You are on page 1of 8

Mudanas Psicologia da Sade, 24 14 (1), jan-jun 2006, 24-31p

GINA KHAFIF LEVINZON

Copyright 2006 pelo Instituto Metodista de Ensino Superior CGC 44.351.146/0001-57

A adoo na clnica psicanaltica: o trabalho com os pais adotivos


Gina Khafif Levinzon* Resumo
Este artigo enfoca algumas caractersticas que so encontradas na dinmica psquica de alguns pais adotivos e levanta consideraes sobre como podem ser abordadas na clnica psicanaltica. Questes como: as fantasias dos pais adotantes, os sentimentos decorrentes da condio de infertilidade, o luto por no ter podido gerar seu filho, a dificuldade em conviver com as diferenas, as fantasias de roubo e do mausangue so abordadas, por meio do relato de um caso clnico. ressaltada a importncia do trabalho de orientao ou psicoterapia com pais adotivos como medida profiltica para o estabelecimento de uma dinmica familiar baseada em alicerces slidos e verdadeiros. Descritores: psicoterapia; pais adotivos; psicanlise; fantasias inconscientes (mecanismos de defesa).

L'adoption dans la clinique psychanalytique: le travail avec les parents Rsum


Cet article focalise quelques caractristiques qui sont trouves dans la dynamique psychique de quelques parents adoptifs et soulvent des considrations sur la faon elles peuvent tre abordes en clinique psychanalytique. Questions comme : les fantaisies des parents adoptifs, les sentiments lis la condition d'infertilit, le deuil de ne pas avoir pu engendrer son fils, la difficult coexister avec les diffrences, les fantaisies de vols et de mauvais-sang " sont abordes au moyen de l'histoire d'un cas clinique. Est mise en valeur l'importance du travail d'orientation ou de psychothrapie avec des parents adoptifs comme une mesure prophylactique pour l'tablissement d'une dynamique familiale base sur des fondations solides et vraies. Mots-cls: psychothrapie; parents adoptifs; psychanalyse; fantaisies inconscientes (mcanismes de dfens).

Adoption in the psychoanalytic clinic: the work with parents Abstract


This article focuses on some characteristics that are found in the psychological dynamics of some adoptive parents and raises considerations on how to deal with such questions in the psychoanalytic clinic. Questions are discussed through a clinical case of a couple and their journey towards adoption: the fantasies of adoptive parents, the decurrent feelings of the infertility condition, the mourning for not having been able to generate their own child, the difficulty in dealing with a different child, the robbery and the bad-blood fantasies. It is emphasized the importance of guidance counseling or psychotherapy with adoptive parents as prophylactic measures for the establishment of a solid and true foundation of the family dynamics. Index-terms: psychotherapy; adoptive parents; psychoanalysis; unconscious fantasies (defense mechanisms).

* Docente supervisora do CEPSI Curso de Especializao em Psicoterapia Psicanaltica, da Universidade de So Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo. Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

A ADOO NA CLNICA PSICANALTICA: O TRABALHO COM OS PAIS ADOTIVOS

25

La adopcin en la clnica psicoanaltica: el trabajo con los padres Resumen


Este artculo enfoca algunas caractersticas que son encontradas en la dinmica psquica de algunos padres adoptivos y levanta consideraciones sobre como pueden ser estudiadas en la clnica Psicoanaltica. Por medio del relato de un caso clnico, son abordadas cuestiones como: las fantasas de los padres adoptivos, los sentimientos como consecuencia de la infertilidad, el luto por no haber podido generar su propio hijo, la dificultad en convivir con las diferencias, las fantasas de robo y de la mala-sangre. Es resaltada la importancia del trabajo de orientacin o psicoterapia con padres adoptivos como medida profilctica para el establecimiento de una dinmica familiar con bases slidas y verdaderas. Descriptores: psicoterapia; padres adoptivos; fantasas inconscientes (mecanismos de defensa); psicoanlisis.

Introduo
A adoo pode ser definida como o estabelecimento de relaes parentais entre pessoas que no esto ligadas por vnculos biolgicos diretos. uma forma de proporcionar uma famlia s crianas que no puderam ser criadas pelos pais que a geraram. Constitui-se tambm na possibilidade de ter e criar filhos para pais que no puderam t-los biologicamente, ou que optaram por cuidar de uma criana com quem no possuam ligao gentica. Deste modo, as relaes parentais que se formam na famlia adotiva baseiam-se mais especificamente nas interseces afetivas que caracterizam os seus membros do que na continuidade biolgica, que no existe nestes casos. O atendimento de famlias adotivas na clnica psicanaltica tem sido freqente em minha experincia clnica, e j me referi a ele em trabalhos anteriores (Levinzon, 1997, 1999, 2001, 2004a, 2004b). Muitas vezes, a procura de auxlio psicoteraputico no est explicitamente relacionada questo da adoo, como quando a criana apresenta dificuldades escolares ou de comportamento. Nestes casos, a adoo representa o pano de fundo no qual essas dificuldades ocorrem. Outras vezes, a demanda est diretamente relacionada ao tema da adoo, como na procura de orientao de pais para lidar melhor com o seu filho adotivo, para lhe contar sobre a adoo, ou ainda para preparar o casal diante de um processo de adoo que ainda no se iniciou. Nestes casos, h a possibilidade de se efetuar um trabalho psicoprofiltico, que proporciona condies para uma melhor adaptao da famlia. Pretendo neste artigo enfocar algumas caractersticas comumente presentes na dinmica psquica dos pais adotivos e ressaltar como podem ser abordadas na clnica psicanaltica. Procurarei ampliar minhas observaes com o relato de um caso atendido por mim, que ilustra como as angstias e expectativas dos pais se configuram no universo da adoo.

As consideraes que farei a seguir fazem parte de um amplo espectro com graus que se estendem da normalidade patologia. Devemos ter o cuidado de ressaltar que o olhar mais profundo para os sentimentos que podem estar relacionados adoo no significa que estejamos reforando o pensamento comum de que toda adoo um problema. A adoo pode ser um problema quando os sentimentos e fantasias inconscientes no esto suficientemente discriminados e elaborados.

A motivao para adotar


H uma ampla gama de motivos que levam um casal a adotar uma criana: questes de infertilidade; pais que afirmam que sempre pensaram em adotar; a morte de um filho biolgico; o contato com uma criana abandonada que suscita o desejo de cuidar dela; o desejo de ter filhos quando j no mais possvel biologicamente; o parentesco com pais biolgicos que no podem cuidar da criana; pessoas que no possuem um parceiro, mas querem exercer a maternidade ou a paternidade; o medo de uma gravidez; o argumento de que h muitas crianas necessitadas e melhor adot-las do que pr mais crianas no mundo. Para que ocorra uma adoo com uma boa preparao psicolgica, recomenda-se que os futuros pais adotivos possam discriminar com clareza o que os mobiliza a adotar uma criana. As diversas motivaes expressam pensamentos conscientes e fantasias inconscientes que podem representar futuros entraves no relacionamento com a criana. Na maioria das vezes, um dos componentes do casal ou ambos apresentam problemas de esterilidade. Algumas pessoas decidem adotar uma criana aps longos perodos de tentativas frustradas de gerar um filho, como a ltima alternativa para a realizao do sonho de serem pais. Renunciam imagem do filho biolgico, que se pareceria com eles, e empreendem sua incurso no mundo da adoo. Encontramos casais que puderam elaborar de maneira satisfatria sua limitao biolgica, mas muitas
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

26

GINA KHAFIF LEVINZON

vezes a esterilidade sentida como uma ferida narcsica, que castra a fantasia de continuidade biolgica e imortalidade dos pais. Nestes casos, pode haver sentimentos ambivalentes em relao ao filho adotivo, ou at uma hostilidade inconsciente, j que ele representa a lembrana inquestionvel da limitao dos pais. Segundo Diniz (1993), a esterilidade sem remdio acompanhada de alteraes do sentimento de identidade e demanda a renncia definitiva de um projeto pessoal de vida e, portanto, do Ideal do Ego. Podem-se observar trs fases caractersticas no processo de aceitao da condio de esterilidade de um casal, descritas por Smith e Miroff (1987):
Um perodo de negao, no qual o casal busca todas as alternativas para reverter a situao de esterilidade, que resultam em situaes muitas vezes extremamente frustrantes. Com o advento da reproduo assistida e dos bebs de proveta, encontramos muitas vezes casais que se submetem a verdadeiras cruzadas na esperana de procriar seu filho.

angstias edpicas, no conseguem engravidar. Suas fantasias infantis inconscientes de rivalidade e inveja da capacidade da me de ter bebs esto associadas a temores de retaliao e sentimentos de culpa. Ao adotarem uma criana e exercerem o papel de mes, tranqilizam-se quanto sua capacidade de exercer uma funo parental, e ento engravidam. Nestes casos, a adoo parece ter o papel de mostrar mulher que lhe permitida a sexualidade adulta e a procriao.

As expectativas e as angstias dos pais adotivos


Em todo processo de filiao, encontramos nos pais uma criana imaginada, que corresponde aos seus anseios e expectativas. Como Freud mostra em seu trabalho Notas sobre o Narcisismo (1914), os filhos muitas vezes representam a esperana dos pais de realizar seus prprios ideais narcsicos. A famosa expresso Sua Majestade o Beb expressa a importncia que tem uma criana no imaginrio dos pais, como um personagem que concentra a fantasia de ser valorizado e privilegiado sobre todas as outras coisas. Como afirma Mattei (1997), sem o imaginrio no h desejo de ter um filho. Tanto os pais biolgicos quanto os adotivos se vem diante da tarefa de acomodar suas expectativas em relao criana imaginada e criana real. Os pais adotivos podem se defrontar com uma tarefa mais rdua no sentido de absorver as diferenas em relao quilo que esperavam de seu filho, em funo das caractersticas peculiares situao de adoo. Fatores como a falta de vnculo gentico, a impossibilidade de ter acompanhado a criana desde o seu nascimento, as fantasias em relao s caractersticas de seus pais biolgicos, as diferenas tnicas, entre outros, podem dificultar essa acomodao. A inabilidade de alguns pais adotivos em aceitar as expresses mais instintivas da criana pode estar ligada descontinuidade biolgica, que impede com que possam fazer um investimento narcsico no seu filho. Assim, comportamentos instintivos normais como sujeira, curiosidade sexual, agresso, entre outros, so compreendidos como reflexos do mau sangue da criana. Como a criana no veio deles, acreditam que sua forma de se comportar s pode vir daquilo que trazem de seus pais biolgicos... Encontramos ainda pais que apresentam dificuldades em admitir a ambivalncia natural de sentimentos diante de seu filho adotivo. Tendo enfrentado muitos desafios e angstias para poder ter o seu filho, sentem-se inseguros diante dos momentos de irritao ou decepo.

Reaes de raiva e de luto, que podem desembocar em acusaes ao parceiro infrtil, explcitas ou inconscientes. Aceitao, quando ento o casal se conscientiza de que ter filhos no depende apenas de sua possibilidade biolgica de ger-los, e consideram a adoo como uma alternativa legtima e desejvel. de consenso, entre os profissionais que lidam com a adoo, a necessidade de se verificar no casal que se dispe a adotar uma criana se os sentimentos acerca de sua esterilidade esto suficientemente elaborados. A este respeito, Morales (2004) descreve um trabalho realizado no Mxico no qual os casais aspirantes adoo so selecionados segundo alguns critrios nos quais a aceitao da infertilidade essencial. O fato de a me adotiva ter ganho um beb ao invs de ter tido um beb pode ter muita relevncia na representao mental de si mesma e de sua criana adotiva. Brinich (1980) ressalta que, enquanto a me biolgica pensa na criana como parte dela mesma e a catexiza com uma grande carga de libido narcsica, a me adotiva sabe que a criana era parte de outra pessoa e faz lembrar a sua infertilidade. Penso que devemos salientar, apesar disso, que h variaes na forma com que a me elabora estes sentimentos, e que dependem do seu nvel de amadurecimento emocional. Algumas mulheres apresentam o que pode ser chamada de falsa esterilidade: em funo de intensas
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

A ADOO NA CLNICA PSICANALTICA: O TRABALHO COM OS PAIS ADOTIVOS

27

Esforam-se para manter uma viso idealizada da adoo, o que por vezes resulta em srias dificuldades no estabelecimento de um relacionamento verdadeiro com o filho. A idealizao do processo de adoo tem efeitos desastrosos especialmente quando a criana adotada, em funo de uma histria anterior de privao ambiental grave, apresenta problemas emocionais de certa magnitude, como distrbios de comportamento, de aprendizagem, ou atitudes provocativas. Winnicott (1954) afirma que os pais que adotam crianas provenientes de um ambiente inadequado precisam saber que no exercero apenas a funo de pais, mas sero tambm pais-terapeutas, precisando compensar as deficincias ambientais do incio de vida de seus filhos. comum encontrarmos pais que no tm a menor idia de que podero se deparar com a necessidade de uma dedicao e pacincia maiores do que o usual com estas crianas. Nestes casos, eles so assaltados por sentimentos de decepo, perplexidade e s vezes at de arrependimento pela adoo. Encontramos por vezes uma identificao de um dos pais adotivos ou de ambos com o filho que passou por uma situao de abandono. Quando crianas, eles prprios se sentiram abandonados, em funo de desencontros com sua famlia de origem. Ao acolherem seu filho, dando-lhe um lar, sentem como se estivessem recuperando a criana carente que habita secretamente o seu interior. Novamente podem ocorrer dificuldades com o filho adotivo caso no ocorra uma discriminao entre os sentimentos dos pais e os deste ltimo. Nestes casos, ele se ressente por ser visto como uma parte silenciosa de outrem, e no como uma pessoa com individualidade prpria. Fantasias de roubo podem se identificadas em pais adotantes, e foram descritas por diversos autores (Wieder, 1978; MacDonell, 1981; Garma et alii, 1985, Grinberg, 1982). Os pais sentem inconscientemente como se tivessem roubado a criana, e apresentam temores de retaliao e castigo, como se pudessem perder o filho a qualquer momento. Estas fantasias esto relacionadas com vivncias edpicas primitivas e sentimentos de rivalidade e inveja em relao fertilidade dos pais. Os pais biolgicos so imaginados inconscientemente como personagens que podem voltar a qualquer momento para reaver o filho que lhes teria sido surrupiado. Isso pode ser observado, por exemplo, nos pais que esto permanentemente assustados com idias de perder a criana, e que passam a superproteg-la. Este temor corresponde ao mundo fantasmtico dos pais adotivos e tambm se apoia em alguns fatos reais, como os casos de mes biolgicas arrependidas que querem seus filhos de volta.

O medo de perder o filho aparece como um fantasma permanente, em graus diferentes, nas famlias adotivas. como se a falta de um elo consangneo no garantisse a solidez do vnculo que liga os pais criana. claro que a intensidade desse temor depende do grau de maturidade psquica do casal adotante, e das condies em que se deu a adoo. Ele aparece, por exemplo, na dificuldade em falar criana sobre a adoo, ou na resistncia de certos pais em dar qualquer informao ao filho sobre a sua famlia biolgica. Alguns pais mentem dizendo-lhe que sua me biolgica morreu no parto, outros rasgam os papis que poderiam identific-la, outros ainda bloqueiam consciente ou inconscientemente qualquer tentativa de pesquisa sobre sua origem por parte da criana. preciso ressaltar que as observaes feitas acima no se aplicam a todos os pais adotivos. Cada vez mais estes ltimos tm mostrado empenho em informar a criana sobre sua situao de adoo, e encontramos relaes parentais que podem ser descritas como funcionando dentro do espectro normal da parentalidade comum.

A adoo na orientao de pais: o trabalho com Clara


Clara veio buscar orientao encaminhada pelo pediatra, que lhe disse j era hora de contar filha de nove anos, Jlia, a verdade sobre a adoo. Relatou que ele insistia faz bastante tempo para que ela o fizesse, mas ela no tinha coragem. Seu marido achava que no deveriam contar menina, e por isso no tinha se disposto a participar da orientao comigo. Este ltimo avisou esposa que se ela quisesse falar filha sobre a adoo, que o fizesse sozinha. O que motivou Clara a tomar essa deciso foi o fato de uma amiga da filha ter sabido atravs de sua me que Jlia era adotada. Uma pessoa em comum tinha alertado Clara desta situao, e esta ltima ficava apavorada com a possibilidade de que a filha soubesse da verdade atravs de outra pessoa. J havia tomado inclusive providncias para que a filha no tivesse mais contato com a amiga, sem que pudesse perceber que a me estava promovendo este afastamento. Clara relatou que Jlia no lhe dava problemas. Ia bem na escola, tinha amigas, se dava bem com as pessoas. Clara lhe dizia que era filha do corao, mas Jlia no entendia. Dizia que no d para ser filha do corao. Certa vez Clara contou-lhe uma histria de uma menina cujos pais morreram, e que foi cuidada por outra famlia, e assim teve outros pais. Jlia perguntoulhe se esta histria era verdadeira, mas Clara no teve coragem de contar.
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

28

GINA KHAFIF LEVINZON

Aos nove anos de idade, Jlia nunca havia feito perguntas sobre como nascem os bebs, ou qualquer questo relativa sexualidade. J estava apresentando sinais claros de puberdade, que deixavam a me bastante desconcertada, pensando que era cedo demais. No falavam nada a respeito. Clara procurava proteger a filha de tudo o que imaginava perigoso, tentando selecionar o mundo com o qual tinha contato, suas amizades, as informaes que podiam lhe chegar etc... Apesar disso, Jlia estava sempre atenta a tudo o que se passava, e, segundo a me, pegava as coisas no ar. Era muito curiosa, principalmente no que se referia aos pais. Clara se culpava por algumas vezes ter batido na filha. Parecia ter medo de ser acusada de m me... Pude perceber sua dificuldade em estabelecer limites claros para a filha. No nosso segundo encontro, Clara trouxe-me fotos de Jlia, e ao mostr-las comentou a respeito da cor da pele desta ltima, que era mais escura do que a sua e a de seu marido. Na verdade, Jlia tinha feies fsicas bastante diferentes dos dois. Ficava evidente que as diferenas fsicas incomodavam bastante a me. Clara e seu marido estavam casados havia muitos anos. Aps algum tempo de casamento, Clara comeou e se preocupar com a dificuldade em engravidar. Comeou a fazer tratamento para alguns problemas no seu aparelho reprodutor que puderam ser identificados, mas sem sucesso. Descobriu ento que seu marido era estril, em decorrncia de uma doena contrada quando criana. Seu marido havia ocultado este fato dela. Fizeram inmeros tratamentos, e tinham esperana de que ela pudesse engravidar. A infertilidade do marido sempre foi um grande segredo, e Clara justificou dizendo que para o homem era difcil assumir a culpa, pois isso poderia ser compreendido como falta de masculinidade. Combinaram que diriam que a culpa era dela, para preserv-lo. No entanto, eu podia observar que ser considerada responsvel pela infertilidade do casal era um grande peso para Clara, que nutria sentimentos ambivalentes em relao ao marido. Havia uma hostilidade contida e um sentimento de mgoa presente, pelo ocultamento da infertilidade do marido, e pelo segredo que era obrigada a manter. Em desavenas com parentes, Clara j havia ouvido que ela no tinha filhos como castigo de Deus por seus pecados e que rvore ruim no d frutos. Aps anos de tentativas de engravidar em vo, Clara e seu marido resolveram adotar uma criana. Inscreveram-se em um programa de adoo solicitando uma criana que se parecesse fisicamente com eles. Esperaram por anos, com muita frustrao. Estimulada
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

pelo seu mdico, Clara resolveu fazer uma cirurgia, para tentar resolver um problema uterino. Ouviu de seu mdico que agora estava perfeita. Poucos dias depois, seu marido chegou entusiasmado com a notcia de que havia uma criana disponvel para adoo. Resolveram adotar, embora Clara no se sentisse pronta para isso, recm sada de uma cirurgia. Queixou-se de que no teve nove meses para se preparar para a chegada da filha, embora j tivesse o enxoval pronto havia anos. Desde o incio preocupou-se com a cor de pele da filha. Tinha medo de que ela fosse muito escura. Perguntei-lhe se ainda gostaria de engravidar, e ela disse que sim, se pudesse. Indaguei se faria inseminao artificial, e ela respondeu que seu marido no gostaria de v-la barriguda de outro homem... Podemos identificar na histria de Clara diversos aspectos que mostram sua dificuldade diante do processo de adoo. A resistncia em contar filha que era adotada denotava os grandiosos entraves inconscientes presentes nessa situao. A grande maioria dos profissionais que lidam com adoo recomenda que se conte criana a partir de aproximadamente trs anos de idade, quando comeam as perguntas sobre como nascem os bebs. Aos poucos, a criana vai assimilando estas informaes, e construindo aspectos importantes de sua identidade. Este assunto era proibido na famlia de Clara e Jlia, embora estivesse presente na mente da me o tempo todo. Como no podiam tocar em assuntos relativos origem, tambm no podiam se aproximar de questes concernentes sexualidade. A puberdade precoce de Jlia despertava em Clara um evidente desconforto. Parecia que associava o irromper da sexualidade da filha a algo que no era seu, de outra mulher, a me biolgica. Havia um sentimento de estranhamento e desconfiana, que se manifestava de forma acentuada na percepo da diferena da cor da pele. Clara tinha dificuldade em viver sua continuidade narcsica na filha, to diferente dela no aspecto fsico. A situao de esterilidade parecia ter um papel central no contexto familiar. Clara nutria sentimentos silenciosos intensos de frustrao e mgoa em relao ao marido. No se permitia pens-los, mas eu podia observar que funcionavam como um pano de fundo importante na sua vida cotidiana. Havia uma culpa que no podia ser examinada. A infertilidade era sentida como algo reprovador e provavelmente associada a importantes dvidas quanto ao seu valor e a fantasias de retaliao por possveis delitos imaginrios. Dentro deste contexto, as expresses castigo de Deus e rvore ruim no d

A ADOO NA CLNICA PSICANALTICA: O TRABALHO COM OS PAIS ADOTIVOS

29

frutos encontravam eco nas mentes de Clara e de seu marido, que se recusou a participar da orientao. Outra queixa de Clara muito comumente encontrada em mes adotivas era a falta de preparao para a chegada da filha. No contando com os nove meses de gravidez para a gestao da criana, Clara sentia a vinda da filha como algo difcil de absorver, exigindo dela um esforo de adaptao, alm daquele ao qual as mes normalmente esto sujeitas por ocasio do nascimento do beb. Neste caso, havia ainda a frustrao pela renncia ao filho biolgico que Clara tanto ansiava. Podia-se ver na esperana que ainda nutria de engravidar de seu marido um processo importante de negao das limitaes a que estavam expostos, pois seu marido era completamente estril. Podia-se dizer ento que havia vrios segredos: a filha que no sabia que era adotada (embora Clara tenha ressaltado que a filha era muito curiosa e estava muito atenta aos pais), o segredo sobre a infertilidade do marido, o segredo sobre os sentimentos de mgoa e frustrao de Clara, os segredos que estavam no pensamento de todos os integrantes da famlia e que no podiam ser desnudados com o temor de que representariam o abalo de uma estrutura familiar e conjugal. O trabalho de orientao com Clara foi avanando. Aos poucos fomos colocando em palavras os segredos que estavam presentes de modo silencioso e que representavam impedimentos para uma vida familiar mais saudvel e verdadeira. Falvamos sobre como contar a Jlia sobre a adoo. Clara tinha medo de que a revelao pudesse prejudic-la nos estudos. Queixou-se que a filha era distrada na escola (anteriormente dissera que ela era boa aluna). O marido sugeriu-lhe que pelo menos esperasse as frias. Clara tinha medo de que a filha passasse a rejeitlos. Chorou muito com a idia de que poderia perder Jlia. Imaginava que a filha poderia ficar magoada com ela, ou que iria querer ter informaes sobre sua me biolgica. Clara tinha se desfeito de todos os documentos que poderiam levar Jlia a se aproximar de seus pais de origem. Preferia que a filha no fizesse essa investigao. Angstias de separao e desmantelamento da famlia assombravam-na. Aos poucos, amos conversando sobre todas essas questes. Imaginamos juntas como poderia ser a conversa com Jlia, suas possveis reaes, suas perguntas. Clara pensava em lhe dizer que este assunto era s delas e do pai, e que ela no deveria contar para ningum. Perguntei-lhe se achava adequado fazer desse fato um segredo, e qual seria

o motivo disso. Ela respondeu que seria melhor para a filha, para que ela no fosse discriminada e sofresse. Examinei com Clara as repercusses que manter este segredo teriam na vida da filha. Talvez fosse importante poder compartilh-lo com as pessoas em quem confiava, com suas amigas, a av, no futuro um namorado. Examinamos a fantasia de que Jlia seria discriminada, investigando como era para Clara ter uma filha adotiva. Pudemos falar sobre seus preconceitos e expectativas. Eu disse a ela que ela provavelmente pensava: por que ser que isto foi acontecer comigo, por que ser que no pude ter filhos biolgicos, ser que fiz algo errado?. Na realidade ela se sentia discriminada por no poder exercer seu papel biolgico de me. Nosso trabalho ia avanando, e parecia que todas essas fantasias estavam cada vez mais amainadas. Clara falava mais verdadeiramente do que sentia, sem tantos medos e culpas. Apesar disso, havia resistncia em contar a Jlia a verdade. Eu ficava intrigada, pois parecia que havia ainda algo importante que no tinhamos tocado. Certo dia dei-me conta de que falar filha que ela era adotada parecia que quebraria uma espcie de encantamento: ela no poderia mais se iludir pensando que a filha sara de sua barriga, que no podia ter filhos biolgicos, e que entre ela e Jlia havia uma me biolgica. Ao desvendar estes fatos e enunci-los filha, o faz-de-conta no poderia mais funcionar. Com cuidado fui conversando com Clara a este respeito. Pouco tempo depois, a conversa com a filha ocorreu. Clara contou-lhe a histria da menina que no tinha pais e que foi criada por outra famlia, e disse-lhe que a histria dela era parecida. Sua me biolgica estivera muito doentinha e no pde cri-la. Jlia no comeo no acreditou no que ouvia, depois chorou. Fez perguntas sobre a adoo. Ao me contar o ocorrido, pude perceber o quanto essa situao havia sido difcil para Clara. Significava desistir da iluso de que Jlia havia nascido de sua barriga, e ficar merc de suas perguntas. Parecia inclusive que estava magoada comigo, como se eu fosse a responsvel pelo desvendamento dos segredos e a quebra das iluses. Clara afirmou que estava com medo do que aconteceria com Jlia, imaginando que ela poderia se transformar. Disse filha que s queria que ela ficasse bem comportada, obediente e estudiosa. Relatou que havia batido nela recentemente, pois Jlia insistia em ir de gola olmpica ao Shopping, num dia de muito calor. Disse-lhe que sempre tinha escolhido suas roupas, e que a filha no precisava ficar agora com essas coisas. Em seguida
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

30

GINA KHAFIF LEVINZON

sentiu-se culpada por ter batido na filha. Quando mais tarde quis dar algo para Jlia, esta ltima no aceitou, dizendo que no merecia. Procurei conversar muito com Clara sobre o que ela estava sentindo, inclusive sobre a expectativa explcita de que s poderia aceitar uma filha boazinha e bem comportada. Parecia que todas as demonstraes de individualidade de Jlia traziam-lhe o fantasma da filha que no se parecia com ela. Ao mesmo tempo, ela tambm se culpava por no ser uma me perfeita. Assim, me e filha tinham que funcionar segundo um script imaginrio, perfeito, mas irreal. Nas entrevistas com Clara, evidenciava-se o seu sofrimento, seu sentimento de fragilidade e impotncia. Gostaria de poder controlar toda a situao de modo a no entrar em contato com aspectos de si mesma e da filha que a desnorteavam, mas no era possvel. Felizmente, atravs do espao analtico, fomos podendo tocar em todas essas questes e fortalec-la. Ao final da orientao com Clara, que durou cerca de um ano, havia um clima de maior tranqilidade e segurana. Clara j achava que havia valido a pena encarar os seus fantasmas e trilhar o caminho da verdade. Sentia que o que estava sendo construdo agora era slido e consistente... Podemos acompanhar atravs do atendimento de Clara o quanto a revelao da adoo filha estava associada com as suas prprias dificuldades em relao a todo este processo. Ela imaginava que poderia haver uma mudana substancial na filha, como se fossem se manifestar aspectos relacionados s fantasias do mau sangue, que teria herdado de seus pais biolgicos. Por isso lhe era to difcil suportar que a filha apresentasse traos de individualidade e independncia, como no caso da roupa que a filha queria escolher. Outro aspecto importante e muito presente no mundo psquico dos pais adotivos era o imenso temor de que a filha a abandonasse. O temor de perder a filha estava sempre presente, assombrando Clara. Parecia que o fato de no haver entre elas um vnculo biolgico no garantia a indissolubilidade da relao parental. Assim, a filiao no era sentida como incondicional. As limitaes do vnculo podiam ser vistas na expectativa de Clara de que Jlia fosse boazinha e bem comportada. A mensagem subliminar indicava que a filha teria que se comportar exatamente como a me inconscientemente queria para que a adoo continuasse tendo validade. Encontramos aqui as condies que usualmente se apresentam no desenvolvimento de um falso-self (Winnicott, 1960). A criana precisa se
Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

adaptar precocemente quilo que entende que o ambiente espera dela, e com isso no pode desenvolver sua personalidade de forma mais nuclear e verdadeira. A parte mais impulsiva do self no pode ser integrada ao restante de sua estrutura psquica. Diante disso, a personalidade da criana fica empobrecida, limitada, e s vezes paralisada. Assolada por dvidas em relao adoo, Clara procurava se tranqilizar buscando na filha um comportamento padro, que seria compreendido como a prova de que a filha era uma criana como todas as outras. Na verdade parecia que para Clara isso no era bem estabelecido, o que se podia verificar na recomendao de que a filha no contasse para ningum sobre a adoo para no ser discriminada. Os preconceitos e dvidas estavam enraizados dentro de Clara, e, por identificao projetiva, eram imaginados nas mentes das outras pessoas. Podiam-se identificar, na recomendao a Jlia para que mantivesse o segredo da adoo, fantasias de roubo e o temor de que algum viesse reclamar a menina. Se ningum soubesse, parecia que estariam a salvo de tais invases. Isso pde ser compreendido com o andamento do trabalho de orientao, que em muitos momentos se aproximava de um trabalho psicoterpico. Um ponto importante na compreenso do psiquismo dos pais adotados aparece na questo da revelao criana da adoo. Ficou claro no trabalho de orientao relatado que, falar criana que ela era adotada, era viver o luto pela infertilidade e por no ter podido gerar aquela criana no seu prprio ventre. A negao da percepo deste hiato entre os pais e a criana tem como funo prolongar uma iluso em que todos os integrantes da famlia querem acreditar. Clara s pde contar filha depois que este tpico foi examinado na situao clnica. Jlia, descrita como uma menina atenta, curiosa, e pegando tudo no ar, chorou ao ouvir a sua histria, dizendo de incio no acreditar. O pai no compareceu s orientaes e se colocou parte de todo o processo, sobrecarregando mais uma vez a esposa com o sofrimento provocado pela mudana do estado de coisas anterior. Falar com uma criana sobre sua histria de adoo resvala em um aspecto delicado e difcil para a maioria dos pais. Clara disse a Jlia que sua me biolgica havia ficado doentinha, e por isso no pudera cri-la. Na realidade havia uma histria de abandono, cujo relato poderia provocar muita dor na menina. Usualmente recomenda-se que os pais adotivos digam criana que seus pais biolgicos no puderam ficar com ela, e que preferiam que

A ADOO NA CLNICA PSICANALTICA: O TRABALHO COM OS PAIS ADOTIVOS

31

ela fosse educada por quem tinha condies. H, no entanto, uma pergunta que sempre fica no ar: Por que isso ocorreu?. Os pais muitas vezes se compadecem com o sofrimento da criana, e gostariam de lhe dar um bom motivo para o que ocorreu. Clara buscava algum tipo de explicao que pudesse satisfazer a criana. De incio pensou em lhe dizer que a me biolgica tinha morrido, mas felizmente a inadequao de tal informao pde ser examinada nas nessas conversas. Foi necessrio tocar tambm no medo de que Jlia quisesse pesquisar quem era sua me biolgica, e refletir sobre afinal quem de fato a me que fica introjetada na criana, seno a me que a criou.

O auxlio aos pais adotivos


A experincia tem demonstrado o quanto importante que os pais adotivos possam recorrer a um acompanhamento de orientao psicolgica como recurso para a preveno de distrbios na relao familiar e no equilbrio emocional do filho. Questes como a elaborao de uma condio de infertilidade, o luto por no ter podido gerar o seu filho,

a ambivalncia presente no contato com a criana, a percepo e aceitao das diferenas fsicas ou de temperamento, sua persistncia e tolerncia diante das dificuldades inerentes ao processo de adoo, entre tantos outros temas, necessitam de um campo de expresso e pensamento. Algumas vezes podemos identificar nos pais o que podem ser denominadas feridas narcsicas ao se defrontarem com suas limitaes e diferenas em relao criana. Isso ocorre especialmente nos casos em que h uma condio de esterilidade que no foi bem elaborada e est associada a todo um conjunto de sentimentos inconscientes que prejudicam os relacionamentos. No trabalho analtico, tanto em orientao de pais como em psicoterapia, novas adoes podem ser feitas, mas com uma base mais real e slida: os pais podem rever seus sentimentos verdadeiros acerca de si mesmos e de seus filhos, e sentem-se adotados pelo profissional, com quem dividem suas dvidas e angstias. Juntos, trilham o caminho das descobertas de seu mundo psquico e do desenvolvimento.

Referncias
Brinich, P. M. (1980). Some potential effects of adoption on self and object representations. The Psychoanalytic Study of the Child, 35, 107-133. Diniz, J. S. (1993). Este meu filho que eu no tive. Portugal: Aforntamento. Freud, S. (1980-1914). Sobre o narcisismo; uma introduo. Obras Completas (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. Garma, E. G., Garma, A., Greco, N., & Lopez, C. M. M. (1985). Mas all de la adopcin. Buenos Aires: Epsilon. Grinberg, R. (1982). La adopcion y la cesion: dos migraciones especficas. Psicoanlisis, 4 (1), 28-44. Levinzon, G. K. (1997). A criana adotiva na clnica psicanaltica. Doutorado (no publicada). Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo., So Paulo. Levinzon, G. K. (1999). A criana adotiva na psicoterapia psicanaltica.. So Paulo: Escuta. Levinzon, G. K. (2001). O menino que mudava de casa: a adoo na clnica psicanaltica. Ide (34). Levinzon, G. K. (2004). Adoo. So paulo: Casa do Psiclogo. Levinzon, G. K. (2004). En accompanhant Paul: ladoption dans la psychothrapie psychanalytique. In Ozoux-Teffaine, Ombline (Ed.), Enjeux de ladoption tardive. Ramonville Saint-Agne: rs. MacDonnell, M. I. (1981). Algumas reflexiones sobre la adopcion. Rev. del Psicoanalisis Argentina, 38 (1), 105-121. Mattei, J. F. (1997). Le chemin de ladoption. Paris: ditions Albin Michel. Morales, A. T. (2004). Os predicados da parentalidade adotiva. In M. C. Pereira da Silva (Ed.), Ser pai, ser me: parentalidade: um desafio para o terceiro milnio. So Paulo: Casa do Psiclogo. Smith, J. e. M., F. I. (1987). Youre our child: the adoption experience. New York: Madison Books. Wieder, H. (1978). On when and whether to disclose about adoption. Journal of American Psychoanalytic Association, 26 (4), 793-811. Winnicott, D. W. (1954-1997). Armadilhas na adoo. In R. D. W. Shefferd & D. W. Winnicott (Eds.), Pensando sobre crianas (pp. 126-130). Porto Alegre: Artes Mdicas. Winnicott, D. W. (1960- 1983). Distoro do Ego em termos do falso e verdadeiro self. (I. C. S. Ortiz, trad.). In O ambiente e os processos de maturao (pp. 128-139). Porto Alegre: Artes Mdicas.

Recebido para publicao em reunio da Comisso Editorial, realizada em 11 de abril de 2006. Aprovado para publicao em 23 de maio de 2006. Mudanas Psicologia da Sade, 14 (1) 24-31, jan-jun 2006

You might also like