You are on page 1of 9

INSTITUTO DE FORMAO SISTMICA

TERAPEUTA SISTMICO

Andria Chagas Pereira

Florianpolis, novembro de 2005.

INTRODUO Este trabalho simboliza o final do segundo ano de formao em terapia sistmica, depois de j ter passado pelo estudo Terico-vivencial dos fundamentos da Terapia Sistmica, compreendendo uma nova forma de ver o mundo e o Homem, e de ter estudado as principais escolas de Terapia Familiar Sistmica e sua aplicao na prtica clnica, optei por fazer deste trabalho um resumo do meu aprendizado enquanto iniciante na prtica de psicoterapia sistmica. Em um primeiro momento, ser apresentado um breve Histrico da Terapia Familiar Sistmica, elaborado com o desejo de conhecer e de me aprofundar mais na origem desta teoria, pois acredito que este estudo seja fundamental para um melhor entendimento desta como um todo. Em seguida, sero apresentados os principais fundamentos da Teoria Sistmica, por serem estes que embasam o trabalho clnico de um terapeuta sistmico. Na seqncia, so discutidas algumas questes referentes a relao terapeuta/cliente no trabalho de psicoterapia sistmica, j que estas vem fazendo parte dos meus questionamentos no incio de minha prtica profissional. Finalizando este trabalho, so apresentadas as consideraes finais, destacando algumas questes sobre a prtica da psicoterapia sistmica. Este trabalho versa sobre a assimilao de uma postura teraputica. Ser um terapeuta relacional sistmico no se restringe apenas em ser sistmico na vida profissional, esses conceitos e vivncias vo pouco a pouco se integrando vida do profissional, fazendo com que estes profissionais passem a ter uma postura sistmica diante da vida.

BREVE HISTRICO DA TERAPIA FAMILIAR SISTMICA As origens da Teoria Sistmica encontram-se na fsica quntica, a partir da mudana na viso de mundo, onde se passou da concepo linear-mecanicista de Descartes e Newton para uma viso holstica e ecolgica, em que o universo visto como uma teia dinmica de eventos inter-relacionados. Neste novo paradigma, nenhuma das propriedades de qualquer parte dessa teia fundamental, todas elas decorrem das propriedades das outras partes do todo, e a coerncia total de suas inter-relaes determina a estrutura da teia (Capra, 1982). O foco da viso clnica deixa de ser o intra-psquico, passando a ser o interrelacional, surgindo, assim, a Teoria Sistmica aplicada atividade clnica. Desta forma, inicia-se a Ciberntica de Primeira Ordem, que divida em dois momentos a Primeira Ciberntica e a Segunda Ciberntica. Os terapeutas da Primeira Ciberntica eram mais diretivos, pois planejavam ativamente suas estratgias e aes. Segundo Filomeno (2002, p. 14), estes tinham como objetivo definir o problema de forma clara e aplicar tcnicas para a eliminao ou reduo do problema ou sintoma apresentado pela famlia, pois os sintomas so considerados, nesta poca uma ameaa de desequilbrio. Esta forma de tratamento tornou-se eficiente e breve, se contrapondo aos tratamentos psicoteraputicos da poca. No entanto, depois de algum tempo do tratamento, muitas famlias voltavam a fazer sintomas em busca da sua homeostase conforme se acreditava. Surge ento, a chamada Segunda Ciberntica que no possui o foco no sintoma, pois acredita que este surge apenas para identificar que algo no vai bem na famlia. Dentro dessa viso, o problema no do paciente referido (pessoa que leva a famlia terapia) somente, mas sim de todos os membros da famlia. Com o incio da Ciberntica de Segunda Ordem idia de consertar uma estrutura que apresenta um problema, no serve mais. Consideram que os problemas no esto nas famlias, mas sim, em sua construo da realidade, em sua relao e na forma pela qual esta permite a emergncia de realidades, sujeitos, crenas e sintomas. Este conceito apresentado por Andolfi (1989, p.87) ao afirmar que quando consideramos a interveno teraputica numa perspectiva sistmica, temos de redefinir a terapia no como uma interveno centrada num indivduo doente, mas como um ato de participao e crescimento num grupo com uma histria. Sendo assim, o interesse dos terapeutas desloca-se das seqncias de comportamento a serem modificadas, para os processos de construo da realidade e identidade familiar e para os significados gerados no sistema. De acordo com Rapizo

(1996, p.136), a terapia de famlia de segunda ordem sai do domnio da exigncia e da obrigatoriedade do uso ou no uso de alguma interveno para o terreno da criatividade, do uso da pessoa do terapeuta e no de algo que apenas um instrumento . Na Ciberntica de Segunda Ordem surge a noo de auto-referncia, ou seja, a idia de que o observador est inserido na observao que realiza, pois aquele que descreve suas observaes, descreve a respeito de si. Segundo Filomeno (2002, p. 22), quem traz esta idia a Ciberntica de Segunda Ordem e o Construtivismo e Construcionismo Social, que veio dar consistncia ao pensamento Ciberntico. A Figura 1, apresentada por Adersen (1996, p.76), demonstra as principais diferenas entre a forma de pensar da Ciberntica de Primeira Ordem e da Ciberntica de Segunda Ordem, segundo este autor o nosso pensamento est em constante movimento entre o lado esquerdo e direito do quadro .

CIBERNTICA DE PRIMEIRA ORDEM O dado (p.ex., uma doena) visto como algo em si prprio. Um profissional trabalha com (trata de) o dado (p.ex., uma doena). Uma pessoa descobre o dado (p.ex., uma doena) como ele . O dado tem somente uma verso. Uma mudana pessoal pode vir de fora; portanto previsvel.

CIBERNTICA DE SEGUNDA ORDEM O dado (p.ex., uma doena) visto como parte de e relacionado a um contexto mutvel. Um profissional trabalha com a compreenso que a pessoa tem do dado (p.ex., uma doena). Uma pessoa cria uma compreenso do que o dado, que apenas uma de suas muitas possveis verses.

Uma mudana pessoal evolui espontaneamente de dentro e a pessoa nunca pode saber qual ser, como ser ou quando acontecer. Figura 1 Diferenas de pensamento entre primeira e segunda ciberntica.

REFERENCIAL SISTMICO Existem alguns pressupostos considerados bsicos na Terapia sistmica. O indivduo sempre considerado em um sistema, nada existe se no em relao, o que faz com que o universo seja visto como uma rede de inter-relaes. A famlia em si considerada uma unidade, em que todas as partes esto ligadas e interagem. Existindo um movimento contnuo e circular de troca entre o sistema familiar e a estrutura individual. No modelo de desenvolvimento humano, a

matriz de identificao a famlia. Desta forma, para crescer preciso estar dentro do grupo trocando e aprendendo. A famlia passa por ciclos de vida onde, de diferentes maneiras, busca manter um equilbrio. A temtica desenrola-se atravs das geraes, deste modo, deve-se compreender no s a famlia atual, como a tri-geracional (Andolfi, 1989). Na Terapia Sistmica no existe verdade absoluta, o que existe aquela pessoa diante de determinada situao, isto faz com que no exista certo ou errado, bom ou ruim, vtima ou algoz. O terapeuta trabalha no sentido de permitir que o cliente reconhea seu prprio padro de funcionamento, o seu jeito de ser, aquela forma como se apresenta, age e reage nas mais diversas ocasies. Segundo Rapizo (1996, p.136), esta postura faz com que surja um contexto em que certezas no tm lugar, em que o terapeuta convive com a angstia do indeterminado, do imprevisvel. O terapeuta deve trabalhar considerando todas as hipteses existentes a partir de uma determinada situao e as inter-relaes entre elas, pois isto que permite o distanciamento das verdades absolutas. De acordo com Bolosco, Cecchin, Hoffmann e Penn (1993, p. 25) a hiptese precisa, pois, ser sistmica, isto , precisa englobar todos os elementos de uma situao problema e a forma como eles se ligam. Como no h nenhuma tentativa de ver a hiptese como verdadeira ou falsa, o que interessa que ela pode ser til no sentido de conduzir a novas informaes que levem famlia a mudana. O terapeuta trabalha em uma postura simtrica no ingnua, ou seja, entendendo a diferena de inteno do cliente e do terapeuta, na qual o terapeuta procura ajudar na soluo de um problema, sem se colocar em uma postura de expert do problema do outro. Desta forma, cliente e terapeuta trabalham juntos na construo de hipteses que podem ser compreendidas no decorrer do processo teraputico. Os terapeutas devem estar atentos aos sentimentos que um determinado cliente lhe inspira, pois estes podem ser transformados em excelentes instrumentos de trabalho, ou seja, trunfos. Estes sentimentos possuem uma funo dentro do sistema terapeuta / cliente, podendo apresentar um conjunto de zonas e de crenas que merecem ser aprofundadas e trabalhadas. O terapeuta pode compartilha experincias de sua prpria vida, com o objetivo de desmistificar o processo e reduzir a distncia profissional, quando perceber que isso importante para o cliente no momento. O indivduo escolhe tudo que lhe acontece, a prpria pessoa quem determina, na maioria dos casos, se os acontecimentos de sua vida continuaro existindo ou no. O que varivel o nvel de conscincia da escolha. No entanto, o inconsciente ,

simplesmente, todas as coisas que se escolhe no tomar conscincia. Desta forma, as pessoas, s vezes escolhem dor, sofrimento e no se permitem saber que esto escolhendo isto (Rosset, 2002). O terapeuta relacional sistmico compartilha com o cliente a responsabilidade da busca de solues para as questes trabalhadas no processo teraputico, no fixando-se nos problemas, nas dificuldades, mas sim nas novas solues, nas mudanas, prestando ateno nas dificuldades que podem se tornar problemas. Deve existir um respeito tico pela autonomia do cliente, acreditando-se na capacidade auto-reguladora do sujeito.

RELAO TERAPEUTA/CLIENTE Segundo Rosset (2002), na viso relacional sistmica, quando algum na famlia apresenta algum sintoma, acredita-se que porque a famlia est precisando, naquele momento aprender algum novo comportamento, fazer alguma remodelao no seu funcionamento, ou mudar comportamentos que mesmo que tenham sido teis em outra etapa, agora so disfuncionais. Sendo assim, o trabalho realizado com foco na mudana e na aprendizagem de novos padres de relao, sem priorizar o sintoma. Com isso no se isola o sintoma ou rea sintomtica do contexto mais amplo de relaes. No trabalho clnico o terapeuta sistmico no precisa entender "o porque" das questes e sim ajudar o cliente a entender "o pra que" e o "como", tendo como preocupao "a forma" como estas questes se apresentam na vida do cliente, isto mantendo o foco sempre na mudana. As intervenes so realizadas considerando e rearranjando as relaes entre os indivduos e do indivduo consigo mesmo, sendo a prpria relao com o Terapeuta um modelo de mudana. Isto realizado atravs dos diversos nveis de comunicao verbal, no verbal, paraverbal, das situaes teraputicas na prpria rede, no grupo, nas tarefas e na relao teraputica. As questes sobre a relao teraputica/cliente fazem parte das minhas reflexes atuais pelo prprio momento de vida em que estou passando. Trabalhar com os paradoxos de ser um terapeuta que pode compreender e ter distanciamento do que vivido pelo cliente sem adotar uma postura de grande saber ou verdade absoluta, ao mesmo tempo ser uma pessoa que vive uma vida real, iniciando uma carreira profissional, vem sendo meu grande desafio atualmente.

Auxiliar o cliente a ser sujeito da sua vida, sem fugir da responsabilidade e da tarefa profissional de intervir sem direcionar, compreender sem dar libis, dar continente sem infantilizar (Rosset, 2002). Conseguir adequar minhas vivncias com o padro do cliente, com as aprendizagens que aquele sistema precisa ter naquele momento, sabendo reconhecer os momentos certos para intervir. So muitas as questes que vem rondando meus pensamentos atualmente, Qual a queixa que meu paciente me trs? Qual a demanda por de trs desta queixa? De que forma esta demanda deve ser trabalhada? De que forma eu gosto de trabalhar? Qual a melhor forma de trabalhar? Eu possuo conhecimento e experincia de vida suficiente para realizar um bom trabalho? No entanto, todas estas questes se referem forma de ser e de trabalhar de cada profissional.

CONCLUSO Segundo Prado (2002, p.20), um elemento essencial da terapia, a criatividade, pois o profissional deve ser capaz de criar algo novo, prprio, pessoal, manifestao nica de seu self, afinal esta ser a forma mais adequada de trabalho para aquele profissional. Para o terapeuta sua histria, suas vivncias, sua forma de ser daro o toque pessoal e nico a cada interveno. De acordo com este autor, o maior desafio para cada terapeuta saber encontrar as tcnicas e o modo de implement-las que melhor se adapte a seu self. A aflio daqueles que, como eu, esto iniciando nesta profisso descobrir a sua forma de trabalhar e como pode utilizar-se de suas prprias experincias para enriquecer seu trabalho, no entanto, Prado afirma que este o maior desafio para cada terapeuta ao longo de sua construo. De acordo com Rosset (2002, p.1) A doura ou a firmeza, o limite ou a complacncia, o compartilhar ou o silncio, a redefinio ou a aceitao, a explicitao ou o encobrimento, sero mais teis na medida em que o terapeuta tenha clareza de como esses temas o tocam, de como esto inseridos na sua vida, nos seus valores, nas suas crenas. A partir disso, estas tcnicas podero ser usados de forma mais teraputica na relao com o cliente. Durante este perodo do curso de formao em terapia sistmica um dos meus grandes aprendizados foi que um terapeuta deve tomar conscincia do seu prprio funcionamento, pois isto o ajuda a ter discernimento para escolher de que forma trabalhar com cada cliente, ativando os aspectos de mudana e cura que eles trazem dentro de si. Atualmente tem sido um grande desafio para mim, diferenciar os meus sentimentos enquanto terapeuta que est iniciando este papel e os sentimentos que surgem devido s situaes e momentos especficos vividos no consultrio. A partir do momento em que minhas tenses, despertadas pelo desconhecido de atender um paciente como uma profissional, forem diminuindo poderei ter mais clareza do que realmente estou sentindo ao atender cada paciente. Assim poderei diferenciar meu medo e cobrana dos outros sentimentos que forem surgindo, no entanto, acredito que esta capacidade s irei adquirir com o tempo e a prtica profissional.

REFERNCIAS ANDERSEN, T. Processos Reflexivos. Rio de Janeiro: Instituto NOOS, 1996. ANDOLFI, M. e ANGELO, C. Tempo e Mito em Psicoterapia Familiar. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989. BOLOSCO, L.; CECCHIN, G.; HOFFMAN, L; PENN, P. A Terapia Familiar Sistmica de Milo. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. FILOMENO, K. Da Ciberntica Movimento, 2002. (No Publicado) Teoria Familiar Sistmica. Florianpolis:

PRADO, L. C. O Ser Terapeuta. Porto Alegre: Grfica UFRG, 2002. RAPIZO, R. Terapia Sistmica de Famlia: da instruo construo. Rio de Janeiro: Instituto NOOS, 1996. ROSSET, S. M. Compreenso Relacional Sistmica dos Sintomas. Disponvel em: http://www.srosset.com.br/. Acesso em: 20/11/05. 2002.

ROSSET, S. M. Ser e Estar na Relao com o Cliente. 2002. Disponvel em: http://www.srosset.com.br/. Acesso em: 20/11/05.

You might also like