You are on page 1of 8

Reabilitao (sade)

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. (Redirecionado de Reabilitao (medicina)) Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Sade.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinio. Este artigo est para reviso desde Fevereiro de 2008.

O Wikcionrio possui o verbete reabilitar

A Reabilitao um processo de consolidao de objetivos teraputicos, no caracterizando rea de exclusividade profissional, e sim uma proposta de atuao multiprofissional voltada para a recuperao e o bem-estar bio-psico-social do indivduo, onde a cada profissional componente da Equipe deve ser garantida a dignidade e autonomia tcnica no seu campo especfico de atuao, observados os preceitos legais do seu exerccio profissional.[1]

ndice
[esconder]

1 Reabilitao como Processo 2 Reintegrao 3 Referncias 4 Ver tambm

[editar] Reabilitao como Processo


As diversas reas profissionais na Sade so requisitadas, de acordo com a necessidade que o caso exige, entre elas o Servio social, a Medicina, a Odontologia, a Enfermagem, a Fisioterapia, a Fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional, a Psicologia, entre outras. Trata-se portanto de um processo multiprofissional visando a reinsero bio-psicosocial do paciente. Tem por objetivo restaurar os movimentos e funes comprometidas depois de uma doena ou acidente, at tornar possvel devolver o indivduo a seu lugar anterior na sociedade, ou o mais perto disto (mais funcional/autnomo possvel). Ao final do processo, considerado:

recuperado o indivduo que consegue recuperar movimentos e funes perdidas, porm no consegue retomar o desempenho social anterior, apesar de funcionalmente habilitado. Exemplo mais conhecido: o jogador de futebol Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, filho de Pel e que largou o futebol pouco

depois de retornar sua posio de goleiro no Santos Futebol Clube, aps longo afastamento por leso no cruzado anterior do joelho. reabilitado o indivduo recuperado total ou parcialmente que consegue retornar sua funo social de origem, igual ou prximo ao desempenho anterior ao acidente ou doena. Exemplos mais conhecidos: o jogador de futebol Ronaldo Luis Nazrio de Lima, o "Ronaldo Fenmeno", aps a leso do tendo patelar antes da Copa de 2002; o msico Herbert Vianna, d' Os Paralamas do Sucesso, aps a queda de avio que o deixou paraplgico; e o iatista Lars Grael, aps o acidente em 1998 que resultou em amputao de uma das pernas e que, apesar disso, permanece ainda ativo na vela. readaptado o indivduo no-recuperado e no-reabilitado, porm que consegue desempenhar outra funo que no a anterior ao acidente ou doena incapacitante.

[editar] Reintegrao
Fase final do processo de reabilitao, reintegrar a pessoa sociedade nobre objetivo da ateno fisioteraputica, aps uma terapeutizao resolutiva. Em pessoas que sofreram seqelas irreversveis (perda de membros, leses nervosas ou msculotendneas incapacitantes), tal reintegrao se d mediante o treinamento e adaptao dos pacientes s suas potencialidades (com uso ou no de rteses e/ou prteses), para um grau o maior possvel de autonomia pessoal e conseqente interao social. A prtica da reabilitao baseia-se na crena filosfica de que a responsabilidade do mdico ou de qualquer especialista no termina quando a doena vencida ou completada a fase cirrgica; s termina quando o indivduo volta a viver e a trabalhar com o que lhe restou de suas capacidades (Howard Rusk).

Referncias
1. Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional: RESOLUO N. 80, DE 9 DE MAIO DE 1987. (Dirio Oficial da Unio n. 093 - de 21/05/87, Seo I, Pgs. 7609), acessado em 24 de abril de 2008

[editar] Ver tambm

Comportamento
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Nota: Para o programa de televiso da TV Brasil, veja Atitude.com. Este artigo ou seco contm uma lista de fontes ou uma nica fonte no fim do texto, mas estas no so citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informaes. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodap citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessrio.

O comportamento definido como o conjunto de reaes de um sistema dinmico em face s interaes e realimentaes propiciadas pelo meio onde est inserido. Exemplos de comportamentos so: comportamento social, comportamento humano, comportamento animal, comportamento atmosfrico, etc.

ndice
[esconder]

1 Individualidades e teoria de sistemas 2 Instinto e cultura 3 Respondente e operante 4 Psicologia 5 Freud 6 Antropologia 7 Ver tambm o 7.1 Psicologia o 7.2 Sociologia 8 Ligaes externas

[editar] Individualidades e teoria de sistemas


Quando tratamos de individualidades, podemos definir como o conjunto de reaes e atitudes de um indivduo ou grupo de indivduos em face do meio social. Em teoria de sistemas, comportamento a resposta observvel de um estmulo. Nos animais, por exemplo, envolve essencialmente instintos e hbitos aprendidos. O ser humano est sempre recebendo estmulos do ambiente em que vive e interage, seu comportamento, ou seja, suas respostas a esses estmulos, variam muito de acordo com cada pessoa.

[editar] Instinto e cultura


Dois exemplos clssicos de comportamento so instintivo e cultural, desenvolvidos ao extremo, so o dos insetos, por um lado, e dos mamferos, por outro. Enquanto que os primeiros praticamente no tm aprendizado e nascem com quase toda a informao que precisam para sobreviver, os segundos so seres com comportamento social e que precisam da convivncia em grupo (pelo menos na infncia) para adquirir o acmulo de sucessos das geraes anteriores, transmitido culturalmente e no no equipamento gentico

[editar] Respondente e operante


Os comportamentos so divididos em duas classes: Respondente e Operante.

Respondente ou Reflexo: involuntrio; ao de componentes fsicos do corpo (ex: glndulas, sudorese, etc); (Sistema Nervoso Autnomo [S.N.A.])

Operante: voluntrio; ao de msculos que esto sob controle espontneo (ex: comer, falar); controlado pelas suas conseqncias.

[editar] Psicologia
Em psicologia, o comportamento a conduta, procedimento, ou o conjunto das reaes observveis em indivduos em determinadas circunstncias inseridos em ambientes controlados. Podendo ser descrito como uma contingncia trplice composta de antecedentes-respostas-conseqncias, ou respostas de um membro da contingncia. O comportamento objeto de estudo do Behaviorismo, uma das mais importantes abordagens da psicologia, que se iniciou no comeo do sculo XX, e foi proposto por John Broadus Watson.

[editar] Freud
Freud salientou a importante relao existente entre o comportamento de um ser humano adulto e certos episdios de sua infncia, mas resolveu preencher o considervel hiato entre causa e efeito com atividades ou estados do aparelho mental. Desejos conscientes ou inconscientes ou emoes no adulto representam esses episdios passados e so considerados como os responsveis diretos de seu efeito sobre o comportamento.

[editar] Antropologia
Em antropologia cultural, os componentes considerados inatos no comportamento humano (como o sexo, instintos de agressividade e de competio) poderiam ser modificados. A cultura seria capaz de reprimir ou alterar esses comportamentos. A cultura representada pelos costumes, no tem como reprimir. Os costumes so repetidos quando geram bem estar no meio, ou se apresentam como necessrios, logo, a cultura sempre se mantm, mas o comportamento dos componentes considerados inatos no corpo humano so alterados por informao e conhecimento particular. Os componentes considerados inatos funcionam comandados por potencias eltricas que podem ser qualificados com a nossa capacidade racional. A razo do ser humano capaz de entender erro e acerto em procedimentos considerados como inatos e direcion-los da forma que compreender seja a melhor.

[editar] Ver tambm

Droga psicoativa
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um sortimento de drogas psicoativas. Droga psicoativa ou substncia psicotrpica a substncia qumica que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a funo cerebral e temporariamente muda a percepo, o humor, o comportamento e a conscincia. Essa alterao pode ser proporcionada para fins: recreacionais (alterao proposital da conscincia), rituais ou espirituais (uso de entegenos), cientficos (funcionamento da mente) ou mdico-farmacolgicos (como medicao). Tais alteraes subjetivas da conscincia e do humor podem, contudo, ser interpretadas como fonte de prazer (p. ex. a euforia) ou vantagem (p. ex. o aumento da ateno), razo pela qual se observam abusos dessas substncias. O uso recorrente de alguma delas pode levar dependncia fsica ou psicolgica, promovendo um ciclo progressivamente mais difcil de ser interrompido. A impossibilidade fsica ou psicolgica de interrupo desse ciclo caracteriza o vcio em drogas, ou drogadio / toxicodependncia. A reabilitao de drogadictos / toxicodependentes geralmente envolve uma combinao de psicoterapia, grupos de apoio e at mesmo o uso de outras substncias psicoativas que ajudam a interromper o ciclo de dependncia. A tica relativa ao uso dessas drogas assunto de um contnuo debate, em parte por causa desse potencial para abuso e dependncia. Muitos governos tm imposto restries sobre a produo e a venda dessas substncias na tentativa de diminuir o abuso de drogas.

ndice
[esconder]

1 Histria 2 Usos o 2.1 Anestesia o 2.2 Controle da dor o 2.3 Medicamentos psiquitricos o 2.4 Uso recreativo da droga o 2.5 Uso ritual e espiritual 3 Administrao 4 Efeitos o 4.1 Sistemas neurotransmissores afetados

5 Dependncia 6 Legalizao 7 Ver tambm 8 Referncias 9 Ligaes externas

[editar] Histria
O uso de drogas uma prtica desde tempos pr-histricos. H provas arqueolgicas do uso de substncias psicoativas a 10 mil anos atrs, e evidncia histrica de uso cultural desde 5 mil anos.[1] Embora o uso parea ter sido mais freqentemente medicinal, sugeriu-se que o desejo de alterar a conscincia to primevo quando o mpeto de saciar a sede, a fome ou o desejo sexual.[2] Outros sugerem que a propaganda, a disponibilidade ou a presso da vida moderna so algumas das razes pelas quais as pessoas usam drogas psicoativas no cotidiano. Contudo, a longa histria do uso de drogas e mesmo o desejo da criana de rodar, balanar ou escorregar indicam que o mpeto de alterar a percepo universal.[3] Essa relao no se limita ao homem. Alguns animais consomem diferentes plantas, frutos, frutos fermentados e outros animais como fonte de substncias psicoativas, como por exemplo os gatos e sua predileo pela nepeta. Lendas tradicionais sobre plantas sagradas freqentemente contm referncias a animais que apresentaram aos homens o uso das plantas.[4] A Biologia sugere uma conexo evolutiva entre animais e plantas psicoativas, por causa da existncia dessas substncias e seus respectivos receptores no sistema nervoso.[5] Durante o sculo XX, muitos pases inicialmente responderam ao uso recreacional das drogas banindo seu uso e considerando criminosos o uso, o armazenamento ou a venda.

[editar] Usos
As substncias psicoativas so usadas para diferentes propsitos. Os usos variam grandemente entre as diferentes culturas. Algumas substncias so de uso controlado ou ilegal, enquanto algumas podem ser usadas para propsitos xamnicos, e outras so usadas de modo teraputico. Outros exemplos seriam o consumo social de lcool e os sonferos. A cafena a substncia psicoativa mais consumida no mundo; mas ao contrrio de muitas outras, seu uso legal e irrestrito em praticamente todas as jurisdies. No Brasil, maior produtor e segundo maior consumidor de caf do mundo, 85% das pessoas consomem caf no desjejum.[6]
Controle da dor Ver artigo principal: analgsico

Drogas psicoativas so freqentemente prescritas para manuteno da dor. Como a experincia subjetiva da dor regulada por peptdios opiides endgenos, a dor pode ser controlada usando psicoativos que operam nesse sistema neurotransmissor como

agonistas dos receptores opiides. Esta classe de drogas incluem narcticos opiceos, como a morfina e a codena.[10] AINEs, como a aspirina e o ibuprofeno, so uma segunda classe de analgsicos. Eles reduzem a inflamao mediada por eicosanides ao inibir a enzima ciclo-oxigenase.
[editar] Medicamentos psiquitricos Ver artigo principal: medicamento psiquitrico

Zoloft, um medicamento antidepressivo (e ansioltico).

Medicamentos psiquitricos so prescritos para o tratamento de doenas mentais e emocionais. Existem 6 classes principais de medicamentos psiquitricos:

Antidepressivos, que so usados para tratar diversos males, tais como depresso nervosa, epilepsia, ansiedade, transtornos alimentares e transtorno de personalidade limtrofe.[11] Estimulantes, usados para tratar distrbios como o transtorno do dficit de ateno e como supressores do apetite. Antipsicticos, que so usados para tratar psicoses, esquizofrenia e mania. Estabilizador do humor, utilizados para tratar o transtorno bipolar e o transtorno esquizoafetivo. Ansiolticos, usados para tratar transtornos da ansiedade. Depressores, que so utilizados como hipnticos, sedativos e anestsicos.

[editar] Uso recreativo da droga Ver artigo principal: droga

Muitas substncias psicoativas so usadas pelos efeitos de alterao do humor e da percepo, inclusive aquelas com uso aceito pela medicina e psiquiatria. Os tipos de drogas usadas freqentemente para uso recreacional incluem:

Estimulantes, que ativam o sistema nervoso central. So usadas recreacionalmente pelos efeitos eufricos.

Alucingenos (psicodlicos, dissociativos e delirantes), que induzem a distores percepcionais e cognitivas. Hipnticos, que so usados recreacionalmente pela euforia que causam. Analgsicos, utilizados tambm pelo efeito eufrico. Inalantes, sob a forma de aerossis ou solventes, que so inalados por causa de seu efeito estupefaciente. Muitos inalantes tambm se incluem em alguma categoria acima (como o xido nitroso, que tambm tem efeito analgsico).

Em algumas subculturas, o uso de drogas visto como smbolo de status, o que ocorre em lugares como casas noturnas, boates, raves e festas.[12] Isso fato histrico em muitas culturas; as drogas tm sido consideradas smbolos de status desde a antiguidade. Por exemplo, no Antigo Egito, eram comuns as representaes de deuses segurando plantas alucingenas.[13] Por causa da controvrsia sobre o regulamento das drogas recreacionais, existe um debate sobre a proibio das drogas. Crticos da proibio acreditam que a regulamentao do uso de drogas recreacionais uma violao da autonomia pessoal e da liberdade.[14]
[editar] Uso ritual e espiritual

You might also like