Obteve-se o bromo a partir da reao entre a gua de cloro e soluo de brometo de potssio, usouse clorofrmio como solvente para o bromo. O brometo ser oxidado a bromo pelo cloro, uma vez que o cloro mais eletronegativo que o bromo. Num tubo de ensaio colocou-se 10 gotas de soluo de KBr, adicionou-se 5 gotas de clorofrmio e 10 gotas de agua de cloro. Agitou-se e observou-se. Obteve-se o iodo a partir da reao entre a gua de cloro e soluo de iodeto de potssio, usou-se o clorofrmio como solvente para iodo. O iodeto oxidado a iodo pelo cloro, uma vez que o cloro mais eletronegativo que o iodo. Num tubo de ensaio colocou-se 10 gotas de KI, adicionou-se 5 gotas de clorofrmio e 10 gotas de gua de cloro. Agitou-se e observou-se. Observou-se tambm a solubilidade do iodo. Colocou-se em um tubo de ensaio um cristal de iodo e 20 gotas de lcool etlico. Observou-se a solubilidade. Em outro tubo de ensaio colocou-se um cristal de iodo e 20 gotas de agua. Agitou-se e observou-se a solubilidade. Adicionaram-se ao mesmo tubo 20 gotas d soluo de iodeto de potssio. Agitou-se e observou-se.

Materiais e Reagentes Materiais


2 Kitassato de 250 mL 2 Funil de separao de 125 mL com rolha para kitassato 2 Suporte tipo universal com garra 5 Tubos de ensaio com estante 2 Proveta de 25 mL 2 Pipetas
Pgina 3 de Anotaes No Arquivadas

Reagentes
MnO2 Iodo slido cido Clordrico Brometo de potssio 0,5 M Clorofrmio Iodeto de potssio Etanol

2 Pipetas Bagueta Mangueira Esptula 2 Garra grande Papel alumnio Papel indicador Universal Kitassato

Etanol Cloreto de sdio Nitrato de prata cido Sulfrico

Resultados
HCl: densidade do HCl: 4,19 g/cm 38% m/m 1,19 g/mL x 38g/100g x 1000mL / 1L x 1 mol = 12,39* Mol/L = Concentrao mxima. Preparao do HCl: Pesou-se 15,08g de NaCl para a reao. Na reao do acido sulfrico com o NaCl, liberou-se uma espuma branca no Kitassato, e liberando gs HCl para a proveta cheia de agua, borbulhando constantemente o gs HCl na proveta. Com essa reao, a soluo de HCl resultante na proveta teve como densidade e pH os seguintes valores: Densidade: 1,16g/cm pH: 0 Valores que confirmam as caractersticas da soluo de HCl. Segundo teste: Separou-se uma parte do HCl obtido, e colocou-se um quantidade de AgNO3 (nitrato de prata) na soluo, houve uma reao que criou-se um precipitado branco, indicando a presena de HCl.
Halognios Reao 1 Composto bifsico Reao 2 Composto bifsico com precipitado gelatinoso Reao 3 - Cristal + lcool = colorao vermelho amarronzado, aps 20ml de KI na acontece.

Concluso
A obteno do cido clordrico se da atravs da reao entre o cido sulfrico e o cloreto de sdio fazendo assim com que o cloro seja liberado com gs e ionizando a gua atravs de seus ons. Foi demonstrado que, como se pode ver, os halognios por serem mais eletronegativos, tendem a deixar o elemento que se encontra ligado em forma inica, ou estvel em forma simples, como nas reaes onde o Cloro substitui o Bromo e o Iodo.

Bibliografia
SHRIVER, D. F; Atkins P. W. Qumica Inorgnica. Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 441 - 443.
Pgina 4 de Anotaes No Arquivadas

SHRIVER, D. F; Atkins P. W. Qumica Inorgnica. Porto Alegre: Bookman, 2003. p. 441 - 443. VOGEL, A. L. Qumica Analtica Qualitativa. 5ed. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1981 p.358 359. http://quimica_basica.sites.uol.com.br/enhalo.htm http://www.infoescola.com/quimica/acido-cloridrico

Pgina 5 de Anotaes No Arquivadas

You might also like