You are on page 1of 1

O Texto dissertativo-argumentativo: o pargrafo exerccios:

Leia este pargrafo: A linguagem um instrumento eficaz para atingir objetivos em um mundo marcado pela complexidade de relaes humanas. Ela nos permite entrar em relao com outras pessoas, trocar informaes, expressar afetos e emoes, solicitar o auxlio do outro, levar o outro a agir, influenci-lo em suas decises e aes. atravs da linguagem que materializamos nossas intenes em relao ao outro. Segundo Peter Drucker, um dos pensadores modernos da administrao, 60% de todos os problemas administrativos resultam de ineficincia e falhas na comunicao. No s na rea empresarial, mas tambm em todos os outros domnios que demandam relaes entre pessoas, a comunicao importante e sua ineficincia pode causar prejuzos materiais, afetivos e pessoais.
(Wander Emediato. A frmula do texto Redao, argumentao e leitura. So Paulo: Gerao Editorial, 2004. p. 17.)

1. Um texto normalmente organizado em unidades menores, chamadas pargrafos. Um pargrafo pode ser formado por uma ou mais frases, sendo seu tamanho varivel. Quantas frases h no pargrafo em estudo? 2. O pargrafo costuma estruturar-se em torno de uma ideia-ncleo, que desenvolvida por idias secundrias. No pargrafo em estudo: a) A ideia-ncleo apresentada por meio de uma afirmao. Qual ela? b) Em que parte do pargrafo se localiza essa afirmao? c) Em quais frases do pargrafo esto as ideias secundrias? d) Qual das ideias secundrias apresenta um detalhamento a respeito da linguagem? e) Na 4 frase, h uma citao e um dado estatstico. Qual a funo dessa frase no pargrafo? 3. Alm da ideia-ncleo e das ideias secundrias, a estrutura padro de um pargrafo apresenta tambm uma concluso. Em pargrafos curtos, raro haver concluso. No pargrafo em estudo, que frase constitui a concluso?

4. D continuidade aos textos a seguir, desenvolvendo pargrafos de acordo com a tcnica indicada entre parnteses: a) H dois aspectos que devem ser considerados quando se discute preveno contra Aids: a veiculao de informaes sobre medidas preventivas e a mudana da mentalidade e dos valores das pessoas, (diviso) b) Uma cadeira que passa flutuando na enxurrada, um cachorro morto levado pela fora das guas, animais e pessoas ilhados, lixo vedando a sada da gua das chuvas pelos bueiros, (ilustrao) c) A tarefa dos pais no apenas a de alimentar os filhos, (declarao inicial) d) Que futuro tero os 16 milhes de brasileiros que so analfabetos? (interrogao) e) Democracia no apenas a expresso da vontade da maioria, mas tambm o respeito, ao diferente, o respeito minoria, (definio)

You might also like