You are on page 1of 2

Introduo Paulo Rgis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife.

Foi alfabetizado pela me, que o ensina a escrever com pequenos galhos de rvore no quintal da casa da famlia. Com 10 anos de idade, a famlia mudou para a cidade de Jaboato. Biografia Na adolescncia comeou a desenvolver um grande interesse pela lngua portuguesa. Com 22 anos de idade, Paulo Freire comea a estudar Direito na Faculdade de Direito do Recife. Enquanto cursava a faculdade de direito, casou-se com a professora primria Elza Maia Costa Oliveira. Com a esposa, tem teve cinco filhos e comeou a lecionar no Colgio Oswaldo Cruz em Recife. No ano de 1947 foi contratado para dirigir o departamento de educao e cultura do Sesi, onde entra em contato com a alfabetizao de adultos. Em 1958 participa de um congresso educacional na cidade do Rio de Janeiro. Neste congresso, apresenta um trabalho importante sobre educao e princpios de alfabetizao. De acordo com suas idias, a alfabetizao de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crtica e atuante na vida social e poltica. No comeo de 1964, foi convidado pelo presidente Joo Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetizao. Logo aps o golpe militar, o mtodo de alfabetizao de Paulo Freire foi considerado uma ameaa ordem, pelos militares.Viveu no exlio no Chile e na Sua, onde continuou produzindo conhecimento na rea de educao. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lanada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu mtodo de alfabetizao de adultos. Retornou ao Brasil no ano de 1979, aps a Lei da Anistia. Durante a prefeitura de Luiza Erundina, em So Paulo, exerceu o cargo de secretrio municipal da Educao. Depois deste importante cargo, onde realizou um belo trabalho, comeou a assessorar projetos culturais na Amrica Latina e frica. Morreu na cidade de So Paulo, de infarto, em 2/5/1997. Obras do educador Paulo Freire: A propsito de uma administrao. Recife: Imprensa Universitria, 1961. Conscientizao e alfabetizao: uma nova viso do processo. Estudos Universitrios Revista de Cultura da Universidade do Recife. Nmero 4, 1963: 5-22. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970. Educao e mudana. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.

A importncia do ato de ler em trs artigos que se completam. So Paulo: Cortez Editora, 1982. A educao na cidade. So Paulo: Cortez Editora, 1991. Pedagogia da esperana. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1992. Poltica e educao. So Paulo: Cortez Editora, 1993. Cartas a Cristina. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1974. sombra desta mangueira. So Paulo: Editora Olho dgua, 1995. Pedagogia da autonomia. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1997. Mudar difcil, mas possvel (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b. Pedagogia da indignao. So Paulo: UNESP, 2000. Educao e atualidade brasileira. So Paulo: Cortez Editora, 2001.

David Ausubel: Vida Y Obra


David Paul Ausubel naci en Nueva York, Estados Unidos el 25 de octubre de 1918. Provena de una familia juda que haba emigrado desde Europa Central. En las universidades de Pennsylvania y Middlesex se form en los campos de medicina y psicologa. Tras dicha formacin fundi como cirujano asistente, y psiquiatra para el servicio pblico de salud de la nacin Estadounidense posterior a la guerra mundial. Bajo el manto laboral de las Naciones Unida, trabaj en Alemania tratando a los refugiados. Posterior a sus estudios de psiquiatra, comenz a estudiar en la Universidad de Columbia hasta obtener un dotorado en psicologa del desarrollo. Para la dcada de 1950 se dispuso a trabajar en un proyecto investigativo de la Universidad de Illinois; hizo numerosas publicaciones sobre psicologa cognitiva. Ejerci la docencia en el Instituto de Estudios de la Educacin de Ontario, y en algunas universidades europeas. Fue asignado para la direccin del departamento de psicologa educacional para postgrados en la universidad de Nueva York. En la previamente mencionada institucin, trabaj Ausubel hasta el momento de su jubilacin en 1975. En 1976 la Asociacin Americana de Psicologa premia a Ausubel por su aporte a la psicologa de la educacin. Ms tarde comenz a ejercer nuevamente en la psiquiatra en un instituto psiquitrico infantil. El 9 de Julio del 2008, a los 90 aos de edad, el magnate de la psicologa educativa falleci. El 9 de julio del 2008 a los 90 aos.

La teora del aprendizaje significativo de David Ausubel surge alrededor de los aos 70 en complemento a la teora del aprendizaje por descubrimiento de Jerome Bruner. Durante sta dcada, en las escuelas se estaba tomando un acercamiento constructivista a la educacin, es decir, garantizarles a los sujetos de aprendizaje la posibilidad de construir su propio conocimiento. Esta premisa se encuentra en el hecho de que si bien es cierto que una persona puede adquirir conocimientos...

You might also like