You are on page 1of 6

Felipe F.

Santos
Acadmico de Direito da Universidade Catlica de Santos Estagirio da 3 Vara Federal do TRF 3. TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETRIO 1. SOCIEDADES O contrato de sociedade a conveno por via da qual duas ou mais pessoas se obrigam a conjugar seus servios, esforos, bens ou recursos para a consecuo de fim comum e partilha, conforme o estipulado no estatuto social, dos resultados entre si, obtidos com o exerccio de atividade econmica continua, que pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados1.Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados (CC, art. 981, caput). Existem duas espcies de sociedades, a simples e a empresria. A sociedade simples a pessoa jurdica que realiza atividade intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa (CC, art. 966, pargrafo nico). Mas, cabe dizer que a sociedade de natureza simples no tem seu objeto restrito s atividades intelectuais2. Sociedade empresria aquela pessoa jurdica que visa ao lucro ou ao resultado econmico, mediante exerccio habitual de atividade econmica organizada como a exercida por empresrio, sujeito a registro (CC, art. 967), com o escopo de obter a produo ou circulao de bens ou de servios no mercado(CC, art. 966). pessoa jurdica de direito privado no-estatal, que explora empresarialmente seu objeto social ou forma de sociedade por aes3, com fundamento, o Cdigo Civil assenta no art. 982 a distino entre as duas sociedades, estabelecendo como sociedade empresria quela que tiver por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro e simples quem no explorar o seu objeto social com empresarialidade. So sociedades empresrias: em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade em comandita por aes, sociedade limitada e sociedade annima ou por aes. Mas, as sociedades por aes sero sempre sociedades empresrias e as cooperativas sempre sero sociedades simples (CC, art. 982, pargrafo nico). Decerto, a natureza de sociedade simples da cooperativa, por fora legal, no a impede de ser scia de qualquer tipo societrio, tampouco de praticar ato de empresa4. A sociedade simples no pura5 se constitui de conformidade com um desses tipos acima indicados, ser sociedade simples pura se no se constituir nos moldes desses tipos de sociedades, no alterando o carter da sociedade simples, pois, a opo pelo tipo empresarial no agasta a natureza simples da sociedade 6, posto isto, fundamentado no princpio da autonomia contratual encabeado no art. 170 da CRFB.
1 2

MARIA HELENA DINIZ. CODIGO CIVIL ANOTADO. Enunciado n. 196 do Conselho da Justia Federal, aprovado na III Jornada de Direito Civil. 3 FABIO ULHOA COELHO. MANUAL DE DIREITO COMERCIAL. 4 Enunciado 207 do Conselho da Justia Federal, aprovado na III Jornada de Direito Civil. 5 Termo usado por Maria Helena Diniz. 6 Enunciado n. 57 aprovado na Jornada de Direito Civil.

2. PERSONALIZAO DA SOCIEDADE. A sociedade se constitui mediante inscrio do ato constitutivo no registro competente e, quando necessrio, precedida de autorizao ou aprovao pelo Poder Executivo, com a observncia dos requisitos arrolados no art. 46 do CC. A sociedade simples se d mediante contrato social escrito, particular ou pblico, contendo todos os elementos encontrados nos incisos do art. 997 do CC. Junto desse vir o pedido de inscrio, a procurao e autorizao do Poder Executivo, se houver (CC, art. 997, 1). A sociedade dever requerer, no prazo de trinta dias aps a sua constituio, a inscrio do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas no local da sua sede (CC, art. 998), a falta do registro do contrato social ou de alterao versando sobre matria referida no art. 997, conduzem a aplicao das regras das sociedades comuns (CC, art. 986)7. O empresrio e a sociedade empresria vinculam-se ao Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais, e a sociedade simples ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, o qual dever obedecer s normas fixadas para aquele registro, se a sociedade simples adotar um dos tipos de sociedade empresria (CC, art. 1.150). Nas sociedades, o registro observar a natureza da atividade (empresria ou no art. 966); as demais questes seguem as normas pertinentes ao direito societrio adotado (CC, art. 983). So excees as sociedades por aes e as cooperativas, diante do exposto no art. 982, pargrafo nico8. Nos casos de sociedades rurais, ou seja, cujo objeto social voltado ao cultivo, desenvolvimento agrrio, h a equiparao da sociedade rural empresria desde que constituda ou transformada segundo os tipos regulados nos art. 1.039 a 1.092 do CC, nos termos do art. 984. 2.1. CONSEQNCIAS DA PERSONALIZAO. Segundo Fabio Ulhoa Coelho. Titularidade negocial, a sociedade pessoa jurdica, sujeita de direito, personalizada e capaz, assim a sociedade responder por todos os negcios jurdicos realizados pelos scios em nome dela9. Titularidade processual possibilita a pessoa jurdica a ser demandada e demandar em juzo. Logo, a sociedade que detm capacidade processual, sendo ela citada pelo seu representante legal. O Cdigo de Processo Civil, em seu art. 12, inciso VI, estabelece a representao em juzo, ativa e passivamente, das pessoas jurdicas por quem o estatuto designar, ou na ausncia desse, pelos diretores. Responsabilidade patrimonial, o patrimnio da sociedade inconfundvel e incomunicvel, o que significa dizer que os bens dos scios no sero excutidos pelas dvidas da sociedade. No entanto, os bens dos scios podero responder pelas obrigaes da sociedade em hipteses excepcionais em que houver abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial (CC, art. 50).

7 8

Enunciado n. 383 da IV Jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal. Enunciado n. 382 da IV Jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal. 9 CC, art. 47: Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo.

3.

ALTERAO DO CONTRATO SOCIAL O ato constitutivo da sociedade empresria poder ser objeto de alterao sempre e quando as normas ali contidas no mais forem satisfatrias; tais alteraes decorrem sempre da vontade majoritria dos scios (CC, art. 999, caput), excetuando-se algumas deliberaes como no caso de sociedades em nome coletivo e sociedades em comandita simples, onde a unanimidade necessria para a alterao de clusula essencial. A unanimidade exigida para a modificao do contrato social somente alcana as matrias referidas no art. 997, prevalecendo, nos demais casos de deliberao dos scios, a maioria absoluta, se outra mais qualificada no for prevista no contrato10. DISSOLUO Resulta de um procedimento de extino, onde h a dissoluo em sentido estrito, mediante a averbao da dissoluo no seu registro; a liquidao, ou seja, o cumprimento das obrigaes da sociedade; cancelamento da inscrio e a partilha. (CC, art. 51). CLASSIFICAO11 5.1. De acordo com a responsabilidade dos scios: a. Sociedade ilimitada, em que os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Sociedade em nome coletivo (N/C) (CC, ar. 1.039). b. Sociedade mista, em que uma parte dos scios tem responsabilidade ilimitada e outra parte tem responsabilidade limitada. o caso da Comandita Simples (C/S) (CC, art. 1.045) e a Sociedade por aes (C/A), os scios diretores tem responsabilidade ilimitada e os demais acionistas respondem limitadamente (Lei n. 6.404, art. 281). c. Sociedade limitada, onde os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes, por exemplo, a sociedade limitada (CC, art. 1.052) e a annima (CC, art. 1.088). O scio da sociedade limitada e o comanditrio da sociedade em comandita simples, respondem pelas obrigaes sociais at o total do capital no-integralizado. Mesmo que um scio j tenha integralizado, totalmente, a sua parte, se outro ainda no fez o mesmo com a parcela que lhe caberia, o primeiro poder ser responsabilizado pelas obrigaes sociais dentro do limite do valor que o seu scio ainda no integralizou. Os acionistas da sociedade annima, ou os da comandita por aes com responsabilidade limitada, respondem pelo que subscreveram e ainda no integralizaram. Diferentemente daqueles dois primeiros, estes nunca podero ser responsabilizados pela no-integralizao da participao societria devida por outro acionista. Se todo o capital social estiver integralizado, os scios no mais respondero com o seu patrimnio pessoal, desde que os scios tenham responsabilidade limitada.

4.

5.

5.2. De acordo com o regime de constituio e dissoluo. A. Sociedades contratuais: o ato constitutivo e regulamentar o contrato social. So: em nome coletivo, em comandita simples, e limitada. B. Sociedades institucionais: o ato regulamentar e constitutivo o estatuto social. Exemplo: Sociedade annima, sociedade em comandita por aes.
10 11

Enunciado n. 385 da IV Jornada de Direito Civil do Conselho da Justia Federal. Segundo FABIO ULHOA COELHO. MANUAL DE DIREITO COMERCIAL.

A dissoluo das sociedades contratuais encontra-se no CC/2002, ao passo que a dissoluo das sociedades institucionais rege-se pelas normas da lei n. 6.404/76. 5.3. De acordo com as condies de alienao da participao societria. A. Sociedade de pessoas. Em que os scios decidem quem adentra ou no o quadro societrio. Sua anuncia imprescindvel para a manuteno do quadro de scios. B. Sociedade de capital. Em que a anuncia dos scios para a entrada de um terceiro no quadro societrio dispensada, nos termos do princpio da livre circulabilidade da participao societria, outros, alheios sociedade, podem ingressar sem a necessidade de concordncia dos scios. Nas sociedades de pessoas, as cotas so impenhorveis por dvidas particulares do seu titular. Visto que o direito de veto ao ingresso de terceiros no-scios incompatvel com a penhorabilidade das cotas sociais. O arrematante da cota na execuo judicial contra o seu titular ingressaria no quadro associativo independentemente da vontade dos demais scios. Na opinio expressa de Fabio Ulhoa, penso que seria possvel o ingresso do arrematante no quadro associativo em situao de scio com meros direitos patrimoniais, sem condies de influenciar nos negcios sociais, conciliando-se, destarte, os interesses dos scios do devedor e do exeqente. possvel a penhora de cotas pertencentes a scio de sociedade de responsabilidade limitada, por dvida particular deste, em razo de inexistir vedao legal. Tal possibilidade encontra sustentao, inclusive, no art. 591, CPC, segundo o qual o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Os efeitos da penhora incidente sobre as cotas sociais devem ser determinados levando em considerao os princpios societrios. Destarte, havendo restrio ao ingresso do credor como scio, deve-se facultar sociedade, na qualidade de terceira interessada, remir a execuo, remir o bem ou conced-la e aos demais scios a preferncia na aquisio das cotas, a tanto por tanto (CPC, arts. 1117, 1118 e 1119), assegurando-se ao credor, no ocorrendo soluo satisfatria, o direito de requerer a dissoluo total ou parcial da sociedade.12 Se o contrato de sociedade por cotas de responsabilidade limitada prev a possibilidade de livre alienao das cotas, so elas penhorveis como patrimnio disponvel do devedor. Se, ao invs, a sociedade foi constituda intuitu personae, penhorveis sero apenas os direitos e aes de ndole patrimonial correspondentes cota.13 Nesse sentido, vislumbra-se acrdo do TJ-SP, Apelao Cvel n 1.167.791-5 - So Paulo - 18 Cmara de Direito Privado Relator: Jurandir de Sousa Oliveira - 16.11.06 - V.U. - Voto n. 9.095): PENHORA - Incidncia sobre cotas sociais -Admissibilidade Inexistncia de impedimento legal e amparo nos artigos 1.026 e 1.031 do Cdigo Civil de 2002 e artigo 655, X, do Cdigo de Processo Civil Hiptese em que da alienao judicial no resultar no ingresso na sociedade, da qual faz parte o devedor, do terceiro estranho - Espcie de sub-rogao dos direitos de crdito do executado, por conta da expropriao de suas quotas sociais, que possibilitar dissoluo social parcial da sociedade se for o caso. Nas sociedades por nome coletivo, assim como na sociedade em comandita simples, se o contrato social autorizar, os sucessores do scio falecido podem ingressar na sociedade. Na omisso, prevalece a regra.
12 13

STJ, Resp. n. 221625, DJ 07/05/01. STJ, Resp n. 19018, DJ16/08/99; STJ, Resp. n. 148316, DJ 26/04/99.

Nas sociedades de capital as aes ou quotas so sempre penhorveis por dvida de scio. As sociedades de capital so sempre as sociedades institucionais, enquanto as sociedades de pessoas correspondem as de capital. Cabe ressaltar que nas sociedades em nome coletivo e comandita simples, a cesso de quotas depende do aval dos scios (CC, art. 1.003), conferindo a eles perfil personalstico14. Em relao conseqncias pela morte de scio, a sociedade annima e em comandita por aes, a morte no autoriza a dissoluo parcial, seja a pedido dos sobreviventes ou dos sucessores; nas sociedades em nome coletivo configura-se a regra da anuncia dos scios, mas o contrato social poder assegurar aos sucessores o ingresso na sociedade (CC, art. 1.028, I); nas sociedades em comandita simples configura-se: a) sociedade de pessoas, em caso de morte do comanditado, e de capital em caso de morte do comanditrio, podendo o contrato dispor sobre a alterao da natureza da comandita simples, prevendo a liquidao das quotas (CC, art. 1.050). Nas sociedades limitadas, como j visto, o contrato definir a extenso do direito de veto ao ingresso de novos scios, por alienao ou por falecimento de scio, atribuindo-lhe a natureza personalstico ou capitalistica. Omisso, os scios com mais de um quarto do capital social podero se opor ao ingresso de terceiros (CC, art. 1.057). d. CONTRIBUIO DO CAPITAL SOCIAL Ao ingressar numa sociedade empresria, qualquer que seja ela, o scio deve contribuir para o capital social. Se a sociedade est em constituio ou se houve aumento do capital social com novas participaes, o ingressante subscreve uma parte. Ou seja, ele se compromete a pagar uma quantia determinada para a sociedade, contribuindo, assim, com o capital social e legitimando a sua pretenso percepo de parcela dos lucros gerados pelos negcios sociais. Poder faz-lo vista ou a prazo. Na medida em que for pagando o que ele e comprometeu a pagar, na subscrio, sociedade, diz-se que ele est integralizando a sua participao societria. Quando todos o scios j cumpriram com as respectivas obrigaes de contribuir para a formao da sociedade, o capital social estar totalmente integralizado.15 A integralizao total das quotas de capital por parte dos scios, implica em uma importante questo. Concretizada a realizao do capital, a partir deste momento desaparece a responsabilidade solidria entre os scios, significando tambm que nas relaes operacionais, atendidas as disposies do contrato social, os scios no respondem com seu patrimnio pessoal pelas dvidas da sociedade, exceto nos casos: a) Deliberaes contrrias lei ou ao contrato social; b) Sociedade constituda somente por marido e mulher contrariando o art. 997 do Cdigo Civil; c) Dbitos trabalhistas em que o poder judicirio busca a proteo do hipossuficiente nas relaes trabalhistas; d) Fraude contra credores quando se utilizada da autonomia patrimonial da sociedade; e) Dbitos junto ao INSS.16 Para tanto, os scios oferecem dinheiro, bens ou direitos, desde que possam ser avaliados em dinheiro e, devidamente atualizados. Sabido que a avaliao imprecisa dos bens oferecidos para a integralizao do capital social incorre em responsabilidade solidria dos scios, at o prazo de cinco anos contados do registro da sociedade.(CC, art. 1055, 1). O capital se divide em quotas, que podem ser iguais ou desiguais.
14 15

FABIO ULHOA COELHO. FABIO ULHOA COELHO. MANUAL DE DIREITO COMERCIAL. 16 JOSE CARLOS FONTES.

Sendo iguais, podero ser simples ou mltiplas, primeira, o capital social pode ser dividido em tantas quotas unitrias, iguais umas as outras, quantos forem os scios da sociedade, cabendo a cada um deles uma nica quota, na segunda, o capital social pode ser dividido em mltiplas quotas unitrias, iguais umas as outras, sendo atribudo a cada scio tantas quantas forem necessrias para representar a sua participao no montante do capital social.17 Nas desiguais, o capital social ser dividido em quotas de acordo com o nmero de scios da sociedade, sendo atribudo a cada um aquela quota que represente o valor de sua participao no montante do capital social. B. CESSO DE COTAS O Cdigo Civil deixou para os scios estabelecer no contrato a sua vontade com relao a cessibilidade. Sendo omisso o contrato, o artigo prev duas situaes, a saber: a) cesso a quem seja scio: independentemente de audincia de outros. Como se observa no se fixou qualquer obrigao de proporcionalidade na cesso, nem de exigir-se o consentimento dos demais scios; b) cesso a estranhos: depender da anuncia de um quorum de setenta e cinco por cento das quotas. No havendo interesse de nenhum dos scios, nem consentimento para a venda a terceiros, haveria ainda a possibilidade da tomada das quotas pela prpria sociedade.18 6. SOCIEDADE IRREGULAR E DE FATO19 A sociedade sem registro chamada de sociedade irregular. Sociedade de fato so aquelas em que sequer ato constitutivo escrito possui.20 Distinguem-se, pois, no cabimento de ao entre scios para declarar a existncia da sociedade. Em razo do art. 987 do CC, aquele que integra uma sociedade de fato no tem ao para o reconhecimento do vnculo societrio; mas o que integra uma sociedade irregular tem.21 Os scios da sociedade sem registro respondero sempre ilimitadamente pelas obrigaes sociais, sendo ineficaz eventual clusula limitativa desta responsabilidade no contrato social.(CC, art. 990). www.soleis.adv.br

17 18

JOSE CARLOS FONTES. LESLIE AMENDOLARA. 19 No Cdigo Civil, so tratadas as sociedades irregulares e de fato como sociedade em comum. 20 WALDEMAR FERREIRA. 21 FABIO ULHOA COELHO.

You might also like