You are on page 1of 3

A OPORTUNIDADE DA SUA VIDA

Lucas 17:11-19 - 11 De caminho para Jerusalm, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. 12 Ao entrar numa aldeia, saram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de ns! 14 Ao v-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glria a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos ps de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Ento, Jesus lhe perguntou: No eram dez os que foram curados? Onde esto os nove? 18 No houve, porventura, quem voltasse para dar glria a Deus, seno este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua f te salvou. Nossa vida definida pelas oportunidades aproveitadas ou jogadas fora. Mais que isso, nossa eternidade definida assim. Um dia, Jesus subiu a uma montanha nos arredores de Jerusalm e com lgrimas nos olhos lamentou: Mt 23:37 - "Jerusalm, Jerusalm, que matas os profetas e apedrejas aqueles que t so enviados.Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos como a galinha ajunta sob as asas os seus pintainhos e tu no o quiseste"... Aquele povo no reconheceu o tempo da sua visitao e rejeitou o prprio Filho de Deus, condenando geraes perdio eterna. A IGNORNCIA NO SALVA NINGUM. Somente aqueles que ouvem o Evangelho e o aceitam so salvos, conforme diz a Bblia. A f vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus. LOGO, A OPORTUNIDADE DE CONHECER A VERDADE DA SALVAO O MAIOR PRIVILGIO QUE O SER HUMANO PODE TER. Muitos desperdiam suas vidas no pecado e morrem perdidos. Os que tm acesso ao conhecimento espiritual atravs das Escrituras, como vocs esto tendo, no podem desperdiar essa chance, sob pena de se tornarem duplamente culpados. Certa vez, Jesus encontrou dez leprosos. A vida daqueles homens era terrvel. Alm da ameaa de uma doena degenerativa e sem cura, que mutilava seus corpos com feridas purulentas, na poca essas pessoas eram isoladas de suas famlias e da sociedade

como um todo, obrigadas a viver em cidades-refgios, verdadeiros guetos de marginalizados. MAIS DO QUE AS CHAGAS QUE CONSUMIAM SEUS MEMBROS, AS FERIDAS NA ALMA ERAM SUA MAIOR AFLIO. Aqueles dez leprosos tiveram a GRANDE OPORTUNIDADE DE SUAS VIDAS ao se encontrarem com Jesus. Certamente algum lhes falara sobre o amor daquele homem e seu poder para fazer milagres e, despertados em sua f, eles de longe comearam a clamar, pedindo que o Senhor tivesse compaixo da tragdia que amargavam. Podemos no ser leprosos, mas todos ns vivemos dramas pessoais e situaes que carecem da interveno sobrenatural de Deus. O problema que a maioria no sabe aonde encontrar respostas e ilude-se pelas religies, pelo misticismo ou mesmo restringe-se aos recursos naturais que no conseguem trazer resposta para todas as carncias humanas. maravilhoso quando algum nos apresenta Jesus ou nos leva a um lugar onde Ele est agindo. Quando aqueles dez leprosos clamaram, Jesus lhes deu um caminho para conseguirem a beno que buscavam. Eles deveriam ir ao templo, conforme mandava a lei de Moiss, e apresentarem-se ao sacerdote para que fossem examinados, abenoados e tivessem o milagre confirmado. Isso nos ensina que as coisas que Deus faz em nossas vidas dependem da nossa OBEDINCIA. necessrio aceitar a maneira d'Ele fazer as coisas e no impor a nossa maneira. E quando obedecemos que os milagres acontecem. Foi assim que aconteceu com os dez leprosos. A Bblia diz que, "enquanto iam, foram curados". Ou seja, no exerccio da obedincia, conquistaram seu milagre. Nem todos os milagres de cura acontecem no momento da orao. Entretanto, apenas um daqueles homens voltou para agradecer e dar continuidade em seu relacionamento com Jesus. O mais relevante no texto, a meu ver, a pergunta de Jesus: Lc 17:17 - "No foram dez os curados? Onde esto os outros nove?"

Ela revela a decepo do Senhor, no somente pela ingratido daqueles homens, como principalmente pela falta de interesse que eles demonstraram em relao a segui-lo e aprofundar o relacionamento com Ele. O descompromisso daqueles nove contrasta com a atitude do que voltou. Embora todos, em sua obedincia inicial tenham sido abenoados, ESTE DEMONSTROU NO QUERER S A BENO, MAS VALORIZAR A PESSOA DE JESUS, O ABENOADOR. Mais que isso, a Bblia diz que ele PROSTROU-SE COM O ROSTO EM TERRA AOS PS DE JESUS, numa atitude de adorador. Ou seja, sua deciso foi voltar e tratar Jesus como Deus e submeter-se a Ele, rendendo-lhe sua vida. Outro detalhe importante que o Evangelho registra que o homem que voltou era SAMARITANO. Isso significa que ele decidira romper com todos os seus preconceitos, tradies e razes religiosas para se tornar um seguidor de Cristo, uma vez que os samaritanos eram inimigos declarados dos judeus, tinham sua prpria religiosidade, antagnica ao que Jesus representava Ao prostrar-se diante do Senhor, ele estava de fato assumindo uma nova vida e uma nova posio. A maneira como o relato bblico se encerra muito significativo. As palavras de Jesus para ele foram: "Levanta-te e vai. A tua f te salvou". Aquele homem, justamente por querer um relacionamento com Cristo e no s uma beno, teve mais do que uma cura milagrosa. ELE RECEBEU A SALVAO, O MAIOR DE TODOS OS MILAGRES. Os demais, ficaram s com uma beno, mas suas almas continuaram perdidas e a merc das lepras da vida humana sem Deus. PERDERAM A GRANDE OPORTUNIDADE DE SUAS VIDAS!

You might also like