You are on page 1of 2

O Pensamento religioso

Provavelmente a religio nasceu dos mitos. Mas nela o mundo sobrenatural e divino uma ordem acima da natureza, transcendental, mais separado do mundo da natureza. O discurso religioso tambm baseado na f, mas mostra maior coerncia racional. Os deuses j no convivem com o homem, como na magia e no mito. Mas na religio o homem tambm procura a presena da divindade, de santos, de espritos para dar sentido sua vida e uma explicao aos mistrios da vida e da morte. A f, como todo tipo de crena, a aceitao de uma verdade sem necessidade de demonstrao racional. Mesmo assim as religies admitem que homens iluminados, profetas, santos, mdiuns e gurus recebem revelaes que alimentam a f e do um sentido s incertezas humanas sobre a vida atual e a possvel vida aps a morte. As religies atuais, de um modo geral, fundam-se na crena de um Deus nico, ao qual o homem esteve ligado em sua origem e ao qual dever ligar-se ao fim de sua existncia ou no fim dos tempos. Elas nos falam de mistrios profundos como a origem de nossa vida, como se comportar eticamente, a existncia da alma, a vida aps a morte. E todas elas comeam com uma indagao sobre a criao das coisas, que instiga a curiosidade dos homens: Quem criou o universo?, Como foi essa criao?. As religies de hoje procuram ver diretamente o que est acima da realidade conhecida, procuram a realidade transcendental. Vale ressaltar que alem da liberdade de expresso e de culto religioso que devemos respeitar h todo um pensamento fundado nessa crena ou f no transcendental. A partir dessa crena religiosa (h tambm crenas no religiosas) fazemos afirmaes que no so baseadas em verdades comprovadas objetivamente, quer pela experincia comum, quer pela experimentao cientfica. Ou, em outras palavras, a crena religiosa dispensa a argumentao de suas afirmaes ou provas materiais, concretas, e racionalmente compreensveis. Creio em Deus , todo-poderoso. Para quem tem f religiosa e cr em Deus, essa afirmao verdadeira e suficiente. Leia os textos: Romaria
de sonho e de p O destino de um s Feito eu perdido em pensamentos Sobre o meu cavalo. de lao e de n De gibeira, o jil Dessa vida cumprida a sol. Refro Sou caipira Pirapora nossa, Senhora de Aparecida, Ilumina a mina escura e funda O trem da minha vida. O meu pai foi peo Minha me solido Meus irmos perderam-se na vida custa de aventuras. Descasei, joguei, investi, desisti: Se h sorte eu no sei, nunca vi. (refro)

Me disseram, porem, Que eu viesse aqui Pra pedir de romaria e prece Paz nos desaventos. Como eu no sei rezar S queria mostrar Meu olhar, meu olha, meu olhar. (Renato Teixeira)

oua tambm outras canes: Se eu quiser falar com Deus(Gilberto Gil), Eu s peo a Deus (Beth Carvalho), Monte Castelo(Legio) Igreja(Tits)

1. Voc tem f religiosa? Acredita em Deus, em santos, Espritos, Alma, Energia...?

A PRECE Ento, uma sacerdotisa disse: Fala-nos da Prece. E ele respondeu, dizendo: Vs rezais nas vossas aflies e necessidades; pudsseis tambm rezar na plenitude de vossa alegria e nos dias de abundncia. Pois que a orao seno a expresso de vosso ser para o ter vivente? E se constitui conforto exalar vossas trevas no espao, maior conforto sentireis quando exalardes a aurora de vosso corao. E se no podeis reter vossas lagrimas quando vossa alma vos chama para orar, ela vos poderia esporear repetidamente,embora chorando, ate que aprendsseis a orar como alegria. Quando rezais, vos elevais at encontrardes, nas alturas, aqueles que esto orando mesma hora, e que, fora da orao, talvez nunca encontrsseis. Portanto, que vossa visita a esse templo invisvel no tenha nenhuma outra finalidade seno o xtase e a doce comunho. Pois se penetrardes o templo unicamente para pedir, nada recebereis. E se nele entrardes para vos curvar, ningum vos erguer. E mesmo se a fordes para mendigar favores para outros, no sereis atendidos. Basta-vos entrar no templo invisvel. No vos posso ensinar a rezar com palavras. Deus no escuta vossas palavras, exceto quando Ele prprio as pronuncie atravs de vossos lbios. E no vos posso ensinar a orao dos mares e das florestas e das montanhas. Mas vs que nascestes das montanhas, e das florestas, e dos mares, podeis encontrar suas preces no vosso corao. E se somente escutardes na quietude da noite, ouvi-los-eis dizendo em silencio: Deus nosso, que s nosso Eu alado, Tua vontade em ns que quer. Teu desejo em ns que deseja. Teu impulso em ns que pode transformar nossas noites, que Te pertencem, em dias que tambm Te pertencem. Nada Te podemos pedir, pois tu conheces nossas necessidades antes mesmo que nasam em ns. Tu s nossa necessidade; e dando-nos mais de Ti, Tu nos ds tudo. (Gibran Kalil Gibran) 2.Aps essas leituras, escreva sobre o que voc pensa sobre a criao do universo? Coloque no papel suas crenas, suas dvidas e reflexes. D um ttulo para o seu texto.

In: Meserani, Samir. Redao Escolar: criatividade-2grau. So Paulo, Atual, 1991. p.91-96.

You might also like