You are on page 1of 4

DISSERTAO - AULA 1 A dissertao uma exposio, discusso ou interpretao de uma determinada idia.

. Pressupe um exame crtico do assunto, lgica, raciocnio, clareza, coerncia, objetividade na exposio, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expresso. No discurso dissertativo propriamente dito, no se verifica, como na narrao, progresso temporal entre as frases e, na maioria das vezes, o objeto da dissertao abstrado do tempo e do espao. Alguns pontos essenciais desse tipo de texto so: 1) Toda dissertao uma demonstrao, da a necessidade de pleno domnio do assunto e habilidade de argumentao; 2) Em conseqncia disso, impem-se a fidelidade ao tema; 3) A coerncia tida como regra de ouro da dissertao; 4) Impem-se sempre o raciocnio lgico; 5) A linguagem deve ser objetiva, denotativa; qualquer ambigidade pode ser um ponto vulnervel na demonstrao do que se quer expr. Deve ser clara, precisa, natural, original, nobre , correta gramaticalmente. O discurso deve ser impessoal ( evitar-se o uso da primeira pessoa.) O pargrafo a unidade mnima do texto e deve apresentar: uma frase contendo a idia principal (frase nuclear) e uma ou mais frases que explicitem tal idia. Exemplo: A televiso mostra uma realidade idealizada (idia central) porque oculta os problemas sociais realmente graves" (idia secundria) 1- Exerccio - Desenvolva as idias apresentadas, construindo frases adequadas: A) Muitas pessoas que vivem em grandes cidades sonham com a vida no campo porque... B) O jornal pode ser um excelente meio de conscientizao das pessoas, a no ser que... C) As mulheres vm conquistando um espao cada vez maior na vida social e poltica de muitos pases, no entanto... D) Muitas pessoas propem a pena de morte como medida para conter a violncia; outras, porm, ... E) Muita gente acha que arte dispensvel, mas ... F) Devemos lutar para a preservao do meio ambiente, pois ... G) O lazer necessrio ao homem, no entanto... H) Muitos so contra as pesquisas espaciais, porque ... I) Geralmente os alunos acham dificuldade em elaborar uma dissertao, pois ... 2- Exerccio - Com base no exemplo, desenvolva as frases apresentadas, colocando argumentos que apiem as idias expressas: Exemplo: Idia central - A poluio atmosfrica deve ser combatida urgentemente. Desenvolvimento - A poluio atmosfrica deve ser combatida urgentemente, pois a alta concentrao de elementos txicos pe em risco a vida de milhares de pessoas, sobretudo daquelas que sofrem de problemas respiratrios. A) A propaganda intensiva de cigarros e bebidas tem levado muita gente ao vcio. B) A televiso um dos mais eficazes meios de comunicao criados pelo homem. C) A violncia tem aumentado assustadoramente nas cidades e hoje parece claro que esse problema no pode ser resolvido apenas pela polcia. D) O dilogo entre pais e filhos parece estar em crise atualmente. E) O problema dos sem-terra preocupa cada vez mais a sociedade brasileira.

DISSERTAO - AULA 2 O pargrafo pode processar-se de diferentes maneiras: 1- ENUMERAO - Caracteriza-se pela exposio de uma srie de coisas, uma a uma. Prestase bem indicao de caractersticas, funes, processos, situaes, sempre oferecendo o complemente necessrio afirmao estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindose os critrios de importncia, preferncia, classificao ou aleatoriamente. Exemplo: O adolescente moderno est se tornando obeso por vrias causas: alimentao inadequada, falta de exerccios sistemticos e demasiada permanncia diante de computadores e aparelhos de tv. Exerccios - No seu caderno, coloque a frase ncleo. Abaixo dela, apenas enumere os elementos que completaro a frase. Depois monte um pargrafo. Exemplo: Devido expanso das igrejas evanglicas, grande o nmero de emissoras que dedicam parte da sua programao veiculao de programas religiosos de crenas variadas. Enumerao A) A Santa Missa em seu lar B) Tero Bizantino C) Despertar da F D) Palavra de Vida E) Igreja da Graa no Lar 1) Inmeras so as dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos desmatamentos, desequilbrios sociolgicos e poluio. 2) Existem vrias razes que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime. 3) A gravidez na adolescncia um problema serissimo, porque pode trazer muitas conseqncias indesejveis. 4) O lazer uma necessidade do cidado para a sua sobrevivncia no mundo atual e vrios so os tipos de lazer. 5) O Novo Cdigo Nacional de trnsito divide as faltas em vrias categorias. 2- COMPARAO - A frase nuclear pode-se desenvolver atravs da comparao, que confronta idias, fatos, fenmenos e apresenta-lhes as semelhanas ou dessemelhanas. Exemplo: A juventude uma infatigvel aspirao de felicidade; a velhice, pelo contrrio, dominada por um vago e persistente sentimento de dor, porque j estamos nos convencendo de que a felicidade uma iluso, que s o sofrimento real. (Arthur Schopenhauer) Exerccios - A partir das frases abaixo, desenvolver pargrafos com comparaes. 1) A tenso do futebol igual tenso da vida. 2) Uma coisa escrever como poeta, outra, como historiador. 3) Assim como as palavras, as expresses fisionmicas tambm tm a sua linguagem. 4) Indubitavelmente, o vestibular pode ser comparado a uma angustiante corrida de obstculos. 5) Comparando-se o antigo Cdigo Nacional de Trnsito com o atual, percebe-se claramente que a lei exige mais responsabilidade do motorista.

DISSERTAO AULA 3 3- CAUSA E CONSEQNCIA - A frase nuclear, muitas vezes, encontra no seu desenvolvimento um segmento causal ( fato motivador) e, em outras situaes, um segmento indicando conseqncias ( fatos decorrentes). Exemplo: O homem , dia a dia, perde a dimenso de humanidade que abriga em si, porque os seus olhos teimam apenas em ver as coisas imediatistas e lucrativas que o rodeiam. O esprito competitivo foi excessivamente exercido entre ns, de modo que hoje somos obrigados a viver numa sociedade fria e inamistosa. Exerccios - Para cada assunto apresentado, redija um pargrafo dissertativo com relaes de causa ou conseqncia. 1) O homem atua com vantagem sobre os outros animais pela sua capacidade de transformar elementos naturais em instrumentos de dominao. 2) A tecnologia desenvolveu meios que possibilitam a comunicao entre pessoas separadas por milhares de quilmetros. 3) Todo municpio conta, geralmente, com um sistema de tratamento da gua a ser consumida pela populao. 4) Na maioria dos povos primitivos e civilizados, o casamento monogmico encontrado com maior freqncia que o poligmico. 5) A punio dos infratores est mais rigorosa e cara. 4- TEMPO E ESPAO Muitos pargrafos dissertativos marcam temporal e espacialmente a evoluo de idias, processos. Exemplo: Tempo - A comunicao de massas resultado de uma lenta evoluo. Primeiro, o homem aprendeu a grunhir. Depois deu um significado a cada grunhido. Muito depois, inventou a escrita e s muitos sculos mais tarde que passou comunicao de massa. Espao - O solo influenciado pelo clima. Nos climas midos, os solos so profundos. Existe nessas regies uma forte decomposio de rochas, isto , uma forte transformao da rocha em terra pela umidade e calor. Nas regies temperadas e ainda nas mais frias, a camada do solo pouco profunda. ( Melhem Adams) Exerccios - Partindo das frases nucleares abaixo, construir pargrafos dissertativos ordenados por tempo e espao. 1) Em todos os tempos, o mar tem exercido fascinante atrao sobre o homem. 2) O homem sempre buscou proteo ao longo de sua histria. 3) O Brasil conta com tipos de aficcionados por vrios esportes. 4) As novelas brasileiras tentam mostrar no mais apenas o Rio de Janeiro, mas tambm outras regies brasileiras. 5) O homem sempre quis voar como os pssaros. 6) O uso do cinto de segurana tem evitado mortes em acidentes de trnsito. 5- EXPLICAO - Num pargrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar e aclarar as idias para torn-las mais compreensveis. Exemplo: Artria um vaso que leva sangue proveniente do corao para irrigar os tecidos.

Exceto no cordo umbilical e na ligao entre os pulmes e o corao, todas as artrias contm sangue vermelho-vivo, recm oxigenado. Na artria pulmonar, porm, corre sangue venoso, mais escuro e desoxigenado, que o corao remete para os pulmes para receber oxignio e liberar gs carbnico. Exerccios - Explicitar as idias contidas nas frases nucleares. 1) Cada pessoa define a seu modo quais as pessoas que devem apresentar, e com o qu. 2) Os benefcios do esporte so muito apregoados hoje em dia. 3) A Internet um auxlio rpido e eficaz s pesquisas escolares. 4) Uma me que vai buscar seu filho na escola pode somar muitos pontos e arcar com uma grande quantidade de dinheiro em multas, se no obedecer ao novo Cdigo Nacional de Trnsito.
Antes de se iniciar a elaborao de uma dissertao, deve delimitar-se o tema que ser desenvolvido e que poder ser enfocado sob diversos aspectos. Se, por exemplo, o tema a questo indgena, ela poder ser desenvolvida a partir das seguintes idias: A) A violncia contra os povos indgenas uma constante na histria do Brasil. B) O surgimento de vrias entidades de defesa das populaes indgenas. C) A viso idealizada que o europeu ainda tem do ndio brasileiro. D) A invaso da Amaznia e a perda da cultura indgena. Depois de delimitar o tema que voc vai desenvolver, deve fazer a estruturao do texto. Fonte:Mundo Vestibular http://www.mundovestibular.com.br/

REDAO
Observaes: Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da lngua portuguesa. Escreva com letra legvel. O texto no deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narrao. O texto dever ter no mnimo 15 (quinze) linhas escritas. A redao dever ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha prpria. O rascunho poder ser feito na ltima folha deste Caderno.

You might also like