You are on page 1of 4

APLICAO DA LEI NO TEMPO O Direito se quer ser um Direito eficaz tem de se manter num espao constante de modernizao.

Assim, h medida que a sociedade vai evoluindo, o Direito tenta evoluir com ela. Por isso as leis sucedem-se no tempo. O legislador aparece a modificar regras jurdicas, sendo que esta sucesso de leis no tempo, no levanta problemas por fora da aplicao do princpio lei posterior derroga lei anterior art. 7 do Cdigo Civil. Contudo, podem surgir conflitos de leis no tempo, porque a entrada m vigor de uma nova lei ou de um sistema jurdico inteiramente novo no provoca um corte radical na continuidade da vida social. Antes pelo contrrio, h factos e situaes que tendo-se verificado antes da nova lei, tendem a continuar no futuro ou a projectar-se nele. Isto , h situaes jurdicas constitudas no passado que se prolongam no futuro. Os problemas de sucesses de leis no tempo suscitados pela entrada em vigor de uma Lei Nova, podem, pelo menos em parte, ser directamente resolvidos por esta mesma lei, mediante disposies transitrias. As disposies transitrias podem ser de dois tipos: - de carcter formal quando se imitam a determinar qual das leis, a Lei Antiga ou a Lei Nova aplicvel a determinadas situaes. - de carcter material quando estabelecem uma regulamentao prpria, - no coincidente nem com a Lei Antiga nem com a Lei Nova para certas situaes existentes no momento do incio de vigncia. Por vezes estas disposies de direito transitrio material so mesmo necessrias para estabelecer a transio entre dois regimes relativamente a situaes jurdicas at ento configuradas pela Lei Nova, ou ento para alargar os benefcios da Lei Nova a situaes que, por fora de disposies sobre prazos, por exemplo, desta mesma lei, por ela no poderiam ser contempladas. A maior parte das vezes, porm, o legislador nada diz em especial sobre a lei aplicvel a situaes em que se suscita um problema de conflitos de leis no tempo. E, no existindo tais disposies especiais, o jurista remetido para princpios gerais, nomeadamente o princpio da no retroactividade art. 12 do Cdigo Civil. Significa este princpio que a lei s vale para o futuro, no se aplica a situaes passadas. A partir daqui pareceria fcil a resoluo dos conflitos da aplicao da lei no tempo. Contudo este princpio levanta inmeros problemas de aplicao prtica. O problema surge se assentarmos o princpio da no retroactividade, na considerao de trs ordens de factores preliminares: 1 O legislador pode resolver os problemas suscitados pela sucesso de leis mediante disposies transitrias; 2 na grande maioria dos casos, a lei nada estabelece quanto sua aplicao no tempo; 3 O princpio da no retroactividade no tem fora de princpio constitucional seno no domnio do Direito Penal, pelo que o legislador ordinrio pode dar s leis que edita eficcia retroactiva. Depois surge o problema de definir com clareza o que seja retroactividade. Quanto definio deste conceito tm sido apresentadas duas doutrinas principais: A doutrina dos direitos adquiridos e a doutrina do facto passado.

Para a primeira teoria tem vindo a ser posta de parte pelos Autores modernos, por causa da sua grande impreciso. A segunda teoria hoje maioritariamente defendida e contemplada pelo princpio da aplicao imediata da Lei Nova s situaes em curso no momento do seu incio de vigncia. Ora, precisamente esta teoria do facto passado que inspira o art. 12 do C.C. Diz o art. 12 n 1 do C.C. que a lei s dispe para o futuro, quando no lhe seja atribuda eficcia retroactiva pelo legislador. E acrescenta, mesmo nesta ltima hiptese, se presumem ressalvados os efeitos produzidos pelos factos que a lei destina a regular. Assim, por exemplo, se uma Li Nova vem fixar uma taxa de juro mxima inferior at ali praticada e se declara aplicvel aos contratos anteriores, ela no afecta os juros j vencidos no passado. Assim, como se se fixa a renda mxima declarando-se aplicvel aos contratos de arrendamento em vigor, no atinge as rendas j vencidas antes do seu incio de vigncia. Desenvolvendo o princpio da no retroactividade, nos termos da teoria do facto passado, o art. 12 n 2 distingue dois tipos de leis: 1 Aquelas que dispem sobre os requisitos de validade substancial ou formal de quaisquer factos ou sobre os efeitos de quaisquer factos; 2 aquelas que dispem sobre o contedo de certas situaes jurdicas sem olhar aos factos que a tais situaes deram origem. - As primeiras leis s se aplicam a factos novos constitudas antes da Lei Nova, mas que subsistem data do seu incio de vigncia. Assim, por exemplo, porque se trata de um requisito de ordem formal num caso e substancial noutro, a lei que venha a exigir escritura pblica para a validade de contratos que at podiam ser validamente celebrados por escrito particular, ou que venha exigir que a nubente tenha completado dezasseis anos para ter capacidade nupcial S se aplica respectivamente a contratos ou casamentos futuros. Tambm assim, a lei que venha regular por forma diferente os efeitos, por exemplo, da responsabilidade de factos ilcitos s se aplica a factos futuros. De modo diferente, a lei que venha alterar o regime das relaes pessoais dos cnjuges ou o regime de administrao de bens do casal ou que venha alterar o contedo do direito de propriedade, aplica-se respectivamente aos casamentos celebrados antes do seu incio de vigncia, ou aos direitos de propriedade constitudos ou adquiridos antes da mesma data. Alm disso e ainda nos termos do art. 12 n2 quando a Lei Nova tem natureza supletiva ou interpretativa, ela tem naturalmente eficcia retroactiva. A partir daqui podemos retirar a seguinte concluso: 1 - Relativamente constituio das situaes jurdicas, nomeadamente requisitos de validade substancial e formal, factos constitutivos, aplica-se a lei do momento em que essa constituio se verifica. 2 - Relativamente ao contedo das situaes jurdicas que subsistam data do incio de vigncia da Lei Nova, aplica-se imediatamente esta lei, pelo que respeita ao regime futuro deste contedo e seus efeitos, ressalvando, no entanto, os efeitos j produzidos.

Mas ainda possvel retirar uma outra concluso, baseada num outro critrio: o do respectivo estatuto. Assim, relativamente ao estatuto pessoal e real, incluindo certos princpios fundamentais de direito econmico e social estes estaro, em princpio, sujeitos aplicao da Lei Nova. Relativamente ao estatuto do contrato, na parte em que no entre em conflito com o estatuto pessoal e real ser regulado pela lei vigente ao tempo da concluso do contrato. A responsabilidade extracontratual por facto ilcito, pelo risco ser regulada pela lei vigente ao tempo da prtica do facto gerador da responsabilidade. Relativamente ao estatuto sucessrio, este ser regido pela lei vigente no momento da abertura da sucesso. No entanto, h que distinguir a sucesso legal da sucesso voluntria e relativamente a esta ltima certo que regulada pela lei vigente ao tempo da abertura da sucesso, excepto quanto validade formal dos testamentos e capacidade para a sua feitura, questes que, em princpio, sero reguladas pela lei do tempo da celebrao do testamento. Caso especial das leis sobre prazos - art. 297 do Cdigo Civil 1 A Lei Nova vem encurtar um prazo: Aqui a Lei Nova aplica-se aos prazos em curso, mas o novo prazo s se conta a partir do incio de vigncia desta lei, salvo se segundo a Lei Antiga faltar mais tempo para o prazo se completar. 2 A Lei Nova vem alongar o prazo: A Lei Nova aplica-se aos prazos em curso, mas conta-se todo o prazo decorrido desde o momento inicial. Se a Lei Nova vem estabelecer pela primeira vez um prazo, este s deve ser contado, qualquer que seja o momento inicial fixado, a partir do incio da vigncia da lei. Casos das leis interpretativas Nos termos do art. 13 do Cdigo Civil, a lei interpretativa integra-se na lei interpretada, o que significa que, relativamente a este tipo de leis, no se aplica o princpio da no retroactividade do artigo anterior. No entanto, o art. 13 do CC ressalva de seguida os efeitos j produzidos pelo cumprimento das obrigaes, por sentena transitada em julgado, ou por transaco ainda que no homologada, ou outros actos de anloga natureza. Este art.13 levanta duas questes: 1 questo Distino entre lei interpretativa e lei inovadora. Este problema coloca-se porque o legislador, algumas vezes, designa uma lei de interpretativa, quando ela, no futuro, inovadora, com o propsito de aplic-la desta forma encapotada, retroactivamente. Outras, o legislador nem sequer se preocupa com a classificao das normas.

Importa, assim, definir um critrio que permita distinguir realmente leis interpretativas e distingui-las das leis apenas qualificadas como tais pelo legislador. Ora, podemos dizer que so de natureza interpretativa aquelas leis que sobre pontos ou questes jurdicas aplicveis so incertas ou o seu sentido controvertido vem consagrar uma soluo que os tribunais poderiam ter adoptado. Para que uma lei seja interpretativa , portanto, necessrio o preenchimento de dois requisitos: 1 que a soluo de direito anterior seja controvertida ou pelo menos incerta; 2 que a soluo definida pela Lei Nova se situe dentro dos quadros da controvrsia e seja tal que o julgador ou interprete a ela poderiam chegar sem ultrapassar os limites normalmente impostos interpretao e aplicao da lei. 2 questo limites retroactividade das leis interpretativas . Nos termos do art. 13 do CC s possvel uma retroactividade formal, uma vez que a lei interpretativa no atinge os efeitos j produzidos pelo cumprimento das obrigaes pelo caso julgado, pela transaco ou actos de anloga natureza. Com base nisto h quem diga que no h aqui verdadeira retroactividade por no haver retroactividade substantiva. De qualquer forma o limite da retroactividade das leis interpretativas ser a retroactividade substancial. Casos das leis confirmativas Por vezes a Lei Nova vem dispensar formalidades que at a eram exigidas, como requisitos de validade de certos negcios jurdicos, ou vem dispensar alguns pressupostos a que a Lei Antiga condicionava a validade de certos negcios, ou vem eliminar impedimentos cuja verificao era considerada pela Lei Antiga fundamento de nulidade do acto, ou vem admitir actos at a inadmissveis. Questo O que acontece aos actos praticados no domnio da Lei Antiga e por esta considerados nulos ou anulveis? Nos termos do art. 12 n 1, primeira parte a lei da validade ou invalidade de quaisquer factos a lei vigente ao tempo da prtica dos mesmos factos. Portanto, a lei que se aplica a Lei Antiga. Mas, muito frequente a Lei Nova, mais favorvel validade, confirmar expressamente actos nulo ou anulveis realizados sob o domnio da Lei Antiga. - quando a Lei Nova no contm nenhuma disposio confirmativa dos actos anteriores, pergunta-se se no ser de admitir uma confirmao tcita. Esta questo controvertida. certo que o princpio da no retroactividade tem em vista a estabilidade e segurana das situaes jurdicas. Mas, a maior parte das vezes aos leis confirmativas em vez de comprometer essa estabilidade vm refora-la, porque afastam aquelas perturbaes que seriam causadas pela anulao do negcio. Parece que, nestes casos o princpio da no retroactividade carece de fundamento real que o justifique e a insistncia em tal princpio no seria mais do que uma exigncia formalista e intil, j que declarado nulo o negcio nada impede que as partes celebrem um vlido, nos mesmos moldes no dia seguinte, pelo que deve, haver aqui uma retroactividade semelhante h que existe em direito penal, no qual se aplica a Lei Nova sempre que ela seja mais favorvel ao arguido.,

You might also like