You are on page 1of 5

A FILIAO PARTIDRIA COMO CONDIO DE ELEGIBILIDADE E O PRINCPIO FUNDAMENTAL DO PLURALISMO POLTICO NA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA 1 Jos Salustiano Filho (UNIPAR);

2Albino Gabriel Turbay Junior (UNIPAR).


Resumo O artigo discute filiao partidria como resqucio da ditadura militar. A necessidade de sua excluso do ordenamento jurdico. Esta ferramenta permite o acesso do Estado e de particulares previamente ao ncleo secreto da expresso poltica do cidado. Praticamente, obriga-o a aderir a ideologias preexistentes para o exerccio da capacidade eleitoral passiva. Fato que viola o princpio fundamental do pluralismo poltico e dos direitos da personalidade, sobretudo, o princpio garantia da intimidade, visto a no existncia do interesse pblico, ou jurdico autorizador. Este mister conclui pela adoo da candidatura independente ou de plataforma no definida. A real autonomia da esfera municipal da entidade partidria, observando o princpio da predominncia do interesse envolvido. Palavras chave: pluralismo poltico, filiao, princpios fundamentais, garantia, autonomia. Introduo: A filiao partidria foi introduzida no Brasil pelo cdigo eleitoral, lei 4737/65, encaminhado ao Congresso pela ditadura militar, foi Relator o Deputado Ulisses Guimares, que poca conseguiu retirar do texto original a exigncia para os cargos do executivo, esta que foi restaurada pelo constituinte de 1988, constante do Art. 14, 3, V da Constituio Federal. Aderir a um partido poltico preexistente um procedimento necessrio, visando o controle das eleies por parte da justia eleitoral, para o exerccio da democracia representativa, ou subterfgio para o controle da expresso poltica do cidado por parte do Estado? O princpio fundamental do pluralismo poltico constante do texto originrio da constituio, pertinente tolerncia as diferenas, ao direito de autodeterminao do indivduo. Reflete o exerccio da democracia respeitando a diversidade etno-cultural e geogrfica brasileira, a adeso obrigatria a um partido poltico para o exerccio da capacidade eleitoral passiva desrespeita este princpio? Objetivos: a) Demonstrar que o sistema de Democracia Representativa que esta posto no Brasil, subverte os valores do princpio do pluralismo poltico, tambm explcito no texto constitucional e extrapola os limites ticos autorizados pela vontade dos representados. b) Que as normas e prazos de filiao eleitoral vigentes, reduzem as possibilidades dos de diferentes perfis de eleitores reunirem-se, e tornarem-se iguais em grupos homogneos para a defesa de novas bandeiras e experimentao de novos modelos de expresso poltica, fornecendo ao Estado-Poder e aos grupos nele representados, informaes e meios de antecipar e dificultar a alternncia de Poder coletiva, a fiscalizao de grupos entre si, salutar para o sistema democrtico.

Metodologia: Reviso bibliogrfica de livros e publicaes jornais e revistas e stios da Internet sobre o assunto em discusso. Desenvolvimento: O sistema de democracia representativa no Brasil, teve como assertivas a redemocratizao, a no interferncia estatal na organizao partidria, o equilbrio entre foras polticas originariamente antagnicas ps anistia, o pluripartidarismo, a pacificao social e possibilidade da convivncia do poder estatal com os movimentos sociais que diuturnamente lutam por mudanas atravs das manifestaes populares. entendido por parte dos cidados que seus representantes lutam por seus interesses:
Rosseau compreendeu muito bem que soberania no se delega: todos os artificios da representao do mandante pelo mandatrio no podem ocultar esta verdade fundamental:que a psicologia dos delegados jamais a mesma que a dos delegantes, de maneira que cada grau suplementar aumenta mais a separao entrea vontade das bases e a deciso superior. (LEMBO, 1991, p 79)

O fato que cada vez mais no Brasil contemporneo o eleitor est afastado de seus representantes, os quais legitimam nas urnas, e das decises que tomam em seu nome. Ocorre que passam a defender interesses, de empresas que contriburam com doaes a sua campanha, de organizaes da sociedade civil que o ajudam a manter o staff etc. O processo poltico de sucesso de um cargo pblico, embora aparea ao eleitor na campanha eleitoral, comea muito antes, na eleio anterior, o staff: equipe de confiana que serve o poltico, comanda a imagem sua atribuindo-lhe qualidades visando s necessidades do prximo pleito. Quando no, arrumam sucessores polticos no mesmo grupo para que tudo fique como est, embora prometa-se uma mudana de atitude na Administrao. O sucessor a priori deve admitir a manuteno do status quo de toda aquela gente, do staff, inclusive se necessrio com mais adeses convenincia so as urnas e o butin 1de cargos e recursos pblicos a serem distribudos. O processo de doao de recursos para as campanhas eleitorais, no nada mais que o processo de adeso das corporaes e empresrios s intenes de investimento, e de manuteno de polticas de interesse destas foras, j que o cidado comum no tem acesso a estas sabatinas, sempre feitas por meio de arrecadadores que representam os polticos. Na dvida empresas de grande porte dividem o valor das doaes aos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas. Pois a inteno e t-los, os vencedores das eleies como comprometidos com seus interesses.
Segundo Nildo Viana, os partidos polticos atuais so organizaes onde predomina a burocracia na sua estrutura e que se fundamentam na ideologia da representao poltica, e no no acesso direto do povo s decises polticas, e, tendo, como objetivo, conquistar o poder poltico estatal, alm de serem expresses polticas de alguma oligarquia econmica ou tradicional (VIANA, 2003)

Tudo que os piratas tinham por direito dos navios que seqestravam, por ordem da rainha.

de lei como diz o ditado: s de quatro em quatro anos existe a participao do eleitor no processo poltico. Tudo que acontece nos bastidores por ele ignorado e no lhe desperta interesse. Segundo Castoriadis o certo que "a representao poltica tende a educar isto , a deseducar as pessoas na convico de que elas no poderiam gerir os problemas da sociedade, que existe uma categoria especial de homens dotados da capacidade especifica de governar [...]. (1983, p.274). Infelizmente os partidos, governam e no suportam a alternncia de poder, ficando principalmente nos municpios, as oligarquias municipais, grupos encarregados pelo chefe de poder de planto de arregimentar laranjas para dirigir comisses executivas de supostos partidos aliados, cuja finalidade o impedimento de eventuais eleitores tornarem-se adversrio para exercer o direito poltico de capacidade eleitoral passiva, ser votado:
Existe no organismo partidrio a presena de um circulo vicioso. Comea e desenvolver pelos mtodos utilizados para impedir filiaes de eleitores ao partidos e se encerra, apesar do permente vira- ser, com a eleio da executivas nos trs nveis federados. Todos estes atos merecem cerceamento pelos mais diversos mtodos. O objeto sempre mesmo. Manter a hegemonia de alguns sobre a agremiao. Esta a realidade. (LEMBO, 1991, p 79).

Chega-se ao absurdo de Estatutos de alguns partidos polticos retirarem o poder dos vereadores e lideres que exeram mandato de votarem nas decises das executivas municipais, visando no contrariar o interesse partidrio nunca expressamente declarado. So segundo Lembo:
Os nossos partidos regrediram em matria de inscries de eleitores em seus quadros, podendo-se dizer, sem temor de equivoco, que tradicionais ou novos, eles se constituem em autnticos partidos podres, a semelhana dos burgos de igual espcie. So propriedades de alguns dirigentes que no interior da democracia, mais se parecem com senhores de feudos no velho estilo colonial. (LEMBO, 1991, p.79).

Os Estatutos partidrios esto impregnados pelas palavras interveno, destituio, dissoluo, reorganizao e extino. Estas situaes ocorrem com uma freqncia leonina, acabando com carreiras polticas promissoras, devido ao apoio da Executiva Estadual a polticos tradicionais que levitam nas esferas de poder partidrio regional, impingindo coligaes e apoios que os correligionrios locais no suportam e vem geraes em nvel municipal colhendo os louros do poder. Observe:
Art. 67 Compete Comisso Executiva nacional: j) apurar e promover a responsabilidade dos Diretrios Estaduais e, na omisso destes ou no interesse partidrio, dos Municipais, bem como de todos os demais rgos partidrios, decidindo diretamente sobre sua dissoluo, interveno, reorganizao ou extino; (DEMOCRATAS, 2011 P.01)

Os partidos utilizam-se da sistemtica da repartio constitucional de competncias inserindo as esferas de deliberao, nacional, estadual, municipal e suas instncias partidrias. Mormente, afastam o princpio da predominncia do interesse envolvido. Nos casos de 3

interferncia de uma esfera em outra, fica patente que o direito constitucional da capacidade eleitoral passiva de elegibilidade um membro com desejo e possibilidades de disputa violado, vez que este nico objetivo da filiao. Fica impossvel o cumprimento de um direito que deveria ser lquido e certo na democracia, o de candidatura, sobretudo, porque o cidado se prepara para isto filiando a uma agremiao partidria. Ocorre que com a interveno, dissoluo, extino da comisso executiva conveno se torna desfavorvel ao registro de sua candidatura, visto que a comisso interventora dar trunfo a um interesse partidrio nunca expressamente declarado ou exigvel. Por outro lado, o princpio fundamental do pluralismo poltico inserto no art. 1, V da CF. infere a tolerncia com as diferenas, no somente polticas, mas religiosa, de crena etc. Onde:
...um direito fundamental diferena em todos os mbitos e expresses da convivncia humana tanto nas escolhas de natureza poltica, quanto nas de carter religioso, econmico, social e cultural, entre outras um valor fundamental, portanto, cuja essncia Arthur Kaufmann logrou traduzir em frase de rara felicidade: no s, mas tambm. (MENDES, COELHO, BRANCO, 2010, P.220).

O Indivduo livre em sua autodeterminao de levar a sua vida como bem lhe aprouver, imune a intromisses exteriores. Quer dizer que ele no precisa aderir a um modus vivendi j operante:
Disse Paul Ricoeur a respeito das fases por que passou o fato do pluralismo at chegarmos aos dias atuais, em que se proclama o direito diferena, como inerente a prpria dignidade da pessoa humana: a) inicialmente, tolera-se aquilo que se desaprova mas no pode impedir; b) a seguir tenta-se compreender as convices contrrias s nossas, mas sem aderir a elas; c) e, finalmente, reconhece-se o direito ao erro, ou seja, o direito de todo o indivduo de acreditar no que bem entender, e de levar a vida como lhe convier, com a s condio de que suas escolhas, nem impeam o exerccio de igual direito pelos demais integrantes do grupo. (. MENDES, F.M; COELHO, I.M; BRANCO, P.G.G. 2010, P.221)

O princpio constitucional fundamental do pluralismo poltico observado como condio de fundar uma igreja (crena). Basta ir ao cartrio de sua cidade registr-la, com nome dela e fundamentos, inclusive com iseno de tributos e vedao ao Estado de interferncia em seu funcionamento. Com pouco mais de duzentos reais. Concluso: O princpio fundamental constitucional do pluralismo poltico advm do direito do poder-ser diferente, ser autntico, individualmente e em grupos com respeito a crenas, religio, modo de viver etc. Na medida em que so colocadas barreiras de dimenses econmicas, geogrficas, tcnicas, materiais e ideolgico-numricas, onerosas, complexas e qualificadas criao e formao de partidos polticos restrita a poucos cidados. Os cidados comuns no tem essas possibilidades. A filiao com anterioridade de um ano, como condio de elegibilidade, requisito necessrio a capacidade eleitoral passiva, viola a garantia 4

de prestao negativa do estado democrtico de direito da intimidade, j que d ao Estadopoder, ao grupo dominante de planto, vantagem subjetiva da previsibilidade sobre o ncleo secreto da expresso poltica do cidado. Segundo Denise Vargas: De outra banda, temos a intimidade, que o ncleo ou esfera secreta da vida de um indivduo, com sua especial maneira de ser, agir, sua orientao sexual, seus desejos mais secretos, hbitos, vcios. [...]. (2010, p. 327). Alm de obrigar a adeso s ideologias preexistentes para a participao poltica como condio de elegibilidade, o que subverte o princpio fundamental do pluralismo poltico. Remanesce tolhido o direito do poder-ser, diferente, e tambm, fazer-ser diferentemente representado. Diferente, no s, mas tambm. O princpio fundamental do pluralismo poltico, concatena com a reciprocidade de o indivduo ser representado em harmonia com aquilo que acredita, como o seu modo de viver, possibilidade que certamente no esta posta, visto que a representatividade vem sendo violada dado ao contraste das decises dos representantes, cotejadas com o pensamento do cidado mdio brasileiro representado. Conclumos pela desnecessidade de filiao partidria para controle de eleies pelo Estado e sua desconstitucionalizao. Adoo da candidatura independente ou de plataforma no definida. A real autonomia da esfera municipal da entidade partidria, observando o princpio da predominncia do interesse envolvido. Os mecanismos constitucionais e infraconstitucionais vigentes acerca do tema vislumbram a no alternncia do poder pela classe poltica dominante, somente trocas individuais, sem substanciais comprometimentos saneadores imperativos e urgentes, que se amoldem representao, a autntica da vontade do povo brasileiro.

Referncias:
BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Republica Federativa do Brasil . Brasilia: Senado Federal, 2006. CASTORIADIS, Cornelius. A fonte hngara. In: Socialismo ou Barbrie. O contedo do socialismo. So Paulo: Brasiliense, 1983.

DEMOCRATAS, Estatuto. Pub.Disp. em:<http://www.democrataspr.org.br/conteudo/97/estatuto acesso


25/10/2011 13:55:00. LEMBO, Claudio. Participao poltica e assistncia simples no direito eleitoral. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1991. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocncio Mrtires; BRANCO, Paulo Gustavo Ganet. Curso de direito constitucional, 5 ed. Rev. Atual. So Paulo: Saraiva, 2010. VARGAS, Denise. Manual de Direito Constitucional. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010. VIANA, Nildo. O que so Partidos Polticos. Goinia: Edies Germinal, 2003.

You might also like