You are on page 1of 12

EVENTOS SUBSEQENTES AO BALANO - IAS 10 NAS INSTITUIES FINANCEIRAS DE CAPITAL ABERTO.

Jonatas Uchoa UFC Tassio Bruno UFC Resumo: A contabilidade, por ser uma cincia social aplicada, muito influenciada por aspectos culturais, polticos, histricos e econmicos do ambiente no qual est inserida. Por esta razo, existem diversos critrios e prticas contbeis aplicveis s caractersticas de cada pas. Todavia, com a expanso dos mercados e a globalizao da economia, surge a necessidade, nas entidades, da elaborao de demonstraes contbeis baseadas em critrios uniformes e homogneos, de forma que os gestores, investidores e analistas de todo o mundo possam utilizar informaes transparentes, confiveis e comparveis, nos processos de tomadas de decises. Este trabalho apresenta uma analise da observncia que as instituies financeiras do aos eventos subseqentes. O mtodo adotado tem fundamentao exploratrio/qualitativa e dados obtidos em pesquisa documental. 1. INTRODUO O mundo passou por diversas mudanas e processos que o tornaram o que hoje, competitivo e com uma economia globalizada. Na idade mdia as indstrias eram artesanais, porm com a idade moderna veio ascenso de uma nova classe conhecida como burguesia industrial. Com o grande salto tecnolgico nos transportes e mquinas deu-se o surgimento da revoluo industrial, fbricas foram criadas pela burguesia que ansiava por lucros, menores custos e pela acelerao dos processos de produo. neste contexto moderno que surge o IASB (Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade) onde Martins (2008) explica:
O IASB - Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade, que substituiu a IASC - Fundao Comit das Normas Internacionais de Contabilidade, vem tentando unificar essas normas para que as Demonstraes Contbeis e a escriturao contbil obedeam a padres uniformizados mundialmente.

No Brasil, a abertura do mercado externo e a nova Lei das Sociedades por Aes Lei n. 11.638/07 tornaram necessria a convergncia das normas aos padres internacionais. Desta forma o CPC (Comit de Pronunciamento Contbil) passou a ter o papel de harmonizar os princpios brasileiros s normas internacionais. A harmonizao decorre do comum acordo entre os vrios pases que adquam suas normas levando-se em considerao o respeito s particularidades e diferenas culturais intrnsecas de cada regio. A pesquisa procura responder seguinte questo: Qual o grau de observncia pelas instituies financeiras no que tange s prticas de divulgao acerca dos Eventos Subseqentes ao Balano?

Aps um breve resumo introdutrio exposto nos pargrafos anteriores necessrios ao bom entendimento acerca da contabilidade internacional, finalmente focar-se- no objeto de estudo desta pesquisa que se prope analisar o grau de convergncia da divulgao dos Eventos Subseqentes ao Balano nas instituies financeiras. Para tal fim, ser realizada uma investigao nos IAS 10. A princpio define-se:
Evento subsequente ao perodo a que se referem s demonstraes contbeis aquele evento, favorvel ou desfavorvel, que ocorre entre a data final do perodo a que se referem s demonstraes contbeis e a data na qual autorizada a emisso

O objetivo da pesquisa, portanto, investigar a associao entre a divulgao de informaes sobre os Eventos Subseqentes ao Balano das instituies financeiras de capital aberto brasileiras. Para atingir os objetivos, ser realizada analise no contedo das notas explicativas referentes ao exerccio de 2010 das empresas selecionadas com base nos dispositivos contidos no IAS 10. 2. REFERENCIAL TEORICO A Contabilidade tem o objetivo oferecer ao administrador os meios para decidir, justificar e estabelecer prioridades para planejar, programar, demonstrar os resultados de suas atividades e fiscalizar a regularidade das operaes. E tem a funo de auxiliar as instituies nas tomadas de decises, devendo portanto, gerar as informaes necessrias visando o desenvolvimento econmico e a manuteno do mercado, que sempre estar interessado em suas atividades, garantindo sua prpria credibilidade.
A Contabilidade baseia-se no controle da riqueza patrimonial individualizada e sob os aspectos quantitativos e qualitativos para gerar informaes e explicaes dos atos e fatos ocorridos, o qual possibilita um planejamento adequado para uma tomada de deciso. (Marion , 1995, p.172)

A transformao de simples dados em informaes teis para a tomada de decises interna ou externamente s organizaes, o maior objetivo da contabilidade. Isto porque ela demonstra os fatos ocorridos no patrimnio da organizao procurando evidenciar sua composio, variao e desenvolvimento.
2.1.O Processo de Convergncia Contbil

A Contabilidade, sendo uma cincia social, tem evoludo de forma a acompanhar as mudanas polticas, econmicas e sociais que afetam a sociedade e, por conseqncia, modificam as suas necessidades. Lemes (2000, p. 6) considera que o desejo por uma contabilidade harmonizada internacionalmente e de alta qualidade no recente, todavia, somente nos ltimos anos, a presso pela harmonizao tem se tornado mais efetiva.

Antunes, Antunes e Penteado (2007) asseguram que a adoo de normas internacionais de contabilidade pelas empresas mundiais est associada a benefcios econmicos concretos, na forma de atrao de maior volume de investimentos, uma vez que o processo de globalizao trouxe para o primeiro plano a demanda por informaes contbeis confiveis e comparveis, para suportar a variedade de transaes e operaes desse mercado. Conforme Iudcibus, Martins e Carvalho (2005, p. 11). O surgimento de uma diversidade de usurios tem tornado a consecuo do objetivo central da Contabilidade cada vez mais difcil, uma vez que cada um deles possui diferentes caractersticas e, por conseqncia, diferentes necessidades informacionais, que devem ser supridas atravs de informaes de qualidade e em quantidade suficiente, divulgadas por meio de demonstraes contbeis e complementos. (...) medida que foram aparecendo, como conseqncia da evoluo dos tempos e das organizaes, os outros players, a Contabilidade foi se transformando, aos poucos, de um engenhoso sistema de escriturao e demonstraes contbeis simplificadas, num complexo sistema de informao e avaliao, com caractersticas cientficas, institucionais e sociais de grande relevo e tendo, como objetivo central, suprir a necessidade informacional de seus usurios internos e externos entidade a que se refere... 2.2 International Accounting Standards Boards IASB O IASB um organismo independente do setor privado, constitudo em 1973, formado por organismo nacionais de diversos pases e outros organismos internacionais, como o caso da Federao internacional de Contabilidade (IFAC) e o Banco Mundial. O comit de pronunciamentos contbeis internacionais chamado IASC em ingls (International Accounting Standards Committee), foi criado em 1973 pelos organismos profissionais de contabilidade de 10 pases: Alemanha, Austrlia, Canad, Estados Unidos da Amrica, Frana, Irlanda, Japo, Mxico, Pases baixos e Reino Unido. A nova entidade foi criada com o objetivo de formular e publicar de forma totalmente independente um novo padro de normas contbeis internacionais que possa ser mundialmente aceito. O IASC foi criado como uma fundao independente sem fins lucrativos e com recursos prprios procedentes das contribuies de vrios organismos internacionais assim como das principais firmas de auditoria. Os primeiros pronunciamentos contbeis publicados pela IASC foram chamados de International Accounting Standard (IAS). Numerosas normas IAS ainda esto vigentes atualmente, a pesar de terem sofrido alteraes ao longo do tempo. Em 1 de abril de 2001, foi criado o IASB (International Accounting standards Board) na estrutura do IASC que assumiu as responsabilidades tcnicas do IASC. A criao do IASB teve objetivo de melhorar a estrutura tcnica de formulao e validao dos novos

pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard). O novo nome que foi escolhido pelo IASB demonstrou a vontade do comit de transformar progressivamente os pronunciamentos contbeis anteriores em novos padres internacionalmente aceites de reporte financeiro com o fim de responder as expectativas crescentes dos usurios da informao financeira (analistas, investidores, instituies etc.). Em maro de 2004, muitas das normas IAS/IFRS foram publicadas pelo IASB, incluindo a norma IFRS 1 que define os princpios a serem respeitados pelas empresas no processo de converso e primeira publicao de demonstraes financeiras em IFRS. Em 31 de dezembro de 2008 encerra-se o prazo do perodo de adaptao. 2009 Entrada em vigor das normas e padres do IFRS, tornando-se obrigatria para todas empresas de capital aberto e as de capital fechado de mdio e grande portes. Os bancos podem passar a exigir as demonstraes financeiras de acordo com o novo padro. Dessa forma, no Brasil a convergncia para as prticas do IASB, tem como marco a data de 10 de maro de 2006, quando o Banco Central do Brasil (BACEN) publicou o Comunicado 14.259, determinando aes especficas a fim de identificar as necessidades de convergncia para as IFRS e a Comisso de Valores Mobilirios (CVM) aprovou, em 13 de julho de 2007, a Instruo no 457, que torna obrigatria a adoo destas normas para as companhias abertas brasileiras a partir do exerccio social findo em 2010 (CVM, 2008). 2.3. Acontecimentos aps o balano (IAS 10). O objetivo desta IAS prescrever quando uma entidade deve ajustar as suas demonstraes com relao a acontecimentos aps a data de balano e quais divulgaes deve fazer a respeito do fato que deve conter no mnimo : a natureza do acontecimento e uma estimativa do efeito financeiro. Para melhor entendimento da norma convm entender algumas definies: acontecimentos aps a data de balano so aqueles favorveis e desfavorveis que ocorram entre a data do balano e a data em que as demonstraes financeiras forem autorizadas a publicao. O objetivo desta Norma o de prescrever:

Quando uma entidade deve ajustar as suas demonstraes financeiras quanto a acontecimentos aps a data do balano; e As divulgaes que uma entidade deve dar acerca da data em que as demonstraes financeiras forem autorizadas para emisso e acerca de acontecimentos aps a data do balano.

De acordo com a Norma, Acontecimentos aps a data do balano so aqueles acontecimentos, favorveis e desfavorveis, que ocorram entre a data do balano e a data em que as demonstraes financeiras forem autorizadas para emisso. Podem ser identificados dois tipos de acontecimentos, aqueles que proporcionem prova de condies que existiam data do balano (acontecimentos aps a data do balano que do lugar a ajustamentos) e aqueles que sejam indicativos de condies que sugiram aps a data do balano (acontecimentos aps a data do balano que no do lugar a ajustamentos). Acontecimentos que originam ajustamentos. So os acontecimentos ps data de Balano que facultam evidncia de condies que j existiam a essa data ( data do Balano), mas eram desconhecidas. Conseqentemente, existindo evidncia dessas condies aps a data do Balano, devem as mesmas originar ajustamentos nas demonstraes financeiras, ou dito de outra forma, devem ser contabilizadas. Acontecimentos que no originam ajustamentos. So os acontecimentos ps data de Balano que facultam evidncia de condies que surgiram aps essa data, conseqentemente estes acontecimentos refletem nas demonstraes financeiras seguintes. No entanto, alguns desses acontecimentos so de uma importncia tal, que os mesmos devem ser divulgados, referindo-se a natureza do evento e uma estimativa do seu efeito financeiro, ou uma indicao de que essa estimativa no pode ser realizada. 2.4. IAS 10 aplicada as Instituies financeiras brasileiras. As instituies financeiras tm uma importncia una na economia do mundo globalizado, devido ao aumento da competitividade. Sobre elas, Gitman (1997, p. 30) tece a seguinte definio:
As instituies financeiras so intermedirios que canalizam as poupanas de indivduos, empresas e governos para emprstimos ou investimentos. Muitas instituies financeiras, direta ou indiretamente, pagam aos poupadores juros sobre os fundos depositados; outras prestam servios que so cobrados de seus depositantes (por exemplo, a taxa de servios incidente sobre contas correntes). Algumas instituies financeiras captam poupanas e emprestam esses fundos a seus clientes; outras investem as poupanas de seus clientes em ativos rentveis, tais como bens imveis ou aes e ttulos da dvida; e ainda existem outras que tanto emprestam fundos quanto investem as poupanas. O governo requer que as instituies financeiras operem dentro de determinadas diretrizes regulamentares.

Cavalcanti e Misumi (2001) conceituam as instituies financeiras da seguinte forma:


[...] so pessoas jurdicas, pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria, a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros, prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. Para os efeitos desta lei, equiparam-se s instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas de forma permanente ou eventual.

Encontra-se regulamentada no item 1.22.4.1 do COSIF e limita-se a estabelecer que os eventos subseqentes, se relevantes, devem ser divulgados em notas explicativas:

As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de Notas Explicativas e Quadros Suplementares, especialmente sobre: (...) os eventos subseqentes data de encerramento do perodo que tenham, ou possam vir a ter, efeitos relevantes sobre a situao financeira e os resultados futuros da empresa;

As demonstraes contbeis das instituies financeiras so regulamentadas por diversos rgos pblicos, dentre eles a Secretaria da Receita Federal e a Comisso de Valores Mobilirios, porm o principal rgo regulador o Banco Central do Brasil, que regulamenta o levantamento e a publicao das demonstraes pelo Plano Contbil das Instituies Financeiras do Sistema Financeiro Nacional (Cosif). O objetivo do Cosif o de uniformizar os registros, racionalizar a utilizao de contas, estabelecer regras, critrios e procedimentos necessrios obteno e divulgao de dados, possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a anlise, a avaliao do desempenho e o controle pelo Banco Central, de modo que as demonstraes financeiras expressem, com fidedignidade e clareza, a real situao econmico-financeira da instituio. Segundo Colares e Ponte (2003), a CVM (Comisso de Valores Mobilirios) manifestou-se acerca do Relatrio da Administrao, instrumento pelo qual os gestores comunicam-se com o pblico externo, em seus Pareceres de Orientao n 15/1987, 17/1989 e 19/1990 e, de acordo com estes pareceres, o relatrio dever conter as informaes contempladas na Lei n 6.404/1976. Dentre elas, so citadas: descrio dos negcios, produtos e servios; comentrios sobre a conjuntura econmica global; recursos humanos; investimentos; pesquisa e desenvolvimento; novos produtos e servios; proteo ao meio ambiente; reformulaes administrativas; investimentos em controladas e coligadas; direitos dos acionistas e dados de mercado; perspectivas e planos para o exerccio em curso e os vindouros.

O IAS 10 tambm estabelece que a empresa no deve elaborar suas demonstraes contbeis com base no pressuposto da continuidade operacional se a Administrao determinar, aps a data do balano, que pretende ou ser obrigada a liquidar a instituio ou

encerrar suas atividades. O IAS 10 prev, ainda, que os dividendos propostos e declarados aps a data do balano, no devem ser reconhecidos como um passivo data do balano.
3.METODOLOGIA

Para que os objetivos da pesquisas sejam alcanados, o mtodo utilizado ser o exploratrio e qualitativo, o qual se realizar uma pesquisa com procedimentos bibliogrficos e documentais sobre a convergncia das normas internacionais e sua aplicao, com a utilizao de dados extrados das notas explicativas das demonstraes contbeis publicadas em 2010 pelas empresas. Segundo Neves (1996, p.2) embora difiram em forma e nfase, os mtodos qualitativos contribuem quanto insero do racional com o intuitivo contribuindo para a melhor compreenso dos fenmenos.
A pesquisa documental vale-se de materiais que ainda no receberam anlise aprofundada visando selecionar, tratar e interpretar a informao bruta, buscando extrair dela algum sentido e introduzi-la algum valor (Silva e Grigolo, 2002).

A pesquisa ser realizada nas instituies financeiras observando o grau de harmonizao e aplicao das normas internacionais nos eventos subseqentes, atravs da analise de contedo, que iro identificar as informaes acerca dos Eventos Subseqentes ao Balano divulgados pelas empresas. Assim, atravs de analise de contedo se verificar se existem divergncias entre as normas brasileiras aplicveis as instituies financeiras e o IAS 10, quanto as exigncias de divulgao em notas explicativas dos eventos subseqentes.
4.ANLISE DOS RESULTADOS DA PESQUISA

No Brasil, uma das iniciativas em torno da convergncia de nossas normas com as internacionais veio do Banco Central (Bacen), obrigando todas as empresas sob sua regulao a preparar as demonstraes contbeis com plena aplicao das IFRS a partir de 31 de dezembro de 2010. A CVM exige que as companhias abertas adotem o padro contbil internacional para as demonstraes contbeis anuais consolidadas a partir de 2010, facultando sua adoo antecipada. De acordo com a referida minuta de instruo, as demonstraes contbeis individuais e trimestrais continuariam sendo feitas de acordo com as prticas brasileiras. Desta forma, as empresas fariam uma nota explicativa conciliando o padro internacional e o brasileiro. Antes do CPC 24 e do ICPC 08, as entidades eram obrigadas a registrar os dividendos propostos pela administrao, que eram normalmente submetidos aprovao dos acionistas no exerccio subseqente. Dvidas para as quais havia violao contratual eram apresentadas

como no circulantes no caso de existir acordo com os credores antes da emisso das demonstraes financeiras. De acordo com a Instruo CVM n 457 e Comunicado do Banco Central n 14.259, as companhias de capital aberto devero apresentar demonstraes financeiras consolidadas a partir do exerccio de 2010. Entretanto, as demonstraes financeiras da controladora continuaro a ser apresentadas de acordo com as prticas contbeis emanadas da legislao societria brasileira e normas da CVM. A reviso da Lei das S.As. foi um importante passo para maior transparncia e alinhamento das prticas contbeis brasileiras s prticas internacionais. Alguns captulos da Lei como os referentes s fuses e/ou aquisies e instrumentos financeiros exigem a aplicao dos valores justos ou de mercado em oposio aos valores histricos que vigoravam at ento. Espera-se um movimento intenso nos prximos meses por parte dos rgos reguladores da profisso contbil para emisso de pronunciamentos que orientem a aplicao dos novos procedimentos. O IAS 10 Events after the Balance Sheet Date estabelece procedimentos para a contabilizao e evidenciao de eventos ocorridos aps a data do balano. Tais eventos, comumente designados no Brasil como eventos subseqentes, so definidos no IAS 10 como aqueles fatos, favorveis ou desfavorveis, que ocorrem entre a data do balano e a data de autorizao para a emisso das demonstraes contbeis. Para determinar o procedimento aplicvel a cada caso, a norma classifica os eventos subseqentes em dois tipos: I - eventos de ajuste: que so indicativos de condies que j existiam na data do balano; II - eventos de no ajuste: que so indicativos de condies que surgiram apsa data do balano. Para os eventos do primeiro tipo (indicativos de condies que j existiam data do balano) o IAS 10 prev o ajuste das demonstraes contbeis. Para os eventos do segundo tipo (indicativos de condies que surgiram aps a data do balano) no cabe o ajuste das demonstraes contbeis, mas, quando o evento for material, o IAS 10 prev a sua evidenciao em nota explicativa que indique a natureza do evento e uma estimativa de seus efeitos financeiros, ou uma declarao de que essa estimativa no pode ser feita. O IAS 10 tambm estabelece que a empresa no deve elaborar suas demonstraes contbeis com base no pressuposto da continuidade operacional se a Administrao

determinar, aps a data do balano, que pretende ou ser obrigada a liquidar a instituio ou encerrar suas atividades. Nas normas brasileiras aplicveis s instituies financeiras, o tema recebe um tratamento bastante superficial. O COSIF, a exemplo da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, limita-se a estabelecer que os eventos subseqentes, se relevantes, devem ser evidenciados em notas explicativas: 1 - As demonstraes financeiras semestrais devem ser publicadas acompanhadas de Notas Explicativas e Quadros Suplementares, especialmente sobre os eventos subseqentes data de encerramento do perodo que tenham, ou possam vir a ter, efeitos relevantes sobre a situao financeira e os resultados futuros da empresa O COSIF limita-se a exigir a evidenciao em notas explicativas dos eventos subseqentes considerados relevantes, o IAS 10 prev situaes em que tais eventos demandaro o ajuste nas demonstraes contbeis. Outra diferena importante o tratamento dado ao registro dos dividendos: diferentemente da norma internacional, que prev a contabilizao dos dividendos apenas no exerccio em que so formalmente aprovados, a norma brasileira estabelece que os dividendos propostos pela diretoria sejam contabilizados no prprio balano no pressuposto de sua aprovao pela Assemblia. 5. CONSIDERAES FINAIS Pode-se Concluir que existem diferenas bsicas entre as normas brasileiras aplicadas s instituies financeiras e o IAS 10, o COSIF, limita-se a a exigir a evidenciao em notas explicativas dos eventos subseqentes considerados relevantes, o IAS 10 prev situaes em que tais eventos demandaro o ajuste nas demonstraes contbeis. Outra diferena importante o tratamento dado ao registro dos dividendos: diferentemente da norma internacional, que prev a contabilizao dos dividendos apenas no exerccio em que so formalmente aprovados, a norma brasileira estabelece que os dividendos propostos pela diretoria sejam contabilizados no prprio balano no pressuposto de sua aprovao pela Assemblia. Alm desses pontos, vale ressaltar que a norma internacional mais detalhada quanto s necessidades de evidenciao, prevendo a divulgao de informaes no contempladas na norma brasileira. Entre essas informaes, cabe destacar a data de autorizao para a emisso das demonstraes contbeis, que permite aos usurios conhecer com preciso a abrangncia

10

temporal da divulgao, j que as demonstraes contbeis no refletem eventos posteriores referida data.

REFERNCIAS ANTUNES, J.; ANTUNES, G. M. B.; PENTEADO, I. M. A convergncia contbil brasileira e a adoo das normas internacionais de contabilidade: o IFRS-1. Anais do X SEMEAD. Agosto, 2007. BRASIL. Lei n. 6404, de 15 de dezembro de 1976. CAVALCANTI, Francisco; MISUMI, Jorge Yoshio.Mercado de capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

11

COLARES, Marcelle; PONTE, Vera Maria Rodrigues. A prtica da evidenciao de informaes avanadas e no obrigatrias nas demonstraes contbeis das Empresas brasileiras. XXVII ENANPAD 2002. Atibaia, 20 a 24 set. 2003. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS. Disponvel em: <http://www.cvm.gov.br>. Acesso em: 20/08/2011. COSIF - Portal de Contabilidade. Disponvel em : < http://www.cosif.com.br/>. Acesso em 28/08/2011. GITMAN, Lawrence J. Princpios de administrao financeira. 7. ed. So Paulo: Harbra, 1997. IASB, International Accounting Standards Board - et al. (Ed.). Since 2001, over 100 countries have required or permitted the use of IFRS. Disponvel em: <http://www.iasb.org>. Acesso em: 21 out. 2011. IBRACON. Normas internacionais de contabilidade 2001: texto completo de todas as normas internacionais de contabilidade e interpretaes SIC existentes em 1 de janeiro de 2001. Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. So Paulo: IBRACON, 2002. IUDCIBUS, Srgio; MARTINS, Eliseu; CARVALHO, Nelson L. Contabilidade: Aspectos Relevantes da Epopia de sua Evoluo. R. Cont. Fin. USP, So Paulo, . 2005. MARION, Jos Carlos. Contabilidade comercial. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995. NEVES, Jos Luis. Pesquisa qualitativa caractersticas, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisa em administrao, So Paulo, v, 1, n. 3, 2. Semestre de 1996. Disponvel em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf. Acesso em 20 out. 2011..

12

You might also like