You are on page 1of 4

Experincia

Ondas sonoras

Quando o som se propaga no ar, as ondas sonoras consistem simplesmente numa srie de variaes de presso. O diafragma de um microfone pode captar estas variaes, movendo-se em resposta s mudanas de presso. O movimento do diafragma ento convertido num sinal elctrico. Usando um microfone e uma interface possvel explorar as propriedades de diversos sons do quotidiano. A primeira propriedade a medir o perodo, o tempo que demora um ciclo completo (o som volta a ter as mesmas caractersticas). Como o perodo um intervalo de tempo, representa-se geralmente por T. O inverso do perodo (1/T) designado por frequncia, f, nmero de ciclos completos em cada segundo. A frequncia mede-se em -1 hertz (Hz). Deste modo, 1 Hz = 1 s . Uma segunda propriedade do som a amplitude. A presso do ar oscila acima e abaixo de um valor mdio, que a presso do ar na sala onde nos encontramos. O mdulo da variao mxima, em relao a esse valor mdio, chama-se amplitude da onda de presso; o seu valor est relacionado com o volume ou intensidade sonora. Quando analisar os dados experimentais, ir verificar que um modelo baseado na funo seno representa um bom ajuste. No seu manual escolar poder eventualmente encontrar-se uma expresso deste tipo:

y = A sin (2 f t + )
No caso do som, que se propaga no ar como uma onda longitudinal, y refere-se variao de presso. A a amplitude da onda e f a sua frequncia. O tempo representado por t e a funo seno requer um factor de 2, quando expressa em radianos. A grandeza a fase inicial, que indica qual o estado da vibrao no incio da contagem do tempo.

OBJECTIVOS
Medir a frequncia e o perodo de ondas sonoras emitidas por um diapaso. Medir a amplitude de ondas sonoras emitidas por um diapaso. Estudar o ajuste de um modelo terico aos dados experimentais.

Fsica com a Calculadora

7-1

Experincia 7

MATERIAL NECESSRIO
Calculadora grfica TI-83 Plus ou superior Interface CBL2 Cabo de ligao Microfone Vernier Diapaso de 440 Hz com caixa de ressonncia e martelo

QUESTES PRVIAS
1. Por que razo se afinam os instrumentos antes do incio de um concerto? 2. De que modo procedem os msicos a essa afinao?

SOFTWARE
A calculadora deve ter a aplicao DATAMATE instalada. Ligue a calculadora e pressione a tecla APPS. Caso a aplicao no conste na lista (aps efectuar a ligao da calculadora ao CBL2), pressione em sequncia as teclas 2nd e LINK; com as setas de navegao, seleccione a opo RECEIVE e pressione a tecla ENTER: surgir a mensagem WAITING... No CBL2, pressione a tecla TRANSFER e aguarde a transferncia da aplicao para a calculadora. Esta operao s tem de ser realizada na primeira utilizao.

PROCEDIMENTO
1. Ligue a calculadora. Verifique se est configurada para radianos: Pressione a tecla MODE. b) Use as setas de navegao para seleccionar Radian. c) Pressione a tecla ENTER. d) Pressione sequencialmente as teclas 2nd e QUIT.
a)

2. Ligue um microfone Vernier ao canal 1 do CBL2. 3. Introduza na calculadora a equao modelo que ir testar com os seus dados experimentais: Pressione a tecla Y = . Se a equao Y1 estiver preenchida, pressione a tecla CLEAR. c) Com o teclado introduza em Y1 a equao A * sin (B*X + C) + D. d) Pressione sequencialmente as teclas 2nd e QUIT.
a) b)

4. Execute o programa DATAMATE. Procure-o em APPS, seleccione-o com as setas de navegao e prima ENTER. Pressione a tecla CLEAR. 5. A interface dever ter detectado automaticamente o microfone no canal 1. 6. conveniente, sempre que possvel, calibrar o zero do sinal recebido no canal 1 (microfone). Para isso: No menu principal seleccione SETUP. Seleccione ZERO no menu SETUP. c) Seleccione ALL CHANELS no menu SELECT CHANNEL. d) Com a sala em silncio, pressione a tecla ENTER.
a) b)

7-2

Fsica com a Calculadora

Ondas sonoras 7. Regresse ao menu principal e seleccione a opo 1 SETUP, depois a opo MODE: TIME GRAPH e faa ENTER. 8. Escolha 2: TIME GRAPH e seleccione 2: CHANGE TIME SETTINGS. Introduza, com o teclado, um intervalo entre amostras de 0,00025 s e um nmero de amostras igual a 50. Prima ENTER. Resultar um tempo total de experincia de 0,0125 s. Regresse ao menu principal seleccionando a opo 1: OK e, no menu seguinte, novamente 1: OK. 9. Coloque o microfone dentro da caixa de ressonncia do diapaso e percuta-o com o martelo. Seleccione a opo 2: START para iniciar a recolha de dados. 10. Aps terminar a recolha de dados, observe o grfico que surge no ecr da calculadora. Se no for satisfatrio, repita o ponto anterior. Desenhe o grfico obtido. 11. Use as setas de navegao para percorrer o grfico com o cursor. Anote o valor do tempo para o primeiro e o ltimo pico do grfico. Conte o nmero de ciclos completos, n. Determine o perodo T da onda sonora, dividindo o intervalo de tempo decorrido, t, pelo nmero de ciclos. Calcule o valor da frequncia, f. Confronte este valor com o que se encontra inscrito no diapaso. 12. Use novamente as setas de navegao e anote o valor de y para um mximo e um mnimo consecutivos do grfico. Calcule o valor da amplitude (metade da diferena entre o mximo e o mnimo). 13. Para verificar em que medida o modelo terico se ajusta aos dados experimentais, necessrio atribuir valores aos respectivos parmetros. A corresponde amplitude, B corresponde ao produto 2 f, C corresponde fase inicial e D pode compensar uma eventual dificuldade de calibrao do sinal do microfone. Estes parmetros C e D permitem deslocar a funo na horizontal e na vertical, respectivamente; de incio tomaremos para ambos o valor zero. Para efectuar o ajuste: a) b) c) d) e) f) No menu principal, seleccione ANALYZE. Seleccione ADD MODEL nas opes apresentadas. Seleccione em seguida CH1-MICROPHONE. Seleccione ADJUST A no menu do modelo. Introduza a sua estimativa para o valor de A e pressione ENTER. O modelo pode ainda no ser visvel no ecr, por isso pressione de novo ENTER para regressar ao menu do modelo e ajustar outros parmetros. g) Seleccione ADJUST B no menu do modelo. h) Introduza a sua estimativa para o valor de B (comece com 2 f ). Pressione ENTER. i) De modo anlogo introduza valores iniciais nulos para C e D. j) No ecr da calculadora surgiro em simultneo os grficos correspondentes aos dados experimentais e ao seu modelo. Verifique visualmente o ajuste. Se necessrio, procure melhor-lo por tentativa e erro, modificando ligeiramente os parmetros adequados. k) Depois de optimizar os quatro parmetros, registe os seus valores e escreva a equao de onda correspondente ao modelo da onda sonora estudada.
Fsica com a calculadora

7-3

Experincia 7

ANLISE
1. O seu modelo ajustou-se bem aos dados experimentais? Em que aspectos se aproximava e em que aspectos se afastava? 2. Compare os valores finais dos parmetros com os valores inicialmente introduzidos. 3. Compare igualmente os valores inicial e final da frequncia.

SUGESTES
1. Repita a experincia com outros diapases de diferentes frequncias. 2. Determine as frequncias do som emitido por vrias fontes (por exemplo, uma flauta). 3. Construa um rgo com garrafas semi-cheias de gua.

7-4

Fsica com a Calculadora

You might also like