You are on page 1of 5

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA

SF - 201

SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
A SRA. PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT SP) Com a palavra o Senador Aloysio Nunes. O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB SP) Sr Presidente, Srs. Senadores, depois de tantas perfeies e mais que perfeies, volto a tratar de algo muito imperfeito que a medida provisria que esto examinando agora quanto ao seu mrito. O nobre lder do PT, Senador Humberto Costa, recuperou a sua sade, felizmente, e com isso recuperou tambm a sua veemncia. Pena que a servio de uma tese equivocada; pena que a servio de uma tentativa de desviar a ateno da Casa e da opinio pblica do real contedo do debate que travamos nesta tarde. Comeo por observar, Sr Presidente, que me sinto constrangido em anotar o fato de que o Lder do Partido dos Trabalhadores se referiu s crticas, s objees, absolutamente irrespondidas e irrespondveis que faz a Oposio, objees de ordem constitucional, como se isso fosse palavrrio. Creio que foi essa a expresso de Sua Excelncia. Respeitar a Constituio, exigir o respeito Constituio palavrrio, na opinio de Sua Excelncia? Exigir o respeito ao Regimento do Congresso Nacional, a Resoluo n 1 e a Lei Complementar, de 1998, que veda a apresentao de emendas que versem matrias estranhas tratada na medida provisria original, exigir esse respeito a uma regra fundamental da nossa convivncia nesta Casa palavrrio? Foi o que disse o Lder do PT. Parece-me at, ouvindo o Ilustre Senador por Pernambuco, que o PT sofria uma recada. O PT dos velhos tempos, o PT do tempo em que ele se recusou a assinar a Constituio Brasileira. Ele cobra da Oposio que venha apresentar aqui o seu plano de governo. Srs. Senadores, eu ficaria fascinado em travar essa discusso com Sua Excelncia. No o caso de faz-lo agora. Eu apenas lembraria ao Senado e a S. Ex, em particular, que muitas das medidas tomadas pelo atual Governo, para enfrentar a crise que se abateu sobre o nosso pas em 2008 e 2009, s foram possveis graas quilo que a atual oposio fez quando era governo e foi por isso combatida com ferocidade pelo Partido dos Trabalhadores.

C:\Users\LM\Downloads\ANF221111 MP 540 Mrito.doc 22/11/11 23:15

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA

SF - 202

SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
Refiro-me, por exemplo, ao PROER, que deu solidez ao nosso sistema financeiro; Lei de Responsabilidade Fiscal e a poltica de gerao de supervits primrios. Apenas para citar trs tpicos das aes da atual oposio, quando era governo, que foram objeto de uma crtica e de um combate que chegou s raias do golpismo, quando o Presidente do PT, na poca, lanou a palavra de ordem: Fora FHC. Eu no quero discutir aqui, Sr Presidente, as questes da crise financeira internacional, da Grcia, da Espanha, eventual queda da avaliao do risco Frana. No isso. Eu quero voltar ao terra a terra, aqui o projeto que ns estamos examinando. No o Brasil Maior que est em discusso, embora, se pudssemos discutir, sim, como sugeriu o Senador Demstenes Torres ainda h pouco, a que chamou de calibragem na fixao de alquotas sobre o faturamento, que veio substituir a contribuio sobre a folha de pagamento, para setores como, por exemplo, o txtil e o vesturio, que pleiteiam uma alquota de 1% ao invs de 1,5%. Mas no o Brasil Maior que est em discusso. O que est em discusso o Brasil menor, que os senhores querem nos impingir nessa medida provisria. E no adianta dizer que so contra o sistema de tramitao das medidas provisrias, quando dizem isso esto derramando lgrimas de crocodilo, porque ningum se iluda quanto ao fato, porque quem est segurando a tramitao da Emenda Constitucional, proposta pelo Presidente Sarney e relatada aqui pelo Senador Acio Neves, o Governo da Presidente Dilma, a sua liderana poltica, o seu comando poltico. O Presidente da Cmara nos fez uma observao absolutamente constrangedora. Ele nos perguntou o seguinte, ao saber que a liderana do Governo, na pessoa do Senador Juc, havia apoiado a tramitao da Emenda Constitucional, que pe um freio a essa loucura de medidas provisrias, esse grande estadista que o Presidente da Cmara: o compromisso do Governo no Senado um e o compromisso do Governo na Cmara outro. Ele nos disse isso. Ento, vem aqui o Lder do PT e diz: olha, nos lamentamos que ser essa a tramitao. Conversa! O Governo no quer que mude. O Governo quer

C:\Users\LM\Downloads\ANF221111 MP 540 Mrito.doc 22/11/11 23:15

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA

SF - 203

SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
continuar fazendo o que fez hoje e faz sempre: apresenta algumas medidas meritrias, embora podendo aprofund-las, melhor-las na discusso, para, com isso, empurrar goela abaixo, no Senado, medidas que nenhum Lder governista teve a coragem de sustentar nesta tribuna. Quer que eu d um exemplo? A volta da propaganda do cigarro. V. Ex foi Ministro da Sade. Como que pode V. Ex aprovar um artigo dessa medida provisria que restabelece a possibilidade de propaganda de cigarro? um retrocesso profundo, de 180 graus na poltica que imaginava tivesse sido absolutamente consolidada no Brasil, que fosse uma poltica de Estado, que atende a compromissos internacionais do nosso Pas. O que se prev aqui, Srs Senadores, a volta de propaganda de cigarro! As restries estabelecidas na lei que vamos votar no se aplicam propaganda institucional das marcas de cigarro. Ora, evidentemente, quando se alardeiam as virtudes de uma marca, esto sendo alardeadas as virtudes do cigarro. Quando se alardeiam as virtudes de uma marca, e eu vou me referir a uma que no existe mais, como a Continental que do meu tempo, quando eu fumava. Felizmente, no fumo mais essa publicidade se presta a exaltar as excelncias do produto, do produto que mata. E essa publicidade que os senhores esto aprovando! A ANVISA, muito acertadamente, preconiza o aumento da centimetragem da advertncia que deve ser afixada no mao de cigarros... A SR PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) Mais um minuto para concluir, Senador. O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP) ...Uma advertncia adicional de no mnimo 30% da superfcie da caixa do cigarro. Meritria! Contudo, o que o Governo quer aprovar agora que essa advertncia, vista como essencial para a preveno dos males que causa o tabagismo, s entre em vigor em 2016. Se bom para a sade do povo, por que no entrar em vigor imediatamente? No, s em 2016. Sabem o que isso? o peso, a importncia, o poder de convencimento da indstria do tabaco!

C:\Users\LM\Downloads\ANF221111 MP 540 Mrito.doc 22/11/11 23:15

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA

SF - 204

SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
disso que se trata, o Brasil menor, rebaixando a importncia da sade e valorizando o lucro das companhias de tabaco. Brasil menor usar o dinheiro do Fundo de Garantia em obras da Copa do Mundo... A SR PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT - SP) Para concluir, Senador! O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco/PSDB - SP) ...com oramentos indefinidos, para aplicao em obras que no se sabe quando sero concludas. Isso seguramente trar um prejuzo irreparvel ao patrimnio dos trabalhadores brasileiros. o governo do PT, que se diz Partido dos Trabalhadores, mas que faz a poltica do grande capital brasileiro. Essas questes que queremos discutir aqui. No o problema da Grcia, da Frana, da Espanha. No o Plano Brasil Maior, no; o Brasil menor, o Brasil mesquinho, o Brasil que amesquinha a poltica, que amesquinha a democracia e que rasga a Constituio. contra esse Brasil que a oposio se insurge.

C:\Users\LM\Downloads\ANF221111 MP 540 Mrito.doc 22/11/11 23:15

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA

SF - 205

SECRETARIA DE TAQUIGRAFIA
A SR PRESIDENTE (Marta Suplicy. Bloco/PT SP) Obrigada, Senador Aloysio Nunes.

C:\Users\LM\Downloads\ANF221111 MP 540 Mrito.doc 22/11/11 23:15

You might also like