You are on page 1of 5

Este artigo descreve como recuperar um sistema Windows XP que no inicia por causa do registro corrompido.

Este procedimento no garante total recuperao do sistema a u m estado anterior; contudo, necessrio ter a capacidade de recuperar dados quando esse procedimento usado. Aviso No use o procedimento descrito neste artigo se o computador possui um siste ma operacional OEM instalado. O hive do sistema em instalaes OEM cria senhas e con tas de usurio que no existiam anteriormente. Se o procedimento descrito neste arti go for usado, talvez no seja possvel fazer logon novamente no console de recuperao p ara restaurar os hives do Registro original. possvel reparar um Registro corrompido no Windows XP. Os arquivos do Registro cor rompidos podem causar diferentes mensagens de erro. Consulte a Base de Dados de Conhecimento Microsoft para obter artigos sobre mensagens de erro relacionadas a problemas no Registro.

Este artigo assume que houve falha nos mtodos tpicos de recuperao e que o acesso ao sistema no est disponvel a no ser pelo uso do Console de Recuperao. O backup de Recup rao Automtica do Sistema (ASR) o mtodo preferido para recuperao. A Microsoft recome o uso do backup da ASR antes de tentar o procedimento descrito neste artigo.

Observao Certifique-se de substituir os cinco hives do Registro. Se um nico hive ou dois forem substitudos, isso pode causar possveis problemas porque o software e o hardware podem ter configuraes em vrios locais no Registro. Voltar para o incio Mais Informaes Ao tentar iniciar ou reiniciar um computador com o Windows XP, uma das seguintes mensagens de erro pode ser exibida: O Windows XP no pde iniciar porque o seguinte arquivo est ausente ou corrompido: \W INDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM O Windows XP no pde iniciar porque o seguinte arquivo est ausente ou corrompido: \W INDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SOFTWARE Stop: c0000218 {Falha no arquivo do Registro} O Registro no pode carregar a ramif icao (arquivo): \SystemRoot\System32\Config\SOFTWARE ou seu log ou alternativo. Erro de sistema: Lsass.exe Ao tentar atualizar a senha, o status de retorno indica que o valor fornecido co mo senha atual no est correto. Etapas manuais para recuperar um Registro corrompido que impedem a inicializao do Windows XP O procedimento que este artigo descreve usa o Console de Recuperao e a Recuperao do Sistema. Este artigo tambm lista todas as etapas necessrias em uma ordem especfica para garantir que o processo esteja totalmente concludo. Quando este procedimento for concludo, o sistema retornar a um estado muito prximo quele em que estava antes do problema ocorrer. Se o NTBackup j foi executado alguma vez e completou um bac kup de estado do sistema, no siga os procedimentos das partes dois e trs. V para a parte quatro. Parte um Na parte um, voc inicia o Console de Recuperao, cria uma pasta temporria, faz o back up de arquivo de Registros existentes para um novo local, exclui os arquivos de registro do seu local existente e ento copia os arquivos de Registro da pasta de reparo para a pasta System32\Config. Quando este procedimento for concludo, ser cr iado um registro que pode ser usado para iniciar o Windows XP. Esse registro foi criado e salvo durante a instalao inicial do Windows XP. Portanto, quaisquer alte raes e configuraes que ocorreram aps a concluso do programa de instalao foram perdi Para concluir a parte um, execute estas etapas: Insira o disco de inicializao do Windows XP na unidade de disquete ou insira o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador. Clique para selecionar as opes necessrias para iniciar o computador a partir da

unidade de CD-ROM, caso seja solicitado. Quando a tela "Bem-vindo Instalao" for exibida, pressione R para iniciar o Con sole de Recuperao. Se voc tiver um computador de inicializao dupla ou inicializao mltipla, selecione a instalao que voc deseja acessar a partir do Console de Recuperao. Quando solicitado, digite a senha de Administrador. Se a senha de administra dor estiver em branco, basta pressionar ENTER. Digite as seguintes linhas no prompt de comando do Console de Recuperao, press ionando ENTER aps digitar cada uma: md tmp copy c:\windows\system32\config\system c:\windows\tmp\system.bak copy c:\windows\system32\config\software c:\windows\tmp\software.bak copy c:\windows\system32\config\sam c:\windows\tmp\sam.bak copy c:\windows\system32\config\security c:\windows\tmp\security.bak copy c:\windows\system32\config\default c:\windows\tmp\default.bak delete delete delete delete delete c:\windows\system32\config\system c:\windows\system32\config\software c:\windows\system32\config\sam c:\windows\system32\config\security c:\windows\system32\config\default

copy c:\windows\repair\system c:\windows\system32\config\system copy c:\windows\repair\software c:\windows\system32\config\software copy c:\windows\repair\sam c:\windows\system32\config\sam copy c:\windows\repair\security c:\windows\system32\config\security copy c:\windows\repair\default c:\windows\system32\config\default Digite exit para sair do Console de Recuperao. O computador ser reiniciado. Observao Este procedimento supe que o Windows XP est instalado na pasta C:\WINDOWS. Certifique-se de alterar C:\Windows para a pasta_windows apropriada se ela estiv er em local diferente. Se tiver acesso a outro computador, voc pode economizar tempo copiando o texto na etapa cinco e criando um arquivo de texto chamado Regcopy1.txt (por exemplo). Par a usar este arquivo, execute o seguinte comando ao iniciar o Console de Recuperao: lote regcopy1.txt Com o comando batch no Console de Recuperao, possvel processar todos os comandos em um arquivo de texto sequencialmente. Ao usar o comando batch, no h necessidade de digitar tantos comandos manualmente. Parte dois Para concluir o procedimento descrito nesta seo, necessrio estar conectado como adm inistrador ou usurio administrativo (um usurio que possui conta no grupo Administr adores). Voc pode fazer logon como usurio administrativo no Windows XP Home Editio n. Se voc fizer logon como administrador, inicie o Windows XP Home Edition no mod o de segurana. Para iniciar o computador com Windows XP Home Edition no modo de s egurana, execute estas etapas.

Observao Imprima estas instrues antes de continuar. Voc no pode exibir estas instru reiniciar o computador no Modo de Segurana. Se voc usar o sistema de arquivos NTF S, imprima tambm as instrues do artigo da Base de Dados de Conhecimento da Microsof t KB309531. A etapa 7 contm uma referncia ao artigo. Clique em Iniciar, Desligar (ou clique em Desligar Computador), Reiniciar e OK (ou clique em Reiniciar). Pressione a tecla F8. Em um computador configurado para iniciar vrios sistemas operacionais, pressi one a tecla F8 quando o menu Iniciar for exibido. Use as teclas de direo para selecionar a opo de Modo de segurana apropriada e pre

ssione ENTER. Se voc tiver um sistema de inicializao dupla ou mltipla, use as teclas de direo p ra selecionar a instalao desejada e pressione ENTER.

Na parte dois, copie os arquivos de Registro do local de backup usando a Restaur ao do Sistema. Esta pasta no est disponvel no Console de Recuperao e normalmente no l durante o uso tpico. Antes de iniciar este procedimento, necessrio alterar vrias configuraes para tornar a pasta visvel: Inicie o Windows Explorer. No menu Ferramentas, clique em Opes de pasta. Clique na guia Modo de exibio. Em Pastas e arquivos ocultos, selecione Mostrar arquivos e pastas ocultos e desmarque a caixa de seleo Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Rec omendado). Clique em Sim quando aparecer uma caixa de dilogo perguntando se voc deseja ex ibir esses arquivos. Clique duas vezes na unidade em que voc instalou o Windows XP para exibir uma lista das pastas. Se for importante clicar na unidade correta. Abra a pasta Informaes de Volume do Sistema. Essa pasta no est disponvel e aparec e esmaecida pois est configurada como super oculta. Observao Esta pasta contm uma ou mais pastas _restore {GUID} tais como "_restor e{87BD3667-3246-476B-923F-F86E30B3E7F8}". Observao Voc pode receber a seguinte mensagem de erro: C:\System Volume Information no est acessvel. Acesso negado. Se voc receber esta mensagem, consulte o seguinte artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft para obter acesso pasta e continuar com o procedimento: 309531 Como obter acesso pasta Informaes de volume do sistema Abra uma pasta que no foi criada no momento. Talvez seja necessrio clicar em D etalhes no menu Exibir para verificar quando essas pastas foram criadas. Pode ha ver uma ou mais pastas que comeam com "RP x nessa pasta. Esses so os pontos de res taurao. Abra uma dessas pastas para localizar uma subpasta Snapshot. O caminho a seg uir um exemplo de um caminho de pasta para a pasta Snapshot: C:\System Volume Information\_restore{D86480E3-73EF-47BC-A0EB-A81BE6EE3ED8}\ RP1\Snapshot Na pasta Snapshot, copie os seguintes arquivos para a pasta C:\Windows\Tmp: _REGISTRY_USER_.DEFAULT _REGISTRY_MACHINE_SECURITY _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM _REGISTRY_MACHINE_SAM Renomeie os arquivos na pasta C:\Windows\Tmp da seguinte maneira: Renomeie _REGISTRY_USER_.DEFAULT para DEFAULT Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SECURITY para SECURITY Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SOFTWARE para SOFTWARE Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SYSTEM para SYSTEM Renomeie _REGISTRY_MACHINE_SAM para SAM Esses so os arquivos de registro do backup da Restaurao do Sistema. Por ter usado o arquivo de registro criado pelo programa de Instalao, este Registro no reconhece q ue estes pontos de restaurao existem e esto disponveis. Uma nova pasta criada com o novo GUID nas Informaes do Volume do Sistema o ponto de restaurao gerado inclui uma cpia dos arquivos de Registro copiados na parte um. Portanto, importante no usar a pasta mais atualizada, especialmente se o carimbo de data/hora na pasta for o m esmo da hora atual.

A configurao do sistema atual no est ciente dos pontos de restaurao anteriores. nec

io ter uma cpia anterior do Registro de um ponto de restaurao anterior para que os pontos de restaurao anteriores fiquem disponveis novamente. Os arquivos de Registro copiados para a pasta Tmp na pasta C:\Windows so movidos para garantir que os arquivos estejam disponveis no Console de Recuperao. Use esses arquivos para substituir os arquivos de Registro na pasta C:\Windows\System32\C onfig. Por padro, o Console de Recuperao restringiu o acesso pasta e no pode copiar arquivos da pasta Volume do Sistema.

Observao O procedimento descrito nesta seo pressupe que o computador est executando o sistema de arquivo FAT32. Para obter informaes adicionais sobre como acessar a pas ta Informaes de volume de sistema com o sistema de arquivos NTFS, clique no nmero a baixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft: 309531 Como obter acesso pasta Informaes de volume do sistema Parte Trs Na parte trs, voc exclui os arquivos de registro existentes e copia os arquivos de registro de Restaurao do Sistema para a pasta C:\Windows\System32\Config: Inicie o Console de recuperao. No prompt de comando, digite as seguintes linhas, pressionando ENTER aps digi tar cada uma. del c:\windows\system32\config\sam del c:\windows\system32\config\security del c:\windows\system32\config\software del c:\windows\system32\config\default del c:\windows\system32\config\system copy c:\windows\tmp\software c:\windows\system32\config\software copy c:\windows\tmp\system c:\windows\system32\config\system copy c:\windows\tmp\sam c:\windows\system32\config\sam copy c:\windows\tmp\security c:\windows\system32\config\security copy c:\windows\tmp\default c:\windows\system32\config\default Observao Algumas dessas linhas de comando podem ser quebradas para facilitar a leitura. Digite exit para sair do Console de Recuperao. O computador ser reiniciado. Observao Este procedimento supe que o Windows XP est instalado na pasta C:\WINDOWS. Certifique-se de alterar C:\Windows para a windows_folder apropriada se ela esti ver em local diferente. Se tiver acesso a outro computador, voc pode economizar tempo copiando o texto na etapa cinco e criando um arquivo de texto chamado Regcopy1.txt (por exemplo). Par a usar este arquivo, execute o seguinte comando ao iniciar o Console de Recuperao: lote regcopy2.txt Parte Quatro Clique em Iniciar e em Todos os Programas. Clique em Acessrios e em Ferramentas do Sistema. Clique em Restaurao do Sistemae, em seguida, clique em Restaurao para um Ponto A nterior. Voltar para o incio

Referncias Para obter informaes adicionais sobre como usar o Console de recuperao, clique no nme ro abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento da Microsoft: 307654 Como instalar e usar o Console de Recuperao no Windows XP 216417 COMO: Instalar o Console de Recuperao do Windows 240831 Como copiar arquivos do Console de recuperao para uma mdia removvel 314058 Descrio do Console de Recuperao do Windows XP Para obter informaes adicionais sobre a Restaurao do sistema, clique nos nmeros abaix o para ler os artigos na Base de Dados de Conhecimento Microsoft (alguns artigos podem estar em ingls): 306084 Como restaurar o sistema operacional para um estado anterior no Windows XP 261716 A Restaurao do Sistema remove arquivos durante um procedimento de restaurao Para obter mais informaes sobre as trs causas mais provveis de Registro corrompido e como isol-las, clique no seguinte nmero para visualizar o artigo da Base de Dados de Conhecimento Microsoft: 822705 Como solucionar problemas de corrupo no Registro

You might also like