You are on page 1of 50

INTRODUO AO MATERIAL

Esse material de Excel Avanado foi feito com o objetivo de auxiliar o aluno na complexidade de algumas f rmulas mais avanadas do Excel e para que o aluno tambm possa entender melhor as situaes de exemplo que o professor vai aplicar em sala de aula, por isso, esse material tem que ser acompanhado diretamente atravs de muitos exerccios que seu professor ira proporcionar em sala de aula, os exemplos e explicaes sero mais bem explicados por ele, at mesmo para que o material no fique to grande e enfadonho de se ler. O objetivo desse material ser pr tico, por isso, evite as faltas, no chegue atrasado e no saia mais cedo do horrio do fim da aula, sua presena e fundamental, nenhum material didtico ou pr tico vai substituir a experincia do professor em sala de aula, mesmo se esse m aterial tiver sido feito pelo prprio professor. No a toa que sempre os alunos podem enriquecer cada aula. Uma outra alternativa para consulta dos assuntos abordados em sala de aula, onde o aluno vai ter um material altamente vasto o programa de ajuda que o Excel j dispe, teclando F1 com o Excel aberto, o aluno vai poder usufruir desse vasto material usando apenas o clique do mouse e obviamente muita pacincia de ler e interpretar as informaes.

-1-

ARQUIVOS QUE USAREMOS EM NOSSAS AULAS

Em nossas aulas, usaremos esses arquivos para praticar melhor os exemplos que esse material didtico oferece. Temos arquivos do prprio Excel e tambm de outros programas como Bloco de Notas e Microsoft Office Access Database. Esses arquivos vo ser repassados para os alunos atravs do seu professor, como tambm o professor vai dispor uma pasta com os mesmos arquivos para os alunos poderem praticar e estudar em casa. Lembre-se: APRENDA PRATICANDO.

-2-

REVISANDO CONCEITOS BSICOS


Este tpico faz uma breve reviso sobre funes comuns do Excel, que aplicamos com freqncia no nosso dia -a-dia, aps isso revisaremos um pouco tambm o uso de Poder das funes.

FORMATOS DAS FUNES


Voc deve lembrar que para usar uma funo ns simplesmente digitamos o nome da funo, precedido de um sinal de igual e, aps isso, colocamos entre parnteses os valores que tais funes utilizaro. O Excel tem uma infinidade de funes para realizar diversas ta refas de clculos, entendemos aquelas funes bsicas que so conhecidas por praticamente todas as pessoas que usam o Excel, mesmo que no seja profissionalmente. As funes podem ou no ter argumento s, que so os dados entre os parnteses. Uma funo sem argumento bastante conhecida a funo agora( ), que retorna a data e a hora atuais, e no precisamos digitar nada entre os parnteses para que funcione. J a funo soma( ) precisa que, obrigatoriamente, indique quais so, ou onde esto, os valores que sero utilizados no clculo. Por conta disso essa uma funo com argumentos.

-3-

TIPOS DE FUNES
O Microsoft Excel possui diversos tipos de funo, divididos por categorias como:

difcil voc encontrar material que englobe todas essas categorias, o prprio manual oficial do programa um calhamao de mais de mil paginas e que no apresenta as funes, uma a uma, de maneira definida. Porm note que a diviso por categorias facili ta a procura por funes para resolver problemas comuns, e dependendo da sua rea profissional voc no precisara de nenhum curso especializado para saber como usar determinada funo considerada mais complexa.

-4-

FUNES BSICAS DO MICROSOFT EXC EL SOMA: tem a finalidade de retornar o total da soma obtida de todos os
nmeros na lista de argumentos . Sero permitidos um total de at 255 argumentos separados por um caractere de separao que pode ser ; que pode significar o termo e se os valores forem alternados, ou : que pode significar o termo at ou intervalo se forem em seqenciais. Veja a Sintaxe: =SOMA(intervalo de clulas em seqncia) essa a mais usada =SOMA(A1:A20) OU =SOMA(intervalo de clulas com seqncia alternado) =SOMA(A1;A20) Pode-se tambm fazer a juno de argumentos e seqncia, exemplo: =SOMA(A1:A20;B15;C10)

MDIA: Tem a finalidade de retornar o valor da mdia aritmtica dos


argumentos. Os paramentos so informados da mesma forma que para a funo soma e seguem as mesmas regras. As clulas vazias no so contadas na media, mas, aquelas que contam valores nulos o so.

MXIMO: Tem a finalidade de retornar o maior valor de um conjunto


de valores.

MNIMO: Tem a finalidade de retornar o menor valor d e um conjunto de


valores seguindo as mesmas regras aplicadas a Maximo.

-5-

Ao usar Maximo e mnimo, voc ter automaticamente o maior e o menor valor de uma lista, o que nem sempre interessante. Pode ser que voc no deseja o maior valor de uma lista, m as sim o segundo ou terceiro maior valor. O mesmo vale para o mnimo, nestes casos utilizaremos as funes maiores e menores, apresentadas a seguir .

MAIOR: Tem a finalidade de retornar o maior valor k de um conjunto de


valores. O k representa uma posio como, por exemplo, se eu desejo a segunda maior venda da semana, o k ser 2, terceira maior venda , k igual a 3 a funo no aceita o uso de diversas reas.

MENOR: Parecido com maior usando as mesmas regras, mas para


apresentar os menores valores. Veja a Sintaxe: =MAIOR(intervalo de clulas em seqncia;posio) =MAIOR(A1:A20;3) OU =MENOR(intervalo de clulas em seqncia;posio) =MENOR(A1:A20;3) Vai achar o terceiro maior ou menor valor entre as clulas do A1:A20

-6-

REFERNCIA
Fazer referncia no Excel o ato apontar para uma clula e utiliza seu valor. Fizemos isso diversas vezes ate agora quando utiliz amos endereos de clulas nas frmulas. EX.: =C3+H2 Ao digitar um endereo de clula, ao invs de um valor numa frmula voc estar criando uma referncia, ou seja, fazendo com que a frmula aponte para o endereo e use o valor da clula no calculo.

REFERNCIA RELATIVA
Referncia relativa o simples uso do endereo de uma clula em uma frmula, para usar o valor desta. Podemos repetir o valor de uma clula em outra simplesmente fazendo referncia, como abaixo: EX.: B12 Isso e muito til porque quando a clula original alterada o valor da copia tambm sofre alterao. As referncias relativas so alteradas quando usamos a ala de preenchimento para copiar um calculo para outra clula, o que s vezes uma desvantagem. Com a planilha de vendas apresentada abaixo simples usar frmulas porque um simples calculo com o uso de referncia relativo resolvera nosso problema.

-7-

Para adquirir o total na tabela acima, simplesmente digitaramos =B2*C2. Ao copiar, por qualquer meio a frmula para a clula de baixo ela alterada para =B3*C3. Para a grande maioria dos problemas, isso resolve, mas como veremos a seguir, s vezes temos problemas mais especficos.

REFERNCIA MISTA E ABSOLUTA


Quando no queremos alteraes na frmula, ao arrast -la com a ala de preenchimento, utilizamos o $ como sinal fixador. Veja o exemplo abaixo:

Quando este calculo for colocado verticalmente utilizando -se a ala de preenchimento , os resultados no sero os desejados porque a referncia a clula b1 ser atualizada para b2 e depois para b3 e assim por diante. Para informar ao Excel que ele deve uti lizar sempre a mesma referncia, sem alter-la, ento, utilizamos a referncia absoluta na frmula, como mostra o exemplo abaixo: EX.: =B4*B$1 Isso diz ao aplicativo que, a clula B4 est livre para alteraes, e que ao arrastar a frmula para baixo ela pode ser alterada para b5, b6, b7... Sem problema, mas que a clula b1 no pode ser alterada, e que deve ser constante na frmula. Isso muito til, mas no vai conseguir resolver todos os nossos problemas.

-8-

Observe a planilha a baixo, ela apresenta uma situao hipottica onde desejamos saber o percentual sobre o preo de determinados produtos, ms a ms, de acordo com as taxas vigentes naquele ms. possvel realizar tal tarefa com um nico clculo:

O resultado dado pelo clculo =B5+ (B5*B2), para o primeiro produto, no ms de janeiro. Mas claro que essa frmula no pode ser replicada utilizando-se a ala de preenchimento, porque ao puxar para o lado, para calcular o ms de fevereiro, ele trocaria a referncia de b5, que o preo do produto, por c5, que o valor de janeiro. Ao puxar a frmula para baixo, temos uma situao parecida, porque ela teria sua referncia a b2 alterada para b3, e o que no interessante. Para resolver esse problema, aplicaremos a fixao de referncia apenas em pon tos chave da frmula. Verifique que ao levar a frmula para baixo, calculando o preo do produto da linha 6, no ms de janeiro a referncia de passar de b5 para b6, para que o calculo seja realizado com o produto correto, mas que a referncia de b2 no pode ser alterada para b3, que no contm nossas taxas,. Poderamos pensar em fixar B2($B$2), no entanto isso no interessante porque, ao puxar a nova frmula para o lado, continuaramos tento b5+ (b5*$B$2), ou seja, ainda estaramos aplicando o calculo d o ms de janeiro, e no de fevereiro. Ento, precisamos informar para o Excel, que a referncia de linha de b2 tem que continuar sempre sendo 2, no entanto a coluna b, mas no na linha , para que possamos ter os valores, produto a produto. A frmula abaixo resolve nossa questo. EX.: =$B5+($B5*B$2) Note que as referncias foram aplicadas no a referncia de clula por inteiro, mas apenas aos pontos chave que queramos fixar. Basta agora arrastar para as demais clulas da planilha.

-9-

EX.:

A1

MUDA A LETRA DA COLUNA USANDO A ALA DE PREENCHIMENTO PARA OS LADOS E MUDA TAMBM O NMERO DA LINHA PARA CIMA OU PARA BAIXO.

$A1

NO MUDA A LETRA COLUNA USANDO A ALA DE PREENCHIMENTO PARA OS LADOS , MAS MUDA O NMERO DA LINHA PARA CIMA OU PARA BAIXO.

A$1

MUDA A LETRA DA COLUNA USANDO A ALA DE PREENCHIMENTO PARA OS LADOS , MAS NO MUDA O NMERO DA LINHA PARA CIMA OU PARA BAIXO.

$A$1 NO MUDA A LETRA DA COLUNA USANDO A ALA DE


PREENCHIMENTO PARA OS LADOS E TAMBM NO MUDA O NMERO DA LINHA PARA CIMA OU PARA BAIXO. O PROFESSOR VAI USAR O ARQUIVO REFERNCIA MISTA E ABSOLUTA PARA MELHOR EXEMPLIFICAR O CONTEDO.

- 10 -

REFERNCIA A OUTRAS PLANILHAS OU PASTA DE TRABALHO

Tambm possvel realizar clculos com referncia a outras planilhas ou mesmo de outros arquivos do Excel. Para isso basta seguir a regra simples abaixo. EX.: [NOMEDOARQUIVO]PLANILHA!CLULA Veja que o nome do arquivo deve vir entre colchetes . O nome da planilha separado de referncia a clula por um sinal exclamao. Ento, se eu desejo somar c5 da planilha atual, com o valor da clula d100 da plan2. O calculo ser apresentado como abaixo. EX.: C5+PLAN2!D100 J, se eu desejar fazer o mesmo clculo, mas sendo que c5 esteja na plan1 de outro arquivo, chamado VENDAS, o calculo mudaria para o apresentado abaixo. EX.: [VENDAS]PLAN1!C5+PLAN2!D100 O uso dessas referncia pode ser muitos til em trabalhos que unem dados de diversas planilhas. Lembre que voc no precisa de todas as tabelas em uma s planilha, e que no precisa ter todas as planilhas em um s arquivo. possvel distribuir o trabalho em planilhas e arquivos diferentes e unir as informaes por meio de referncia.

ESTENDENDO FUNES
Voc pode tornar suas funes muito poderosas, mesclando as funes umas as outras. Isto muito importante quando um clculo depende diretamente de outro que no precisa necess ariamente ser apresentado na planilha. muito comum voc colunas escondidas em planilhas, colunas essas que contem algum calculo que serve apenas para que seu resultado seja usado em outro calculo, normalmente em uma coluna subseqente. Se for este caso, voc no precisa dessa coluna extra. Poder utilizar o calculo diretamente dentro do outro para ir ao resultado desejado. Veja o exemplo abaixo:

- 11 -

EX.: =MXIMO(A5:A100)+(MDIA(A5:A100)*10%) Neste calculo, adicionamos ao maior valor de um intervalo, dez p or cento da media geral dos valores do mesmo intervalo. Ou seja, temos funes e clculo aritmtico simples na mesma frmula.

FUNO SE
A funo SE retorna um valor ou frmula indicado pelo usurio, para a clula valor ou frmula esse que ser retornado dependendo de uma proposio lgica. O padro do SE realizar um teste lgico e para este teste, devolver verdadeiro ou falso na clula que chamou a funo, por exemplo: EX.: SE(A2>5) Esta seria uma funo SE valida, pois retornaria verdadeiro caso o valor de a2 seja maior que 5, e falso caso o valor da mesma clula seja menor que 5. Isto pode ser ate til em algumas situaes, mas no tudo o que podemos fazer com um SE. Antes de continuar, observe a sintaxe do mesmo: SINTAXE: =SE(varivel do clculo;valor se verdadeiro;varivel do clculo;SE(valor de verdadeiro)) Observao: Caso o valor verdadeiro seja um texto, o mesmo tem que ser digitado em aspas, para que o Excel entenda que o valor verdadeiro vai ser um caractere em vez de uma frmula.

- 12 -

VEJA A SITUAO: Se a mdia do aluno for maior ou igual a 7, ento o resultado vai ser a palavra: APROVADO Se a mdia do aluno for menor do que 7, ento o resultado vai ser a palavra: RECUPERAO

EX.: =SE(K2>=7;"APROVADO";SE(K2<7;"RECUPERAO"))

FUNO SE (ANINHADO)
Agora que revisamos o bsico do SE, vejamos alguns casos mais especficos, utilizado o aninhamento de funes. Voltaremos ao exemplo usado anteriormente, do colgio, e observe a planilha d e notas apresentadas a seguir.

VEJA A SITUAO:

EX.:
=SE(K2>=9;"EXCELENTE";SE(K2>=7;"BOM";SE(K2>=5;"REGULAR";SE(K2>=3; "MAL";SE(K2>=0;"PSSIMO"))))) - 13 -

FUNES E e OU
A funo E realizar testes lgicos em serie, retornando VERDADEIRO OU FALSO no final do processamento. O uso da funo E simples, b astando que indiquemos todos os itens lgicos que queremos testar. Se todas as proposies forem verdadeiras, o resultado ser verdadeiro e, se for apenas uma das preposies em qualquer momento for falsa, o resultado ser falso.

VEJA A SITUAO: Se a mdia for maior ou igual a 7 e a falta individual for menor ou igual a 25, o resultado ser APROVADO Se a mdia for menor que 7 ou a falta individual for maior que 25, o resultado ser REPROVADO EX.: =SE(E(K2>=7;J2<=25);"APROVADO";SE(OU(K2<7;J2>25);" REPROVADO")) Note que neste caso existem 2 condies, 2 critrios para dar o resultado APROVADO, a mdia tem que ser maior ou igual a 7 E a quantidade de faltas tem que ser menor ou igual a 25, por isso o uso da funo E. Perceba tambm que neste caso, p ara o aluno ser REPROVADO basta que sua mdia seja menor que 7 OU sua quantidade de faltas seja maior que 25, por isso o uso da funo OU.

- 14 -

CONHECENDO NOVAS FUNES


Agora que revisamos as funes mais comuns do dia -a-dia, e que vimos como torna uma funo mais poderosa, iremos ver novas funes que facilitaro em muito o seu trabalho com o Excel. Iniciaremos com o mesmo exemplo do boletim, agora com uma resoluo bem mais simples.

PROCV
Anteriormente, quando nosso problema do boletim no dependia necessariamente da freqncia , Usamos duas funes SE, aninhadas par obter o resultado desejado. Naquele momento no precisamos usar o E, nem o OU. A tarefa do nosso SE, neste caso especialmente, era fazer uma busca pela faixa em que a nota se encaixava e apresenta um resultado, entre os propostos. P ara revolver esse tipo de problema, temos a funo PROCV, apresentada a seguir. O PROCV procura um determinando valor em uma tabela j digitada em nosso arquivo, onde contenham as variveis j to das digitadas, ou seja, descendo linha a linha na tabela em busca de valor desejado , e retornar um valor da prpria tabela com resposta, caso encontre o item procurado. Se o item procurado no for encontrado, o resultado ser uma mensagem de erro: #N/D. SINTAXE: =PROCV(valor procurado;tabela com as clulas de pesquisa;nmero da coluna da tabela de pesquisa que contem as respostas desejadas) Valor procurado: o valor a ser localizado na primeira c oluna da tabela com as clulas de pesquisa. Valor procurado pode ser um valor, uma referncia ou um texto. Tabela com as clulas de pesquisa : a tabela de informaes em que os dados so procurados. Use uma referncia para um intervalo ou nomeie um intervalo e use esse nome. Nmero da coluna da tabela de pesquisa que contem as respostas desejadas: o nmero da coluna que contm o dado que desejamos como resposta.
- 15 -

NOMEANDO CLULAS
Para facilitar uso de nossas funes, voc poder dar um nome rea de dados da tabela de pesquisa. Para isso, selecio ne os dados da tabela de pesquisa, clique na caixa de nome e d um nome a essa rea, como apresentado abaixo.

Se voc precisar alterar uma rea nomeada, ou apagar um nome, clique na guia frmulas, na categoria nomes definidos, comando gerenciador de nomes. No podemos ter dois nomes iguais no mesmo arquivo.

CONT.SE
Cota quantas vezes um determinado valor aparece em um intervalo de clulas. SINTAXE: =CONT.SE(intervalo de clulas que desejamos contar;critrio do que vai ser contato) O PROFESSOR VAI USAR O ARQUIVO BOLETIM ESCOLAR AVANADO PARA MELHOR EXEMPLIFICAR O CONTEDO.

- 16 -

PARA ACOMPANHAR MELHOR O ARQUIVO BOLETIM ESCOLAR AVANADO E INTERESSANTE SEGUIR O TEXTO LOGO ABAIXO COM A ORIENTAO DE SEU PROFESSOR.

ARQUIVO BOLETIM ESCOLAR AVANADO PLANILHA NOTAS1


FAZER OS CLCULOS NORMAIS, SENDO QUE O RESULTADO SER DIVIDIDO DA SEGUINTE FORMA: SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 7, ENTO O RESULTADO SER APROVADO SE A MDIA FOR MENOR QUE 7, ENTO O RESULTADO SER RECUPERAO O CONCEITO SER CALCULADO DA SEGUINTE FORMA: SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 9, O CONCEITO SER EXCELENTE, SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 7, O CONCEITO SER BOM, SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 5, O CONCEITO SER REGULAR, SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 3, O CONC EITO SER MAL, SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 0, O CONCEITO SER PSSIMO.

PLANILHA NOTAS2
RESULTADO: SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 7, O RESULTADO SER APROVADO SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 5, O RESULTADO SER RECUPERAO SE A MDIA FOR MENOR OU IGUAL A 4,99, O RESULTADO SER REPROVADO

- 17 -

PLANILHA NOTAS3
RESULTADO: SE A MDIA FOR MAIOR OU IGUAL A 7 E A FALTA INDIVIDUAL FOR MENOR OU IGUAL A 25, O RESULTADO SER APROVADO SE A MDIA FOR MENOR QUE 7 OU A FALTA INDIVIDUAL FOR MAIOR QUE 25, O RESULTADO SER REPROVADO

PLANILHA NOTAS4

FAZER A DIGITAO DESSES DADOS EM UMA PLANILHA EXTRA CHAMADA: ANEXO, ESSES DADOS FAZER REFERNCIA AO CLCULO DO RESULTADO FEITO NA PLANILHA NOTAS2, DE MESMA FORMA, FAZER A DIGITAO DOS DADOS QUE FAZEM A REFERNCIA DO CLCULO DO CONCEITO USADO NA PLANILHA NOTAS1. FAZER A NOMEAO DOS INTERVALOS DE CLULAS A SEREM USADOS NAS CONTAS A SEGUIR. SERO ELES: A2:C4 E2:G6 RESULTADOS CONCEITO

RECALCULAR O RESULTADO E O CONCEITO NA PLANILHA NOTAS4 USANDO UMA NOVA FORMULA CHAMADA PROCV.

- 18 -

PLANILHA NOTAS5
RECALCULAR O RESULTADO DE ACORDO COM A TABELA DE REFERNCIA DIGITADA NA PLANILHA ANEXO, USADA PARA O CLCULO COM PROCV NA PLANILHA NOTAS4 COM A OBSERVAO DE QUE SE A FALTA INDIVIDUAL DO ALUNO FOR MAIOR QUE 25 ELE J EST REPROVADO, USE O SE E O PROCV. CONTAR OS RESULTADOS DOS ALUNOS

PLANILHA RESUMO DOS RESULTADOS


FAZER UMA PLANILHA EXTRA PARA CONTAR OS RESULTADOS DOS ALUNOS E POR LTIMO FAZER UM GRFICO TIPO PIZZA COM SUAS PORCENTAGENS DE CLCULOS DOS RESULTADOS DOA ALUNOS .

- 19 -

FRMULAS DE DATAS
Uma outra caracterstica interessante do Excel a forma como tratamos datas. Na realidade, internamente, para o computador, datas so nmeros inteiros. O Excel tira vantagem disso possibilitando realizar clculos sobre datas. Vejas nas funes a seguir uma srie de vantagens para tirar proveito do trabalho com datas no Excel.

HOJE
A funo hoje retorna a data atual do sistema. especi almente til porque a partir dela podemos ter a data do sistema sempre atualizada. Sua sintaxe muito simples. SINTAXE: =HOJE() A funo recebe apenas os parnteses, vazios e sem espao entre os mesmos.

AGORA
A funo agora traz, alm da data atual, a hora atual, com minutos e segundos. SINTAXE: =AGORA()

DIAS360
A funo DIAS360 retorna o nmero de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias (doze meses de 30 dias). Use essa funo para ajudar no clculo de pagamentos, se o seu sistema co ntbil estiver baseado em doze meses de 30 dias. SINTAXE: =DIAS360(clula onde est digitada a data inicial;clula onde est digitada a data final)

- 20 -

OUTRAS FUNES DE DATA


Existem diversas funes e data e de hora que podem facilitar nossa vida. Imagine que voc no deseja a data atual, mas apenas o ms atual ou mesmo o ano atual. Para retornar apenas parte da data ou hora, existe um grupo de funes especificas para tais tarefas, listada abaixo:

FU N O
DIA MS ANO HORA MINUTO SEGUNDO

D E S C R I O
Retorna o dia da data atual Retorna o ms da data atual Retorna o ano da data atual Retorna s a hora atual Retorna s o minuto atual Retorna s o segundo atual

SINTAXE
=DIA() =MS() =ANO() =HORA() =MINUTO() =SEGUNDO()

O PROFESSOR VAI USAR O ARQUIVO TEMPO PARA MELHOR EXEMPLIFICAR O CONTEDO.

- 21 -

CL.VAZIA
Existem situaes que o Excel pode resolver, e que acabamos fazendo manualmente, por no conhecer completamente as funes disponveis. Uma bem simples verificar se uma determinada clula est vazia, que pode ser resolvido com esta funo, como apresentado abaixo. SINTAXE: =CL.VAZIA(referncia da clula) Se a clula em questo estiver vazia, a funo retorna VERDADEIRO, caso contrario, o resultado falso. Isto pode parecer um pouco desnecessrio primeira vista, mas, pense em todos aqueles clculos retornam erro, no porque esto errados, mais porque alg um valor ainda no foi informado.

IMPORTANDO DADOS
Imagine-se na situao de desejar importar dados de um arquivo externo de relatrios para sua planilha, e os dados desse arquivo esto em formato texto. Pois bem, trazer esses tipos de informaes para dentro de uma planilha no Excel no tarefa fcil. Iremos ver como podemos fazer isso trabalhando com os arquivos: dados do contratos(bloco de notas), vendas por categorias(bloco de notas) e ceps cear(microsoft access). FAZENDO UMA IMPORTAO DE DADOS:

- 22 -

Escolha qual o arquivo que vai ser importado na janela de importar arquivo de texto.

Vai aparecer uma nova janela, nela voc poder visualizar seu arquivo de texto que vai ser importado .

- 23 -

Esse passo agora o mais importante de todos, nessa janela voc poder ver como os seus dados iro ficar organizados usando os delimitadores certos usados em seus dados no arquivo qu e est sendo importado.

Nessa ltima etapa voc poder selecionar cada coluna e definir o formato de seus dados, geralmente o formato geral mantido. Agora hora de clicar no boto do concluir.

- 24 -

Essa janela vai perguntar se voc quer colocar seus dados na planilha existente ou em uma nova planilha. Vamos deixar na planilha existente fixando o inicio da importao na clula A1.

Olhe s como vai ficar:

- 25 -

VALIDAO DE DADOS
A validao de dados um recurso do Excel que voc pode usar para definir restries em quais dados podem ou devem ser inseridos em uma clula. Voc pode configurar a validao de dados para impedir que os usurios insiram dados invlidos. Se preferir, pode permitir que os usurios insiram dados invlidos, mas avis-los quando tentarem digitar esse tipo de dados na clula. Tambm pode fornecer mensagens para definir a entrada esperada para a clula, alm de instrues para ajudar os usurios a corrigir e rros. Vamos supor que voc tenha um intervalo de clulas, B4:B29 , e nesse intervalo voc ou outra pessoa para qual voc esteja preparando uma planilha tenha que digitar uma seqncia de datas, mas essas datas no podem ser maiores ou iguais a data atual, ento nessa caso a validao pode ajudar, veja a seguir: Selecione as clulas onde a validao ir ficar configurada Clique na guia Dados e na categoria ferramentas de Dados e clique em validao de Dados

Na janela abaixo temos a configurao necessria para fazer o nosso exemplo

- 26 -

Voc tambm pode fazer sua prpria mensagem de erro, veja a janela abaixo

possvel escolher um destes trs tipos de alertas de erro:


cone Tipo Use para

Parar

Impede que os usurios insiram dados invlidos em uma clula. Uma mensagem de alerta Parar tem duas opes: Repetir ou Cancelar. Avisa os usurios de que os dados inseridos so invlidos, mas no os impede de inserir esses dados. Quando uma mensagem de alerta de Aviso exibida, os usurios podem clicar em Sim para aceitar a entrada invlida, em No para edit-la ou em Cancelar para remov-la. Informa os usurios de que os dados inseridos so invlidos, sem impedir a insero desses dados. Esse tipo de alerta de erro o mais flexvel. Quando uma mensagem de alerta de Informaes exibida, os usurios podem clicar em OK para aceitar o valor invlido ou em Cancelar para rejeit-lo.

Aviso

Informaes

- 27 -

O PROFESSOR VAI USAR O ARQUIVO CONTROLE DE CONTRATOS VENCIDOS, DADOS DO CONTRATOS(BLOCO DE NOTAS), VENDAS POR CATEGORIAS(BLOCO DE NOTAS) E CEPS CEAR(MICROSOFT ACCESS) PARA MELHOR EXEMPLIFICAR O CONTEDO. PARA ACOMPANHAR MELHOR O ARQUIVO CONTROLE DE CONTRATOS VENCIDOS E INTERESSANTE SEGUIR O TEXTO LOGO ABAIXO COM A ORIENTAO DE SEU PROFESSOR. Perceba que depois de fazer todos os clculos propostos nesse arquivo, o aluno vai ter revisado praticamente todos os recursos at agora propostos. Por isso que de fundamental importncia a presena e a ateno do aluno em sala de aula e que o mesmo pratique o que estudou em seu tempo livre, se no tiver tempo livre!?, tente arrumar

- 28 -

ARQUIVO CONTROLE DE CONTRATOS VENCIDOS PLANILHA EXERCCIO1


CALCULAR OS DIAS DE ATRASO, MULTA, MORA, A RECEBER E STATUS STATUS: SE OS DIAS DE ATRASO FOR MAIOR OU IGUAL A 90, O STATUS SER JURDICO. SE OS DIAS DE ATRASO FOR MAIOR OU IGUAL 60, O STATUS SER COBRANA ESPECIAL . SE OS DIAS DE ATRASO FOR MAIOR OU IGUAL 30, O STATUS SER COBRANA COMUM. SE OS DIAS DE ATRASO FOR MENOR QUE 30, O STATUS SER CLIENTE REGULAR.

PLANILHA EXERCCIO2
TRAZER OS DADOS: CONTRATO, VENCIMENTO E VALOR DO CONTRATO DE UMA FONTE DE DADOS EXTERNA (IMPORTAO DE DADOS) VALIDAR A ENTRADA DAS DATAS (VALIDAO DE DADOS) CALCULAR O STATUS COM PROCV.

PLANILHA EXERCCIO3
FAZER A CONTA S DO PRIMEIRO CONTRATO COM PROCV DIGITANDO APENAS O NMERO DO CONTRATO E USAR A FUNO CL.VAZIA.

PLANILHA RESUMO DO STATUS


FAZER A CONTAGEM DO RESULTADO DOS STATUS E UM GRFICO

- 29 -

Somase Tem um funcionamento parecido com o Cont.se, mas ao invs de apenas contar clulas, a funo soma os valores. Uma das diferenas a sintaxe, apresentada abaixo. Neste caso, alm de indicar o intervalo onde esto os dados que sero submetidos ao critrio, voc indica o intervalo onde esto os dados que sero somados. Veja o exemplo abaixo: A funo para a quantidade vendida seria: E para o total seria: As reas intervalo e intervalo_soma se a mesma rea. Isso til quando, por exemplo, voc deseja somar apenas os totais superiores a um determinado valor. Veja o exemplo abaixo, onde somaramos apenas os totais superiores a R$ 200,00 nessa planilha. Para esse caso em especial isso no seria til, claro, mas pode ser usado em diversas outras situaes. Note que o critrio vem entre aspas. importante lembrar: quando o critrio no for um referncia de clula, ele sempre vir entre aspas, independente do que seja o critrio. Bdsoma,Bdmdia,Bdmx,Bdmin a funo BDsoma, como o nome deixa entender, retorna a soma, mas nesse caso, sobre volumes de dados. a vantagem que podemos usar mltiplos critrios. A rea da tabela criamos o resumo, onde teremos as totalizaes da nossa tabela. Abaixo das totalizaes inclui a rea onde sero digitados os critrios para a realizao dos clculos. Note que a rea de critrios deve ser idntica dos dados, inclusive com colunas onde no sero digitados critrios. Selecionamos a rea de critrios (de A6 at E7). E nomeamos como critrios (usando a caixa de nome, como feito anteriormente no PROCV), aps isso selecionamos toda a rea de dados e chamamos de movimentos, simplesmente para facilitar a montagem de nossa frmula. Aps fazer isso, na clula A3 digite. O cinco indica o nmero da coluna que contm os valores que sero somados. Digite agora alguns critrios. muito importante notar que voc no precisa digitar uma informao por inteiro, por exemplo, se quisermos o total de impressoras. Simplesmente digite Imp no critrio de produto. Voc poderia no nosso exemplo digitar apenas a letra I, j que em nossa tabela no temos outros produtos comeando com I. Alem da funo BDsoma, existem as funes BDmdia,BDmx,BDmin. O funcionamento o mesmo de BDsoma, a nica diferencia mesmo o nome, e mais nada, faa os outros clculos. Funes de texto

- 30 -

Importar a maioria dos arquivos textos bem simples, seguindo as regras acima. Iremos agora importar outro arquivo, dessa vez chamado Banco. O arquivo possui apenas uma coluna de dados, todos so nmeros muito extensos. Esses dados so recebidos do banco, e so tratados como explicado abaixo. O nmero enviado pelo banco tem 30 dgitos, sendo que estes nmeros esto divididos da seguinte forma: os cinco primeiros so o cdigo do lanamento: os prximos seis so os nmeros de conta, sendo o numero da agencia; os 3 que vm a seguir so o cdigo da movimentao; os 4 ltimos so o cdigo de controle interno; os nmeros restantes so o valor da movimentao, incluso o centavos sempre com dois dgitos. 9 nmeros, sendo que desses, dois so os centavos , e os demais, at o limite de 7 so o valor principal. Seu trabalho e dividir o nm ero nas colunas, como apresentado abaixo. Esquerda e Direita Para fazer essa diviso, utilizaremos algumas funes de tratamento de texto. Iniciado pelo cdigo precisou pegar os cinco primeiros nmeros da importao ou, para facilitar nosso trabalho, os ci nco dgitos do lado esquerdo. Temos uma funo chamada esquerda, que extrai caracteres de dentro de um texto, com sintaxe a seguir. Dessa forma, podemos resolver primeiro problema com a seguinte funo. O problema do controle, da coluna G, pode ser resolv ido de forma parecido, apenas usando a funo direita, aos nveis de esquerda. Note que a sintaxe a mesma. Para os demais valores, no podemos usar nenhuma dessas funes, porque com elas s trabalhamos com as extremidades do nosso texto. note tambm que o resultado apenas textual. Ou seja, no momento, esses nmeros no podem ser usados em qualquer clculo. Vamos seguir nos baseando no nvel de dificuldade de cada problema. Por isso , nosso prximo alvo a agncia. Ext.texto A agncia encontra-se no meio do caminho, e precisaremos de outra funo para extra-la. Usaremos a funo Ext.texto que apresenta sintaxe a seguir. Texto a string onde ser feita a extrao, caractere_inicial o nmero da letra, dentro de texto, onde a extrao deve iniciar, e Num_caracteres o nmero de caracteres a serem extrados de texto. Com isso informado, podemos resolver o problema da agncia com a seguinte resposta. J que A2 contm nosso nmero, a agncia comea na dcima primeira letra, j que as cinco primeiras so o cdigo e as outras seis aps o cdigo

- 31 -

so a agncia. De forma muito semelhante extramos o cdigo da movimentao, com a funo abaixo. Agora precisaremos extrair apenas a conta e o valor da movimentao. Comearemos pela conta, mas lembre -se que deve haver um hfen separando a agncia. Podemos resolver essa tarefa de duas formas, com algum malabarismo, unindo duas funes com um pouco de complexidade, ou ter um pouco de trabalho de formatao. Mesmo com a formatao teremos de unir funes, mas a comple xidade bem menor. Primeiro, antes de mais nada, selecione toda a coluna C, clicando com o boto direito no cabealho da mesma, e escolha formatar clulas. Na caixa de formatar clulas, na guia nmeros, escolha a categoria personalizando e digite o tipo personalizado 99999-9, como apresentado na imagem acima. Isso far com que nossos nmeros sejam apresentados com cinco dgitos, um hfen e outro nmero aps o hfen. Basta clicar ok agora. Usaremos inicialmente a funo ext.texto, apresentada anteriorm ente. Teoricamente, a funo abaixo resolveria nosso problema, mas ainda temos um item a resolver. Podemos agora resolver nosso problema com a seguinte funo. INT Nossas extraes retornam sempre texto. Nossa formatao personalizada foi feita para nmero, por isso, se voc testou a funo acima notou que no aconteceu nada alm da extrao do texto. Precisaremos converter o resultado da extrao em um nmero. Como esse nmero um inteiro, usaremos a funo INT. S nos resta o valor, que nos reserva um pequeno problema. Quantos dgitos tm o valor? Antes de resolver, no entanto, selecione toda a coluna f, clicando no cabealho da mesma, e formate -a como formato de moeda. Agora que a coluna esta pronta para receber nosso nmero, iremos trabalhar na resoluo do problema. Podemos extrai texto com ext.texto e temos que indicar, alm do texto onde ser feira extrao, o incio e os nmeros de caracteres. O incio um problema fcil de resolver para nosso problema, j que as quatro primeiras colunas tm tamanhos de caracteres fixos. Se somarmos todos veremos que usamos nas quatro colunas dezessete dos trinta caracteres. Se estivermos numa situao ideal, nosso stirng (em a2) tem 30 caracteres, retirando da os quatro caracteres finais de controle e os deze ssete iniciais, ns usamos vinte e um caracteres, sobrando nove para o valor da movimentao. Sabemos ento que a extrao comea nos caracteres 18, mas no sabemos, ao certo, quantos caracteres teremos de extrair. NM. CARACT
- 32 -

Para saber quantos caracteres deveram extrair, precisamos antes saber quantos caracteres tem nossa string importa e retirar desse nmero a quantidade e caracteres que j usamos. A funo num.caract nos retorna o nmero de caracteres em uma string. Sabemos que usamos 21 caracteres da n ossa string importada, com todas as outras colunas. Ento saberemos quantas letras nos restam com a seguinte funo. Mas isso Mao resolve nosso problema pro completo. Usaremos essa funo para completar a funo ext.texto, como apresentado abaixo. Isso j nos extrai o nmero, mas ainda h algumas imperfeies. Primeiro porque o nmero no est sendo mostrado formatado, isto por que ela ainda est sendo tratado como texto. Segundo porque no h casa decimal, j que as mesmas ainda esto grudadas no valor pri ncipal. Para converter o texto em nmero usaremos a funo INT, vista anteriormente. J para conseguir os decimais, o artifcio bem simples, j que temos dois decimais fixos nos nmeros, simplesmente dividiremos o resultado final por 100, como apresentado abaixo. Isto quase completa a importao dos dados. Para que possamos trabalhar, classificando dados, filtrando os mesmos e realizando diversas tarefas de pesquisa, as frmulas usadas no so de grandes ajuda. Por isso mesmo, faremos com essa planilha o processo j feito antes para nos livrar das frmulas. Pressione CTRL+ * no teclado, copie os dados e usando editar / colar especial e cole apenas os valores. Aps isso apague a coluna A por completo e salve o arquivo importante ressaltar que, em um trab alho idntico e dirio, voc pode fazer uma planilha de base com as frmulas, e aps a importao, antes de se desfazer das frmulas, fazer uma cpia da mesma para no ter que digitar todo novamente. Explore a caixa Inserir/ Funo para aprender mais funes interessantes do Microsoft Excel a qualquer momento. Converter texto em tabela Se os dados no esto necessariamente em um arquivo texto, mas em uma coluna da tabela, todos agrupados dentro da mesma clula, voc poder usar o comando texto para colunas do menu dados, ao fazer isso voc recebera o mesmo assistente que vimos para importao de texto. Capitulo 4 Extraindo mais recursos do ambiente Aps usar os recursos apresentados no capitulo anterior, voc deve ter notado que pelo menos um comando usad o diariamente por voc em seus trabalhos apresentou algumas caractersticas especiais. Um dos itens mais interessantes de se trabalhar no Excel que sempre h diversas
- 33 -

possibilidades apresentados pelos comandos internos. Muitas vezes essas possibilidades esto agrupadas em um boto das caixas de dilogo, e com freqncia nos passam despercebidos por longo perodo. Veremos aqui algumas opes de comandos comuns do Excel, aqueles que voc usa diariamente, e vale uma dica especial: as caixas de dialogo, acess adas pelos menus, sempre nos trazem mais possibilidades de trabalho que os botes da barras de ferramentas ou os atalhos, por isso, vale a pena explor -las com tempo. Opes extras dos comandos Muitos comandos nos oferecem um boto opes em sua caixa de d ialogo, como o caso do comando ir para, outros, no entanto tem uma segunda opo de menu, com o caso do comando colar que tem a opo colar especial logo abaixo dele no menu editar. Ir para Quando voc clicar em editar / ir para, tem a caixa de dial ogo ir para, que provavelmente voc j usou. Um item que talvez voc no tenha usado o boto especial, Que se encontra no canto inferior esquerdo dessa caixa. Ao clicar nesse voc tem a caixa de dialogo apresentada abaixo. As opes apresentadas nessa ca ixa de dilogo so muito interessantes porque lhe possibilitam selecionar diversos formados de dados que seriam difceis de selecionar manualmente em planilhas extensas. Comentrios- selecione os comentrios inseridos nas clulas da planilha. Constantes- seleciona todas as constantes dentro da planilha atual. Frmulas- seleciona apenas as clulas que contenham frmulas, podendo filtrar a seleo por: frmulas sobre nmeros, frmulas de texto, frmulas de tipo lgicas ou frmulas que retornam erro. Em branco- selecionar todas as clulas em branco dentro da rea de dados digitados na planilha atual. No seleciona clulas alem da rea de planilha. Regio atual- seleciona a regio atual de dados na planilha. Matriz atual- seleciona a seleo matriz de dados atu al, dentro da planilha. No necessariamente toda a rea de dados digitados. Objetivos- selecionar todos os objetivos, como figuras ou grficos, dentro da planilha atual. Diferenas por linhas- diferenas por colunas- selecionam as diferenas entre as linhas ou as colunas dentro da planilha. Precedentes- seleciona todas as clulas da qual depende a frmula digitada na clula atual. Dependentes - seleciona todas as clulas que contm frmulas que dependem do valor digitado na clula atual. ltima clula seleciona a ltima clula dentro da rea de dados preenchida.
- 34 -

Somente clulas visveis seleciona apenas as clulas que no esto ocultas. Formatos condicionais seleciona apenas as clulas que receberam formatao condicional. Validao de dados seleciona todas as clulas que recebero opo de validao de dados. Provavelmente, alguma opo j lhe conhecida pelos atalhos de teclado do Excel, por exemplo, ltima clula que pode ser acessado por CTRL + END. importante saber que a ltima clula da rea preenchida no a ltima clula que contm dados, mas a ltima clula usada. Por exemplo, se voc abrir uma planilha de 3000 linhas e cinco colunas, e apagou as ltimas cinco linhas, a ltima clula usada a da coluna e da linha 3000. Se, no entanto, voc salvar e fechar o arquivo, ao abri -lo novamente a ltima clula a clula da coluna e da linha 2995. Isso acontece porque enquanto estamos trabalhando no arquivo Excel mantm um ndice em memria que sempre ter o tamanho mximo da planilha usada d urante o nosso trabalho. Ao fechar e reabrir o arquivo esse valor atualizado para apenas a rea realmente preenchida. COLAR ESPECIAL Um outro item interessante usado no capitulo anterior o colar especial. Com essa opo podemos realizar uma srie de escolhas antes de colar os dados em nossa planilha, como mostra a imagem abaixo. As opes principais do colar so explicadas a seguir. Tudo cola a informao da forma que ela se encontra no local de origem. Frmulas- cola apenas as frmulas na clula a tual, ignorando todo o resto como formatao, por exemplo. Valores- cola apenas os valores. Se os dados copiados so uma frmula, PE colocado apenas o resultado dessa frmula. Formatos- cola apenas a formao das clulas de origem sobre as clulas de destino. Comentrios- cola os comentrios sobre as clulas atuais. Validao- faz uma copia da validao dos dados das clulas originais sobre o destino. Tudo exceto bordas- copia tudo, frmulas valores, formao, mas exclui as formataes de borda. Larguras da coluna- aplica a formatao de largura de coluna das clulas de origem sobre as clulas de destino. Frmulas e formatos de nmeros - cola apenas as frmulas e a formao dos nmeros, descartando todo resto.

- 35 -

Valores e formatos de nmero - cola os resultados das frmulas, quaisquer valores e formataes, descartada todo o resto. Alem das opes apresentadas acima, voc poder ainda aplicar clculos sobre os dados de destino. Caso voc copie e resolva col -los sobre uma rea que tambm j contem valores, poder realizar uma operao entre os valores da rea de origem e os da rea de destino escolhendo entre as opes de: nenhuma adio, subtrao, multiplicao, diviso. Alm disso, voc poder no colar dados onde as clulas estejam em branco, escolhendo a opo ignorar em branco e poder pagar os dados do local de origem aps col-los escolhendo transpor. Transpor o equivalente a recortar e colar, mas com as opes disponveis de colar especial. Classificao dos dados Um item interessante quanto a classific ao de dados que voc no precisa selecionar a planilha para faz -lo. Basta que voc clique no cabealho da coluna que deseja classificar e escolher a classificao crescente ou classificao decrescente na barra de ferramentas que o Excel j ajustara planilha a classificao escolhida. Alm disso, voc poder clicar no cabealho da primeira coluna e escolher dados / classificar para obter a caixa de dialogo abaixo. Dessa forma, voc poder escolher classificar a planilha por at trs colunas distintas. As colunas no precisam estar ao lado umas das outras, bastando escolher o nome da coluna desejada nas caixas de lista. Alm disso, cada coluna pode conter uma ordem de classificao diferente, ficando subordinada coluna diretamente anterior na classi ficao. Por exemplo, voc pode classificar uma planilha com milhares de endereos por cidade, mas mesmo assim, ainda ficar difcil ler a planilha, por extenso, ento voc poder classificar tambm bairro (na opo seguida por), assim, todas as cidades estaro tambm sero classificados, facilitando a leitura. Voc poderia ainda escolher a classificao final por rua, dessa forma, para encontrar a Rua Assuno no bairro centro na cidade de Fortaleza, voc poderia correr as folhas diretamente para a letra F at encontrar fortaleza e dentro do grupo comeando por C para encontrar Centro e assim por diante para a Rua. Alm disso, voc pode clicar no boto opo para obter a caixa de dialogo abaixo, que nos reserva alguma opes interessantes. Se o que voc deseja classificar so meses ou dias da semana, a opo por ordem alfabtica interessante, ento voc poder usar a opo de ordem de classificao da primeira chave para escolher a classificao a partir de uma lista. Note que isso s pode ser aplicado primeira chave, ou seja, primeira coluna escolhida na tela anterior. Alem disso voc pode pedir que
- 36 -

o programa faa diferenciao entre maisculas e minsculas, sendo que as minsculas vm primeiro, seguidas pelas maisculas. A orientao lhe permite que voc classifique a planilha pelas colunas, e no pelas linhas, como estamos habituados. Como foi mencionado, diversas outras janelas do Excel podem oferecer mais opes de trabalho, e essas opes podem facilitar muito sua vida. Explore os botes que voc com freqncia no usam nas caixas de dialogo para descobrir novas possibilidades de trabalho no Excel. Capitulo 5 Senhas de arquivos Voc poder no salvamento proteg -lo com uma senha de segurana. O procedimento para proteger um arqui vo com senha bem simples, bastando clicar no boto ferramentas e aps isso em opes gerais, na caixa de dialogo de salvamento do arquivo, como mostra a figura abaixo. Aps isso, surgira caixa de dilogo abaixo, que poder ser usada para aplicar uma senha ao arquivo. Sempre criar backup- mantm a verso anterior do seu arquivo no disco com a extenso BKP. Sempre que voc salvar o arquivo e verso anterior ao salvamento ser guardado com esta extenso. Senha de proteo- permite inserir uma senha onde somente quem a tiver poder abrir o arquivo e ler o seu contedo. Esta senha em si no permite que quem abrir o arquivo consiga alter -lo e salva-lo. Senha de gravao- quem tiver essa senha poder salvar alteraes no arquivo. Recomendvel somente leitur a- permite abrir o arquivo como somente leitura, sem afetar o original caso seja necessrio efetuar mudanas. interessante observar que essas senhas so interessantes quando voc tem um arquivo de modelo, que no deve ser perdido, fazendo com que, todos os usurios que tenham senha apenas de leitura, mas no de gravao possam acessar o modelo, alterar o dado desejado, mas sejam obrigados a salvar as alteraes em outro arquivo, e no no original. Como recurso e segurana de arquivo essa senha no to e ficiente j que fcil encontrar programas na internet que quebram senhas de arquivos com facilidade. Proteo de planilhas Quando voc tem modelos de planilhas que recebem grande volume de dados, diariamente sempre preocupante o fato de algum acabar apagando ou alterando alguma frmula ou dado fixo da planilha por acidente. Uma atitude interessante proteger a planilha contra o

- 37 -

apagamento indesejado de dados, deixando liberada para o usurio apenas a rea onde este, efetivamente, pode digitar. Para realizar essa tarefa, temos no menu ferramentas e opo proteger planilha. Que pro padro, impede a digitao em qualquer parte da planilha atual. faa um teste, clicando em ferramentas / proteger / proteger / planilha, para ver a janela a seguir. Voc poder escolhe em proteger o contedo da planilha atual, os cenrios de dados da planilha, os objetos dentro da planilha ou todas as opes. Alm disso, voc poder definir uma senha para ser usada posteriormente no momento de desabilitar a proteo. A senha opcional. Se voc der ok e tentar digitar na planilha, ver que o Excel no lhe deixar digitar na planilha em local algum da planilha. Desproteja o arquivo usando ferramentas / proteger / desproteger planilha. Proteger uma planilha inteira no muito interessante. Faremos algo bem melhor. Abra o arquivo escola criando anteriormente. Faremos com que seja possvel digitar apenas os nomes, as notas e as faltas dos alunos. Selecione ento as colunas B, C, D, E, F, G e I da planilha. Iremos agora informar ao Excel para deixar essas reas livres quando a planilha estiver protegida. Clique com o boto direito na seleo e escolha formatar clulas. Voc ir caixa de dialogo de formatao, apresentada a seguir. Clique na guia proteo, onde voc s ver duas o pes, travada e oculta. A opo que nos interessa no momento travada, que quem nos impede de digitar em uma planilha protegida. Desligue a opo de trava (ligada por padro) para as clulas selecionadas e proteja a planilha novamente, como foi feito anteriormente. Agora tente digitar na planilha, tanto nas colunas em que desliguemos a opo de travada quando nas colunas que no foram alteradas. Veja que agora podemos digitar em algumas reas e em outras reas no, praticamente transformando nossa plan ilha em um formulrio de dados. isso facilita muito a digitao, porque voc poder usar o TAB no teclado para movimenta-se pelas reas no travadas da planilha e evitara apagar ou alterar colunas que no devem ser alteradas. Ocultar Frmulas Uma ao que pode ser bem interessante dentro de uma planilha, ocultar as frmulas para que outras pessoas no tenham acesso aos clculos. O procedimento o mesmo que foi usado na proteo das planilhas, s que neste caso voc selecionar as colunas que contm frm ulas e ativar a opo de ocultar do menu formatar, antes de proteger a planilha, dessa frmula os resultados dos clculos so vistos, mas as frmulas no.

- 38 -

Outra atitude que pode ser tomada quando se envia uma planilha para algum, mas se desejar evitar pr oblemas com as frmulas, seja a frmula poder ser alterada pelo destinatrio abrir a planilha, e aps isso col -los por cima dos dados atuais usando a opo valores do colar especial. Dessa forma, quando voc enviar a planilha por email, por exemplo, essa conter apenas dados brutos, evitando problemas de referncia quando o destinatrio abrir o arquivo. Lembre -se de ter cuidado para no salvar o arquivo sem as frmulas por cima do original.

Capitulo 7 No difcil encontrar tabelas enormes em alguns tipos de trabalho, que tem por caracterstica funcionar como grandes listagens. Controlar essas listagens muitas vezes demanda uma certa Mo de obra, para organizar e filtrar os dados de acordo com nossas necessidades. Neste capitulo iremos nos referir a essas tabelas como bases de dados. Em resumo, uma base de dados uma grande listagem com cabealho no topo e com dados coerentes. Um exemplo simples disso seria uma agenda de telefones. Neste exemplo, a agenda em si seria a base de dados, cada linha da tab ela, seria um registro que compe esta estrutura. Cada coluna da tabela. Em cada linha dela seria um campo. Ento teramos, por exemplo, o campo nome, o campo telefone, e assim por diante. Para trabalhar com esta estrutura no Microsoft Excel 2000, ser nec essrio considerar trs aspectos importantes: para trabalhar nesse capitulo utilizaremos a tabela a seguir. Caractersticas da base de dados : Todo banco, ou base de dados em Microsoft Excel 2000, ter de ser definido no formato de uma tabela retangular. Com as colunas indicando os campos, em que cada campo (coluna) devera possuir um nome (vendedor, departamento, dados da venda, produto e valor) indicando seu contedo e as linhas indicando os registros, em que cada registro (linha) dever conter uma informao correspondente ao nome do campo. Os nomes do campo devero ser definidos sempre como rtulos. Caso voc deseja colocar um numero como nome de um campo, no se esquea de formatar clulas como texto. Isso tambm vale se o rotulo um ano como, por exemplo, 2003, 2002 e assim por diante. Evite dois campos com mesmo nome. Caso voc tenha alguma necessidade nesse sentido, utilize nomes como: fone 1, fone 2, ou melhor ainda fone res., fone com., e assim por diante. Trabalhando com formulrios
- 39 -

Para efetuar tarefa de cadastramento, edio, remoo e pesquisa de registro em uma lista de forma bsica, o Microsoft Excel 2000 oferece o recurso de trabalhar com formulrio, que e uma caixa de dialogo que apresenta os campos da sua lista. Clique na primeira clula do cabealho da sua lista, no nosso caso a clula A3. importante saber que para a quase totalidade dos comandos do Excel quando voc trabalha com um grupo de dados, voc no obrigado a selecion-los por completo. Basta clicar na rea que para a maioria dos comandos o Excel automaticamente interpretar o conjunto de dados. Clique em dados/formulrio. A caixa de dialogo apresenta como nome plan1 na sua barra de titulo, contedo os campos definidos na linha da planilha. Note que e apresentada, do lado direito superior, a indicao 1 de 25 , mostrando que a lista atual possui um total de 25 registros, e voc neste momento esta posicionando sobre o primeiro registro. Para visualizar o demais registro use a barra de rolagem encontrando no centro da caixa de di logo. Para adicionar novos dados a planilha basta clicar no boto novo. Isso far com que os dados digitados no formulrio sejam includos no final da sua planilha. Para mover-se entre os camps use <TAB>. Para retroceder um campo, pode utilizar as teclas ,<SHIFT>+<TAB> ou o mouse. Ao final clique novamente no boto Novo (para adicionar mais registros) ou em qualquer outro boto (para navegar pela tabela). USANDO CRITRIOS PARA PESQUISAR Uma caracterstica interessante do formulrio que voc pode pesqui sar dado dentro da sua planilha a partir de diversos critrios. O que deixa uma pesquisa mais atraente do que usando o comando localizar que s pesquisa por um nico valor. Para realizar uma pesquisa, clique no boto critrios e preencha o formulrio com os dados que sero usados na pesquisa, como mostra o exemplo abaixo que pesquisa por produto. Aps preencher os lados que sero usados na pesquisa, clique no boto localizar anterior (para pesquisar nas linhas acima daquela em que nos encontramos) ou localizar prxima (para pesquisar nas linhas abaixo daquela em que estamos). Voc pode apertar o boto quantas vezes forem necessrias at encontrar o valor desejado. EXCLUINDO E ALTERANDO REGISTROS Aps localizar um determinado registro, apag -lo muito simples, bastando clicar no boto Excluir do formulrio. Outra tarefa que pode ser executada em uma base de dados a edio ou alterao de registro. Aps a localizao de um registro, voc pode alterar uns dados, e se desejar desfazer a mudana, clique no bot o restaurar.
- 40 -

USANDO FILTRO PARA GERENCIAR UMA LISTA Nem sempre desejaremos ver, ou imprimir todos os dados de uma planilha. Muitas vezes desejaremos filtra esses dados para apresentar somente as informaes realmente importantes para o nosso trabalho. Pa ra isso usaremos o filtro. Como nossa planilha aberta, realize as tarefas abaixo. Clique em a3 e clique no menu Dados/ Filtrar / Autofiltro. Para cada coluna aparecera um boto tipo drop-down. A parti deste momento, o recurso de filtragem pode ser utilizado. Para tanto, d um clique sobre o boto drop down do campo departamento, por exemplo. O resultado apresentado a seguir. Note que o boto da coluna departamento est azul, para indicar que a tabela est filtrada usando essa coluna. Para voltar a apresen tar todos os dados, clique novamente no boto drop -down do campo departamento e selecione a opaco (tudo). Faa alguns testes, filtrando por mais de uma coluna. Agora liste somente os registros do vendedor Solange Brando que vendeu os produtos micro Pentium. Retorne os campos vendedor e produto para tudo. Autofiltro personalizado Nem sempre os dados das colunas em si, iro nos apresentar as informaes exatamente como desejamos. Se queremos apresentar dois departamentos, ao invs de apenas um, ou dois prod utos? Para isso usaremos o filtro personalizado. Selecione o boto drop-down do campo produto, clique a opo (personalizar...), ser a caixa de dialogo personalizar autofiltro, apresentada abaixo. Digite, no primeiro campo da rea seleo produto, nome mi cro* (isso listara todas as ocorrncia que comecem com micro), selecione a condio Ou e depois no segundo campo digitando o nome disque*, verifique se a condio de pesquisa igual a esta ativada para os dois. A figura acima mostra a janela preenchida dessa forma. Clique ok. Selecione o boto drop-down do campo produto e selecione (tudo). Em seguida selecione o boto do campo valor, selecione (personalizar...). Digite, para o caixa de dialogo personalizar autofiltro , as informaes apresentadas na figura abaixo. A seguir clique ok. Com isso voc tem diversas possibilidades de apresentao dos dados dentro da sua planilha. Filtro avanado Imagine agora. Que alm de desejar filtrar os dados, voc deseja ter uma cpia dos mesmos dentro da planilha. Sig a o passo-a-passo abaixo como apresentado, para testar diversas funcionalidades do filtro avanado.

- 41 -

Selecione a clula A3: E3 e execute o comando: editar, copiar. Depois posicione o cursor na clula G3: e execute o comando: editar, colar. E posicione o cursor na clula G2: e digite o titulo rea de critrio. preciso definir a rea que recebera a extrao dos dados, ento selecione novamente a faixa de clulas A3: E3 execute o comando: editar, copiar. E posicione o cursor na clula G10: executando o comand o: editar, colar. Posicione em seguida o cursor na clula G9: e digite rea de extrao. A figura seguinte mostra como devera estar aparncia da tela. Definidas as duas reas, execute o comando: dados, filtrar avanado. Ser apresentada a caixa de dialogo, filtro avanado, apresentada abaixo. Selecione a opaco: copiar para outro local. No campo intervalo de critrios digite o endereo da rea de critrio, no caso: $G$3:$K$4. Para o campo copiar para, digite o endereo da rea de extrao: $G$10:$K$10. Em seguida clique ok. Para a rea de critrio foram definidas duas linhas, sendo uma com o nome dos campos e a outra para a informao dos dados a serem pesquisados. Como esta linha esta em branco, a extrao ocorreu para todos os registros. Supondo que voc queira pesquisar todas as ocorrncias de vendas efetuadas pelo vendedor Andr Luis, faa o seguinte. Digite na clula G4: Andrs Luiz. A seguir clique no menu dados, filtrar, filtro avanado... a caixa j vem preenchia com os dados usados anteriormente. Selecione a opo copiar para outro local e clique ok. A figura abaixo mostra o resultado desta pesquisa. Este tipo de pesquisa tambm aceita os conceitos dos operadores boleanos E e OU. Para executar o conceito do operador E os dados devem ser digita dos na mesma linha. Acrescente na clula J4: o rotulo micro. Em seguida execute o comando: dados, filtrar, filtro avanado. Selecione copiar para outro local e clique ok. Para executar pesquisa do tipo OU, por exemplo, listar os produtos vendidos por Andr ou Jos augusto, voc precisa de duas linhas de critrio, como apresentado abaixo. Apague micro, posicione o cursor na clula G5: e digite Jose augusto. Depois execute o comando: dados, filtrar, filtro avanado. Selecione copiar para outro local e para intervalo de critrios, selecione a faixa de clulas $G$3:$K$5, clique ok. A figura abaixo mostra o resultado deste tipo de pesquisa. Quando se desejar usar condies do tipo OU. necessrio que voc estabelea mais linhas para alterar entre elas os ele mentos que sero pesquisados. Note que com o uso de filtros avanados, ainda no exemplificados como trabalhar com campos numricos (valores e datas), para que o trabalho possa ocorrer de forma eficiente, necessrio criar um
- 42 -

campo suplementar denominado campo calculado ou critrio calculado, que poder ser usado em apoio a qualquer outro campo numrico da sua lista. No exemplo apresentado, este campo servira para selecionar informaes dos campos valor e data venda. As informaes selecionadas podero se r extradas usando os operadores =(igual a), > (maior que), < (menor que), >= (maior ou igual a), <= (menor ou igual a), <> (diferente de) e tambm possvel cercar faixas de valores, como: listar todos os valores entre 5000 e 9000; listar todas as vendas efetuadas em outubro e assim por diante. Para fazer um teste desta possibilidade, posicione o curso na clula L3: e digite o rotulo calculado. Estando com o novo campo definido, basta em seguida estabelecer as frmulas lgicas que sero utilizadas para a avaliao dos critrios de pesquisa. Quando uma frmula lgica estabelecida, esta retorna como resultado a indicao verdadeiro ou falso e devera sempre ser referncial ao primeiro registro da lista no importando a condio a ser utilizada. Imagine que voc necessita extrair todos os registros cujas vendas tenham sido superiores a 5000. Posicione o curso na clula L4: e digite a frmula lgica: =E4>5000 Ser obtido como retorno o valor falso indicado que o primeiro registro da lista estar fora do critrio estabelecido. Basta agora efetuar a extrao para obter todos os registros que satisfaam a condio estabelecida no campo calculado. Execute o comando dados, filtra, filtro avanado. Selecione a opo copiar para local, e, no campo intervalo de crit rios, digites o endereo $G$3:$L$4 (este endereo considera o campo calculando como parte do critrio), clique ok. Caso voc queira efetuar a extrao tomando por base faixa de valores, poder utilizar as funes E e OU. Por exemplo, extrair todas as venda s entre 500 e 6000. Posicione o cursor na clula L4: e digite a frmula: =E (E4=500; E4<=6000 Em seguida execute dados, filtrar, filtro avanado. Selecione a opo copiar para outro local, e clique ok. Posicione o cursor na clula L4: e digite a frmula: =OU (E$<+300; E4>=5000) Em seguida execute o comando: dados, filtrar, filtro avanado. Selecione a opo copiar para outro local, e clique ok.
- 43 -

Com relao s extraes a serem executadas com campos que possuam datas, ser necessrio utilizar funes que manipulem este tipo de dados, como: dia, ms, ano e data. Por exemplo, extrair todos, os registros de vendas efetuadas no ms julho de qualquer ano. Posicione o cursor na clula L4: e digite a frmula lgica: ms (C4)=7 Execute: dados, filtrar, filtro ava nado. Selecione a opo copiar para outro local, e clique ok. Caso voc queira cercar a apresentao de registro de um determinado ms, por exemplo, todas as vendas executadas em agosto de 2001, na clula L4: digite a frmula lgica : =E(C4>=DATA(94;8;1 ); C4<=DATA(94;8;31)) Execute dados, filtrar, filtro avanado. Selecione a opaco copiar para outro local, e clique ok. Subtotais falar que uma tarefa no Excel simples, a esta altura do campeonato pura redundncia. Afinal j falamos e vimos isso uma srie de vezes neste livro. A grande maioria das tarefas no Excel muito simples, o grande desafio realmente conhecer os recursos. Algo bastante til em planilhas grandes calcular subtotais para grupos de dados. Quando falamos subtotais, normalmente pensamos na funo soma Excel, mas subtotais valores no se resumem a apenas somar nmeros, como veremos a seguir. O exemplo acima mostra uma planilha de cursos, subtotalizada pelo curso em si. Note a rea cinza na lateral esquerda da tela, ela nos ser mui to til no nosso exemplo. Antes de continuar porem, classifique nossa planilha por vendedor, pois iremos criar os subtotais para cada vendedor de nossa loja. A ordenao dos dados imprescindvel para o correto funcionamento dos subtotais. Clique novamente na clula A3 e clique no menu dados / subtotais. Este comando lhe levara ate a caixa de dialogo seguinte: Na caixa A cada alterao em voc indicara qual coluna da planilha ser totalizada. Usar funo define qual a funo que ser usada em cada intervalo de subtotal. O padro soma, mas h uma diversidade de funes disponveis para trabalhar sobre os dados. Em adicionar subtotais a indicaremos quais campos tero seus valore calculados na criao dos subtotais. Preencha a caixa como apresentado acima e clique ok. Agora que sua planilha est com os totais, note a ampla rea cinza a esquerda da tela. Veja tambm que h nmeros no topo dessa rea, clique nesses nmeros. O resultado do uso desses botes apresentado abaixo.
- 44 -

Os botes de resumo contraem os dados para apresentar apenas as informaes de subtotais ou apenas o total geral. Alem disso voc pode usar os botes de (+) e contrair ( -) para apresentar ou esconder apenas os dados de um determinado item dentro da subtotalizao. Para retirar os subtotais, clique em dados / subtotais / remover todos. Captulo 8 Um dos recursos mais procurados, e usados por quem trabalha com grandes volumes de dados no Excel a tabela dinmica. Esse recurso, que nada mais que resumir uma lista extensa em um formato tabular de dados que possam apresentar de forma sucinta os dados de uma grande listagem, muito interessante e importante pois a tabela dinmica pode ser alterada de acordo com a necessidade do usurio, apresentado os dados que bem entendemos para criao dos relatrios, bem como atualizada automaticamente de acordo com as alteraes feitas na planilha principal. Alem disso. possvel criar grficos baseados na tabela dinmica, dessa forma, medida que montamos a tabela para apresentar resumo de nosso s dados, automaticamente teremos grficos sobre tais resumos. A grande importncia desse recurso exatamente o fato de que, se voc precisa apresentar dez ou vinte resumos diferentes para a diretoria, sobre o mesmo volume de dados, voc no precisara mont ar dez ou vinte planilhas, mas apenas uma com a tabela dinmica, que ser organizada de acordo com os dados desejados. Para trabalhar coma tabela dinmica, voc receber pronta um tabela com um volume razovel de dados que iremos usar. Com essa tabela em m os (dada por seu instrutor ou encartada em CD junto com esse livro), clique no primeiro cabealho da tabela (A3) e clique em dados / Relatrio de tabela ou grfico dinmico. Ao escolher essa opo apresentada a caixa de dilogo assistente da tabela dinmica etapa 1 de 3 , como mostra a figura a seguir. Banco de dados ou lista do Microsoft Excel Usa como fonte de dados, informaes de uma planilha do prprio Microsoft Excel. Esta lista de dados dever ter colunas rotuladas e seguir as regras para banc o de dados, ou seja, ser uma lista contnua. Fonte dos dados externos trata-se do uso de bases de dados externas, geradas por outros aplicativos, como: FoxPro ,dBASE,ORACLE ou outro formato, que poder ser acessado por meio do Microsoft Query. Vrios intervalos de consolidao trata se de uma coleo de listas em uma ou mais planilhas. Cada intervalo a ser utilizado dever ter o layout parecido, e os rtulos de identificao das linhas de colunas devero ser idnticos. Outra tabela dinmica como font e de dados para atual.
- 45 -

Que tipo de relgio voc deseja usar? voc ainda pode definir se o relatrio ser s uma tabela dinmica ou um grfico com tabela dinmica. Mantenha a seleo Banco de dados ou lista do Microsoft Excel e tabela dinmica, a seguir clique sobre o boto avanar. Em seguida apresentada a etapa 2 de 3 , como mostra a prxima figura. Perceba que o intervalo corresponde lista de dados da planilha. Clique no boto avanar, ser apresentada a etapa 3 de 3, como indica a figura seguinte. Nesta etapa voc dever escolher onde ser criada a tabela dinmica. Voc poder tambm montar o layout da tabela dinmica aqui, mas no obrigado, podendo faz-lo direito na planilha. Por isso, simplesmente clique em concluir. Voc ver o resultado aba ixo. Voc tem agora sua tabela dinmica ainda vazia, e com duas barras de ferramentas flutuantes. A que aparece na parte inferior de tabela dinmica na imagem a barra de propriedades da tabela dinmica. A barra que aparece na parte direita de planilha co ntm os campos de sua tabela. Se voc clicar novamente na tabela dinmica elas voltaram a aparecer. Como mostra a imagem abaixo, voc precisa apenas arrasta os campos da janela de campos e solt-los diretamente nas reas da tabela dinmica onde deseja us-los. Note que nos locais onde foram soltos os campos de dados, sempre h um rotulo com o nome do mesmo e uma seta. Se voc clicar no rtulo ter uma lista com dados resumidos, que funciona de forma semelhante ao AutoFitros, ou seja, para filtrar os dados, apresentado apenas as informaes que lhe interessam, basta selecionar os itens desejados na lista e clicar OK, como mostra a imagem abaixo. Figura 8.7-Lista de itens O resultado final da tabela dinmica deve ser parecido como o que apresentado a seguir. A barra flutuante, que na imagem aparece abaixo da tabela dinmica tambm apresenta uma serie de surpresas interessantes. Inicialmente pelo menu tabela dinmica que lhe oferece uma serie de funcionalidades para configurao de sai tabela dinmica. Vizinho ao boto Tabela Dinmica, voc tem o boto de auto -formatao, que apresenta um pequeno raio amarelo em seu desenho. Ao clicar nesse boto, com o cursor dentro da tabela dinmica, voc ter a janela apresentada abaixo. Alm de escolher uma auto-formatao, voc poder usar o boto seguinte para cria um grfico a partir da tabela dinmica. A grande vantagem que o grfico sempre ser atualizado conforme voc atualiza os dados na tabela

- 46 -

dinmica. Caso voc deseje, tambm poder alterar os dados diretamente no grfico e tabela dinmica ser tambm atualizada. Voc tambm poder clicar no boto atualizar dados (com o desenho de uma exclamao vermelha) para realizar a atualizao dos dados a parti da tabela de origem. Alm disso, clicando no menu tabela dinm ica, voc poder ter acesso a janela opo de tabela dinmica onde voc poder controlar todo o comportamento dos dados na tabela dinmica. Com essas opes poder alterar desde o nome da tabela dinmica, ate a possibilidade de ela atualizar-se sozinho de tempos em tempos. Capitulo 9 Em muitos momentos, mesmo com todos os recursos apresentados pelos programas de computador, as tarefas rotineiras e repetitivas do dia a dia fazem pensar se no havia uma forma mais fcil, ou mais automatizada, de realizar tais trabalhos. Como cada usurio tem necessidade especificas, e realiza trabalhos diversos, impraticvel criar comandos e procedimentos dentro dos programas que atendem as necessidades de todos, por isso, na maioria dos aplicativos de mercado, h a implem entao de uma tcnica chamada criao de macro, para automatizar as tarefas do dia -a-dia. Macros podem ser criadas de duas formas dentro do Excel: a primeira pela simples gravao das aes a serem executadas, e a segunda, utilizando programao em um ambiente chama VBA ( visual basic applications). Neste livro no abordaremos a programao, por se tratar de um assunto extenso. Definio Macro um conjunto de instrues a serem executadas pelo aplicativo onde a mesma foi implementada, para automatizar ou implementar a realizao de alguma tarefa. Tipos de macro As macros podem ser divididas em trs categorias: macros de comando, macro de funo definida pelo usurio e macros de sub -rotina. Macro de comando Este dos tipos mais comuns de macro, ond e o usurio criou uma seqncia de ordens a serem executadas, que so equivalentes a comandos do prprio Excel, como comandos de menus e botes. Macro de funo definida pelo usurio Com oeste tipo de macro, o usurio cria suas prprias funes internas do Excel, implementando ento novas funes para realizao de clculos especficos do usurio. So criadas a partir de programao VBA. Macro de sub-rotina

- 47 -

As macros de sub-rotina so procedimentos criados pelo usurio para personalizar e programar o ambi ente do Microsoft Excel, criado assim um alto nvel de personalizao com o suo de programao em VBA. Todos os tipos de macro acima citados podem ser chamadas a partir dos menus ou com a criao de botes, exceo o tipo funo definida pelo usurio, que por se tratar de uma funo executada como qualquer funo do Excel. Criando uma macro A criao e o uso de macros uma tarefa extremamente simples e intuitiva, mas necessrio tomar nota de alguns cuidados quando criao da macro. No momento em que voc inicia a gravao de uma macro, voc pode selecionar clulas e aplicar aes sobre elas vontade. Todas as tarefas executadas sero gravadas, e posteriormente, quando necessrio, sero repetidas exatamente como foram gravadas. Temos ento um detalhe importante: se voc fez alguma seleo de faixa de clulas durante a gravao da macro, as aes sero sempre aplicadas sobre a rea que foi selecionada na gravao. Desta forma, sua macro sempre atuara sobre a mesma rea da planilha. Porem, muitas vezes desejamos criar uma macro que no se aplique diretamente a uma rea da planilha, e sim, que seja gentica, podendo ser aplicada a qualquer rea do seu trabalho. Neste caso, basta tomar um cuidado simples, durante a gravao da macro no selecione nenhuma rea da planilha, resuma-se apenas a realizar ss aes desejadas. Para realizar um teste, vamos os passos a seguir. Com a planilha acima, clique no menu ferramentas / macro/ gravar nova macro, voc recebera ento a caixa gravar nova macro, como mostra a figura abaixo: Na caixa nome de macro, chame sua macro de FormtarEspecifica, sem espaos. Lembre que nomes de macro no podero ter espaos. Voc pode ainda indicar um atalho, na caixa tecla de atalho, mas tenha um cuidado, associar um atalho a um boto, ir a desligar o atalho correspondente no Excel, caso haja algum, para a planilha atual. A caixa armazenar macro em pode ser usada indicar se a macro ser gravada apenas a pasta de trabalho atual ou se ser aguardada em uma pasta de trabalho de macros, para qu e fique disponvel para todo o Excel. Voc pode ainda dar uma descrio sobre macro, utilizando a caixa descrio. D ok para iniciar a gravao da macro. Ao iniciar a gravao da macro, voc vera na tela a barra de ferramentas parar, como mostrado na figura abaixo, que ser utilizada para parar a gravao da macro. Esta caixa tem dois botes. O primeiro para a gravao da macro e o segundo ser usado para controlar a forma como o Excel grava os

- 48 -

endereos de clulas, posteriormente. No feche essa caixa, e xecute os passos abaixo, na ordem em que so apresentados. Selecione a faixa de A3: D3 da sua planilha. Clique no menu formatar/clulas. Selecione a guia fonte e formate a fonte como arial, tamanho 11 em negrito na cor branca. Selecione a guia padres e escolha a cor azul escuro. Selecione a guia alinhamento e ponha os alinhamentos verticais e horizontais como ao centro. Ligue a opo retorno automtico de texto. Clique em ok. Clique no boto parar a gravao da macro. Agora grave uma macro com os passos a seguir. Inicie a gravao de uma macro e chame -a de formataaoGeral Clique no menu formatar/clulas. Selecione a guia fonte e formate a fonte como arial, tamanho 10 em itlico na cor azul escuro. Selecione a guia bordas e escolha uma borda grossa e clique no boto contorno. Clique me ok. Clique no boto para parar a gravao da macro. Iremos testar se nossas macros funcionam, para isso, selecione a rea de A4 a D8, clique em ferramentas / macro / macro..., voc vera a caixa macro, como na figura abaixo. Nossa imagem ainda no tem macros, na sua janela voc devera ver os nomes das duas macros gravadas. Note que na parte inferior da tela, j uma caixa de lista chamada macros em. se voc tem muitas macros gravadas em diversos arquivos abertos, poder apresenta r as macros somente do arquivo atual, ou todas as macros de todos os arquivos usando essa lista. apresentar as macros somente do arquivo atual, ou todas as macros de todos os arquivos usando essa lista. Clique na macro FormataoEspecifica, e clique no b oto executar. Aps isso selecione a rea de A4 a D8, clique em ferramentas / macro/ macros..., e execute a macro FormatarGeral. Note que mesmo tendo selecionado uma faixa de clulas em especial, a primeira macro foi aplicada ao titulo, j no segundo caso a macro foi aplicada a rea selecionada. O fato de voc selecionar ou no clulas durante a gravao da macro pode influir no seu comportamento. CONHECENDO O QUE ACONTECE POR TRAS DAS CORTINAS Enquanto voc grava a macro, o aplicativo cria uma lisa de ae s como todos os comandos utilizados por voc durante o processo de gravao.
- 49 -

Estes comandos so gravados usando a linguagem de programao Visual Basic dentro do ambiente VBA presente no pacote Office. Voc pode ver o cdigo de programao selecionado a ma cro na janela de macros e escolhendo Editar. Clique no menu Ferramenta/Macro/Macros... Selecione a macro Formatar Especifica e clique no boto Editar. Voc agora se encontra no Editor do Visual Basic, que a ferramenta por trs do funcionamento das macros . A figura abaixo apresenta a janela do VBA. Associando Uma Macro A Um Boto Vamos criar um boto para executar nossos macros de formatao. Para isso precisaremos ativar a barra de ferramentas de formulrios. Para isso clique em exibir/ barras de ferramentas / formulrios. Na barra de formulrios procure o boto de comando selecione -o e clique no Excel. Ao fazer isso, automaticamente ser aberta a janela de macros. Na janela de macros escolha a macro eu o boto deve executar e clique ok.

- 50 -

You might also like