You are on page 1of 10

SIMULADO DE ADMNISTRAO FINANCEIRA E ORAMENTRIA PROF ALEXANDRE VASCONCELLOS

1) Um regime poltico e as formas de relaes entre os poderes Legislativo, Executivo e Judicirio interferem na forma de elaborao de um oramento que, usualmente, pode ser classificado em legislativo, executivo ou misto. Um oramento: (A) legislativo o executado pelo Poder Legislativo, aps elaborao e aprovao do Poder Executivo; (B) legislativo o votado e controlado pelo Poder Legislativo, mas elaborado pelo Poder Executivo; (C) executivo o executado pelo Poder Executivo, aps elaborao e aprovao do Poder Legislativo; (D) misto elaborado e executado pelo Poder Executivo, mas votado e controlado pelo Poder Legislativo; (E) misto o elaborado pelo Poder Judicirio, votado pelo Poder Legislativo e executado pelo Poder Executivo.

02) O oramento pblico pode ser estudado sob diversos aspectos, tais como: poltico, jurdico, econmico e financeiro. O aspecto: (A) econmico caracterizado pelo fluxo monetrio de receitas e despesas; (B) econmico est vinculado, por exemplo, criao de empregos mediante novas fontes de trabalho, intervindo assim na soluo de problemas sociais; (C) financeiro resultado das caractersticas polticas do oramento, que deve visar maior produo com menor gasto; (D) poltico o que define a Lei Oramentria no conjunto de leis do pas; (E) jurdico diz respeito sua caracterstica de Plano de Governo ou Programa de Ao, baseando-se em aes diretas do Poder Judicirio.

03) As decises relativas elaborao do oramento governamental podem ser classificadas, segundo o processo decisrio, em processo descendente, processo ascendente ou processo misto. Uma vantagem do processo ascendente, pelo qual os objetivos so estabelecidos pelos rgos inferiores e aprovados pela cpula do governo, : (A) maior mobilidade de ao; (B) maior conhecimento das necessidades gerais; (C) maior motivao e compreenso dos rgos executores; (D) melhor adequao dos recursos aos objetivos; (E) menor possibilidade de duplicao de servios.

04) A elaborao da lei oramentria a etapa que caracteriza a idia de processo oramentrio e configura um processo legislativo especial, compreendendo as seguintes fases: iniciativa, discusso, sano, veto e promulgao e publicao. Na fase de: (A) iniciativa, traduzida a responsabilidade pela apresentao do projeto de lei ao Legislativo, sendo que essa iniciativa dita vinculada por estar o Executivo obrigado ao prazo fixado; (B) discusso, os trabalhos envolvem debates em plenrio onde se tm etapas tais como a elaborao e proposio de ementas por parte do relator; (C) sano, o titular do Poder Executivo est obrigado a sancionar o projeto na forma enviada pelo Legislativo; (D) veto, o titular do Poder Executivo pode vetar total ou parcialmente o projeto de lei dentro de 30 dias teis de seu recebimento, sem necessidade de exposio de motivos; (E) promulgao e publicao, o projeto de lei transformado em lei, sendo que a promulgao torna a lei de cumprimento obrigatrio e a publicao um ato declaratrio que mostra sua executabilidade.

05) O processo tradicional de elaborao de oramento toma por base as atividades do exerccio anterior e a elas acrescenta incrementos compensadores de inflao, dentre outros, sem reviso global e detalhada das operaes e seus custos. J o processo conhecido como "Oramento por Estratgia" ou "Oramento Base Zero", que exige de cada administrador uma justificativa detalhada de cada recurso solicitado, rev e prioriza as diversas funes de todas as unidades, objetivando redues de custo e realocao de recursos. Uma caracterstica do "Oramento por Estratgia" : (A) grande participao dos nveis hierrquicos superiores; (B) maior agilidade e menor custo em sua elaborao; (C) gerar poucos documentos auxiliares em sua preparao; (D) prescindir de treinamentos e aes motivacionais; (E) concentrar a ateno na anlise de objetivos e necessidades. 06) O princpio em funo do qual a despesa pblica deve atender ao custeio dos gastos necessrios ao funcionamento dos organismos de Estado, bem como dos servios pblicos, objetivando o atendimento da coletividade, o denominado princpio da: (A) legalidade; (B) utilidade; (C) legitimidade; (D) oportunidade; (E) economicidade. 07) No que se refere s receitas pblicas, o mtodo de estimativas que condenado pelos especialistas, uma vez que seu uso traz desequilbrio nas previses, mormente quando ocorre um crescimento contnuo na arrecadao efetiva, o mtodo: (A) direto; (B) automtico;, (C) da extrapolao; (D) das mdias trienais; (E) das majoraes amplas.

08) Para efeito de liquidao de determinada despesa, necessrio verificar: a) a existncia de sub-empenho; b) a efetivao do pagamento; c) a efetiva entrega do bem ou efetiva prestao do servio; d) a existncia de saldo oramentrio; e) a formalizao de termo aditivo. 09) Constatou-se que determinada despesa do exerccio anterior no foi processada na poca prpria, embora o oramento ento vigente houvesse consignado crdito prprio, com saldo suficiente para atend-la. Tal despesa pode ser atendida no presente exerccio utilizando-se a: a) dotao de Despesas de Exerccios Anteriores; b) dotao de Reserva de Contingncia; c) abertura de crdito adicional suplementar; d) abertura de crdito adicional especial; e) abertura de crdito adicional extraordinrio. 10) Conforme Prestao de Contas elaborada pelo Municpio de Mikonos, verificou-se que os gastos com ensino corresponderam a 26,27% da receita de impostos, compreendida a proveniente de transferncias. Com relao a tal informao, correto afirmar que: a) tal vinculao de recursos constitui-se em exceo ao princpio da no-vinculao de receita; b) em face da exigncia constitucional de aplicao no ensino, tais gastos podem ser excludos do oramento; c) para efeito de clculo da obedincia ao dispositivo constitucional, consideram-se valores orados; d) a Constituio Federal prev limite de gastos mximos de 25% da receita de impostos, havendo, portanto, desrespeito ao dispositivo vigente; e) a Lei Complementar n 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) exige que tais gastos sejam efetivados atravs de crditos especiais.

GABARITO 1D 2B 3C 4A 5E 6B 7D 8C 9A 10 - A

COMENTRIOS 1) D Segundo o professor Lino Martins da Silva em seu livro Contabilidade Governamental , (2004, pg 44) tipo de oramento a caracterstica que determina a maneira pela qual o oramento elaborado, dependendo do regime poltico vigente; da dizer que os oramentos variam segundo a forma de Governo e podem ser classificados em trs tipos: Legislativo: o oramento cuja elaborao, votao e aprovao da competncia do Poder Legislativo, cabendo ao Executivo a sua execuo. Este tipo utilizado em pases parlamentaristas; Executivo: o oramento cuja elaborao e aprovao de competncia do Poder Executivo. utilizado em pases onde impera o absolutismo do Chefe de Estado; Misto: o modelo no qual o oramento elaborado e executado pelo Poder Executivo, cabendo ao Legislativo a sua votao e controle. Esse tipo utilizado pelos pases em que as funes legislativas so exercidas pelo Congresso ou Parlamento, sendo sancionado pelo Chefe do Poder Executivo. No Brasil esse o modelo consagrado pelos textos constitucionais. 02) B Aspectos do oramento O oramento estudado sob vrios aspectos: aspecto poltico; aspecto jurdico; aspecto econmico; aspecto financeiro. Aspecto poltico o aspecto que diz respeito a sua caracterstica de Plano de Governo ou Programa de Ao do grupo ou partido que detm o poder. Esse aspecto constitui o plano de ao poltica que se traduz, necessariamente, na continuidade de despesas anteriormente criadas e em despesas novas ou em redues de despesas. Aspecto jurdico o que define a Lei Oramentria no conjunto de leis do pas e constitui um aspecto bastante discutido, uma vez que para alguns autores o oramento sempre uma lei; para outros tanto pode ser uma lei, como mero ato administrativo; e, finalmente, para outros, o oramento nunca uma lei, entretanto a doutrina dominante defende a LOA como sendo uma Lei e que deve percorre todas as fases de um processo legislativo.

Aspecto econmico o resultado da evoluo das caractersticas polticas do oramento. Se o oramento pblico pea fundamental ao cumprimento das finalidades do Estado, no h dvida de que dever observar que o melhor plano aquele que resulta em maior produo com menor gasto. Por outro lado, a evoluo das caractersticas polticas imprimiu ao oramento o papel de regulador da economia, uma vez que os Governos tm a precpua obrigao de: atender s necessidades econmicas e sociais da coletividade; aproveitar os recursos humanos e materiais, no sentido de aumentar a renda nacional; redistribuir a renda nacional, com o objetivo de elevar o nvel econmico da populao, assegurando a todos uma existncia digna. Aspecto financeiro caracterizado pelo fluxo monetrio das entradas da receita e das sadas da despesa, meio efetivo e normal da execuo oramentria. Sob esse aspecto, o Poder Pblico deve ter em vista dois enfoques: obteno de receitas para atender s necessidades coletivas; distribuio do nus tributrio pela populao de forma eqitativa.

03) C Durante a fase de elaborao oramentria, ou seja, planejamento, as opes e decises que se tm disponveis, podem ser classificadas segundo o processo decisrio em: processo descendente (top-down); processo ascendente (up-down); processo intermedirio ou misto. a) Processo descendente No processo descendente ou de cima para baixo, os objetivos so estabelecidos em funo das necessidades, sem maior considerao aos meios. Aos nveis mais baixos da hierarquia cabe apenas elaborar os planos de trabalho de acordo com os objetivos fixados pela cpula. b) Processo ascendente No processo ascendente, os objetivos so estabelecidos pelos rgos inferiores da hierarquia e so aprovados pela administrao central. Nesse processo, cada unidade operacional compelida a pensar em termos de objetivos, relacionando seu prprio planejamento com o oramento e avaliando em seu mbito as necessidades em relao aos meios disponveis. Esse processo apresenta as seguintes vantagens e desvantagens: Vantagens as unidades, por conhecerem melhor o meio onde esto situadas, apresentam maior realismo na programao; esse processo funciona como motivador, gerando compreenso e adeso dos rgos executores.

Desvantagens os rgos operacionais geralmente tm viso limitada na determinao dos objetivos; tendncia de concentrar recursos em programas de ampliao apenas qualitativa, por ausncia de objetivos; risco de duplicao de servios, gerando desperdcios de recursos. c) Processo intermedirio ou misto No processo intermedirio ou misto, os nveis hierrquicos mais altos traam as diretrizes e os objetivos em funo dos meios disponveis, e com esses parmetros as unidades operacionais elaboram os planos de trabalho que sero consolidados setorialmente nos Ministrios ou Secretarias de Estado e, finalmente, no rgo central de planejamento. Esse processo adotado no Brasil.
04) A

A iniciativa das leis oramentrias prevista na CF/88 art. 165 so do Poder Executivo, que as enviaro ao Poder Legislativo que ser responsvel pelo estudo e aprovao do Projeto de Lei de Oramento Anual e posteriormente em Lei de Oramento Anual Aps o envio ao Poder Legislativo acontece os seguintes atos: Podero ocorrer as seguintes situaes quanto a aprovao do oramento (CF, art. 66): 1) O chefe do Executivo recebe o projeto aprovado (decretado) pelo Legislativo e, concordando com seus termos, sanciona-o. 2. O chefe do Executivo recebe o projeto aprovado pelo Legislativo e, julgando-o no todo ou em parte inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, poder vet-lo total ou parcialmente. Para isso o Executivo ter o prazo de 15 dias teis a contar da data do recebimento do projeto, alm de 48 horas para comunicar ao presidente do Senado as razes do veto. O veto parcial ou total dever ser apreciado em sesso do Congresso Nacional e votado num prazo no superior a 30 dias. Com o voto da maioria absoluta dos deputados e senadores, em escrutnio secreto, o veto ser rejeitado, e o projeto aprovado anteriormente pelo Legislativo retornar ao Executivo para promulgao, que ter quarenta e oito horas para promulg-la ou em caso de silncio ser promulgado pelo Presidente do Senado ou Vice Presidente do Senado, aps 48 horas. No caso de manuteno de veto parcial, o projeto ser promulgado pelo Executivo sem a parte vetada. APROVAO - Como nas demais leis a aprovao do oramento formalizada atravs dos seguintes atos: a) decretao pelo Poder Legislativo b) sano pelo chefe do Executivo; e c) promulgao por um ou outro poder

A decretao revela toda deciso, tomada por uma pessoa ou por uma instituio, a que se conferem poderes especiais e prprios para decidir ou julgar, resolver ou determinar. A sano representa a concordncia do chefe do Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo. A promulgao o ato que sucede decretao ou a sano como elemento indispensvel ao incio da exigibilidade das regras e princpios contidos na lei que se divulga. a prpria divulgao ou publicao do texto legal, de modo solene. Nota: A promulgao de um Lei, apenas mostra que ela torna-se exeqvel, mais ainda no obrigatria, pois h necessidade de public-la. o ato pelo qual dado o conhecimento que uma lei nova est em Publicao vigor. Ao contrrio da promulgao, que revela a executoriedade de uma lei, a publicao impe sua obrigatoriedade. 05) E O Oramento por Estratgia um processo operacional, de planejamento e oramento, que exige de cada administrador a justificativa detalhada dos recursos solicitados. Esse procedimento exige que todas as funes dos departamentos sejam analisadas e identificadas em pacotes de deciso, os quais sero avaliados e ordenados por sua importncia. Portanto, a aplicao do Oramento por Estratgia nada mais do que um aperfeioamento do oramento tradicional. A implantao do Oramento por Estratgia deve ter os seguintes objetivos: desenvolver um plano operacional e oramentrio para o prximo ano; conduzir a uma reduo de custo; diagnosticar o que realmente est acontecendo na organizao para melhorar o processo de planificao estratgica; alocar os custos do staff s linhas de produo ou centros de resultados em uma base mais real; validar o planejamento a longo prazo; auditar a efetividade dos programas; prover a administrao de uma base de dados para reestruturar a organizao. O Oramento por Estratgia apresenta as seguintes vantagens e desvantagens: Vantagens: o processo oramentrio concentra a ateno na anlise de objetivos e necessidades; conjuga planejamento e elaborao do oramento no mesmo processo; faz os gerentes de todos os nveis avaliar melhor a aplicao eficiente das dotaes em suas atividades aumenta a participao dos gerentes de todos os nveis no planejamento das atividades e na elaborao dos oramentos.

Desvantagens no incio, o preparo do OBZ mais demorado, mais trabalhoso e mais caro; a preparao dos resumos de unidades de deciso e de pacotes oramentrios produz montanhas de papel; a implantao exige que os funcionrios estejam motivados e treinados. A tradicional burocracia oficial ope-se s mudanas, ao aumento de trabalho e, principalmente, ao dispndio de grande esforo mental; um grande percentual do oramento intocvel devido s exigncias legais; pouca participao dos nveis hierrquicos superiores. 06) B A despesa do Estado deve obedecer fundamentalmente aos princpios da: . utilidade; . legitimidade; . oportunidade; . legalidade; . economicidade. Abaixo explicitaremos cada um, de modo a evidenciar sua aplicao pela administrao pblica. a) Utilidade A utilidade o princpio em funo do qual a despesa deve atender ao custeio dos gastos necessrios ao funcionamento dos organismos do Estado, bem como dos servios pblicos, objetivando ao atendimento da coletividade. O princpio da utilidade caracteriza-se no somente diante das necessidades de ordem poltica, referentes defesa do prprio Estado, mas tambm se evidencia quando mostra a satisfao de exigncias fundamentais vida da coletividade. b) Legitimidade um princpio que ampara-se na Constituio Federal de 1988 em seu artigo 166, a utilidade da despesa deve ser encarada de modo que ela se enquadre nos limites da legitimidade. No somente a utilidade que traa o fundamento da legitimidade que indicativa das razes de ordem coletiva, segundo a qual a despesa revela uma necessidade do Estado. Assim, alm de atender ao princpio da utilidade, a despesa para ser legtima precisa fundamentar-se nas seguintes condies: . consentimento coletivo e possibilidade contributiva

c) Oportunidade Este princpio aplica-se quando a despesa realizada com o intuito de uma necessidade pblica real e quando existem condies financeiras por parte dos contribuintes, ou seja, quando a sociedade esteja com sua capacidade contributiva em situao norma. O princpio da oportunidade decorre diretamente da legitimidade e estabelece que a despesa, para ajustar-se precipuamente necessidade coletiva, deve ser oportuna.

d) Legalidade A legalidade como princpio de administrao significa que o administrador pblico est em toda sua atividade funcional sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no deve afastar-se sob pena de praticar ato invlido e expor-se responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. e) Economicidade A economicidade foi introduzida pela Constituio Federal e significa que as atividades da administrao devem ser avaliadas pela relao custo-benefcio na aplicao dos recursos pblicos. Assim, preciso que os gestores coloquem entre suas preocupaes os aspectos ligados viabilidade, eficincia e eficcia das operaes. Este princpio tenta evitar que despesas sejam realizadas apenas com fins polticos, ou seja, ela deve ser analisada e comprovada sua real necessidade social. 07) D PREVISO A previso indica a expectativa da receita por parte da Fazenda Pblica e configura o que se pretende arrecadar no exerccio financeiro com o objetivo de custear os servios pblicos programados para o mesmo perodo. A previso da receita compreende as seguintes fases: organizao das estimativas que serviro de base s parcelas indicadas na proposta oramentria; converso da proposta em oramento pblico (ato legislativo). Para se realizar a organizao das estimativas acima citada, temos alguns mtodos tradicionalmente conhecidos, tais como: Mtodo das mdias trienais condenado pelos especialistas, uma vez que seu uso traz grande desequilbrio nas previses, principalmente quando ocorre um crescimento contnuo na arrecadao efetiva, pois a base da mdia trienal anterior seria falsa e aqum das reais possibilidades da fazenda pblica. Mtodo automtico o que determina que a estimativa na pode exceder a quantia arrecadada no exerccio anterior e, por isso, sua aplicao deixa muito a desejar. Mtodo direto aquele segundo o qual a estimativa efetuada em torno das vrias circunstncias que tenham infludo ou venham a influir numa melhor arrecadao.

Mtodo das majoraes o que leva em conta a mdia dos excedentes das arrecadaes dos trs ou cinco ltimos anos. bastante falho. Mtodo da extrapolao apoiado na estatstica e no princpio de que a freqncia de um fato no passado de provvel ocorrncia no futuro.

08) C A liquidao da despesa um dos estgios da despesa pblica, e acontece sempre aps o empenho, sendo o momento que ser verifica o direito adquirido pelo credor com base em notas fiscais, nota de empenho dentre outras, ou seja, esse estgio ocorre aps a efetiva entrega do bem ou prestao do servio. 09) A Tipos de crditos adicionais Os crdito adicionais podem ser: suplementares, especiais e extraordinrios (conforme especificao da Lei 4.320/64, Art. 41). suplementares: so os destinados a reforo de dotao (ex. pagamento de pessoal - despesa de custeio); especiais: os destinados a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica; extraordinrios: os destinados a despesas urgentes e imprevisveis, em caso de guerra, comoo intestina ou calamidade pblica.

10) A De acordo com a CF/88 as despesas com educao e sade, so algumas das excees da vinculao de receita de impostos, que prev uma aplicao mnima de 25% e 18 % respectivamente, logo no fere o princpio da no-afetao das receitas

You might also like