You are on page 1of 3

Faculdade de Educao Fsica - Socorros de Urgncia EF109

Nomes: Gledson Moreira - 081515 Juliana Simplicio - 09091793 Mariane Rodrigues dos Santos - 094175 1) Como deve ser o socorro inicial de uma vtima atingida por raio? Alm das queimaduras, do que mais o socorrista deve suspeitar? Ligar para o 192 ou 193, levar vitima para um local seguro, verificar pulso e respirao e se necessrio fazer RCP, imobilizar o pescoo e fazer avaliao secundaria: movimentao ativa, reao dor, fraturas, sangramento, etc. Alm das queimaduras o socorrista deve suspeitar de leses nas seguintes reas do corpo: sistema nervoso, sistema sensorial, pele, sistema cardiovascular e a pessoa pode ser lanada ao cho ento se deve suspeitar de leso na coluna cervical. 2) Diferencie exausto por calor de intermao. Como devem ser os primeiros socorros para cada caso? Intermao: pele seca e quente normalmente avermelhada, temperatura do corpo muito elevada, coma ou quase coma e pulso forte e rpido. Primeiros socorros para intermao: ligar para o 192/193, se possvel afastar a vitima da fonte de calor e abrir as vias areas, remover o mximo de roupas possvel e resfriar o corpo com uma das seguintes opes: colocar a vitima numa banheira de gua fria (+/- 15C), borrifar, espirrar ou jogar gua no corpo da vitima, colocar compressas frias ou bolsas de gelo sob os braos, na virilha, ao redor dos tornozelos e pescoo e atrs dos joelhos ou envolver a vtima num lenol molhado e coloc-la na frente de um ventilador. Exausto: pele mida e pegajosa normalmente plida, temperatura normal ou abaixo do normal, fraqueza, tontura ou debilidade, falta de apetite e nusea e dor de cabea. Primeiros Socorros para exausto por calor: levar a vtima para um local fresco, retirar o mximo de roupas possvel, aplicar compressas frias e molhadas na pele abanar de leve, certificar-se de que a vtima no sente frio com sua tcnica de resfriamento, colocar a vtima deitada, com os ps ligeiramente levantados para aumentar a circulao sangunea no crebro, se a vtima estiver consciente, dar a ela um copo de gua fria (1/2 copo de gua a cada 10 minutos por 1 hora), se a vtima no melhorar oferecer uma bebida isotnica. Se a vtima vomitar, parar de dar fluidos e chame 192/193 ou v para o hospital, se a vtima estiver inconsciente, molh-la com gua fria usando uma esponja, chame 192/193, monitore os sinais vitais (incluindo a temperatura), medir a temperatura da vtima a cada 10/15 minutos, se estiver acima de 38,5C ou subindo chamar 192/193 e se a vtima no melhorar em 30 minutos chame 192/193. 3) O que hipotermia, como so os primeiros socorros e o que NUNCA dever ser feito?

a reduo da temperatura corporal de modo significativo. Nunca devemos dar lcool, reaquecer a vtima em banheira com gua quente e nunca por bolsas de gua quente no corpo da vtima. O aquecimento deve ser lento.Se estiver em local aberto, deve-se proteger a vtima do frio e do vento levando-a para um abrigo, remover roupas molhadas, se for o caso, assegurar de que a cabea da vtima est coberta e isolar a vtima do cho. Enrole-a num saco de dormir, protetor trmico ou cobertor e chame por 192/193. Caso a vtima esteja consciente, oferea comidas calricas como chocolate, e monitore os sinais vitais at que o socorro chegue. E, se estiver em local fechado, envolver em uma coberta leve e oferecer uma bebida quente, caso esteja totalmente consciente, e em seguida, chamar por 192/193. 4) Quais so os principais sinais em cada tipo de congelamento, como so os primeiros socorros e o que NUNCA dever ser feito? No congelamento de primeiro grau, a pele fica branca e esbranquiada, indolor. Atinge as pontas dos dedos das mos e dos ps, as pontas do nariz, do queixo, das bochechas e das orelhas. Pode-se submergir a vtima em gua quente,soprando ar aquecido no local, ou aplicando presso no local com a mao ou outra regio quente do corpo. No congelamento de segundo grau, a pele fica firme e crea, o tecido abaixo fica mole, entorpecido. Deve ser fornecido coberta seco e calor constantemente ou submergir a vtima em gua morna. No congelamento de terceiro grau, toda a espessura tecidual afetada. O tecido abaixo da pele fica slido, branco creo com colorao prpura. Colocar roupas secas sobre a rea congelada, submerso em gua morna, fazer o reaquecimento por imerso em gua quente entre 37,7C e 43,3C e manter a temperatura central do corpo. Em todos os casos, NUNCA se deve esfregar a pele da vtima, podendo causar danos teciduais permanentes pela frico. 5) Quais so os primeiros socorros para doenas relacionadas altitude? Deve-se primeiramente avisar a base para que seja providenciada uma equipe de resgate para o problema. Levar a vtima para o local mais baixo possvel(caminhando, carregada ou de maca), estimular a vtima a tomar gua, caso esteja consciente e, se os sintomas cederem, manter a vtima em repouso por 12 a 24 horas. 6) Quais so os sintomas especficos da embolia e da doena da descompresso? E quais so os sintomas comuns aos dois quadros? Descreva os procedimentos de primeiros socorros.

A embolia tem como sintomas especficos: sangue espumoso no nariz e boca, edema e crepitao do pescoo, perda ou distoro da memria, parada cardaca ou respiratria e mudana de comportamento. E os sintomas especficos da descompresso so: edema das extremidades, dor de cabea como uma enxaqueca, asfixia ou tosse e incapacidade de urinar. Os sinais comuns aos dois quadros so: pele com prurido, erupes e manchas; tontura, dificuldade para respirar, dor no peito, viso embaada ou distorcida, distoro dos sentidos, surdez parcial, nuseas e vmitos, entorpecimento ou paralisia, falta de coordenao ou anadar cambaleante e dor intensa e profunda em msculos, articulaes e tendes. preciso chamar pelo socorro 192/193, e se nao houver leso de leso medular, colocar a vitima virada para o lado esquerdo, inclinar todo o corpo po 15 mantendo a cabea baixada para forar a permanncia de bolhas de ar ou gs no abdome, fazer RCP, se necessrio e monitor a vtima continuamente.

You might also like