You are on page 1of 3

ESTILOSANTES CAMPO GRANDE

Embrapa Gado de Corte

O QUE O estilosantes Campo Grande uma mistura de duas espcies de leguminosas, Stylosanthes capitata e S. macrocephala, coletadas em solos de Areia Quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, aps vrios multicruzamentos, teve sua seleo definida. O Campo Grande um composto de duas espcies forrageiras: o Stylosanthes macrocephala, que possui um crescimento mais horizontal, com folhas pontiagudas e flores, na sua maioria, amarelas; e o Stylosanthes capitata, que possui hbito de crescimento mais vertical, com folhas mais arredondadas e flores que variam da cor bege ao amarelo. Ambas as espcies podem chegar a mais de um metro de altura e seu florescimento ocorre nos meses de abril a maio, respectivamente, e a principal caracterstica da sua persistncia a ressemeadura natural, j que as suas plantas so predominantemente anuais e bianuais. PARA QUE FOI DESENVOLVIDO O CAMPO GRANDE? Um dos maiores problemas enfrentados na pecuria de corte a degradao das pastagens e o seu alto custo de manuteno, principalmente pela necessidade de uso de fertilizantes qumicos nitrogenados, obtidos a partir do petrleo, recurso no-renovvel, e custo comercial elevado. O estilosantes uma forrageira rica em protena e executa uma funo importante de transformar o nitrognio encontrado na atmosfera e fix-lo biologicamente no solo, reduzindo os investimentos em insumos agrcolas, contribuindo para a reduo dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais. QUAIS AS VANTAGENS DE SE PLANTAR O CAMPO GRANDE? Alm das caractersticas de bom fixador de nitrognio no solo e seu alto teor protico, o estilosantes Campo Grande possui ainda:

grande adaptao a solos arenosos e de baixa fertilidade; alta produtividade de sementes; alta capacidade de ressemeadura natural; boa capacidade de persistncia em consorciao com Brachiaria decumbens; boa digestibilidade;

tolerante a desfolha natural e ambientalmente correto.

COMO PLANTAR O ESTILOSANTES CAMPO GRANDE Na consorciao, a taxa de semeadura do estilosantes Campo Grande deve ser de 2 quilos por hectare a 2,5 quilos por hectare de sementes puras viveis (SPV) e, a das gramneas (capim), reduzida em 20% a 30%. As sementes de estilosantes so pequenas e a profundidade de plantio no deve ser maior do que 2 centmetros. No entanto, com gramneas que no toleram plantios mais profundos do que 4 centmetros, como Andropogon gayanus, recomenda-se a distribuio a lano das duas forrageiras, seguida de compactao com rolo. Para outras gramneas dos gneros Brachiaria e Panicum, que germinam em plantios mais profundos (3 centmetros a 5 centmetros), pode-se fazer a semeadura da gramnea a lano e incorporar as sementes com uma grade niveladora, em abertura mdia; logo aps, semear a leguminosa, tambm a lano, na superfcie e compactar. Outros processos, como a semeadura com semeadeira-adubadeira, com plantio superficial ou com o uso de semeadeira, tambm podem ser utilizados, observando-se sempre as recomendaes tcnicas. O espaamento comum para equipamentos mais tradicionais deve ser de 30 centmetros a 40 centmetros entre as linhas; para equipamentos mais modernos, que apresentam caixas independentes por linha, o plantio pode ser feito em linhas alternadas de 20 centmetros a 30 centmetros da gramnea e da leguminosa. Na utilizao do Campo Grande, na recuperao de pastagens devem-se considerar duas situaes bsicas. A primeira, quando a recuperao realizada com o preparo total do solo, onde a leguminosa semeada a lano ou em linhas e a gramnea retorna espontaneamente do banco de sementes existentes no solo. A segunda, a introduo sobre pastagens em plantio direto. Essa prtica mais recomendada em pastagens em incio de degradao. Na recuperao de pastagens, os pastejos devem ser iniciados 30 a 40 dias aps o plantio e, no plantio de pastagens novas, de 40 a 50 dias aps a semeadura, visando controlar o excessivo crescimento da gramnea. MANEJO E GANHO ANIMAL recomendvel que a gramnea no cresa muito, deixando espao para que o Campo Grande se desenvolva.

Nos meses de outubro a dezembro, perodo de crescimento e estabelecimento de gramneas, os pastejos devem ser mais intensos a fim de que surjam novas plantas por ressemeadura natural. No final do perodo de chuvas e durante o outono, o pastejo deve ser mais leve contribuindo para a produo de sementes e maior oferta de forragem no perodo seco. O ganho animal nas consorciaes de 20% a 30% maior do que na gramnea pura sem adubao nitrogenada. INFORMAES Maiores informaes no comunicado tcnico n 61 "Estilosantes Campo Grande: estabelecimento, manejo e produo animal"

You might also like