You are on page 1of 2

Histrico da Citologia/Biologia Celular

Os antigos filsofos e naturalistas, especialmente Aristteles na Antiguidade e Paracelso no Renascimento, chegaram concluso de que todos os animais e vegetais, por mais complicados que sejam, esto constitudos por uns poucos elementos que se repetem em cada um deles. Referam-se s estruturas macroscpicas de um organismo, como as razes, folhas e flores comuns aos diferentes vegetais e aos segmentos ou rgos que se repetem no reino animal. Muitos sculos mais tarde, que foi descoberto que atrs desta estrutura macroscpica existe todo um mundo de dimenses microscpicas.

Histria

A Citologia (atualmente, denominada de Biologia Celular) um dos ramos das cincias naturais. Sua histria est intimamente relacionada com o desenvolvimento das lentes pticas e combinao destas para construir o microscpio composto (do grego mikros, pequeno; skopein, ato de ver, examinar). O nome clula (do grego kytos, clula; do latim cella, espao vazio) foi empregado pela primeira vez, pelo cientista ingles Robert Hooke em 1665, ao observar a textura da cortia utilizando lentes de aumento. Estas observaes, repetidas por Grew e Malpighi em diversos vegetais, foram examinadas somente as cavidades, utrculos ou vesculas, constituidas pela parede celulsica. No mesmo sculo e no incio do seguinte, Leeuwenhoek (1674) observou a existncia de vrias clulas livres, tais como espermatozides, eritrcitos, etc.

Teoria Celular

Quase dois sculos depois, o enunciado da Teoria celular (Schwann, 1839), a mais ampla e fundamental de todas as generalizaes biolgicas, est diretamente relacionado com a origem da Biologia celular. Estabelece que os seres vivos, animais, vegetais ou protozorios so constitudos, sem exceo, por clulas e produtos celulares. Essa teoria resultou de numerosas pesquisas iniciadas no princpio do sculo XIX e, conduziram ao botnico Schleiden em 1838 e ao zologo Schwann em 1939 a estabelec-la definitivamente. A Teoria celular estabeleceu que cada clula se forma por diviso de outra clula. Com o progresso da Bioquimica, foi demonstrado que existem semelhanas fundamentais na composio qumica e atividades metablicas de todas as clulas.

Tambm foi reconhecido que o funcionamento de um organismo como um todo resulta da soma de atividades e interaes das unidades celulares. Virchow (1958) aplicou a Teoria celular Patologia e Klliker a estendeu Embriologia depois que foi demonstrado que o espermatozidde e o vulo eram clulas de cuja fuso se desenvolve o organismo. Nesta mesma poca, Brown (18331) estabeleceu que o ncleo um componente fundamental e constante da clula. Outros investigadores, como Purkinje, von Mohl concentraram-se na descrio do contedo celular denominado de protoplasma. Assim, o conceito primitivo de clula transformou-se no de uma massa de protoplasma, limitado no espao por uma membrana celular e que possui um ncleo. A partir de ento, o progresso do conhecimento citolgico foi extremamente rpido. Podemos citar, entre tantas descobertas, o fenmeno da mitose (Flemming, 1880), os filamentos nucleares ou cromossomas na mitose (Waldeyer, 1890), a fertilizao do vulo e a fuso dos dois proncleos (O. Hertwig, 1875), o centro celular (van Beneden, Boveri), as mitocndrias (Altmann, 1894; Benda, 1897) e o aparelho reticular (ou de Golgi) (Golgi, 1897). O. Hertwig, em 1892 relatou, em sua monografia Die Zelle und das Gewebe, estudos baseados estritamente nas caracterticas da clula, sua estrutura e funo, e tratou de resumir, de forma geral, os fenmenos biolgicos. Deste modo, surgiu a Citologia como um ramo separado da Biologia. Seguindo a histria da Biologia celular neste sculo, observa-se que o conhecimento citolgico progrediu em funo de dois fatores: 1. o aumento do poder de resoluo dos instrumentos de anlises, e o desenvolvimento de novas tecnologias, e; 2. a convergncia da citologia com outros ramos de investigaes biolgicas, como a Gentica (Citogentica), Fisiologia (Fisiologia celular), Bioqumica (Citoqumica) e a Imunologia (Imunocitoqumica), etc. Assim, dois novos e modernos campos de investigaes surgiram: a ultra-estrutura e a Biologia molecular. O conhecimento da organizao submicroscpica ou ultra-estrutural da clula de interesse fundamental, pois praticamente todas as transformaes funcionais e fsicoqumicas tm lugar na arquitetura molecular da clula. Por outro lado, o descobrimento da estrutura de uma molcula protica (sequncia de aminocidos, estruturas e disposio tridimensional da molcula), os estudos sobre enzimas, o modelo molecular do DNA, fizeram com que a Biologia molecular tornasse um dos ramos de estudos das cincias biolgicas mais importante, para a prpria Gentica, para a Bioqumica e, em particular, para a Patologia, com o estabelecimento de enfermidades moleculares. Hoje, podemos dizer que a Biologia celular estuda os problemas celulares em todos os seus nveis, iniciando pela organizao molecular. Os modernos bilogos celulares, sem perder de vista o estudo da clula como unidade morfolgica e funcional dentro do organismo, devem estar preparados para empregar todos os mtodos, tcnicas e conceitos das outras cincias e estudar os fenmenos biolgicos em todos os nveis.

You might also like