You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP DIREITO

ANANDA PACHECO ANDREIA CHIARA JAQUELINE TEIXEIRA SARA CAYRES

TTULOS DE CRDITO

Campo Grande MS
Novembro/2011

TTULOS DE CRDITO
O Novo Cdigo Civil de 2002 incorpora a disciplina dos ttulos de crdito no Livro I, da Parte Especial, dedicada ao "direito das obrigaes".

1 - CONCEITO: De maneira geral, denominam-se ttulos de crdito os papis representativos de uma obrigao e emitidos de conformidade com a legislao especfica de cada tipo ou espcie. Os elementos fundamentais para se configurar o crdito decorrem da noo de confiana e tempo. A confiana necessria, pois o crdito se assegura numa promessa de pagamento, e o tempo tambm, pois o sentido do crdito , justamente, o pagamento futuro combinado, pois se fosse vista, perderia a ideia de utilizao para devoluo posterior.

Segundo Csar Vivante - Ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito, literal e autnomo, nele mencionado". Documento necessrio: indispensvel que exista um documento escrito. um documento de apresentao necessria pelo possuidor. Para o exerccio do direito nele mencionado: a declarao constante do ttulo deve especificar expressamente quais os direitos que se incorporam no documento.

Classificao A classificao mais importante dos ttulos de crdito feita quanto a sua circulao, da seguinte maneira: Ttulos ao portador, que so aqueles que no expressam o nome da pessoa beneficiada. Tem como caracterstica a facilidade de circulao, pois se processa com a simples tradio. Ttulos nominativos, que so os que possuem o nome do beneficirio. Portanto, tem por caracterstica o endosso em preto. Ttulos ordem, que so emitidos em favor de pessoa determinada, transferindose pelo endosso. Os tipos de ttulos de crditos utilizados no Brasil so: letra de cmbio, nota promissria, duplicata, debntures e o cheque. Os ttulos de crdito so documentos representativos de obrigaes cambirias.

Apresentam dois atributos bsicos: a) NEGOCIABILIDADE: uma vez que os ttulos de crdito podem circular por meio de endosso. b) EXECUTIVIDADE: posto que so ttulos executivos extrajudiciais (CPC, art. 585 I).

2 - PRINCPIOS GERAIS APLICVEIS AOS TTULOS DE CRDITO:

I LITERALIDADE: consiste em dizer que vale no ttulo apenas o que nele est expressamente escrito. S se pode reclamar, ento, aquilo que constar do ttulo, nem mais nem menos. II CARTURALIDADE: o credor do ttulo de crdito deve provar que se encontra na posse do documento para exercer o direito nele mencionado. (Fbio Ulha Coelho). Segundo Vivante o ttulo de crdito se materializa em um documento (crtula), sendo que para se exercitar qualquer direito oriundo do ttulo de crdito, faz-se mister a apresentao do documento. Podemos extrair deste princpio da expresso "documento necessrio" constante do conceito de ttulo de crdito fornecido por Vivante. impossvel, por exemplo, promover execuo de um ttulo de crdito ou instruir pedido de falncia, valendo-se de cpia xerogrfica do ttulo. Procura-se garantir que o exequente no negociou seu crdito junto a terceira pessoa. III AUTONOMIA: as obrigaes representadas por um ttulo de crdito so independentes entre si. Se uma dessas obrigaes for eivada de algum vcio jurdico, tal fato no compromete a validade e eficcia das demais constantes do ttulo. "Os vcios que comprometem a validade de uma relao jurdica, documentada em ttulo de crdito, no se estendem s demais relaes abrangidas no mesmo documento". Ulha nos fornece o exemplo de algum que compra bem a prazo emitindo nota promissria em favor do vendedor, sendo que este transfere o ttulo para terceira pessoa em pagamento de uma dvida. Caso o bem seja devolvido ao vendedor em razo de algum defeito, por exemplo, o emitente da nota continua obrigado a honrar o ttulo junto ao terceiro portador. O princpio da autonomia contm em seu bojo, mais dois outros princpios: Abstrao: os direitos decorrentes do ttulo no dependem do negcio que deu origem ao nascimento do ttulo de crdito, quando o ttulo de crdito encontra-se em circulao, em mos de possuidor de boa f. Fran Martins lembra que " a obrigao abstrata ocorre apenas quando o ttulo est em circulao, isto , quando pe em relao duas pessoas que no contrataram entre si,

encontrando-se uma em frente da outra, em virtude apenas do ttulo". Ou seja - quem emitiu o cheque, por exemplo, no pode alegar a terceiro, que teria emitido o cheque apenas como garantia de sua dvida com outra pessoa. Lembre-se que os ttulos de crdito podem circular livremente, por meio do endosso. Fran Martins aponta o formalismo como outro elemento necessrio para a configurao do ttulo de crdito. Para que o papel se caracterize como ttulo de crdito indispensvel que o documento se revista das exigncias legais impostas para cada espcie de ttulo de crdito (cheque, nota promissria etc.). A ausncia de qualquer destes requisitos, retira do documento a natureza de ttulo de crdito. Inoponibilidade das excees aos terceiros de boa f: significa que o obrigado em um ttulo de crdito, no pode recusar o pagamento ao portador do ttulo, alegando as suas relaes pessoais com outros obrigados anteriores do mesmo ttulo. Este referido princpio, decorre da garantia da circulao dos ttulos de crdito. O 3 de boa f recebe o ttulo purificado, livre de qualquer vcio ou defeito que o negcio anterior por acaso possua. interessante lembrar que, caso o ttulo no tenha circulado, o devedor poder opor-se a seu pagamento por excees pessoais. Leciona Joo Eundio Borges, que nenhum ttulo criado imotivadamente, sem nenhum nexo causal.

3 - CLASSIFICAES DOS TTULOS DE CRDITO

Segundo Fbio Ulha Coelho, os ttulos de crdito se classificam da seguinte forma: Quanto ao modelo; Quanto estrutura; Quanto hiptese de emisso; Quanto circulao.

I - Quanto ao Modelo Modelo Livre: so os ttulos de crdito cuja forma no precisa observar um padro normativamente estabelecido. A lei no determina uma forma especfica para sua constituio, embora os requisitos legais de cada espcie devam ser observadas. Exemplo: letra de cmbio e nota promissria. Modelo Vinculado: so os ttulos de crdito para os quais a lei fixou um padro, uma forma, para o preenchimento dos requisitos especficos de cada espcie de ttulo de crdito. Exemplo: Cheque e duplicata mercantil.

Observao: segundo Ulha, "um cheque somente ser um cheque se lanado no formulrio prprio fornecido, por talo, pelo prprio banco sacado". de se concluir que, lanado em instrumento (cartula) diverso daquele fornecido pelo banco, mesmo que com a observao de todos os demais requisitos do cheque, no teremos um ttulo de crdito.

II - Quanto Estrutura Ordem de Pagamento: so os ttulos de crdito cuja criao (saque) faz surgir trs figuras distintas: aquela que ordena outra pessoa a pagar o ttulo (sacador), o destinatrio da ordem, que deve pagar o ttulo (sacado) e o beneficirio da ordem (tomador). Exemplo: cheque e letra de cmbio. Promessa de Pagamento: so os ttulos de crdito cuja criao (saque) faz surgir apenas duas figuras distintas: a de quem promete pagar (sacador) e a do beneficirio da ordem (tomador). Exemplo: nota promissria.

III - Quanto Hiptese de Emisso Causais: aquele ttulo para o qual o ordenamento jurdico estabelece uma causa para a sua criao. O ttulo causal, consequentemente, s pode ser emitido (sacado) caso ocorra o fato estabelecido pela lei como causa possvel de sua criao. Exemplo: duplicada mercantil que somente criada para representar uma obrigao decorrente de compra e venda mercantil. No Causais: (tambm chamados de abstratos) = ttulo de crdito que pode ser criado (sacado) por qualquer causa para representar obrigao de qualquer natureza. Exemplo: cheque e nota promissria.

IV - Quanto Circulao Ao Portador: so aqueles que, por no identificarem o seu credor, a pessoa beneficiada, so transmissveis por mera tradio manual. Exemplo: cheque abaixo de R$ 100,00. Nominativos: so os ttulos que identificam a pessoa beneficiada. Sua transferncia pressupe alm da tradio (ver o princpio da cartularidade) a prtica de outro ato jurdico (o endosso ou a cesso civil de crdito). b.1) Nominativos ordem: so transferidos (circulam) mediante tradio* manual + endosso. Ex. cheque, nota promissria etc. Tradio = transferncia do ttulo

b.2) Nominativos no ordem: impossibilitam o endosso - so transferidos (circulam) mediante tradio + cesso civil de crdito (ato que transfere a titularidade de crdito de natureza civil).

4 - INSTITUTOS COMUNS AOS TTULOS DE CRDITO

SAQUE - o ato cambirio por meio do qual se emite um ttulo de crdito. Cria-se uma letra de cmbio, por exemplo, atravs de seu saque. O saque de uma letra de cmbio (ordem de pagamento) faz surgir 3 situaes jurdicas distintas:

O SACADOR: a situao daquele que d a ordem de pagar. O SACADO: a situao do destinatrio desta ordem de pagamento (devedor). O TOMADOR: a situao do beneficirio desta ordem de pagamento (primeiro credor do ttulo). Nada impede que o sacador se confunda com a figura do tomador ou do sacado (LU, art. 3).

OBS: 1) O Saque de uma Letra de Cmbio gera dois efeitos: Autoriza o tomador, na data do vencimento, a procurar pelo sacado com o objetivo de receber o valor que lhe devido. Vincula o sacador ao pagamento do ttulo, na qualidade de coobrigado. Podemos identificar, inicialmente, 2 devedores em uma LC: O sacado (mais precisamente o aceitante) devedor original da obrigao (principal devedor). O sacador de forma subsidiria.

2) Um Cheque (ordem de pagamento) criado atravs de seu saque (emisso). O cheque uma ordem de pagamento vista, sacada contra um banco, com base em suficiente proviso de fundos. Saque de um cheque (ordem de pagamento) faz surgir 3 situaes jurdicas distintas: EMITENTE -- SACADO -- CREDOR

A situao jurdica do emitente (sacador), que mantm uma relao jurdica com o credor do ttulo e outra com o sacado, que no caso o Banco. Obs. A relao do emitente do cheque com o Banco sacado decorre de um contrato de Conta Corrente, sendo que a instituio financeira movimenta valores por conta e ordem do emitente, que o correntista. A situao jurdica do sacado (Banco). Por bvio, o Banco sacado apenas movimenta valores por conta e ordem do emitente, que deve manter suficiente proviso de fundos em sua conta corrente. Lembre-se que o responsvel pelo pagamento dos cheques ser sempre o emitente. Excepcionalmente, porm, o Banco sacado ser responsvel pelo pagamento de determinado cheque, a exemplo de quando efetua o pagamento de cheque com assinatura falsa (responde por ato ilcito que praticou). E, a ltima situao jurdica - que do credor, ou seja, o portador do cheque.

3) Cria-se uma Nota Promissria (ordem de pagamento) atravs de seu saque. O saque de uma nota promissria (promessa de pagamento) gera duas situaes jurdicas distintas: SACADOR que a situao jurdica daquele que promete pagar (emitente ou subscritor). BENEFICIRIO que a situao do credor originrio do ttulo. Saque gera um Efeito: Autoriza o tomador, na data do vencimento, a procurar o sacador, com o objetivo de receber o valor que lhe devido. Podemos identificar, inicialmente, apenas um devedor da nota promissria - o SACADOR.

4) Cria-se uma Duplicata Mercantil (ordem de pagamento) atravs de seu saque. Duplicata um ttulo de crdito causal que decorre de uma compra e venda mercantil ou uma prestao de servios. sempre antecedida de uma fatura comercial, que a nota fiscal do vendedor ou prestador de servios. O saque de uma duplicata mercantil (ordem de pagamento) faz surgir duas situaes jurdicas distintas: SACADOR ou BENEFICIRIO: empresrio vendedor de mercadorias ou prestador de servios. SACADO: comprador da mercadoria ou do servio.

5 - ENDOSSO Inicialmente, lembre-se que, com exceo dos cheques at R$ 100,00, todo ttulo de crdito deve ser nominativo, ou seja, deve identificar seu portador. Os ttulos de crdito nominativos podem ser: A Ordem: circulam por endosso. No Ordem: circulam por meio de cesso civil de crditos.

Segundo Ulha, endosso " o meio pelo qual se processa a transferncia do ttulo de crdito de um credor para outro, redundando em sua circulao. um instituto tpico do direito cambirio". Endosso opera a transferncia do crdito representado por ttulo ORDEM. A clausula " ordem" pode ser expressa ou tcita, ou seja, basta que no tenha sido inserida a clausula NO A ORDEM na letra de cmbio para que ela seja transfervel por endosso. (LU, art. 11). Lembre-se que, a alienao do crdito fica, ainda, condicionada tradio do ttulo, em decorrncia do princpio da cartularidade, segundo o qual o ttulo de crdito se materializa em documento (crtula), sendo que para o exerccio do direito resultante do crdito impe-se a apresentao do documento. O alienante do crdito documentado por uma cambial chamado de endossante ou endossador; o adquirente, de endossatrio. Com o endosso o endossante deixa de ser credor do ttulo, posio jurdica que passa a ser ocupada pelo endossatrio. Somente o credor pode alienar o crdito, e, portanto, somente o credor pode ser endossador. Assim, o primeiro endossante de qualquer letra de cmbio, por exemplo, ser, sempre, o tomador; o segundo endossante, necessariamente, o endossatrio do tomador; o terceiro, o endossatrio do segundo endossante e assim sucessivamente. No h qualquer limite para o nmero de endossos de um ttulo de crdito (com exceo do cheque, que admite apenas um nico endosso); ele pode ser endossado diversas vezes, como pode, simplesmente, no ser endossado.

O Endosso Produz, em Regra, Dois Efeitos: Transfere a titularidade do crdito representado no ttulo do endossante para o endossatrio; Vincula o endossante ao pagamento do ttulo, na qualidade de coobrigado. (LU, art. 15)

O Endosso pode ser de duas Espcies Em branco e em preto. Em branco: quando no identifica o endossatrio. Ex. simples assinatura do credor lanado no verso do ttulo e, veja bem, com os dizeres PAGUE-SE ou sob outra expresso equivalente. Pode, inclusive, o credor se limitar a assinar a letra no verso, visto que no precisa dizer a quem se deve pagar. Em preto: quando identifica o endossatrio. Ex. assinatura do credor lanada no verso ou anverso do ttulo e com os dizeres PAGUE-SE A ROBERTO LIMA ou sob outra expresso equivalente, que contenha o nome da pessoa a quem se deve pagar. OBS: O endosso em branco transforma a letra de cmbio, por exemplo, necessariamente sacada nominativa, em ttulo ao portador. Isso significa que, inicialmente, constava na letra de cmbio o nome do devedor e do credor. O credor, ao endossar a letra (assinatura + entrega da crtula) sem mencionar o nome do endossatrio (endosso em branco), acabou por transformar a mesma em ttulo ao portador, porque no nomeou a quem se deve pagar. O endossatrio de um ttulo por endosso em branco poder transferir o crdito nele representado por mera tradio, hiptese em que no ficar coobrigado. S o endossante ficar coobrigado.

Endosso Parcial A lei veda ao endossante limitar o endosso a uma parte do valor da letra, considerando nulo o endosso parcial. (LU, art. 12; CC/2002, art. 912, pargrafo nico).

Endosso Condicional O endosso condicional, em que a transferncia do crdito fica subordinada a alguma condio no nulo, mas a referida condio ser ineficaz, porque a lei a considera no escrita. (CC/2002, art. 912, caput).

Endosso Imprprio Segundo Ulha, "aquele que no produz o efeito de transferir a titularidade do crdito documentado pela letra de cmbio, mas legitima a posse sobre a crtula exercida pelo seu detentor". Opera a transferncia do ttulo, independentemente do crdito nele consignado. Transfere s a posse da crtula, mas no o valor nela contido. * O Endosso Imprprio pode ser de duas Espcies

- Endosso-Procurao (ou endosso-mandato): o endossatrio recebe o ttulo simplesmente para efetuar a cobrana do valor nele mencionado e dar a respectiva quitao. Age como mero mandatrio do endossante. Ex. Cobrana bancria. - Endosso-Cauo (ou endosso-pignoratcio): o ttulo transferido ao endossatrio como garantia de alguma obrigao assumida, sendo devolvido aps o seu cumprimento. Caso no seja cumprida a obrigao por parte do endossante, esse endosso cauo transforma-se em endosso prprio, transferindo a titularidade do documento.

Endosso Sem Garantia O endosso que no produz o efeito de vincular o endossante ao pagamento do ttulo o chamado endosso sem garantia, previsto no art. 15 da LU. Com esta clausula o endossante transfere a titularidade da letra, sem se obrigar ao seu pagamento. Exemplo: pague-se sem garantia a Joo.

6 - DIFERENAS ENTRE CESSO CIVIL DE CRDITO E ENDOSSO

A cesso civil de crdito tambm ato possibilita a transferncia de um crdito de uma para outra pessoa, porm, diferencia-se do endosso, visto que submete-se ao regime do direito civil e do cambirio como o endosso. Endosso: O endossante responde, de regra, (ver clausula sem garantia) pela existncia do crdito e pela solvncia do devedor (o endossatrio poder executar o crdito contra o endossante, caso o devedor principal no tenha realizado o pagamento deste). - O devedor principal do ttulo tambm no poder defender-se, quando executado pelo endossatrio, arguindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o endossante (principio da autonomia das obrigaes cambiais, e subprincpio da inoponibilidade das excees pessoais aos terceiros de boa-f, referidos no art. 17 da LU e 916 do CC/2002. Cesso Civil De Crdito: O cedente responde apenas pela existncia do crdito (no pela solvncia do devedor (CC/2002, arts. 295 e 296). - O devedor do ttulo poder defender-se, quando executado pelo cessionrio, arguindo matrias atinentes a sua relao jurdica com o cedente (CC/2002, art. 294).

You might also like