You are on page 1of 4

Campo Eltrico

(energia, trabalho e potencial no campo eltrico: uma discusso terica quase sem clculo)
Por: Euclides

I - Fundamentos Vamos falar de fenmenos que ocorrem em razo da existncia de cargas eltricas e de suas propriedades. Lembremo-nos ento dessas propriedades fundamentais. Existem como constituintes do tomo duas partculas fundamentais chamadas prtons e eltrons. No so as nicas e nem as menores, mas suas propriedades as tornam fundamentais para o estudo da eletricidade. Experincias levadas a cabo ainda no final do sculo XIX mostraram que: - dois prtons colocados nas proximidades um do outro e livres de quaisquer foras externas repelem-se mutuamente. - dois eltrons colocados nas proximidades um do outro e livres de quaisquer foras externas repelem-se mutuamente. - um prton e um eltron colocados nas proximidades um do outro e livres de quaisquer foras externas atraem-se mutuamente. A razo fundamental de porque isso acontece, no a conhecemos. Somos forados a admitir, contudo, que se trata de uma regra bsica no Universo. J estivemos s voltas com coisa semelhante. Desde que o primeiro homo sapiens observou a Natureza sua volta, soube que coisas que esto mais altas que o cho, tendem a cair para o cho. Dizemos que essas coisas que sempre acontecem do mesmo jeito na Natureza obedecem a leis naturais, ou fsicas. Bem, essas aes de repulso ou de atrao entre prtons e eltrons sugerem que iguais se repelem e diferentes se atraem. A propriedade intrnseca a cada partcula foi denominada carga eltrica. Para diferencilas, a do prton foi chamada positiva e a do eltron negativa. Portanto uma conveno estabelecida. O passo seguinte foi pensar em: como isso acontece? Cientistas so criaturas lgicas e era muito intrigante que tais coisas ocorressem distncia, sem nenhum meio material entre as partculas que pudesse servir de condutor de uma fora. Era preciso criar um modelo que pudesse explicar os fenmenos em todos os seus aspectos.

A interrogao permaneceu at que surgiu, por um trabalho intelectual de Einstein, a Teoria do Campo. Trabalhando em sua teoria da relatividade geral, Einstein modificou por completo a noo que tnhamos do espao. At ento o espao era apenas um grande vazio onde as coisas existiam e os fenmenos ocorriam. Einstein props que o espao e o tempo eram coisas integradas (ele os chamou de continum espao-tempo) cuja geometria e propriedades de ponto a ponto, eram alteradas pela presena de massa. O campo gravitacional foi concebido assim, como uma perturbao na geometria e nas propriedades do espao circundante a uma massa. Essa perturbao atua como algo que modifica os caminhos pelo espao. Nas proximidades de uma massa todos os caminhos convergem para ela. Newton j havia calculado a fora de atrao gravitacional e sabemos que ela diminui inversamente ao quadrado da distncia. Isto est grifado porque o mesmo ocorre num campo eltrico e, portanto, deve ser algo relacionado a uma propriedade do campo. Ento vemos que o conceito de campo foi estendido muito satisfatoriamente eletricidade. H, entretanto uma diferena fundamental: conhecemos apenas um tipo de massa e o campo gravitacional exclusivamente atrativo. So dois os tipos de carga conhecidas e o campo eltrico pode ser atrativo ou repulsivo.

II Elementos do campo Na imensido do espao um planeta como a Terra pode ser considerado uma massa pontual, da mesma maneira que um eltron ou prton do nosso ponto de vista. Vamos falar de campos gerados por elementos pontuais. Verifica-se que o campo se manifesta igualmente de maneira tridimensional no espao ao redor do elemento gerador, sendo de mesma intensidade mesma distncia em qualquer direo (no h direes preferenciais) e decaindo, em qualquer direo, com o inverso do quadrado da distncia. Representa-se o campo com linhas de foras radiais ao elemento gerador.

Todas essas coisas so estabelecidas por convenes convenientes ao estudo. As linhas tracejadas e concntricas chamam-se equipotenciais, ao longo das quais o campo tem o mesmo valor. Assim representamos o campo de uma carga positiva como de afastamento e o de uma carga negativa como de aproximao. Isto vale dizer que uma carga de prova positiva colocada num campo eltrico vai se deslocar no mesmo sentido das linhas do campo e uma carga de prova negativa se deslocar no sentido oposto ao das linhas de campo. Propriedade fundamental do Campo Eltrico Se colocarmos uma pequena carga de prova q1 num ponto do campo eltrico ela receber uma fora F1. Se a carga q1 for sucessivamente substituda por cargas q2, q3, ....., qn. Essas cargas recebero foras F2, F3,..., Fn, de tal maneira que:

A constante E no depende, pois da carga e depende apenas do ponto no espao. Essa grandeza chamada vetor campo eltrico, ou simplesmente o campo eltrico no ponto. Ela anloga acelerao da gravidade no campo gravitacional tem no campo eltrico o seu equivalente Energia Potencial no Campo eltrico No Universo a entidade que pode realizar trabalho a energia. Damos a ela o nome de Energia Potencial quando ela est acumulada e disponvel. As molas nos do disso um bom exemplo. As molas elsticas tendem a permanecer naturalmente num determinado comprimento. Se fixarmos uma das extremidades de uma mola e a comprimirmos fazendo fora na outra e ento a deixarmos presa, sabemos que ela estar pronta para voltar fazendo fora. A energia que empregamos para comprimi-la fica armazenada, pronta para realizar trabalho, como energia potencial. Se o campo eltrico pode realizar trabalho sobre uma carga intuitivo pensar que ele possui energia potencial armazenada. Cada ponto do campo eltrico possui uma energia potencial a ele relacionada. Sabemos da Mecnica que o trabalho necessrio para mover um corpo entre dois pontos do campo gravitacional igual diferena de energia potencial entre os pontos. O mesmo ocorre no campo eltrico.

Vamos verificar qual ser o trabalho que o campo eltrico de uma carga Q+ deve fazer para trazer uma carga q- desde uma distncia d at um ponto do campo que usaremos como referencial zero:

Como adotamos um referencial zero, esse valor representa a energia potencial que a carga q- recebe naquele ponto e vemos que depende do ponto onde est localizada e do valor da carga. Faremos agora como fizemos anteriormente, substituindo a carga por outras q1, q2,....,qn. Analogamente vamos verificar que:

Uma propriedade que s depende do ponto no campo. Essa propriedade recebe o nome de Potencial Eltrico que representado por uma grandeza algbrica, no vetorial, cuja unidade expressa em

Ento vemos que o movimento de cargas num campo eltrico se faz entre pontos de potenciais diferentes, ou ainda, quando houver uma diferena de potencial eltrico entre dois pontos. Isso nos leva tambm a concluir que ao longo de uma mesma equipotencial (o nome vem da) o potencial o mesmo e no h realizao de trabalho. Num circuito eltrico, quando dois pontos esto no mesmo potencial no circular corrente eltrica. A diferena de potencial tratada abreviadamente por ddp ou recebe o nome de Tenso Eltrica. Como cargas positivas e cargas negativas se movem em sentidos opostos num campo eltrico, foi convencionado que as cargas negativas se movem do potencial mais baixo para o mais alto, e a positiva do potencial mais alto para o mais baixo. uma forma de dizer que cargas negativas se deslocam para um plo positivo enquanto as positivas se deslocam para um plo negativo.

You might also like