You are on page 1of 8

Psicologia: cincia e profisso

verso impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. pr of. v.10 n.1 Br aslia 1990

A avaliao da profisso, segundo os psiclogos da rea organizacional

Jairo Eduardo Borges-Andrade Pesquisador do Departamento de Recursos Humanos da EMBRAPA e Professor no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UNB

O objetivo do presente texto o de descrever como os psiclogos organizacionais avaliam o exerccio de sua profisso. Os dados utilizados foram os dos Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, obtidos em pesquisa que tinha como finalidade caracterizar o perfil do psiclogo, sob os aspectos da formao, atuao e condies de trabalho. De um universo de mais de 60.000 inscritos nos Conselhos, durante 1985 e 1986, uma amostra de 2447 psiclogos respondeu um questionrio para coleta de dados. Apesar de se ter trabalhado com a meta de cobrir todo o pas, no houve um retorno representativo de respostas da regio norte. Somente um pequeno segmento das respostas fornecidas ser objeto de estudo neste trabalho. Trata-se dos dados referentes parte V do questionrio, denominada "Avaliao do Exerccio Profissional Atual". O autor do presente texto j analisou e descreveu estes mesmos dados (1) enquanto anteriormente se discutiu como os psiclogos em geral avaliam sua profisso e como estas opinies variam de regio para regio e de uma rea para outra rea profissional; neste texto, o foco principal sero os psiclogos da rea organizacional. Consideram-se nesta categoria todos os 666 respondentes que assinalaram no questionrio que, no momento da pesquisa, atuavam nesta rea da profisso. Mais seis reas podiam ser assinaladas: clnica (1428 respostas), escolar (525 respostas), docncia (415 respostas), pesquisa (95 respostas), comunitria (174 respostas) e outras (176 respostas). Tendo havido permisso para se dar mais de uma resposta, certamente h na amostra estudada psiclogos que atuam em mais de uma rea. Deste modo, mais exato ter em conta que se estar descrevendo e analisando respostas e no indivduos. A avaliao da profisso foi concebida em trs dimenses: status profissional, dificuldades no exerccio profissional e desejos de mudana. A opinio

sobre status foi solicitada atravs de uma escala de intensidade de ocorrncia (1 = nenhuma; 2 = pouca; 3 = mdia; 4 = elevada e 5 = muito elevada), que deveria ser utilizada para responder a seis afirmativas. Esta mesma escala deveria ser aplicada para avaliar vinte dificuldades descritas em seguida no questionrio. Finalmente, havia questes sobre satisfao em relao profisso, a serem respondidas em termos de desejos de mudana, assinalando-se "sim" ou "no".

Status profissional
A Tabela 1 mostra que o status profissional avaliado em torno do ponto mdio da escala, entre os psiclogos que atuam na rea organizacional. A opinio mais favorvel refere-se importncia ou relevncia da profisso para a comunidade, enquanto a pior refere-se adequabilidade da remunerao. Este padro no muito diferente daquele dos psiclogos em geral (incluindo os da rea organizacional), embora as mdias de respostas dos profissionais da rea organizacional sejam ligeiramente mais favorveis em 4 das 6 situaes avaliadas.

A principal diferena detectada nos dados desta Tabela, atravs de Anlise de Varincia (A NOVA) e teste de Duncan, est na disponibilidade de recursos para o exerccio da profisso. As opinies so mais favorveis a esta situao, entre os que atuam na rea organizacional, do que as opinies vindas de todas as demais reas. Tambm a remunerao parece ser mais adequada nesta rea, quando comparada com as demais, exceto a rea de pesquisa.

Dificuldades profissionais
As maiores dificuldades relativas formao e experincia (ver Tabela 2), na rea organizacional, referem-se falta de vivncia administrativa do psiclogo. As

menores referem-se sua falta de conhecimento da realidade scio-econmica, embora neste segundo caso seja tambm esta a menor dificuldade relatada no conjunto de todas as reas profissionais.

A Tabela 3 mostra que as maiores dificuldades sentidas, nas relaes com os outros, referem-se ao desconhecimento dos outros profissionais da contribuio que o psiclogo pode lhes oferecer. As menores dificuldades esto no relacionamento com outras pessoas. Esta a menor avaliao de dificuldades, dentre as vinte situaes julgadas. Nestes dois casos, no h qualquer diferena entre os psiclogos organizacionais e os demais.

As dificuldades com interferncia inadequada de outros profissionais no trabalho tcnico do psiclogo so significativamente maiores na rea organizacional do que nas reas escolar e de docncia.

Na Tabela 4 encontram-se as mdias de intensidade de ocorrncia de dificuldades com condies de trabalho. A pior situao aquela concernente falta de infraestrutura para desenvolver o trabalho. Ao contrrio, no parecem ser intensas as dificuldades com falta de motivao para o trabalho. Tambm nestes dois casos, os psiclogos da rea organizacional no apresentam discrepncias em comparao com o conjunto de todos os psiclogos.

A Tabela 5 mostra os julgamentos relativos s dificuldades com condies sociais, econmicas e culturais no exerccio profissional. A ordenao destas dificuldades tampouco diferente para o conjunto dos psiclogos e para os da rea organizacional. A menor avaliao de dificuldade com discriminao sexual. A maior refere-se s dificuldades provocadas pela poltica scio-econmica do pas. Este o caso em que aparecem as maiores mdias de intensidade de ocorrncia, dentre as vinte situaes submetidas avaliao.

Os resultados da A NOVA e teste de Duncan indicam algumas diferenas significativas entre a rea organizacional e as demais reas. So menores, entre os psiclogos organizacionais do que entre os de clnica e comunitria, as dificuldades com falta de estabilidade profissional.

Uma outra importante discrepncia aparece no caso de discriminao sexual: as dificuldades avaliadas pelos psiclogos organizacionais so mais intensas do que as de seus colegas de todas as outras reas profissionais.

Desejos de mudana profissional


A Tabela 6 apresenta os percentuais de resposta afirmativas dadas a trs perguntas, em que os psiclogos deveriam julgar se gostariam de mudar de rea de atuao dentro da Psicologia, de trabalho (emprego), permanecendo na mesma rea de atuao e de profisso. A finalidade destas, como explicitava o questionrio, era avaliar a satisfao em relao profisso. Testes de quiquadrado foram utilizados, para que diferenas fossem identificadas entre as respostas das diversas reas profissionais.

H uma quantidade muito pequena (por volta de 5%) de psiclogos que desejam mudar de profisso, seguidos dos que gostariam de mudar de rea de atuao e, finalmente, dos que gostariam de mudar de trabalho ou emprego. Embora esta ordem no se altere, entre os psiclogos organizacionais e o conjunto de todos os respondentes, existem importantes diferenas a considerar. O percentual dos psiclogos da rea organizacional, que desejam mudar de rea de atuao dentro da Psicologia, bem mais elevado do que o dos psiclogos em geral. Esse nmero quase iguala o dos que gostariam de mudar de trabalho ou emprego. Assim, no causam surpresa os resultados do teste de qui-quadrado. A quantidade dos psiclogos organizacionais que esto insatisfeitos com sua rea de atuao significativamente maior que os nmeros de todas as demais reas. Tambm maior, entre os da rea organizacional, a freqncia relativa dos que gostariam de mudar de trabalho ou emprego. A diferena estatisticamente diferente, quando os desta rea so comparados com aqueles de docncia e pesquisa. Por ltimo, foi tambm proposto, a todos que expressaram que gostariam de mudar de profisso, que explicitassem as razes deste desejo. Considerando-se que muito poucos desejariam mudanas dessa natureza, foi pequeno o nmero de respostas obtidas. Mesmo assim, foi possvel separ-las em cinco categorias. Os resultados dessa classificao se encontram na Tabela 7.

As razes de mercado e/ou oportunidade so as alegadas em menor quantidade, pelos psiclogos da rea organizacional, para quererem mudar de profisso. Este percentual, contudo, no muito diferente daquele do conjunto de psiclogos. As grandes diferenas entre este conjunto e os daquela rea se encontram basicamente nas razes citadas com mais freqncia, como se descrever a seguir. Os psiclogos organizacionais que desejam mudar de profisso citam, em primeiro lugar, razes concernentes insatisfao com as caractersticas sociais desta profisso. Ao contrrio, os psiclogos em geral justificam-se com razes econmicas e de remunerao. Ao que parece, esta pode ser a chave para entender algumas grandes diferenas anteriormente descritas: so os psiclogos organizacionais que, mais do que seus colegas de qualquer outra rea, julgam ter mais disponibilidade de recursos para o exerccio profissional e os que mais gostariam de mudar de rea de atuao. A conjugao de pelo menos trs fatores pode explicar este estado de coisas. Tais fatores tm sido, com freqncia, citados na literatura sobre a Psicologia Organizacional no Brasil: eles referem-se ao papel social esperado do psic'ogo no pas, formao acadmica recebida que ao mesmo tempo determinada por este papel e tambm o fortalece, e s atuais condies de mercado de trabalho para a profisso. O papel social esperado do psiclogo, na sociedade brasileira, est quase sempre intimamente ligado atuao clnica. A formao dada pelas escolas de nvel superior tambm segue predominante e majoritariamente este tipo de atuao.

Contudo, ao se verem no mercado de trabalho, muitos so atrados pela rea organizacional, que freqentemente oferece oportunidades de emprego mais recompesadoras financeiramente e em termos de estrutura de recursos para o exerccio profissional. O resultado , em muitos casos, uma latente insatisfao, dos que permanecem na rea organizacional, com as caractersticas sociais da profisso, ao mesmo tempo em que h uma maior satisfao com as caractersticas econmicas da mesma. Para solucionar este problema, a alternativa mais mo (embora tampouco seja fcil) a de procurar modificar aquela expectativa de papel, simultaneamente atravs de atuao sistemtica nos meios de comunicao social e de alterao profunda nas estruturas curriculares dos cursos de formao de psiclogos.

Concluso
Para sintetizar, que poderia ser dito sobre as caractersticas mais marcantes e diferenciadoras dos psiclogos da rea organizacional, quando eles avaliam sua profisso? As respostas a esta pergunta sero dadas a seguir. O status profissional ligeiramente mais bem avaliado pelos psiclogos organizacionais, especificamente no que tange disponibilidade de recursos e remunerao. So maiores as dificuldades nas relaes com outros, somente na que concerne interferncia inadequada de outros profissionais. Quanto s dificuldades com as condies sociais, econmicas e culturais, na rea organizacional h avaliaes mais favorveis referentes estabilidade profissional e mais desfavorveis no que tange discriminao sexual. Os desejos de mudana tm tambm diferenas muito marcantes. Os psiclogos da rea organizacional so o grupo que mais gostaria de mudar de rea, quando comparado a todos os outros. H tambm mais insatisfao com o emprego, embora neste caso a diferena s aparea em comparao com algumas reas. Entre os que gostariam de mudar de profisso, as razes dos psiclogos organizacionais, concernentes insatisfao com as caractersticas sociais da profisso, so mais freqentes. So menos freqentes, por outro lado, no que se refere a fatores econmicos e de remunerao. Assim a rea de psicologia organizacional parece oferecer mais recursos, melhor remunerao e estabilidade profissional. Os problemas que a diferenciam so os de discriminao sexual e de interferncia de outros profissionais. Sero estes problemas suficientes para explicar a maior insatisfao dos psiclogos com a rea e com o emprego? Parece que no. De um lado, caractersticas sociais, muitas vezes presentes na rea organizacional, podem tambm explicar esta insatisfao. De outro lado, o presente autor acredita que igualmente pesa, na determinao deste fenmeno, a grande discrepncia entre uma formao eminentemente voltada para a rea clnica e para a atuao liberal e um mercado de trabalho que sinaliza para uma atuao como empregado e que apresenta ofertas irrecusveis na rea organizacional.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BORGES-ANDRADE J.E. Avaliao do exerccio profissional. In Conselho Federal de Pscologia-CFP Quem o Psiclogo Brasileiro! So Paulo, Edicon, 1988 p. 252272. [ Links ]

2011 Conselho Federal de Psicologia

You might also like