You are on page 1of 5

UNIPAMPA CURSO DE RELAES PBLICAS

DISCIPLINA: PESQUISA DE OPINIO PBLICA PROFESSOR: ME. VALMOR RHODEN PROJETO DE PESQUISA Capa - Cabealho (UNIPAMPA, CURSO); - Ttulo do trabalho; - Disciplina; - Professor; - Nome dos integrantes do grupo; - Data da entrega. Sumrio

Primeira Etapa
1. Introduo - Apresentao clara do tema (assunto); - Justificativa do estudo/pesquisa destacando interesse pessoal ou do grupo; - Apresentao de informaes sobre o produto ou servio e o mercado estudado; e fundamentao terica que servir para anlise dos dados. a) b) c) d) e) f) g) h) Quanto justificativa da pesquisa: Modo como foi escolhido o tema; Como surgiu o problema; Razes em defesa do estudo realizado; Relao do tema/problema com o contexto social; Justificativa/contribuio no plano terico e prtico que esta pesquisa trar; Fundamentao da viabilidade da pesquisa; Referncia aos possveis aspectos inovativos do trabalho; Consideraes sobre a escolha do local a ser realizada a pesquisa.

2. Problema de Pesquisa Deve possuir as seguintes caractersticas: a) Problema concreto, formulao clara, questo especfica que se est tratando ou querendo saber, contendo a discusso e apresentao das variveis em estudo; b) Possibilidade de generalizao dos dados; c) Ter conscincia da necessidade da delimitao do trabalho; d) Ser original, importante e vivel; e e) Pode ser formulado em forma de pergunta. 3. Objetivos Apresentao de forma a no deixar dvidas quanto ao que se pretende alcanar com os resultados da pesquisa.

2 3.1 Objetivo Geral praticamente a natureza da pesquisa que executamos. Possui relao direta com o objetivo de estudo e deve responder ao problema de pesquisa. 3.2 Objetivos Especficos Referem-se ao contedo do problema: identificar e analisar ou detalhamento do objetivo geral, o que se ir investigar e definio daquilo que pode ser cobrado ao final do trabalho, tendo caractersticas de verificabilidade.

4. Metodologia - Natureza da pesquisa: qualitativa ou quantitativa; - Grau de estrutura e objetivos da pesquisa: exploratria ou conclusiva; - Relacionamento entre variveis: descritiva ou causal; - Escopo da pesquisa: estudo de caso, pesquisa de clima organizacional, de opinio, de mercado, de imagem, institucional.

Segunda Etapa
5. Dados Secundrios Referem-se aos dados j tabulados, processados e analisados. Por exemplo, resultados de outras pesquisas (caso haja). 6. Definio do Universo e Metodologia de Seleo da Amostra 6.1. Definio do universo da pesquisa Como a populao foi definida. 6.2. Clculo da Amostra - Usando frmulas para populao finita ou infinita; - Como a amostra foi definida: probabilstica ou no e de quais tipos. 6.2.1. Seleo das unidades da amostra So os procedimentos utilizados para identificar as unidades amostrais a serem pesquisadas. 6.3. Instrumento de Coleta de Dados Confeco do instrumento de coleta de dados, conforme as variveis a serem estudadas, devendo compreender os objetivos especficos. - Definio da estrutura de coleta de dados; - Estrutura do instrumento de coleta; - Pr-teste do instrumento. 7 Relatrio do Pr-teste 7.1. Apresentao Anlise crtica devendo constar com que foi feito, como (aspectos analisados), nmero de pessoas e quando. Os aspectos analisados neste processo: a) Vocabulrio: quanto ao entendimento das palavras e termos na estruturao das questes; b) Questes: demasia, falta de questes para responder aos objetivos e problema;

3 c) Alternativas de resposta: demasia, falta, condies de alternativas (mutuamente exclusivas e coletivamente exaustivas). 7.2. Questes que no Sofreram Alterao Exemplo: 01, 02, 05, etc ou A, B, C, D, F, G, etc. 7.3. Anlise das Propostas de Alterao Apenas as questes que obtiveram sugestes de alterao. 7.3.1. Pergunta: 03 (por exemplo) a) Alterao proposta: colocar todas quantas forem as alternativas propostas, tanto para questes quanto para alternativas de resposta; b) Parecer do grupo: dizer do que foi proposto, quais alternativas o grupo considerou pertinente acatar ou no. No necessrio justificar; c) Enunciado final da pergunta ou alternativa de resposta. 7.3.2. Pergunta: 04 (por exemplo) d) Alterao proposta: colocar todas quantas forem as alternativas propostas, tanto para questes quanto para alternativas de resposta; e) Parecer do grupo: dizer do que foi proposto, quais alternativas o grupo considerou pertinente acatar ou no. No necessrio justificar; f) Enunciado final da pergunta ou alternativa de resposta. 7.4. "Layout" do Instrumento de Coleta de Dados 7.4.1. Inicial Questionrio completo. 7.4.2. Final Formato como ser aplicado em campo (Exemplo: duas colunas, frente e verso, fonte menor, etc.).

Terceira Etapa
8- Anlise dos Dados Apresentao lgica e seqencial de resultados e descobertas da pesquisa atravs de: textos, grficos, figuras e tabelas. 8.1. Anlise da Tabulao Simples Efetuada para todas as questes do instrumento de coleta de dados; caso possua 52 questes, sero tabuladas as 52. Aps a tabulao dos dados, construir uma tabela, constando freqncia absoluta, freqncia absoluta acumulada, freqncia relativa e freqncia relativa acumulada. Veja o exemplo a seguir: 8.1.A. Sexo dos entrevistados Freq.
Alternativas

Freqncia Absoluta 20 30 50

Masculino Feminino Total

Freqncia Absoluta Acumulada 20 50 50

Freqncia Relativa 40 60 100

Freqncia Relativa Acumulada 40 100 100

Anlise: obrigatria Grfico: facultativo (somente para os casos em que o grupo julgar pertinente).

8.2. Anlise para Tabulao Cruzada No obrigatria. Entretanto serve como complemento para resposta ao problema e objetivos e para melhor entendimento dos resultados da pesquisa.

8.2.A. Sexo dos entrevistados Sexo


Alternativas Freqncia Absoluta

Masculino
Freqncia Absoluta Acumulada Freqncia Relativa Freqncia Relativa Acumulada Freqncia Absoluta

Feminino
Freqncia Absoluta Acumulada Freqncia Relativa Freqncia Relativa Acumulada

Profissional Liberal Servidor Pblico Servidor Poltico No ps Opo Formal No Respondeu Total

Anlise: obrigatria Grfico: facultativo (somente para os casos em que o grupo julgar pertinente). 9- Concluses e Recomendaes 9.1. Concluses Inferncias baseadas nos resultados. Para cada objetivo ou problema, uma concluso. 9.2. Recomendaes Sugestes de procedimentos de aes futuras baseadas nas concluses. 10- Limitaes Tem como objetivo demonstrar as dificuldades ocorridas durante todo o processo de pesquisa. No desvaloriza a pesquisa; ao contrrio, pode fornecer suporte a sua credibilidade, pois torna a audincia (leitor) ciente e capaz de julgar corretamente a validade e as limitaes dos resultados. As limitaes podem ser: - Referentes a amostragem (no-probabilstica, restrita geograficamente, em termos temporais e de no-resposta); - Erros no-amostrais (definio errada do problema de pesquisa, da populao, m construo do instrumento de coleta de dados, nas escalas, treinamento dos entrevistadores, inferncias causais imprprias, no processamento, anlise e interpretao dos dados); e - Dentre quais limites temporais e de espao os resultados podem ser generalizados. 11 Referncias Bibliogrficas 12 Anexos (se houver).

You might also like