You are on page 1of 9

ISSN 1517-5278

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)1

147

Taxonomia e Nomenclatura
De acordo com o sistema de classificao baseado no The Angiosperm Phylogeny Group (APG) II, a posio taxonmica de Luehea divaricata obedece seguinte hierarquia: Diviso: Angiospermae Clado: Eurosdeas II Ordem: Malvales Famlia: Malvaceae Gnero: Luehea Espcie: Luehea divaricata Martius & Zucarini
Aoita-cavalo, detalhes (folha, flor, sementes). Fotos: Paulo Ernani Ramalho Carvalho

Colombo, PR Outubro, 2008

Publicao: Nov. Gen. Sp. Pl. 1: 101, tab. 63, 1824. Sinonmia botnica: Thespesia brasiliensis Sprengel. (1826); Brotera mediterranea Vell. (1827); Alegria divaricata (Martius) Stuntz. (1914) Nomes vulgares por Unidades da Federao: na Bahia, estriveira e ivitinga; em Gois, aoita-cavalo; em Minas Gerais, aoita-cavalo e ivatingui; no Paran, aoita-cavalo, aoite-cavalo, salta-cavalo e soita-cavalo; no Rio Grande do Sul, aoita-cavalo, aoitacavalo-vermelho; no Estado do Rio de Janeiro, aoite-cavalo e saco-de-gamb; em Santa Catarina, aoita-cavalo, aoita-cavalos e pau-de-canga e no Estado de So Paulo: aoita-cavalo, aoita-cavalo-do-mido, aoita-cavalos, aoita-cavalos-branco, aoite-cavalo, estriveira, ibitinga, ivantingui, salta-cavalo e vatinga. Nota: nos seguintes nomes vulgares, no foi encontrada a devida correspondncia com as Unidades da Federao: guaxima-do-campo; ibatingui; ivitingui; luitingui; mutamba; soita e ubatinga. Nomes vulgares no exterior: na Argentina, azota caballo e rbol de San Francisco; no Uruguai, Francisco Alvarez, e no Paraguai, kaa oveti. Etimologia: o nome genrico Luehea em homenagem a Karl Von der Lhe, famoso botnico austraco, criador da obra Hymnus an Flora und Ceres. A grafia original Lhea passou a ser Luehea, segundo o Artigo 73.6 do Cdigo Internacional de Nomenclatura Botnica; o epteto especfico divaricata em aluso
1

Autor
Paulo Ernani Ramalho Carvalho Engenheiro Florestal, Doutor, Pesquisador da Embrapa Florestas. ernani@cnpf.embrapa.br

Extrado de: CARVALHO, P. E. R. Espcies arbreas brasileiras. Braslia, DF: Embrapa Informao Tecnolgica; Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1.

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

ao aspecto divaricado dos pednculos e pedicelos da inflorescncia. Em tupi-guarani, conhecido como ivatingi, que significa fruto-que-aborrece. O nome vulgar aoita-cavalo advm da flexibilidade dos galhos e do seu uso como chicote para animais.

deiscncia loculicida na sua extremidade, apresentando cinco a quinze sementes por fruto. Sementes: so pequenas, providas de alas agudas, de colorao dourado-brilhante, com ncleo seminal pequeno na extremidade da asa, e colorao marromclaro.

Descrio Botnica
Forma biolgica e estacionalidade: arbrea (arvoreta a rvore), de carter decduo. As rvores maiores atingem dimenses prximas a 30 m de altura e 100 cm de DAP (dimetro altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta. Tronco: tortuoso, nodoso, com reentrncias, base alargada com sapopemas. O fuste geralmente curto. Contudo, no interior da floresta, forma fustes quase retos, medindo at 10 m de comprimento. Ramificao: irregular e simpdica. A copa larga e densa, com folhagem caracterstica. Casca: mede at 25 mm de espessura. A superfcie da casca externa ou ritidoma pardo-acinzentada-escura, spera, levemente fissurada com escamas retangulares e pequenas. A casca interna avermelhada, fibrosa, e com estrias esbranquiadas. Folhas: so simples, alternas, dsticas, com estpulas, irregularmente serreadas, com trs nervuras longitudinais tpicas, discolores, speras na face ventral e tomentosas na face dorsal, com lmina foliar medindo de 4,5 a 15 cm de comprimento e 2 a 6,5 cm de largura; pecolo ferruginoso, com at 1 cm de comprimento. Inflorescncias: apresentam-se em cimeiras dicotmicas, terminais e axilares, divergentes e multifloras. Flores: so hermafroditas, com vistosas ptalas rseas, roxas ou raramente brancas, chegando a medir 2,5 cm de comprimento. Fruto: uma cpsula lobada de valvas lenhosas, oblonga, pentalocular, de colorao castanha, com densa pilosidade ferrugnea cobrindo inteiramente o tegumento e o pedicelo do fruto, com 2 a 3 cm de comprimento, abrindo-se em cinco fendas. Apresenta

Biologia Reprodutiva e Eventos Fenolgicos


Sistema sexual: essa espcie hermafrodita. Vetor de polinizao: principalmente as abelhas, destacando-se Apis mellifera (abelha-europia ou abelha-africanizada), e esporadicamente os beija-flores. Florao: de dezembro a abril, no Paran; de novembro a julho, em Minas Gerais; de janeiro a maro, no Rio Grande do Sul, e de maro a julho, no Estado de So Paulo. Frutificao: os frutos amadurecem de fevereiro a julho, em Minas Gerais; de abril a outubro, no Estado de So Paulo e, de maio a julho, no Paran e no Rio Grande do Sul. O processo reprodutivo inicia precocemente, por volta dos 2 anos de idade, em plantios. Disperso de frutos e sementes: anemocrica, pelo vento.

Ocorrncia Natural
Latitudes: de 9 15' S, em Alagoas a 31 30' S, no Rio Grande do Sul. Variao altitudinal: de 30 m, no Rio Grande do Sul at 1.400 m de altitude, em Minas Gerais. Distribuio geogrfica: Luehea divaricata ocorre de forma natural no nordeste da Argentina, no leste do Paraguai, e no norte do Uruguai. No Brasil, essa espcie ocorre nas seguintes Unidades da Federao (Fig. 1): Alagoas. Bahia. Distrito Federal. Esprito Santo. Gois.

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

Mato Grosso. Mato Grosso do Sul. Minas Gerais. Paran.

Estado do Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul. Santa Catarina. Estado de So Paulo.

Fig. 1. Locais identificados de ocorrncia natural de aoita-cavalo no Brasil.

Aspectos Ecolgicos
Grupo ecolgico ou sucessional: espcie secundria inicial a secundria tardia, ou clmax exigente de luz. Importncia sociolgica: espcie comum na vegetao secundria, principalmente em capoeiras e invadindo as pastagens. As rvores so longevas.

Biomas / Tipos de vegetao e Outras Formaes Vegetacionais


Bioma Mata Atlntica Floresta Ombrfila Densa (Floresta Tropical Pluvial Atlntica), na formao das Terras Baixas, no Estado do Rio de Janeiro.

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

Floresta Ombrfila Mista (Floresta com presena de Araucria), na formao Montana, no Paran, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com freqncia de at 46 indivduos por hectare. Floresta Estacional Semidecidual (Floresta Tropical Subcaduciflia), nas formaes Submontana e Montana, em Minas Gerais, no Paran e no Estado de So Paulo, com freqncia de at 14 indivduos por hectare. Floresta Estacional Decidual (Floresta Tropical Caduciflia), nas formaes das Terras Baixas, Submontana e Montana, em Gois, e em Minas Gerais, com freqncia de at 25 indivduos por hectare. Bioma Cerrado Savana Florestada ou Cerrado, no Estado de So Paulo, onde ocorre eventualmente. Savana ou cerrado stricto sensu, em Mato Grosso, em Minas Gerais, e no Estado de So Paulo, com freqncia de at 21 rvores por hectare. Bioma Caatinga Savana-Estpica ou Caatinga arbreo-arbustiva do Serto rido, em Minas Gerais. Bioma Pampas Campos, no Rio Grande do Sul. Outras formaes vegetacionais Ambiente fluvial ou riprio, no Distrito Federal, em Gois, em Minas Gerais, no Paran, em Santa Catarina e no Estado de So Paulo, com freqncia de at 31 indivduos por hectare. Floresta de brejo, na Regio de Campinas, SP. Mata de pau-ferro (Myracrodruon balansae), no Rio Grande do Sul, com freqncia de at 20 indivduos por hectare. Fora do Brasil, ocorre na Selva Misionera, em Misiones, Argentina, com freqncia de at 7 exemplares por hectare.

Clima
Precipitao pluvial mdia anual: de 700 mm, na Bahia, a 2.200 mm, em Santa Catarina. Regime de precipitaes: chuvas uniformemente distribudas, na Regio Sul (excetuando-se o norte do Paran), e chuvas peridicas, com chuvas concentradas no vero, nas demais regies. Deficincia hdrica: nula na Regio Sul, de moderada a forte, com um perodo seco de maio a setembro, na regio central de Minas Gerais, no planalto de Conquista, na Bahia, e no Estado do Rio de Janeiro. Temperatura mdia anual: 13,2 C (So Joaquim, SC) a 23,5 C (Itaperuna, RJ / Senhor do Bonfim, BA). Temperatura mdia do ms mais frio: 9,4 C (So Joaquim, SC) a 20,7 C (Senhor do Bonfim, BA). Temperatura mdia do ms mais quente: 17,2 C (So Joaquim, SC) a 26,6 C (Braslia, DF). Temperatura mnima absoluta: - 10,4 C (Caador, SC). Na relva, a temperatura mnima absoluta pode chegar at 15 C. Geadas: so freqentes no inverno, no planalto sulbrasileiro. Mdia de zero a 30; mxima absoluta de 57 geadas, na Regio Sul. Classificao Climtica de Koeppen: subtropical mido (Cfa e Cfb); subtropical de altitude (Cwa e Cwb) e tropical (Af, As e Aw).

Solos
Luehea divaricata vegeta indiferentemente em terrenos secos ou midos, rasos e pedregosos, com drenagem regular e textura que varia de franca a argilosa.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser coletados quando mudam a colorao de verde para marrom-claro, antes da deiscncia ou quando a iniciam. Aps a coleta, devem ser postos sob lonas ou bandejas e secos sombra. Em seguida, por exposio gradativa

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

ao sol, completada a deiscncia. Todavia, para que ocorra liberao total das sementes, recomenda-se a agitao dos frutos. Nmero de sementes por quilo: 150 mil; 200 mil a 263.000. Em 1 kg de frutos h aproximadamente 20 g de sementes. Tratamento pr-germinativo: no h necessidade. Contudo, a imerso em gua fria, por 2 horas, antes da semeadura, pode acelerar a germinao. Longevidade e armazenamento: a viabilidade das sementes muito varivel. Sementes semeadas aps 60 dias da colheita germinaram 50 % menos do que sementes semeadas imediatamente aps a coleta. Contudo, existe relato de 45,5 % de germinao com sementes armazenadas por 22 meses e apenas 17 % com sementes armazenadas por um ms. Germinao em laboratrio: os testes de germinao em sementes dessa espcie devem ser feitos em casa de vegetao climatizada (temperatura mdia de 25 C, umidade relativa 80 %) ou em casa de vegetao no climatizada (temperatura mdia em torno de 30 C e sem acompanhamento da UR). Nessas condies a faculdade germinativa variou de 76,8 % a 85,1 %. Alguns autores recomendam, para germinao de sementes dessa espcie, que a semeadura seja efetuada sobre os substratos, em temperaturas de 25 C a 30 C.

apresentam pegamento baixo, no campo. Associao simbitica: Luehea um gnero tipicamente ectomicorrzico. Contudo, tambm colonizado por fungos micorrzicos arbusculares, apresentando uma resposta altamente responsiva a adio conjunta de superfosfato e de fungos Glomus etunicatum e Gigaspora margarita. Cuidados especiais: o plantio por mudas de raiz nua apresenta boa porcentagem de pegamento. Recomenda-se o uso de tela sombrite de 50 % de intensidade luminosa, durante os dias mais quentes.

Caractersticas Silviculturais
O aoita-cavalo uma espcie helifila, que tolera sombreamento na fase juvenil; tolerante a baixas temperaturas, mas sofre com geadas tardias. Hbito: apresenta acamamento do caule, ramificao pesada e formao de multitroncos. Tem a tendncia de formar touceiras. Os plantios em vegetao matricial arbrea ou em espaamento apertado corrigem gradativamente a forma, evitando ramificaes precoces. Essa espcie no apresenta desrama natural, devendo sofrer poda de conduo ou desrama, para a formao de um nico tronco. Mtodos de regenerao: o plantio puro, a pleno sol, deve ser evitado, pois causa esgalhamento precoce. Recomenda-se plantio misto, associado com espcies pioneiras ou em vegetao matricial, em faixas abertas na capoeira e plantada em linhas ou em grupos. Regenera-se atravs de brotaes vigorosas do toco. Sistemas agroflorestais (SAFs): a espcie recomendada para sistemas silvipastoris, como rvore de sombra para abrigo do gado. Em Minas Gerais, recomendada para o sombreamento em pastagens, apresentando copa irregular, propiciando sombra mdia, dando um dimetro de sombra de 4 m a 5 m.

Produo de Mudas
Semeadura: em sementeiras e depois repicar as plntulas para sacos de polietileno, com dimenses mnimas de 20 cm de altura e 7 cm de dimetro, ou em tubetes de polipropileno grande. Recomenda-se efetuar a repicagem 4 a 8 semanas aps a germinao. Germinao: epgea ou fanerocotiledonar. A emergncia tem incio de 8 a 74 dias aps a semeadura. O poder germinativo varivel e irregular, entre 20 % e 85 %. As mudas atingem porte adequado para plantio em cerca de 6 meses aps a semeadura. Contudo, mudas com mais de 50 cm de altura, em sacos de polietileno,

Crescimento e Produo
O aoita-cavalo apresenta crescimento lento, que varia em funo do stio e de tratos culturais. A produtividade volumtrica mxima registrada 7,10 m3.ha-1.ano-1, aos 9 anos. Contudo, deve-se

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

ressaltar as altas taxas de sobrevivncia obtidas nos plantios, variando de 72 % a 100 %.

Caractersticas da Madeira
Massa especfica aparente (densidade): a madeira do aoita-cavalo moderadamente densa (0,56 a 0,70 g.cm-3), a 15% de umidade. Massa especfica bsica: 0,53 g.cm-3. Cor: o alburno e o cerne no so muito diferenciados, de colorao bege-clara ou acinzentada, uniforme, s vezes com tonalidade rsea e estriada. Caractersticas gerais: superfcie sem brilho, lisa ao tato; textura mdia a grossa; gr direita a ligeiramente oblqua. Odor e gosto indistintos. Durabilidade natural: em condies adversas, considerada de baixa resistncia ao ataque de organismos xilfagos. Preservao: recomenda-se que seja submetida a tratamentos preservantes. Em tratamento experimental sob presso, demonstrou ser permevel s solues preservantes. Secagem: a madeira seca rapidamente ao ar, com pequena ocorrncia de empenamento. A secagem artificial tambm rpida, mas deve ser adequadamente conduzida para evitar empenamento. Trabalhabilidade: fcil, propiciando bom acabamento. Outras caractersticas: caracteres anatmicos, propriedades fsicas e mecnicas da madeira dessa espcie so encontrados em Fichas de caractersticas das madeiras brasileiras, de 1989.

A madeira dessa espcie indicada tambm para postes, dormentes, laminao, tornearia, moures e esculturas. usada para peas curvadas e cadeiras de balano. Dos galhos, fazem-se chicotes. Na Regio Metropolitana de Curitiba, PR utilizvel para cabos de ferramentas ou de utenslios domsticos. A madeira dessa espcie considerada uma das melhores para a fabricao de coronhas de armas de fogo, conforme experincias realizadas pela Fbrica de Armas de Itajub, MG. Energia: lenha e carvo de qualidade inferior. Celulose e papel: espcie adequada para esse uso. No processo com sulfito, se desfibra facilmente. O comprimento das fibras de 1,25 mm e o teor de lignina com cinzas de 26,33 %. Fibras e mucilagens: so extradas da casca. leo: das flores extrai-se leo essencial. Resina: extrai-se do tronco. Constituintes fitoqumicos: presena de antra-derivados, esterides e triterpenides, na casca e no lenho. Substncias tanantes: a casca muito valorizada por conter tanino, sendo empregada nos curtumes. Todavia, alguns autores relatam que no encontraram a presena de tanino na casca e no lenho. Alimentao animal: a forragem dessa espcie apresenta 12 % de protena bruta e 12,7 % de tanino, sendo imprpria como forrageira. Apcola: as flores do aoita-cavalo so melferas, produzindo plen e nctar. O mel medicinal e apresenta propriedades expectorantes. Medicinal: o aoita-cavalo muito usado em medicina popular. A casca indicada no tratamento do reumatismo, sendo usada tambm contra disenteria. Na forma de infuso, apresenta efeito adstringente na limpeza de lceras internas e de feridas. Os ndios de vrias etnias do Paran e de Santa Catarina usam as folhas e a casca do caule do aoitacavalo para descolorir o cabelo, no tratamento de bronquite, no combate aos vermes e na cura do cncer, gastrite e m digesto.

Produtos e Utilizaes
Madeira serrada e rolia: a madeira de aoita-cavalo indicada para confeco de estrutura de mveis, hlices de avio, caixas, embalagens, artefatos de madeira, saltos para calados, peas torneadas e compensadas e confeco de contraplacados; em construo civil, usada para tacos, ripas, molduras, cordes, guarnies, rodaps, caibros, esquadrias, forros, tabuados e vigamentos; frmas de calados, cabos de vassoura e instrumentos musicais; selas, cangalhas e escovas.

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

Paisagstico: pela beleza das flores, recomenda-se o uso do aoita-cavalo em arborizao de rodovias, praas e em parques. Plantio com finalidade ambiental: recomendado para plantios em reas de preservao permanente, em encostas ngremes, margens de rios e em reas com o solo permanentemente encharcado. Suporta inundaes peridicas de rpida durao e encharcamento moderado. No Estado de So Paulo, o aoita-cavalo apresentou baixa tolerncia inundao, aps perodo de 34 dias. tambm recomendado para controle de voorocas.

BAGGIO, A. J.; CARPANEZZI, A. A. Explorao seletiva do sub-bosque: uma alternativa para aumentar a rentabilidade dos bracatingais. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1998. 17 p. (EMBRAPA-CNPF. Circular tcnica, 28). BARBOSA, J. M.; PISCIOTTANO, W. A.; SANTOS, M. R. O. Germinao de sementes de Luehea divaricata Mart. para fins de padronizao de substratos e temperaturas em anlises de sementes florestais. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 47., 1996, Nova Friburgo. Resumos. Rio de Janeiro: Sociedade Botnica do Brasil, 1996. p. 463. BARROSO, G. M.; MORIM, M. P.; PEIXOTO, A. L.; ICHASO, C. L. F. Frutos e sementes: morfologia aplicada sistemtica de dicotiledneas. Viosa, MG: Universidade Federal de Viosa, 1999. 443 p. BASTOS, E. M.; BRANDO, M.; CASTELOIS, I. L.; SOARES, A. E. E. Inventrio da flora apcola do Cerrado no Estado de Minas Gerais: I. Municpio de Cardeal Mota. Daphne, Belo Horizonte, v. 8, n. 3, p. 44-50, jul. 1998. BRANDO, M. Plantas medicamentosas do Cerrado mineiro. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v. 15, n. 168, p. 1520, 1991. BRANDO, M.; FERREIRA, P. B. D. Flora apcola do Cerrado. Informe Agropecurio, Belo Horizonte, v. 15, n. 168, p. 7-14, 1991. BRANDO, M.; LACA-BUENDIA, J. P. O gnero Luehea Willd (Tiliaceae) no Estado de Minas Gerais. Daphne, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 38-45, jul. 1993. CAMPOS, J. C. de; LANDGRAF, P. R. C. Anlise da regenerao natural de espcies florestais em matas ciliares de acordo com a distncia da margem do lago. Cincia Florestal, Santa Maria, v. 11, n. 2, p. 143-151, 2001. CNDIDO, J. F. Ensaios e observaes com sementes de espcies florestais. Viosa, MG: Universidade Federal de Viosa, 1992. 43 p. (SIF. Documentos, 4). CARNEIRO, M. A. C; SIQUEIRA, J. O.; DAVIDE, A. C.; GOMES, L. J.; CURI, N.; VALE, F. R. do. Fungo micorrzico e superfosfato no crescimento de espcies arbreas tropicais. Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 50, p. 21-36, dez. 1996. CORREA, M. P. Dicionrio das plantas teis do Brasil e das exticas cultivadas. Rio de Janeiro: Servio de Informao Agrcola, 1984. v. 1. CRONQUIST, A. An integral system of classification of flowering plants. New York: Columbia University Press, 1981. 396 p. CUNHA, M. C. da S. Reviso das espcies do gnero Luehea Willd. (Tiliaceae), ocorrentes no Estado do Rio de Janeiro. Sellowia, Itaja, n. 37, p. 5-41, 1985. DURIGAN, G.; FIGLIOLIA, M. B.; KAWABATA, M.; GARRIDO, M. A. de O.; BAITELLO, J. B. Sementes e mudas de rvores tropicais. So Paulo: Pginas & Letras, 1997. 65 p. FELFILI, J. M.; NOGUEIRA, P. E.; SILVA JNIOR, M. C. da; MARIMON, B. S.; DELITTI, W. B. C. Composio florstica e fitossociologia do Cerrado sentido restrito no Municpio de gua Boa - MT. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 16, n. 1, p. 103-112, 2002.

Principais Pragas
Besouros da famlia Scolytidae e Serradores cerambicdeos: Oncideres saga saga, Oncideres dejeani e Oncideres ulcerosa.

Espcies Afins
O gnero Luehea Willd., essencialmente neotropical, ocorre do sul do Mxico, incluindo as Antilhas, at o Uruguai e Argentina. Atualmente, existem cerca de 25 espcies e trs variedades, das quais doze espcies e uma variedade ocorrem no Brasil, sendo sua maior concentrao nas regies Sudeste e Centro-Oeste. Vrias espcies so muito parecidas entre si, recebendo os mesmos nomes vulgares e tendo idnticos usos. A espcie mais prxima de Luehea divaricata Luehea paniculata Mart. & Zucc. Apresenta folhas mais coriceas e a cpsula chega a medir at 2 cm de comprimento.

Literatura Recomendada
THE ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG II. Botanical Journal of the Linnean Society, London, v. 141, p. 399-436, 2003. AUTO, P. C. C. Unidades de conservao de Alagoas. Macei: IBAMA, Superintendncia Estadual de Alagoas, 1998. 239 p. AZEVEDO, M. A. M. de; BOVINI, M. G.; VALENTE, M. da C. Tiliaceae Juss. ocorrentes no entorno do Jardim Botnico do Rio de Janeiro. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 50., 1999, Blumenau. Programa e resumos. Blumenau: Sociedade Botnica do Brasil, 1999. p. 75.

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

GIRARDI-DEIRO, A. M.; GONALVES, J. O. N.; GONZAGA, S. S. Campos naturais ocorrentes nos diferentes tipos de solo no Municpio de Bag, RS. 2: fisionomia e composio florstica. Iheringia: Srie Botnica, Porto Alegre, n. 42, p. 55-79, 1992. GRELA, I. A. Evaluacin del estado sucesional de un bosque subtropical de quebradas en el norte de Uruguay. Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 17, n. 2, p. 315-324, 2003. GUIMARES, E. F.; MAUTONE, L.; MATTOS FILHO, A. de. Consideraes sobre a floresta pluvial baixo-montana: composio florstica em rea remanescente no Municpio de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro. Boletim FBCN, Rio de Janeiro, v. 23, p. 45-53, 1988. IBGE. Diretoria de Geocincias. Mapa de biomas do Brasil: primeira aproximao. Rio de Janeiro, 2004. 1 mapa; 110 cm x 92 cm. Escala 1:5.000.000. IBGE. Diretoria de Geocincias. Mapa de vegetao do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro, 2004. 1 mapa; 110 cm x 92 cm. Escala 1:5.000.000. JANKOWSKY, I. P.; CHIMELO, J. P.; CAVANCANTE, A. de A.; GALINA, I. C. M.; NAGAMURA, J. C. S. Madeiras brasileiras. Caxias do Sul: Spectrum, 1990. 172 p. KUHLMANN, M.; KUHN, E. A flora do Distrito de Ibiti. So Paulo: Instituto de Botnica, 1947. 221 p. LEITE, P. F.; KLEIN, R. M.; PASTORE, U.; COURA NETO, A. B. A vegetao da rea de influncia do Reservatrio da Usina Hidreltrica de Ilha Grande (PR/MS): levantamento na escala 1:250.000. Braslia, DF: IBGE, 1986. 52 p. LEME, M. C. J.; DURIGAN, M. E.; RAMOS, A. Avaliao do potencial forrageiro de espcies florestais. In: SEMINRIO SOBRE SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA REGIO SUL DO BRASIL, 1., 1994, Colombo. Anais. Colombo: EMBRAPACNPF, 1994. p. 147-155. (EMBRAPA-CNPF. Documentos, 26). LINK, D.; COSTA, E. C.; ALVAREZ FILHO, A.; CARVALHO, S.; TARRAG, M. F. S. Serrador: levantamento das espcies, pocas de ocorrncia e especificidade hospedeira (Coleoptera, Cerambycidae). 2. Oncideres spp. e plantas hospedeiras. In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL, 5., 1984, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Prefeitura Municipal, 1984. v. 2, p. 244254. LONGHI, R. A. Livro das rvores: rvores e arvoretas do sul. Porto Alegre: L & PM, 1995. 174 p. LONGHI, S. J. Aspectos fitossociolgicos de uma floresta natural de Astronium balansae Engl., no Rio Grande do Sul. Revista do Centro de Cincias Rurais, Santa Maria, v. 17, n. 1/2, p. 49-61, 1987. LOPES, B. C.; FERREIRA, M. B. D.; BRANDO, M. Sombreamento em pastagens: espcies recomendadas para as diversas regies do Estado de Minas Gerais. Daphne, Belo Horizonte, v. 6, n. 4, p. 7-15, out. 1996. LOPES, J. C.; THOMAZ, L. D.; AREAS, H. A.; SILVA, D. M. Levantamento florstico e fitossociolgico dos remanescente de Mata Atlntica no Parque Nacional do Capara Ibitirama ES. In: CONGRESSO E EXPOSIO INTERNACIONAL SOBRE FLORESTAS, 6., 2000, Porto Seguro. Resumos tcnicos. Rio de Janeiro: Instituto Ambiental Biosfera, 2000. p. 325-326.

LOPEZ, J. A.; LITTLE, E. L.; RITZ, G. F.; ROMBOLD, J. S.; HAHN, W. J. Arboles comunes del Paraguay. Washington: Peace Corps, 1987. 425 p. LORENZI, H. rvores brasileiras: manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. 4. ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2002. v. 1, 368 p. MAINIERI, C.; CHIMELO, J. P. Fichas de caractersticas das madeiras brasileiras. So Paulo: IPT, 1989. 418 p. MARCHETTI, E. R. poca de coleta, semeadura, tratamento pr-germinativo e mtodos de semeadura de espcies florestais cultivadas no Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO FLORESTAL ESTADUAL, 5., 1984, Nova Prata. Anais. Nova Prata: Prefeitura Municipal, 1984. v. 2, p. 524-532. MARIMON, B. S.; VARELLA, R. F.; MARIMON JNIOR, B. H. Fitossociologia de uma rea de cerrado de encosta em Nova Xavantina, Mato Grosso. Boletim do Herbrio Ezechias Paulo Heringer, Braslia, DF, v. 3, p. 82-101, 1998. MARQUESINI, N. R. Plantas usadas como medicinais pelos ndios do Paran e Santa Catarina, Sul do Brasil: guarani, kaingang, xokleng, ava-guarani, kra e cayu. 1995. 290 f. Tese (Mestrado em Botnica). Setor de Cincias Biolgicas, Universidade Federal do Paran, Curitiba. MARTINEZ-CROVETTO, R. Esquema fitogeogrfico de la Provincia de Misiones (Repblica Argentina). Bonplandia, Corrientes, v. 1, n. 3, p. 171-223, 1963. MATTOS, J. R. Tiliaceae do Rio Grande do Sul. Roesslria, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 81-93, 1980. MORELLATO, L. P. C. Estudo da fenologia de rvores, arbustos e lianas de uma floresta semi-decdua no sudeste do Brasil. 1991. 176 f. Tese (Doutorado em Biologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. MUNHOZ, C. B. R.; PROENA, C. E. B. Composio florstica do Municpio de Alto Paraso de Gois na Chapada dos Veadeiros. Boletim do Herbrio Ezechias Paulo Heringer, Braslia, DF, v. 3, p. 102-150, 1998. PERIN, J. E.; CECHIN, E.; ATAIDES, P. R. V.; KURTZ, F. C.; MORAIS, S. M. J.; HOPPE, J. M. Teste de germinao em sementes de aoita-cavalo (Luehea divaricata Mart. & Zucc. Tiliaceae), a nvel de viveiro. Informativo Abrates, Braslia, DF, v. 7, n. 1/2, p. 232, 1997. PIRANI, J. R.; CORTOPASSI-LAURINO, M. Flores e abelhas em So Paulo. So Paulo: EDUSP: FAPESP, 1993. 192 p. SADDI, N. Primeira contribuio sobre a flora de Humboldt (Aripuan, Mato Grosso). In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTNICA, 26., 1975, Rio de Janeiro. Trabalhos. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Cincias, 1977. p. 519-568. SAKITA, M. N.; VALLILO, M. I. Estudos fitoqumicos preliminares em espcies florestais do Parque Estadual do Morro do Diabo, Estado de So Paulo. Revista do Instituto Florestal, So Paulo, v. 2, n. 2, p. 215-226, 1990. SALVADOR, J. L. G. Consideraes sobre as matas ciliares e a implantao de reflorestamentos mistos nas margens de rios e reservatrios. So Paulo: CESP, 1987. 29 p. (CESP. Srie divulgao e informao, 105).

Aoita-Cavalo (Luehea divaricata)

SANTOS, R. M. dos; VIEIRA, F. de A.; GUSMO, E.; NUNES, Y. R. F. Florstica e estrutura de uma Floresta Estacional Decidual, no Parque Municipal da Sapucaia, Montes Claros (MG). Cerne, Lavras, v. 13, n. 3, p. 248-256, jul./set. 2007. SOARES, Z. F.; MARTAU, L.; AGUIAR, L. W.; BUENO, O. L.; BUSELATO, T. C. Nota sobre o levantamento florstico dos arredores da Usina Hidreltrica de Itaba, Municpio de Arroio do Tigre e Jlio de Castilhos, RS, Brasil. Iheringia: Srie Botnica, Porto Alegre, n. 25, p. 3-16, 1979. SOUZA, B. M.; ESTEVES, G. L. Tiliaceae. In: WANDERLEY, M. das G. L.; SHEPERD, G. J.; GIULIETTI, A. M.; MELHEM, T. S.; BITTRICH, V.; KAMEYAMA, C. (Ed.). Flora fanerogmica do Estado de So Paulo. So Paulo: FAPESP: HUCITEC, 2002. v. 2, p. 331-341. SOUZA, M. C. de; CISLINSKI, J.; ROMAGNOLO, M. B. Levantamento florstico. In: VAZZOLER, A. E. A. de M.; AGOSTINHO, A. A.; HAHN, N. S. (Org.). A plancie de inundao do Alto Rio Paran: aspectos fsicos, biolgicos e socio-econmicos. Maring: Universidade Estadual de Maring, Nuplia, 1997. p. 343-368. SPINA, A. P.; FERREIRA, W. M.; LEITO FILHO, H. de F. Florao, frutificao e sndromes de disperso de uma comunidade de floresta de brejo na Regio de Campinas (SP). Acta Botanica Brasilica, So Paulo, v. 15, n. 3, p. 349-368, 2001.

STILLNER, F. J. Dormentes de madeiras brancas. Roesslria, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 141-164, 1980. TOLEDO FILHO, D. V. de; PARENTE, P. R. Arborizao urbana com essncias nativas. Boletim Tcnico do Instituto Florestal, So Paulo, v. 42, p. 19-31, 1988. TORRES, R. B.; MATTHES, L. A. F.; RODRIGUES, R. R.; LEITO FILHO, H. de F. Espcies florestais nativas para plantio em reas de brejo. O Agronmico, Campinas, v. 44, n. 1/3, p. 13-16, 1992. VILELA, E. de A.; OLIVEIRA FILHO, A. T. de; GAVILANES, M. L.; CARVALHO, D. A. de. Espcies de matas ciliares com potencial para estudos de revegetao no alto Rio Grande, sul de Minas. Revista rvore, Viosa, MG, v. 17, n. 2, p. 117128, 1993. WASJUTIN, K. Dendrologia e chave prtica para a identificao das principais rvores latifoliadas indgenas na Fazenda Monte Alegre, PR. Telmaco Borba: Klabin do Paran, 1958. 105 p. Mimeografado.

Circular Tcnica, 147

Exemplares desta edio podem ser adquiridos na: Embrapa Florestas Endereo: Estrada da Ribeira Km 111, CP 319 Fone / Fax: (0**) 41 3675-5600 E-mail: sac@cnpf.embrapa.br 1a edio 1a impresso (2008): conforme demanda

Comit de publicaes

Presidente: Patrcia Pvoa de Mattos Secretrio-Executivo: Elisabete Marques Oaida Membros: lvaro Figueredo dos Santos, Dalva Luiz de Queiroz Santana, Edilson Batista de Oliveira, Elenice Fritzsons, Jorge Ribaski, Jos Alfredo Sturion, Maria Augusta Doetzer Rosot, Srgio Ahrens Superviso editorial: Patrcia Pvoa de Mattos Reviso de texto: Mauro Marcelo Bert Normalizao bibliogrfica: Elizabeth Cmara Trevisan Editorao eletrnica: Mauro Marcelo Bert

Expediente

CGPE 7317

You might also like